Selagem e botox alisam os cachos?

imagem de mulher com cabelo cacheado longo mechas e pontas levemente esticadas para ilustrar o texto selagem e botox alisam os cachos



O mercado de cosméticos brasileiro é pra lá de criativo. Mas o discurso comercial e todo o marketing em torno de grandes lançamentos podem confundir e muito nossas cabecinhas. Diante de tantos termos novos, como identificar o que é realmente seguro para crespos, cacheados e ondulados?

Na hora de entregar seu cabelo aos cuidados de um salão ou até mesmo de fazer uma compra

Na hora de entregar seu cabelo aos cuidados de um salão ou até mesmo de fazer uma compra online, fique de olhos bem abertos diante de promessas de redução de volume e controle de frizz. Termos como ‘botox’, selagem, cauterização, realinhamento, dentre outros, deixaram aos poucos de ser sinônimo de tratamento. Esses processos podem envolver a utilização de químicas de transformação com potencial de alisamento.

Quais os riscos do botox e da selagem



Além do risco da perda de definição natural de crespos, cacheados e ondulados, a acidez de muitos produtos formulados como botox e selagem pode provocar desnaturação proteica e diminuição da densidade cortical. Na prática, os cabelos podem se tornar progressivamente mais finos e quebradiços, tornando os fios menos resistentes a outros processos químicos. Outro problema é que progressivas, selagens e botox podem provocar distúrbios de oleosidade e aumento de descamação. Portanto não é só a fibra capilar que sofre mas o couro cabeludo também.

Na dúvida, investigue

Pergunte ao profissional sobre a marca e composição do produto e se certifique que não é baseado em formol, ácido glioxílico, glutaraldeído e seus derivados. Se ainda estiver na dúvida, não faça o procedimento no mesmo dia e reserve um tempinho para pesquisar sobre o produto utilizado no salão que você costuma frequentar. A Anvisa é a agencia brasileira responsável pela regulamentação dos cosméticos. No rótulo do produto você pode verificar o número de Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE) bem como o número do processo de registro nesse órgão. Se o produto é uma química de transformação e não tem registro estará irregular, portanto não é recomendado.

Procure alternativas saudáveis

Você pode conseguir controle de volume, definição de cachos e controle de frizz sem o uso de progressivas, botox e selagem. Tratamentos que realizam reposição lipídica (óleos, manteigas e ceras vegetais) e proteica (queratina, aminoácidos) são ótimas alternativas para cuidar dos fios em casa. Texto reelaborado e substituído em 25/9/2019 por Maressa de Sousa

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Bom, um dia desses andei pesquisando sobre essas escovas, produtos novos. Enfim, quase ia desistindo da minha transição de 1 ano. Isso por que, algumas pessoas da minha família começaram a perguntar para minha mãe o que estava acontecendo com meu cabelo e antes que ela respondesse sugeriram salões (como se todo problema fosse esse). Fiquei muito triste, por que é em casa que devemos encontrar apoio.
Minhas melhores amigas tem os cabelos LISOS, LISOS e maravilhosos. Descobri que posso ser tão lindas como elas, mas por favor, preciso da ajuda de vocês. Tenho muito medo do BC, de ficar curto, enfim, tenho deixado de frequentar festas, os lugares falando de forma geral por que tenho medo da reação das pessoas, do preconceito.

Que ótimo que você já está com esse nível de segurança.
Vai no seu tempo, o BC também é autoconhecimento, só é ideal quando sentimos que é o momento.
Força, boa sorte, conta com a gente :)
Um beijo

Júlia, tbm passei por isso.
Estou sem química a 1 ano e 5 meses, e como vc a minha maior tensão era o tal do Big Chop, ahh sei lá… de ficar mto armado e tall.
Cortei o meu cabelo sábado (11/10/2014), tirei toda a química e meu cabelo ficou no ombro, como de costume escovei (Pq em toda a minha transição optei por deixar meu cabelo escovadinho). Fiquei toda essa semana ansiosa pra saber como ficou, nuss… que tenso! rsrsr. Lavei a cabeleira ontem e sinceramente quase chorei qdo vi meus cachinhos “bunitinhos”, pois a mais de 10 anos o aliso. Enfim, se vc está insegura espera ele crescer mais um pouquinho, no meu caso o BC veio no momento perfeito!!!
Seja feliiz e tenha calma pois vale mto mto a pena!!!

Vale ressaltar que todo os sábados vou ao salão escovar o cabelo, acabei de ligar lá e cancelei hj.
Motivo: Meu cachinhooos são tudo de bom, vou ficar com eles essa semana!!! rsrs
Bjinho meninas!!!

#AmoEsseBlog

A gente fica feliz demaaaaais lendo uma coisa dessas, Stéfany.
Que tal ficar com eles a vida inteira?
ahahah
Beijos, esse blog também ama vocês ;)

Realmente, nada vale mais a pena que estar feliz e bem consigo mesma :D

Oi meninas, então a muito tempo faço uso de escova progressiva mas a algum tempo venho sentindo vontade de voltar aos meus cachinhos, me tire uma duvida minha raiz esta começando a nascer com o cabelo normal posso passar pela transição a base de escova? e como posso ir hidratando meu cabelo pra ele não fique tão ressecado e eu possa passar pela transição sem grandes traumas?

Boa tarde eu estou em transição capilar a 1 ano e fui no salão pra fazer uma avaliação a cabeleireira disse que pra soltar os meus cachos que são pequenos eu poderia fazer uma progressiva cacheada que não ia tirar o meu cacho .Eu fiquei sem saber o que fazer me ajudem por favor.

Suzane, é comum que eles prometam algo que não se cumpre.
Dá uma olhada nos nossos arquivos sobre transição capilar!
Um beijo e boa sorte.

Responder

Nathália Damasceno Victoriano

Eu fiz uma escova progressiva em casa fraquinha , ou seja passei pouco produto , passei o secador e a chapinha ( para selar o cabelo ) sem muita preocupação só para selar mesmo e depois lavei , reduziu TODO o meu volume e o meu cabelo está cacheado e hidratado , reduziu Friss e criou as mechas.

Então não era progressiva, Nathália! Pode ter sido relaxamento.

Oie, gente!!! Estou triste com o meu cabelo. Fiquei 4 anos sem química, sem nada só tratando, mas em Julho fui ao salão fazer uma hidratação e fui convencida a fazer a “escova reconstrutore” que prometia não alisar, bom não alisou completamente, mas mudou o cabelo. Foi ótimo no ínicio, mas não precisava!!!!! E agora já não está tão legal porque a raíz está crescendo. Está feio! Please!!! Ajuda eu!

É assim que os “profissionais” fazem. Prometem uma coisa, mas o resultado é outro. Muitas vezes nem eles sabem o que o produto é capaz de fazer, desconfie sempre.
Agora é encarar uma transição com muuuuitos cuidados e carinhos.
Dá uma olhada nos nossos arquivos sobre transição!
Um beijo e boa sorte.

Olá! Durante muito tempo não soube como cuidar dos meus cachos e acabei alisando haha, dos 15 aos 19 fiquei alisando e agora com 20 anos mais madura e sem medo de preconceitos resolvi tirar toda a química dele! Sem medo fui la e BC, ele está curto e super volumoso mas amo assim, quero cortar cada vez mais haha! Mas acontece que vou fazer um intercambio e gostaria de algo para controlar o volume que durasse uns 2/3 meses, eu tinha pensando nessa tal “escova de botox” mas morro de medo de alisarem o cabelo – deu um trabalhão para voltar o enrolado…- o que seria o melhor? alguém sabe? e alguem poderia me recomendar produtos para comprar nos EUA?só vejo produtos para cabelos lisos ;/

Oi Naty!

Que ótimo que você tomou essa maravilhosa atitude. Primeiro gostaria de dizer que NENHUM TRATAMENTO SEM QUÍMICA DE TRANSFORMAÇÃO DA ESTRUTURA DO FIO dura três meses. Quero dizer que, se você quer algo que tire volume por mais de quinze dias, esse algo VAI transformar seus cabelos permanentemente. Claro que pode ser pouco, ou pode ser muito, mas já pensou se vale a pena? Você, que passou anos fazendo químicas e depois mais um tempo na transição, acha mesmo que vale a pena se tornar escrava de outra química (sim, pois não existe química que sai do cabelo e sempre a sua raiz vai destoar do comprimento)? Ou vale a pena passar por outra transição? Pensa bem. Tratamentos hidratantes, nutritivos e reconstrutores NUNCA vão durar mais que quinze dias porque eles não tem o poder de mudar a estrutura do fio como as químicas (graças a Deus!).

O melhor, sinceramente, seria investir em tratamentos. Você vai pros Estados Unidos, onde MAIS TEM produto capilar específico e barato, OLHA QUE SONHO. Tem Deva Curl, Aussie, Lola, Loreal e muuuuuuuitos outros que eu nem sei e você vai descobrir, se joga, gata!

Um beijo, boa sorte e boa viagem.

EU FIZ ESSE PROCEDIMENTO DO BOTOX E ALISOU A RAIZ NÃO TOTALMENTE MAS ALISOU JA ESTOU COM 4 DEDOS DE RAIZ NATURAL MAS ESTOU NA DUVIDA SE VOU TER QUE ESPERAR TUDO DE NOVO COMO NA TRANSIÇÃO POIS PAREI DE RELAXAR TEM 1 ANO E 5 MESES(SE NÃO ME ENGANO)….

Carol, não faça mais. Essas pessoas enganam a gente e não é legal nem saudável pros nossos fios.
Cuida bastante, hidrata, corta as pontinhas e espera. Só não se renda novamente.
Beijinhos

Eu fiz a escova “Botox” e ela alisou um pouco meu cabelo, o problema é que uma parte da raiz está nascendo natural, uma parte lisa e as pontas cacheadas. Meu cabelo está muito “misturado” e muita gente me oferece esses tipos de escovas, eu não aceito falo que quero deixar meu cabelo cachear e invento outras coisas, mas muita gente me critica pelo meu cabelo, falam que eu combino com cabelo liso. Pois bem, meu cabelo está meio liso e meio cacheado, não sei se parece muito com a transição, mas também não sei como cuidar dele. O que eu faço?

Desde já, obrigada

Apesar de um pouco diferente da transição por ter pontas aneladas, seu cabelo vai precisar dos mesmos cuidados que um cabelo nessa situação. Dificilmente essas “escovas milagrosas” saem do cabelo :(
Minha dica é: muuuuuuuitos cuidados e texturização.
Parabéns pela força de vontade e por não se render às opiniões alheias. O que combina com você é ser você mesma! ;)
Beijinhos.

Poxa gente, amo o blog, leio a pouco tempo mais adoro as dicas… estou me sentindo triste pois sou cabeleireira e o jeito como estão sendo taxados os salões e os profissionais me senti mal, eu sou cacheada tenho amigas e clientes cacheadas e sempre procuro o melhor pra todos nós; esse post, na minha opinião, eh maldoso, pois eu estudei e estudo mto pra saber usar e poder usar os procedimentos de forma correta, devo concordar que, infelismente algumas pessoas, q n pode se chamar de profissionais, agem de forma incorreta, mais esse post generaliza, e sinceramente fiquei triste mto triste pelo descredito aos profissionais que como eu se dedicam ao que fazem por amor. Me desculpem mais eu precisava desabafar, bjos espero q entendam. Marilya

Oi, Marylya!
O post deixa bem claro que não é um ataque aos profissionais, pelo contrário.
Infelizmente, a grande maioria dos salões no Brasil acham que cuidar do cabelo é tacar progressiva e nós fazemos parte de um grupo que está cansado disso. Queremos a estrutura natural dos nossos fios e, infelizmente, se não ficamos espertas, somos facilmente enganadas. Obviamente, nem todos os profissionais fazem isso e aqui no Cacheia sempre publicamos sobre salões que cuidam do crespo de maneira correta, mas também é nosso dever ajudar outras meninas a ficarem espertas. Esse post se trata disso: dicas para ninguém ser enganada. Pois recebemos muitas perguntas com dúvidas sobre o que alisa ou não cabelo. E acontece MUITO de salões dizerem que o produto não alisa quando na verdade, alisa sim o cabelo. Esses salões, sim, somos o contra.
Portanto, é nosso dever alertar e ajudar nossos leitores a fazerem escolhas racionais de que tratamentos fazer e com que profissionais. Veja bem, não estamos criticando os procedimentos, pois se a pessoa quiser fazer, é uma opção dela. Estamos dando dicas para quem NÃO quer fazer quimica saber o que vai mudar ou não a estrutura do fio do cabelo.

Espero que tenha ficado claro e ficamos muito felizes em ter uma cabeleireira séria entre as nossas leitoras!
Um beijo!

Eu sou cabeleireira e fico angustiada por causa da onda das progressivas milagrosas. E a mulherada quer cabelos lisos a qualquer custo. O que minhas colegas da região fazem? Alisante e depois progressiva. Os cabelos das clientes ficam danificados e quando chega na minha mão tenho que fazer uma verdadeira catequese. Explicar os perigos das progressivas. Fora que falam que não usam formol e eu sei quais marcas tem formol, ou camuflado na composição ou escondido. E as profissionais falam que não tem formol com muita naturalidade. Eu estou cansada. Porquê não incentivam as clientes fazerem o cronograma capilar? Por que as pessoas não acostumam a tratar os cabelos ao inves de já sair tacando alisante? Porque? Porque progressiva é dinheiro certo… Obrigada gente! Voces estão fazendo um belo serviço de apoio a quem quer manter os cabelos naturais. Dou todo apoio. E desculpe o desabafo. bjs

Oi, Dija!
É tãããão bom ler o seu comentário e saber que existem cabelereiras nesse mundo que estão do nosso lado <3 <3 <3

Conta pra gente, onde fica seu salão? Você costuma cuidar de cabelos crespos? O que costuma indicar para as suas clientes?

Um beijo!

Por favor me fale qual é o salão que você trabalha porque é raro cabelereiras como você e aonde é o seu salão?

Bom dia..

Então eu tenho uma Filha de 4 anos o cabelo dela é crespo e armado, não sei como cuida do cabelo dela, mas to sempre procurando coisas novas para ajudar os cachos dela ficar bem definidos e hidratados, recentemente encontrei o beleza natural que me deu algumas dicas com as linhas de produtos delas , mas para os cachos dela ficarem definidos tenho que enxarca de creme e nao gosto muito, pq tenho que fica lavando a cabeça dela todos os dias, e tenho medo dela fica doente.
Hidrato uma vez por semana o cabelo dela em casa, como hidrato o meu ja faço a hidratação nela tambem, é suficiente?
Pois como dizem que cabelos cacheados precisam de bastante hidratação fico na duvida, se precisa ser mais de 1x na semana?

Oi Roberta!
Sua filha deve ser muito linda! Primeiramente, não precisa ficar tão preocupada. Cabelo natural nem sempre está super definido. Às vezes ele fica mesmo armado, com frizz ou indefinido e… Tudo bem! É assim mesmo.
Minha dica pra você que tem medo de pesar o cabelinho da sua menina com cremes de finalizações, eu indico o low poo (Temos textos aqui como o “descomplicando o low poo” que podem te ajudar) e o ativador de cachos natural, gel de linhaça (também temos aqui).
Quanto as hidratações, uma vez por semana é o mínimo indicado. Se tiver tempo, pode fazer até três vezes.
Um beijo!

Olá, tenho uma filha de 7 anos, e ha 7 meses dei permanete no cabelo dela no salao, no inicio ficou lindo mas despois caiu todo na frente, ela esta ha 7 meses sem passar nada, mas reclama muito do cabelo dela, pois e dificil de arrumar, nao da pra ficar solto e muito crespo, totalmente ao contrario do da irmã, que e liso, mas ela fica tao bonita com o cabelo cacheado…o que eu faço? o beleza natural nao relaxa em criança…e tb nao entendi o que e BC, no inicio ate pensei que era o botox, mas lendo as outras msg acredito que nao

Oi, Carol!

Permanente também é química e danifica os fios. Se você passar outra química em cima (seja Beleza Natural, relaxantes, progressivas..) a situação só vai piorar, pois química em cima de química danificará mais ainda o cabelo dela, podendo cair mais, sofrer corte químico, enfim. Sugerimos que você não faça mais nenhum procedimento quimico no cabelo da sua filha e vá cortando esse cabelo que foi danificado. BC é a sigla de big chop que significa grande corte, ou seja, é o corte que fazemos para tirar justamente a quimica do cabelo e voltar com ele natural.
Você não precisa fazer o BC da sua filha, mas deve cortar sempre o cabelo até voltar ao normal. Sugiro que leia esse post com um passo-a-passo sobre o processo: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Além disso, se o cabelo continaur caindo, procure um médico.

Incentive a sua filha a se amar com ela é!

Um beijo

Eu, queria saber de um produto que deixá os cachos definidos . Como npão sei direito fundamental no salão , ficar informanda … me informarão que deveria fazer selagem ou botox .Estou em dúvida me ajuda ???

Oi, Paula!

É mentira. Você não precisa fazer nenhum processo quimico para deixar o cabelo mais definido. Porém, tenha em mente que existem diferentes tipos de cachos e que eles são diferentes entre si: uns definem mais, outros menos, uns começam da raiz, outros não. Descubra qual é o tipo do seu cacho aqui: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Além disso, se o seu cabelo estiver com alguma quimica, não vai definir por conta da parte quimicada.

Se não tiver, existem duas coisas que ajudam com a definição:

– A etapa da nutrição do cronograma capilar, principalmente a umectação. Aqui explicamos o que é e como fazer: http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/

– E o jeito como você finaliza o cabelo.

Você pode usar a técnica da fitagem para finalizar os fios: http://cacheia.com/2014/06/fitagem/
Algumas receitas que ajudam com a definição: http://cacheia.com/2014/10/ativador-de-cachos-natural-gel-de-linhaca/
http://cacheia.com/2014/02/definicao-capilar-receitas-caseiras/

Espero ter ajudado!
Beijos!

Olá pessoal, parabéns pelo blog!
Vi em algumas paginas as pessoas fazendo cauterização e usando o secador e prancha após aplicar a queratina, alguns retiravam a queratina após deixar ela agir por algum tempo outras secaram e prancharam com a queratina no cabelo. Isso pode alisar o cabelo? Qual marca de queratina liquida vcs indicam?

Oi Jamile, depende da queratina. Alguns salões misturam a queratina com formol (ou outros alisantes), aí alisa mesmo. Mas se você fizer em casa mesmo, compra a da acquaflora. É ótima, cheirosa e não alisa. Beijos!

Boa noite, fui em uma salao pra fazer uma reconstruçao capilar e a cabeleireira me indicou fazer uma selagem, perguntei se ia alisar ela disse q nao pq passria poucas vezes a chapinha, disse tbm q poderia fazer plastica nos fios, q tbm nao alisaria, pois bem, por fim sugeriu eu fazer uma cauterizaçao, fiquei perdida, peguei o cartaozinho do salao e fui embora, pq a profissional estava tao afobada q queria de qualquer jeito mexer em meus cabelos, agora pesquisando aqui, vi q tudo alisa , botox, cauterizaçao, selagem, progressiva q ativa cachos, ahhhhh ainda me garantia q soltaria meu cachinhos, kkk sera mesmo???

Oi Camila! Então, tuuudo depende dos produtos que ela utilizar. Peça pra ver a composição, sinta o cheiro.. Se ela usar máscara ou luva pra aplicar, pode ter certeza que vai alisar. Recomendamos fazer cauterização em casa, só precisa da queratina e de uma forma de selar os fios depois, é super tranquilo. Beijos!

Meu cabelo é curto i muito crespo eu quero fazer selagem nele tem um tipo d selagem para cada tipo de cabelo. ?

Olá Estela!

Aqui no blog nós não indicamos nenhum tipo de química transformadora, pois todas as selagens, botox alisam e modificam a estrutura do cabelo, você pode aceitar seu cabelo como é, e cuidar dele com o cronograma capilar e algumas receitas caseiras, aposto que ele irá melhorar bastante, tente nos dizer o que te incomoda para que possamos ajudar você!

Olá gente!
Meu cabelo é cacheado a raíz dele é lisa e as pontas cacheadas, só que ele está muito ressecado e não sei o que fazer, já corte o comprimento dele mais ainda está muito ressecado os cachos não estão definidos e está com mt volume está áspero.
Já me indicaram passar botox capilar,fazer cauterização. Não sei o que fazer me ajudem ???

Oi Ítala, não receitamos nenhuma química aqui no blog. Você já tentou cortar e seguir o cronograma capilar?
Beijos!

meus cabelos não são bem cacheados e estou com vontade de fazer a selagem da Ma Evans.. Que parece ser muito boa, sera que vale a pena ? Me ajuda POR FAVOR

Oi Iara! Não sabemos e nem recomendamos nenhuma selagem… Beijos!

Oi!!! Para fazer o botox capilar, tem alguma marca que vc recomendaria para fazer?
Adorei as dicas!!
Abraço!

Ana, não recomendamos nenhum botox capilar. O post é justamente sobre os perigos de usar isso e alisar o cabelo…

Meu cabelo sempre foi cacheado, cachos graúdos e raiz mais lisa, nunca fiz nenhuma química que alisasse porque sempre curti minha longa cabeleira, porém de um ano para cá ele só cacheia como antes se eu fizer fitagem, o que antigamente não era necessário e se eu prender, já era, fica cacheado só mesmo nas pontas, para cima fica só ondulado. Também perdi muito em volume, era uma cabeleira e agora está bem pouquinho. Já é tanta menina lisa que está até difícil de encontrar produtos especializados para os cacheados e crespos, a não ser em casas especializadas. Tenho 34 anos, será que meu cabelo envelheceu?! Socorro!!! Na verdade a única coisa que eu faço de química é pintar com koleston 666 há mais ou menos 12 anos, mas sempre procuro usar bons cremes e hidratações … help, não quero parar de pintar e quero meus cachos de volta!

Acabei de ver os tipos, o meu era quase um 3b e agora é um 2c e só fica 3c abaixo de fitagem e dura só um dia, ou até eu atar numa piranha ou coque, já que é longo. Sempre corto em camadas para favorecer o cacheado.

Oi Michele! Infelizmente nosso corpo passa por diversas transformações ao longo dos anos. Psicológicas, hormonais, físicas… Você tem que aprender a ir lidando com ele natural. Faça fitagens, coquinhos, diversas texturizações e finalize como você achar melhor. Mas visite um dermatologista pra verificar se sua raiz tem ficado mais oleosa, causando a perca dos cachos…
Mas é tudo normal.
Beijos!

Obrigada, Ana. Pretendeo fazer a cauterização essa semana, pois estou finalizando as etapas anteriores do cronograma capilar, e fiquei em dúvida em relação a necessidade de usar shampoo anti-resíduo. Quais as vantagens e desvatagens de usá-lo nesse processo?

O shampoo anti resíduo abre as cutículas dos fios então fica mais “aberto” e limpo para receber a cauterização. É provável que a cauterização dê mais certo se você usar antes. Mas cuidado pra cauterização não alisar, ok? Beijos!

O botox alisa o cabelo por completo?Porque minha mãe esta louca pra fazer isso em mim e eu não tenho tanta certeza sobre fazer ou não.Duas colegas minhas fizeram e não sei se ficaria muito bem em mim.E minha madrinha fala que meus cachinhos são muito bonitinhos e não sei se quero passar esses produtos no meu cabelo.E obrigada pelas dicas te adoro!!!

Iolanda, depende da composição do botox! Você precisa verificar se tem formol, amônia, assim como falamos no post. Preste atenção em todos os procedimentos da cabeleireira: se ela usar máscara e pedir pra você usar também, pode ter certeza que vai alisar. Beijos!

Gentee, ainda bem que eu li isso aqui antes, eu morro de medo de alguém alisar meu cabelo e parece que todo salão quer isso!!!
Ninguém pode ser feliz cacheada? kk Ainda mais que meu cabelo por causa das luzes já perdeu os cachinhos, e to lutando pra reconstruir :(

Meu cabelo não é bem cacheado é mais pra ondulado sei lá… os cachos são na pontas, mas eles somem quando faço luzes e demoram pra voltar, você tem alguma dica de produto ou algo que ative meus cachinhos ?

Oi Rafa! A gente tem uma receita de ativador de cachos naturais aqui!
http://cacheia.com/2014/10/ativador-de-cachos-natural-gel-de-linhaca/
Beijinhos

Isso, Rafa! ahahah
Que bom que ajudamooos. Saaaai químicas! ahahah

Olá, tudo bom?

Estou com o meu cabelo “limpo” a 1 ano e 9 meses e fiz o BC parcial (nem sei se posso chamar assim) com 5 meses de transição e depois eu mesma fui tirando as pontas, agora estou com uns 98% de natural, problema é que mesmo seguindo o cronograma capilar meu cabelo está feio, armado de um jeito estranho, oleoso na raiz e ressecado no comprimento e parece que tenho 2 tipos de cabelo em 1 por conta disso, estou pensando em desistir da transição pois não sei mais como lidar com essa situação, nesse meio tempo eu só tenho usado ele preso e não quero mais isso, mas tbm não quero voltar pra quimica… O que eu faço?

Oi Mi!
Já tentou algumas texturizações?

Oi Giovanna.

Estou praticamente sem opções, ja tentei de tudo e mais um pouco, mas não achei ainda uma receita e/ou produto que se adapte ao meu cabelo. É meio desanimador o cabelo só ficar razoável quando ele está molhado, depois fica uma “linha” no cabelo, parecendo que eu usei chapéu por muito tempo. Não sei o que fazer.

Michele, já tentou, em vez de tratamento, um corte que se adeque melhor aos seus fios?

Não cortei porque não achei um salão especializado em cabelos cacheados ou alguém que faça um bom corte, mas estou cogitando essa possibilidade sim já que meu cabelo só fica bom quando ele está molhado, mas obrigada pelas dicas Giovanna, adoro seu blog! =D

Qual os tipos de corte para cabelos cacheados/crespos, saberia me dizer?

Não sei o que fazer no meu cabelo, a última progressiva que fiz foi em 2010. Em 2013 fiz uma cauterização que alisou sim meu cabelo nos primeiros dias, mas depois ficou bem bom. Após decidi que não iria fazer mais nada e quando quisesse o cabelo liso faria uma escova e pronto. Ocorre que nos últimos meses, mesmo sem nenhuma química desse tipo, meu cabelo está com a raiz muito crespa e apenas na parte da frente os fios estão lisos, como se tivesse feito uma progressiva e agora estivesse deixando o cabelo crescer “um horror”. A única química utilizada no meu cabelo é a tintura – uso INOA LOREAL. Já me sugeriram uma reconstrução da JOICO, mas tenho medo.

Oi Bibi! A cauterização pode ter relaxado o seu cabelo, por isso agora tem nascido diferente. Você tem que ir cortando a parte lisa pra deixar o cabelo todo crespo e ir hidratando :)

Estou querendo fazer para fora o tratamento com botox , ja ate comprei a linha toda da hidra lise e queria saber se alisa cabelo duro na raiz, uma cçiente perguntou e não soube responder. Falei q iria me informar. Por favor me responda. Obrigada.

Oi Valdete, não indicamos nenhuma química no blog. Não sabemos te responder :/

Oi meninas!!!
Adorei o post *–*
Meu cabelo tem a raiz lisa e do meio às pontas ele é cacheado (antes ele era todo cacheado). Há 8 anos pinto ele de ruivo, fui clareando aos poucos comecei com acaju e hoje estou no cobre (a cor que eu sempre sonhei).
Porém, há uns 3meses ele está muuuito ressecado, os cachos só aparecem depois que ele enxuga e ainda assim, os cachos estão sem vida. As pontas então, nem se fala… Horrorosas :(
Comprei um kit de cauterização da Keramax (Já uso o shampoo, o condicionador e a hidratação de 15 em 15 dias). Estou cim medo que alise :O
Pretendo pintar e depois aplicar o produto.
Preciso de conselhos…
Devo ou não devo fazê-lo???
bjos :*

Oi Camila! Bom, pelo que pesquisei desse kit aqui ele parece alisar sim viu? Toma cuidado! Pinte e faça a hidratação, apenas. Beijos!

minha tem filha 11 anos estou na duvida se faço hidratação ou aplico botox ,pois o cabelo dela é muito grosso e armado,me ajuda.

Patricia, Botox é químico, o ideal pra ela são hidratações caseiras!

Olá….faz +/- 1 mês que descobri essa maravilha de site….todo dia entro pra v mais algm cos…pq aqui tm mtaaaaa cos p ler.. e assim: TO ADORANDOOOOO….TUDOOOOO…meu cabelo eh cacheado, mas não mto definido e ele piorou com os milhoes de relaxamento que fiz e cmo quebrou mtoooo, há alguns anos parei de fazer…e tava mto triste cm meu cabelo…vivia prendendo ele e reclamava o tempo todo, q ele era feio e tal…mas dps q descobri vcs…..gnt TUDOOO MUDOU….to cuidando dele d forma correta e o aceitei cmo ele eh….e agora até solto, ainda falta melhora muitoooo…mas estou no caminho….e adorei esse post aqui…mas fiquei com uma dúvida: eu posso fazer todos estes 3 procedimentos, ou eh melhor escolher 1 só? e de quanto em quanto tempo pode fazê-los? bjs bjs #AmandoMeusCachos :D

Oi, Taty!
Ficamos muito felizes que você esteja gostando e cuidando do seu cabelo e que temos um papel importante nisso :) Conte com o Cacheia sempre que precisar!
Então, você pode fazer todos os tratamentos, sim, mas NÃO tudo de uma vez, e fique atenta às embalagens e rótulos para saber se o produto que você vai escolher não vai alisar o seu cabelo de novo. Siga as dicas da Giovanna nesse post que não tem erro ;)

Bjs

Olá Mariana, eu perguntei a respeito dessas 3 receitas para fazer em casa q vcs postaram aqui-selagem térmica, botox capilar e cauterização- porque comprar produtos ou fazer em salões NUNCA MAIS kkkk…qero fazer essas receitinhas em casa mesmo..só para dar uma controlada nele que ainda está bem indefinido embora já faça anos que não aplico química…..

…Então a respeito dessas 3 receitas deste post queria saber se devo fazer todas ou escolher só uma delas, e de quanto em quanto tempo tenho que fazer…1 vez por mês, por exemplo??

bjs

Oi, Taty!
Entendi. Você pode sim fazer todas de acordo com a necessidade do seu cabelo. Como todas se tratam da etapa de reconstrução do cronograma capilar, você pode fazer, no mázimo, a cada 15 dias, seja fazendo a mesma receita, seja intercalando.

Entendeu?
Bjs

Ah sim….agora entendi…kkkk…nossa MUITOOOOOOO OBRIGADA!!!! to amando tanto tudo isso e meu cabelo que já mandei o link d vcs p varias amigas cacheadas e ex-cacheadas…o q qero de OTIMOOO p mim, dvo compartilhar neh ;) bjs bjs

Magina, Taty!
Precisando estamos por aqui!

Fico muito feliz :))

Um beijo!

Ana, tudo bem??
Quantas dicas boas em uma página só…Parabéns pelo blog, vou acompanha-las sempre!
Quero aproveitar seu conhecimento para você me dar umas dicas específicas.
Sempre tive cabelo cacheado e isso ja faz parte da minha personalidade, as vezes penso em alisar, mas tenho certeza que vou sentir falta dos cachinhos e vou quere-los de volta! Nunca fiz nada no meu cabelo, sem tinha, sem quimíca, sem nada! Mas agora enjoei e quero mudar um pouco.
Primeiro passo está muito ressecado, as pontas estão horriveis e é uma dor no coração ter que cortar uma pontinha que for, pois eu sinto uma diferença absurda no tamanho, comecei cortar de 6 em 6 meses para ver se melhorava, mas logo nos 3 primeiros meses ja estava com as pontas ressecadas de novo e meu cabelo demora muito para crescer. Então para hidratar uma cabeleleira indicou o botox, pois disse que hidrata e não vou perder os cachos.
Na verdade, queria mesmo algo que deixasse meus cachos mais solto, pois a parte de trás do meu cabelo é bem menor que o comprimento normal do meu cabelo e é muito mais cacheada, sendo mais próximo de um crespo. Isso deixa meu cabelo com mais volume e me incomoda um pouco.
Então, minhas dúvidas são…
– Existe algo que eu possa tratar somente esses cachos crespos da parte de trás do meu cabelo? Quero deixa-los mais longos soltando mais os cachos.
– Se eu fizer o botox, o efeito é realmente de hidratação e não corre o risco de perder os cachos? Qual seria o ponto negativo considerando que o botox tem formol?
– Assim que tiver hidratado, vou arriscar em umas mechas, castanho claro pra um loiro escuro. Qual a dica para não ressecar mais do que está? Manter uma hidratação é o suficiente? De quanto em quanto tempo precisamos fazer uma hidratação?
Para ser bem sincera nuca fiz uma hidratação no meu cabelo, uso shampoo e condicionador normal e após o banho creme de pentear (seda keraforce). Talvez é um dos motivos do meu cabelo estar tão ressecado.
Bom, fico no aguardo dos seus comentários.

Oi, Rafaela! Tudo bem?
Bom, primeiramente, é fundamental cortar o cabelo, posi sempre vai ajudar no aspecto dos fios :) Vou responder o resto em tópicos, como vc fez.

1-Tudo que existe nesse sentido é química e nós do Cacheia não aconselhamos, pois a química danifica os fios e você lorgo perderá todos os cachos.
2- Depende do botox que você fizer. Se tiver formol na composição, não é hidratação, é química. E aí tem cabelos que alisam completamente, tem cabelos “que abrem os cachos”, mas isso é um pouco perigoso porque,a longo prazo, esse “abrir os cachos” alisa o cabelo também.
3- Com certeza a falta de hidratação é um enoooorme motivo para o ressecamento do seu cabelo. Cabelo crespo/cacheado/ondulado precida de cuidados, não basta lavar. Sugiro que você leia sobre cronograma capilar http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/ Vai te ajudar muito, você pode fazer em casa, não corre o risco de passar química sem saber e pode ser que seja o efeito que você esteja esperando da química, cabelos com cara de bem tratados ;)

Qualquer dúvida, estamos por aqui!
Bjs

Olá meninas! Tenho acompanhado o site e estou motivada a parar de alisar o cabelo, apesar da insegurança.
Fiz a tal da escova de árgan 3 vezes nos últimos 2 anos e me sinto enjoada; não me identifico com o cabelo liso mais… Mal lembro do meu cabelo. Sei que até os 4 anos de idade ele era bem cacheado e conforme fui crescendo, me habituei a lavar e logo passar escova e secador nele :/ isto atribuía a ele um aspecto de cabelo ondulado e volumoso por anos. Antes da escova de árgan já fiz outros alisamentos, mas mal passava um mês e eu tinha que continuar fazendo chapinha, pq “não ficava liso o suficiente”. Já com a escova de árgan, o processo sempre foi lento e caro. Os cabeleireiros aplicavam o produto cuidadosamente, escovavam e pranchavam mecha por mecha, sendo algo um tanto desconfortável e doloroso. Durava cerca de um semestre e lá ia eu gastar de novo… São coisas que mais me motivaram a ter essa possibilidade de encarar meu cabelo natural até então desconhecido.
Tenho medo por isso de acabar iniciando o processo de transição capilar e me decepcionar com a expectativa dos cachinhos de volta… E agora? Será que eles realmente voltam? :D

Oi, Mayara! Tudo bem?
Primeiro, não se sinta só. Todos nós passamos pelas mesmas coisas.
Alisei meu cabelo dos 17 anos até os 21 e antes disso não sabia lidar com o meu cabelo, fazia muita escova e chapinha ou andava com ele preso. Enfim. Também não sabia como o meu cabelo ficaria. Apesar de ter os cachinhos bem definidos quando pequena e na fase dos 15 aos 17, na qual aprendi a lidar com o meu cabelo, mas não gostava do volume, tinha esse receio de como ficaria. Fiz meu BC com 6 meses de transição e meus cachos voltaram na hora. Volta mesmo! Pode ficar tranquila ;)
Contei um pouco da minha história aqui: http://cacheia.com/2014/03/por-que-tanto-medo-do-bc-afinal/

Espero que te ajude e se tiver qualquer dúvida, conte com o Cacheia ;)

Um beijo!

Oi me socorre, há 1 mês atrás fiz BOTOX e a cabeleireira prometeu que ia soltar meus cachos, porém alisou meu cabelo e não sei o que fazer, me ajude bjuss

Oi, Ana!

Nossa :(

Para ter alisado é porque tem quimica, então, não tem muito o que fazer. Você precisa esperar seu cabelo crescer e ir cortando esse com química. Existem algumas técnicas, chamadas de texturizações, que ajudam o cabelo a cachear durante esse período de transição, ou seja, enquanto o cabelo cresce.

Esse post aqui vai te ajudar: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Bjs

[…] Selagem, botox, cauterização e outros. Eles alisam nosso cabelo? […]

Oi! Adorei a postagem!
Eu fazia selante no cabelo desde 2013, e sempre alisou.
Meu cabelo era cacheado quando eu era criança, mas conforme os hormônios foram mudando ele foi ficando ondulado e depois ficou totalmente sem definição. As pontas sempre ficavam lisas e a raiz bem no meio da cabeça ficavam enrolada (como se quisesse formar cachos bem fechadinhos).
Como eu vivia de chapinha por meu cabelo não enrolar (amo cabelo enrolado), comecei a fazer esse alisante em salão pra ser mais prático. Mas parei e não quero mais! Só que não sei oq fazer pra ajudar meu cabelo a se livrar de toda a quimica.. É como uma progressiva, que vai saindo com o tempo. Mas eu não sei mais onde ela tá no meu cabelo. A última vez que fiz foi em julho, e já tenho raiz natural, mas meu cabelo tá mais ainda dificil de enrolar (claro).
Me ajuda? Tem alguma técnica pra saber até onde meu cabelo tá natural? Oq posso fazer pra estimular a eliminação do selante? Comecei com o Low Poo a uma semana.

Oi, Jenifer!
Você não consegue perceber diferença entre as texturas do seu cabelo?
Geralmente a raiz vai ser diferente da parte que está com química.
Não tem muito o que fazer. Só esperar o cabelo crescer e ir cortando aos poucos para tirar a química. Como o seu cabelo não é cacheado ou crespo, parece que vai ser tranquilo porque você não precisará lidar com texturas diferentes, só terá que esperar mais para ele voltar a ser como era.

Alguns posts que podem te ajudar:

http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/
http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Beijos!

Bom dia Meninas

Estou passando pela transição, juro que não pensei que seria tão difícil os primeiros meses eu quase pirei e o desejo de desistir quase me matou rsrsrs, mas sou tão cabeça dura que vou me livrar da química kkkkk, bem minha pergunta é sobre o Botox… bem eu já usava um botox da biocale , então gostaria de saber se vcs já ouviram falar sobre ele, não estou usando no momento mas queria saber se ele é ruim para as cacheadas, no meu cabelo ele era super incrível não deixava um lisoooo como química só reduzia o volume e se não escovasse ele não alisava, só deixava o cabelo mais fácil de lidar…então minas vcs já escutaram sobre ele? devo fugir ou posso voltar a usar?
bjs.. e obrigado pelo apoio nessa fase

Nunca ouvimos falar, Keveny, mas se tirava o volume é porque deve ter química, sim. Tem que olhar a composição dele!

Bjs

Olá! Eu também estou com uma dúvida cruel,não sei se faço o tal botox capilar como muitos indicam.Em 2013 fiz escova marroquina que segundo o cabeleireiro iria hidratar o meu danificado cabelo.Nos primeiros dias o cabelo ficou liso,brilhante e parecia bem hidratado,mas que ilusão…tenho medo de pentear o cabelo e lavar então … ele cai aos monte,está parecendo uma palha. Moro em BH e gostaria de uma indicação de um bom tratamento para meu cabelo bem anelado e danificado. Agradeço.

Olá!
Tenho 13 anos e meu cabelo é cacheado, mas ele ta muito ressecado e quebrado, muitas pessoas me falaram que a selagem poderia ajudar meu cabelo, mas tenho medo de acontecer algo que danifique ele, pois gosto dele cacheado, mas não quero ver ele ressecado e quebrado….
Vcs acham que a selagem poderia mesmo ajudar o meu cabelo?

Gente estou desesperada. Me caso em cinco meses. Fiz duas vezes dentro de um mês “escova com botox” achando que ia hidratar mais o meu cabelo devido a estar melhor para o casamento. Meu cabelo era cacheado lindo é enorme. Estou horrível. Meu cabelo não fica mais cacheado está um liso forçado ridiculo. Estou desesperada. Não sei oque fazer.. sugestões?????

Oi, Valéria!
Infelizmente, recebemos muitos comentários e só conseguimos chegar no seu agora. É uma pena não podermos ajudar mais, desculpe :(
Mas temos certeza que você conseguiu uma boa solução e estava linda em seu grande dia.

Um beijo!

Ooiiie
Vocês falaram sobre o botox…e eu estou em transição,qual posso usar sem que corra o risco de alisar?

Pode sim, Ianna! Tem que verificar a composição!

Olá, eu cheguei nessa pesquisa em um caminho bem contrário, eu faço cristalização uma vez por ano ou a cada 6 meses mais ou menos (mudei de estado e só confio na cabeleireira da minha cidade natal), ela muda a estrutura pelo que li aqui, meu cabelo fica mais solto, mais leve e com cachos maiores, e o ponto é, eu adoro. Mas a cristalização sai, não sinto a diferença com a raiz pq ela sai completamente (ou pelos menos é o que parece) cabelo volta a ficar cheio, pesado e com cachos pequenos. Meu cabelo natural também e lindo, mas é inviável no dia a dia, o cabelo cheio me dá dor de cabeça, é mais difícil de arrumar e tem menos movimento. A cristalização que faço e uma química? Seria ruim continuar fazendo? Tem alguma maneira de conseguir os mesmos efeitos de outra forma?

Gostei muito das dicas! Gostaria de saber mais sobre selagem! Desde já, obrigada!

Eu Não Confio Em cabeleireiro nenhum porque eles têm completa tara por alisamentos e eles acabam com o cacho da gente porque eles não gostam de cabelo cacheado Eles não estão acostumados com cabelo cacheado eu só uso um produto chamado Brasília afro Keratin da Inoar que não alisa os cachos e foi feito para cabelo cacheado é um botox perfeito podem usar ele não alisa de jeito nenhum eu falo por experiência própria porque meu cabelo é muito cacheado e nunca perdi meus cachos com ele meu cabelo fica muito bonito podem usar só confio nele e faço em casa do meu jeito

Olá meninas do Cacheia! Gosto muito do site, acompanho vocês e já até fiz colaboração pra um post de penteados, hehe.
Queria saber se existe algum produto de botox liberado para Low Poo! Queria testar um desses procedimentos, mas somente se houver produtos liberados para isso ou se passando um shampoo com sulfato na lavagem após o procedimento resolver pra eu voltar pra rotina low poo. Existe? Ou então se eu fizer um botox proibido e depois um shampoo com sulfato eu jogo fora todo o investimento?

Oi, Fernanda! Não sabemos indicar químicos. Bjs!

Olá fiz botox a algum tempo pq nao queria mais cabelo cacheado,mais agr quero voltar com os cachos dnv…..Oq posso fazer para voltar com os cachos sem cortar o cabelo curtinho ?

Procurando sobre como tirar cauterização/selagem parei aqui. Só queria dizer q não dá para acreditar nem em salão “especialista em cachos”. Fui em um desses e pedi uma hidratação e me ofereceram cauterização com produtos da linha tanino da Salvatore (cabelo precisava de cauterização), marca que depois vi é especialista em produto para alisar cabelo. Bestei de não pedir para ler rótulos, mas era um salão de cachos e deixei claro que não queria alisar ou coisa do tipo. Aceitei pq já tinha feito com produtos da Loreal e meus cachos ficaram intactos e hidratados. Ledo engano! Depois que lavei o cabelo no dia seguinte estava com cachos só nas pontas do cabelo. Acabou com meus cachos da orelha para cima. Acredito que a cauterização deles tinha um “algo mais” para “abrir os cachos” que eles convenientemente não informaram. Agora, uso antiressíduo uma vez por semana para ir tirando a cauterização/selagem.

Nossa, Cil! Que absurdo!
Ligue lá e reclame, reclame muito!
Fale do ocorrido na internet, faça reclamação no Reclame Aqui.
Ainda mais um salão especializado em cachos!!! Que absurdo! Isso é enganar o consumidor.

Beijos!

sim eu quero
tenho dúvidas estou montando meu salão em meu terraço

Desculpa, Isabel, não entendemos o seu comentário. Pode explicar melhor o que você quer?

Muito boas suas dicas.
Não sei como usar meu cabelo,pois passei pela transição. Porém meus cachos não sao os mesmos.
Tô mim sentindo feia,pois só uso preso.
Tô cause alisando

Responder

Micaelli Stefani de Souza Silveira

fiquei 2 anos e 8 meses sem química fui ao salão e fiz uma hidratação sugerida pelo cabelereiro, ele disse que nao iria tirar meus cachos, eles ainda estao aqui porem sem volume e mais largos, caiu muito, como faço para voltar …..

Olá!
Tenho um cabelo sem química e os mesmos tem os cachos bem definidos e encolhem demais e este é a minha insatisfação. Gostaria tanto de soltar meus cachos sem uso de química. Poderia me ajudar com algumas dicas?
Desde já, agradeço!!!
beijinhos

Leave a Comment