Inspirações

Mamães em transição: como incentivar sua mãe a usar o cabelo natural

Mamães em transição
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A minha mãe faz aniversário no mês de março, e no ano de 2015 ela completou cinquenta anos. Como era uma data especial, e eu estava menos quebrada que o usual, perguntei qual o presente que ela gostaria de receber. A resposta foi um belo balde de água fria: “Me dá uma escova progressiva?

Respondi na hora: “Manhéééé, como que uma pessoa que defende o cabelo natural com unhas e dentes, vai pagar uma escova progressiva para alguém?”

Apesar de ficar apreensiva, eu refleti que era aniversário dela, e, portanto, não era uma decisão minha. Preste atenção nisso, cara pálida: você não pode tomar a decisão de não alisar o cabelo por alguém, mesmo que para você isso pareça o melhor, mesmo que para você tenha representado uma liberdade gigantesca.

Na época, conversei com a Maressa, e ela me disse: “Por que você não propõe uma troca, e ao invés da progressiva, dá máscaras de tratamento?”. Foi a partir dessa proposta que comecei o processo de educação e empoderamento da minha mami poderosa. Nesse post, vou compartilhar com vocês tudo que aprendi sobre “Como incentivar sua mãe a usar o cabelo natural“!

Como incentivar sua mãe a usar o cabelo natural


Por que é importante incentivar sua mãe a ter os cabelos naturais?

Eu já falei aqui no blog sobre a sororidade, que é um pacto de irmandade e amizade entre mulheres. Esse pacto se estende pra todas, e isso inclui tua mãe, tua avó, tua prima, a ex do seu namorado, a travesti que se prostitui no seu bairro. Em suma, todas as mulheres são irmãs.

No dia das mães, vi na página Não me Kahlo: “Se sua mãe quer voltar a trabalhar depois de muito tempo cuidando da casa e dos filhos, se sua mãe quer independência financeira do marido, se sua mãe está em um relacionamento abusivo, se sua mãe é constantemente controlada por membros da família, se sua mãe não se sente bonita porque está envelhecendo, se ela não quer usar roupas porque não é da idade dela, se ela é gorda e se acha feia por isso, se sua mãe está passando por um divórcio, se ela está tentando retomar sua vida, se ela quer voltar a estudar ou os milhares de outros motivos que atingem a nós, mulheres… empodere a sua mãe!”

Esse texto me mostrou que, como filhas, nós temos o dever de não deixar que a maternidade se transforme em uma prisão para nossas mães, e ir além: é nosso dever empoderar aquelas pessoinhas que nos trouxeram ao mundo, que nasceram em contextos distintos dos nossos, em que a submissão feminina era talvez muito maior.

Eu completaria o texto com mais uma frase: se sua sua mãe alisa o cabelo, mostre para ela o quanto os cabelos dela são lindos naturais e o quanto ela é poderosa com eles. É interessante mostrar que existe opções além da escova e da chapinha. 


A regra é clara: naturalize você mesma!

Meu diário de transição Raysa - fotos
Fotos da minha doce transição

Essa é a mesma regra que nós utilizamos para incentivar as crianças: não adianta nada dizer que os fios dela são maravilhosos, se você não usa os seus naturais. É no mínimo hipocrisia, não é? Se você já passou pela transição e conseguiu mostrar para a sua mãe o quanto está confiante com os cabelos, e o quanto está feliz, você pode ter certeza que ela enxergará de forma muito mais positiva a possibilidade de entrar também em transição.

Bota o cabelo no sol, monas!

 

 


Como incentivar sua mãe a usar o cabelo natural: elogie sempre que puder!

Como incentivar sua mãe a usar o cabelo natural

Pode parecer bobagem, mas as dinâmicas dos elogios são um jeito muito efetivo de emponderar mulheres. E não estou falando de elogios de falsianes não, gente! Sabe aquela coisa forçada, que acontece quando você elogia sem achar bonito?

Pois é, amiguinhas! Não vamos fazer isso! Quando elogiamos de maneira falsa, fica muito explícito. Pra quem ainda não entrou em transição, isso pode gerar ainda mais insegurança.

Estou falando daqueles elogios sinceros e bonitos que dizem “olha, existe beleza fora do padrão, e você é linda assim!”. É um momento mágico quando aprendemos a ver em nós, e nos outros, belezas múltiplas que não se encaixam em um único tipo ideal de estética.


Ajude com todas as dicas que puder

Bom, se você já fez a transição do cabelo liso ao crespo, você com certeza aprendeu um monte de métodos novos: hidratações caseiras, finalizações, LOC, fitagens, ufa. A lista é gigantesca!
Como incentivar sua mãe a usar o cabelo natural Pode ser bem difícil pra elas, por isso mostre como você finaliza seu cabelo, porque provavelmente vai dar certo pra ela também! No caso da minha mãe, os fios dela não definem, e ela tem a mesma característica marcante que eu: bastante frizz, muito frizz, frizz pra dar e vender! Então eu ensinei ela a passar yamasterol após o banho, e diminuir as lavagens, e ela já notou um aumento gigante na definição.


Eduque e corrija quando necessário

Minha mãe tinha a horrível mania de falar “cabelo ruim”, ou “cabelo duro”.

Argh. Nós sabemos o quanto esse vocabulário arrepia a espinha, então imaginem como eu ficava? O ideal nessa situação é respirar bem fundo, e explicar com paciência que são expressões chatas, destrutivas, chinfrins, expressões que devem ser queimadas do nosso vocabulário para sempre!

O legal de tudo isso é que agora ela sai espalhando a mensagem do cabelo natural por aí! hahahahahaha :DD

 


Como incentivar sua mãe a usar o cabelo natural - mamães em transição
Mamãe em transição! Já dá pra ver o cabelinho dela começando a nascer!

Espero que este post tenha sido útil para vocês, e que ajude no dilema: Como incentivar sua mãe a usar o cabelo natural! E mais importante de tudo: se no final de tudo, ela ainda quiser se manter lisa e glamurosa, respeite essa decisão também!

Um grande beijo,


Fontes de Imagens:

Desenho Linoca

– Desenho Empodere Duas Mulheres

– Quadro BERNADETTE GLORIOSO, Mother & Child

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você também pode gostar: