Transição Capilar

O Scab Hair existe? O que é e como tratar o cabelo pós bc

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você fez o big chop (bc) e notou que o seu cabelo estava áspero, com frizz, e dificuldade enooorme de definição? Então vem comigo, gente! O post de hoje vai explicar esse estranho fenômeno: o scab hair!

O que é o scab hair?

O scab hair é nome dado pelas gringas àquele cabelinho que vem logo após as químicas, ou seja, os fios que aparecem na sua cabeça quando você resolve largar os alisamentos. Esse estranho fenômeno é notado durante a transição (na nossa raiz), mas é especialmente após o big chop que as pessoas enfrentam problemas de porosidade, ressecamento, e sumiço de cachinhos; Mas atenção meninas: o scab hair pode ser causado também por tensionamentos de tranças sintéticas, apliques e megahair, então cuidado.

Se vocês estão se perguntando: “Cadê a definição? Cadê os meus cachinhos? O que está acontecendo com meu cabelo?” talvez scab hair seja o nome do seu problema. Mas não se desesperem, amorecos: o scab hair é passageiro e pode ser tratado!

linha-de-demarcação-entre-scab-hair-e-cabelo-novo

 

*(Consultar final do post)

 

O Scab hair é justamente essa linha divisória entre o cabelo novo e o cabelo  que foi alisado anteriormente.


Como eu sei se o meu problema é scab hair?

Muitas vezes nós estamos apenas passando por um bad hair day, ou então não lembramos como os nossos cabelos eram. Eu sou a rainha do drama capilar, e eu acho que tenho scab hair dia-sim-dia-não. Mas scab hair eterno não existe, tá moçada? No final, descobri que o problema não era o scab hair, e sim as estruturas do meu fio mesmo, fora algumas colorações e descolorações que eu tinha feito. Responda as perguntas abaixo e descubra se você sofre com o scab hair! :D

1. Você passou por algum procedimento após os alisamentos, como descolorações, decapagens, ou tinturas?

2. Você passou por algum período de transição hormonal após o início das químicas, como a adolescência, gravidez ou menopausa?

3. Você está livre de químicas (tempo após big chop), a mais de um ano?

4. O seu cabelo está com pelo menos dois desses aspectos?  a) dificuldade de definir os cachinhos b) alta porosidade c) cabelo áspero d) quebra e e) frizz?

Se você respondeu não para as três primeiras perguntas acima, e sim para a quarta, você está lidando com o scab hair! 

Fiz uma imagem demonstrando pra vocês a diferença entre o scab hair durante a transição, no big chop, e por fim, em um dia de bad hair e um dia “normal”:

diferença-entre-scab-hair-e-bad-hair-day


Muitos sites afirmam que o scab hair não existe, já que a química não afeta o fio novo que nasce. É verdade?

Não! Não é verdade! O Scab hair existe sim e pode acontecer porque:

1. O secador, chapinha e os produtos químicos utilizados durante as progressivas causaram quebras próximas à raiz, então esses fios  já crescem com as pontinhas bem quebradas, ressecadas, porosas e já problemáticas; Essas pontinhas vão gerar aquele frizz eterno no topo da cabeça. É um fio que exige maior cuidado e carinho.

2. As químicas de relaxamento, que são os alisamentos que agem na transformação do fio, podem ter queimado ou causado danos a algumas regiões do couro cabeludo, afetando como os fios vão crescer. Essas queimaduras podem causar até alopecia! (a pessoa fica careca, é isso mesmo!). Dependendo do dano, ele pode ser permanente ou temporário. Apenas x dermatologista ou especialista em tricologia pode ser capaz de te informar a gravidade. O scab hair também pode ser causado pelo uso de tranças, apliques, e etc.

 


Como tratar o “problema”?

Óleos no couro cabeludo podem auxiliar a regeneração do folículo capilar e “fortificar” os fios que foram quebrados durante os processos de química. No entanto, para quem enfrenta problemas como caspa e espinhas no couro, essa solução não é recomendada.

Além disso, uma das melhores formas de cuidar do cabelo que nasce é através da dieta; Já ensinei aqui alguns truques para tratar o seu hair de dentro pra fora.

Por último, recomendo a maior solução de todas para o scab hair: paciência e carinho. É uma fase passageira!

 


 

Espero que tenham gostado do post. Qualquer dúvida, ficarei feliz em respondê-lxs!

 

Beijocas encaracoladas,

 

* Créditos da imagem: http://www.seriouslynatural.org/2014/02/natural-hair-terms-scab-hair-and-line.html

Créditos de informações de tratamento do problema: http://www.naturallycurly.com/curlreading/chemicals-ingredients/finally-the-truth-about-scab-hair/

 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você também pode gostar: