Tipos de cacho: Como identificar o seu + dicas

Oi gente! Esse post é para quem tem dificuldade de identificar sua textura capilar. Organizamos a divisão em algumas categorias (2, 3, 4) e em subcategorias (a, b, c) Mas  óh: isso não quer dizer que não existam outras, é só um modo de facilitar o entendimento. Vale a pena destacar também que a ideia de listar os tipos de cacho não é hierarquizar, mas mostrar que cada cabelo possui características e necessidades diferentes.

A ideia também não é “uniformizar”: cada cabelo é um universo gente! Temos várias texturas capilares e seu cabelo pode perfeitamente ser uma mistura de mais de um dos tipos de cacho listados, certo? Então fique tranquila se não conseguir encontrar fotos que representem seu cabelo 100%. Dito isso, vamos lá! Separamos algumas fotos para ilustrar os tipos de fio e tem inclusive blogueiras que possuem os mais diversos tipos capilares. Tudo isso pra ajudar vocês a se inspirarem e buscarem cada vez mais informações para cuidar bem dos seus fios.

 Tipo 4

Os cabelos do tipo 4 são crespos, com tendência a volume e mais frágeis. São cabelos que tendem ao ressecamento por isso recomenda-se umectações e hidratações.  Se você é crespa pode se jogar no uso de produtos compostos por manteigas e óleos vegetais na composição como óleo de abacate, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de semente de uva, óleo de jojoba, óleo de ojon; manteigas como manteiga de karité, manteiga de cupuaçu, manteiga de abacate e manteiga de murumuru. Esses componentes ajudam a deixar seu crespo ainda mais macio e com brilho.

cabelo crespo 4A tipo 4A

Crespos 4A: Fios bem enrolados desde a raiz e que formam cachos pequenos e apertados. Ganham volume com facilidade e são mais finos e sensíveis. Cremes mais grossos podem garantir mais fixação para os cachinhos.

cabelo crespo tipo 4B

Crespos 4B: Formam cachos bem pequenos e ganham volume com facilidade. São finos e bem frágeis, por isso devem ser desembaraçados com cuidado para evitar quebra.

cabelo crespo 4C crespo 4C

Crespos 4C: O formato padrão desses fios são ondas em “Z”. Podem formar cachinhos bem estreitos em algumas partes, muito parecidos com a textura 4B ou não apresentarem cachos em algumas regiões. Os fios do cabelo 4C ficam bem juntinhos e podem encolher até 75% do tamanho original. Se você gosta de volume, experimente usar o pente garfo no seu 4C para deixá-lo ainda mais poderoso!

Dicas: para diminuir o ressecamento dos fios e manter seu crespo poderoso e hidratado, tente diminuir a frequência de lavagem. Os shampoos com sulfato podem contribuir para que os fios fiquem ressecados por isso se você não segue as técnicas Low Poo ou No Poo, capriche nos cuidados pré-lavagem conhecidos como pré-poo.

Links úteis para as crespas de plantão:

Umectação capilar: o que é, como fazer, benefícios

Guia contra o ressecamento dos cabelos cacheados e crespos 

Fitagem desconstruída: mais volume para cabelos crespos

Cachear cabelo crespo? 

Penteados para cabelos crespos curtos

Como pentear cabelos cacheados e crespos

Papo 4C

As melhores texturizações para o tipo 4

Tipo 3

Aqui temos cachos bem definidinhos e com alguma tendência a ressecamento também! Quem é tipo 3 sabe a dor e a delícia que é. A maioria (percebam, não disse todas) do tipo 3 é, além de volumoso, denso, o que pode complicar um pouquinho o cuidado com os cachos.

Nosso couro cabeludo produz uma oleosidade natural que percorre os fios. No caso dos cabelos lisos e ondulados, essa oleosidade natural chega com mais facilidade até as pontas. Já no caso de cabelos cacheados e crespos o processo demora um pouquinho mais. Como consequência disso, o comprimento e as pontas dos fios podem ficar com aspecto ressecado com mais facilidade. Então bora hidratar e nutrir esses cachinhos minha gente!

cabelos ondulados tipo 3A cachos 3A

Cacheados 3A: Em geral formam cachos grandes, soltos  e espaçados no formato de espiral. Com o crescimento, a raiz pode parecer mais lisa e o perder volume. Quem tem cachos desse tipo pode notar que algumas partes tendem a formar cachos mais definidos, enquanto outras são mais espaçadas.

cabelos cacheados tipo 3B

Cacheados 3B: O 3B forma cachos espirais definidos por toda a extensão do cabelo (alguns mais fechados e outros mais abertos). A raiz pode ser mais ondulada que cacheada.

cabelos cacheados tipo 3C cachos 3C

Cacheados 3C: Cachos espirais definidos e fechados. Os cachos são densos, grossos e bem próximos.

Dicas: Evite cortar com qualquer um ou de qualquer jeito. Um bom corte pode garantir um volume lindo e equilibrado e em alguns casos incentiva ainda mais a definição. Em mãos erradas, o cabelo cacheado pode acabar com o famoso “efeito triângulo”, perdendo movimento.

Se você gosta de definição invista na fitagem para segurar os cachos e defini-los. Se ama volume capriche no pente garfo! Se você está em transição, tenha paciência, porque é um tipo de cabelo que tem o crescimento quase imperceptível (por causa do fator encolhimento).

Links úteis para as cacheadas de plantão:

Como deixar cabelo cacheado mais definido

Fitagem – técnica para finalizar os cachos

Como pentear cabelos cacheados e crespos

Técnica para definição: Creogel

Tipo 2

Muitas pessoas acham que o tipo 2 é liso, mas não é. Pra outras é cacheado, mas também não é. O tipo 2 forma ondas em “S”, que podem ser mais intensas ou menos marcantes. O cabelo ondulado é sedoso, mas não tanto quanto o cabelo liso. É um pouco ressecado nas pontas, mas não quanto os cacheados e crespos. Geralmente os cabelos do tipo 2 possuem a raiz lisa e as ondulações se formam no comprimento e nas pontas.

cabelos ondulados tipo 2A

Ondulados 2A: Formam ondulações muito leves, os fios são quase lisos. Mas não se engane! Esse tipo de fio pode apresentar pontinhas ressecadas que precisam daquele carinho extra. 

cabelos ondulados 2B

Ondulados 2B: Raiz mais lisa e ondulações espaçadas pela extensão dos fios.  
cabelos ondulados tipo 2COndulados 2C: Fios grossos,  geralmente com mais volume. As ondas do 2C são bem marcadinhas. Ativadores de cacho ajudam a destacar ainda mais essas ondas. 

Dicas: Na hora de cuidar dessa lindeza, fique de olho na quantidade de produto aplicada para não pesar os fios. Preste atenção também no momento de cortar especialmente se você quer mais volume: os ondulados também tendem a formar frizz e no caso dos cabelos mais finos, desfiar com navalha pode não ser uma boa. Para valorizar suas ondas, invista em cortes em camadas.

Uma das principais reclamações de quem tem cabelos ondulados é a falta de definição. Pelo menos é isso que muitas meninas que acabaram alisando suas madeixas onduladas relatam. Se você realmente estiver em busca de mais definição pode utilizar mousse, gel ou spray fixador no cabelo, amassando as mechas para incentivar a formação de ondas. A técnica de fitagem não é tão interessante para fios ondulados. Exagerar no finalizador também não fica legal. Use e abuse de rolinhos e bigudins se quiser variar no visual. Apesar de parecer fácil cuidar, tipo 2 é bem complexo. Confira o grupo Amigas Onduladas no facebook, lá tem dicas de ouro!

Links úteis para as onduladas de plantão aqui no blog:

Guia de finalização para cabelos ondulados

Como deixar cabelos ondulados mais definidos – tipo 2

Ploping: técnica para secar e definir cachos 

Links úteis para onduladas, crespas e cacheadas:

Guia Low Poo: o que é, como começar, produtos indicados

Guia No Poo: o que é, como começar, produtos indicados

O que tem no borrifador? Receitas e dicas

Cronograma capilar SOS Cabelo

Como seguir cronograma capilar com receitas caseiras

Então meninas, esse foi só um pequeno resuminho, porque lembrando: existem muitos mais tipos de cachos (e os cabelos com duas texturas) mas dependendo você pode associar com o mais próximo do seu. As dicas para os tipos são praticamente as mesmas: aceite-os e seja feliz!

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Obrigada pelas dicas,o meu fica entre o 2b e o 2c e exatamente como vc disse, eu desisti dele ondulado a um tempo atrás pela falta de definição (não sabe se é liso,se é cacheado :( ) mas agora estou deixando ele natural e aprendendo a gosta dele assim mesmo.
Amei saber do grupo no Facebook,participo do “cacheadas em transição” e o “Divas dos cachos”

OI! MEU TIPO TAMBÉM É ENTRE O 2B E 2C. ALISEI ELE POR UM LONGO PERÍODO POR CAUSA DESTA INDEFINIÇÃO. AGORA, ESTOU EM TRANSIÇÃO E JÁ FIZ O BIG CHOP, MAS AINDA NÃO SEI LIDAR COM ELE. MEU CABELO FRIZZA COM FACILIDADE E EU TENTO APRENDER UM POUCO COM AS BLOGUEIRAS CACHEADAS, MAS AINDA NÃO CHEGUEI NAQUELE “UAW!!” QUERIA UMAS DICAS DE TÉCNICAS E PRODUTOS QUE POSSO USAR NO CABELO!
AMEI O POST!
OBRIGADA! BJOS

Oi Ana! Tenta nossas receitas caseiras pra acabar com o frizz! http://cacheia.com/2013/12/6-dicas-para-detonar-com-o-frizz/
Beijos!

