Dicas

Como hidratar o cabelo corretamente?

como-hidratar-o-cabelo-corretamente

Hoje é dia de hidratar e eu listei 5 errinhos básicos que cometemos e acabam prejudicando o resultado de uma boa hidratação.

Antes de mais nada, esse é o primeiro de uma série de 3 posts que se originaram desse post aqui: Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? Então, já deu para perceber que os próximos serão sobre como nutrir e como reconstruir o cabelo corretamente, né? Ah, e não deixem de ler o primeiro ;)

como-hidratar-o-cabelo-corretamente
Como hidratar o cabelo corretamente?

Como a dica de hoje cedo no Facebook já adiantou, “A hidratação é o primeiro passo para a reparação capilar. Ela mantém a umidade do cabelo e o o prepara para absorver outros nutrientes.” Além disso, a hidratação é a etapa mais básica do cronograma e a que sempre precisamos fazer antes de nutrir ou reconstruir.

Isso porque o cabelo precisa reter água primeiro para depois selarmos o fio (nutrição) ou para aguentar a reconstrução sem quebrar os fios (que repõe queratina). É como quando fazemos um bolo e untamos a forma antes de colocar a massa para ela não grudar e destruir todo nosso trabalho.

Comparações feitas e importância da hidratação entendida. Vamos aos erros!

1- Lave o cabelo antes de hidratá-lo

Quando lavamos o cabelo, abrimos a cutícula do fio. Ou seja, é nesse momento que o cabelo está apto para receber a hidratação.

2- Primeiro a máscara ou o condicionador?

É bem simples: lavamos o cabelo, a cutícula abre; passamos condicionador, a cutícula fecha. Sendo assim, se você passar o condicionador antes da máscara, o fio não irá absorver a hidratação tanto quanto deveria.

Aplique a máscara, enxague bem e depois passe um pouco de condicionador, caso ache necessário, para selar os fios.

3- Quantidade de máscara

Não importa o tamanho do seu cabelo, você não precisa gastar o pote inteiro para  fazer uma hidratação. Pegue um pouco do creme e aplique numa mecha, enluve e quando terminar tire o excesso e use na próxima mecha.

4- Aplicação

Não adianta nada pegar metade da máscara e jogar no cabelo. O ideal é separar o cabelo por mechas, como dito anteriormente, e enluvá-las no comprimento do cabelo, massageando-as bem. Algumas pessoas fazem esse movimento mais de 80 vezes (por mecha) para que o cabelo absorva melhor o creme, mas eu, sinceramente, não tenho essa paciência toda. Uma boa dica é observar se o atrito da mão com o cabelo deixou sua mão quente, pois esse calor gerado pela mão potencializa o resultado.

Dica: Na hora de aplicar, não pegue o creme com as mãos. Use uma espátula (dessas de cabeleireiro) ou uma colher para não “azedar” (ou seja, ser contaminado por bactérias ou perder seu pH) a máscara que permanecerá no pote.

5- Tempo

Fique com a máscara pelo tempo recomendado pela marca, quando fizer hidratações rápidas, ou fique 30 minutos com ela e touca. Esse tempo é o essencial para o cabelo absorver o que precisa e quando passamos desse tempo estamos excedendo as necessidades do nosso cabelo. Aquele papo de jogar a máscara no cabelo, ir arrumar a casa e ficar 6 horinhas com a máscara no cabelo, nem pensar!

 

Fontes

Aprendi essas dicas ao longo da vida com cabeleireiros, dicas de amigas, grupos no Facebook e blogs. Como algumas informações aqui são mais específicas, procurei fontes para fundamentar o que eu aprendi e compartilhei aqui com vocês. São elas:

M de Mulher 

Site Médico

You may also like