Transição Capilar

Transição Capilar – Guia definitivo!

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Alô Cacheia!

Bom, esse guia vai ser em duas formas: em post e em pdf (breve). Achei justo montar um pdf reunindo as nossas principais dicas pra vocês.

Depois de receber váaarias (muitas mesmo!) dúvidas sobre Transição Capilar – coisas que nós julgamos simples – resolvemos fazer de uma maneira diferente e mais educativa. Espero que vocês consigam compreender e recomendar pra quem também precisa!

O que é transição capilar?

mudança transiçao capilar

A transição capilar nada mais é do que o processo que seu cabelo passa com química até chegar ao natural. Também é o processo de aceitação do cabelo natural.

– Se você fazia relaxamento e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você fazia Beleza Natural e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você fazia progressiva (guadinina, formol, marroquina, escova de chocolate etc) e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você fazia permanente e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você não conseguia deixar o seu cabelo solto sem lotar de creme, não conseguia deixar ele volumoso e está num processo de aceitação do seu cabelo natural, você está em transição capilar;
– Se você fazia chapinha/babyliss todos os dias (ou com grande frequência), você está em transição capilar.

Como “faço” a transição?

Como falei no tópico anterior, a transição não é “feita”. Ela acontece. Transição NÃO É o processo de “cachear” o cabelo. O nome disso é química e somos contra.

Para “entrar em transição” basta parar de fazer química ou qualquer coisa dos tópicos anteriores e simplesmente deixar o seu cabelo crescer até estar totalmente natural.

Minha transição capilar!
Minha transição capilar!

Quanto tempo dura a transição?

Não existe um tempo.

Depende do quanto seu cabelo cresce, da química que você utilizava (se ela era forte ou fraca, pode influenciar na recuperação do seu cabelo depois). Mas para uma questão de debate mesmo: contamos a transição a partir do momento que você decidiu aceitar o seu cabelo e termina quando ele está 100% natural.

Estou em transição e meu cabelo não “cacheia”

Meninas, é uma das coisas que mais tenho recebido. O Cacheia, (apesar do nome), não quer ninguém com o cabelo cacheado. A nossa proposta aqui é mostrar que todo cabelo natural é bonito. E não existem só cabelos cacheados. Existem também cabelos crespos, cabelos ondulados, cabelos lisos. Por uma questão de organização, chamamos os cabelos crespos de tipo 4 (e subdivisões), os cabelos cacheados de tipo 3 (e subdivisões), cabelos ondulados de tipo 2 (e subdivisões) e cabelos lisos de tipo 1. Todos são lindos.

Não é uma hierarquia e nenhum cabelo é obrigado a se encaixar em nenhum tipo (eu mesma tenho 2 tipos). Não se sinta incomodada se não conseguir definir o tipo certo do seu cabelo. É só uma forma de organização para nos referirmos e ficar mais fácil de transmitir informações e dicas ok?

Se seu cabelo não cacheia, talvez ele seja ondulado ou crespo. O que é ótimo, porque cada um tem seus cuidados especiais e todos são lindos! Portanto, nada de decepção e voltar pras químicas! Vamos nos amar como nós somos.

Veja também: Tipos de cacho – como identificar o seu + dicas

O que é BC/big chop?

A Raysa falou sobre essas e outras expressões que utilizamos no post Dicionário Cacheado.

BC ou Big Chop, expressão usada pela gringa, significa “grande corte”. É o último corte que fazemos para retirar toda a parte quimicada do cabelo.

Leia também: BC – o que é e porque fazer

É “obrigatório” fazer o big chop?

Isso é algo que preocupa muito as meninas. Não, nada é obrigatório. Não, nós não estamos obrigando ninguém a fazer nada. O que o Cacheia faz é dar dicas.

Se você fez algum tipo de química (permanente, relaxamento, progressiva, definitiva, beleza natural, etc etc), a parte do seu cabelo em que você fez isso só vai sair, infelizmente, cortando.

Há procedimentos QUÍMICOS que fazem essa parte química modelar, mas continua sendo química. Fazer esses procedimentos não é passar pela transição. É simplesmente trocar uma química pela outra.

Não quero cortar. O que eu faço?

Há várias opções: – você pode fazer chapinha enquanto espera o cabelo crescer (redobrando os cuidados, passando protetor térmico, dobrando as hidratações); Veja dicas sobre chapinha na transição capilar aqui.
– você pode fazer texturizações;
– você pode fazer babyliss (também redobrando os cuidados);
– pode apostar em penteados;
– pode ir cortando aos pouquinhos;
– você pode fazer tranças!

As demais dicas estão nesse post: Como sobreviver à transição capilar

Meu cabelo ta muito estranho. Raiz crespa e resto liso. Isso é normal?

Sim! Isso é a transição! É feio, é estranho, mas precisamos lidar. Basicamente você precisa fazer o que citei nesse post: Como sobreviver à transição capilar. A Raysa também deu umas dicas de como disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas e eu falei sobre essas duas texturas, mesmo depois da transição.

Quais produtos devo usar durante a transição?

Não temos produtos específicos e nem recomendamos marcas específicas. Aqui no Cacheia acreditamos bastante no ditado “cada cabelo, uma sentença”. Podemos fazer várias resenhas aqui e ainda existirão meninas que não se dão bem com os produtos. E tudo bem, não há nada de errado nisso! Por isso preferimos indicar a vocês componentes de produtos e, principalmente, receitas caseiras.

CRONOGRAMA CAPILAR

A Maressa fez uma reunião de produtos bons e baratos para a transição dela nesse post aqui: Produtos para transição capilar

O que é Cronograma Capilar?

Cronograma capilar é uma forma de cuidarmos do cabelo (em transição principalmente, mas não exclusivamente), seguindo as três principais coisas que ele precisa: nutrição, reconstrução e hidratação.

Nutrição é para repor óleos aos fios, reconstrução para repor queratina (principalmente) a estrutura do fio e hidratação para repor água.

Nesse post tem tuuuudo explicadinho, leia com atenção: Cronograma capilar – o que é

Mais posts relacionados: Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras
Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos
TOP 6 máscaras para seguir o cronograma capilar
Cronograma capilar – qual etapa meu cabelo está precisando?

Autoaceitação na transição

Entendemos que muitas meninas voltam ao cabelo natural por milhões de motivos diferentes. Mas aqui no blog fazemos questão de reforçar a importância da autoaceitação nesse ato.

Quando você era pequena, você se lembra de alguma propaganda, comercial, revista, produto que tinha mulheres (ou até mesmo homens) com cabelo cacheado ou crespo natural? Você já percebeu o tanto de babyliss e chapinha usado na publicidade?

Isso é sim uma questão a se discutir. Cabelo cacheado/crespo, mesmo agora que é visto como “na moda”, ainda é um tabu. O que a mídia considera bonito é o cabelo “domado” “controlado” “definido” (como eu odeio essas expressões!). Aqui no blog esse é o nosso foco. Portanto, além das nosssas dicas, não deixe de acompanhar nossas discussões:

O Imediatismo do natural
A mudança de cabelos em filmes e novelas e a banalização do preconceito
Transição capilar e família
Encrespa Geral BH: não é só por cabelo
Produtos capilares: sobre mercado e consumo
Não deixe que diminuam sua dor – Transição Capilar e Feminismo

Então meninas, acho que consegui reunir as principais dúvidas de vocês aqui. Se tiverem mais alguma que achem pertinente, mandem nos comentários pra gente.

E ah, não esqueçam de conferir nosso outro post sobre transição: Transição capilar – o que é?

 

 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você também pode gostar: