low/no poo

Vilões capilares: conheça os 3 componentes que NÃO podemos usar!

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

No post de hoje, nós iremos listar algumas substâncias que são prejudiciais ao cabelo especialmente ao nosso tipo, o cacheado. Essas substâncias são facilmente encontradas em produtos capilares por aí e devem ser evitadas, vamos explicar o porquê e como reconhecê-las mais adiante. Lembrando que elas também podem ser prejudiciais para pele, por isso é preciso ficar atento aos cosméticos também. Os nomes na fórmula geralmente estão em inglês, os que eu deixei em parênteses. Então, na hora de escolher seu produto, evite qualquer cosmético que contenha uma dessas palavras na composição.

01. Sulfatos

Os sulfatos e sulfactantes são responsáveis por espumar o seu shampoo e espuma não é sinônimo de limpeza, como muitas pessoas pensam. A maioria dos shampoos usam estes componentes em sua composição e ao mesmo tempo que “limpam” os fios, eles removem a oleosidade e umidade natural dos fios,  deixando o cabelo cacheado, que já é naturalmente mais seco, ressecado, causando frizz, entre outros danos.

Quer dicas de shampoos sem sulfato? Confira a lista: “Lista de produtos para Low poo / No poo”.

02. Derivados de petróleo

Os derivados de petróleos também conhecidos como Petrolatos formam uma barreira em volta dos fios que acumula e impede que os fios absorvam os nutrientes, inclusive água. Também impedem a respiração do couro cabeludo, podendo provocar caspa em alguns casos. Entre estes derivados estão:

– Óleo mineral (Oil Mineral)
– Parafina líquida (Parafinum Liquid)
– Vaselina (Vaseline)
– Petrolato (Petrolatum)

03. Silicones

São substâncias que maqueiam o cabelo, dando um falso brilho e aspecto de hidratado, porém assim como os petrolatos eles acumulam nos fios, e formam uma capa que impede o cabelo de receber os nutrientes, como aquela mascara poderosa que você comprou e não teve efeito. Esses silicones podem ser de dois tipos:

Solúveis: São solúveis em água, são os menos prejudiciais e podem ser aceitos para quem segue a técnica Low Poo, mas não devem ser usados por quem segue a No Poo.
Insolúveis: Não são solúveis em água, deixam resíduos e acabam acumulando nos fios. São os mais agressivo dos dois tipos.

Se esses componentes são tão ruins por que as empresas utilizam?

Por dois motivos: baixo custo, os sulfatos causam uma certa emoliência, o que causa uma falsa maciez a curto prazo. Porém, a longo prazo podem trazer danos aos nossos cabelos. Os petrolatos e silicones maqueiam o cabelo, fazendo com que você pense que seu cabelo está maravilhoso quando não está.

Lembrando que para remover o acúmulo dessas substâncias muitas vezes é necessário usar um shampoo anti-resíduos, o que pode ressecar mais os fios. Aí vira uma bola de neve.

Observação: Para saber quais são as substâncias proibidas, diferenciar os silicones e outras dicas confere as listas deste doc aqui.

Agradecimentos e informações bases:

Tenho Caracóis
Lookaholic
Beleza e Saúde
Produtos de beleza
Grupo No/Low Poo – Iniciantes

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você também pode gostar: