Cuidados com os cachos em tempos de pandemia

Já faz um tempinho que as coisas não andam nada fáceis. O Brasil, assim como o mundo todo, passa por medidas de isolamento social para minimizar o contágio pelo COVID-19. Coisas assim mudam nossa rotina: trazem preocupações com a saúde, a manutenção da casa, o cuidado com entes queridos, a sobrevivência. Com tanta responsabilidade, ansiedade e incerteza diante do que o futuro nos reserva, o cabelo por vezes é a última das prioridades.

Contudo, a imagem e o bem-estar guardam relações estreitas e tirar um momento para se cuidar pode ser uma boa. Então pra você que tem a possibilidade para tirar um tempinho e cuidar dos cachos em casa nesses tempos de isolamento, seguem algumas dicas:

Higienização: uma questão de saúde

Nos últimos tempos temos evitado sair de casa. Contudo, quando isso se faz necessário, é preciso caprichar na higienização: lavar bem as mãos com água e sabão. O uso do álcool em gel também é apontado como alternativa. Já em relação aos cabelos, uma boa lavagem também é indispensável: nesse caso não precisa de sabão, o mais adequado é o shampoo específico para o seu tipo de cabelo.

Tratamentos instantâneos e sem enxague

Ficar em casa não necessariamente significa ter mais tempo livre. Muita gente executa atividades home office ou percebe a carga de trabalho aumentada. Esse é o caso por exemplo, de muitas mães, pais ou responsáveis que assumem o cuidado integral das crianças já que as escolas encontram-se fechadas. Com isso, tratamentos instantâneos e/ou sem enxague têm seu lugar já que ajudam a manter o tratamento em dia mesmo estando longe dos salões de beleza ou sem a chance de seguir um cronograma capilar cheio de etapas.

Para ilustrar aí vai uma ótima sugestão que tenho usado recentemente: a Building Fiber é uma super carga de tratamento para reposição lipídica e restauração capilar com jojoba, macadâmia, 18-MEA e queratina.

Outra alternativa são as máscaras sem enxague, que além de modelar os cachos também conferem hidratação e reposição lipídica. Essas são algumas das minhas favoritas no momento: Butterflower Kahnoa; Cachos Naturais Máscara 2 em 1 Arvensis e Manteiga de Pequi Mutari.

Penteados

É sempre bom lembrar que os penteados são ótimas ferramentas. Tranças e amarrações com bandanas e lenços ajudam a manter os cabelos arrumados. No nosso Pinterest você vai encontrar muitas opções de penteados.

Saúde capilar: uma questão de equilíbrio

A ameaça de uma pandemia, a necessidade de distanciamento ou isolamento, a solidão, a exaustão,ansiedade e o estresse são coisas que impactam e muito na saúde e no bem-estar emocional. Como se sabe, o sistema capilar está interligado aos demais sistemas corporais: sistema respiratório, sistema cardiovascular, nervoso, endócrino, límbico, digestório, excretor e urinário, reprodutor, imunológico, linfático, tegumentar. Assim, sendo, muitos distúrbios capilares podem ser observados diante de um cenário tão difícil. São exemplos a queda capilar, o aumento da sensibilidade no couro cabeludo, o aparecimento ou intensificação de cabelos brancos, dentre outros importantes marcadores. Nesse sentido, cabe destacar a importância de buscar apoio profissional se notar algo diferente. Muitas consultas e atendimentos tem sido ofertados inclusive online, facilitando a comunicação. Em outras postagens vamos conversar um pouquinho mais sobre o tema. Por hora cuide-se e fique em casa se puder :)

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Leave a Comment