Transição Capilar

Passo-a-passo para quem quer assumir o cabelo crespo

2015 já começou e com ele nasce a vontade de mudanças, novos desafios, novo visual… Enfim, vontade é o que não falta, mas muitas vezes não colocamos nossos planos em prática por preguiça, medo ou até por não saber por onde começar.

Isso acontece com muitas pessoas que decidem por não mais alisar (relaxar, progressivar e adjacentes) o cabelo. E se você é uma dessas pessoas, mas não faz ideia o que signifique transição, BC, cronograma capilar ou como se livrar da quimica, esse post é para você :D

No passo-a-passo como assumir o cabelo crespo a seguir , irei listar as principais dúvidas e tudo que você precisa saber para livrar da quimica. Todos prontos? Bora?

passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo
Imagem: IRDEB Bahia

1- Sim, seu cabelo vai voltar a ser como era antes.

Você pode ter relaxado e usado o componente químico mais pesado que for, mas isso não vai mudar que o seu cabelo é crespo naturalmente. Ou seja, os novos fios que nascerem voltarão a ser como eram antes.

Atualização importante: O nosso cabelo muda muito com o tempo, porém se ele for crespo ele voltará a ser. Muita gente alisa o cabelo desde criança e não se lembra exatamente como eram os fios, relaxe e dê tempo ao tempo. Quando o cabelo novo começar a nascer você começará a perceber as características dele. E, pasmem, cada cabelo é um cabelo! Mesmo sendo crespo. Uns cacheiam mais, outros menos. Uns tem mais volume e assim vai. E aqui vai uma dica essencial para você assumir o seu cabelo crespo: aceite-o como ele é!  Não adianta entrar na transição para depois querer cachos perfeitos ou cachos que não são seus. Cabelo bonito e bem cuidado, sim. Ditadura da perfeição, não!

Sugestões de leitura: Tipo de Cacho – como identificar o seu + dicas , A ditadura do cacho perfeito , Eu não sou a Taylor Swift , O cabelo tipo 4 e a hierarquização da textura capilar

2-  Preciso cortar a parte alisada?

Como a química alterou – e danificou- os fios que estão hoje no seu cabelo, esses nunca mais voltarão a cachear. Portanto, você precisará cortar a parte com química, sim, para ser livrar desse cabelo. Você tem dois caminhos a seguir:

  •  Encarar e partir para o BC (big chop – grande corte). Antes de qualquer coisa, pare, respire e se empodere. Mulher de cabelo curto é LINDA SIM! É feminina SIM! Pode SIM!

Sugestões de leitura:  BC – O que é e por que fazer?  , Por que tanto medo do BC, afinal? BC: Aceitação x Aprovação , 4 dicas para driblar a insegurança do BCO Scab Hair existe? O que é e como tratar o cabelo pós BC, Cortei o cabelo e não gostei, e agora? , Cabelo curto também é bonito , 6 motivos para não passar tanto tempo em transição e fazer logo o BC , Salões para cabelos crespos e cacheados – indicações das leitorasEntrevista com Sabrinah Giampá, da Garagem dos Cachos , Receita para ter um cabelo cacheado perfeito

  • Não cortar, encarar a duas texturas do cabelo e deixá-lo crescer bastante para depois fazer o BC ou ir cortando aos poucos.

Sugestões de leitura: Transição capilar – o que é? , 6 coisas que não te contaram sobre a transição , Como sobreviver a transição capilar, Como abaixar e disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas, 10 coisas que transitetes não devem fazer , Tranças na transição capilar , Box Braids – Tranças sintéticas , As melhores texturizações para o tipo 4  ,  Não deixe que diminuam sua dor – Transição Capilar e Feminismo , Papo 4c; transição capilar, cabelo crespo, produtos capilares e racismo ,

3- Como cuidar da parte danificada e do novo cabelo que está crescendo?

Todo cabelo crespo, independente do tipo de cacho, é naturalmente mais ressecado que o cabelo liso, pois o formato de mola dos nossos fios impendem que a oleosidade natural da raiz chegue às pontas. Além disso, químicas, chapinha, água quente, vento, shampoo, ressecam os fios. Portanto, você precisa saber que:

  • A nutrição dos fios vem de dentro para fora, então, se alimente bem!

Sugestão de leitura: Cronograma Alimentar – Aprenda a nutrir os fios de dentro para fora

  • Alguns componentes dos shampoos fazem mal aos fios, por isso foram criadas rotinas que utilizam produtos que não utilizam esses componentes. Nem todo mundo se adapta a essas rotinas, chamadas Low Poo e No Poo e você não precisa fazer logo de cara, pois é muita informação mesmo. Mais saiba que existe e se informe aos poucos.

Sugestões de leitura: Descomplicando o Low Poo , O que é No Poo , Perguntas frequentes sobre as técnicas Low Poo e No Poo , Vilões Capilares: Conheça os 3 componentes que não podemos usar!

  • Muita gente diz que o cronograma capilar é uma grande mentira, que o importante é não danificar os fios e não tentar tratá-los depois que já estão danificados. Até concordo, mas dizer que o cronograma capilar não traz efeitos positivos no cabelo, mesmo que temporariamente, seria negar os efeitos positivos que eu mesma tenho sempre que faço alguma das etapas.

Sugestões de leitura: Cronograma Capilar – SOS Cabelo , Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? , Como hidratar o cabelo corretamente? , Umectação capilar: o que é, como fazer e benefícios para o cabelo , Aprenda a usar óleos vegetais no cabelo

4- Quais produtos usar?

  • Use produtos próprios para cabelos cacheados. Dê preferência aos produtos que hidratam os fios
  • Se tiver afim, volte no tópico anterior, leia sobre o Low e No Poo e siga a técnica.
  • No blog temos diversas resenhas de produtos (liberados e não liberados para as técnicas acima citadas) e diversas receitas caseiras para você se divertir em casa!

Sugestão de leitura: Produtos para transição capilar

5- Ainda não tem certeza se quer largar a química?

Bem, essa é uma decisão que deve partir única e exclusivamente de você! Se você não quer parar, não pare. O cabelo é seu. Não volte porque “está na moda ter cabelo cacheado”, volte porque você quer e faz parte da sua identidade. Volte porque nunca engoliu o fato de não se sentir bonita sendo quem você é. Não é uma ditadura do cabelo crespo, é o amor pelo cabelo crespo. E isso leva tempo. É uma transição, é aceitação ;)

Como sugestão de leitura para quem está em dúvida: Existe alguma forma segura de fazer “escovas progressivas” ? , Relaxamento e permanente também são químicos! O cabelo cacheado é o patinho feio da nossa sociedade , Cabelo Cacheado: identidade ou modinha? , 7 motivos para assumir o cabelo cacheado/crespo , Por que assumir os cachos é um ato político? , Como incentivar sua mãe a usar o cabelo natural  , Relacionamento Amoroso e Transição Capilar – um capítulo a parte , Posso alisar meu cabelo?

Se você tem certeza que quer voltar ao seu cabelo natural, conte com o Cacheia para tirar suas dúvidas sobre BC e transição! Se você não tem e quer conversar, conte com a gente também!

;)

 

#DicasBônus

  1. Não use chapinha durante a transição. Ela resseca os fios.
  2. Beleza Natural (o tal BN), relaxamento e permanente também são químicas. E, não, você não precisa abrir seus cachos nem tirar o volume do seu cabelo.
  3. Vá com calma. Mergulhe em cada passo, leia cada post com atenção, organize suas ideias e entenda que não é só o seu cabelo que está transição, é você!
  4. Quando decidimos parar de alisar, não imaginamos que existem tantas meninas vivendo a mesma coisa e que elas já tem muito a nos ensinar e compartilhar. Aproveite isso! Sugiro o grupo Cacheadas em Transição. (Mas, né, antes de sair perguntando tudo, LEIA, pesquise, se intere sobre o assunto!)
  5. Você vai ficar surpresa com a quantidade de técnicas e nomes que existem e que falamos o tempo todo. Não deixe de ver o Dicionário Cacheado, do Cacheia.
  6. Se precisar de ajuda, deixe comentários aqui no blog ou lá na página do Cacheia, no Facebook!

You may also like