Cronograma Capilar

Cronograma Capilar: como fazer – SOS Cabelo!

30 de novembro de 2013

Cada tipo de fio possui necessidades específicas. Os cuidados dedicados a eles podem variar também de acordo com o estado geral dos cabelos. Nessa postagem o Cacheia vai ensinar como cuidar dos cabelos seguindo um cronograma capilar. Mais do que isso, vamos te ajudar a compreender as diferentes funções dos produtos capilares e como eles podem te ajudar a solucionar problemas como falta de brilho, ressecamento, excesso de frizz ou quebra.

O que é o cronograma capilar?

É uma maneira sistematizada de cuidar dos fios em forma de agenda. O objetivo é devolver aos fios todos os nutrientes que perdemos no dia-a-dia, ou também com descolorações, colorações e químicas. Para isso, o cronograma capilar é dividido em três etapas:

A) Hidratação: etapa que repõe a água dos fios. Pode ser feita quantas vezes quiser/for necessário na semana.

B) Nutrição: etapa que repõe os óleos dos fios. Deve ser feita com óleos de origem vegetal, e pode ser feita a vontade por pessoas com cabelos cacheados e crespos. Pessoas com cabelos oleosos ou lisos devem fazer menos nutrições semanais.

C) Reconstrução: etapa que repõe a queratina do cabelo. Deve ser feita poucas vezes no mês. Se fizer demais, ocorre o efeito inverso, e os fios quebram.

As etapas do cronograma capilar devem ser feitas separadamente (nunca no mesmo dia!). Respeite o intervalo mínimo de 48 horas. Essa agenda pode ser criada a partir de alguma pré-existente (temos sugestões no post!), ou pode também ser pensada por você depois que ganhar mais prática no cc.

 


 O que você precisa saber sobre o cronograma capilar

  • O cronograma capilar é uma opção para cuidar dos seus fios, não é uma regra para quem tem cabelos ondulados/cacheados/crespos.
  • Para seguir uma etapa do cronograma, você não precisa usar todos os produtos com a mesma função. Assim, se é dia de fazer uma reconstrução, você não precisa usar shampoo de reconstrução + máscara de reconstrução + condicionador de reconstrução.
  • Os cronogramas capilares apresentados aqui são apenas propostas. Fique atento(a) ao seu cabelo, estado geral e como ele reage aos produtos. Se julgar necessário, monte sua própria rotina de cuidados. Infelizmente não existe uma fórmula que funcione para todas, por isso é importante pesquisar bastante, buscar informações e conhecer seu próprio cabelo :)
  • O cronograma capilar que vou apresentar aqui é resultado de algumas pesquisas que tenho feito sobre tratamentos capilares, frequência de aplicação, etc. Por isso, é diferente da tabela de cronograma capilar que circula em outros blogs.

Como escolher os produtos do cronograma capilar?

Cronograma capilar: como escolher os produtosNa hora de cuidar dos fios, existem várias opções de produtos disponíveis. Para selecionar quais deles são mais interessantes para o seu cabelo, é preciso considerar que cada um desses produtos possui propriedades diferentes.

  • A hidratação é a etapa mais básica do cronograma capilar. É bastante indicada para cabelos levemente ressecados e com frizz. Nos produtos para hidratação, você deve procurar pelos seguintes componentes: frutas, glicerina ou glicerina vegetal, extratos botânicos, pantenol, vitaminas, aloe vera, chocolate, mel, sacarose ou derivados do açúcar, proteínas hidrolisadas.
  • A nutrição é indicada para tratar fios ressecados, quebradiços e porosos. Nos produtos de nutrição, você deve procurar por óleos vegetais como óleo de abacate, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de semente de uva, óleo de jojoba, óleo de ojon etc, manteigas como manteiga de karité, manteiga de cupuaçu, manteiga de abacate, manteiga de murumuru e ceras vegetais.
  • Produtos de reconstrução servem para repor proteínas e aminoácidos (reposição proteica). A reconstrução é indicada para cabelos danificados que sofrem com quebra, queda, pontas duplas, frizz e porosidade. Nos produtos para reconstrução você deve procurar por queratina e seus aminoácidos, cisteina, serina , prolina, argilina; e colágeno.

Dica na leitura de rótulos:

Para saber se um produto é de hidratação, nutrição ou reconstrução, preste bastante atenção nos componentes, na ordem e na frequência que aparecem. Nos rótulos de produtos capilares, os produtos que aparecem em primeiro lugar na lista de componentes, são aqueles presentes em maior quantidade. Geralmente as marcas já sinalizam se o produto tem maior potencial de hidratação, nutrição ou reconstrução. Outro ponto importante é que muitos produtos possuem mais de uma função, mesmo nas fórmulas mais simples você vai encontrar um componente hidratante, emoliente, etc.


Cronograma na prática: hora da lavagem

Antes de fazer sua hidratação, nutrição ou reconstrução, você deve higienizar o cabelo, lavando com shampoo ou fazendo o co-wash (lavagem com condicionador). Não aplique o shampoo diretamente no comprimento e nas pontas, tá bom? Nunquinha (!) Esfregue o couro cabeludo fazendo movimentos circulares. Puxe o shampoo ou condicionador para o comprimento instantes antes de enxaguar. Depois de higienizados, seus fios estarão prontos para receber a máscara escolhida.

A água utilizada para lavar o cabelo deve ser de preferência fria e no máximo morna, nunca quente! Água quente dilata os poros e produz muita oleosidade no couro cabeludo. As tabelas de cronograma capilar que vou colocar abaixo não se referem a quantos dias da semana você vai lavar o cabelo com shampoo, mas quantas vezes por semana é interessante fazer algum tipo de hidratação.

Dicas para aplicação dos produtos nos fios

Leia o rótulo dos produtos com atenção e respeite o tempo de ação indicado. Deixar um produto por tempo demais pode enfraquecer e prejudicar seus fios. Na etapa de nutrição, sempre que possível faça umectação. A umectação capilar é uma técnica que combina o uso de óleos vegetais e massagem capilar e ajuda bastante no estímulo da circulação sanguínea no couro cabeludo. O Azeite de Oliva Extra Virgem é uma ótima opção para fazer a umectação.

Depois da hidratação…

DSCF9573Não subestime o poder do condicionador! Utilize o produto depois de enxaguar a máscara para selar as cutículas e garantir maciez e brilho aos fios. Aplique o condicionador no comprimento e nas pontas, distribuindo bem o produto. Na hora de secar, evite esfregar a toalha contra o cabelo. Esses movimentos bruscos de fricção causam frizz e podem quebrar fios. Para secar os fios, aperte a toalha de baixo para cima. Se possível, utilize uma toalha de microfibra ou uma camisa de algodão. Durante a finalização com seu creme de pentear/leave-in/gel/mousse, evite aplicar o produto no couro cabeludo. Deixe respirar e concentre esses produtos no comprimento e nas pontas. O acúmulo de produtos no couro cabeludo pode causar caspas e oleosidade excessiva.


O que precisa para começar o cronograma capilar?

Você não precisa de cremes caros para fazer um bom cronograma capilar. Você pode usar alguma máscara ou creme de hidratação básico de hidratação (pode ser qualquer máscara baratinha) e alguns aditivos que você vai usar para batizar. Glicerina vegetal, bepantol, aloe vera, ervas aromáticas naturais como hortelã para hidratação. Qualquer óleo 100% vegetal pode ser utilizado para batizar máscaras para nutrição, como azeite de oliva, óleo de girassol, óleo de abacate, óleo de amêndoas, óleo de gergelim. Para a etapa de reconstrução, você pode utilizar queratinas líquidas. A Mari já ensinou sobre como seguir o cronograma capilar com apenas três produtos, o que pode ser útil para quem está começando a rotina de cuidados.


Cronograma capilar para cabelos saudáveis

Nossos cabelos sofrem danos diários em função dos raios de sol, da poeira, da poluição, etc. Assim, podem perder brilho nesse processo, se tornando mais opacos. Para garantir que os fios permaneçam com aspecto saudável e hidratado é importante garantir a presença de alguns componentes na sua rotina diária. As hidratações podem auxiliar na manutenção de fios brilhantes e macios e podem ser semanalmente (uma vez por semana). Já as nutrições podem ser feitas a cada quinze dias, portanto duas vezes por mês. Cabelos saudáveis não precisam de reconstruções frequentemente, por isso você pode deixar para fazer uma reconstrução uma vez por mês. Seguindo essa lógica, nosso cronograma fica mais ou menos assim:

cronograma capilar para cabelos saudáveis cacheia.com

DICAS:

  • Se seu cabelo é oleoso, utilize shampoos mais refrescantes e com capacidade desengordurante. Shampoos com Jaborandi, arnica, hortelã, hamamélis e lavanda na composição podem ser interessantes. Aqui no blog tem uma receita com argila indicada para oleosidade excessiva no couro cabeludo, não deixe de conferir.
  • Se seu couro cabeludo é oleoso, no momento de hidratar não aplique máscara hidratante muito próxima do couro cabeludo, concentre-se no comprimento e nas pontas.
  • Se seu cabelo é naturalmente mais seco, evite lavar o cabelo com muita frequência. Invista em receitas caseiras com azeite de oliva, abacate, mel e  iogurte natural.
  • As receitas de borrifador podem ser ótimas companheiras no seu dia-a-dia. Confira lá no post da Ray como fazer várias.

Cronograma capilar para cabelos pouco danificados

Esse cronograma é interessante para quem está com o cabelo mais seco, poroso, com aspecto arrepiado ou pouco maleável. Esses problemas podem aparecer em função da ação de fatores externos do nosso dia-a-dia e de acontecimentos mais pontuais, como uma ida à praia/piscina.

O sol e a água salgada podem causar alguns danos aos cabelos. Existem alguns cuidados básicos para cuidar dos cabelos no verão que a Raysa já abordou. Se você não teve tempo de tomar nenhum desses cuidados e seus fios estiverem secos e ásperos, preste atenção nas dicas a seguir. As dicas são válidas também para quem pegou aquela piscina e está sofrendo com os efeitos do cloro.

A proposta desse cronograma é dar preferência para shampoos e condicionadores mais hidratantes e nutritivos. Se você começar o cronograma para cabelos pouco danificados, obtiver bons resultados e perceber uma boa melhora nos fios, pode optar por uma rotina capilar para cabelos saudáveis.

cronograma capilar para cabelos pouco danificados

DICA:

  • Se você precisa se expor frequentemente ao sol, ao mar ou à piscina, inclua o protetor solar para cabelo na sua rotina. Esses produtos podem ser usados para finalizar os fios e ajudam a proteger seus fios. Veja abaixo alguns exemplos de produtos de proteção solar para o cabelo. (Todos liberados para low poo).

PROTEÇAO SOLAR


Cronograma capilar para cabelos danificados

Essa postagem contém um cronograma para quem está com os cabelos fragilizados. É importante deixar claro que quem está com cabelos muito danificados, com muita queda, emborrachados ou com couro cabeludo ferido deve procurar ajuda profissional! Estes são problemas graves que não vão ser resolvidos com receitas caseiras e algumas hidratações.

Quando os fios estão danificados se tornam mais frágeis, pouco maleáveis, com nós, mais quebradiços e com aspecto seco. Esses problemas podem aparecer após o uso de relaxamentos, permanentes, colorações, descolorações, etc. Todos esses processos podem interferir na estrutura dos fios, assim as escamas capilares ficam mais abertas e vulneráveis. Para amenizar o problema, é interessante utilizar produtos para reconstrução capilar, especialmente aqueles à base de queratina, além de produtos que contém proteínas hidrolizadas. Esses produtos ajudam a amenizar o desgaste da fibra capilar produzido pelo uso de químicas mais agressivas.

IMPORTANTE: Faça no máximo duas reconstruções mensais. O excesso de queratina também prejudica os fios(!). Em geral, as reconstruções devem ser feitas a cada 15 ou 20 dias, sempre após a etapa de nutrição.

cronograma capilar para cabelos danificados

DICAS:

  • No momento de pentear/desembaraçar, tenha paciência e bastante cuidado para não quebrar os fios que se encontram mais ressecados.
  • Quem é cacheada/crespa e ama mudar a cor dos cabelos pode enfrentar em algum momento um problema bem comum: pontas esticadas. Se você está enfrentando esse problema pode incluir ativadores de cacho na sua rotina capilar. Depois de lavar, hidratar/nutrir/reconstruir  e condicionar, ainda com os cabelos úmidos aplique um ativador de cacho leve e em seguida um creme de pentear ou leave-in.
  • Se seu cabelo está com pontas duplas utilize o reparador de pontas ou óleos vegetais. Se puder, corte de um a dois centímetros das pontas dos fios para se livrar das pontas duplas definitivamente!
  • IMPORTANTE: Se seu cabelo está elástico o cronograma acima não é interessante. Nesse caso, as etapas mais importantes são de nutrição e reconstrução.
  • Se você começar o cronograma para cabelos danificados e obtiver bons resultados, pode interromper o cronograma ou optar por uma rotina capilar para cabelos saudáveis.

Produtos para seguir o cronograma capilar

Segue abaixo alguns exemplos de produtos para seguir o cronograma capilar, divididos por etapa. Claro que você não precisa se restringir a eles, pesquisando um pouquinho você vai perceber que existe uma infinidade de produtos que podem ser usados na sua rotina capilar. Como muitas leitoras do blog seguem o Low Poo e o No Poo, já sinalizamos quais produtos estão liberados para cada uma dessas técnicas. Quem não segue nenhuma delas pode usar os produtos também, sem nenhum problema.

Produtos para cronograma capilar: etapa de hidratação

máscaras liberadas para cronograma capilar fase hidratação

 

Produtos para cronograma capilar: etapa de nutrição

máscaras liberadas para cronograma capilar fase nutrição

Produtos para cronograma capilar: etapa de reconstrução

máscaras liberadas para cronograma capilar fase reconstrução

Veja mais dicas de máscaras que podem ser utilizadas no cronograma capilar e liberadas para low poo nessa postagem.

Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras

Para fazer o cronograma capilar você não precisa comprar mil máscaras de hidratação, reconstrução e nutrição: as receitas caseiras podem te ajudar bastante no cuidado com os fios. As receitas caseiras são também boas opções para testar e para variar os itens do seu cronograma. Fizemos uma postagem aqui no Cacheia com várias receitas caseiras divididas de acordo com as fases do cronograma capilar, vale a pena conferir:


Uma preocupação que vai além da sua rotina capilar: a alimentação

O cabelo é um tecido morto, por isso não pode ser recuperado no sentido de voltar ao que era antes de sofrer agressões químicas. Os problemas que surgem após colorações, descolorações, alisamentos, progressivas, etc, podem ser apenas amenizados pelo cronograma capilar. Boa parte dos produtos capilares são responsáveis por tratar a superfície dos fios. Por essa razão, mais do que se preocupar com os produtos utilizados para sua rotina diária, é importante considerar aquilo que de fato constrói a estrutura dos seus fios: sua alimentação.

cabelo nutrientes

Uma alimentação equilibrada garante fios bonitos, fortes e com crescimento saudável. A nutrição real dos fios é feita de dentro para fora! Por isso, não se esqueça de beber muita água e incluir itens importantes na sua rotina alimentar como a cenoura, a laranja, o abacate, a manga, a rúcula, etc. Veja mais alimentos importantes para a saúde dos seus cabelos no link abaixo:

 


Créditos da foto dos produtos

ATUALIZADO EM: 02/01/2017

Recomendados para você

266 Comentários

  • Reply Maisena nos cabelos, pode? | Cacheia! 1 de dezembro de 2013 at 17:54

    […] incapaz de tratar o fio capilar. A máscara de maisena deve ser colocada no dia da hidratação do cronograma capilar. Então, vamos a […]

  • Reply #GoCurly! Como cortar cabelos cacheados? Parte 2 | Cacheia! 19 de dezembro de 2013 at 21:20

    […] um volume lindo e fios de cinema. É necessário cuidado, então, para isso, sugiro que sigam o Cronograma Capilar e a Rotina No/Low […]

  • Reply Seu cabelo pede socorro? Hidratação bomba! | Cacheia! 21 de dezembro de 2013 at 12:25

    […] cronograma capilar, já que reúne as 3 etapas em uma. (Não sabe o que é cronograma capilar? Clique aqui.) O meu cabelo é naturalmente ressecado, então eu faço essa hidratação uma vez por mês em […]

  • Reply Umectação Capilar: o que é, como fazer e os benefícios para o cabelo | Cacheia! 27 de dezembro de 2013 at 02:33

    […] Umectar é o mesmo que umedecer o cabelo. Tá, mas umedecer com o que? Óleos! Por isso, a umectação entra na etapa da Nutrição do Cronograma Capilar. […]

  • Reply 6 dicas (de ouro) que vão detonar o frizz | Cacheia! 30 de dezembro de 2013 at 12:38

    […] + leite de coco e verá o milagre acontecer a partir da segunda ou terceira aplicações. (Obs: No cronograma capilar, leite de coco encaixa na etapa de hidratação, enquanto o óleo encaixa na etapa de […]

  • Reply Receita de nutrição com leite de coco e creme de leite | Cacheia! 6 de fevereiro de 2014 at 22:19

    […] você gostou da receita, acrescente já ao seu cronograma capilar! E se assim como eu é fã de receitas caseiras, não pode deixar de dar uma olhadinha na […]

  • Reply 5 coisas que aprendi com meu cabelo | Cacheia! 10 de fevereiro de 2014 at 15:33

    […] é preciso um cuidado especial. No começo, tive que seguir uma rotina severa de dedicação ao Cronograma Capilar. Além disso, abri mão completamente da chapinha, tudo pela saúde dos meus fios. Por isso, digo […]

  • Reply Como lavar corretamente os cabelos | Cacheia! 13 de fevereiro de 2014 at 18:03

    […] após o shampoo, a máscara do dia do seu cronograma capilar, lembrando de remover totalmente dos cabelos e evitar a raiz, lembre-se que quantidade não é […]

  • Reply Dicas para crescimento capilar | Cacheia! 6 de março de 2014 at 23:30

    […] ajudam no crescimento do cabelo e também das unhas… Não adianta hidratar o cabelo e seguir cronograma capilar nem fazer uma higiene correta se a sua alimentação não for balanceada. Por isso é necessário […]

  • Reply Decidi cachear. E agora? | Cacheia! 19 de março de 2014 at 16:22

    […] quiser ter cachos 100% naturais; Cronograma Capilar – Temos a explicação perfeita pra ele aqui. Nada mais é que o melhor jeito de tratar seu cabelo para receber os cachos; Day After – O […]

  • Reply 5 dicas para cabelos ressecados/fragilizados | Cacheia! 25 de março de 2014 at 17:36

    […] cronograma ajuda muito. Mas verifique se os produtos que você usa possuem em sua composição óleos e […]

  • Reply Cachos coloridos – Sim ou Claro? | Cacheia! 1 de abril de 2014 at 09:14

    […] Em primeiro lugar, é bom ressaltar que para o cabelo ficar com a cor bem marcante, é preciso descolorir. E quanto mais escuro o cabelo for, mas difícil de chegar ao tom claríssimo na hora da descoloração. Por isso, é muito importante o cabelo estar saudável. Se você pensa em pintar as madeixas, então é bom começar a seguir direitinho o cronograma. […]

  • Reply Mía F 13 de abril de 2014 at 20:39

    Poderia ter mais dicas de reconstrução aqui no blog para fazer o cronograma, não achei nenhuma :/

    • Reply ana 14 de abril de 2014 at 18:17

      Oi Mía, obrigada pela sugestão! Faremos um sim! ;)

  • Reply Gabriela 26 de abril de 2014 at 22:48

    Olá, gostaria muito de saber se eu fizer o cronograma para cabelos pouco danificados, o segundo exemplo da imagem… que dia posso usar um shampoo de limpeza profunda, pelo menos uma vez no mês. É porque quero que meu cabelo cresça e aprendi que precisamos usar um shampoo de limpeza profunda uma vez no mês para a raiz respirar e talz. Obrigada!

    • Reply ana 27 de abril de 2014 at 18:27

      Oi Gabriela, não entendi muito sua dúvida, mas o shampoo anti-resíduo é ótimo para usar no máximo duas vezes no mês. Ele limpa profundamente a raiz, mas resseca bastante também. O ideal é você utilizá-lo e fazer uma hidratação logo depois!

      • Reply Gabriela 29 de abril de 2014 at 11:12

        Obrigada, desculpe se me expressei mal, kk… mas vc entendeu bem era essa a minha dúvida mesmo, obrigada.

  • Reply Mía F 27 de abril de 2014 at 14:09

    Creme com Oleo de argan entra em qual opção, nutrição ou hidratação?

    • Reply ana 27 de abril de 2014 at 18:25

      nutrição!

  • Reply Mariana 6 de maio de 2014 at 15:53

    Achei bem interessante essa proposta de Cronograma, mas a tabela não está muito clara. É para lavar o cabelo 3 vezes por semana, cada dia finalizando com um dos processos (Hidratação, Nutrição e Reconstrução)? Ou é pra usar os 3 processos de uma vez em uma lavagem da semana? Podiam também dar sugestões de produtos para cada tipo. Outra coisa: no caso dos produtos da Hidratação, como frutas e mel, o certo é ingeri-las ou passar no cabelo?!

    • Reply ana 6 de maio de 2014 at 16:47

      Oi Mari! Então, é pra lavar o cabelo 3 vezes por semana sim, cada dia finalizando com um dos processos. Temos receitas caseiras para cada tipo aqui no blog! Nutrição, Hidratação e Reconstrução. O certo é passar no cabelo sim.
      Beijos!

  • Reply Beatryz 7 de maio de 2014 at 01:25

    Oie, eu adorei a informação, me ajudou muito mesmo xD
    Queria saber se é necessário esperar o cabelo secar naturalmente, ou se podemos secar ele com o secador (com o difusor, claro haha)
    um bj

    • Reply ana 8 de maio de 2014 at 14:17

      Oi Beatryz! O ideal é secar o cabelo com o difusor mesmo, na temperatura mais baixa que estiver no seu secador. Mas não seque até o cabelo ficar totalmente seco, só para retirar o excesso mesmo.

      Beijos!

  • Reply Lucy.santana 8 de maio de 2014 at 13:25

    Adorei

  • Reply Lucy.santana 8 de maio de 2014 at 13:30

    Gostaria de saber qual o shampoo e condicionador devo usar no cronograma capilar meu cabelo e crespo e quimicamente tratado bjs . Ps adorei o post tudo bem explicativo era o cronograma que eu precisava

    • Reply ana 8 de maio de 2014 at 14:18

      Oi Lucy! Então, cada cabelo reage de um jeito pra cada tipo de cabelo né! Experimenta alguns da Capicilin e da Kanechom, as cacheadas adoram!

      Beijos!

  • Reply 5 Dicas para cuidar do cabelo crespo/ cacheado no inverno | Cacheia! 14 de maio de 2014 at 23:32

    […] o cronograma capilar à risca é uma das tarefas mais difíceis dessa vida pelo simples motivo que temos uma vida além […]

  • Reply 10 coisas que toda cacheada precisa saber | Cacheia! 21 de maio de 2014 at 15:51

    […] já deve ter visto por aí aquela tabelinha do cronograma capilar. Se você, como eu, se assustou com a frequência de hidratações, nutrições e reconstruções […]

  • Reply Box braids – Tranças sintéticas | Cacheia! 28 de maio de 2014 at 11:05

    […] e utilizar apenas shampoo caso o seu cabelo seja muito oleoso. Tem muita gente que segue o cronograma normalmente, e usa máscara de hidratação, mas é preciso tomar muito cuidado pra que não fique […]

  • Reply Lidiane 29 de maio de 2014 at 09:59

    Olá queridas!
    Estou na transição e gostaria de esclarecer algumas dúvidas.
    Lavo o cabelo, faço o cronograma e coloco a touca térmica e depois lavo de novo?!

    • Reply Ana 29 de maio de 2014 at 10:33

      Sim Lidiane, lave sem o shampoo! Tire todo o produto com água morna/fria e depois passe o condicionador!

      • Reply Fernanda Melo 10 de maio de 2015 at 20:08

        Olá, boa noite. Também estou em fase de transição. É porque não entendi quanto à lavagem… É para lavar sem o xampoo??

        • Reply Ana 12 de maio de 2015 at 15:48

          Oi Fernanda! Você segue alguma técnica?
          Caso não siga, você precisa lavar o cabelo com shampoo SIM, depois seguir a etapa do cronograma, retirar a máscara ou a receita caseira com ÁGUA (e apenas água!) passar o condicionador e finalizar o cabelo normalmente :)

  • Reply Reconstrução com gelatina | Cacheia! 1 de junho de 2014 at 23:33

    […] nossa dica de hoje é para quem segue o cronograma capilar e não sabe o que fazer na fase de reconstrução e também para quem está com queda e […]

  • Reply Técnica LOC: líquido + óleo + creme | Cacheia! 4 de junho de 2014 at 16:40

    […] Óleo vegetal (aquele utilizadona etapa nutrição do cronograma ou na […]

  • Reply Regiane 4 de junho de 2014 at 20:38

    Creme de tutano, serve para hidratação, reconstrução ou nutrição?

    bjs
    Regiane

    • Reply Larissa Konze 5 de junho de 2014 at 05:04

      Olá Regiane creme de tutano para nutrição! Porém a gelatina de tutano serve para reconstrução já que possui colágeno em sua fórmula, se for usada junto com outra substância rainha para reconstrução como por exemplo queratina, Beijos!

  • Reply Regiane 5 de junho de 2014 at 19:10

    Poxa, eu usei para hidratação…rsrs, vou comprar um p hidratação então…bjs Flor

  • Reply Hidratação com Glicerina | Cacheia! 8 de junho de 2014 at 04:59

    […] o produto é de origem animal). Ela é usada na etapa da hidratação (reposição de água) do cronograma capilar. Além disso, pode ser usada nas técnicas low poo e no pow (ler o rótulo antes de comprar, pois […]

  • Reply Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? | Cacheia! 11 de junho de 2014 at 00:16

    […] falei aqui no blog e lá no Facebook do Cacheia, não sigo o cronograma capilar ao pé da letra. Quer dizer, até tenho me policiado para fazer hidratações e nutrições rápidas […]

  • Reply Regiane 12 de junho de 2014 at 18:53

    Alguém sabe uma receita de nutrição com óleo de abacate?
    Bjs
    Regiane

    • Reply Ster Nascimento 12 de junho de 2014 at 22:24

      Você pode acrescentar uma colher de sopa no seu creme de hidratação de preferência ou passar ele puro em todo comprimento do cabelo (umectação).

  • Reply Anita 18 de junho de 2014 at 16:32

    Amando tudo nesse blog! Vocês tem informações preciosas!!
    Estou amamentando e meus cabelos estão horríveis, perdendo nutrientes. Conheci o processo de umectação que vocês ensinaram e fiz ontem. Foi um milagre! Meus cabelos estão super sedosos e agora vou começar a seguir o cronograma. Parabéns pelo trabalho de vocês!

    • Reply Anita 18 de junho de 2014 at 16:50

      Ah, meus cabelos são cacheados com luzes. Fiz uma vez na vida só uma escova inteligente, mas não alisou, só soltou um pouco os cachos. Nunca penso alisar, só muito às vezes faço uma escova pra variar o visual. Amo meus cachos!

    • Reply Ana 18 de junho de 2014 at 19:14

      Muuuito obrigada querida! Se precisar de qualquer coisa estamos aqui ;)

  • Reply Yazmine 20 de junho de 2014 at 19:20

    Olá , eu quero fazer esse cronograma , mas eu nao percebi direitinho , isso é fazer 3 mascaras de reconst , nutri e hidrat , 3 vezes por semana ? sempre que lavar ? Isso num cansa o cabelo ? Aiii me ajuda ! Meu cabelo é sem brilho e com pontas frizadas .. Se eu fizer muito isso , meu cabelo começa a cair ? brigada :)

    • Reply Ster Nascimento 21 de junho de 2014 at 05:32

      Oi Yazmine. Primeiramente, muito obrigada por participar, e por ter visitado o blog. O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo que se baseia nessas 3 etapas que vc viu aí no post; H, N e R. Mas você não precisa seguir a risca o modelo que mostramos, vai depender da necessidade do seu cabelo. Com o tempo você acaba se acostumando a identificar. No cronograma acima, as etapas são intercaladas. 1 por dia, 3 vezes na semana (OBS: NÃO FAÇA MAIS DE UMA ETAPA POR DIA É DEMAIS PARA O CABELO ABSORVER E PODE ACABAR CAUSANDO O EFEITO CONTRÁRIO), mas como já falei, vai depender da necessidade do seu cabelo. Eu por exemplo, tem semanas que faço apenas 1 hidratação, ou nutrição. 1 reconstrução a cada 15 dias, ou as vezes apenas 1 por mês. Já tem vezes que meu cabelo tá muito ressecado e faço 1 hidratação e 1 nutrição na mesma semana. Deu pra entender melhor? Espero ter ajudado :) Bjoos :*

      • Reply Yazmine 23 de junho de 2014 at 17:44

        Primeiramente obrigada ! Entendi sim , mas eu vou seguir a risca ( sou muito organizada ) se fizer 3x por semana , ex: segunda : h , quarta : n , sabado : r , não acabo cansado o cabelo ? .. Vivo em Londres no momento não tem muito produtos brasileiros , poderia me recomendar alguns de cá ?

        Obrigada :)

        • Reply Larissa Konze 23 de junho de 2014 at 20:06

          Yazmine. Cuidado com a reconstrução, não pode fazer toda semana, só de 15 em 15 dias (se o seu cabelo estiver muito danificado) ou uma vez por mês. Quanto os produtos daí eu não sei te informar, mas irei procurar informações e quando souber avisamos!

  • Reply Por que é o Yamasterol é tão querido? | Cacheia! 22 de junho de 2014 at 17:31

    […] Sim! Você pode utilizar o yamasterol de diversas formas: como leave-in, como condicionador, no cronograma capilar… Basta aplicá-lo da forma como você preferir! Como leave-in ele é bem fraquinho. O ideal […]

  • Reply Thaynara 23 de junho de 2014 at 20:34

    Olá! Tenho uma dúvida… Meus cabelos são tingidos, assim a cada lavagem desbota um pouco e também tenho uma rotina muito corrida. Se eu lavar só 2 vezes na semana consigo um bom resultado ou não?

    • Reply Ana 24 de junho de 2014 at 08:11

      Claro Thaynara! Na verdade o ideal é que lavemos duas (no máximo 3) vezes na semana ;)

    • Reply sonia 10 de março de 2015 at 11:03

      e a umifcação pode fazer

      • Reply Ster Nascimento 11 de março de 2015 at 10:53

        Deve Sônia! Sempre na etapa nutrição. beijo

  • Reply Hidratação de chocolate | Cacheia! 26 de junho de 2014 at 08:30

    […] é mais uma receitinha caseira, fácil e barata que se encaixa na etapa H do Cronograma Capilar. Pode ser feita semanalmente, sempre antes de nutrir ou reconstruir o fio. Pois a hidratação é a […]

  • Reply Bianca 26 de junho de 2014 at 16:35

    Olá, eu faço uma vez por semana a hidratação(maisena) ou nutrição(umectação). Vocês podem me dar um exemplo de Reconstrução para fazer? Obrigada.

    • Reply Mariana Boaretto 26 de junho de 2014 at 21:23

      Oi, Bianca!
      Temos sim! Dá uma olhadinha nessa receita: http://cacheia.com/2014/06/reconstrucao-com-gelatina/
      Você também pode comprar cremes de mercado. Tem um da Novex que eu usei uma vez e adorei (em breve postarei resenha) e um da Dove, se não me engano. Fique atenta ao blog e Facebook que sempre postamos receitas e resenhas novas!

      E depois nos conte o que achou :)

      Um beijo, Mari

  • Reply Máscara de Nutrição Oro Argan, da Bioderm | Cacheia! 2 de julho de 2014 at 03:28

    […] Mas por que eu demorei tanto para falar dele? Demorei porque eu testo, testo, aí testo de novo e mais uma vez. E sempre intercalo máscaras, o modo como eu uso e as etapas do cronograma capilar. […]

  • Reply Elizama Marreira 3 de julho de 2014 at 14:26

    Acabei de descobrir esse site pesquisando sobre cabelos, estou em transição e quero fazer esse cronograma capilar pra meus cabelos crescerem saudáveis e mais rápido. Fiz um corte no cabelo e tá muuuito curtinho, mas não considero um BC.
    Enfim… se eu fizer esse cronograma capilar certinho ainda vou precisar de mais algum cuidado fora esses dias ou posso segui-lo e já é suficiente pra a saúde do cabelo?

    • Reply Larissa Konze 4 de julho de 2014 at 01:05

      Oi Elizama, você pode sim seguir o cronograma, é o ideal já que o cabelo em transição fica mais frágil, vá adaptando conforme as necessidades do seu cabelo, ás vezes ele pode precisar de mais H, ou mais N, ou mais R, se tiver dúvida do que seu cabelo está precisando, confira a matéria : “Qual etapa meu cabelo está precisando?”. E quando puder corte o resto das pontas com químicas. Talvez você precise texturizar para disfarçar a parte com química, mas não precisa de muita coisa! E paciencia, te desejo sorte! Beijos!

  • Reply Eles também podem – Miguel Bochnee | Cacheia! 12 de julho de 2014 at 08:03

    […] seu processo de lavagem e cuidados? Eu sigo um cronograma capilar adaptado, em uma semana, faço 2 hidratações da seguinte forma, primeiro passo o shampoo, passo a […]

  • Reply Rotina Cacheada com Jamile Silva – Cacho Tipo 4A | Cacheia! 16 de julho de 2014 at 15:28

    […] o cronograma capilar? (x ) sim ( ) não – Máscara de hidratação favorita? Natura Plant Lisos e Soltos – Máscara de […]

  • Reply CACHEIA QUE É “RED-POWER”! | Cacheia! 17 de julho de 2014 at 09:32

    […] Confesso que não uso nenhum produto específico para cabelos coloridos (além da máscara para intensificar a cor), mas sempre que estou perto de retocar a tintura, ou logo após pinta-lo eu intensifico minha rotina de cuidados e dou uma atenção especial à etapa de reconstrução do cronograma capilar. […]

  • Reply Anita 22 de julho de 2014 at 14:32

    Olá!
    Hoje comecei meu cronograma! Estou bem animada.
    Fiz a hidratação de maisena e gostei muito do resultado, a cor ficou renovada, os cachos definidos, ficou com muito movimento e super sedosos. Se já ficou assim na primeira imagina ao final das 4 semanas! Os cachinhos estão saltitantes! kkkkk

    Bom, tenho algumas dúvidas:
    Posso fazer uma quantidade tal para fazer um potão para usar o mês todo? Não estraga? Como armazeno, em geladeira?

    Para o creme caseiro de nutrição (leite de coco com creme de leite) também?

    Obrigada!!
    bjs

    • Reply Ster Nascimento 23 de julho de 2014 at 17:00

      Oi Anita! Que bom que está gostando do resultado. Olha, não aconselho fazer uma quantidade muito grande, porque pode acabar perdendo o efeito. No máximo, guardar para uma segunda aplicação a de maisena. A de leite de coco é sempre bom fazer na hora da aplicação, não sei se vc percebeu, mas o leite de coco reage com o creme de cabelo, guardar não é uma boa opção. Espero que a gente continue contribuindo para o cuidado dos seus cachinhos! beijinho :*

      • Reply Anita 24 de julho de 2014 at 13:42

        Oi Ster!
        O creme para nutrição vou fazer hoje (daqui a pouco..rs) então não sabia mesmo dessa reação.
        Obrigada pela resposta e dicas!
        beijos!

        • Reply Ster Nascimento 26 de julho de 2014 at 17:00

          Não chega a ser estrondosa, mas dá pra perceber que muda bastante a consistência! beijinho :*

  • Reply Milena 27 de julho de 2014 at 12:50

    Olá meninas, estou começando a fase de transição, e adorei as dicas de vocês. Mas tenho uma duvida sobre o cronograma, esse processo de hidratação, nutrição e reconstrução só é pra ser feito durante quatro semanas, exato? ou acontece uma repetição?

    • Reply Ana 27 de julho de 2014 at 15:44

      Repetição, Milena! Você pode fazer até quando ficar satisfeita ouuu ir seguindo mesmo!

  • Reply Letícia 1 de agosto de 2014 at 17:35

    Olá!! Meu cabeleireiro pediu para que eu lavasse meu cabelo apenas uma vez por semana e disse que meu cabelo está só um pouco danificado, como eu posso adaptar o cronograma?? 1ª H, 2ª H, 3ª N e 4ª R??? Daria certo???

    Obigada,
    Beijoooooos :*

    • Reply Ster Nascimento 3 de agosto de 2014 at 14:13

      Oi Letícia! Tudo bem? Sim, dá certo sim. Porque vc deve adaptar o cronograma à necessidade do seu cabelo. Vc pode fazer a tabela semanalmente! ^^ Espero ter ajudado. beijinho :*

  • Reply Receita caseira – Finalização com Gelatina | Cacheia! 6 de agosto de 2014 at 08:32

    […] capilares que utilizam o colágeno como substância principal, e você pode adiciona-los em seu cronograma capilar na etapa reconstrução. E como é importante tratar nosso organismo de dentro pra fora, você […]

  • Reply 10 receitas incríveis para cabelos cacheados com apenas dois ingredientes | Cacheia! 7 de agosto de 2014 at 23:46

    […] O abacate possui muitos óleos, então você deve colocar o fruto na categoria de nutrição no cronograma capilar. É uma hidratação boa pra quem gosta de ver o cabelo purpurinado de tanto brilho […]

  • Reply Anna Beatriz 13 de agosto de 2014 at 14:18

    Deveria ter dicas de produtos para cada tipo de cabelo (Muito danificado, pouco danificado e saudável).

