Como acabar com o frizz – Aprenda 10 dicas (de ouro)!

  • Home
  • Dicas
  • Como acabar com o frizz – Aprenda 10 dicas (de ouro)!
Controlando o frizz

9 a cada 10 crespas e cacheadas sofrem com ele. Mas como acabar com o frizz? Esse danadinho é causado por muitos fatores, como a estrutura natural do fio, falta de hidratação das madeixas e até pelo clima.  Reza a lenda que eliminá-lo é algo praticamente impossível, mas tem como melhorar (e muito!) a situação dos bonitinhos. Nessa foto horrenda que eu tirei após uma sonequinha, por exemplo, o frizz estava impossível, incontrolável, indomável. Era inverno, eu tinha dormido com uma fronha super “irregular” e ainda por cima tinha tomado um banho pelando no dia. Resolvi o frizz com algumas dicas simples que eu expliquei mais abaixo.

Acho importante destacar que existe uma diferença muito grande entre tratamento e maquiagem. Quando tratamos, buscamos combater a causa dos fios arrepiados, enquanto a maquiagem apenas doma os fiozinhos rebeldes com silicones e cremes. Este post será focado nas formas de tratamento, afinal soluções definitivas são mais interessantes, certo?

 

1. Mude a maneira como você seca o cabelo após o banho

O frizz é um fenômeno estático, e o atrito é responsável pelo aumento dos arrepiados. Uma sugestão que fará com que você brilhe: troque a toalha comum por tecidos de algodão, ou até papeis toalha (de cozinha mesmo). No início, eu secava com papel toalha, mas como eu não estava afim de jogar o dinheiro da família todo fora com papeis toalha, resolvi usar uma camisa velha de algodão que eu tenho em casa.

2. Acrescente leite de coco nas suas hidratações caseiras

Leite de coco para cronograma capilar - reduza o frizz

A dica veio da Ana, e realmente auxiliou muito a reduzir o frizz. Quando for fazer alguma hidratação, acrescente uma colher de leite de coco.  No cronograma capilar, leite de coco encaixa na etapa de hidratação, enquanto o óleo encaixa na etapa de nutrição.

 

3. Evite o uso frequente de shampoos (sulfatos) fortes

A maioria dos shampoos são feitos de sulfactantes fortes, que são substâncias responsáveis pela limpeza dos fios e dos compostos insolúveis das máscaras, como óleos minerais. Infelizmente, os sulfatos presentes no shampoo detonam e ressecam os fios, provocando, entre muitos efeitos, o frizz. Se você lava seus cabelos com muita frequência, e observa o aparecimento do frizz, evite lavar o cabelo com shampoo tantas vezes na semana. Caso note o cabelo pesado, pode fazer alternar lavagens de shampoo com o condicionador. A técnica low/no poo, que significa pouco ou nenhum shampoo auxilia no combate ao frizz. Mas você não precisa seguir a técnica a risca; Diminuir o uso do shampoo já ajuda (e muito!) a reduzir o ressecamento e diminuir o frizz.

 

4. Aposente a sua escova de plástico

Pentes de madeira para diminuir o frizz.

Pentes de madeira ajudam a diminuir o frizz.

O pente de madeira é o queridinho das cacheadas e era usado no tempo da vovó! A madeira evita a eletrização dos fios, diminuindo frizz e quebra do cabelo. Além disso, um pente de madeira bem cuidado pode durar uns dez anos, hein! Olha a economia, minha gente! Outro cuidado importante: evite pentear o cabelo seco. Desembarace seus fios durante o banho, com o condicionador, quando estão mais molinhos. Pentear seco causa quebra, e o frizz aparece.

 

5. Não lave seus cabelos com água muito quente

Quando o frizz está concentrado no topo da cabeça, mas não se “espalha” no comprimento dos fios, a causa é uma só: água quente! Repense o tempo que você gasta lavando os cabelos, e principalmente, a temperatura da água. Quando esta está muito quente, os arrepiados aparecem e o cabelo resseca bastante.

Atualização (08/2014): Dica da blogueira amiga: Nesse inverno que fez mais friozinho, eu abusei da água pelando e o cabelo sentiu bastante os banhos quentes. Tente, ao máximo, usar a água mais morninha.

6. Invista no cronograma capilar

Quando o cabelo está em falta de óleos, água ou até queratina, o frizz aparece. Para repor todos esses nutrientes que os cabelos precisam, existe uma rotina de cuidados chamada Cronograma Capilar. Nesta, você divide o cuidado com os cabelos em etapas – hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação devolve água para os fios, a nutrição devolve óleos e vitaminas e a reconstrução agrega proteínas. Fazendo o cronograma direitinho, você observa que parte do frizz é mandada pra bem longe.

 

7. Último enxague com água gelada

De certa forma, essa dica está relacionada à número 5.  Eu descobri recentemente que a água gelada funciona como uma espécie de “selante” dos fios, ou seja: é muito amiga dos cabelos crespos e cacheados! Quando estiver lavando os fios, especialmente no verão, dê um último enxague com a água gelada do chuveiro. O frizz vai diminuir drasticamente! (Não vai se matar no inverno fazendo isso não, ok? É melhor ter frizz do que ter gripe! :])

 

8. Vinagre de Maçã

O vinagre sela as cutículas, diminuindo o frizz e deixando o cabelo mais brilhoso. Dilua 1 colher de vinagre em 500ml de água, e depois que você tiver condicionado o cabelo, e enxaguado, ‘jogue’ o vinagre e não enxague. O vinagre ideal é o de maçã.

 

9. Combata a porosidade com mel e limão

A porosidade é a propriedade que os fios do cabelo têm de absorver, ou não nutrientes, água, e etc. Se suas escamas estão muito abertas, sua porosidade está “alta”, favorecendo o aparecimento do frizz. Uma das técnicas para reduzi-la, é acrescentar nas hidratações 1 colher de mel e 1 colher de limão! Mas cuidado com esses ingredientes, pois alteram o pH do cabelo. Falando em termos práticos, 2x por mês é um número razoável.

 

10. Cetim é seu melhor amigo

Alguns tecidos aumentam a estática, favorecendo o aparecimento do frizz. Então, dica amiga: durma em fronhas de cetim, ou enluve seus cabelos com ela, diminuindo drasticamente o frizz do dia seguinte.

—————–

 

Dicas extras (Revitalização)

 

Além de tratar os fios arrepiados, você pode também maquiá-los, de forma temporária.

– Com os cabelos já secos, use o secador com o jato frio para domar os fiozinhos rebeldes.

– Utilize borrifadores no day after para tratar algumas partes do cabelo com mais frizz.

Não arranque os fios que viraram frizz! Eles vão crescer pequenininhos e vão virar frizz novamente! Arrancá-los cria um circulo vicioso. Por enquanto a reposta é tratamento.

– Evite prender o cabelo com elásticos, especialmente aqueles de dinheiro que arrebentam muitos os fios.

– Utilize geis e mousses em regiões que o frizz for mais rebele.

– Aceite que dói menos: todo cabelo crespo e cacheado tem frizz.

Nessa foto que ilustra o post, eu estava no meu 2º day after, e fiz a revitalização da seguinte maneira: molhei o cabelo inteirinho com o borrifador de chá de hortelã, bem geladinho (deixei 20 minutos na geladeira antes de usar), e em seguida coloquei um pouquinho de creme de pentear no cabelo inteiro. Penteei com meu queridinho pente de madeira, e depois finalizei amassando com gel e mousse! =’)

 

Revitalização para diminuir o frizz

 

Percebam que eu só consegui diminuir o frizz, mas não sumir com ele! E tá tudo ok, porque frizz faz parte! =)

—————–

Isto é tudo, pessoal! Espero que gostem e aproveitem as dicas de ouro (conquistadas com muitos experimentos capilares) para reduzir o frizz. Qualquer dúvida, vocês podem mandar nos comentários que terei imenso prazer em respondê-los!

 

Beijocas encaracoladas,

 

Raysa França

Raysa, 27 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Cientista Social, mestranda, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.

Blog Comments

[…] fios que você tem. O cabelo denso tem muitos fios, sendo finos ou não. Consequentemente pode gerar frizz e volume, mas não são todos. Como identificar se meu cabelo é denso? Quando você amarra o cabelo, […]

[…] cabelos cacheados. Alguns têm mais, outros tipos têm menos, como os ondulados. Existem algumas técnicas capazes de reduzi-lo, mas eventualmente, o frizz vai dar as caras. O meu conselho é: faça o que for possível, não […]

Oi Raysa. Adorei as dicas pra combater o frizz!!!! So tenho uma dúvida: o leite de coco pode ser aquele que é vendido no supermercado, em garrafinhas?

Oi Joanne, tudo bem?
Ebaaa, que bom que gostou *_*
O leite de coco pode ser esse sim, é ele que eu uso. Na verdade, nunca vi “in natura”.

Bjocas,

O combate da porosidade entra na R?

Oi Marina, tudo bem? Entra tanto na R, quanto na H e na N também! Haha Mas é essencialmente na R mesmo, com ceramidas e proteínas. Pq não adianta vc enfiar hidratação e nutrição, se seu cabelo joga fora por conta da porosidade, entende? Mas de certa maneira, todas as fases contribuem para a manutenção de uma porosidade “nos eixos”. Espero que eu não tenha deixado mais confuso. sahshuash Bjocas encaracoladas :*

Responder

Juliana Barbosa Soares

Você pega o coco seco quebra, rala e bate no liquidificador com água filtrada ou com água de Coco, isso é o leite de Coco natural, mas dura de 2 a 3 dias porque não contém conservante.

Olá Raysa,

adorei suas dicas. Minha dúvida é a seguinte, não optei pelo BC então tô deixando meu cabelo crescer mais pra poder cortar. Vejo que tenho muito frizz e o cabelo não cacheia como eu gostaria, sobretudo na parte da frente. Não costumo usar os óleos tampouco ricino ou qualquer coisa que tenha manteiga de karité pois fico com muuuuita caspa. O que você sugere? Tõ quase desistindo :(

Oi Lili, lindona. Não desista! Vc acabou de descrever meu cabelo! Hahaha Olha, tem muuuuuuuuuuito tempo que eu não passo óleo, porque além de caspa, fico cheia de espinha. Entao não acho que compensa. Tenta seguir as outras dicas e cortar aos pouquinhos. Os cachos só surgem mesmo quando vc tira toda a parte lisa =(

Boa sorte miga, que vai dar tudo certo! <3
Bjocas

Adorei!!

Parabéns :)

Obrigaaada!!

Bjocas

Qual gel ou mousse vc indica? O chá de hortelã é natural ou de sachê? Quando usar limão na hidratação, depois enxagua?

O chá de hortelã pode ser o natural ou o sachê. Então, eu uso qualquer mousse que não tenha parafina ou petrolatos, e nunca percebi muita diferença não. A única que eu curti muuuuuuuito era uma da nívea p/ cabelos cacheados que eu comprei em 2013 nas gringas! hahahah Mas daí eu uso as daqui mesmo e acho bem boas.
Gel eu gosto muito do relaxante natural da capicilin! : D
Sim sim, enxagua sim, e cuidado com a pele para não queimar, tá bem?
beijocas

Boa tarde
Raysa
O meu cabelo é igual ao seu porém é longo e resolvi alisar já tentei de tudo para controlar o friz nada resolve ,você tem alguma dica de como alisar em casa …..
Beijos * -*

oooi Marina! Não tenho dicas de alisamento caseiros não!
Minha maior dica é: abrace a naturalidade do teu cabelo e assuma os cachos! Se precisar de qualquer ajuda, a gente do blog te dá um help com tudo! Haha
bjocas

Olá Raysa!
Adorei o post e as dicas são ótimas.
Estou em transição e ô fase dificil.
Beijos!

Força, Walquiria! :)

Walquiria, já passei pela transição, em Maio completo 1 ano sem química e atualmente, 3 meses de BC. É difícil a transição, mais difícil ainda é as 2 texturas, meu conselho: CORTA LOGOOOOO… É menos traumático. Quando vc assume de vez seus cachos é mais fácil de lhe dar com os cabelos, dá mais liberdade. Força na peruca, rsrsrsrs ,vc vai arrazar de visual novo, bjssss…

[…] use escova em seu cabelo, prefira sempre pente de madeira com dentes largos (ajuda a evitar o frizz) e penteie com cuidado e sempre durante o banho, em água fria ou morna, água quente resseca o […]

adoreei suas dicas .. Meu kblo e bem dificil pq e super grande. Tem hora q da vontade de corta e um super trabalho vou usar suas dicas

Anna, cortar as vezes é mto bom mesmo! Tirar o mal pela raiz!

Bjocas

Oii… Na dica número 9, o mel e limão é acrescentado apos o ultimo enxaguem? ou enxaguar depois de colocar o mel e limão?.
Parabéns adorei as dicas :)

Você enxagua depois que coloca o mel e limão!
Beijocas

Raysa você é uma linda <3

Preciso de ajuda! Sempre tive a raiz do cabelo lisa e o resto cacheada, enjoei do meu cabelo e decidi fazer ombre hair.. porém quebrou MUITO meus fios a parte loira, ressecou e não ficam cachos tão bonitos igual antes.
Alguma dica?

Beijo

Camila, linda!! <3 Hahaha
Tenho dica sim: cuidado e corte!
Descoloração detona o cabelo mesmo, acaba matando os cachinhos.. O melhor jeito é ir cortando aos pouquinhos e fazendo o cronograma capilar!

Beijocas

ADOREI AS DICAS!! Irei testar amanha mesmo a hidratação de café..
Mas não sei o que ta acontecendo que a 3 semanas ja não estou com os cachos tao alinhados e definidos como antes..
finalizo e quando seca não fica legal…ressecados..aff!
mudei o shampoo e to achando que é isso… =/ ele tem esse tal de ‘sulfato’
E agora.como encontro shampoo sem esse componente?
mu ajude ;(

Olá Ellen!
Tudo bem?
Pode ser o sulfato, mas pode ser o clima também! Onde vc mora o clima mudou muito?
Nesse grupo aqui tem fotos com os liberados! https://www.facebook.com/groups/no.low.iniciantes/?fref=ts
Bjocas

Responder

Fabiola Carvalho de assis

Adorei às dicas.
Eu tenho medo de usar vinagre no meu cabelo o que eu faço?

Oi Fabiola, não precisa ter medo não, moça! eu sempre uso.. Agora tenho usado a cada quinze dias após as lavagens. Diminui o frizz e deixa bem brilhoso.

Beijocas

qual o shampoo que deixe os cabelos mais defenidos?

Oi Ana, qualquer shampoo liberado para low poo ajuda. Porém o que ajuda bastante na definição é o uso de cremes de pentear consistentes e geis.

Beijocas

Olá adorei as dicas!

Um Pergunta…meu cabelo atrás já está bem cacheado….mas na frente ele só está cacheado por dentro…a capa de fora ainda esta lisa..Ou seja o cabelo solto ficar horrível só estou usando com a frente presa.. Alguma dica ou sugestão de corte pra disfarçar isso?? Estou muito desanimada!! Outro problema também é a franja que não enrola de jeito nenhum…queria dicas pra disforçar ela..
obrigada!

Oi Dinah!
A parte da frente é sempre a última a aparecer.
Você pode fazer um corte radical, e tirar toda a parte lisa de uma vez, ou você pode cortar um chanelzinho, batendo só a nunca.

Beijocas

[…] Como acabar com o frizz – 10 dicas de ouro! […]

Oi Ray gostei muito das suas dicas huehue
Meu cabelo é todo cacheado desda raiz e um pouco curto ate que conseguia dominar os frizz dele mas agora ele esta com muito frizz praticamente nele todo e fica sem cachos fica mega hiper armado, da ate tristeza huehue
Vou por em praticas suas dicas e com certeza terei meus cachinhos de volta :3
Obrigada por compartilha seus conhecimentos com todos nós, e nos ajudar a ter nossos cabelos lindos novamente rs
Beijos

Ooi amanda, tudo bem??
Fico feliz que gostou das dicas! O que tem me ajudado muito com o frizz com certeza é o vinagre: http://bit.ly/vinagre-no-cabelo

Haha depois você me conta se deu certo!
Beijocas

Raysa gostei muito das dicas

:)

[…] Durante a transição é super comum o cabelo ter essa diferença de textura. A melhor opção para disfarçar é fazer texturização nos fios e investir em bastante hidratação! Não é recomendado usar chapinhas ou fazer escovas com frequência pois pode aumentar ainda mais o frizz e fragilizar o seu cabelo. Confira nossas dicas para reduzir o frizz. […]

Olá, adorei as dicas!
Posso usar o vinagre de maçã todos os dias?

Oi Nichole! O vinagre resseca o cabelo, não é indicado :/

Responder

ELIANE DE JESUS PEREIRA DOS SANTOS-

Há um ano, não utilizo nenhum tipo de química no meu cabelo, tenho sido persistente, o frizz tem me perseguido, vou seguir essas dicas, a aparência está horrível. Raysa, amei a aparência do seu cabelo. Vou acessar sempre. Preciso de socorro, não quero voltar a utilizar química.

Ooi Eliane, tudo bem contigo?
Seja persistente, e química é ruim, você ficou licre! <3
Beijocas e boa sorte, qualquer dúvida é só perguntar

Raysa, qual a melhor forma de tirar o limão do cabelo sem queimar a pele? Bjos adorei suas dicas.

Sandra, é só tirar com cuidado e bastante água para não manchar a pele!
Beijcoas

Oi Raysa! tenho uma dúvida, você que disse lavar cabelo em água quente provoca o frizz.. mas eu estudo de manhã e duas vezes na semanaa lava a cabeça pra ir pra escola na água quente por causa do frio e nos finais de semana lavo na água fria. continua tendo problema? beijos

Ei Angélica!

As vezes realmente não tem como a gente fugir da água quente.
Você pode tentar seguir essas dicas também: http://bit.ly/cachos-frio

Beijocas

eu sempre tenho e tive o meu cabelo cacheado como faço para acabar com os cachos decidir te-lo o meu cabelo liso como faço para deixar liso

Ooi grazi!
Aqui a gente não ensina a deixar liso.
Mas posso te ensinar a deixar natural e MARAVILHOSO!
Aqui: http://bit.ly/manual-cabelocrespo
Beijocas e boa sorte

Eu fiquei quase dois anos sem fazer química e na esperança de recuperar meus cachos, mas a verdade é que esta muuuuito difícil, a parte da frente não cacheia, e ainda tem um volume. eu cortei bem curto mas a frente ainda esta um pouco grande estou querendo cortar mais, tirar tudo mas estou com medo… tem momentos que da vontade de desistir…

Oi Gi, tudo bem contigo?
Bom, a parte da frente realmente demora mais mesmo! E sobre volume, volumão é tão lindo, tão legal! :)) ahaha Abrace o volume!
Não desiste não, logo logo passa, e cê vai arrasar de cabelo natural
Dá uma olhadinha nesse link depois: http://bit.ly/manual-cabelocrespo

Beijocas

Sobre o cetim, uma coisa q me ajudou muito, -principalmente agr q estou em transição e toda ajuda é necessária – foi a touca de cetim que vende na loja Meu Cabelo Natural.

Eu também amo ela, Thaís <3

oi! o vinagre não deixa cheiro no cabelo?

Só enxaguar, Bruna :D

Meu cabelo era cacheado fiz progressiva ,más gostaria que ele voltasse a ser cacheado ,más.

Só deixar crescer, Eliani! Confere nosso post: http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/

Gostaria de uma sugestão

Olá, meninas! Estou querendo fazer uma hidratação que tem nos ingredientes leite de coco e creme de leite misturados na máscara para hidratar. Posso acrescentar o mel e o limão? Ou talvez só a colher de limão?

Ei Mari, pode acrescentar ambos sim!
Mas cuidado pra não exagerar no mel, porque é reconstrutor, e pra não queimar a pele com o limão, tá?
beijocas

Adorei o post!Poderia me ajudar em uma coisa ?! como que cuido do pente de madeira,pois quando uso ele no cabelo molhado ele começa a ficar cinza(mofo) aí acabo optando pelo de plástico :(

Só deixar no sol depois de usar, Nicole!

Gostei muito das dicas, obrigada.

Fico feliz que gostou!
Beijo

Leave a Comment