Big Chop

O que é big chop (BC)? Por que fazer?

O que é bc? big chop

O “BC” é uma abreviação de “big chop”, termo em inglês que pode ser traduzido literalmente como “grande corte”. Para quem está no processo de volta ao cabelo natural o BC é um momento muito importante porque marca a etapa final da transição capilar. Em resumo, fazer o big chop é cortar todas as partes alisadas/relaxadas e deixar apenas a textura natural.

Que tipo de corte é o BC (big chop)?

Muita gente ouve os termos “BC” ou “big chop” e imagina que se trata de um corte específico, mas na verdade não é bem isso. A transição capilar tem início quando interrompemos o uso de químicas alisantes, relaxantes, progressivas, etc, e termina quando nos sentimos confortáveis para finalmente cortar os fios alisados e deixar só os naturais.

Algumas mulheres fazer o big chop logo de cara, após poucas semanas ou meses sem “químicas” e outras esperam até que os cabelos cheguem numa certa altura. Por essa razão não existe um tipo de corte específico chamado “BC”, o que existem são diversos cortes possíveis de acordo com o tamanho do cabelo, o tipo de cacho, etc. No fim desse post vou incluir algumas sugestões de posts com inspirações legais para o BC.

o que é bc? big chop cabelo crespo
Esse é meu bc. Cortei primeiro atrás e deixei a franjinha pra acostumar. Depois cortei tudo :)

Quando fazer o big chop?

Como comentei no tópico acima, o tempo de duração da transição capilar varia bastante. Quem se sente insegura com os cabelos mais curtos pode esperar até se sentir preparada. Nesse caso, a desvantagem será enfrentar as “duas texturas” (meio alisado, meio natural) durante um tempinho. Para enfrentar esse período de espera, use e abuse das texturizações e dos penteados. Algumas mulheres também fazem escova durante a transição capilar. Veja nesse post algumas dicas importantíssimas caso opte pela chapinha durante a transição capilar para evitar possíveis problemas. E se você está ansiosa para ver os cachinhos aparecerem e se sente preparada, se joga no novo corte!

Onde fazer o BC (big chop)?

Algumas meninas são super habilidosas e conseguem retirar as partes alisadas do cabelo em casa com a ajuda de outra pessoa. Se você é dessas mais corajosas, confira nesse post algumas dicas para cortar os cabelos em casa. Como eu não sou nem um pouco prendada nesse sentido, fiz o BC no salão. Acho que essa é uma opção mais interessante porque um profissional pode ajudar a identificar o melhor corte considerando a realidade do seu cabelo e suas expectativas. Por outro lado, nem todo mundo encontra bons profissionais na própria cidade com facilidade. Pensando nisso estamos montando um “banco de indicações” aqui no blog. Nesse post aqui você vai encontrar uma lista de salões ou profissionais pelo Brasil que trabalham com cabelos ondulados, cacheados e crespos indicados pelas leitoras do Cacheia.

Sugestões de leitura para quem está pensando em fazer o big chop:

Cabelo curto também é bonito!

Corte em cabelos cacheados e crespos

Cortes curtos para cabelos ondulados 

Cortes curtos para cabelos crespos e cacheados

29 inspirações de antes e depois da transição capilar para inspirar 

 

Atenção: Esse post foi reescrito e atualizado em: 28/05/2017 

You may also like