Como sobreviver à transição capilar

Bom, sabemos que muitas de vocês sofrem com a transição capilar. Não é algo fácil, nem rápido e muito menos agradável. Esses dias encontrei com a Mari aqui do blog e chegamos a uma reflexão: Existe um jeito certo de “sobreviver” à transição? Por isso, vamos dar dicas sobre como sobreviver à transição capilar.

Nesse post vou tentar reunir alguns modos de passar por essa fase e chegar aos cachos! Apontarei vantagens e desvantagens de cada método. Escolha o seu e #gocurly <3


01. Natural

Minha transição, 2011-2014.

Essa aí sou eu! Fiquei 2 anos (quase) em transição e sempre deixei meu cabelo natural. Não fazia babyliss nem chapinha. Prendia ele pela metade ou todo, mas sobrevivi!

Vantagens: Você vai conhecer e aprender com seu cabelo. Vai acostumar como volume, com a falta de definição, com as duas (ou mais) texturas e isso vai fazer com que tudo seja mais fácil após o BC.

Desvantagens: É, más notícias… Vai ficar feio. Porém não é algo insuportável assim. Dá pra investir em penteados, acessórios, bastante maquiagem e tudo mais para disfarçar.


02. Babyliss

Nina Gabriela, em transição.

Pra quem não conhece a Nina Gabriela, ela passou a transição fazendo babyliss.
Vantagens: acostumar com o volume, igualar as texturas, não sofrer com a falta de definição e com os bad hair days.

Desvantagens: assim como a chapinha, o babyliss frita os fios, então você vai ter que redobrar o cronograma capilar e os cuidados básicos com os fios.


03. Texturizações

Já contamos a história da transição concluída da Amanda aqui no blog. Ela passou com ele natural também, porém utilizando de algumas técnicas, como a texturização.

Vantagens: Acostumar com os cachos, com o possível volume e com a rotina de cuidados que você seguirá mais tarde.
Desvantagens: Gasto a mais com finalizadores, é um processo demorado, além do mais pode ser um pouco ilusório: o seu cacho não ficará definidinho natural como quando você o texturiza. Se seu cabelo é pouco denso, ele pode ficar sem volume nenhum. O excesso de produtos também pode levar à caspa.

Veja aqui como fazer texturização!


04. Box Braids – Tranças sintéticas

Como sobreviver à transição capilar

Tranças sintéticas na transição!

A Ster falou sobre as box braids aqui no blog. É uma alternativa ótima para quem não tem paciência para nenhuma das alternativas acima! No post ela ainda fala sobre as vantagens e desvantagens. Confere lá.


05. Chapinha

Não deixa de ser uma opção!

Vantagens: Não estranhar seu cabelo durante as duas texturas.
Desvantagens: fios fracos e quebradiços, (redobre os cuidados com o cronograma), não acostumar com o volume e com os cachos. Além disso, seus cachos podem demorar a se formar se você utilizá-la por muito tempo.

Obs: A Mari, aqui do Cacheia, passou a transição dela com chapinha e, embora não recomende, contou um pouco da experiência dela no post: Por que tanto medo do BC, afinal?

06. Como sobreviver à transição capilar? Faça o BC!

BC – O que é e por que fazer?

Como falamos no post acima, a Gisele não teve paciência pra esperar e raspou de vez a química. É uma opção!

E você? Como passou ou está passando sua transição? Conta pra gente!

Confira também: Passo-a-passo para quem quer  assumir o cabelo crespo
Como abaixar e disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas

 

Ana Catarina

Ana Catarina, 25, mineira de em Belo Horizonte, MG. Coordenadora de marketing e fundadora do Cacheia :)

Blog Comments

Oi eu sou a Danielle, estou na fase da transição. Meu cabelo estava metade com química e outra sem, aí resolvi cortar na metade para sair de vez desta fase. Ainda não consegui o volume que almejo, mas sei q vou conseguir e já estou bem feliz com meu progresso.

Oi Dani, manda foto pra gente!! <3

Bom estou a três meses sem fazer relaxamento…confesso que esta sendo uma tortura pq não estou acostumada com ele assim….não me lembro do meu cabelo natural minha mãe começou a fazer relaxamento desde os meu cinco anos..então topei o desafio de deixar crescer e a ansiedade esta me matando mais vou conseguir vcs estão me ajudando bastante com suas dicas e particularidades que só as amigas cacheadas tem e eh isso que nos tornam diferentes e o que me ajuda a prosseguir….obgd… ;*

Oiiii!!
Menina eu tive q ler sru nome umas 3 vezes pra ter ctz q nao era eu q tinha comentado,sua historia e igual a minha. Rsrsrs
Força ae,tem mta gent nessa cm vc. Bjos

hahaha Que legal, Elaine!

Muitas de nós temos histórias parecidas no que diz respeito ao cabelo, né?

Um beijo!

Oi…
Eu estou a 10 meses sem Química.
Antes eu o utilizava natural mas a diferença de textura do liso para o cacheado me incomodava muito, então eu estou o utilizando com chapinha, mas percebo meu cabelo muito quebradiço.

Passa um protetor térmico antes da chapinha, Thays!

Nssa :p Achei aguém com o mesmo probema que o meu !

estou em transição a mais de um ano .. fazia progressiva desde meus 11 anos … estou a 4 anos com o cabelo comprido .. isso realmente é uma tortura .. vc olhar pro seu cabelo e ver que metade esta cacheado e a outra Não! E a coragem pra fazer o BC ? as vezes penso em retomar as progressivas , chapinha .. comentários me desanimam muito . pois sempre tem uma pessoa pra debochar.. mais sempre encontramos anjo com vc pra dar forças a nos que passamos por esse processo de aceitaçao ! <3

Oi Ju! O mais importante nessa fase é ter quem apoie! Estamos aqui pra ajudar! Beijos <3

Nossa to com tantas dúvidas eu to 6 meses sem quimica ja cortei acima do ombro mas ainda tem parte lisa e a raiz ja estar toda cacheada to querendo corta bemcurtinho pra tirar toda a qiimica de vez me ajude bjs.

Responder

Gislene Aparecida Prudente

Olá, estou em transição a 4 meses, acredito que meu cabelo cresceu uns 5 centímetros, decidi para com as químicas quando percebi que meu cabelo foi ficando fraco, sem vida ressecado e etc…queria que você me ajudasse a descobrir que tipo de cabelo é o meu, e como devo finalizar quando meu cabelo estiver totalmente cacheado novamente, na verdade a 5 anos atras eu tinha passado pela transição e não sabia, meu cabelo ficou todo cacheado novamente, e em 2010 fiz progressiva, e de lá pra cá nunca mais deixei meus cabelos voltarem a cachear e só agora quando comecei a olhar as fotos do meu cabelo natural é que me bateu um arrependimento, naquela época eu não sabia das técnicas de como tratar o cabelo cacheado, como nutrir hidratar e finalizar o cabelo com cremes de pentear definidor de cachos etc…hoje penso diferente e quero amar o cabelo que Deus me deu, assumir meus cachos, e hoje não vejo a hora de retirar a parte alisada e me sentir livre. Não quero mais fazer mais nada no meu cabelo, quero curtir meus cachos, será que posso mandar algumas fotos do meu cabelos cacheado para vocês me ajudarem a descobrir que tipo de cabelo é o meu? posso mandar algumas fotos de como ele está hoje? pretendo ajudar outras pessoas que estão em transição assim como vocês me ajudaram. Bjusss

Oi Gislene! Temos um post sobre isso: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/
Beijos!

eU ESTO EM TRANSIÇAO 2 MESES MEU ANIVERSARIO DE 15 ANOS E EM SETEMBRO NAOS EI OQUE VOU FAZER NELE COM A RAIZ GRANDE

No meu caso, decidi agora. Não fiz relaxamento, nem progressiva, mas passei MT chapinha q esticou meu cabelo dando um efeito de alisamento, relaxamento. Como eu cortei curto percebi meus cachinhos na parte de baixo, então decidi, quero ele todo assim. Só que fica difícil enrolar os de cima. O corte dele ta reto, acho q tenho q mudar o corte e aproveitar pra tirar uma parte desse liso. Eh complicado pq o povo eh preconceituoso mas to decidida, conta cm as dicas de vcs. Bjs

Oi Jannyele! O corte pro cabelo cacheado não pode ser reto mesmo, tem que ser redondo pra dar um visual bacana. E você já tentou nossas receitas de definição e hidratação? Ao aposentar a chapinha o cabelo vai respondendo aos poucos… Beijos!

Olá sempre tive vontade de mi livrar das químicas e com 4 meses sem cortei o cabelo atrás ficou sem química porém bem curto,na frente ainda tem um pouco alguém mi ajude como fazer para ficar bonitinho? Não posso desanimar não quero voltar às químicas

estou oito meses em transição, o meu cabelo esta parecendo um juba de leão,tá horrível,mais eu sei que vai passar,eu já nem sei como era meu cabelo,comecei a usar química muito cedo, a raiz estar apenas com umas “ondinhas” no meio da cabeça parece um ninho,mais eu estou firme,e acredito.estou seguindo todos as dicas do cacheia,e já esta bem melhor, eu sei que vai dar certo.

Oi Fabi!! Se segura aí hahaha precisando de qualquer coisa pode contar com a gente, linda! <3

Meninas,

Por favor me ajudem. Vou fazer a nutrição com óleo de côco, estou com dúvidas, após a aplicação, tenho que lavar com shampoo anti resíduos?
Me respondem.
No aguardo.

Grata,

Oi, Jaqueline!
Nào precisa lavar com anti resíduos, não, o shampoo convencional é suficiente para tirar o excesso do óleo.
Temos post sobre umectação aqui no blog, dá uma olhadinha: http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/

beijos!

Não Jaque! Você só lava com água e condicionador mesmo. Nada de anti resíduos!! Beijos

Estou a 09 meses em transição,é uma fase muito difícil mas vai valer muito a pena
já estou com 09 cm de raiz cacheada,para passar essa fase tenho feito penteados como o coque,tranças e rabo de cavalo tbm,
em dezembro vou fazer o BigChop.

Oi, meninas!!!
Estou a nove meses em transição e está sendo muito difícil.Minha mãe sempre fala para eu voltar a usar quimica, mas eu não vou.O maior problema é que meu cabelo fica meio “emborrachado” e fica bem ruim de desembaraçar. O que eu faço?

Oi Tainara, você segue o cronograma? Você penteia o cabelo? Se pentear, evite fazer isso! E dá uma olhada na sua alimentação :) Beijos!

Eu não sei se pq estou no inicio da transição, eu não to achando esse bixo de 7 cabeças hahaha
Acho que vivemos na melhor época das nossas vidas que é INFORMAÇÃO! Desde que me decidir a voltar ao natural, pesquisei td e ainda continuo pesquisando bastante.
E poxa tem tantos modos de desfarçar a raiz sem precisar fazer de imediato o tal do big chop, a texturização é uma ótima pedida. Só basta ter força de vontade, foco, objetivo.
A mais não tenho tempo, poxa da um jeito, acorda mais cedo, durma mais taarde , mais façam a texturização. Quando forem sair, não saiam de qualquer jeito, caprichem , façam uma maquiagem. Faça as coisas com amor, olhar as coisas pro lado pessimista é melhor nem tentar fazer, pq realmente vai ficar péssimo!
Faça uma forcinha, pois o site ta bacana tem informação pra td. Só não fica bonita quem não quiser.
O mundo só vai gostar de vc , quando vc sinceramente gostar de vc primeiramente…
Se o site me permitir, vou deixar um link de uma cacheada chamada NY Macedo, que estar em transição. E eu adoro ela e gostei bastante das informações que ela deu pra quem estar passando por essa fase.
http://www.youtube.com/watch?v=I5qsLNLCLTA&list=UU-BcBATyCXOnbc1YkF47lZQ
Segue o link

Oi eu tenho 16 anos e a 4 anos atrás fiz um tipo de alisamento e ficou horrível, sempre gostei do meu cabelo cacheado mas fiz alisamento por curiosidade e Ferrei com o meu cabelo, então assim que vi o resultado decidi entrar em transição nesses 4 anos fiz muita chapinha PQ era horrível aquele cabelo e já fiz 3 big chop no meu cabelo só não entendo PQ nunca Cacheou ele sempre nascia liso só veio nascer crespo mesmo em Setembro 2014 mas continuei com a chapinha mas meu cabelo tinha parado de aceitar chapinha aí resolvi entrar em transição de cabeça mesmo sem nada. Meu cabelo não tem Química nenhuma a não ser resto de tinta. Foi por conta da chapinha que nascia liso e se for pq só agora nasceu cacheado crespo? Por favor me responda. Obrigada.

Oi Ana, com certeza foi por causa da chapinha. Tenta aposentar ela um pouco :) Beijos!

Estou sem química desde maio, e hoje decidi…..quero minhas raízes de volta! Estou com medo, afinal, setembro do próximo ano vou me casar e não quero fazer o BC, quero passar pela transição com ele do tamanho que está! Que medo

Oi Gabii!! Você vai precisar de paciência! Vá cortando as pontinhas, é uma ótima dica!

Oi! Estou na transição fã faz 1 ano! As vezes utilizo chapinha e outras babyliss o que me preocupa é o crescimento desregrado do meu cabelo. A parte de baixo tem tem uns 5 dedos ou mais completamente enrolados, porém encima/na parte da frente se tiver uns 2 dedos é muito. Eu não entendo por que acontece isso. É louco. Se ele estivesse uniforme, já teria cortado tudo, sonhado corto por estar dessa forma! :/

Oi Isabela! Acontece isso mesmo :( a parte de trás costuma crescer mais rápido. Vá cortando aos poucos e cuidado com a chapinha e o babyliss! Beijos!

Izabele, vou da uma humilde sugestão. Pelo o que eu li e ainda continuo lendo, numa transição tem que esquecer mesmo a chapinha, escova e babyliss, talvez seja isso que seu cabelo esteja ocorrendo, vai ver até ele cresceu, mais com uso da chapinha e do babyliss como vc cita, provavelmente deve ter quebrado a estrutura dos cachos… Tenta fazer um teste e fique só na texturização que eu tenho certeza que seu cabelo vai desenvolver se bem melhor.

Ainn tô começando minha transição, meu cabelo é com definitiva, aí conversei com minha cabelereira ebwu não vou mais fazer a definitiva, darei relaxamentos leves e num espaço de tempo maior e vou cortar os cabelos de 2 em 2 meses, até sair a definiriva. Mas conheci o Cacheia a poucos dias e estou analisando as dicas, salvei o cronograma e tb estou pesquisando uns acessórios/ adereços que eu possa usar qnd o cabelo estiver faquele jeito.
Ah o meu cabelo já nasce tuin…. enfim, por hora é isso, manterei contato.
Bjs

Oi Gláucia! Fazer relaxamento também é química, viu? Toma cuidado. Beijos!

Oi meninas do cacheia! Estou surpresa com essa comunidade, porque há alguns anos atrás pesquisei sobre como deixar de alisar o cabelo e o máximo que encontrava na internet eram dicas de cabeleireiros dizendo que a única solução era cortar bem curtinho ou ir deixando crescer… e quem se motiva assim??? Que bom que encontrei vocês! Aliso o cabelo há uns 8 anos e sempre com a mesma profissional, era um martírio quando a época do retoque se aproximava, primeiro porque tinha que começar a juntar dinheiro, segundo porque a raiz ficava horrível e terceiro porque odiava ficar 6 horas no salão ouvindo fofoca! arrr! Resolvi mudar de profissional uma vez porque comecei a perceber um cheiro bem forte, desconfiei que a profissional estava utilizando produto sem qualidade, não deu certo e tive que voltar para a primeira profissional, fiquei mais um tempinho e resolver mudar novamente, gostei da nova profissional, mas alguma coisa saiu errado durante o alisamento e a raiz ficou encriquilhada, então ela está crescendo com uma onda onde a moça começou a passar o produto, estou simplesmente odiando isso no meu cabelo. E decidi parar de usar química no cabelo por TODOS esses motivos! Cansei!!! Minha raiz só tem três dedos e está me incomodando profundamente, mas sempre lembro das tardes sentada naquela cadeira ouvindo fofoca no salão, o dinheiro que poderia ser investido em outra coisa… enfim… quero muito sair! Estou procurando força e fiquei super feliz por encontrar este grupo, cheio de dicas e até siglas próprias! hehehe! Meu sonho é ter coragem para passar a máquina, mas isso eu sei que não consigo. Estarei sempre visitando o site pra me estimular a não alisar daqui três meses… beijosss

Oi Fabi! Realmente a química é um problema de dimensões gigantescas. Fica com a gente ai pra te ajudar, se precisar de qualquer coisa estamos aqui! Beijos e força!

Boa tarde… Estou em transição a 9 meses e esta sendo difícil… Sou secretária de um trio de advogados e tenho que sempre estar com o cabelo “alinhado”, por conta disso faço uma unica vez por semana escova+prancha e nos demais dias durmo de touca e fico sempre de rabo de cavalo. Tenho apoio absoluto em casa (minha família acha meus cachos lindos e sempre desaprovaram os processos químicos que fiz para mante-lo liso), minhas amigas dividem opinião entre liso x cacheado mas todas aceitam minha decisão. Porem estou numa maré de baixa auto-estima que acaba comigo. Estou decidida que quero meus cachos de volta, mas me vêr com o cabelo oleoso (é isso mesmo oleoso), sem definição, armado, quebradiço e com volume me deixa deprê. Moro em Fortaleza e aqui não tem nenhum salão especializado em cachos, em todos que vou tentam me “empurrar” algum processo inovador para alisar (recuso todos) e por isso desisti de tratar em salão e trato em casa com as dicas do Cacheia… Porém quando vou a lojas de cosméticos e afins tenho a impressão que as vendedoras não tem capacidade de avaliar minha fibra capilar e também me oferecem qualquer produto para cabelos cacheados.. Ahhh e pra finalizar não me sinto preparada para o BC, meu cabelo sempre foi grande, era abaixo da cintura (enorme meeesmo), de 2 em 2 meses corto as pontas e assim já esta na altura do ombro… Mas BC me assusta!!! Enfim tudo me deixa triste… Quero muito a ajuda de vocês. Bjus!

Oi Camila! Infelizmente não podemos acreditar em cabeleireiros e nas vendedoras de loja de cosméticos. Elas vão tentar te vender qualquer coisa. Que tal você acompanhar dicas aqui no Cacheia e nos grupos no facebook ( https://www.facebook.com/groups/487145284650001/) para saber o que comprar? Internet é a melhor aliada nessas horas. Beijos e segura firme!

Oi Camila também moro em Fortaleza, já vi um salão lá no centro que parece ser especializado em afro, pode ser uma boa, é ali depois da praça coração de Jesus, depois daquele mercantil. Também comecei a transição agora estou com 3 meses, e decidi voltar a ter meus cachos.

Olá, estou em transição mais ou menos 1 ano, a franja não cresce de jeito nenhum, olha que não faço nem escova nem prancha, #chateada
e gostaria de parabenizar o blog cacheia, tem me ajudado muito nessa fase… Bjs

Muito obrigada pela dica :D

olá, estou sem química a mais ou menos seis meses, quando vejo meus cachinhos voltando é muito bom, pena que falta muito para acabar a química toda do cabelo, e eu não tenho coragem de cortar.

Vá cortando aos poucos Nayara, não precisa ser tudo de uma vez!

Olá, meninas!

Primeiramente, muito obrigada pela dedicação de vocês! As dicas e boa vontade têm mudado a vida de muitas meninas que ocmo eu, reencontraram sua real identidade e sentiram um alívio em poder viver sem e “disfarce do cabelo liso”.

Comecei minha transição em março deste ano de 2014. Mês passado (agosto) fui a um salão específico de cachos, cortei boa parte da parte lisa (mais de 10 dedos) e passei a tratar os cachos da raiz. Já estava com mais de 6 dedos em cachos (isso em estica-los). No último sábado, foi a festa do meu aniversário e decidi fazer escova no salão, pois ainda está muito difícil de arrumar com metade liso. Avisei a cabeleireira que eu estava em transicão. O cabelo ficou bonito até, apesar de eu estranhar ele tão liso.
Acontece que na segunda quando lavei meu cabelo estava praticamente todo liso e cheirando a queimado. Não sei o que houve, porque eu não senti cheiro de progressiva (caso a escova dela estivesse suja de produto). Ela não passou chapinha tambpem (eu mesma passei a minha chapinha em casa). Parece que eu retornei ao 2º mês de transição, tem fios totalmente lisos, outros com uma onda apenas no começo do fio na raiz e pouquíssimos chacheados como antes. Comprei um anti residuos e passei ontem pra ver o que acontecia, depois hidratei e estimulei os cachos…mas nada.

Vcs já viram isso?Será que meu cabelo alisou porque ainda sofre com o trauma de ter sido alisado por mais de 15 anos?Ou ela alisou mesmo, passou algo?
Estou desesperada e muito chateada!Parece que foi pro zero na transição (já planeja fazer o big chop em Dezembro até).

Conto com vcs!
Valeu, amores!!!
Beijão!

Oi Luma. Química não é assim, não tem como a cabeleireira ter passado e você não ter sentido cheiro, ardência ou qualquer coisa do tipo. Mas recomendo que você volte lá e pergunte o que ela utilizou. Você pode processar o salão por ter feito isso. Caso contrário, a escova só esticou seus cachos frágeis e eles voltaram a esticar. Por isso é horrível acostumar o cabelo com escova. Vá tentando fazer texturizações para eles voltarem! Beijos

Olá meninas :)
É tão bom encontrar um grupo de pessoas que estão passando a mesma coisa que a gente (Me sinto amparada *.* rs)
Enfim, minha história de transição passou por uma 1ª tentativa, uma vez sem sucesso, no primeiro sofrimento fui lá e da-le progressiva.
Ano passado eu casei e alguns meses depois engravidei, como todo mundo sabe esse período é marcado pelo “celibato” da quimica, rs, nunca me vi com tanta vontade
deixar o meu pretinho crescer, a gravidez e a amamentação foram determinante na minha decisão, afinal querendo ou não eu teria que me abdicar dos processos químicos!
Já faz 1 ano e 6 meses que não faço nadica de nada no meu cabelo, apenas o escovo e prancho pq sou repórter e minha profissão exige que eu esteja extremamente alinhada. Meu cabelo como o da maioria das pessoas que optaram por deixar crescer aparando as pontas, está com duas texturas e a parte cacheada está no comprimento do ombro, estou super orgulhosa de mim, rsrs. Agora em dezembro vou cortar toda a parte alisada e me libertar de vez da escravidão do alisamento!
Força pra todos nós…
E viva os cachinhos!

Beijnhooo! :)

Oi Stéfany! Que linda :’)
Manda fotos pra gente com seu bebê depois! Força na transição querida!
Beijos!

Olá meninas! meu cabelo ele bem estranho des que eu parei de usar
progressiva faz uns 9 mês pois eu amo meus cachos só que é muito difícil de cuidar na frente, ele ficou liso nas pontas e ena raiz ficou ondulado já o resto do cabelo tá voltando ficar normal , já fiz tanta coisa para ver se na frente fica igual o resto do cabelo, e só fico com a frente pra trás prendido com um predendor. O quê eu devo fazer para ele voltar ao normal ?? Me ajude !

tenho 15 anos e faço progressiva desde os 7 anos , já tem muito tempo que eu falo que me arrependo de ter alisado mas nunca passou pela minha cabeça fazer a transição capilar, mas por meu cabelo crescer muito rápido eu tenho que fazer a progressiva de dois em dois meses, por já ter quase dois meses que fiz minha raiz já está cacheando, esse tempo tenho pensado bastante em passar pela transição, tenho tentado manter meu pensamento no resultado final pois sei que no processo ele nao vai ficar “lá essas coisas”, minha mae, meu pai e meu irmão dão total apoio mas tenho receio de como vai ser pra frequentar a escola, pois tenho receio do que as pessoas possam falar.

Todo o meu processo de transição começou lá em meados de 2011, quando parei de fazer chapinha no cabelo e assumi os cachos de vez, porém fazia permanente afro. Resolvi parar com o permanente e agora estou passando por outra transição hahaha .. já cortei um bocado do cabelo alisado e agora MUITA paciência pra esperar ele crescer mais um tiquinho e ir cortando aos poucos.
Acho que a melhor dica é paciência sempre, além de contar com o apoio dos amigos e familiares!

Meu Mundinho de Sofia

Olá meninas!
Eu estava cansada do meu cabelo super espigado! Fazia relaxamento com guanidina desde muito nova, acho que desde 2001. E em 2012 comecei a fazer progressiva. Depois de uns tempos nunca tinha visto meu cabelo quebrar tantoooo O_o!! Era cabelo meu pra tudo quanto é lado da casa. E além disso eu já estava cansada de fazer chapinha todo domingo, se não fizesse o cabelo ficava horrível, totalmente sem definição.
Mas estou com força que vou conseguir deixa-lo lindo e natural! Estou com apenas 2 meses de transição e estou sobrevivendo graças as texturizações (Milagrosas)..rsrs e graças ao apoio de todas vocês cacheadas!

Beijoos a todas! Muita força!

Força pra você Emily! É libertador sair da química e ver o cabelo saudável e natural. Não vai se arrepender! Beijos e continue acompanhando nossas dicas! <3

Olá meninas! Fiquei muito feliz de encontrar o Cacheia, na hora certa do meu “drama” da transição. Estou nessa aventura há quase um ano e resolvi cortar a juba essa semana. Pra mim, que sempre usei cabelo muito longo, olhar pra ele nos ombros agora é estranho, mas necessário pra voltar aos meus adoráveis cachinhos que não vejo a tantos anos!!!! Já até me esqueci de como eles eram!! Mesmo assim agora, depois da tesoura, pelo menos 2/3 do meu cabelo já é natural! Obrigada por me passar força pra aceitar e voltar a cachear!!!! Beijos!

Oi Bárbara! Ficamos muito satisfeitas e felizes de ter te ajudado! E o curtinho é bom, pode ter certeza que um dia você vai sentir falta! Beijos

Oi gente eu amei o blog de vcs………… to em transição a 1 ano e 2 messes so que .. não me informaram que se eu desse ferro no cabelo ele ia alisar… e adivinha .. to entrando em transição de novo.. ;(

Dar ferro? Como assim Gabi?

é tipo chapinha so que ele é “esquentado” no fogo mesmo.

Meu nome é Rafaella tenho 16 anos , quando eu tinha 14 comecei a passar tinta,fazer chapinha e cortar o cabelo(isso tudo em casa)então no final do ano passado eu fiz progressiva,e depois no começo desse ano fiz a progressiva e o relaxamento,depois parei de passar química quer dizer esses tempos eu tive que pintar meu cabelo porque estava muito quebrado e seco e eu não sabia o que fazer,agora meu cabelo ta voltando aos poucos mais fico muito incomodada porque quando eu não faço chapinha ele fica muito volumoso em cima e as pontas todas lisas,será que já ta na hora de fazer o bc?to morrendo de vontade de tirar toda essa química que ficou!

Oi Rafaella! Pode ser a hora do BC sim! Mas faça quando você estiver preparada :)

Olá
ano passado resolvi abandonar as progressivas em maio, não foi tão complicado pois em agosto fui morar em Vancouver, Canadá, e por lá ninguem repara em você, e eu vivia de gorro, ou cabelo preso.
Voltei em fevereiro desse ano decidida, morrendo de vontade de ter meus cachos de volta. Porem, eu engravidei, depois perdi e entrei em depressão. Fui cortar o cabelo e avisei: estou deixando enrolar novamente, então faça um corte certo. Mas o corte ficou horrível, e eu que já estava em depressão, me senti pior ainda. Acabei fazendo a plástica dos fios em março ou abril.
Desde então nao fiz mais, cortei o meu cabelo em outro lugar, mais curto dá menos trabalho pra cuidar.
Agora que começou o meu dilema, porque em agosto fui contratada e eu tenho que estar impecável, tanto cabelo quanto maquiagem.
Eu faço academia de segunda a sábado antes de ir trabalhar, pois entro no trabalho as 2h da tarde e saio as 9 da noite, então eu preciso lavar o meu cabelo todos os dias antes de ir trabalhar, porque transpiro demais, mas eu nao posso trabalhar com o meu cabelo como é, então eu faço escova todos os dias nele, quando não, faço babyliss com aquele MODELADOR DE CACHOS HAIR STYLER CONAIR, e a escova eu seco mais ou menos com o secador, potencia baixa e finalizo com a escova rotativa da conair também.
Tenho seguido o cronograma capilar mas sem alteração, não sei se teria que mudar alguma coisa e nem saberia como. Está dificil malhar com esse cabelo e muito cansativo fazer escova todos os dias, ( domingo dou uma folga). Realmente eu não sei o que fazer, minha chefe mesmo falou delicadamente que o liso ficaria melhor e mais facil para mim, meu namorado prefere o liso também.
Eu quero orientações que possam me ajudar com a academia ( durante e pós) e para trabalhar. Ele esta com um corte onde a parte de traz é menor, então não dá para prender tudo. Me sugeriram fazer a permanente ou alisar. Não sei o que fazer, quero os cachos de volta, mas a minha rotina está dificultando demais a fase de transição. Me ajudem, por favor.

Oi Lívia, tudo bem?

Poxa, complicadíssimo a sua situação. Faremos um post aqui sobre academia, mas realmente é ideal (no seu caso) lavar o cabelo todos os dias. Não se deixe levar pelo trabalho. Se te demitirem por causa do seu cabelo, é motivo para entrar na justiça por justa causa. Não existe essa de cabelo liso ser mais “apresentável”. Você pode usar presilhas, fazer penteados diferentes e infelizmente o que você tem a fazer é esperar crescer. Fazendo escova todos os dias é complicado, isso interfere no crescimento. Tente deixar de lado uma semana e invista em texturizações! http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/

beijos querida!

obrigada

Mais uma aderindo á transição aqui \o/

8 anos de cabelos alisados, amo minha franjinha TT_TT mas quero meu cabelo com cachinhos de novo :3
Fiz minha raiz a dois meses, mas como sempre o trabalho e a faculdade não me dão tempo de ir no salão queimar a cabeça fazendo cauterizações e meu cabelo fica fraco e quebra…

Lá vamos nós pra transição #gogogo

Vamos juntas de cachinhos, Luna!

Oi meninas. Estou em transição há quatro meses e meio. Claro, não é nem um pouco fácil. Estou fazendo cachinhos com chapinha fininha na parte que tem química e deixando a natural bem natural. Tem dias que fica incrível e tem dias que está uma porcaria que as vezes dá vontade de desistir. Mas percebi que isso é muito coisa da minha cabeça, porque desde que eu parei de retocar a progressiva e cachear a parte que está lisa, meus amigos, família e namorado adoraram e acham até que estou bem mais bonita. O que eleva meu ego, claaroo , e me ajuda a continuar com a transição. A única coisa que tem me incomodado e me preocupando é que percebi que na franja e na parte de trás do cabelo estão crescendo cachos do tipo 3c e no meio (laterais) parece 2c, ou seja, muito diferentes. Alguma de vcs passou por isso?

Oi Nat! Todas nós passamos por isso! Chama-se duas texturas e é totalmente normal. Depois de tanta chapinha e tanta química, o cabelo ainda precisa se descobrir. Aos poucos ele vai voltando ao normal. Beijos!

Estou desanimada cabelos cacheados embaixo e liso por cima fiz corte,hidratação com bepantol e nada esta horrível.

Oi Márcia! Já tentou fazer uma reconstrução? Ajuda muitas vezes!

Oii, estou em transição há uns 3 meses mais ou menos.. hoje tinha decidido voltar a alisar justamente por estar detestando meu cabelo e milagrosamente vi este post, rs… Ele está metade química, metade cacho… E isso me chateia muito sabe? Já perdi a conta de quantas vezes chorei porque era algo que me afetava. Eu e minha irmã começamos a transição juntas e a química do cabelo dela sair quase que por completo e comigo o processo tá sendo MUITO mais demorado. Fazer o BC pra mim não é opção, pois tenho pavor só de pensar no tamanho em que ele vai ficar… Estou desanimada, chateada e com muita raiva, rsrs
Enfim, vi esse post e decidi ter um pouco mais de paciência, uma hora meu hair vai largar a química, rs.

Oi Késia! Cada corpo reage de uma forma, talvez o seu problema de crescimento seja hormonal ou psicológico. De qualquer forma, espera um pouquinho, vai valer a pena <3

Estou sofrendo na transição por falta de coragem de terminar de fazer meu BC! Comecei cortando a parte de baixo que é a parte maior que está toda cacheada, Mas não tenho coragem de cortar em cima por está menor do que embaixo, então sempre, todos os dias uso o mesmo penteado,parte de cima que ainda tá lisa presa e parte de baixo solta,não aguento mais mas também não crio coragem de terminar :(

Oi Jaqueline! Vá prendendo os cachos, invista em penteados e vá aguardando crescer. Quando estiver pronta, corte! Não faça nada por impulso. Beijos!

Oi gente, estou em transição capilar a 10 meses e meu cabelo esta metade cacho metade química. Descobri que não sabia nada sobre meu verdadeiro cabelo, e cada dia tem sido um aprendizado; nessa fase quem me dá muita força na transição é meu esposo que fala que eu to linda mesmo quando estou parecendo uma espiga de milho. Estou super ansiosa para cortar meu cabelo só estou esperando ele crescer mais um pouco. Força meninas, persistir e não desistir sempre.

Força Isabel, conte com a gente!

Ola, tudo bem. gostaria da ajuda de vcs do cacheia. Minha última química foi em dezembro de 2013. A partir de lá não fiz mais nenhuma química , apenas escova ou chapinha nos fins de semana. Bem estava tudo ok ( OK nada , meu cabelo tava horroroso, com um frizz incontrolável e nem chapinha abaixava ele.. Pq a q eu tenho n esquenta muito) eu estava andando com ele preso praticamente. Porém teve o baile de gala do meu namorado, que é militar.e era em outra cidade. Se alguem disser que iria com o cabelo em transição é hipocrisia! Então fui no salão e fiz escova e prancha normal. Mas como meu cabelo é fino acabou alisando algumas partes( já estavam crescendo umas partes mais lisas do q outras). Por fim agora estou com um monte de texturas diferentes pq o cabelo esta crescendo. Queria ajuda p saber se o q foi alisado c a chapinha volta ao normal. Estou quase apelando para a progressiva novamente.

Oi Larissa! Os fios que estão nascendo são bastante frágeis, portanto ao fazer escova, eles perdem definição. Seu cabelo vai ficar com duas (ou mais texturas) após a transição sim, mas você pode minimizar isso tratando do cabelo regularmente.

Temos várias dicas aqui no blog!
Beijos!

Oi!
No próximo mês (novembro), fará um ano que estou em transição e cortarei boa parte da parte alisada do meu cabelo! Eeeeeeee :3
Como sobrevivi: foi tenso, pois minha raiz é muito volumosa e muito frizzada. Usei (e uso) uma tiara com uma trança lateral uma boa parte do tempo (usando ocasionalmente rabo de cavalo) e nessa semana (sábado, para ser mais exata) iniciei o low poo. Estou usando Johnson’s cheirinho prolongado e a linha SOU hidratação protetora (condicionador e máscara de tratamento).
Meu namorado me ajuda dizendo que sou linda mesmo com o cabelo metade liso e metade com cachos entre 3c e 4a (o cabelo tá meio confuso ainda xD) e já deve estar cansado de me ouvir falar de cabelo e low poo :3
Alisei meu cabelo por um bom tempo, por não aceitação, por pentear mais fácil, por ser mais bonito… Hoje em dia amo lavar meu cabelo e ver os cachinhos crescendo, me apaixonei pela hidratação com maizena e, apesar do trabalho que dá, estou aprendendo a amar minha juba do jeito que ela é. Mal posso esperar para cortar :3
Dizem que resseca quando corta toda a parte lisa, mas vamos lá, rumo aos cachos \o/
Boa sorte para as meninas que estão no mesmo caminho da transição :*

Obrigada pelas dicas Luana!! <3

Eu fazia relaxamento com guanidina. Depois fui pras progressivas (me arrependi muito). Depois voltei pra guanidina… imaginem como meu cabelo ficou! Com a guanidina, por incrível que pareça, não ficava muito detonado (como ficou com as progressivas). Meu cabelo nunca foi muito fácil de alisar, então, quando resolvi parar de usar químicas, não estranhei muito a diferença de textura, porque meu cabelo praticamente não estava mais liso. Mas isso foi agora, com a guanidina. Antes disso, como já comentei aqui em algum post, e tinha feito uma progressiva da marca Cadiveu, e foi o primeiro procedimento que alisou meus cabelos de forma chapada, esticada. Como falei, fiquei mais de 1 ano pra voltar ao normal. Perdi cabelo, cortei um pouco. Tive problemas de saúde como consequência da escova. Tempos depois, voltei pra guanidina, que eu sempre usei antes de surgir essa “maldição” chamada progressiva.
Como eu já falei aqui, meu cabelo não alisa com facilidade (tirando quando foi com a Cadiveu). Eu aplicava a guanidina na raiz + uns 4 dedos, com a falsa impressão de que estava “domando” os fios. Mas o que é raiz vira comprimento, e aí chega uma hora em que o cabelo inteiro tem química. Eu resolvi parar não porque estava alisando, mas porque estava estragando muito os meus fios e deixando com uma cor “queimada”. Mas essa “parada” foi por pouco tempo. Logo voltei a usar, e logo meus fios começaram a reclamar.
A gente sabe que, quando faz em casa, perde um pouco a noção. E na neura de fazer um trabalho “perfeito”, acaba aplicando mais vezes do que o recomendado, e com um intervalo muito curto entre as químicas. Resultado: cabelo caindo, aspecto horroroso, poroso, quebradiço. Só fui reparar o quanto estavam feios quando fui a uma loja experimentar uma roupa, e o espelho era bem nítido. Fiquei olhando pro meu cabelo e reparei o quanto tinha estragado o bichinho. Mas aí é que mora o perigo. Em vez de parar com a química, não sei por quê, a gente acaba querendo passar mais, porque acha que tá feio porque a química foi mal aplicada. Aí fica cada vez mais horrendo, e então partimos pra escova, que é mais prática. Passei a escovar, mas sem progressiva. Só secador e prancha. E como não queria lavar e escovar tudo de novo (porque eu fazia sozinha), eu pranchava no dia seguinte, por cima do já pranchado. Cabelo pedindo socorro.
Mas mesmo com todos esses danos, meu cabelo nunca ficou com o aspecto alisado/esticado indesejável típico da guanidina. É claro que os cachos não eram perfeitos, nem tinham elasticidade ou brilho. Então, está sendo menos difícil passar pela transição, embora eles ainda estejam danificados. Mas o bom é que não vou sucumbir ao desejo de colocar novas químicas no meu cabelo, porque descobri que estou grávida. E desde então não faço mais nenhum alisamento, escova ou relaxamento. Só fiz no início da gravidez, porque eu não sabia que estava. Então, minha motivação a manter os cachos naturais (os que estão ressurgindo são lindos, fininhos e muito macios) é o bebê… rsrsrsrs. Veio em boa hora pra eu tomar vergonha na cara e parar de esculhambar com meu fios. Dá trabalho? MUITO. Tem dias em que eu não tenho saco nem paciência pra tratar, ou sequer passar um leave-in. Mas nada como ver meu cabelo como eu já não via há muitos anos. E tá tão bom me manter assim, que eu acho que não vou voltar à química tão cedo. Mas nada é absoluto na vida de uma mulher, né? Rssrsrsrsrs.

Responder

KATHIELLY PAES LANDIM COSTA

Olá meninas,
Estou na fase de transição também.. qualquer dia com mais tempo conto toda minha história pra vcs (é bastaaante longa haha)
Nesse último final de semana fiz uma hidratação ácida no meu cabelo (Clorofila), e umas luzes para dar uma iluminada .. e acabei cortando na metade para tirar todas as pontas lisas que continham resíduos de selagens e progressivas.. gostei bastante do resultado.. agora é continuar na expectativa de alcançar meus cachos perfeitos de volta!

Progressiva nunca mais :D

Hidratação ácida? Conta mais pra gente!

Olá garotas!
Preciso de uma ajudinha! (Ou melhor, ajudona pelo tamanho do texto rs)
Meu cabelo sempre foi bem enroladinho (cachos tamanho médio), porém ele só enrolava a partir de uns 4 ou 5 dedos da minha raiz, ou seja, minha raiz é lisa. Durante uns 4 anos eu fiz luzes e pintei e confesso que nunca tive muito cuidado em fazer hidratações e tudo mais (era muito nova, sem muita noção e principalmente, sem dinheiro). Com o tempo, a química e a chapinha o meu cabelo foi perdendo os cachos, ficando somente ondulado, até que fui em um salão e me propuseram fazer um Botox e uma tal de “hidratação” francesa, os dois somente para hidratar, me garantindo que não ia alisar. Pois bem, fiz os dois tratamentos confiando no profissional e o resultado foi justamente o que eu não queria, meu cabelo perdeu TOTALMENTE os cachos, ele ficou somente armado, mas sem definição alguma. Faz mais de um ano que eu não faço químicas de alisamento (as que eu citei acima) e quase um ano que eu não faço tintura nem descoloração e, sinceramente, não sei se vou conseguir voltar a ter o cabelo enrolado :( Estou mantendo ele com a chapinha pq quando eu resolvo deixar ele natural só recebo criticas :( Somente agora estou começando a ver algumas ondulações, mas apenas na minha nuca e até a metade do fio. O restante do cabelo continua feio, armado, esticado, sem definição. Todos os profissionais que eu consulto dizem que o meu cabelo não vai cachear mais por conta da minha raiz lisa e eu estou quase caindo na tentação da progressiva DD: Desculpem o texto enorme, mas não sei a quem recorrer mais :( O que vocês acham? Será que existe a possibilidade dele voltar a enrolar? O que eu posso fazer pra ajudar neste processo?

Oi Daniela!

Seu cabelo vai voltar a enrolar sim, mas você precisa urgentemente aposentar a chapinha. Críticas todas nós recebemos, mas você não pode deixar se levar por isso (se é o que você realmente quer). Vá seguindo as receitas que postamos aqui no blog e se precisar de qualquer ajuda, pode contar com a gente.

Beijos!

Sabe quando a gente tá acostumada a ficar muito tempo fazendo químicas e químicas nós perdemos a noção do que são cachos e o quão bonito eles podem ser. Acho que isso meio que é culpa nossa, que achamos as tais químicas as melhores coisas do mundo porque simplesmente nunca tentamos cuidar dos cachos direito – e do resto da população que insiste em dizer que cabelo chapado estilo quase careca porque aplicou química demais é lindo.
Meu cabelo, até meus doze anos, sempre foi beeem cacheadão e batia lindamente perto do cox. Era um amor, mas minha mãe e minha avó que cuidavam dele – porque a senhorita aqui não conseguia, pelo menos até os sete anos – sempre amarravam o maldito em uma trança que me fazia chorar de raiva e ódio porque eu achava que era coisa de jeca, de gente sem “estilo”, preguiçosa e mais sei lá o que já que, além do cabelo “ruim” eu ainda era um ser vivo rechonchudo de monocelha – ô os traumas das piadas que não eram pra ser ouvidas quando eu passava.
Beleza. Resolvi começar a fazer vinte e seis mil tratamentos e fiquei muito feliz em um dia que voltei do salão e um garoto que até hoje não sei quem é perguntou qual era meu nome, dizendo que eu estava muito bonita. Claro que na minha cabeça fez todo sentido e foi uma maravilha porque fez todo sentido “Ter o cabelo liso vai mudar minha vida porque todos vão gostar de mim”.
Coisa de guria babaca. Eu sei.
Logo, desde os doze, não abandonei mais a chapinha e os tratamentos. Sempre gostei muito dos elogios que comecei a ganhar com o cabelo liso, sobrancelhas feitas e corpo com curvas não tão salientes, mas algo ultimamente veio mudando minha opinião – principalmente por entrar no ensino médio.
Eu percebi o quão pequeno meu mundo era e ainda é. Acreditava que com o cabelo liso eu seria bem aceita, faria sucesso com “os zomi” e me tornaria o novo símbolo sexual do Brasil e, logo depois, do mundo. Achava que isso era ser a top da balada e tal, mas aí conheci algumas garotas de bonitos cachos, face de anjo e um intelecto de dar inveja em qualquer ser vivo – não que eu me ache burra, mas me sentia mal porque os outros só se aproximavam para pedir ajuda em matemática pra guriagordadamonocelhacomcaradenerd.
Percebi o quanto essas gurias eram felizes sendo elas mesmas. Tinham seus cachos bagunçados, um garoto legal, conseguiam ser elas mesmas, estudavam e conseguiam realizar seus sonhos e desejos mais profundos e eu, de cabelo quebradochapadoamaldiçoado, maquiagem quase criando vida própria e atual magreza extrema estava lá, jogada pelos cantos igual cadáver de barata.
Aí eu pensei “Velho… Por que eu tô seguindo essas tendências malditas? Se eu tentasse lembrar o meu verdadeiro eu seria algo ruim?” e fiquei malocando entre os corredores da minha mente desde março, tanto que esqueci que deveria ter vida social e meio que em decorrência disso não me adaptei ao colégio que será minha morada matinal nos próximos dois anos.
Acabou que, nesse “Volta para minha origem” eu achei esse site, lindão, me fazendo tomar coragem para voltar para a origem dos meus fios que eu sempre achei feios, mas nunca ergui a mão para cuidar. Fiz química mês passado e hoje mesmo vou tirar uma foto para mostrar a tal da transição que pretendo fazer durar uns cinco anos – adeus cabelo quebradochapadoamaldiçoado e olá lindos e selvagens cabelos estilo Lorde.
Agradeço de coração o site e a dona. Estão me ajudando nessa nova fase louca.

Oi, meninas! Adorei o post.
Impressionado com a coragem da Gisele Lima de ter raspado.
Vocês tem alguma foto dela mais recente, para ver como estão nascendo os cachinhos dela?

Oi Alice! Não temos, mas pode procurar no face que você acha!
Beijos

Gente, porque é tao difícil? Estou em transição e a principio conseguia manter o meu cabelo com a chapinha, mas agora, mesmo depois da chapinha parece que estou com um capacete na cabeça. :'(

Oi Clara!
Siga alguma das outras dicas para sobreviver à transição, chapinha uma hora pode acabar com o seu cabelo.
Beijos!

Olá meninas …
Tenho muitas dúvidas como todas
Tenho 29 anos faço química a mais de 10 anos ja fiz relaxamento e de 2 anos pra cá só progressiva porém nos ultimos 8 meses não dura mais então o intervalo era 4 meses passou para 3 … 2 meses e agora 1 mês não há cabelo q aguenta neh …. tb to cheia de tudo sabe parece q a crise dos 30 realmente existe … faz 2 meses q fiz a progressiva e resolvi química não tão cedo …. Não posso dizer nunca neh mas quero meu cabelo sim quero parar de ser escrava das químicas escovas e chapinha
Toda dia pra mim é bem vinda
Sou bartender de uma balada de sp famosa
Socorro!!!!!!

Oi Cristina!
Siga algumas das nossas dicas acima e faça muitas hidratações. Temos várias receitas aqui no blog, muitas delas nem utilizam produtos :)
Boa sorte com a transição :)

Cacheia, Socorroooooo!!!
Fiz progressiva durante uns 2 anos e meio por pressão, pois amava meus cachinhos (tds queriam pegar, diziam q parecia de anjo), mas minha mãe e umas amigas diziam que dava muito trabalho (e dava msm, pq não sabia cuidar) e que liso era melhor. Daí eu caí na ilusão da progressiva. mas como disse outra leitora daqui, eu odiava ficar o dia inteiro no salão ouvindo fofoca, lavando, alisando, secado, puxando, escovando e lavando de novo meu cabelo, chegava em casa exausta, sem querer voltar nunca mais, e o pior é que com 1 mes a raiz começava a crescer e ficava horrivel, tinha que apelar p chapinha ajeitar a raiz. Mas desde março desse ano entrei em transição, mas ta mto difícil, meu cabelo tá muito, muito feio, com 8 cm de raiz bem enroladinha e sem definição, com varia texturas e o resto liso, nenhum penteado fica bonito, a parte lisa não texturiza de jeito nenhum e a cacheada não pega mais chapinha, não quero mais nem sair de casa. Tenho muito medo de cortar curto. O que eu faço, por favor?

Oi Tatiane! Não tem jeito mesmo, só cortando. Talvez você cortando repicado ou aos poucos, te ajude um pouco a vencer o medo do curtinho. Tenta seguir o cronograma também! http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
Beijos!

Muito obrigado por as dicas Ana. Eu sigo o cronograma a um bom tempo.
Parabéns pelo Cacheia, é uma benção na vida das cacheadas.
bjos

Obrigada Tati! Qualquer coisa que precisar estamos aqui!

Comecei minha transição capilar a um mês…ja meti a tesoura nele, mas mesmo assim ainda tem química. Estou adorando ver meus cachos, mas na parte com química….so jezuis! Fora que esse padrão todo de beleza ( cabelo liso é bonito sim, nada contra) o povo num aceita os cachos numa boa, tem que zoar, satirizar…confesso que muitas vezes da vontade de tacar chapinha nele..mas a vontade de voltar a ser cacheada é maior que qualquer brincadeira sem graça! Viva a liberdade capilar!! bora mostrar ao mundo que o cacheado e crespo é tão lindo e tão sexy quanto um lisão de novela. Meninas amo o blog de vc e os cachos – nem se fala! – Sucesso!
Um beijo e um xero!

Olá,
Estou começando a conhecer meus cachos, usei química desde muito nova (9 anos) . Há dois meses em transição já estou preocupada pois não faço ideia de como vai vai ficar meu cabelo natural. Minha pergunta é: Os fios ficam muito diferentes dos de fios antes da química? vejo algumas fotos de quando era criança e gosto deles. mas tenho minhas dúvidas se voltará como era.

Oi Clediani! Então, os cachos mudam de acordo com mudanças hormonais e psicológicas. A química não tem esse poder de alterar os cachos que vão nascer. Mas pode ter certeza que vão mudar um pouquinho sim, principalmente porque você faz desde antes da adolescência.

Beijos!

Ana, tenho uma duvida… fiz escova definitiva 2 vezes, sera que meus cachos nao vao mais crescer naturais? pretendo fazer a transiçao quando a raiz começar a crescer. Obrigada desde ja.

Oi Ananda! Vão crescer naturais sim, não se preocupe! :)

Responder

Evellyn Fernandes Venancino Salina

Oi meninas!! Amei o texto!! Decidi voltar para os meus cachinhos!!! Começo o tratamento ainda essa semana! Vou precisar muitoo da ajuda de vocês! Beijos

Fico tão feliz em saber que estamos te ajudado. E parabéns pela linda atitude!

Volte sempre, beijos!

Que bom q vc decidiu,tbm estou em transicao, a 4meses,ja estou lok pra fazer o bc.
Aki vai ser.dificil,principalment pq as pessoas t julgam e ate chegam a achar q vc esta sem dinheiro,mas meu bem em terra de cabelo liso, quem tem cabelo cacheado e rainha rsrsrsrs
Tamo juntas nessa bjos

“Deixa que digam
Que pensem, que falem
Deixa isso prá lá
Vem pra cá
O que é que tem?”

;)

Estava a 8meses em transição. Esta semana resolvi fazer botox nos cabelos para soltar os cachos.resultado .o botox alisou demais meus cabelos.me ajudem.estou desesperada.sera que sapo o anti resíduo tira o efeito do botox?

Oi Tatiana,
Botóx também é química! http://cacheia.com/2014/11/relaxamento-e-permanente-tambem-sao-quimicos/
Você vai ter que entrar em transição de novo querida… Cuidado ao fazer qualquer tratamento em salão.

Beijos!

Olá,
Estou em transição mas ultimamente tenho pensado em desistir da ideia de ser uma cacheada. Uso química desde 11 anos e atualmente tenho 18 e não consigo me imaginar de cabelos cacheados, isso tudo tem mexido muito comigo e chego até a chorar e passar mal, fico vendo inspirações mas parece que piora porque todas as pessoas que vejo combina com o cacheado e olho pra mim e penso logo no liso. O que posso fazer pra lidar com isso? É normal?

Oi Fabiana!
É uma decisão pessoal. Talvez você não se imagine de cabelo cacheado porque faz química desde os onze anos. Mas não existe isso de não combinar com seu cabelo natural!! Aliás, a gente não “combina” com cabelo nenhum. Cabelo é nosso, e não um acessório.

Beijos!

[…] causado pelo shampoo (pré poo) O que tem no borrifador? Receitas e dicas para cabelos cacheados Como sobreviver à transição capilar 10 receitas incríveis para cabelos cacheados com apenas dois ingredientes Resenha: Tônico de […]

Oiiii,Eu sou a manu e amei o blog!!
To em transição. Não entendo muito desse mundo ainda,mas vou tentar.
Cansei de fazer escova disso e daqui.
Um dia não deu tempo de eu escovar o cabelo e tive de sair com o cabelo molhado mesmo, achei muito estranho ,prq nnca ninguem tinha me visto sem escova…
porém, desde que a minha cabeleireira tinha ido embora a 1 ano ,eu resolvi eu mesma cuidar do meu cabelo e percebi resultado posistivos, pois ele não estava sendo mais tão agredido por quimica.Passei eu mesma fazer só a raiz do meu cabelo.
E quando tive encher de creme,amassar até umas horas ,pra ele ficar arrumado, o povo gostou ,e falou pra eu continuar,então, estou aqui, sem escova…
Tem dia que acho ele muito estranho, mas essa semana comprei um crem pra definir cachos , que vamos ver o que vai dar.
Muitas dicas de hidratações estou pegando aqui!!
Obrigada por me ajudarem com as postagens kkkk…… tomara que ele cachei logo!!
bjux

Oi Manu! Foi assim comigo também! É sempre bom receber apoio de volta, mas melhor ainda é se sentir bem consigo mesma!
Talvez esse post te ajude um pouco, da uma olhada http://cacheia.com/2013/12/transicao-capilar-o-que-e/

Beijos!

Oii Ana,

Gostaria de dar uma sugestão importante para o blog.
Como nos cacheadas em transição precisamos fazer o big chop e cortar as madeixas, muito cablo é desperdiçado, jogado no lixo.
Então gostaria que voces contribuíssem para a campanha de doar o cabelo cortado para as pessoas com cancer. É uma atitude bem legal, que ajuda a gente e as outras pessoas.
Agradeço desde já.
bjossss

Oi, Tatiane!
Sim, achamos bem bacana essa atitude e sempre apoiamos em nossa página no Facebook, mas você nos deu uma boa ideia, qualquer dia escrevemos sobre essa iniciativa por aqui :)

Um beijo!

Muito obrigado.
bjos

Gente, alguém me explica que site é esse? Tô amando as dicas!!! Estou em transição tem uns 1 ano e 6 meses, passei por uma cabeleireira digamos que “sacana”, ela sabia que meu cabelo tinha uma determinada química de alisamento e passou outra que não podia. Resultado: Couro cabeludo queimado, muita perda de cabelo, e pontos carecas. Sofri, chorei e decidi reaver os meus cachos. Encontrei uma cabeleireira que me ajudou muito com hidratações e escovas sem formol (sai conforme vai lavando) a fim de disfarçar a transição. Dava certo no período de outono e inverno, quando chegava o verão fica impossível, o calor acabava com o disfarce rsrsrs. Fiz uns cortes que ajudaram bastante .Agora o meu cabelo está quase lá, mas ainda não estou 100% feliz.
Vou botar em prática as dicas já, já!

Faz 8 anos agora em dez q eu aliso meu cabelo…meu cabelo sempre foi daqueles com volume IMENSO e nem tantos cachos assim =/ só a farofa msm rsrs. Morria de vergonha das minhas fotos de criança pq era aquela selva. Minha adolescencia foi de cabelo preso o tempo todo e quando eu fiz 15 alisei. Já comecei com definitiva…meu cabelo depois foi ficando fraco, quebrando horrores, caindo muito. Troquei de amônia p guanidina acreditando em mil papos de cabeleleiros. O resultado desses 8 anos de mto cabelo quebrado, quedas, chapinha na raiz q tá crescendo e tal, foi que agora meu cabelo tá SUPER MEGA RALO! Além de pontas super secas e parecendo uma vassora e todo aquele drama e insatisfação. Faz 1 ano q já botei na cabeça q qro fazer o “teste” de ver como é q fica se voltar ao natural…meus pais me apoiam, minha irmã mais velha viciada-por-química super me põe p baixo dizendo q vai ficar ridículo :/ Mas já tomei minha decisão e se der certo, amém! rsrs Agora em dezembro alisei pela última vez (assim espero) pq tô me formando e não ia conseguir tirar fotos de formatura, formatura em si com cabelo em transição. Maaas agora vô mergulhar de vez na transição e sofrer os males p depois sorrir!
Já tô buscando todas as informações possíveis faz um tempo e tá na hora de encarar… minha dor é desapegar do cabelo. Vo cortar mais ou menos no ombro pq tá pessimo aki…e depois ir cortando a medida q o natural for crescendo.
Vcs incentivam muitoo a gente. Agradeço de coração!! E vou ficar Sempre Sempree vindo aki <3

Oi Jéssica! Acompanhe nossas dicas que tenho certeza que seu cabelo vai ficar maravilhoso! Conta com a gente pra tudo! Beijos <3

Estou no começo do processo , faz apenas 2 meses que estou sem química mas me sinto bem mais livre ! Meu cabelo até com química sempre foi muito cheio e armado e agora na transição esta mais fino.. porém o que eu estou fazendo é cortando todo o mes , não me apego e vou colocat tranças daqui 2 meses .. espero ter paciência e sucesso!

Boa sorte, Joyce! E força! Conta com a gente!

Estou em transição à pouco tempo, uns 4 meses apenas… Ouvi falar de um shampoo rico em vitamina A (shampoo bomba) que faz o cabelo crescer mais rápido… O que vc me diz? Acha que é interessante pra quem está em transição? Ou apresenta algum tipo de risco? Vc “aprova” o uso desse shampoo?

Oi Gabriela, tudo bem?
O Cacheia é contra esses métodos de crescimento capilar. Leia nosso post a respeito: http://cacheia.com/2014/04/jogando-a-real-crescimento-capilar-monovim-a-e-tonicos/

Oi meninas…
Preciso muito da ajuda de vocês. Meu cabelo quebrou na raiz em algumas partes desde a última química( em setembro)fiz permanente afro, pois meu cabelo é crespo e sempre quis ele cacheado. Então resumindo meu cabelo esta a maioria dele quebrado e estou “tampando” ele com o resto q esta grande.
Não sei o que fazer porque esta me dando aflição vê-lo assim, minha cunhada disse para passar maquina 1 e deixar crescer de novo( que ela já fez isso e cresce super rápido). O que eu não sei é se tenho a coragem para isso ou se deixo ele crescer ao natural e só vou cortando ele aos poucos.
Se alguém puder me ajudar a tirar essa duvida e me dar uma luz no que fazer eu agradeço e muito.
Bjs e obrigada

Oi Joyce, você sabe que permanente afro também é química, certo?
Se você não tem paciência, é melhor cortar tudo de uma vez e esperar crescer e ir tratamento. Se você não tem coragem, melhor ir cortando aos poucos. Beijos!

Oi, meu nome é Nádia.
tem 8 meses que nao faço progressiva e 7 que cortei meu cabelo bem curtinho, mas ainda nao consegui desapegar da chapinha. Eu pinto as madeixas e hidrato, mas ele continua quebrando mto nas pontas, pois ainda ha residuos de progressiva… Que eu faço gente? A ansiedade é mto grande!

Oi Nádia!
É a ansiedade que te atrapalha então. Quando ficamos ansiosas, há alteração no nosso metabolismo e o organismo tende a desandar. Isso pode alterar o crescimento do seu cabelo, por exemplo. O fato de você não conseguir desapegar da chapinha misturado com a tintura que está causando a quebra dos fios. Você precisa desistir de algum de dois ou pelo menos hidratar seu cabelo duas vezes mais e investir em reconstruções: http://cacheia.com/2014/10/reconstrucao-acida-com-vinagre-de-maca-sos-cabelo/

Beijos!

Oi. \õ
Bom, eu comecei a fazer química com 12 anos e agora estou com 14. Eu fazia progressiva e relaxamento juntos, mas, minha minha última química (que foi ainda esse ano, em Julho) foi somente progressiva. Desde então resolvi parar de fazer progressiva e relaxamento, não por amor aos cachos, até mesmo porque eu nunca gostei deles, mas por praticidade e facilidade. Eu estava cansada de ser limitada por química e coisa e tal, então desisti.
Resolvi começar a fazer química porque sofria um preconceito pesado na escola, então, né :v Esse preconceito me deixou com trauma dos cachos, mas resolvi que vai ser melhor pra mim.
Eu estou pensando em fazer o BC, mas meu cabelo resseca muito fácil e também faz muito frizz. Uso um creme de hidratação/reconstrução/nutrição em um dia e no outro ele já está áspero de novo. Creio que meu cabelo seja 3C/4A… Tem dicas para mim? Por favor, me respondam ><

Oi Ju!
Preconceito na escola sempre sofremos, mas não se deixe abalar por isso, é fase, principalmente na sua idade. Todo mundo acha bonito ser igual a todo mundo, mas confie na gente: ser diferente é bom demais.
O ressecamento no seu cabelo pode ser reflexo da sua alimentação e das progressivas. Seu cabelo vai mudar após você parar com as escovas, invista no cronograma capilar http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
Invista também num finalizador que se dê bem com seu cabelo e se preferência sem parafinas, como o yamasterol http://cacheia.com/2014/06/por-que-e-o-yamasterol-e-tao-querido/
Experimente alguma de nossas receitas caseiras para acabar com o frizz: http://cacheia.com/2013/12/6-dicas-para-detonar-com-o-frizz/

Beijos!

Olá meninas,

Adorei as histórias de vocês, gostaria de ajuda!!! estou a mais de 6 meses sem química e parei de usar a chapinha a mais de 3 meses. O problema que meu cabelo não quer enrolar a frente de forma nenhuma, atrás já está bem enroladinho, mas a frente nada… tem um agravante… eu uso capacete pois piloto moto, desconfio que seja isso pois qdo tiro o capacete o cabelo fica quente pra caramba.

grata!!!

Oi Ana!
Tente ir seguindo o cronograma capilar http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/ nessa parte e evite usar o capacete com os cachos molhados. Os cachinhos precisam de forma, se acostumar por terem estado tanto tempo com a chapinha.
Beijos!

Oi, sou Daniele eu ainda nao comecei com esse processo , meu cabelo ainda esta lizo , faz poucos dias que fiz uma selagem nele , mais tipo to meio cancada de toda festa passa horas prachando cabelo , minha mae todos os dias briga comigo por cauza disso , e eu acho meu cabelo muito feio , fraco , e cai muito , meu sonho sempre foi ter o cabelo lizo perfeito mais agora percebi que e meio impossivel, entao esses dias eu estava olhando no meu facebook e vi umas postagens de uma amiga minha q tinha um cabelo bem pior que o meu e fez esse processo e o cabelo dela esta mt perfeito entao eu fiquei curiosa pra saber , procurei conhecer mais sobre isso e me apaixonei pelas coisas que vi , e hj eu decidir fazer essa transicao sei que nao vai ser facil , ainda mais eu que to comecando agora , mais eu vou conseguir ☺

Oi Dani! O que você precisar pode contar com a gente! Boa transição :)

Da verdade eu nao sei de nada saber no comeco o que devo fazer? Quais os produtos adequados? Como aplica esses produtos? O que eu nao devo fazer? Tantas perguntas to precisando mesmo de ajuda .

Dani, os produtos você tem que ir testando e ver quais se encaixam no seu cabelo. Temos algumas recomendações no blog, mas infelizmente você precisa ir testando. Siga as instruções da embalagem de cada um! Leia esse post! http://cacheia.com/2013/12/transicao-capilar-o-que-e/

Uma duvida q sempre tiver e na hora de lavar os cabelos , des de pequena eu ouvia o povo fala que a forma certa de lava o cabelo era primeiro passando o shampoo e depois o creme de hidratacao e por ultimo o condicionador , e outros me diziam q o certo mesmo ela o shampoo , condicionador, creme de hidratacao …
Vcs poderiam me ajuda tiramdp essa duvida pfvr de qual e a maneira correta? Boa noie bjos

O certo é o condicionador por último! Ele sela as cutículas do cabelo. se você utilizar antes do creme, a hidratação não chegará aos fios.
Beijos!

Mt obrigada

Desculpa pelo encomodo mais queria tira outra duvida o leite de pentear ele compra nas logas de cosmeticos ou e caseiro mesmo?

Você pode comprar ou pode fazer em casa, Dani! Basta misturar um pouco do seu creme com água (2 partes d’água para uma de creme) e misturar num borrifador! :D

Meu nome é bia, sempre tive o cabelo cacheado até a cintura, mas sempre andava com ele preso pois era muito volumoso.
Resolvi fazer progressiva para mudar, fiquei fazendo relaxamento e progressiva de 3 em 3 anos drante 4 anos. Ano passado resolvi para de fazer progressiva pois descobri que sou apaixonada por cachos kk . Ai tenho 17 anos, estou 10 meses sem passar quimica, e agora vou começar a aderir a transição capilar.
Sei que vou sofrer um pouco mais quero e preciso dos meus cachos kkk , começo na tterça feira a fazer a hidratação para depois só usar babyliss , graças ao salão Floreal Salom que ta me dando o apoio.

Espero ter um bom resultado. E preciso ver testemunho de vocÊs para conseguir !!!!!

Oi Bia! Boa sorte! Conte com a gente durante a transição :)

Olá Ana! Conheci o blog a pouco tempo e estou amando! Eu nunca alisei meus cachos, já que minha mãe passou por uma história muito triste, em que minha avó detestava cabelos crespos, e, desde que minha mamis NASCEU, ela passava química na cabecinha dela. O cabelo dela caiu, e ela é careca em algumas partes. Por isso, ela sempre me encorajou a assumir meus cachinhos. Mas tem limites, e ela achava que cabelos cacheados eram bonitos se “domados”. Ela sempre me colocava no Beleza Natural todo mês desde meus doze anos, coisa que meu pai incentivava por machismo e preconceito. Resultado: cabelo cheio de creme, quebrado, sem forma, quebrado, e o oposto da liberdade que sempre quis. Apesar de nunca ter tido cabelo liso, sinto que estou em transição, pois completo um ano sem o Super Relaxamento (que de super não tem nada), e aos poucos meu cabelinho está revivendo. Só tenho tido um grande problema: scab hair. Como posso sobreviver a isso? Um outro problema é que eu sou nadadora, como recupero o scab hair E salvo meus cachinhos do cloro?

Oi Ursula! Seu cabelo está em transição sim querida! Relaxamento também é química, não interessa se alisou ou não. E temos um post sobre isso recente: http://cacheia.com/2015/01/o-scab-hair-existe-o-que-e-e-como-tratar-o-cabelo-pos-bc/ dá uma conferida! :) Beijos!

Muito obrigada!

Estou sem química a quase 1 anos, irei retirar a parte alisada daqui uns 6 meses, acredito. Mas uma coisa tem me preocupado, a parte de cima do meu cabelo, no topo mesmo, esta lisa! Por dentro ele ta bem ondulado mas em cima nem sinal de ondas :( ultimamente estou apaixonada por cachos mas nao sei se terei. Tenho quimica a tanto tempo que nem sei mais como meu cabelo é, nem por foto identifico pois so vivia preso. Tem como saber ainda nesse periodo de transição se vai formar cachos? E sera que a parte do topo vai ficar igual ao cabelo por dentro ou sera que vai ficar lisa mesmo?

Oi Renata!
Você precisa acompanhar o processo do seu cabelo. Você anda fazendo muita chapinha? Há quanto tempo faz química? Seu cabelo pode sofrer alterações hormonais e psicologicas ao longo do tempo, mas a química não afeta o cabelo que ainda não nasceu. Pode ser falta de definição ou seu cabelo pode ter realmente mudado. Vá acompanhando e faça texturizações pra ver se te ajuda um pouco! http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/
Beijos!

Oi Ana,
Na verdade entrei em transição sem saber. Faço progressiva desde 2009 somente uma vez no ano. Enquanto a raiz vai crescendo, vou mantendo lisa com chapinha ate a proxima química. A chapinha fiz pelo menos 1x na semana durante esses anos e sem pena pois nunca pensei que iria querer parar de alisar. Será que é por isso que a parte de cima nao está igual? Faz sentido pois a parte mais baixa, no pescoço é a que leva menos “passadas” de chapinha é super mais fácil de formar cachos. Me diz que é possível recuperar? hahaha Decidi que queria parar de alisar a 1 mes mais ou menos, e nesse período tenho feito muita hidratação e evitando chapinha mais que 1x na semana. Ja tentei texturizar mas nada segura na parte alisada. Hoje “amassei” o cabelo com creme ativador de cachos e o resultado foi: topo da cabeça com leeeves ondas, parte de dentro com ondinhas mais definidas (no pescoço formou cachinhos ), parte alisada bem reta depois que o cabelo secou :(
Como essa parte de cima ta lisa, to me segurando muito pra nao fazer chapinha mas fica taaao feio… Essa semana comecei o cronograma capilar, espero que ajude! Obrigada por responder. Beijos

Oi Renata. Com certeza é por causa da chapinha, essa parte nascendo agora tende a ficar mais frágil que o resto do cabelo. Cronograma pode ajudar muito! Beijo!

[…] quem quer assumir o cabelo crespo O Scab Hair existe? O que é e como tratar o cabelo pós bc Como sobreviver à transição capilar 3 documentários que toda crespa/cacheada precisa ver Problematizando o documentário […]

Bom, estou há mais ou menos 1 ano e 3 meses, no inicio foi muuuuuito complicado, nos primeiros meses tava odiando meu cabelo, de como ele tava ficando, ele não ficava bonito, eu faltei desistir. Mas cá estou eu, tentando criar coragem pra fazer o BC, tô com medo dele ficar muito curto, não que eu não goste dele curto, mas tô com medo dele ficar bem curto e eu não me acostumar, coisa e tal. Mas tô querendo arrumar força pra fazer o corte. E amei as dicas, cada cabelo lindo, espero que o meu fique como um desses, Obrigada, beijos!

Ooi, boa noite!
Tenho 17 anos e me interessei em abandonar a química do meu cabelo (ele ta horríveeeeel) e tem 5 meses que não fasso progressiva e to pensando sério em cortar ele no ombro pois não tenho coragem de fazer o BG (aliás descobri hoje o que significava) isso vai me ajudar? E o que posso fazer pra hidratar os cachos que estão crescendo e a parte danificada? Ainda estou perdida nesse assunto… Me ajudem?….
Obrigada…

Oi Karina, tudo bem?!

Temos as respostas pra todas suas dúvidas nesse post: http://cacheia.com/2013/12/transicao-capilar-o-que-e/
Beijos!

olá, estou em transiçao a 6meses e está sendo muito difícil para mim.. tenho vergonha de sair, mas não quero desistir de deixar meu cabelo natural.. estou sofrendo de verdade kkk eu queria uma opinião de vocês… será que se eu colocar megahair meu cabelo vai estragar? meu cabelo está bem grande, porém.. com a raiz cacheada e o resto liso, horrivel! estou criando coragem para cortar, oq eu faço? :(

Oi Cássia! Não estraga não, mas você precisa continuar tratando o cabelo que está nascendo com mais atenção que o mega hair, hein?
Beijos!

Nem acredito que demorei tanto para conhecer esse site lindo <3
Estou há 3 meses em transição (parei de usar química há 6 meses, mas fiquei mais 3 meses fazendo escova e chapinha), usando o meu cabelo de forma natural ou com texturizações. Depois de 10 anos de química, está sendo uma libertação. Já tenho muitos cachinhos aparecendo e eles estão lindos e saudáveis.
A maior decisão da minha vida, com certeza, foi aderir aos cachos novamente. O quanto de críticas ouço todos os dias é desanimador, mas sabe aqueles elogios tímidos, mas sinceros? Ahh, são esses que realmente me ajudam. Além disso, me olhar no espelho e gostar daquilo que estou vendo e perceber que é fruto da minha determinação e do meu empenho não tem preço. Ao falar dos meus novos cachos, deixo totalmente a modéstia de lado, pois eles estão ficando realmente lindos. Decidi não enfrentar a tesoura agora, estou tirando as pontinhas aos pouquinhos, porém a parte "alisada" acabou tornando-se mais cacheada e está me ajudando muito.

Só posso agradece-las, meninas, por difundirem a necessidade do amor próprio, da auto aceitação e da não necessidade de seguir a ditadura dos lisos.
Obrigada mesmo!

Oi Lauren!

Obrigada pelo seu depoimento. É realmente muito difícil resolver voltar aos cachos e se adaptar a eles, mas vale muito a pena. Conte com a gente pro que precisar!
Beijos!

Tenho 35 anos e desde que me entendo por gente meu cabelo tem química. Alisamento, relaxamento, progressivas, henne, formol, tioglicolato, guanidina,hidróxido, tudo que vc imaginar já usei. Há uns 6 anos atrás tava na vibe das progressivas e marroquinas, até a cabeleireira detonar o meu cabelo e partir ele pela metade, decidi que abandonaria o formol, deixei crescer e cortei a parte da química que saiu em 2 cortes. Mas ainda não estava preparada para a transição, não sabia o que fazer com meu cabelo . Apelei para o relaxamento, primeiro com guanidina, depois troquei pelo Tio( xtenso) e tô até então nessa química. Fiz a última em Dezembro, que tb não alisou mto, pois não estava passando no teste e tive que usar o de menor força, ia voltar pra retocar agora antes do carnaval,mas pensei melhor…
Li várias coisas no FB e blogs e decidi, vou MUDAR. Não quero mais ser escrava das escovas, chapinhas e alisamentos.
De que adianta se no dia a dia só uso o cabelo preso, pq sem escova fica estranho. Não tenho tempo, saco, paciência pra fazer escova e chapinha direto, sem falar no calor, afff. Também tenho um propósito maior para isso, é o projeto baby 2015, quero ser mãe esse ano, e já que não poderei usar química, acho o momento ideal para fazer isso.Estou perdida quanto ao que fazer, por onde começar,ou que produtos usar, mas vou daqui dali lendo uns posts, assistindo uns vídeos e vou aprendendo com vcs. Preciso descobrir como eu sou de verdade, me resgatar, assumi minha beleza natural.
Parabéns pelo canal, parabéns a todas meninas que estão em transição e aquelas que já ostentam seus cachos BAPHONICOS.

Oi, Danielly! Tudo bem?

Me intrometi no post da Ster porque gostaria de contar uma história: fiz meu BC em abril de 2011 e em agosto do mesmo ano, engravidei. Em abril do outro ano meu filho nasceu e logo com um mês, enquanto amamentava, percebi o primeiro sorriso do meu filho. Percebi que olhava fixamente meu cabelo e comecei a balançar os cachos para confirmar minha impressão, gerando pequenas gargalhadas do meu filho. Meses depois, meu filho começou a pegar meu cabelo enquanto mamava, me fazendo me curvar toda para que ele conseguisse. Ano passado, já com mais de 2 anos, estavamos em uma viagem e eu prendi o cabelo enquanto arrumava a cama, meu filho começou a chorar e eu não entendi o porquê, já que ele só chorava, fazia gestos e balbuciava algo incompreensível. De repente, entendi que ele estava falando do meu cabelo. Soltei-o e confirmei. Ele estava chorando porque eu tinha prendido o cabelo. E desde então não posso prender meu cabelo que ele briga comigo, fala que fica feio, que gosta dele com “alto”. Olha só a ironia, já ouvi tantos conselhos sobre alisar o cabelo, baixar o volume, prender o cabelo e esse pequeno ser gosta de mim exatamente como eu sou.

Acho que ficou claro o que eu quis dizer com tudo isso, né? Você acaba de fazer as duas melhores escolhas da sua vida :’)

Obs: Te aconselho a ler esse post: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Um grande beijo e conte com o Cacheia :)

Me emocionei lendo o seu comentário! =)

Fico feliz, Giuliana
Essa história que eu te contei acabou virando post aqui no blog depois: http://cacheia.com/2015/05/a-primeira-vez-em-que-o-meu-filho-sorriu/

Se precisar de ajuda, estamos aqui :)

Um beijo!

Oi Ana, então, meu cabelo na verdade era ondulado com uns cachos nas pontas. Comecei a fazer progressiva desde os 14 anos e agora resolvi parar. Percebi que posso ter um cabelo bonito sem necessariamente ser liso. Ele não tem nenhum problema grave, como quebra nem nada, e já comecei o cronograma capilar. Mas eu queria uma dica, nesse período de transição é legal investir em cauterização a frio ou blindagem capilar? Gostaria de fazer, mas não sei se elas levam química e vão só atrasar o crescimento do meu cabelo natural ou se vai hidratar ele. Beijos ;*

Oi Adria!

Só prestar atenção na composição do produto que você vai passar e em chapinhas, secadores etc… Mas uma dica? Fica longe do salão nesse período de transição. É bem melhor fazer tudo em casa e com as receitinhas que trazemos aqui no blog <3
Beijos!

olá meu nome é jessica , tenho 18 anos
E vou contar um pouquinho da minha historia com menos de 12 anos eu ja usava quimica , de la pra cá nao parei apenas dei algumas pausas minha historia é essa ja usei quimica de varios tipos, ja usei fibra , hoje uso mega hair pois sofre um corte quimico e tenho vergonha de usar meu cabelo a 1 ano estou usando mega hair e a 4 meses nao uso quimica estou triste pelo fato de meu cabelo estar como esta mais vou fazer o BC e ate la eu vou esperar ele crescer um pouquinho mas ta sendo muito dificil u. Principalmente pelo fato de meu cabelo ser muito crespo ta muuuuito dificil esperar !

Oi Jéssica! Vai cuidando do seu cabelo direitinho que ele vai corresponder muito bem! Se precisar da gente é só gritar. Beijos!

Oi meu nome é bruna e estou na transição capilar. …..olHá q sufoco rs estou sem químicos há mas ou menos 05 meses aí. ……estava desesperada vendo aquela raiz tão alta e o resto do cabelo liso……então eu mesma relaxei mas aí me arrependi mas …..a algum dias atrás cortei meu cabelo Chanel até a nuca atras ele está cacheado mas a frente está lisa as vezes fico triste porq o meu cabelo está curto e sem definição foras qué familiares e amigos me zuarão muito quando cortei o cabelo curto me chamarão de Joãozinho e tudo ….mas qro ser forte e vou chega lá. …….mesmo as vezes me sintindo feia com o cabelo. ….vou chega lá. ….

Oi Bruna!
Arrume algum jeito de se sentir bem. Faça texturizações, abuse da maquiagem, da roupa, capricha no visual e disfarça o cabelinho como puder. Os cachinhos te farão muito bem. Beijos!

Olá meninas,
Estou a 9 meses em transição, confesso que estou agoniada, não aguento mais metade natural e metade com química. Mas estou bem determida e não vou desistir.
Beijos

Oii meninas ..
acompanho bastantes vocês .
Estou há 11 meses em transição e ta difícil viu, usei todo tipo de química no cabelo ha mais de 10 anos … mas como gosto de cabelo curto
sempre fui cortando da acima do ombro (naturalmente ele já está com mais de um palmo) e secando normalmente .
sei que danifica a estrutura do cacho, mas como trabalho em escritório e sou praticamente obrigada a andar
impecável . coloquem mais dicas de ativadores de cachos …
meus cachos são 3b

vaaleu …..

Oi Evelyn! Já testou nossa receita caseira de definição capilar? Tenta ela! http://cacheia.com/2014/02/definicao-capilar-receitas-caseiras/
Beijos!

H só uma ressalva. Não tenho a intenção de manter cachos nos meus cabelos pq na verdade não os tenho…rsrsrs. Meu cabelo não é cacheado, é crespo mesmo. Desses que ficam bem embolados na raiz com cachinhos de miojinho….o que me obrigaria a fazer permanente afro para ter cachos bonitos..por isso quero relaxar para ficar mais harmonioso e prático para o meu dia a dia.

Oi Sabry!

Aqui no blog não incentivamos o uso de nenhum relaxamento nem nada do tipo. Acreditamos que independente da sua rotina, é super possível manter os cachos (e o crespo também, que não deixa de ser cachinhos menores). Mas fica a seu critério. Siga nossas dicas :)
Beijos

ola gostaria de receber dicas de como fazer penteados no meu cabelo fiz o bc a cinco meses foi otimo me livrar da quimica mais quero aprender a fazer alguns penteados diferente pois ele esta curto abraço drica

Também possuo um site onde dou dicas para essa fase tão difícil http://negradivaoficial.blogspot.com.br

Olá, Ana!
Bom está é a primeira vez que visito sua pagina e gostei muito. Estou querendo e tentando criar coragem para a transição só que como todas sabemos é um passo muito difícil. Meu cabelo está muito fraco e danificado devido a relaxamentos e progressivas, alem de estar muito quebrado e cheio de frizz. A parte que mais doe em mim é o momento de ir para faculdade e trabalho, porque odeio sair com o cabelo espetadinho rsr, o rabo de cavalo fica espetado e tudo que tento não da certo. Moro no interior e não posso abusar de turbantes e lenços, me dê dicas de penteados e produtos que tiram o frizz. E devido as muitas químicas ele apos lavar e secar fica todo cheio sem definição. Me ajude por favor.

Oi Luciaine! Tudo bem?

Segue essas dicas da Raysa aqui: http://cacheia.com/2013/12/6-dicas-para-detonar-com-o-frizz/
Beijos!

Oi gente, to amando as dicas que vocês dão aqui.
estou sem química no cabelo ha 3 meses :), mas ainda estava usando a chapinha até que esse fim de semana resolvi usar o meu cabelo natural… Até que ficou bom eu passei bastaannteee ativador de cachos gel e sequei com o difusor ele ficou uma gracinha, ficou com uma textura estranha porque não estou acostumada com tanto creme, mas no outro dia meu cabelo ficou parecendo cabelo de boneca, por causa do excesso de creme e porque as pontas alisadas ficaram muito pesadas.
li alguns posts relacionados a finalizadores. qual vocês indicam pro cabelo não ficar tão pesado? Como ta bastante liso eu não encontrei uma forma de deixar onduladinho sem lotar de creme. Vou ter que lavar todos dias e fazer o processo de novo?

Obrigada Ana,
quando eu ainda tinha meus cachinhos eu usava a gelatina pra deixar duro kkkkk. mas aí tinha que lavar no dia seguinte pq ficava com uns pozinhos brancos parecendo caspa…
se misturar com creme não fica com esse pozinho?
Comprei o yamasterol e desde a primeira vez gostei muito.
usei um Finalizador Capilar Bio Extratus Nutri Cachos pra fazer fitagem e depois plopping, e finalmente finalizei com o yamasteol, so pra dar uma amassada (está certo?)gostei bastante. depois sequei com o difusor, pq ja estava de noite e não podia dormir com o cabelo molhado… eu acho que o secar com o difusor é que deixa o cabelo plastificado… oque você acha? posso dormir com o cabelo molhado com o plopping.
usei um lenço de cetim pra dormir e foi bom pq não deu frizz.

Vocês são uma inspiração pra mim… é muito difícil entrar na transição, e ver a historia de vocês da uma força pra continuar.
Meu marido também agradece ele ama cachos. rsrs

Oi Thalita! Eu uso gelatina com o yamasterol e não fica pozinho, mas você tem que usar uma proporção de meia tigela de gelatina pra um pote de yamasterol! E cuidado com a raiz :)

Obrigada pelos elogios, estamos aqui pra ajudar. Beijos! <3

Ola meninas to sem quimica no cabelo desde de desembro e resolvir voutar a ter mei cabelo natural de volta ja to indo pro 3mes de transiçao dificil mas vou conseguir ja da pra ver alguns cahinhos se formando e isso me anima bastante:)

Força na transição Lais! :)

Estou a 10 meses sem fazer nada de química no cabelo ontem dia 18/02/15 tomei coragem, após ver alguns vídeos de outras meninas que passaram pela a transição e motivaram me bastante, enchi o peito de coragem e fiz o BIG CHOP, confesso que quando começou a cair o cabelo cortado, meus olhos se encheram de lágrimas e quase (eu disse quase) chorei, por que não é uma decisão fácil para algumas pessoas, (eu por exemplo) mexe mto com a nossa alta estima, mas depois que vi o resultado final, fiquei maravilhada com o resultado, cachinhos perfeitos e fofinhos :D Gente vale a pena fazer o Big Chop, mas faça quando você estiver bem segura que é isso que você quer, para que o arrependimento não seja total. Natural Hair forever…. Goste sempre do volume não tente acabar com ele, volume é lindo demais.

Manda foto pra gente Shirley!

Oi cgamo me Patricia, estou a uns 6 meses sem progressiva ou definitiva, decidi assumir meus cachos, já não me lembro mais nem como são, aff o fasesinha dificil me sinto horrível lendo os blogs sobre o assunto me sinto um pouco melhor cortei o cabelo e me arrependi estou pensando em colocar um mega, o que vcs me aconcelham?

Oi Patricia!

O mega hair é um ótimo jeito, mas corre o risco de você esquecer do seu cabelo natural e cuidar menos. Além de tudo, o cabelo natural fica mais quebradiço e com dificuldade pra crescer. Mas fica a seu critério! Beijos!

É eu sei…to pensando mas tbm to adorando suas dicas ja comprei um monte de produtos hj , vou tentar segurar mais um pouco. ..bjos obrigada

olá meninas estou em transição faz um ano e 1 mês deixei de usar química devido minha gravidez, desde dos 12 anos que usava química no meu cabelo depois que engravidei fiquei sem química, após o nascimento da minha princesa resolvi não usar mais e assumir os meu cachos pois nasci com eles né. kkkkkkk
cortei meu cabelo em Novembro porém a cabeleireira cortou errado e não ajudou nada na minha transição agora dia 28/02 irei realizar o BC. ansiosa pra ver como irar
ficar.

Manda pra gente depois que fizer :)

OLá, boa noite.
Por favor, mim socorre kkk

A quase 4 meses estou em transição, meu cabelo é muito grosso, e ultimamente ele esta se quebrando e esta tipo elástico nas pontas lisas.
Posso hidratar quantas vezes necessárias, porem, não resolve nada, estou desesperada.
Para isso ter um fim, é necessário fazer o BC??
Agradeço desde já, beijos!

Não é necessário, mas ajudaria bastante. Pode ser sua alimentação também e somente as hidratações não resolve. Consulte um dermatologista! Beijos!

Bom dia, meninas!

Minha situação é bem parecida com a da Deyse, meu cabelo está sem química a 4 meses (4 longos meses rsrsrs) está sendo bem difícil, porque meu cabelo é grosso está um pouco ressecado e elástico, sei que não é por falta de hidratação,pois faço direitinho (Pelo menos eu acho que faço), sem falar que nem sei mais como pentear meu cabelo, estou vivendo a basa de coque e trança, estou doidinha pra cortar e me livra da parte alisada que tá tirando meu sono. :3

#AnsiosaPeloBc
#ContandoOsDias

Oi Amanda! O ideal é não pentear os cachos hahaha e siga o cronograma, tente ver qual etapa seu cabelo mais precisa: http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/

Beijos!

Decidi começar a transição esse ano, e fico feliz de encontrar o blog, mais um incentivo para que eu continue. Meu cabelo já passou por uma transição antes mas eu não soube cuidar dele e deixei ficar ressecado e por isso ele nunca ficava bem definido, aí eu fiz luzes e só piorou porque a descoloração relaxou ele. Achei que ele não ia mais voltar a cachear e comecei a fazer progressiva, mas esse ano bateu uma saudade do meu cabelo e eu estou decidida a fazer transição novamente e me dedicar mais a cuidar dele, espero que dê certo.

Oi Vanessa! Força na transição. Estamos aqui pra te ajudar no que precisar! :)

[…] Post de hoje é pra falar sobre um grande problema da transição: as duas texturas. Já falei sobre a minha transição no Transição capilar – antes e depois!, e sobre as duas texturas no Como sobreviver à Transição Capilar? […]

boa noite,sou de recife.
e comecei a minha transiçao,o ano passado,mais aqui nao tem muita opicao para mulheres de cabelos cachedos,gostaria que me desse algumas dicas de creme de cabelo que ajude os meus cachinhos a se desenvolver,desde ja agradeço.

Oi Eline! Qual seu tipo de cacho? Recomendamos o yamasterol, todos da capicilin, casulão, natuhair <3

Olá, acabei de conhecer o site e adorei! Fiquei interessada com a transição, meu cabelo não é “cacheado” ele é meio ondulado mas volumoso, mtt fino e tenho pouco cabelo, por isso ele quase nunca fica natural. Existe algum produto que eu possa usar pra cachear, mesmo que seja com o tempo?

Oi Luana! Veja nossas receitas caseiras para definição capilar :)

Decidi abandonar as químicas, estou há dois meses sem passar nada. A raiz já está alta e as pontas descoloridas e ralas. Já utilizo os bobs, tentando preservar os fios da chapinha e escova. Estou usando ele preso e para abaixar o volume utilizo uma escova grande, redonda e grossa, que uso principalmente na raiz, para dar uma suavizada no volume. Isso pode prejudicar os meus fios? Tenho um estoque de produtos à base de derivados de petróleo, produtos caros, que eu não gostaria de me desfazer, mas lendo vários blogs, percebi que eles não são o mais indicado. Socorroooo! Tenho tantas dúvidas e mais do que tudo insegurança e medo de não aguentar essa fase horrenda! Obrigada!

Oi Polly! Não é obrigação se livrar desses produtos! É totalmente opcional, sempre varia de um cabelo pro outro. E não prejudica seus fios não, só intercalar com as hidratações e ta tudo certinho! Qualquer dúvida pode entrar em contato com a gente sempre <3

Ana, eu sou cacheada, porem desde cedo sempre usei produtos que deixassem meu cabelo liso… Desde o inicio de 2013 nao dou nada no cabelo, faço uso apenas da chapinha, mas tem danificado muito meu cabelo, ontem fiz uma fitagem para ver como meu cabelo se saia pela primeira vez com cachos definidos!
Tirei foto e postei la no blog, se vc puder ir dauma olha e dizer o que achou, sera muito importante para mim!!!
Na verdade eu me estranhho com cabelo cacheado, nao me reconheço rsrs pareço estranha (ps: mas todo mundo acha lindo rsrs)
Vou acompanhar esse blog, pq tenho certeza que me ajudara em muitos aspectos!
post > http://www.renatamassa.com

Ta liiiiiindo Renata! Amei seu blog também <3

Sou Elyeidi e também comecei minha transição a 7 meses. Não é nada fácil, estava usando chapinha por causa da diferença entre a parte alizada pela progressiva e a parte voltando ao natural. Cortei mais um pedaço dele pra tirar de uma x a progressiva e agora estou curtindo meu cabelo voltando ao natural. Gostaria muito de saber que produtos devo usar bessa fase.

Oi Elyeidi, tudo bem? Nós recomendamos produtos da lola, capicilin e phytoervas… Mas realmente depende do seu cabelo, porque cada um reage de uma forma. Vá comprando produtos diferenciados e vá testando! beijos!

Estou no segundo mês de transiçãoe stou mim sentido a mulher mais feia do mundo.cortei meu cabelo bem baixinho.não sei se consigo

Oi Ivana! Você é linda de qualquer forma! Use bastante acessórios e faça de tudo pra se sentir bem. <3

Aah sua transição foi linda! Sua raiz é crespa? Estou decidida a fazer a transição, estou há quase 3 meses sem química, mas realmente não conheço meu próprio cabelo. Tenho 23 anos e desde os 10 (quando ganhei um “relaxamento” de presente de aniversário) mantenho o cabelo com química…primeiro alisantes, depois progressivas e por fim escovas definitivas. Não sei como é meu cabelo sem química nenhuma. No período em que ainda os mantinha enrolados (mas com alisamentos) os cachos eram pequenos e só do meio para baixo do cabelo (talvez porque a parte de cima estava sempre alisada…). Fato é que não sei como minha raiz é, mas quero fazer a transição como vc fez, de forma natural, porque não tenho coragem pra fazer BC. Ficarei feliz se o meu cabelo ficar tão lindo quanto o seu ficou *-*

Fuçarei todo o blog para não desistir da transição!

Bjs

Oi Ju! Meu cabelo é todo cacheado, desde a raiz… E o mais difícil da transição é realmente conhecer o próprio cabelo. Vá deixando ele crescer e vá descobrindo como ele é, a textura, vá hidratando. Quando tiver coragem pra fazer o bc, faça. Ou vá cortando aos pouquinhos também. Mas o importante é conhecer pra saber como lidar depois. Beijos <3

[…] do meu cabelo natural, da minha beleza. Sim, demorou mas eu aceitei minha raiz e comecei a tal transição capilar. Antes tarde do que nunca, […]

Amei a materia *-*
estou em transição há 1 ano e 1 mês .. to Amando os cachos, mas tenho uma certa duvida , meu cabelo na região da nuca parece que não cresceu nada !
tem uns 2 dedos de cachinhos na raiz e o resto fica espigado como se eu tivesse feito química, tanto na nuca tanto na frente . agora no meio do cabelo fica aqueles cachos lindos ! …

vaaleu meninas amo o site de vocês

Oi Evelyn, tudo bem? Tem umas partes do nosso cabelo que crescem mais rápido mesmo. Você precisa esperar ir crescendo pra depois igualar tudo ok? Beijos!

Conheci o blog hoje estou amando as dicas! Aliso meus cabelos desde os 7 anos e queria morrer só de pensar em deixar um dedinho de raiz sem alisamento! Retocava de 2 em 2 meses. Estou há 11 meses em transição, porém em outubro, num momento de desespero com esses cabelos rebeldes, alisei a “franja” para tentar disfarçar o volume e deixar o cabelo crescer. Super me arrependi! Mas agora já esta crescendo, o cabelo tem 4 dedos de cachos e a franja menor… Sinto que esta parte da franja, mesmo que agora eu esteja cuidando ainda mais, sempre fica mais ressecado que o restante do cabelo, aff!
Em janeiro resolvi assumir os cachos e cortei meus cabelos um pouco acima do ombro. Porém o meu maior problema é que trabalho na área da saúde e preciso manter os cabelos presos no trabalho. Então se eu cortar redondo não consigo prender todo, mas como minha raiz já está grande meu cabelo está parecendo um capacete com este corte nos ombros!
Já li muitas dicas e vou ler mais para passar pela tansição sem mais drama! Obrigada :)

Oie Meninas. Recentemente sofri uma decepção muito grande, minha cabeleireira de confiança passou um produto muito forte no meu cabelo e deixou muito tempo e quebrou inteiro, tipo o lado esquerdo quebrou todo e atrás, e eu sempre tive o cabelo muito cacheado, mas a partir dos meus 12 anos comecei a alisar e colocar todo tipo de química nele, mas agora com ele acabado assim, decidi fazer a transição capilar, preciso de dicas e muita ajuda, e aqui nesse site eu vi que posso encontrar as minhas respostas!’ Estou usando ele só pra um lado agora, e eu sempre tive muito cabelo, tipo pra umas 3 cabeças mesmo kkkk Mas agora está tão ralo e fraco, e eu claro, desesperada!’ Como eu vou conseguir fazer essa transição, alguém por favor, me ajude!’

Oi Rosanne, que tal começar pelo cronograma capilar e recuperar essa parte danificada? http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
Beijos!

Oi, estou pesquisando sobre transição, e gostei mto da postagem de vocês. Estou passando por 2 fases no momento, uma é o cabelo que está crescendo após o meu último “side cut” (7 meses já) e a 4 meses fiz minha última progressiva (assim espero). Não faço texturização, uso apenas enrolado, mas alguns dias da semana uso lenço e cubro a cabeça toda. Como to começando a transição vou pesquisar mais no Cacheia. Obrigada

Oii amei esse blog. Decidi passar pela transição sem saber o que era, desde que tinha uns 12 a 14 anos que alisava os cabelos, já havia esquecido que tive cachos na vida, quando engravidei do meu filho passei por uma transição forçada rss pois não poderia utilizar químicas e amei os meus cachos, porém após ele nascer e com minha falta de tempo resolvi alisar afinal era mais fácil para arrumar o ruim veio depois, cabelos caindo, quebrando, aspecto poroso, elástico. Decidi sair dessa vida de uma vez! Hj tenho 29 anos e estou em transição capilar a última vez que alisei foi em dez/2014 e desde então estou aguardando os meus cachos aparecerem, já cortei a maior parte do meu cabelo e estou com ele na nuca metade com cachos e as pontas ainda com química, não tive coragem de cortar beem pequeno. Como faço para não encher o cabelo de creme e ainda consegui os cachos? Meu cabelo quando enxuga fica duro de creme, não quero isso…e dicas para cachear, estou começando ainda nisso rsss.

Oi Cristiane! Não é ideal encher os cachos de creme, principalmente se eles tiverem parafina… O cabelo fica com um aspecto muuuito pesado. Você pode testar nossas receitas para definição: http://cacheia.com/2014/02/definicao-capilar-receitas-caseiras/

Comecei uma especie de transição, meio q forçada….
Embora eu ame cabelos cacheados….,
n me lembro de como meu cabelo era, e estou c medo de ele ficar muito afro já que sou loira e branquinha e acho que ia ficar um pouco estranho…..
Precisando de varias dicas </3

Não vai ficar nada estranho, Alice, vai ficar lindo <3 <3 quais dicas você precisa?

Estou em transição há alguns meses está e esta bem difícil. Atrás meu cabelo já está bem enrolado mas na frente ele fica liso ainda. E minha maior preocupação é que ele começou a quebrar..mesmo deixando de passar química! Isso é normal na transição?

Sim, Dinah, é super normal! São as duas texturas… Você precisa ir cortando e hidratando, até o cabelo recuperar :)

Olá, adorei o post, também estou passando pela transição, faz 6 meses que fiz minha ultima progressiva, estou fazendo chapinha pela praticidade, e hidratando muitas vezes. Estou tão feliz em estar voltando aos cachos, que não penso em como o meu cabelo está agora, mas sim, como ele vai ficar futuramente, bom, deu pra ver que você entende sobre cabelos, e gostaria de fazer uma pergunta, durante essa fase, você acha, que fazer uma coloração, seria muito prejudicial ao meu cabelo ?
Estou com muita vontade de mudar de cor, até mesmo, pra me sentir melhor com o estado atual do meu cabelo, mas queria saber a opinião de quem já passou por essa fase.

Oi Caroline! Bom, se você resolver pintar precisa ter o triplo de cuidado… Isso quer dizer que você com certeza vai ter que investir mais (tempo e dinheiro). Toma cuidado viu?

Oi Ana tudo bem , me chamo Rayssa. Bom, estou a 1 ano e dois meses em fase de transição capilar, e estar sendo muito difícil, pois meu cabelo já estar em uma fase que já não consigo arrumar mas, nada fica bom só uso rabo de cavalo ou coque mas nem isso estar adiantando mas. Em 2013 fique novamente um ano em transição meus cabelos “lisos” eram abaixo do bumbum, e então decidi fazer o BC, passei dois dias e alisei de novo, fiquei estranha não me acostumei com aquele meu cabelo, no qual era meu de verdade, então lá fui eu de novo para a tortura das chapinhas e escovas. Gastava mas com o meu cabelo do que com roupas e outras coisas, já trabalhava só para aquele meu cabelo que comprei lá no salão de beleza. Mas em abril de 2014 decidi que não queria mas aquele cabelo ressecado e artificial em mim, eu já sentia uma inveja branca de que tinha cabelos cacheados, foi ai que coloquei um ponto final nos cabelos alisados. Hoje dia 03/06/2015 ás 09:00hs estou em meu trabalho com cabelos amarados como sempre e resolvi que meus cabelos cacheados iram me dar mas prazer e menos sofrimentos ! mas em abril do ano que vem farei o BC se Deus quiser! bj

Oi Rayssa <3 linda a sua história, faça o bc quando estiver preparada psicologicamente ok? Beijos!

Oie meninas :)

Eu sou a Rayane e como a maioria quero meus cachos de volta, tinha uma cabelo enorme e bem cacheado, na epoca não curtia muito meu cabelo, tinha uma obsessão para ter-los lisos, e minha mãe não me permitia fazer nada, nem chapinha, até que eu completasse os 15 anos, até que o grande dia chegou, alguns meses antes dos 15 eu fiz a escova definitiva, nossa me realizei, me sentia enfim uma garota com seus lindos e lisos cabelos, enfim..cuidei bastante e começou a crescer, acho que essa é a parte da morte mesmo, continuei com a quimica, e então veio uma serie de coisas chatas, cabelo fraco, quebradiço, sem vida, resolvi cortar, e fui cortando e fui radicalizando até que me encontrei hiper mega feliz quando cortei na altura da orelha, foi bem dificil, mas fiquei linda kkk, e fui aderindo ao cabelo curtinho, pq o cabelo liso não tem volume, então eu optei por curtinho ha dois anos aproximdamente estou com quase 19 anos e há um ano e 5 meses livre da quimica, faço chapinha pq é complicado vc se reconhecer de cara com cabelo cacheado e curtinho, mas adorei o blog e as dicas, vou seguindo firme nessa etapa monstra e engraçada da transição, e minha meta é voltar a ter os longos cachos, gente sabe o que me motiva? quando vejo aqueles lindos cabelos cacheados, vai demorar, mas vai chegar :*

Oi meninas. Estou tentando começar pela segunda vez uma transição, a primeira foi interrompida pelos mesmos sentimentos e revoltas que estão surgindo desta vez. Já tentei texturizar mas não dá certo e sem contar que minha vida é uma correria só. Tô pensando em fazer permanente ou sei lá o que pra ver se dá certo.Queria ter coragem de cortar curtinho, mas acho meu rosto muito redondo pra isso, até fiz a um tempo atrás da ultima vez que alisei mas não me senti bem. Na verdade estou me achando horrível, meu marido não embarcou comigo nessa de transição, ele sempre me incentivou pra alisar e fazer luzes, até que ficava muito bom, antes, quando morávamos em outra cidade e eu já tava habituada com a cabeleireira que fazia, mas já fazem mais de 3 anos que nos mudamos e até agora já mudei de salão mil vezes e sempre com o cabelo mais danificado… Aff! Tô super na dúvida. Pior é que meu cabelo crescia super rápido e agora ta demorando muito e caindo demais, e o que mais me incomoda é um monte de cabelos brancos que tenho desde de os 14 anos que me obrigam a pintar ou fazer luzes para disfarçar porque tonalizante não pega neles…
Tenho um evento pra ir e estou super desanimada por que não sei o que fazer com o cabelo, tenho ido trabalhar sempre com cabelo preso (o que detesto porque parece que fico com a aparência envelhecida)… Será que tem solução? Vocês acham que compensa fazer o permanente? Se tiver outra técnica que conheçam e confiem me digam…
Abraços!

Oi Ivani, tudo bem? Não incentivamos permanente no blog, é uma química como qualquer outra e vai deixar o seu cabelo mais fraco ainda. Esse processo é difícil, é complicado, mas como falamos sempre aqui, não adianta querer tudo na hora. O cabelo precisa ter um tempo pra se adaptar, pra crescer saudável. Nada disso é de um dia pro outro. O que te recomendamos é paciência e força <3

Olá meninas .. Tenho 20 Anos , moro aq em SP
Comecei a passar pela transição capilar a 1 mês.. E a tentação pra alisar me consome .. Quero muito cachear . Cortar ja cortei .. Desapeguei bastante .. Mas to desesperada e em busca de apoio , porq estou desanimada e achando meu cabelo horrível.. Ja ate vi ums meios pra cachar com química msm .. Me ajudeeeeeeem a passar pela transiçao ❤

Eu ti em transinçao capilar e hoje eu cortei meu cabelo eu gosto mas eu tenho muito medo de ser zoado porque ele fica feio e pra cima e sei lá n ta nada legal penteado nada eu faço prancha e isso acaba com meu cabelo ai to muito insegura com isso.

Oi Larissa!!
O cabelo é seu, menina! Não tem que ficar com medo de nada! Se você acha que ta bonito, então tá LINDO e não deixe ninguém te dizer o contrário. Busque uma segurança em você, faça o impossível pra se sentir bem consigo mesma e não leve em conta críticas de outros. Sabemos que é difícil, mas é necessário pro nosso amor próprio. Beijos querida <3

oi ,fiquei com meu cabelo um ano sem química ,pois na gravidez n poderia usar ,então decidir deixar ele cacheado mais e muito difícil pra mim ,
as pessoas me falava que eu tava muito feia com esse cabelo ,porque eu n alisava . enfim fiz relaxamento ta um pouco liso a raiz e as pontas ,mais ele ta um pouco ondulado ,tenho muita vontade de voltar os meus cachinhos me ajuda por favor .

Oi meninas!!!
Nossa meu cabelo tá uma confusão, tem dois dedos de raiz natural e um palmo de progressiva, tá horrível. Agora que eu descobri vcs, bem em tempo se não com certeza iria desistir… Mas ainda estou muito perdida, hj comprei um óleo pra fazer umectação. Vou tentar fazer o tal do ciclo capilar… Tô na luta… Gostei muito daquela técnica que amarra um pano na cabeça, meus cachinhos ficaram perfeitos. Tá difícil, mas eu vou conseguir :)

Vai conseguir sim, Dani! E vai mandando foto pra gente ir acompanhando com você <3

Olá, tudo bem? Tenho 15 anos e há uns 3 anos faço progressiva. Fiz a última progressiva em fevereiro e sim, essa vai ser a última! Quero cachear de vez, me assumir mesmo. Dia 12 cortei meu cabelo e agora estou usando alguns produtos e tá sendo muito difícil pra mim, por conta da raiz alta e dificuldade pra “assentar” ele. Por favor, quero dicas!!!!!!!!! Ah, tô amando esse site cara, amando mesmo! Minha inspiração são as fotos e vídeos de vocês. Ah, e vou mandar fotos pra vocês acompanharem tá bom? Bjs.

Oi Laryssa! Manda fotos mesmo! A Raysa deu algumas dicas para disfarçar a raiz, olha aqui: http://cacheia.com/2014/02/como-abaixar-e-disfarcar-a-raiz-do-cabelo-sem-usar-quimicas/
Beijos!

Olá.
Sou nova aqui no blog e estou nessa fase de transição
Meu cabelo está tão confuso que as vezes penso em voltar à vida dele liso. E para mim é pior, pois eu sou uma pessoa muuuito indecisa.. Mas estou tentando manter essa ideia dos cachos.
Raramente uso ele natural, pois fica muito feio. Mas também queria ir me acostumando com os cachos, mas sou dontipo de pessoa que nao tem coragem nem de ir na rua com os cabelos sem chapinha.
Já procurei vários posts sobre isso mas sempre mandam cortar e ter paciência, duas coisas que temo muito.
Não sei o que fazer :(

Oi Eduarda! Infelizmente você precisa ter paciência e ir se acostumando com ele. No início vai ficar feio sim, mas você precisa ir cuidando, nada é de uma hora pra outra! Força :)

Oi meu nome é Amanda , e estou passando pela transição . Estou a 7 meses sem fazer nada do cabelo , não faço chapinha , baby liss nada . no máximo aparei as pontas do cabelo , porém , nao cortei ainda . estou esperando pra cortar em dezembro e deixar radicalmente cacheado , porém , estou passando pelo momento feio com ele . so posso ficar de coque ou rabo de cavalo e so solto em casa ou quando está molhado . Mas estou aguentando firme e forte.
bjbj e força na peruca ;****

Oi, Amanda!
É difícil mesmo :(
Aqui no blog temos alguns posts com dicas para enfrentar a transição:

http://cacheia.com/2015/03/saia-do-conto-de-fadas/ da Ster
http://cacheia.com/2015/03/duas-texturas-sos-transicao/ da Ana
http://cacheia.com/2014/02/como-abaixar-e-disfarcar-a-raiz-do-cabelo-sem-usar-quimicas/ da Ray

Qualquer dúvida ou se precisar de apoio, conte com a gente :)
Temos também Facebook e Insta! Dá uma olhadinha facebook.com/blog cacheia e @blogcacheia

Beijos!

Passando aqui pra agradecer! 1 ano sem por quimica nenhuma nos cabelos, 1 ano em transição sem big chop, só cortando aos poucos, 1 ano acompanhando o site Cachea!
Sem a ajuda de vocês, não seria possivel. Obrigada a todos que colaboram com este cantinho maravilhoso :) E desejo de coração que todas as pessoas, continuem firme na sua transição capilar , assim como estou =)

Oi Camila, nós que agradecemos por nos acompanhar, esperamos continuar te ajudando sempre <3

olá meninas!!
Me chamo Ana, e estou em transição á 7 meses, meu cabelo cresceu uns 4 dedos desde que resolvi mudar, está sendo um momento de experiencia e muito aprendizado, as vezes a auto – estima fica baixa devido as várias texturas que ele forma. Já cortei ele algumas vezes mas ainda não tenho coragem de cortar toda parte com química, a família e amigos dividem as opiniões sobre meu cabelo rsrs mas confesso que não esculto quando as pessoas dizem que ele está feio kkk Nunca gostei de cabelo liso, só alisei por moda mesmo e pela falta tremenda de informação que eu tinha !! Agora não, amo meu cabelo e sei que isso é uma faze e vai passar!!

Oi Ana, que bom receber seu depoimento. Espero que o post tenha te ajudado e que o blog também esteja te ajudando! Beijos <3

Eu hj já liguei e desmarquei duas vezes a progressiva! :( muito difícil gnt! to quase louca nem me olhos no espelho mais!

Oi Rosângela! Força pra você, leia nossos textos de inspiração <3 http://cacheia.com/2013/12/cronica-tambem-quero-ser-neguinha/

Oi, eu optei por usar o famoso rabo de cavalo durante 8 meses, e quando estava com 5 dedos de raiz resolvi cortar, tem uns 2 meses, meu cabelo é crespo, não foi fácil esperar esse tempo todo, mais valeu a pena. ainda não está do jeito que eu realmente quero, mais vai ficar.

Com certeza, Tais <3

Olá, parabéns pelo Blog, é ótimo ! Gostaria da saber quais os primeiros passos para quem está iniciando esse processo? Não sei por onde começar rsrs

Oi, Carol!
Obrigada :)

Fiz um post justamente explicando o passo-a-passo da transição, é esse daqui: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Qualquer dúvida, estamos à disposição!

Bjs

Olá Parabéns pelo blog ! As dicas são ótimos, estou pensando em entrar no processo de transição também, espero que eu consigo rs. Beijos

Oi Carol! Muito obrigada, espero que te ajude bastante! Beijos!

[…] PS: algumas meninas passam a transição fazendo escova, babyliss ou, no meu caso, com o cabelo completamente preso. Nenhuma das três alternativas é aconselhável e/ou saudável para seus cachos. Escova demais resseca o cabelo (independente do cronograma que você segue, independente do protetor térmico) assim como o babyliss. O cabelo sempre preso tem tendência a cair mais que o normal, ficar marcado e quebrar fácil demais. Além do mais, você não curtirá seus cachinhos nem se acostumará com o volume/frizz dele se não deixá-lo natural! Veja nosso post sobre Como sobreviver à transição capilar! […]

Ana, encontrei o site hoje enquanto pesquisava a respeito de transição, fui logo procurando o FAQ e o link ajuda (rs!), mas decidi comentar aqui do que enviar um email invasivo e desesperado por ajuda.

De antemão posso te dizer que o trabalho do Cacheia! é um misto de muitas coisas, mas principalmente de ajuda psicológica! Já li vários posts e comentários e foi de extrema ajuda, pois bad hair day é pouco para o dia de hoje.

Eu sempre tive uma relação de amor e ódio com meu cabelo e com isso coleciono muitas histórias. Meus cabelos tinham a raiz lisa e o comprimento ondulado até a puberdade e mudaram completamente depois da minha primeira menstruação (aos 11 anos). Eu nunca soube cuidar dos meus cabelos, já que a minha maior referência (alô mãe!) tem cabelos lisos e finos. Por conta da mudança drástica dos fios, que ficaram crespos, principalmente na testa e na nuca, relaxei parcialmente os fios (apenas para reduzir o volume e “soltar” os cachos) dos 12 aos 20 anos e em pelo menos 5 vezes tive algum corte químico (ainda que pequeno) por conta da forma de aplicação do produto e do sentido de crescimento dos fios. Durante todo esse período foram raras as vezes que me senti bem com meu próprio cabelo, sempre usava preso com um coque ou rabo de cavalo.

Me lembro da minha primeira progressiva, do cheiro terrível, da ardência dos olhos, das longas horas sentada tendo o cabelo puxado (tenho muitooo cabelo), de todos os elogios que ouvi das amigas e de todas as frases preconceituosas disfarçadas de elogio (de que cabelo liso é bem mais alinhado e arrumado e coisas do tipo). Enfim, com os cabelos lisos eu passei a ser vista de cabelos soltos com muito mais frequência e até os produtos profissionais que sempre usei pareciam surtir mais efeito, sem contar que me libertei do tal “cabelão”, alvo de tantas brincadeiras maldosas durante a adolescência e, principalmente, mostrei ao meu cabelo quem mandava, já que ele nunca me obedeceu… rs!

Estou há 20 meses sem químicas (alisamentos) nos cabelos e a minha transição não começou como uma transição propriamente dita. Depois de um “divórcio” traumático da minha cabeleireira há anos por conta de uma matização de mechas pós progressiva que deixou meu cabelo verde acinzentado e cansada de ver minhas mechas ficando amarelo-avermelhadas a cada vez que as retocava, fui para Campinas em busca do Jackblond do Jackson Nunes e ele apenas confirmou o que eu sempre soube: se quisesse alcançar o loiro dos sonhos teria que parar com a progressiva.

Estava decidido então, pararia de alisar o cabelo, não por conta dos cachos, mas por conta da cor, com um plus de ter um cabelo muito mais saudável e sem precisar recorrer à progressiva, já que o cabelo ficaria todo natural. Falando assim parece fácil, afinal é só deixar crescer, mas só quem tomou a decisão é que sabe o que realmente é a transição.

Os primeiros meses foram fáceis, mesmo com a diferença no volume da raiz para o comprimento, eu escovava e fazia um coque, depois soltava e ele ficava ondulado e eu sempre gostei de cabelo com um certo volume, então estava tudo bem (ah, eu nunca gostei de cabelo chapado e são raras as vezes em que uso chapinha somente na raiz). Acho que até o oitavo mês foi tranquilo, depois comecei a ter crises de identidade esporádicas, mas sempre atreladas ao fato de obrigatoriamente ter que escovar o cabelo todo por conta das duas texturas (e do tempo que levo) do que do cabelo em si. Agora, de uns meses pra cá, o cabelo está horrível, sofrido, as pontas gritam mesmo tendo sido cortadas há 3 meses, o cabelo está descontrolado – eu estou descontrolada, está difícil de escovar e o cabelo não sabe seu lugar no mundo! Tem dias que o que o que eu mais quero é apenas lavar o cabelo e deixá-lo secar sozinho, mas não posso afinal ele está com mil texturas diferentes e o fato de ter mechas ombre somente piora o aspecto dos fios, então me vejo obrigada a recorrer ao secador quando o que mais gostaria é de ficar longe dele. Há dias em que o que eu mais quero é que ele seja liso ou cacheado, tanto faz, desde que seja ou uma coisa ou outra… tem dias que penso em alisar, tem dias em que penso em cortar, como hoje.

O pior de tudo é que mesmo meu cabelo sendo naturalmente cacheado, eu não me vejo (re)assumindo os cachos, não me vejo abrindo mão do comprimento (está no meio das costas), fazer BC então, fora de cogitação. Se eu acho cabelo cacheado feio? Não, pelo contrário, acho lindíssimo. A verdade é que sou muito apegada ao meu cabelo e ao que ele representa para mim, tenho muito medo de me arrepender de cortar caso opte por eliminar a parte alisada, tenho receio de não saber novamente cuidar dele cacheado, mesmo tendo tantos produtos e informações à disposição e, principalmente, tenho medo de não me reconhecer com meus cabelos cacheados. Em todo esse tempo de transição, usei o cabelo apenas 3 vezes natural (texturizado com trança embutida).

Enfim, nesse momento e em se tratando da minha relação com meus cabelos, sou tudo aquilo que não gostaria de ser: uma pessoa presa à padrões (ainda que sejam os meus – de cabelos longos, babyblond e à la Gisele) e com medo de mudanças, mas ainda assim curiosa com a possibilidade de retornar aos cachos e divar com cabelos como o da Nathalie Barros (que conheci hoje através do Cacheia!).

Escrevendo tudo isso eu só consigo pensar em como às vezes é mais sobre se aceitar e se amar do jeito que somos e em nossa própria pele, sem esteriótipos, livre da imagem que projetamos para nós mesmos do que voltar ou não aos cachos.

Muito obrigada pela oportunidade de falar a respeito de um assunto que pode ser considerado tão banal para alguns e, principalmente, de ajudar alguém que possa ler esse comentário no futuro.

Um beijo grande,

Giu

P.S. Hoje foi dia de lavar os cabelos e, ao invés de escová-lo fiz tranças embutidas e pretendo balançar os cachos amanhã!

Oi Giu! Primeiro: peço perdão pela demora a te responder, muitos comentários aqui e o seu acabou se perdendo! Segundo: muito obrigada por compartilhar sua história conosco. Creio que pra muitas meninas isso seja essencial no processo de transição (ver que outras já passaram pela mesma coisa ou estão passando) e buscar forças e inspirações. Espero que esteja segura de si mesma agora e pode contar com a gente pra tudo o que você precisar! Quanto ao seu bc, vá cortando aos poucos. Tenho certeza que você vai ficar linda <3 <3 <3

Olá cacheadas, me chamo Regina, tenho 16 anos comecei a alisar meu cabelo com 7 anos, tinha cachos lindos mas achava que liso seria bem mais bonito, estou em transição a quase 7 meses cortei super curto nao fiz texturização ainda e estou muito anciosa pelo resultado

Oi Regina! Paciência nessa fase é fundamental. Vá seguindo o cronograma e nossas receitas, tenho certeza que vai ficar lindo <3

Oi,eu optei a ficar cortando até chegar no BC, não demorei muito, menos de 7 meses fiz tudo!No começo ficava meio desconfiada com as pessoas mas com os produtos que comprei, olhando aqui nos site,meu cabelo está lindo!Só fico chateada por acordar com ele “compactado”,rsrsrsrs…ele está ainda baixo(só tem uma semana que fiz o BC)Agora é espera para ele fica cheio,grande e ama ainda mais meus cachinhos!Beijooo a todas que tiveram a coragem de menos de 1 ano fazer o BC.(como eu!)

Oi Norma! Talvez esse post da Mari te ajude: http://cacheia.com/2014/01/day-after-dicas-para-manter-os-cachos-lindos-no-dia-seguinte/

Beijos e parabéns pelo processo :D

Eu to tem sem alisar faz 1 ano e pouquinho, nisso tenho feito banho de brilho p manter os fios hidratados, mas meu deus, é mt dificil resistir a chapinha, ele tem boa parte cacheada já, mas na frente, parece que nunca vai enrolar só a raiz fica cheia, tipo 2/3 dedos, e o resto liso, sem dizer q ele ñ tem definição nenhuma.. Isso n me desmotiva a ñ alisar mais, mas ñ acho q ele vá ficar cacheado um dia..

Oi Thayná! Como disse no post, essa fase é complicada e necessita paciência. O cabelo não vai nascer cacheado lindo e já definido, é necessário cuidados, hidratações principalmente, para que ele possa voltar ao que era. Confere esse post daqui: http://cacheia.com/2014/07/sobre-o-imediatismo-do-natural/
Beijos!

Oii, sou Arlanne e estou em transiçao, porém o recurso que uso é a chapinha e o secador, mas eu queria parar só que sem cortar radicalmente, porque acho que eu não ficaria bem com o cabelo curto, pois sou alta e acho minha testa muito grande kk o que eu faço?

Oi Arlanne! Faça texturizações! :) http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/
Beijos!

Oi Ana, tudo bem?
Ima dúvida sobre a sua transição! Você deixou de usar produtos convencionais e passou a usar produtos 100% naturais?
Estou em uma transição um pouco mais profunda, deixando de usar produtos convencionais para usar tudo natural. No início é bem difícil mais já vi resultados maravilhosos!
Grande abraço,
Cris

Oi Cris! Ah, na minha transição eu ainda tinha pouco conhecimento sobre isso… Eu usava produtos convencionais mesmo :/ mas é ideal meesmo usar naturais! Conta pra gente sua experiência!

Boa tarde Ana,

Decidi a pouco tempo a me libertar do alisamento… E estou com dúvida ao tipo de shampoo usar ( se para cabelo liso ou cacheados). Ajude-me, please! Se possível me
indique algum. hehehe

Grande Abraço!

Oi Michelle! Temos várias dicas de produtos aqui: http://cacheia.com/2015/07/produtos-para-cabelos-cacheados-e-crespos/
o ideal é você conferir a composição ok? Beijos!

Olá, primeiramente queria parabenizar pelo lindo trabalho com o blog! Bom, já vou completar 1 ano de transição dia 21 de agosto, mas tou com a sensação que meu cabelo ta crescendo muito pouco. E eu não tenho muita noção porque meu cabelo é alisado desde quando eu era criança, nem mesmo lembro como ele é de verdade. Meu cabelo ta crescendo muuuuito pouco em alguns lugares,como na franja por exemplo, e isso ta me incomodando demais prq ja vai fazer 1 ano! Isso é normal? beijos :*

Oi Mariana, tudo bem? Nosso cabelo cresce em média 1,5 por mês. Se acha que está crescendo menos que isso, te aconselho visitar um nutricionista e um dermatologista, pois pode ser alguma coisa hormonal ou nutricional. Mas na maioria das vezes é ansiedade mesmo, pra ver o cabelão… Temos algumas dicas pra ajudar no crescimento aqui: http://cacheia.com/2013/12/8-dicas-para-estimular-o-crescimento-natural-do-cabelo/

[…] Como sobreviver à transição capilar […]

Saudações.
Gente. SOSORRO!!!
Estou no processo de transição, já faz uns 7 meses, e já esta dando para perceber que talvez meu cabelo não fique Cacheado e sim Crespo.
Não sei se vou conseguir.

Oi, Jamile!
Já pensou em fazer o BC?
O que está te afligindo?

Bjs

Oi ,eu sou a May , eu tenho 19 anos e estou na minha transição .

Gostaria de conversar com outras mulheres que já fizeram a transição , pois estou muito nervosa , meu cabelo ta muito feio e não tenho ninguém que me de força , não que eu não consiga , mas e bom ter com quem falar.
Não pretendo fazer o BC no meu cabelo ,pois ele cresce rápido e mesmo eu usando chapinha no meu cabelo o crescimento não e afetado , mas estou cortando o cabelo , gostaria de saber qual corte fazer para o cabelo que estar em transição , se existe algum bom ?

Oi Mayara, tudo bem? Tem um grupo muuuito bom no facebook que me ajudou bastante na transição, chama Cacheadas em Transição – no facebook. Lá você vai conhecer muita gente na mesma situação que você <3

Quanto ao corte: o corte precisa ser arredondado, em camadas ou repicado ok?

ola meminas .. podem ne ajuda . estou em tramsiçao a apenas dois meses . esta com dois dedos de rais .
n sei como fazer pos no meu caso e pior pos meus cabelos e aliados com hene .. acho q n da pra fazer texturizações .. tem ideia do q posso fazer ?
haa eu tenho feito toca de meia para fica melhorzinho isto e certo ;?

Oi Cida! Dá pra fazer texturização sim :) e pra dois meses, seu cabelo ta crescendo rápido hein?
Toca de meia é bom pra ir dormir e não frizar o cabelo :D

ola .. obrigada pela atençao >> como fazer a texturização .. n tenho ideia de como fazer mem q produto usar .. estou
tentando fazer o no poo
ATT cida bjs no coraçao

haa eu de novo haaa !!! acha q devo dar um corte nos cabelos como tdos sabe o hene so sai cortando .. asim vou tirando aos poucos
so tem medo de fica como capacete kk o q vc acha …ou espero mais pra começar air tirando o hene de gualquer forma e so cortando q sai

Oi Cida! Infelizmente isso só você pode saber. Vá cortando aos poucos até se sentir segura pra tirar tudo!

Oi Cida, temos várias dicas de texturização aqui: http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/

Ollá meninas,

Bom nem sei por onde começar.Bom vamos lá ja tentei passar pela transição duas vezes exatamente duas vezes essa esta sendo a terceira vez nunca consigo passar pela transição pois sou o tipo de pessoa que ligo bastante para o que os outros vão dizer e não tenho apoio dos amigos nem dos familiares da primeira vez que passei pela transição fiquei 6 meses da segunda vez fiquei 1 ano mas não consegui finalizar novamente as criticas estavam acabando comigo a minha auto-estima estava la embaixo ai acabei indo para o BN para quem não conhece Beleza Natural E no começo eu amei né o cabelo ficou baixinho mais ai depois a química foi tirando os meus cachos pq toda vez que eu ia relaxar nunca era a mesma pessoa. meu cabelo começou a perder os cachos ficando cada vez mais liso e perdendo completamente os cachos mas agora estou em transição novamente e espero conseguir mas já começaram a me olhar torto novamente mas vou fazer texturizações para ver se melhora adoro cabelo comprido meu cabelo ta longo corro da tesoura (srsrsrrsrsrs) mas não vai ter mais jeito agora eu quero e vou conseguir com fé em deus. haa e só para deixar estou atualmente 3 meses em transição

Oi Débora! Realmente é muito difícil passar pela transição… Você precisa ter muita força e muita confiança em si mesma. Entre em grupos, discuta e conversa com outras meninas em transição. Quando trocamos experiências ficamos muito mais fortes. Beijo e força pra você <3

Passar pela transição não é nada fácil… quem é ansiosa simplesmente não aguenta… eu falo um pouco da minha no meu blog, dá uma olhadinha: http://docecomomel.com/transicao-capilar-a-volta-dos-cabelos-naturais/

Bom eu não tive tanta paciência assim de esperar kkkk no máximo uns 3 meses que esperei até que um belo dia resolvi cortar meu cabelo ! O medo já andava lado a lado comigo e isso foi me deixando nervosa,meus cabelos começaram a cair bastante ,quebrar e eu nao sabia o que fazer,dai que eu decidi parar de vez com a Química pois estava em excesso já! Tive o apoio da minha mãe e do meu irmão ,até hoje tenho e agradeço eles por isso ,pois várias vezes de cansaço passou pela minha cabeça a fazer novamente a química mas eles me deram força.. Vou marcar novamente pra retirar o restante da química no meu cabelo e ser feliz com ele ,do jeitinho que Deus fez,prefeito,minha identidade é meu cabelo a partir se agora ❤

Isso mesmo Renata, que bom que teve apoio da sua família <3

Oi meninas, li seu blog e achei interessante, pois estou nesse processo de tentar me acostumar com os cachos, meu marido quer meu cabelo natural, e é dificil pra mi pois já faço alisamento, progressiva, a mais de 6 anos e vai ser sificil, não me lembro ao certo como er meu cabelo natural, o que sei é que desde março não faço nenhum procedimento para alisar, e estou em dúvida de como cuidar, como deixar durante o dia, o que usar, poraue o que sei é que está bem cheio por dentro e isso deixa a raiz bem alta o que parece que está feio.. o que faço?

Abraços :)

Oi Camila! Confere esse link daqui: http://www.cacheia.com/2013/12/transicao-capilar-o-que-e/
Beijos

Eu queria tirar uma dúvida ! É normal durante a transição nem toda a raiz tá cacheada, tipo tem umas partes do meu que dá para sentir e ver nitidamente o cacho se formando, mas em outras partes não, isso é normal ou apenas faz parte e quando eu fazer o Big Chop e cuidar dos cachos, meu cabelo vai ficar todo cacheadinho ?

Sim Yanca! A gente fala sobre isso aqui: http://cacheia.com/2015/03/duas-texturas-sos-transicao/

Boa tarde!

Meu nome é mariana tenho os cabelos cacheados e decide passar pela transição, tenho 5 anos sem quimica, mas fiz luzes e nunca me acostumei a viver sem escovar os cabelos, minha raiz ta normal mais minha pontas não ha um jeito de recupera -los sem cortar, o cabelo não respondera ja que não tem “quimica” (relaxamentos ou similares)?

Oi Mariana! Infelizmente, só cortando e tratando da parte que ta crescendo :(

Boa tarde .Eu fiz escova definitiva dos 15 ate os 16anos e 4 meses ai decidi parar mas não fiz o bc cortei o cabelo mas ou menos na altura do pescoço mas a raiz comeu a crescer bem enroladinha mas 2 coisas me deixaram nevo as duas texturas do cabelo e a raiz armada ,ai comecei a fazer o permanente afro para disfarçar na parte da transição, mas estou preocupada ,minha pergunta e química do permanente afro pode atrapalhar aparte da raiz e em vez de ajudar pode atrapalhar ? oque eu posso fazer para ajudar o meu cabelo acrescer mas rápido pq pra quem sempre teve o cabelo na cintura está meio difícil eu ja faço hidratação 2 vez na semana me ajuda socorro

Oi Libia! O permanente é química, então não adianta deixar o cabelo crescer se você está fazendo mais química! Temos dicas para crescimento capilar aqui: http://cacheia.com/2013/12/8-dicas-para-estimular-o-crescimento-natural-do-cabelo/

[…] de como você enxerga a transição capilar. Se você quer ter uma ideia de qual a última vez em que passou química para assim acompanhar o […]

Estou passando minha transição com chapinha….ja faz dois anos…e notei qie meus cachos estão mais abertos…mais esticados…como se tivesse dado relaxamento…

É um problema da chapinha, Elide. Você precisa deixar seus cachos naturais para eles se acostumarem…

to bem no socoooorro aqui, meu cabelo é naturalmente ondulado, sempre alisei a raiz pq tinha um efeito natural perfeito :) liso na raiz e o restante ondulado, só que uma dessas escovas detonou o comprimento do cabelo, e então ele não voltou mais a ficar ondulado no cumprimento- ODIEI, CHOREI- to deixando crescer novamente (9 meses sem quimicas) pra voltar a minha rotina de alisamento semestral só na raiz, mas essa transição ta me matando, e eu não tenho coragem de fazer BC =/ as pontas estão muito lisas, a raiz na parte de fora do cabelo ta lisa, mais no meio ta um lugar mais cacheado no outro ondulado, ta alto so na raiz ta uma bosta. não sei que produto usar, não sei o que fazer :,( to cansada de apelar pra escova e chapinha pra conseguir sair de casa. e pior ainda sair com o efeito lisão que eu nunca gostei. me socorre!

Eliz, temos várias alternativas a chapinha no post. Vai testando e vê qual você se adapta melhor :)

[…] no Cacheia, a gente já falou bastante sobre o que é transição capilar e como passar por ela. Mas e depois, o que […]

Eu não sei o que faço, estou passando pela transição mas não cortei o cabelo pois tenho rosto fino e uso óculos do estilo grande e minha cabeleireira diz que não ficaria bem cortar e sim esperar um pouco, mas meu cabelo está cacheado nas pontas e liso no meio (não sei como isso pois cortei bastante as ponto mas também só alisava em cima e deixava cachos embaixo)… Eu queria uma dica, uma ajuda pois está armando de um jeito nada legal e não sei o que passar e como deixar ele. :(

Oi Sara! Você precisa cortar quando se sentir bem consigo mesma. Nada de escutar sua cabeleireira viu? Siga nossas dicas do post e daqui a pouco seu cabelo ta todo natural!

Oi, então eu não sei desde que idade comecei a alisar o cabelo, bom em dezembro do ano passado eu decidi que queria um cabelo que era meu,realmente meu! certo, eu não fiz Bc eu cortei a maioria das partes lisas.. ele fico curto mas ainda tinha partes lisas :\.Em março se eu não me engano eu fiz o Permanente afro(pra mim, não danificaria.. é eu me enganei)bom, quando a mulher virou a cadeira e eu vi como tava o meu cabelo(ele tava encaracolado,e no ombro)eu percebi que o tempo que eu tinha cortado foram por água abaixo bom, eu fiquei uns meses sem nada eu prendia o cabelo e deixava uma franjinha. e sempre pensava em alisas.. até esse mês!eu vejo muito videos de meninas falando sobre a transição.mas nada que realmente eu me identificasse.. eu cortei o cabelo ( não foi um Bc, eu corte algumas pontas lisas dnv. só sincera em dizer que parece que tem um toquinho na frente do cabelo rs)a minha duvida é O QUE EU FAÇO AGORA?depois do corte, além de não ser um Bc.. o que eu preciso fazer pra ter meu cabelo natural\definido\bonito\grande !? Obg.

Oi Carla! Fiz um post sobre isso hoje, confere aqui: http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/
Beijos!

Oi. Td bem? Amei o vosso blog. Estou em transição há 4 meses( data em que deixei de alisar) e não tinha muita noção de como tratar do meu 4c em transição até agora! Uma das dúvidas que ainda tenho é o day after. Apesar de estar a usar tranças no momento, fico um pouco temerosa pois na maior parte das vezes o meu cabelo fica difícil de pentear e não sei ( ainda) como lidar bem isso. Por exemplo, para além de ter sido aconselhada a fazer fitagem, aconselharam-me a fazer uma mistura de creme de pentear ou máscara de hidratação sem enxágue e gel fixador ( ) e ir aplicando com a ponta dos dedos da raiz até as pontas sem amassar o cabelo. Não sei se é uma boa alternativa, mas o que me aconselham ?? Bjoooooosssss

Oi Katia, tudo bem?
A Mari aqui do blog fez um post exclusivamente sobre isso, vai te ajudar bastante: http://cacheia.com/2014/01/day-after-dicas-para-manter-os-cachos-lindos-no-dia-seguinte/
Beijos!

Oi. Boa noite,
Estou em trasição há 5 meses parece que o tempo não passa mais me conformo com a demora pois foi eu mesma que estraguei o que Deus quis que eu fosse. O cabelo de vocês demora tanto quanto o meu para crescer? O meu só cresceu 4 dedos

Oi Islayne! Seu cabelo ta com um crescimento ótimo! O normal é ele crescer de 0,5 a 1cm por mês :D

Oi! Estou na transição a 3 meses e bem, até agora estou me saindo bem e vendo só o lado bom da vida mesmo com a raiz la no alto, mas sei que minha raiz vai crescer mais e eu já testei várias texturizações e elas não pegam, ou ficam esquisitas em relação ao cabelo que está crescendo, de acordo com minha mãe eu tenho um cabelo 2B já que eu nem lembro mais do meu cabelo, dei relaxamento com 7 anos e continuei dando por u tempinho até resolver por bigudinho, meu cabelo enfraqueceu e quebrou e resolvemos dar uma selagem, que, de acordo com minha cabeleireira resolveria tudo pois hidrataria meu cabelo, ele teve corte químico e ficou bem curtinho, então pus bigudinho nele todo, ficou bonito e me senti bem por um certo tempo, até que eu não podia mas fazer ele porque meu cabelo ficava quebradiço pelo simples fato de passar o produto, fiquei 5 meses sem química e resolvi alisar, fiz definitiva duas vezes e então resolvi parar e aqui estou eu, três meses, expectativa e ansiedade, quero fazer o big chop mas morro de medo do que as pessoas vão falar.

Oi Jullie! Já tentou trocar os produtos que utilizava quando fazia bigudin? Você fazia da forma ideal? E amiga, nada de ligar pro que os outros pensam. O cabelo é seu, você quem tem que se sentir bem com ele <3

Oi Ana, tudo bom?
Tou sem química a 5 meses mas só ando com rabo de cavalo para esconder a raíz e isso tá acabando com meu cabelo.
Não tenho muito apoio, e tou tentando resistir à tentação de usar alguma química. Não quero cortar meu cabelo muito curto e, minha raiz tá muito alta, com as pontas lisas e ralas. O que devo fazer? Como cuidar? Tem algum cronograma de tratamento? Indicação de cremes, shampoo, condicionador, óles, entre outros?
Me ajude, tou tentando não desistir!!!

oi! o meu nome é Leydilene… minha história não é diferente da de vcs, já faz 3 anos q estou natural oq eu fico triste é que está sem forma e as vezes não fico sastifeita, mas estou a luta. coloquei canecalon no ano q decidir ser natural e quero colocar outra vez, será q ele ajuda na transição?

Oi Leydilene… Ajuda na transição demais! :D

Oi gente! Estou desde janeiro sem fazer química (3 meses) e já tô tensa! Paciência não é o meu forte! Rs
Mas infelizmente não tenho escolha… Não estou tendo muito apoio na família tb, o que não ajuda muito. E ainda tô na dúvida se u meu cabelo é 3C ou 4A, como faço relaxamento há 20 anos ( sim, 20!!) nem sei mais como o meu cabelo é de verdade, e é essa curiosidade de saber como sou que está me motivando. Já percebi que meu cabelo gostou muito de co-wash e aderi a técnica de low-pow. Tava usando os produtos da Lola, mas além de caros estavam pesando no cabelo, tô tentando a Salon Line agora. Aguardemos e oremos!
Pra não dizer que ninguém da família tá apoiando, me inspirei no meu irmão que deixou o black crescer e tá maneiríssimo!!
Enfim… É força da peruca e grampo no aplique!!
Beijos a todas!

Socorro, o que eu faço com essa ansiedade? kk. A ultima vez que usei química foi dezembro de 2015, mas já fiz com “um pé atras” porque ja estava querendo assumir os cachos, porém nao tinha certeza entao acabei alisando, mas eu pensei bem e então finalmente decidi que voltaria pros cachos, mas pelo fato de ter alisado “recentemente” mas ja esta pensando na transição, parece que estou a muito mais tempo na transição do que realmente estou. Essa ansiedade é o que me motiva, mas ao mesmo tempo me deixa tão triste…Primeiro, meu cabelo demora MUITO para crescer, e além de já está passando pela “pior” fase da transição (os primeiros cachos aparecendo)eu ainda tenho que aturar todos olhando torto para mim por causa da diferença da textura, e a minha própria mãe falando para eu desistir, estou tendo que enfrentar tudo isso sozinha, apenas com videos e post na internet… Tem alguma dica para fazer o cabelo crescer um pouco mais rápido? e o que eu faço com essa ansiedade? kk

Olá! Boa noite! Decide deixar meu cabelo voltar ao normal, mas estou com algumas dúvidas se realmente ele volta, pois já fiz várias definitivas, progressivas e alisamentos químicos, além disso por último ele sofreu um corte químico em que está quebrando muito principalmente a parte da frente. Estou precisando muito de algumas dicas e sugestões por onde devo começar. Me ajudem por favor, pois quero muito que ele volte ao normal e tenha cachos lindos e definidos. Muito obrigado.

oi eu sou mary e to deixando meu cabelo crescer pra me livrar da quimica mas ta caindo bastante o que pode ser vc pode me ajudar ana.

Oi Maria! Se você acha que sua queda está anormal, consulte uma dermatologista, pode ser algum problema de saúde viu?

Ai Meu Deus! Enfim um site pra desabafar! To na transição á quase dois anos (em novembro completa). Confesso que to muito extressada apesar de ele ja estar cm cachos definidinhos. Mas ainda não fica como eu quero. Daí faço texturização e amo, vou pra escola, sou zuada de todos os lados! Por mais q eu tenha gostado e esteja cagando pra opnião dos outros é mt chato isso e nem sei direito oq fzr. Fico sem graça e querendo sair do colegio ou voltar á minha ”zona de conforto”. Realmente ja vi muitos exemplos inspiradores inclusive esse primeiro na pág. Mas sla, amei msm meu cabelo texturizado, mas é horrivel ter q lidar cm esses tipos de pessoas!
Pronto desabafei (msm q ngm responda kk).

Oi Waleska! O cabelo não tem que ficar do jeito que você quer, querida. Ele tem que ser natural, do jeito que é <3 a texturização é mais para penteados, dias átipicos/especiais, não para o dia-a-dia. :)

Estou passando pela transiçao quase dois anos, passei pela pior fase escovando cabelo, o lado bom e que nao sofre tanto o lado ruim e que meu cabelo ta com muita ponta dupla e quebrando muito. Tem uma semana que resolvi deixa a escova pelo menos durante a semana pra ir acostumando com volume.

estou passando tbm pela transicao capilar a 8 meses. estousuper empolgada com os cachos. MAs queria saber SI caso EU fazer selagem no cabelo SI alters a textura do cabelo, pois minha Cabelereira disse q a selagem nao tem formol e bem quimica.

Oi! Eu estou tentando voltar aos cachos, mas tem sido bem difícil :/
Nunca fiz nenhum tipo de química, a não ser relaxamento há uns 10 anos atrás. Mas vivo de chapinha! Ano passado cortei meu cabelo e ele ficou bem cacheado de novo, mas por problemas de auto-estima não consegui me desvencilhar da chapinha, continuei usando. Agora, quase 1 ano depois, os cachos sumiram, mas só de um lado do cabelo… Tá bem estranho, com um lado cacheadinho e o outro quase liso. Quero os cachos, mas não sei o que fazer, já que um corte nessa situação acho que não resolveria, senão teria que cortar um lado todo do cabelo haha. O que posso fazer? Alguma dica?
Obrigada pela atenção!

Bom dia. Parei de alisar meu cabelo a um ano, resolvi deixar meu cabelo natural de novo. É a segunda vez que passo pela transição. Confesso que acho meus cachos lindos, mas não me dou bem com o volume dele. Antes de fazer o alisamento eu estava decidida a somente relaxar para reduzir volume. Mas me convenceram a fazer o contrario. O fato é que estou cansada da rotina de fazer chapinha, constantemente quero molhar meu cabelo e não faço isso porque fica estranho. De 100% do meu cabelo 40% ja esta natural. Mais ainda não tive coragem de fazer BC. Eles parecem molinhas. Estava pensando em corta ele um pouco mais e fazer a redução de volume. Não conheço nenhum salão que auxilie cacheadas, pra reduzir o volume eles só indicam selagem. Eu não sei o que fazer. Alguém pode ajudar?????

Estou em transição desde Outubro/2015. Tenho feito texturização para eventos mais importantes e deixo ele amarrado para ir trabalhar. Não é nada simples, o desespero bate quando olho no espelho e vejo a raiz super cheia e as pontas ralas. Estou cortando o cabelo aos poucos para ir acostumando com o comprimento (uma vez que estou acostumada com o cabelo longo) já que decidi que em Dezembro/2016 faço o BC.

Boa noite, Estou cheia de vontade de voltar com meus cachos… fiz progressiva 4 vezes. As pontas esticadas me incomodam muito. Tem 6 meses que não faço nada nada de química. Quero sugestões para corte. tenho cabelo grosso e volumoso. quem sabe assim consigo deixar natural. Vou tentar inviar uma foto!
Tatiane Bicalho

Estou á umas 4meses sem Química,so que todo final de semana fazia chapinha,e agora faz 3dias sem chapinha apenas passando creme e amassando daí ele fica meio ondulado e segura mas um pouquinho por causa do creme mas se não passar ele nem formas as ondinhas…e quando faço coques fica muito feio por conta que ja 2dedos de raiz,embaixo ja dar pra ver os cachinhos mas encima continua liso e ja estou desesperada quase desistindo… Mas a vontade de voltar meus cachos er maior então pretendo continuar com a transição…acham que eu parando de usar chapinha meus cachos podem voltar mas rápido?

ola meu nome e daniella hipolito estou em transição a uns 8 meses e essa face esta sendo a pior pra mim eu faço escova para ter que aguentar as duas testura mais ec mes ele começou com uma queda e quebrando de uma forma que nunk vi…tou assustada vi que isso pode acontecer com o cabelo em transiçao mais tou triste caindo quebrando e seco …ja corteii pra diminuir a parte lisa …mais eu gostaria de uma ajuda tou usando o shampoo da felt jaborandi ele deu uma controlada na queda …mais sinto meu cabelo poroso e resecado gostaria de uma ajuda como posso cuidar melhor do meu cabelo apos ec shampoo não seii se uso mascara ou cremes gostaria que me ajudace me indicando um conograma …tou perdida ja gastei mtoo com mascaras e nao tou vendo resultado …meu cabelo so sera cortado qndo atingir um tamanho bom não gostaria de ficar com o cabelo curtinho..nao nao kkk então minha jornada sera grande com duas textura de cabelo;….por favor me ajude …qal cremes devo usar apos o shampo jaborandi da felt que apesar de combater um pouco a queda ele ta deixando meu cabelo poroso e seco e continua quebrando na parte que eeh lisa …me ajudem mandem para meu email resposta dhi

Oi, Daniela! Tudo bem?
A transição capilar é uma fase bem difícil e não tem jeito, precisa ir cortando nem que for aos poucos.
Sugiro que você siga o cronograma capilar em todas as lavagens para tentar dar uma amenizada no ressecamento. leia sobre aqui: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

E que leia esse post sobre transição: http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/

Bjs

Oi, gente! Depois de uma progressiva fracassada (faço essa química desde 2010 mas no final do ano passado fiz de novo e o produto não pegou direito :D), decidi voltar com meu cabelo natural de raiz um pouco ondulada e comprimento cacheado. Atualmente estou com o cabelo meio sem forma, algumas mechas estão mais lisas e outras formam cachos abertos. A raiz está ficando alta e tenho a sorte do meu cabelo crescer rapidinho <3 Enfim, queria saber quando (se tiver um "quando") que é possível começar a utilizar shampoos/condicionadores para cabelos cacheados… tendo em vista que estou no básico do básico da transição e com essa situação capilar rs Aproveitando, parabéns pelo blog! É uma fonte maravilhosa de informação! Continuem com o trabalho <3

Esta sendo difícil a minha transição, começei ha um mês com a transição,vezes a,da-me vontade de passar quimica porque eu vejo o cabelo feio, ou quando vejo uma atriz com frizz todo lindo ali tento quebrar, mais minutos depois procuro motivação para continuar.

Siga firme!

Oi, tudo bem? Primeiro obrigada por este espaço, tem sido primordial pra mim. Segundo deixa eu contar que eu tenho 38 anos e fui pesquisar na internet o tipo de crespo que é meu cabelo e fiquei pasma por não conseguir definir. Eu tô chocada porque me dei conta que durante minha vida inteira eu sempre tratei meu cabelo como se ele fosse de outro tipo, outra textura, outro cabelo. Eu nem sei qual é o meu tipo de cabelo. Eu sempre mantive ele a base de henê, liso, brilhoso, lindo, franja colada na testa, perfeito muitos diriam, mas acontece que eu agora, tarde eu acho, acabei dando uma pausa no henê e tava cansada de todo dia usar trança e cabelo sem definição, cansada de quimica, de secador, de chapinha e da obrigação diária de chapar o cabelo. Dai comecei a pesquisar as técnicas de low poo, no poo e acabei conhecendo um novo mundo. Eu nunca achei que meu cabelo poderia ser bonito a não ser que estivesse liso. No meu primeiro dia com ele solto e natural meu marido disse que não sabia que meu cabelo era assim, ele disse que achava que meu cabelo depois que secava ia alisando. Pasmem. Eu que não tenho noção ainda do que fazer com a juba usei uns cremes indicados pelas blogueiras, fiz umas técnicas de fitagem e fui trabalhar. Ouvi que eu tava diferente, que tinha mudado o cabelo, que tava com dread igual ao Bob Marley. Tipo eu só queria dizer, olha não mudei não, meu cabelo é esse aqui, eu passei uma vida inteira tentando mudar ele, mas não tinha porquê. Essa é uma luta minha, tenho que manter a força e a coragem para continuar. Na verdade é uma redescoberta social e política rodeada de valores e preconceitos que eu tenho que reavaliar. Primeira semana digo e enfatizo ‘É difícil’, mas eu me sinto finalmente livre.

Oi, Patricia! Tudo bem?
Querida, que legal ler seu texto! Que sopro de realidade, de vida, de vontade!
Lindo ver como sua perspectiva mudou, tenho certeza que embora a transição seja sim difícil, vai ser um processo incrível para você.

Força! Você consegue ;)

Bjs

Oi, estou amando as informações que o site tem sobre transição capilar e as técnicas de low poo e no poo. Estou em transição capilar a 8 meses e estou querendo começar a técnica de low poo, só que meu cabelo natural é ondulado acho que tipo 2b, 2c e o que me fez parar com a progressiva é que meu cabelo estava caindo muito e depois de uns 5 meses sem química descobri que meu couro cabeludo está com muito resíduo, a minha dúvida é que tipo de shampoo devo usar porque pelo que pesquisei a maioria dos shampoos tem função hidratante e uma cabeleireira especializada que foi disse pra dar um tempo em shampoos com essa função e não sei que tipo de shampoo comprar pra começar a técnica do low poo, pode me dar uma ajuda?
Obrigada!

Olá eu estou em transição já faz 3 meses meu cabelo está crescendo muito bem ,mas para eu não assustar muito por ver as duas testeiras estou fazendo escova e vhapinha,mas fáceis também hidratação , nutrição e reconstrução ,mais ainda sinto que não está legal ,vc acha que eu deveria ir numa proficional em cabelos afros para me orientar melhor ou devo continuar eu mesmo a cuidar ,.

Leave a Comment