Tranças fazem o cabelo crescer?

tranças fazem o cabelo crescer?

Durante a transição capilar nosso cabelo costuma virar uma confusão só: diferentes texturas, muito embaraço e a maior dificuldade para acertar na finalização. Para facilitar, muitas mulheres optam pelas tranças, principalmente pelo modelo box braids. Há quem garanta que as tranças fazem o cabelo crescer mais rápido e por isso seriam tão legais para a transição. Será mesmo?

Tranças box braids: penteado protetor

As tranças box braids têm uma durabilidade aproximada de 2 a 3 meses. Durante esse período, se feitas com a técnica de camuflagem (trança base), os fios permanecem guardadinhos e protegidos pelo aplique sintético (geralmente jumbo ou linha). Em alguns casos passar um período longe no uso de secadores, chapinha e da tração excessiva ao desembaraçar os cabelos pode ser muito benéfico para os cabelos.

Para aproveitar os benefícios das tranças é preciso atenção aos detalhes. A principal dica é buscar uma profissional que entenda a importância da saúde do seu couro cabeludo. Realizar uma análise capilar (anamnese) é uma das etapas para garantir que seu cabelo está habilitado para receber o aplique. Se os fios estiverem quebradiços ou elásticos, se houver sensibilidade no couro cabeludo, excesso de oleosidade, lesões, dermatites ou sinais de queda, optar pelas box braids pode não ser uma boa ideia. Além disso, é preciso garantir que a divisão das tranças seja “limpa” (sem fios repuxando) e que o peso das tranças seja bem distribuído.

Como cuidar das box braids em casa

O cuidado em casa também interfere e muito na experiência com as tranças. As box braids exigem uma rotina bastante simples: geralmente a lavagem é feita semanalmente usando apenas um shampoo detox ou anticaspa. Uma dica importante é usar tônicos de fortalecimento para estimular o sistema capilar e continuar mantendo os fios saudáveis.

Retirar as tranças no momento certo também deve ser uma preocupação. O ideal é permanecer até dois meses e nunca ultrapassar o período de três meses. Quando o exagero ocorre, os fios podem colar uns nos outros em função do acúmulo de oleosidade e resíduos, formando os chamados “comedões”. Quando eles aparecem o desembarace se torna praticamente impossível e a quebra dos fios é intensificada. A queda capilar em função da tração e/ou da higienização inadequada pode ser mais uma das consequências do uso inadequado das tranças.

Em resumo, se aplicadas sem excesso de tração, se o cuidado em casa é adequado e a manutenção é realizada no tempo certo, as tranças podem auxiliar quem deseja passar pela transição capilar de um jeito prático e pra lá de estiloso. Às vezes o período de tranças é tão bacana que o tempo parece voar! Em 2 ou 3 meses os fios que começaram a crescer podem ser notados e bate aquela animação!

Tranças fazem o cabelo crescer?

Mas será mesmo que o uso de tranças está diretamente relacionado ao crescimento? Como sabemos, o desenvolvimento dos fios está ligado à programação genética e às condições gerais de saúde e alimentação. 

As tranças não são responsáveis pelo crescimento. Apesar disso, se usadas com sabedoria, elas podem ser grandes aliadas e ajudar a enfrentar um período de mudanças tão marcado pela ansiedade para que os fios ganhem comprimento e finalmente estejam habilitados para o big chop (grande corte para retirar as partes alisadas).

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Eu amo tranças uso de várias maneiras e concordo, quando usadas direitinho ajudam demais no dia a dia.
Charme-se

Leave a Comment