  • Reply Quero voltar a cachear, e agora? | Cacheia! 16 de agosto de 2014 at 13:24

    […] Cronograma capilar […]

  • Reply 12 mitos e verdades sobre cabelos crespos/cacheados | Cacheia! 11 de setembro de 2014 at 04:06

    […] cronograma serve para repor água, vitaminas, nutrientes, lipídeos e massa da fibra capilar. Por isso ele é […]

  • Reply Camila 19 de setembro de 2014 at 20:40

    Oi Meninass!
    Eu ja venho acompanhando o blog e aos poucos estou digerindo, pois é muita coisa que podemos fazer em nossos cabelos ! kkkk E ttb depois de tantos anos de quimica ainda sinto dificuldade sobre o que é nutrição o que é restauração.
    Desculpem me rsrs
    Então a minha sugestão era … se vc pudesse citar exemplos do que é cada etapa do cronograma. Pq hidratação tem um rodo né, mais quando chega nessa parte de nutri e restaurar ai o bixo pega kkkk.
    Eu ficaria muito grata se vcs pudessem dá mais exemplos…
    Bjs Cacheia

    • Reply Ster Nascimento 22 de setembro de 2014 at 23:15

      Eii Camila, tudo bom com vc? A nutrição é a etapa feito com todos os produtos que tem “OLEOS VEGETAIS” como substâncias principais. Ou até mesmo os próprios ÓLEOS utilizados na forma de UMECTAÇÃO. Aqui no blog já falamos bastante sobre essa etapa específica. A reconstrução é feita a partir de substâncias que repõe a massa capilar, como “QUERATINA”, “ARGININA”, “COLÁGENO” e etc. Segue alguns links que podem te auxiliar: http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/ e http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/

      • Reply Camila 23 de setembro de 2014 at 06:42

        Ster sua fofa , está td bem sim , e com 2 meses ja está aparecendo umas ondas na minha careca kkkk E muito obrigada por ser tão atenciosa e graciosa ^^
        Definitivamente aprendi ! Mais vou anotar em minha agenda pra não esquecer. Obrigada por tudo :)
        Bjs Cacheia :)

        • Reply Ster Nascimento 26 de setembro de 2014 at 12:45

          Você que é uma fofa! Que bom que tenho contribuído, e melhor ainda que sua transição tem sido satisfatória. Obrigada você por participar. Sempre que precisar, estamos a disposição. Beijoo :*

          • Camila 4 de outubro de 2014 at 07:33

            Genteee que maravilha é essa chamada ” cronograma capilar” heimm? Nossa só com 1 semana, o cabelo ja é outroo! Estou em transição tem em médias 2 meses e meio e o cabelo está super hidratado, nem estou fazendo mais coquinhos se tão hidratado e cuidado que meu cabelo ficou hahaha. Agradeço novamente a todos daqui deste site maravilhoso, informação não falta. E pra quem está passando pela transição dos fios é uma ótima todas as dicas daqui. Recomendo!
            Bjs Cacheiaaa ;*

          • Ster Nascimento 5 de outubro de 2014 at 23:28

            Aiin Camila, que bom saber que estamos te ajudando! É isso aí. Adorei a animação. Força nessa transição mocinha. Obrigada. bjos :*

      • Reply suellen 26 de outubro de 2014 at 08:53

        oi eu tenho uma duvida o meu cabelo e bastantee danificado e eu não entendi muito bem pq tipo a hidratação a nutrição e para ser usado mas e para ser feito td de uma vez ou em um dia eu faço a nutrição no outro a hidratação me ajude please :’)

        • Reply Ster Nascimento 1 de novembro de 2014 at 14:56

          Oi Suellen, no começo é meio complicado mesmo pra entender. rs Mas não se desespere. A H,N e R devem ser feitas em dias diferentes pra não sobrecarregar o seu cabelo. beijinho :*

  • Reply Jéssica Batista 20 de setembro de 2014 at 02:13

    Eu tenho mechas no cabelo e aliso ele não é tão danificado pois utilizo produtos da aneethon pra tratar mas queria poder está fazendo esse cronograma capilar.. tem algum problema do meu cabelo não ser cacheado ?? Parabéns pelo trabalho de vocês e sucesso sempre

    • Reply Ster Nascimento 22 de setembro de 2014 at 23:03

      Oi Jéssica, tudo bem? Claro que não tem problema. Cabelo é cabelo, e independente de como seja o seu, ele merece cuidados. Nós aqui do cacheia não incentivamos o uso de química, mas estamos abertas a todas que querem cuidar das madeixas. Sem preconceito! Afinal, cada um deve deixar o cabelo da forma que se sente bem. Aconselho vc a fazer a etapa Reconstrução do cronograma a cada 15 dias, para repor massa capilar e evitar quebra. Beijiinho :*

  • Reply Resenha Reconstrução Capilar com Selante Vegetal Acquaflora | Cacheia! 25 de setembro de 2014 at 17:16

    […] selante faz parte da etapa de Reconstrução do cronograma capilar, portanto, utilizar de uma a duas vezes por mês, no […]

  • Reply Qual o tipo do meu cabelo? | Cacheia! 2 de outubro de 2014 at 02:07

    […] nos colocou. Se não for pela ditadura do cacho perfeito, nos deixamos ser escravizadas pelo cronograma capilar ou pela necessidade de ter o cabelo desse tipo ou daquele […]

  • Reply Como usar chás no cabelo – Tutorial completo | Cacheia! 3 de outubro de 2014 at 00:07

    […] e os resultados são cabelos soltinhos  e hidratados. Lembre-se de acrescentar no cronograma no dia da hidratação e de utilizar uma máscara mais […]

  • Reply Reconstrução ácida com vinagre de maçã – SOS cabelo | Cacheia! 9 de outubro de 2014 at 15:02

    […] OBS2: Caso você tenha alguma dúvida sobre a diferença entre reconstrução e  hidratação, leia nosso post sobre o Cronograma Capilar. […]

  • Reply Lais 20 de outubro de 2014 at 21:46

    Oi meninas, será que tem como vocês colocarem alguns nomes de ingredientes, da forma que vem escrito na embalagem, pra definir qual é a função de cada creme? Fico tentando ver qual creme é de hidrataçao, nutrição ou reconstrução, mas acho complicado. Obrigada e parabéns, vocês são incriveis!

    • Reply Ster Nascimento 4 de novembro de 2014 at 23:32

      Oi Lais, mil desculpas pela demora. Vou aceitar sua sugestão e fazer um post sobre isso logo logo. Já anotei aqui. Obrigada, um beijo. ^^

  • Reply Lais 3 de novembro de 2014 at 18:00

    Ninguem me respondeu :(

    • Reply Larissa Konze 25 de novembro de 2014 at 11:27

      Oi Laís, desculpa é que no meio de tantos comentários ás vezes alguém se perde, pode refazer sua pergunta?

      Beijos!