[…] Obs: Saiba aqui o tipo de cacho que você tem! […]

Olá o meu é cabelo é 3A estou em fase de transição. Dois meses sem e bendita progressiva quando completar doze irei cortar que Deus me ajude, pois quero meus cachos de volta

Foooorça Adriana, estamos com você, querida!

Olá,sigo o Blog de vocês e gostaria que publicassem sobre produtos que usar e cuidados com cabelos cacheados das crianças.Tenho uma filha de 1 ano e 8 meses,o cabelo dela é cacheado,não cresce,e está com volume.Já usei BioExtratus,Tóin Óin Óin,Jonhsons,Xuxinha.Faço hidratação com a máscara da BioExtratus Infantil para cabelos cachaeados,mas parece que sempre está ressecado e sem definição.Posso fazer umectação capilar nela?E Co-Wash?Desde já agradeço a atenção.

Oi Géssica! Obrigada pelas sugestões. Faremos uma categoria só para crianças sim! Você pode fazer qualquer receita caseira no cabelo dela, o que não pode é quimica! Beijinhos.

Aguardarei ansiosamente a publicação.

Vou pro 5º mês sem relaxamento/alisamento (só fazia raiz, nunca fiz nas pontas). Às vezes fico meio desanimada pq meu cabelo não se enquadra em nenhum desses perfis. A raiz é 3b, 3c bem volumoso e o comprimento é 2b. Então a raiz fica um super volume e fica parecendo que minhas pontas são alisadas… É muito complicado cuidar desse cabelo, por isso sempre recorri aos alisamentos na raiz… Mas meu cabelo é fininho, então vive quebrando com a química, por isso desisti….

Oi Lorena é super comum termos mais de um tipo de cacho na cabeça, e quanto a sua raiz ser alta, talvez seja o contrário, suas pontas podem estar ralas, pois a raiz de hoje é a ponta de amanhã, entendeu? Talvez você esteja sofrendo de falta de definição. Espero ter ajudado!

é porque raiz vira ponta ¬.¬ , então nunca dica :nunca fiz nas pontas .kkk
e essa raiz é o seu cabelo de verdade não essa ponta!!!
faça hidratação e umectação nele, e cauterização uma vez por mes ajuda abaixar também.

Olá meninas do cacheia! É, eu quero escrever aqui por que achei o local mais apropriado as minhas dúvidas, mas que foge um pouco do assunto, ou não .. Bom, eu tenho 16 anos, uso quimica desde os 8 anos se eu não me engano, aqueles do netinho, sabe? Mas minha mãe deu um tempo, 11 que eu começei a alisar com guanidina e com 13, passei a usar guanidina e progressiva, e estou assim até agora. Minha última química foi mês passado, só quando eu lavo, que eu percebo a raiz grande, bem cacheadinha, tipo um 3c, mas eu não tenho muita certeza, até hoje não sei meu tipo de cabelo, nem olhando as fotos e nem quando minha mãe diz. Acompanho blogs e páginas de cacheadas desde o começo desse ano, e tenho muita vontade de fazer parte disso tudo, porém, sou uma menina que tem muito trauma de muitas coisas nessa vida, uma delas é bullyng.. Hoje, eu mudei bastante, não sofro mais por isso, só que infelizmente o trauma continua. Tenho medo, porque sinto necessidade de agradar aos outros, e isso me impede da liberdade! Quando lavo o meu cabelo, eu deixo secar naturalmente, e vejo que fica tão bonito, um brilho nos olhos diferente… Mas vejo aquelas pontas lisas e desisto, até choro, porque, eu acho que não vou conseguir passar pelo bc, meu rosto é gordinho, meu nariz é um grandinho de lado, ODEIO o meu perfil na verdade! E por isso, não me vejo com cabelo curto e natural, infelizmente.. Minha prima, fez o bc, porém ela faz permanente afro, mas fica muito lindo, e ela cuida bastante! Meu cabelo não é igual o dela, digamos que o dela seria um 4B, e o meu um 3C com 4A.. Eu pensei em alisar somente a raiz com hairlife, ou melhor, relaxar a raiz e deixar o resto soltinho, fazendo texturização e cuidando como se fosse um cacheado natural, e com intervalos bem maiores entre uma quimica e outra.. Meninas, por favor, eu estou confusa! Me ajudem

Oi, Paloma! Você segue a gente no Facebook? Nossa página é essa daqui: https://www.facebook.com/blogcacheia
Lá damos dicas diárias, e você pode tirar suas dúvidas inbox, enviar fotos, se quiser ajuda para identificar seus cachos manda uma foto lá no inbox.
Mas respondendo sua dúvida, primeiramente aqui no Cacheia somos totalmente a favor da naturalidade, fazer Big Shop é libertador, é uma sensação maravilhosa, falo isso por experiencia própria, fiz meu BC dia 18 do mês passado, tenho 17 anos e também tinha um pouco de receio, já passei por bullyng também no passado, porém ao contrário do que imaginava só recebi elogios, tanto da família, como dos amigos e até mesmo dos meninos, meu conselho é se joga,se quizer ler alguns post sobre big shop temos vários aqui http://cacheia.com/?s=bc E por favor não alise a sua raiz, pois a raiz de hoje é a ponta de amanhã, não tem maneira segura de fazer alisamento, todo alisamento estraga, se quer ser livre e natural, tem que abandonar qualquer tipo de química. Mas caso não tenha coragem de cortar tudo de uma vez, vá cortando aos poucos, até ter coragem de fazer big shop. Para enfrentar essa fase difícil que é a transição, te indico tentar texturizações (caso você ainda não a tenha feito). Aqui um post sobre isso: http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/ E quanto ao formado do seu rosto, desencana, muitas meninas com o mesmo tipo de rosto fizeram e ficaram lindas, vai em frente, não desista, não de bola para qualquer comentário!

Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode perguntar tá? Beijos, Lari!

[…] Jamile Silva Idade: 24 Profissão: Estudante/Youtuber ( Canal: Jamile Silva) Tipo de cacho: 4A Já passou pela transição? (x ) sim ( ) não – Se sim, quanto tempo? 1 ano e meio para cortar […]

[…] e nos meus gostos, fiz um top 5 de finalizadores que eu mais gosto. Lembrando que meu cabelo é tipo 3 e que não sigo o low/no poo. Vamos […]

[…] da Jack) e Maquiadora. Mas tenho formação técnica e superior na área de Automação Industrial.Tipo de cacho: 3AJá passou pela transição? (X) sim ( ) não – Se sim, quanto tempo? Não sei dizer ao […]

[…] que mais doeu, e doeu na alma, foi notar que quanto mais afro (lê-se black power, tipo 4) era o cabelo, mais creme elas tacavam no bendito, pra “domar”. Não gostei disso, e […]

Enquanto estamos na fase de transição não dá muito pra saber qual o tipo,mais assim que cortamos fica mais evidente…muito bom,ameiii,estava mesmo querendo saber qual o tipo dos meus cachos :D

[…] Olá meninas! Pensei nesse post até mesmo porque eu tava precisando. Cabelo cacheado gasta produto demais e todas nós sabemos. Então reuni algumas dicas pra gente gastar (um pouco) menos. Lembrando que essas dicas dependem de 4 fatores: – A densidade do seu cabelo (quantidade de fios, finos ou grossos); – O volume do seu cabelo (frizz também conta); – O comprimento; – O tipo (ondulado, cacheado ou crespo). […]

Descobri o seu site hoje, porque estou a procura de dicas para a minha transição. A ultima progressiva com formol que fiz, foi há mais de um ano, e a ultima sem formol, foi há 5 meses. Meu cabelo é tipo 3A e eu estou doooooida pra cortar, mas vou esperar mais um tempo, pois meu rosto é redondo e não me dou bem com cabelos curtos demais. Estou tendo queda e meu cabelo cresce muito pouco, sabe de algum suplemento vitaminoco que eu possa tomar ? Amei o site, parabéns :D

Oi Sara! Pra queda de cabelo é complicado te receitar algo assim. Você tem que ir ao médico, de preferência uma dermatologista, pra descobrir a causa e assim tratar. Beijos, obrigada pela participação!

