Dicas

Como pentear cabelos crespos e cacheados?

Pentear os cabelos. Simples, né?

como-assim-voce-nao-penteia-o-cabelo

Não quando se trata de cabelos crespos e cacheados. Aliás, saber pentear e, principalmente, quando pentear nossas molas é, na minha opinião, a mais significativa entre as 10 coisas que toda cacheada precisa saber. Isso porque pentear o cabelo interferirá diretamente em como o cabelo irá ficar.

Assim, separei algumas dicas para você aprender a pentear cabelo crespo e cacheado. Bora lá?

Observação: Se você está aqui para aprender a cuidar dos cachos dos seus pequenos, não deixe de ler: 8 dicas para você aprender a cuidar do cabelo cacheado do seu filho (a)

Não penteie o cabelo já seco

nao-pentei-cabelo-cacheado-quando-seco
“Quando pessoas com o cabelo liso me perguntam porque pessoas com o cabelo ondulado/cacheado não penteiam o cabelo…”

Se eu pudesse te dar um único conselho, seria: não penteie o cabelo cacheado/crespo quando estiver seco. Sério, esse conselho equivale àquele “use filtro do solar”, do Pedro Bial. Faça o que você quiser, mas não penteie o cabelo seco. E use filtro solar.

Explicação: Pentear o cabelo seco tira toda definição dos cachos, gera volume excessivo e ainda deixa os fios mais frágeis, fazendo com que caiam mais do que o normal.

Mas tá, eu sei, você não veio aqui só para ler isso e quer saber como desembaraçar seu cabelo, certo? Bom, é simples…

1. Desembarace o cabelo molhado

Saiu do banho, desligue o chuveiro e desembarace os fios ainda molhados (tem gente que prefere pentear com os fios ainda encharcados e outras, como eu, que preferem tirar o excesso da água). O pente vai deslizar mais fácil, você conseguirá tirar os nós e partir para a finalização. Mas, atenção, desligue MESMO o chuveiro e não só porque com ele ligado você irá desperdiçar muita água, mas também porquê manter o cabelo embaixo d’água enquanto penteia os fios poderá quebrá-los já que eles ficam mais frágeis e acabarão se rompendo.

2. Escolha o pente correto

qual-a-cerda-certa-para-cada-tipo-de-cabelo

Prefira os pentes com cerdas largas, pois quebram menos os fios e ajudam a manter a forma das molinhas. Além disso, também é importante olhar o material do pente. Nesse quesito, o queridinho das cacheadas é o pente de madeira por gerar menos frizz.

3. Não tenha medo de pentear o cabelo com os dedos

nao-use-pente
Esse post rolou em janeiro de 2015 no Facebook e foi uma sugestão da leitora Emanuelly Miranda :)

Se você preferir, pode abolir o pente da sua vida, mesmo quando o cabelo está molhado, e  só pentear o cabelo com os dedos. Eu faço isso e raramente recorro ao pente. Acho que meu cabelo fica mais definido, com menos frizz e mais volumoso.

4. E como pentear?

como-pentear-cabelo-cacheado-e-crespo

Se você preferir continuar com o pente, comece sempre da parte debaixo do cabelo para cima, ou seja, tire os nós da parte debaixo e vá subindo. Se você fizer ao contrário, os fios vão se romper conforme você descer o pente e você não conseguirá desembaraçar tão bem.

5. Use o pente para finalizar, se quiser.

Se você utilizar técnicas de finalização, como a fitagem, e quiser usar o pente para auxiliar a dividir o cabelo em mechas menores, sem problemas. A única recomendação é manter o cabelo úmido e usar um creme de pentear junto.

6. Use o pente para dar volume

Cacheia!
A linda da Maressa, aqui do blog <3

Se você quer dar volume ao cabelo, você pode usar o pente garfo para dar volume à raiz (mais dicas em: 5 dicas para dar volume à raiz) ou, se quiser mais volume no cabelo inteiro, pode passar o pente com cabelo já finalizado e quase seco. Faça com cuidado para não desmanchar os cachos. Particularmente, prefiro fazer isso com os dedos.

7. Mas, como pentear o cabelo no dia seguinte?

É simples: não penteie! Apenas umedeça um pouco os fios e passe um leave-in, óleo ou borrifador para re-hidratar os cachos e arrumar os que estiverem bagunçados.

Dicas de leitura: 

Day after: dicas para manter os cachos lindos no dia seguinte

O que tem no borrifador? Receitas e dicas para cabelos cacheados

Fim. Fácil, né? :)

Beijos, Mari!

You may also like