Dicas

Selagem e botox alisam os cachos?

imagem de mulher com cabelo cacheado longo mechas e pontas levemente esticadas para ilustrar o texto selagem e botox alisam os cachos



O mercado de cosméticos brasileiro é pra lá de criativo. Mas o discurso comercial e todo o marketing em torno de grandes lançamentos podem confundir e muito nossas cabecinhas. Diante de tantos termos novos, como identificar o que é realmente seguro para crespos, cacheados e ondulados?

Na hora de entregar seu cabelo aos cuidados de um salão ou até mesmo de fazer uma compra

Na hora de entregar seu cabelo aos cuidados de um salão ou até mesmo de fazer uma compra online, fique de olhos bem abertos diante de promessas de redução de volume e controle de frizz. Termos como ‘botox’, selagem, cauterização, realinhamento, dentre outros, deixaram aos poucos de ser sinônimo de tratamento. Esses processos podem envolver a utilização de químicas de transformação com potencial de alisamento.

Quais os riscos do botox e da selagem



Além do risco da perda de definição natural de crespos, cacheados e ondulados, a acidez de muitos produtos formulados como botox e selagem pode provocar desnaturação proteica e diminuição da densidade cortical. Na prática, os cabelos podem se tornar progressivamente mais finos e quebradiços, tornando os fios menos resistentes a outros processos químicos. Outro problema é que progressivas, selagens e botox podem provocar distúrbios de oleosidade e aumento de descamação. Portanto não é só a fibra capilar que sofre mas o couro cabeludo também.

Na dúvida, investigue

Pergunte ao profissional sobre a marca e composição do produto e se certifique que não é baseado em formol, ácido glioxílico, glutaraldeído e seus derivados. Se ainda estiver na dúvida, não faça o procedimento no mesmo dia e reserve um tempinho para pesquisar sobre o produto utilizado no salão que você costuma frequentar. A Anvisa é a agencia brasileira responsável pela regulamentação dos cosméticos. No rótulo do produto você pode verificar o número de Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE) bem como o número do processo de registro nesse órgão. Se o produto é uma química de transformação e não tem registro estará irregular, portanto não é recomendado.

Procure alternativas saudáveis

Você pode conseguir controle de volume, definição de cachos e controle de frizz sem o uso de progressivas, botox e selagem. Tratamentos que realizam reposição lipídica (óleos, manteigas e ceras vegetais) e proteica (queratina, aminoácidos) são ótimas alternativas para cuidar dos fios em casa. Texto reelaborado e substituído em 25/9/2019 por Maressa de Sousa

You may also like