Olá meninas, faz mais ou menos uns 15 dias que acompanho o blog, e estou loucamente apaixonada. Enfim, a 9 meses decidi largar a quimica e assumir meus cachos e só faltam apenas 3 dedos pra finalizar totalmente a terrivel transiçao, (estou cortando aos poucos),varias e varias vezes pensei em desistir … Mas meus amigos nao me deixaram e tomei pra mim que iria sumir minhas raízes. O meu tipo de cabelo esta entre o 4a e o 4b… Gostaria de saber quais sao os cortes que valorizam mais esse tipo de cacho e as melhores hidrataçoes .. Bjs adoro voces :*

Oi Thaize! Os cortes tem que ser arredondados e de preferência em camadas, NUNCA corte reto ou repicado. Quanto as hidratações, temos dicas aqui: http://cacheia.com/2014/08/10-receitas-para-cabelos-de-dois-ingredientes/

Eu até hoje não consigo saber exatamente que tipo meu cabelo é .. ele é uma mistureba danada hahaha, mas fica entre 3C e 4A

Meu Mundinho de Sofia

Bem, sou menino! Menina, também tenho essa tórrida dúvida. Meu cabelo está entre o 3C e 4A.

Manda foto pra gente no facebook! A gente ta ajuda :)
Beijos!

[…] Tipo de cacho: 3C […]

[…] 13 anos Profissão: não trabalho =s Tipo de cacho: 3A Já passou pela transição? ( ) sim (X ) não Segue a técnica low/no poo? Não Qual shampoo […]

[…] gostei bastante. Pra mim, que tenho um cacho tipo 2c e pouca definição, fiquei com molinhas consideráveis. Além de muito brilho. Achei uma ótima […]

[…] qual é o tipo do meu cabelo? No começo, eu não entendia muito bem. É claro que é legal saber qual é o tipo do seu cacho, pra aprender a lidar com as particularidades dele. Mas não acho que seja realmente necessário se […]

Olá meninas, acompanho o trabalho de vocês desde hoje e tô encantada e muito motivada pra enfrentar a transição. Alisava o meu cabelo desde os 10 anos de idade mais ou menos (hoje tenho 19) comecei com aqueles do netinho e ao longo do tempo fui pra outros, mas de uns meses pra cá já não me via mais fazendo parte desse universo de gente com cabelo liso, essa ideia surgiu quando eu tava mais ou menos com 9 meses sem alisar (porém fazendo chapinha uma vez por semana quando molhava), mas acabei alisando de novo e cortando na altura do ombro na tentativa de que iria mudar a minha visão de cabelo liso e me arrependi muito de ter alisado de novo. Agora estou realmente decidida a deixar as químicas de lado (“livre” há 2 meses) ainda mais com o apoio de amigos, família e namorado <3 e também pelo fato do meu cabelo estar bem curto. Mas uma das minhas maiores dúvidas é sobre o meu tipo de cabelo pra poder cuidar corretamente, quando eu molho vejo que a raiz dele é um tipo 4c e logo depois meio que vai formando umas ondas tipo o 2b, maaas vendo fotos minhas de quando criança vi que meu cabelo era tipo 3b. Meninas me ajudem!!! e obrigada desde já e parabéns pelo trabalho! <3

Ah, e pretendo fazer o permanente afro

Karen, permanente afro é química, fazer isso não é passar pela transição. Dê uma lida nesses posts: http://cacheia.com/2013/12/transicao-capilar-o-que-e/ e http://cacheia.com/2014/08/critica-salao-beleza-natural-belo-horizonte/

Beijos!

Oi meninas, a achei o blog a pouco tempo. Estou a 6 meses sem alisamento, passando por uma fase muito difícil de baixo estima. Pra mim e meio difícil sendo que tanto minha mãe como minha irmã tem cabelo liso e são contra a deixar o meu natural. Preciso de ajuda pra continuar firme e não desistir.

Oi Becca! Lembre-se de que é uma decisão sua. Confira as dicas que temos aqui no blog (inclusive textos inspiradores) e qualquer dúvida conte com a gente!

[…] Flávia de Oliveira Idade: 22 anos Profissão: Estagiária maloqueira sofredora!!!! Tipo de cacho: 3b/ […]

[…] Tipo de cacho: 4b, 4c Já passou pela transição: Sim há dois anos Segue a técnica do low/no poo? Não Shampoo favorito: Neutro Condicionador: Não uso Creme de pentear/gel/finalizador: Natu hair irei experimentar agora o Salon Line para pentear Usa ativador de cachos: Não Usa difusor: Não secador morno a frio Segue o cronograma: Não […]

Oi meninas! Comecei o processo de transição há poucos meses e já cortei meu cabelo mais longo na frente, pra que a parte de trás do meu cabelo ficasse livre da quimíca. Estou esperando o resto crescer pra enfim cortar toda a parte alisada. *-* Meu cabelo sempre foi muito volumoso, o que sempre amei, mas desde uns 10 anos de idade minha mãe me fez passar por relaxamentos (Com 13, veio a escova inteligente. Hoje tenho 15). Por isso, meu cabelo parecia ser um 2C, mas a raiz não nega que é de 3B a 4A. O problema é que justo essa parte de trás é de um tipo muito diferente do resto do cabelo (isso eu percebi desde pequena), não define e é muito seco, como um 4C. Tenho muito problema com esse cabelo e muitas vezes não sabia o que fazer. Vocês já viram algo assim? Podem me ajudar?
Um beijo!

Oi Giovanna!

É normal da transição, chama-se duas (ou mais) texturas. Após tanta química, os cachos se abrem (ou se fecham) de tanto chapinha e demoram a se acostumar. Você pode ir fazer texturizações http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/ enquanto ele cresce ou esperar ele ir crescendo e ir cortando até tudo se igualar!

Beijos!

[…] de leitura: Tipo de Cacho – como identificar o seu + dicas , A ditadura do cacho perfeito , Eu não sou a Taylor Swift , O cabelo tipo 4 e a hierarquização […]

Responder

camila irlana silva santos

Eu passei 11 anos alisando meu cabelo.Decidi cotar e voltar a ter meus cachos,afinal tenho muitas amigas q gostariam de ter os cacho q eu tinha,e ela me perguntavam pq eu ñ deixava os cachos voltarem.Dava milhões de desculpas,até q um belo dia pedi para minha mãe cortar ele pra mim e decidi parar de vez com a química.Confesso q a um mês dei um produto q me foi indicado para definir os cachos melhor,e foi a pior coisa q fiz,acabou detonando meu cabelo outra vez.Pensei em desistir da transição,afinal pensei q ñ aguentaria essa fase.Tinha dúvida de ql tipo de cabelo era o meu,descobri q é o tipo 4B.Agr vou me esforçar mais e cuidar melhor do meu cabelo,afinal meu cabelo é quem eu sou!!

Isso aí Camila :)
Parabéns pela decisão! Estamos aqui pro que você precisar! Beijos!

Boa tarde meninas, tenho uma duvida minha raiz ta 3a mas as pontas por estar em transição da sem forma não quero fazer o BC, gostaria de saber o que posso fazer para dar um formato legal nas pontas… Meninas desde já muitíssimo obrigada… =)

Você pode fazer a texturização! http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/
Beijos!

Obrigada pela dica Ana

Beijos

[…] 25 anos Profissão: Assistente de Escrita Fiscal Tipo de cacho: 2C /3A Já passou pela transição? ( ) sim (x) […]

Olá meu nome é Evelyn

Estou passando para lhe pedir uma ajudinha
Tenho cabelo cacheado,como meu cachos sao meio crespo eu costumo usar a linha Gold Black para dar uma leve soltada nos cachos
Consequentemente percebo q agr e um mês pra cá meu cabelo esta mais fraco sem vida e perdendo totalmente a definição dos cachos,como o erro de algumas achedadas começei a passa uma quantidade de creme mto grande no cabelo para q os cachos fiquem definidos mais não está dando resultado meu cabelo fica mais fraco e cai mto
Ja fiz de tudo agr estou usando o creme Novex Meus Cachos
Porem não obtenho o resultado desejado
Devido meu cabelo ser mto fino tenho uma certa dificuldade de achar o tratamento apropriado para ele

Bom,gostaria q vcs me ajude me dando dicas do que devo fazer e dos protudos q devo usar,pois não sei mais uqe fazer com meu cabelo

Oi Evelyn!

Aposte em algumas hidratações caseiras que temos aqui no blog! Garanto que vai te ajudar bastante, principalmente essa: http://cacheia.com/2013/12/maisena-nos-cabelos-pode/
Beijos!

Olá meu nome é Amanda, há 2 anos e 3 meses decidi não alisar mais meu cabelo, devido muitos danos por causa da química, até pouco tempo não sabia que passava pela tal “transição”, as vezes acho que está demorando muito para crescer, ultimamente corto uns 3 dedos de 3 em 3 meses, ja vejo meu cachos isso me anima muito, durante a semana uso sempre natural, só que infelizmente nos fins de semana não consigo, acabo fazendo uma escova ( mas não uso a chapinha) , e estou hidratando 2 vezes por semana, quando uso natural não consigo arrumar a parte da frente por causa da franja, como posso arrumar meu cabelo na transição? e é normal demorar tanto assim para sair desta fase?
Bjus

Oi Amanda!

É normal sim! Assim que você cortar tudo vai melhorar. E não tem problema fazer escova de vez em quando já que você ta hidratando bastante. Só que ele pode começar a perder os cachos ou com dificuldade de definir, então tome cuidado. Invista em turbantes, coquinhos, e principalmente na texturização: http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/
Beijos!

Olá, meninas.
Primeiramente, estou adorando o Blog e as dicas! parabens.
Segundamente (risos), estou “em transiçao”. Fiz progressiva há um ano atras, e dps disso fiz um botox e uma selagem (há mais ou menos 2 meses). Meu cabelo é meio complicado de identificar. Na parte de cima é meio 2A/B e na aprte de baixo (na nuca) chega quase a ser 3A. Acredito que ainda tenha quimica no cabelo. Na parte de cima as “ondas” pq ainda nao formam cachos, começam a se formar a mais ou menos 5 dedos da raiz e estou com dificuldades para defini-los. Atualmente estou usando condicionados da Elseve (Hydra-max) e um leave-in hidratante de cachos da Acquaflora. Senti diferença com esse produto, definiu bem mais meu cabelo. Vi que voces falam para usar gel no cabelo, para definir. É algum gel especifico para cachos? ou qualquer gel?

Obrigada pelas Dicas, beijinhos ;**

Oi Carol! Com certeza tem química ainda, isso pesa as pontas e é por isso que seu cabelo não define tanto. Assim que você cortar ele vai definir rapidinho. E pode usar qualquer gel, a gente recomenda o da capicilin! Beijos!

Ana, tenho uma duvida sobre o capicilin.
Na embalagem diz gel redutor de volume, e o meu cabelo ja é bem sem volume por ter a raiz mais lisa, não iria deixar mais sem volume?
:((
Comecei hoje a usar o gel de linhaça que vi por aqui e uso o Angéll da Deva depois do banho, a cada dia ele esta mais definido e eu estou amando!! Graças as dicas do blog! Muito obrigada.

Oi Carol! Então, ele tem esse nome porque ajuda a definir os cachos, mas não reduz taaaanto o volume não. Temos um post sobre ele aqui: http://cacheia.com/2014/01/resenha-como-usar-o-gel-redutor-de-volume-capicilin/
Beijos!

oi, a história do meu cabelo é longuissima mas vou escrever um pouco a partir de quando resolvi “parar” com a quimica
Há mais de um ano parei com a guanidina, dps comecei a usar um “super relaxante” que seria bem fraco, a indicação de uso era somente para reduzir o volume e ajudar na transição; mas um ano se passou e meu cabelo nao definia os cachos. Resolvi parar de usar tal produto, O meu cabelo tem partes que está com as ondinhas tipo um Z porém sem mt definição e ainda tem mts partes que estao lisas ainda.
Confesso que nao sei mt que direção tomar. Pensei em cortar as partes lisas, mas imagino q vai ficar desigual ja que tem umas partes q estao completamente frisadas e outras so a metade. A parte q tem mais fios lisos é a da frente. Meu cabelo está super forte. Acho que meu tipo de cacho se enquadra no tipo 4. Uso muitos produtos de tratamento mas ele está sem forma e por isso só ando com ele preso, fica feio porém está forte e nao cai mais.
Bem eu tenho receio de cortar, falta coragem pois nao sei exatamente como vai ficar; Na verdade tenho medo de nao cachear, apesar de que tem mts partes indicando ondinhas. Ah, e acho que esse “super relaxante” atrapalhou um pouco na definição.

Oi Fay! Com certeza foi o relaxamento que atrapalhou na definição sim. E pode ter certeza que quando você cortar, os cachinhos vão se assumir. Com a química é difícil deles se formarem porque o cabelo pesa. Mas volta com bastante cuidado :)
Beijos!

Amo tudo o que vocês publicam, comecei a seguir recentemente, mas já adoro.
Meu cabelo é mais ou menos o 3a e eu quero mudá-lo, assumí-lo na verdade, passei a vida toda com o cabelo sempre muito bem preso, nunca deixei ele solto.
Depois de ver as publicações passei a me arriscar um pouco, mas gostaria de saber algum tipo de corte que é possível fazer no meu cabelo, sempre fui apaixonada por franjas, mas nunca ousei tentar cortar, meu cabelo é enorme, chega no quadril. Um help meninas. (:

Vi aqui as dicas o meu cabelo e parecido com o 3A e o 3b vou deixar crescer natural e como vou fazer pra cachear ele me ajuda por favor ?

Oi Marcos! Ele crescendo natural vai cachear sozinho. Mas você pode tentar algumas receitas nossas de definição :)

Quais receitas tem como me manda ?

Bom, agora eu não sei se o meu cabelo é 3c ou 4a :s
o que eu faço? rsrs

Oi Marizene! Os dois tipos são bastante parecidos, então não precisa se preocupar :)

Olá adorei o post vou me identifiquei porque eu tenho o tipo de fios 2a com uns fios loiros naturais,e é assim porque minha mãe tem cabelos cacheados e meu pai tem liso daí fez uma mistura dahora haha beijos.

Olá!
Conheci o site hoje e estou adorando as dicas! =)

Vocês sabem me dizer se o grupo do facebook, referente ao tipo 2 (amigas onduladas), ainda existe?
Tentei acessar o link e não foi =/. Não sei se o grupo é secreto.

Beijos.

Oi, Vivian!
O grupo é secreto. Manda o link do seu perfil no Facebook que a Giovanna te adiciona.

Beijos!

[…] TOP 7 – Tipos de cacho: como identificar o seu + dicas […]

Olá !
Estou curtindo bastante o cacheia, preciso dividriu com alguém que me entenda o que estou passando, entrei na transição meio sem querer.
Serei madrinha de um casamento daqui uma semana, e desde dezembro/2014 não fiz mais progressiva, sempre com formol, há um mês atrás conversando com uma amiga e com minha cunhada e cabeleireira, vimos que eu já tinha mais ou menos 3 dedos de raiz, pra mim que sempre curtiu o liso, um absurdo, no meio da conversa fui levada a pensar que já fiz uma parte da transição mesmo que sem querer e que já que meus planos num futuro breve será engravidar novamente não valeria a pena retroceder e alisar novamente.
Confesso que bateu um medo, não fotografei a raiz ainda, não sei se tenho coragem, enfim, há um mês venho pesquisando muito sobre os cuidados com os cachos, produtos, já achei coisas muito legais, e hoje descobri vocês…
A minha história é a seguinte eu aliso os cabelos com progressiva há uns 10 anos , quando tive meu primeiro filho deixei de fazer até ele completar 6 meses e fiz novamente, mais agora confesso que não estou gostando mais, meus fios estão ressecados, finos, eu uso coloração e detesto cabelo comprido, e foi exatamente por isso que resolvi alisar, meus cachos não me permitiam ousar no corte, eu ficava sempre com a mesma cara….
Isso me cansou, meu marido ama meus cachos ta me apoiando muito a voltar com eles….
No início da transição ainda pensava, depois que tiver meu outro bebê se não gostar dos cachos aliso novamente, mais hoje me decidi, não vou voltar mais….
Vcs me ajudaram, os depoimentos que li, os produtos, tantas já passaram pelo mesmo problema e venceram, também vou conseguir.
Estarei por aqui sempre agora, e já tomei uma outra decisão, depois do casamento e meu lindo penteado vou cortar, não sei se vou ter coragem de fazer o BC mais vou cortar curtinho e certamente vcs me ajudaram a cuidar e disfarçar as pontas lisas.
Obrigada , obrigada mesmo!
Vcs são lindas!!

Gente meu cabelo fica entre o 2c e o 3a e eu sempre parti pra chapinha por não saber exatamente o que fazer com ele mas agora resolvi assumir os cachos e estou com muita dificuldade de cuidar, alguém me ajudaaaa!!

Oi Noadia, você já seguiu nossas dicas? Qual exatamente a sua dificuldade?

Olá Ana!

Meu cabelo natural era do tipo 2A. Liso na raiz até as orelhas, a partir daí ondulava suavemente e, se amassasse ou fizesse um rápido “dedoliss” nas pontas, ficava com cachinhos de boneca!! Quando eu era adolescente, infelizmente, não havia blogs com tanto conhecimento como hj. Então, muitas vezes meus cabelos de princesa ficavam uma coisa indefinida. Comecei a apelar para escova e chapinha. No início da fase adulta, comecei a alisar com a definitiva xtenso da L’Oréal. Preferi a definitiva pq não precisa de secador, é só lavar e pronto. Bom…variar sempre é bacana, então não vou dizer q me arrependo, hehe. Fico bem tbm de cabelo liso. Mas a verdade é q, se soubesse antes q existia shampoo sem sulfato, umectação com óleos e leave ins levinhos como gel de linhaça, talvez nunca tivesse alisado, pois saberia manter o look de boneca sempre, sem surpresas desagradáveis. A parte ruim de sempre ter alisado é q nunca consegui deixar o cabelo longo, pq como ele é fininho, vai ficando murchinho e sem graça, quando liso. Na adolescência, quando era ondulado, consegui deixar até o meio das costas, pq o fato de ser ondulado fazia parecer q eu tinha mais cabelo, aí não ficava ralo nas pontas.

Bom…após uma década de xtenso, muita leitura de blog, umectações e co wash depois, somadas à vontade de ter cabelos longos, não retoquei o xtenso kkkk…#oficialmente em transição kkkk…Vamos ver no que dá… :)

To com raiz lisa, depois tenta começar a ondular e já pega na parte lisa kkkk. Por enquanto, to levando. Rabo de cavalo disfarça a transição, pq a xuxinha pega na parte q começa a ondular, aí o q dá pra ver é a raiz lisa e o rabo liso. Tbm tenho feito cachos com anel de grampos, fica muito lindo!

Produtos: parti para um lado mais natureba kkk. To usando shampoo em barra da sementes de gaia, sem sulfato. Lavo dia sim e dia não. Meu cabelo é fininho, então mais day afters não rola kkk. Quando eu tenho q lavar no dia q deveria pular, faço co wash com yamasterol, é levinho e não pesa nada nos meus fios, e fica mesmo bem limpinho!! Leave in: só yamasterol nas pontinhas, e quando faço cachos passo gel de linhaça antes, fixa melhor q muito mousse!!! Hidratação: batizo yamasterol com babosa e bepantol (ele já tem na fórmula, mas misturando fica mais potente). Nutrição: óleo de jojoba, nutre sem pesar. Nunca vi tanto brilho!!! Reconstrução: meu cabelo e saudável, então quase nunca faço. No máximo, 1x por mês, aí uso Rigen + Real cream da alfa parf. Queratina mesmo eu não sinto q precisa. Acaba sendo uma reconstrução nutritiva.

Bom, desculpa a redação hahahha…Resolvi compartilhar a saga para tbm ajudar outras onduladas q estejam na mesma situação.

Obrigada!!! Bjus :-*

Oi meninas!
Antes de vocea eu nem sabia que minha juba podia ser considerada cacheada! Minha familia tem aquele cabelo a la japoneses (e olha que são italianos) e os que não tem alisam até ficarem. Já eu resolvi deixa-lo do jeito que é! Tem a raiz lisa, a franja e a altura dos ombros ondulados e a ponta (lá pela cintura) com uns cachos grandes. Achei que era pelo tempo que ele ficou amarrado e preso em coques e tranças, mas recentemente o cortei muuuuito curto (quase o “joãozinho) e o capacete que ficou está ondulando lindamente *.*
Cheguei até vcs procurando alguma coisa que facilitasse a vida do meu noivo (que tem ao acordar um 4b e depois de camadas de creme ele consegue definir os cachos até o 3b que ele adora). Ele lava quase todo dia, e os molha diariamente. Mesmo sem lavar a camada anterior, ele taca mais um monte de creme por cima e acho que isso prejudica. Agora só tenho que convence-lo que “perder” algumas horas no fds para hidrata-lo como os cachos merecem (e sei que no comeco os cuidados são redobrados) do que camadas de leave-in e geis, que podem até parecer bem no começo, mas ao secar… sei lá… fica tão artificial.
Alguma dica para convencer o amado? Ou algum produto mais leve mas não tão caro (sim, ele se recusa a gastar consigo mesmo), ou que no fim do dia não fique tão petrificado?

Oi Carol! Os produtos liberados pra low/no poo costumam ser mais leves, como os da phytoervas e da kanechom. Procura aqui: http://www.meucabelonatural.com.br
Beijos!

[…] – Cacho tipo 3A (Não sabe qual é o tipo do seu cacho? Descubra no post: Tipos de cacho: como identificar o seu + dicas) […]

Olá meninas,
Descobri o blog de vocês hoje, pesquisando uns videos e umas páginas no youtube e facebook de como deixar meu cabelo com aqueles cachos lindos e volumosos. Meu cabelo atualmente não tem nenhuma química, na verdade a única que dei foi em 2010 quando decidi radicalizar e cortei meu cabelão (que batia na cintura) acima do ombro e pintei de vermelho. Nunca tive coragem de dar um alisante ou uma progressiva, ou algo do tipo, nem mesmo aqueles que dizem que é só para baixar o volume, pois sempre tive vontade de ter cachos, mas sempre com medo do volume ficar mais para uma juba. Tenho bastante dificuldades de definir qual o meu tipo de cabelo, creio que esteja entre o 2c e 3a, não sei dizer direito. Sempre que é pra sair vou de chapinha ou fico com uns cachos mais ou menos, mas tenho muita dificuldades de tratar dos meus cabelos.
Parabéns pelo site!!!
Bjs

Oi Daiane! Você já deu uma olhadinha nos nossos posts sobre hidratações e receitas para ajudar a definir? :)

oi meu cabelo e assim:na raiz e dois dedos cacheados e meu rosto e redondo e as pontas sao lisas de tanta quimica q eu dei como fasso pra deixar os cachos vim eu tenho que ficar cortando?

Oi Sueli! Isso mesmo, infelizmente a química só sai cortando :(

Oi Meninas td bem? Estou no meio de mais uma crise com meu cabelo, daquelas que a gente pensa em partir pra química, faz e obviamente se arrepende depois
Meu cabelo é 2b/2c, seco, grosso, ressecado e MTO MTO cabelo hauahuaha ouvi a vida inteira “nossa vc tem mais cabelo que nós 5 juntas”
Eu amo meu cabelo, o problema é que to de saco cheio. Ele não define, nao tem espirais, se eu só amasso ( com pomada) ele nao fica ajeitado e resseca mais ainda.
Quase sempre apelo para a fitagem, o que tbm nao curto mto pq fico parecendo a maysa e não dura mto tempo, preciso de mto produto para ele fixar o que me causa caspa. Sobre o day aftet, nao vou nem comentar, naao existe, acabo prendendo num coque gigantesco cheio de fio arrepiado, pq rabo de cabelo nao da ahuahuaahua é um tufooooo/ Resumo final: faço babyliss, oq acabaaaa ressecando mais ainda e com o tempo umido de sao paulo ele nao dura mto tempo.
Qdo faço babyliss fica lindo, tipo gisele. Mas nao eh pratico, perco horas do dia. Eu sei que nao tem milagre, que é um cabelo que sempre vai tomar tempo pra lavar, ajeitar, que tem que cuida e hidratar. Mas juro to cansada =/ meu cabelo acaba passando a sensacao de que sou desleixada, pq tah sempre desarrumado. Nao qro perder as ondas, ja tive alisamento, nao curto e n tem nd v cmg. Nao acho mtos cabelos parecidos com o meu e acaba que fico meio sem saber a qm recorrer. Estou a procura de um milagre eu sei, hauahuahua na real precisava desabafar ahuahuaaauahua
se algm tiver alguma dica de produto ou milagre hauahuahua agradeco

Oi Marcela, você segue o cronograma capilar? pode te ajudar muuuuuuuito com tudo isso que você relatou!

[…] Para saber qual é o tipo do cacho do seu pequeno leia o post da Ana: Tipos de cacho: como identificar o seu + dicas […]

Gente, passei pela transição há 2 anos e lhes digo: melhor decisão da vida voltar aos cachos. Permaneçam firmes! É díficil, mas vale muito a pena. O meu cabelo é um 3b atrás e 3c na frente. No meu caso, eu fiquei fazendo chapinha na raiz até o cabelo natural chegar na altura da orelha. Uma cabeleireira cortou MUITO mais do que eu pedi, na altura do ombro, mas foi até bom, porque o cabelo enrolou todo e ficou parecendo um 3a com as pontas esticadas. Passei meses no babyliss. Mas tá tudo bem agora! Tudo ótimo (:
Minas, um conselho: quando o seu cabelo estiver lindo de novo, pense 30 vezes antes de pintar. Uma mulher fez UMA CAGADA (a mesma que o cortou curto) na minha juba e eu tive que pintar o cabelo 3 VEZES em dois dias para consertar a merda que ela fez. Só agora, quase 1 ano depois, que ele está voltando a ficar minimamente decente. Mantenham os dois pés atrás com qualquer tipo de química!

Oi Sabrina! Também fizeram cagada no meu cabelo quando foram pintar… Ainda to recuperando. Realmente muito difícil. Mas parabéns pra você por ter assumido <3

Como saber o momento certo para fazer o BC e o corte que combina com meu tipo de cabelo e rosto?
Desde já agradeço :)

O momento certo é quando você estiver pronta pra cortar o cabelo :D
temos posts sobre cortes de cabelo aqui: http://cacheia.com/2013/12/gocurly-como-cortar-cabelos-cacheados/
Beijos!

Oi gente, eu tenho uma dúvida quanto a definição do tipo de cacho. Vai completar um ano que estou em transição. Pelo o que estou vendo do post, meu cabelo tem características de dois tipos. Não sei se é pq ainda estou na transição, mas sofro um pouco com a falta de definição, do tipo 2 ( mais pro 2c!). Se eu não utilizar um finalizador somado a fitagem, o cacho não forma direito, fica todo troncho! as vezes duvido até que meu cabelo seja cacheado haha Daí eu fazendo a fitagem, com dois, máximo de três dias eles já vão se desfazendo. Em compensação, meu cabelo parece o 3 (3A) porque é bem cheio (sempre foi) e ressecado.. Tá certo essa análise minha? Alguma dica específica? bjs

Oi Milla! É totalmente normal essa fase, dá uma olhada nesse post: http://cacheia.com/2015/03/duas-texturas-sos-transicao/

Beijos!

Oi Ana,

Sempre fico na dúvida se o meu é 2C ou 3A… atualmente faço transição e a minha parte alisada não pega cachos de jeito nenhum… fiquei curiosa com a página Amigas Onduladas, mas não consegui acessar, será que ainda existe?
Muito obrigada pelas dicas que você dá, e pelo seu blog e canal. Ver mais meninas na mesma situação que eu me dá força, porque não é fácil ser metade lisa e metade cacheada rsrs… Beijão =)

Oi Lívia! Manda seu e-mail pra gente te colocar no grupo, ele é secreto :D

oi então tenho caixos tipo 3a e 3b eu estou em tipo love com eles mas ultimamente minha mãe cortou meus cremes de cabelo queria dicas para cremes caseiros por que estou ficando louco não define e se define por 1 ou 2 horas e ja era cachos viram uma coisa indefinida feia e armada, então pensei cremes caseiros!!!! se tiver dicas para mim ficarei grata eternamente, antigamente meu cabelo era horrivel eu não gostava dele, ficava dias sem lavar e ele virava nos que tinha qu ir ao cabeleireiro. fi quando cansei e disse progressiva, dias antes de alisar os fios vi fotos de divas cheadas e pensei ”cara posso ter o cabelo assim e teho isso” no mesmo dia liguei para o salão cancelando tudo e fiquei dias entupindo meu cabelo de creme para tentar ficar com cachos lindos mas eles ficavam pior ainda ai decidi ajuda profissional, youtube, blogs tudo e consegui mas ai cortaram meus cremes e sinceramente estou louca até consigo deixar ele cacheado penteio ele para frente deito de barriga para baixo e seco com difusor parece loucura mas até da certo mas depois de algum tempo ele começa a dar nos gigantes atras e ficam horriveis então te pergunto sabe alum tipo de creme caseiro? me ajude não encontro nada que nao envolva outro produto industrializado :)

Oi Isabela, você pode usar gelatina incolor, gel de linhaça e chá de canela pra definir, temos dicas aqui no blog :D

Já faço low poo uns sete meses, e desde o começo sempre tive muita dificuldade em saber qual o tipo do meu cabelo, apesar de achar que em sua maioria é 2c e um pouco de 3a. Mas essa matéria é uma das mais esclarecedoras que já li para a definição de tipos de cabelo. Estou com cada vez mais certeza que é 2c, tenho um cabelo com muito frizz, que apesar de todos os meus esforços, só começa a encaracolar a partir da orelha, a raiz nasce bem lisa, vai descendo como um 2b até a nuca e depois vira um emaranhado de cachos em maioria 2c e uma parte 3a. É realmente difícil achar um corte bom para o cabelo, porque só cria volume a partir da nuca, tenho um cabelo com um volume abajur, tenho que abusar de cremes se quero definição mas aí perco todo o volume e o frizz não se resolve por nada. Cremes muito levinhos não segura nada em meu cabelo, cremes muito pesados tira todo o volume. O melhores dias dele é quando fica bem estilo Maysa quando faço dedoliss.
Nunca alisei, relaxei meu cabelo, só pintei muitas vezes que me fez perder a definição do cabelo, fui a única da família que optou sempre deixar natural, mas às vezes, bate aquela vontade de alisar já que não tenho um cabelo fácil de cuidar e ele é de lua, é difícil ter definição, só tem volume nas pontas e fica tudo embolado os cachos, e a raiz não cacheia de jeito nenhum. Mas com várias dicas estou melhorando a situação e amando cada vez mais meu cabelo.

Oi Thais, obrigada <3

Você já tentou outras técnicas de finalização? Fitagem por exemplo? Usar yamasterol com gelatina? (é um creme leve, mas a gelatina dá definição). Experimenta e conta pra gente!
Beijos

Oi, eu gostaria de participar do grupo amigas onduladas. https://www.facebook.com/debora.duqueestrada

OI, Débora!
Manda seu email, por favor!
Bjs

Prontinho Débora!

Olá, eu ainda não consegui :/ Abri o link e abriu uma janela para participar, depois que cliquei para participar do grupo o Facebook atualizou e disse que a página não existia.

Débora, manda seu e-mail de novo? O grupo é secreto e infelizmente não dá pra gente mandar o link pra entrar :(

Muito obrigada, eu fui aceita hoje.

Meu cabelo não é de nenhum tipo. :( Se você me vir arrumada para sair, vai dizer que ele é um 3A, pois eu “enrolo” as mechas do topo da cabeça e passo bastante creme para elas segurarem. Ele não tem definição nenhuma, é só um monte de cabelo frisado. Do meio pra baixo ele mais ondula que cacheia, mas também não tem textura de liso. Ele sempre tem cara de que estou em transição, pois começa ondulado e termina com as pontas lisa e meio rígidas. Uma luta eterna!

Oi Michelle! Claro que tem tipo, ele só deve estar frágil e você não ta reconhecendo (talvez tenha mais de uma textura também!) confere aqui: http://cacheia.com/2015/03/duas-texturas-sos-transicao/
Beijos!

Oiie meu cabelo e tipo 3 a eu queria sabe o que fazer com o resecamento das pontas que me encomoda ja cair na tentaçao do alisamento mais desisti eu quero saber como acabar com o resecamento e ficar com o efeito molhado me ajuda pfvvv!!!

Oi Lívia, que efeito molhado seria esse?!
E o ressecamento nas pontas, infelizmente só cortando :( você pode usar queratina líquida e bepantol nos seus cremes, mas é muito difícil recuperar…

Oi Cacheia!
Não consegui identificar qual é o tipo do meu cacho… Vocês poderiam ajudar? Aqui vai o link com a imagem: http://i.imgur.com/KAHx3vG.jpg?1
Desde já, obrigada!

Oi Larissa, seu cabelo ta em transição? Ele parece ser 3b :)

Ola, estou querendo voltar aos meus cachos mais não sei o que fazer nem por onde começar, que tipo de atitudes devo tomar.por favore ajude.

Oi Lívia, você já conferiu nosso post sobre transição? http://cacheia.com/2013/12/transicao-capilar-o-que-e/

Gente, tô até emocionada de ter achado esse site!
Bom, antes de mais nada vou contar um pouco da minha historia capilar: Minha mãe é japonesa e meu pai é negro, ou seja, minha mãe tem cabelos lisos de escorrer presilhas e meu pai tem o cabelo bem crespo. Entretanto, nasci com cachos 2A, e quando tinha 10 anos (ME PERDOEM PELAS PALAVRAS QUE VOCÊS VÃO LER) minha tia me chamou de “japonesa do cabelo ruim” o que é um comentário ofensivo e racista. Eu adorava meu cabelo, mas ali passei a odiá-lo. E foi ai que fiquei sem auto-estima nenhuma. Resultado? Quando fiz 13 anos fiz minha primeira progressiva, e não parei mais até chegar aos 20. Quando meu namorado viu meu cabelo com progressiva atrasada a 5 meses ele simplesmente A-M-O-U minhas ondinhas, e me perguntou porque diabos eu alisava o cabelo. Foi aí que parei e pensei: Eu faço isso pelos outros, ou por mim mesma?
A resposta dessa pergunta é que já estou a 7 meses sem fazer absolutamente química nenhuma no cabelo, estou seguindo o cronograma capilar e dando vida às minhas ondinhas. ME ARREPENDO demais de ter passado tanto tempo espichando, fritando, sufocando e maltratando meu cabelo, que pra mim, é fantástico, define minha personalidade e meu namorado vive dizendo que “adoro esse seu cabelo bagunçadinho”.
Já estou a 7 meses em transição, e vou contar meninas, é difícil pra pomba viu?!
Sou muito chorona e varias vezes me irrito com meu cabelo e choro, tenho vontade de ligar no salão e marcar progressiva pra ontem…e quando chove e aumenta a umidade?! #SóJesus
Mas meus pais e meu namorado sempre me empurram pra frente, me dão força pra continuar, porque eles, mais do que ninguém, sabem o quanto isso é importante pra mim.
E os surtos?
Ah, que mulher que não é surtada pelo menos uma vezinha na vida? Kkkkk
Parabéns por ter criado um cantinho onde podemos saber mais de “Como manter a beleza natural” e menos de “Seja escrava da progressiva”

Suas lindas, cacheadamente fabulosas <3

Oi Mizuki! Que sorte seu comentário ter sido em um post meu, maior prazer em te responder!

Sem sombra de dúvidas, comentário da sua tia foi extremamente desnecessário e racista. Não podemos nos deixar abalar pela “opinião” (ou melhor, ofensas né) alheias. Cabelo 2A é bem complicado de cuidar, mas vale a pena porque é uma lindeza <3 Que bom que tem apoio dos seus pais e namorado, mas não esqueça do nosso também hein linda?

Beijos!

A história do meu cabelo é meio longa, mais espero ter resposta, a mais ou menos 5 anos atrás, meu cabelo era meio cacheado, pra controla o volume, fazia relaxamento de 6 em 6 meses, até que um dia minha mãe falou que meu cabelo estava ficando com as pontas esticadas, então resolvemos cortar, durante dois anos ou mais, meu cabelo estava crescendo e cacheando, meu cabelo estava com o comprimento que chegava até meu ombro, amava o tamanho só não gostava de uma coisa : estava completamente sem formato.
Pode ter sido devido ao tamanho, ou porque ainda tinha o resto da química, resolvi alisar, passando selagem atrás de selagem, às vezes fazia hidratação. Estou pensando em voltar aos cachos, acho que não vai demorar tanto assim, pois a raiz já está crespa, e também porque faz 7 meses que comecei a alisar, então acredito que o processo seja mais rápido, e estava vendo minhas fotos com o cabelo curto e cacheado, e o tipo dele era mais ou menos o 2b e as vezes o 2c,e pensando bem, talvez meu cabelo ainda estava na transição ou então, não tinha um formato definido ainda, será que era isso mesmo? Desde já agradeço!

Oi Júlia! Seu cabelo não tinha formado definido por causa do relaxamento. (que também é química). Manda uma foto pra gente na inbox do facebook pra gente te ajudar a descobrir seu tipo: facebook.com/blogcacheia

Oi Ana!

Entrei na tão famosa transição! Ainda não descobri meu tipo de cacho, pelo que dizem está entre o 3a e 3b. É tudo muito novo pra mim. Estou me redescobrindo e aprendendo a lidar com meu cabelo. Foram anos de química, relaxamento, progressiva e agora experimento da “Liberdade” de aceitar meu cabelo e ama-lo, estou inlove com isso!
Tenho algumas dúvidas com relação ao modo correto de lava-lo, realmente faz sentido utilizar camiseta de algodão pra secar no lugar de toalha? devo pentear os cachos? São perguntas que podem parecer bobas, mas preciso de orientação de quem passa por isso…rs
Adorei sua página!!!
Ah como faz pra participar do grupo no facebook?
Bjo.

Oi Ericka, tudo bem?
Seu cabelo pode ter mais de uma textura, sabia? É totalmente normal! Ensinamos a lavar os cabelos aqui: http://cacheia.com/2014/02/como-lavar-corretamente-os-cabelos/

E não temos grupo no facebook ainda :(

Olá!! Parabéns pelo blog! Olha decidi abandonar as químicas essa semana kkk. Meu cabelo não tenho certeza mas acho que é 3b, só que por conta da química ainda está sem jeito. Estou com uns quatro dedos de cabelo natural e mais de um palmo de química atrás, pq na parte da frente está longe de aparecer o natural. Cai na besteira de dar a pouco tempo progressiva só na frente aí ja viu, estou em transição, atrás cacheia bem mas na frente horrível kkk. Queria uma ajudinha para ter certeza do tipo e como faço para melhorar a definição. Usei dois cremes p pentear que não gostei bem do resultado achei que ficou meio sebento sabe, quando enxugou ficou cacheado legal atrás mas fica meio duro parece que passei gel e quando passo a mão nos cachos minha mão fica oleosa. Não gostei! O que eu faço?
Obrigado!

Oi Adriana! Confere nosso post aqui: http://cacheia.com/2014/02/definicao-capilar-receitas-caseiras/
Beijos!

Boa tarde. Parei com a progressiva ha algum tempo então ainda tenho uns fios esticados no meio de uns enrolados, vcs me entendem, mas o problema é que os cabelos da nuca enrolam mto mais…alguma dica?
Obrigada e gostei mto do site, aliás…amei.

Oi MIchele! Eu falei um pouco sobre isso aqui: http://cacheia.com/2015/03/duas-texturas-sos-transicao/
Beijos!

Ooi Ana, fiz meu big chop a 7 meses, e não sabia qual cacho o meu era
vi seu post e cheguei a conclusão que o meu é uma mistura de 3c com 4a
e agora? qual é a definição?

Oi Gaaby, não entendi sua pergunta :/

Oii o meu eu acredito que é um 3A fiquei muito tempo utilizando chapinha nao utilizei quimica alisadora e chapinha detonou o meu cabelo =/ E estou entrando na transição a principio me confundi achando que o meu cabelo seria um 2C pelas fotos que via em blogs mas vendo videos no youtube de gnt com 2c e 3a percebi que o meu e uma mistura dos dois porém com a transição ele está se mostrando ser um 3a, antes a raiz nao aceitava a fitagem hoje ela esta começando a cachear desde a raiz e tem alguns cachinhos bem enroladinhos pretendo fazer o big chop mas eu mesma em casa que é pra não cortarem o meu cabelo a mais do que quero.

Bjs

http://www.caprichadissimas.com.br/

Ola eu sou a Gisele, tenho duas filhas uma 7anos e outra de 4anos
Elas tinham o cabelo cacheados mas de tanto eu fazer transas
Os cachos agora não ficam mais definidos e estão muito ressecados
E por conta disso não deixo eles soltos. O que eu faço pra eles
Voltarem a ser cacheados?

Gisele, tente seguir o cronograma capilar no cabelo delas: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Olá, gostaria de saber o meu tipo de cabelo, estou passando pela transição.
O meu cabelo natural costumava ser liso na raiz até a orelha e depois fazia cachinho tipo 3, só que não era seco, pelo contrário, era até um pouco oleoso pra cabelo cacheado, tinha que lavar um dia sim, um dia não.
Não identifiquei meu tipo de cacho, poderia ajudar ?

Oi Alinne, manda pra gente ver no facebook :)

Oque eu Fasso meu cabelo está voltando os cachos mais tá deimorando demais oque eu Fasso?

Oi Thais! Confere nosso post completo sobre a transição capilar: http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/

O meu cabelo é cacheado, até aí tudo bem! Só que os cabelos “do fundo em baixo” é meio ondulado! Aí complica tudo ksiksk que tio de cabelo ele é??

Oi Jenny! Seu cabelo tem duas texturas e isso é totalmente normal! Dá uma lida: http://cacheia.com/2016/02/duas-texturas-depois-da-transicao-capilar/

[…] os cabelos cacheados (todos os nove – sim, nove! – tipos deles) é destacar a beleza da diversidade, a força das raízes de cada um, é dar visibilidade, capa […]

Oi gente, primeiramente queria agradecer porque várias vezes pensei em desistir, mas ai quando via os posts de vocês a motivação voltava. Queria ajuda pra saber qual meu tipo de cabelo , tem três meses que fiz o bc e acho que meu cabelo cresceu consideravelmente, mas embaixo cresce como se fosse o tipo 3A, no meio 3B e em cima 3C. Tem como ter essas três texturas ou ele pega forma daqui a alguns meses definitivamente?

ei Ana, tudo bem?
bom, você pode estar passando pelo scab hair. Dá uma olhadinha aqui pra mais infos: http://bit.ly/scab-hair
No entanto, mais de uma textura no cabelo é super normal.
O meu cabelo mesmo é 2C3A3B, acredita?
Super normal!
beijo

Oi gente, amei o artigo. Estou pesquisando para começar o low poo e fiquei em dúvida em uma coisa: meus fios são finos mas o tipo de cacho é 3b/3c. Me encaixei certo? Porque tenho lido que esse tipo de cacho tem os fios grossos mas os meus são super finos…
Desde já agradeço!
Camila

Oi Camila! Sim sim, o que a gente trata aqui é só o formato do cacho mesmo. Aqui você vai encontrar mais informações sobre fios grossos ou finos: http://cacheia.com/2014/01/cabelo-densoxcabelo-volumoso/

ótimo conteudo e ótimo site. Muito bom !!!

[…] de oleosidade na raiz. Mesmo meu cabelo sendo cacheado 3B (maiores informações sobre só clicar aqui), ele é horrivelmente oleoso na raiz, o que causa coceira e muita, mas muita caspa. Cheguei a […]

Oi galerinha. Tô iniciando minha transição depois de 4 anos de química. Iniciei bem nova, e não lembro bem como eram meus cachinhos.
Acho que algo entre o 2C e o 3A, mas o post diz que os fios são grossos, e os meus são bem finos e elásticos. É regra que os fios tenham de ser grossos?
Adorei o blog, suas fofas <3

Não é regra Wanessa, esse é um texto mais “geral” sobre o tema mas cada cabelo possui características bem específicas. Mesmo porque, esse tipo de classificação vem de um esquema americano mas acredito que no Brasil padrões diversos de textura capilar.

Abraços!

O meu cabelo dá cachinhos bem bonitinhos acho que parecido com o 3c , mas atrás ele fica com uns cachos meio deformados e esticados que nao chegam a enrolar só vai tipo um z nao consigo defini los , alguem me ajuda? :(
Obs: tenho 13 anos, será que é pq meus cachos ainda nao estao totalmente formados ? :/

Oi Nayara! É normal, na adolescência seu cabelo ainda vai mudar muito :)

[…] Cacheia! […]

Oláaa!
O meu cabelo é bem misto! No lado esquerdo é 2A, um drama para ondular e no lado direito 2b, ondula que é uma beleza, fica definido naturalmente. Agora para deixar os dois aparentemente iguais é dificil. Apesar disso é bem volumoso então sempre recorro a cremes que abaixem o volume. O da tresseme, para ondas funcionou somente por um tempinho, o que tem em ajudado é um leave-in de vinho e prender em coque. Corte em camadas também deu super certo.
Um super beijoo!

O cabelo pode ter mais de um subtipo?
O meu é tipo 4 e sempre acho que na parte de trás ele é tipo 4a, mais pro meio 4b e na parte da frente e o restante 4 c, antes eu achava que era pq eu não hidratava/nutria/restaurava direito, mas já faz um tempo que eu faço um cronograma capilar e ele continua sem saber qual subtipo ele é.
beijos

Pode sim, Bruna!

[…] molhado. PS: meu cacho está entre os tipos 2C e 3A (se quer saber seu tipo de cacho, leia aqui http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/), mas claro, como falei, o Yamasterol não é só para cachos, e sim todos os tipos de […]

menias to com uma duvida, o meu quando era pequena era tipo 2c , comecei afazer progressiva desde nova então nunca via meu cabelo normal…ae fiz a transição depois da gravidez do meu segundo filho , fiquei quase 2 anos sem química e cortei agora essa semana a parte alisada… só q tem dia q quando lavo ele fica 2c mas tem dia q ele fica 2b , principalmente quando durmo… ex: tem hora q lavo fica cheio de cachinho , mas se eu deitar o cabelo vira 2 b ou se exagerar no creme… pode isso?? um cabelo ter mudado tanto? sendo q era uma textura quando jovem e agora é outra meio indecisa srsrr ??

Pode ter mudado sim Guízilla! Nosso cabelo não é o mesmo durante toda a vida por questões várias como alimentação, hormônios, medicação, efeitos de “químicas” alisantes, relaxantes, etc. Falei sobre isso nesse post: http://bit.ly/quedadcabelo

Abraços!

Olá, agora fiquei na duvida e não sei se meu cabelo é 2c ou 3a. Ele vive mudando, já teve os cachos bem mais fechados e agora parece que ficou com os cachos mais abertos.

que lindos amei

Oi! O meu cabelo é 4b, mas ele tá com algum problema. Admito que nunca tratei do meu cabelo, apenas lavava e secava, mas apesar disso ele sempre foi castanho escuro e cheio de brilho! Mas à já uns três meses ele tem ficado castanho claro (como se estivesse a perder a cor) e sem brilho! Será que é pq eu punha mto condicionador? Se for o que faço?

Oi, Andreia!
Acredito que seja por falta de cuidado mesmo.
Tenta seguir o cronograma capilar e caprichar nas nutrições.
Dá uma olhada nesse post: http://cacheia.com/2015/07/como-usar-vinagre-no-cabelo-receita-para-fios-brilhosos/

Bjs

Queria sabe o meu tp de cachos

Oi, Gisele! Não tem consequências ruins e fique tranquila porque você não está sozinha. Tenha paciência, deixe o cabelo crescer, vá cortando aos poucos para tirar a quimica e cuidando.

Precisando de ajuda, pode chamar ;)

Olá, e sim estou as 4 e meia da manhã pesquisando sobre meu cabelo já que não estou com sono rs Bom, tenho uma dúvida, porém preciso explicar como é meu cabelo antes: Não estou passando por nenhuma transição, eles estão como vieram ao mundo, virgens rs tenho 21 anos se isso influência em alguma coisa rs Na parte de baixo perto do pescoço, meu cabelo é um 2a com várias mexas lisas, mas é em pouca quantidade, da metade da minha cabeça pra baixo, meu cabelo é um 2b, que é a maior quantidade de cabelo, porém do topo até a metade (a quantidade de cabelo assim é de média a pequena, mais do que a parte perto do pescoço) ele é um 2c com bem pouco de 3a (Apenas na parte da frente da minha cabeça, justamente onde não devia), é assim que ele é segundo a definição daqui rs ou seja, ele é muito estranho… Eu sou a única de cabelo ondulado/cacheado entre os meus irmãos, minha mãe tinha cabelo liso, mas quando teve o primeiro filho o cabelo dela ondulou (estranho ), enfim, ao contrário da maioria que procura volume, eu quero é tirar com algum produto e tratamento e eu não sei qual :/ a raiz de todo o meu cabelo é lisa, porém não tem volume no topo, só dá minha sobrancelha até acima da minha orelha, e depois de novo fica sem volume. Esse problema é mais na parte da frente e de cima, onde é mais ressecado e há a variação de 2c e 3 a, então não teria como estilizar meu cabelo como a maioria das cacheadas, não sei se me entenderá, mas resumindo, quero tirar o volume dessa parte do meu cabelo, nem me importo com preço, e ah, também tenho frizz nele todo, menos na parte de baixo e de dentro que é meio lisa… só quero saber um produto que trate meeesmo isso :'( acho que essa infelicidade acontece por eu ser miscigenada demais, dentre outras coisas, sou até árabe em parte, e sério, o meu cabelo já tá me dando nos nervos, seria bom se fosse como o dessas imagens, mas tenho vários tipos de ondas e parte lisa :/

Oi, Natalie!Tudo bem?
Primeiro, é perfeitamente normal ter mais de um tipo de textura no mesmo cabelo. E, sim, também é normal o cabelo da sua mãe ter mudado depois da gestação, é uma questão de hormônios :)

Sobre o seu cabelo, não existe um produto específico que resolva seu problema. Você precisa cuidar bastante dele, seguir o cronograma capilar, usar produtos próprios para cabelos cacheados/ondulados e caprichar na finalização.

Algumas dicas aqui: http://cacheia.com/2016/07/guia-cabelos-ondulados-finalizacao/

Beijos!

[…] dos fios, vai variar de pessoa para pessoa. Para descobrir o tipo de cada cabelo, existe uma tabela de classificação que vai auxiliar a descobrir e conhecer seu próprio cabelo. Temos então: 2A , 2B , 2C; 3A , 3B , […]

[…] definições para os diferentes tipos de cabelo. Honestamente, não sei ainda dizer como funciona. Neste site aqui é de onde tenho tirado minha colinha, mas procurei em pouquíssimas fontes, então só […]

Quando eu era pequena meus cabelos era de um cacheado lindo 3B, mas por volta dos 8 anos minha mãe passou a trabalhar mais e acabou descuidando dos meus cachinhos, e eu era muito pequena pra saber cuidar deles. Então eles foram sumindo, cada vez mais.. e o meu cabelo começou a ficar cada vez mais seco e sem nenhuma ondulação, era horrível!! Chegou a um ponto que não tinha como usá-lo solto. Então eu só o deixava amarrado, e isso fez muito mal pra minha auto-estima, a perda dos meus cachinhos me fez uma criança muito triste. Então, quando tinha 11 anos minha mãe me levou em uma cabeleireira, que disse que não tinha mais jeito, os meus cachinhos nunca mais voltariam e que a melhor opção seria alisar. Então eu fiz isso.Fiquei feliz em poder usar meus cabelos soltos outra vez, mas não era a mesma coisa. Foi então, que descobri que existia um outro meio, que eu poderia recuperar (não completamente) mas boa parte dos meus cachos com a transição, então eu fiquei mega feliz. E estou lutando por isso até agora. Tenho 13 anos, e posso dizer que sou uma garota muito feliz com a transição, é muito, muito difícil. Mas eu pensei “O que eu tenho a perder” e me joguei. E não me arrependo, hoje meu cabelo ainda não se recuperou, mas eu vejo o quanto melhorou (eu já consigo usá-lo solto outra vez) e se formamaram algumas ondulações. E às vezes ainda se formam 1 ou 3 cachinhos (incrivelmente perfeitos) na raiz. Vou lutar até o final e não vou desistir. Acho que se ele ainda se recuperar, vai ficar 2C, e isso é mais que uma conquista pra mim. Por isso me sinto muito feliz.

Melissa, querida, que alegria ler seu comentário!
Olha a transição não é fácil, mas você quer e isso é o mais importante. Seus cachinhos vão voltar, não se preocupe!
Temos vários posts sobre transição capilar aqui no Cacheia, tenho certeza que eles vão te ajudar!

Comece por esse: http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/

Você já segue a gente nas redes sociais? Se não, faça isso pois compartilhamos muitas inspirações por lá:

instagram.com/blogcacheia
pinterest.com/blogcacheia
facebook.com/blogcacheia

Um beijo, querida!
Força! Você consegue!

Muito legal, não sabia que existia uma classificação para cabelos cacheados e ondulados, tenho muito dificuldade em comprar produtos pro meu cabelo, pois sempre encontro produtos mais para o crespo, é o meu é um misto de 3A embaixo e 2C no topo da cabeça, então é difícil, acabo desistindo e prendendo, aí que ele fica todo amassado e feio mesmo. Mas agora com essas informações vou ter como cuidar dele melhor!

Fiz o big chop e meu cabelo natural já tem uns 7 cm, no entanto, os cachos dele não são perceptíveis, isso significa que seja 4c?
Queria tanto que ele cacheasse! É possível inicialmente ele não cachear e formar cachos depois?

O meu a maioria é 3B, atrás é bem mais solto e na frente os cachinhos são mais fechados, mas como estou passando pela transição não da para saber ao certo.

Oi bom dia, minha filha fez definição de cachos me indicaram usar somente linha vegana, me indicaram somente uma marca muito cara pra variar, sem chance. Encontrei site vcs muito bom por sinal conhecendo produtos aqui obrigada pelas dicas muito bom vou indicar.

Leave a Comment