  • Reply Cortei o cabelo e não gostei, e agora? | Cacheia! 9 de novembro de 2014 at 20:15

    […] Isso eu nem precisava lembrar, né? O cuidado com nosso cabelo deve ser diário, deem uma olhadinha nas nossas dicas e receitinhas e sempre que der, tente seguir o cronograma capilar. […]

  • Reply Laise 1 de dezembro de 2014 at 21:22

    Oi, eu queria saber se eu posso aderi esse cromograma já que meus cabelos são quimicamente tratados.

    • Reply Ana 3 de dezembro de 2014 at 12:10

      Pode sim Laise!

      • Reply Laise 4 de dezembro de 2014 at 20:49

        A que bom fiquei com medo de começa a usar e meu cabelo perder o efeito da química.
        Muito obrigado vou começa o cronograma o quanto antes.
        Bjss!

  • Reply Helena 3 de dezembro de 2014 at 10:51

    Olá, ainda estou com algumas duvidas, logo me formo meu cabelo é cacheado e cheio de problemas, seco, quebrado com friz e afins. Mas amo ele assim… e agora vem verão e praia, assim quero cuidar dele e deixar bonitinho, estou na luta para fazer ele crescer.
    Então no caso eu lavo ele com shampoo e ai ao passar o creme misturo os produtos do cronograma? Tipo bato creme com abacate e afins? ou lavo normal com shampooo e condicionador e depois passo esses produtos?

    teria alguma dica também para ajudar a crescer?

  • Reply Débora 4 de dezembro de 2014 at 18:34

    Olá, não entendi muito bem este cronograma. Poderia me ajudar? Quero dizer, por ex, cabelos pouco ressecados: 1º semana: hidratação, nutrição, hidratação.
    Seria lavá-los na primeira semana, 3 dias com estas funções? O que quer dizer “hidratação, nutrição, hidratação” na primeira semana, e assim por diante?

    • Reply Ster Nascimento 11 de dezembro de 2014 at 23:12

      1000000000 desculpas pela demora minha linda! Final de ano, a vida fica um caos. trabalho-estudar-trabalho-trabalho-trabalho!rs. Mas deixa eu tentar te explicar. Esse cronograma, é só um modelo. Você vai adaptar o seu cronograma às necessidades do seu cabelo. Se você acha que deve lava-lo 3 vezes na semana, então cada dia fará uma etapa do cronograma, e não tem importância se repetir a mesma etapa na semana. Por exemplo, se seu cabelo estiver precisando de água, vc vai ter que fazer mais hidratações na semana, até sentir que ele está reagindo de acordo. Entende? Quando estava na transição eu seguia o cronograma 3 vezes na semana. Hoje 1 vez por semana, e as vezes uma vez a cada 15 dias. Cada cabelo reagae de m jeito diferente, e aos poucos vc vai aprendendo a lidar com o seu. ^^

      • Reply Débora 19 de dezembro de 2014 at 00:47

        Entendi, Ster. Também estou na transição e estou seguindo 3 vezes na semana. Já sinto a diferença! Adoro o cacheia!!! Sucesso, cacheadas… Beijocas

  • Reply Debora 5 de dezembro de 2014 at 20:29

    Ninguém me respondeu também :/

    • Reply Larissa Konze 11 de dezembro de 2014 at 18:45

      Pedimos desculpas, recebemos muitos comentários por dia e as vezes fica difícil responder com rapidez, mas estamos correndo para responder todas!

  • Reply FAQ: Perguntas e respostas das leitoras | Cacheia! 11 de dezembro de 2014 at 21:07

    […] O nosso cabelo é feito a base de queratina e o processo de descoloração acarreta em muita perda dela. Por isso o ideal depois de uma descoloração é investir em uma reconstrução mas sempre aliada de uma boa hidratação e nutrição. Você pode encontrar bons resultados seguindo o cronograma capilar por um ou dois meses. Confira o nosso post sobre cronograma capilar. […]

  • Reply Resenha: Máscara hidratante da Kanechom | Cacheia! 16 de dezembro de 2014 at 17:14

    […] Estava de férias em Minas Gerais e encontrei no mercado uma máscara que deve ser conhecida por muitas gurias, mas que eu nunca havia experimentado, embora já tivesse assistido vídeos no YouTube a respeito. É a máscara da Kanechon – máscara condicionante e hidratante para cachos disciplinados, ou seja, entra na etapa de Hidratação do Cronograma Capilar. […]

  • Reply Hidratação com babosa (Aloe Vera)! | Cacheia! 25 de dezembro de 2014 at 17:16

    […] Essa receita entra no dia de Hidratação do Cronograma Capilar! […]

  • Reply Izabela 3 de janeiro de 2015 at 07:58

    Queria saber se eu posso não fazer esses três procedimentos durante uma só semana. Por exemplo, na primeira semana eu faço uma hidratação, não segunda eu faço nutrição e na terceira eu faço reconstrução. Porque meu cabelo é meio liso e cacheado nas pontas, e ele não está ressecado nem quebradiço, mas ele está com um pouco de queda. Bjs.

  • Reply Rafaella 7 de janeiro de 2015 at 13:18

    Olá, meninas! Eu fiz o BC há poucos dias e, infelizmente estou sofrendo um pouco com o scab hair no topo da cabeça e com o ressecamento. Para sanar esse meu problema momentâneo e por nadar 3 dias por semana, intensifiquei o cronograma capilar me levando a lavar a cabeça com shampoo 3 dias por semana e umidificando os 4 dias. A dúvida é a seguinte: terei algum prejuízo em molhar o cabelo todos os dias da semana mesmo com o cronograma intensificado?

    • Reply Ster Nascimento 7 de janeiro de 2015 at 17:14

      Oi Rafaella, molhr o cabelo não te trr´problemas desde que você não durma com ele molhado e use sempre água fria. ^^ beijo :*

  • Reply Café nos cabelos, dá certo sim! | Cacheia! 9 de janeiro de 2015 at 13:35

    […] Você pode utilizar as duas versões, de acordo com qual etapa do cronograma capilar o seu cabelo […]

  • Reply Carla Suêrda 12 de janeiro de 2015 at 20:22

    Olá! Eu gostaria de saber se esse cronograma serve para quem quer começar a fazer Low Poo.
    E de acordo com ele, temos que lavar o cabelo três vezes na semana é isso? Cada vez uma hidratação ou nutrição/reconstrução?

    • Reply Mariana 13 de janeiro de 2015 at 15:36

      Oi, Carla!
      O cronograma capilar serve, sim, para quem quer começar a rotina Low Poo, mas você terá que ficar atenta aos rótulos dos produtos e seus componentes, pois não poderá usar nenhum componente que a rotina não permite.

      Você não precisa lavar o cabelo necessariamente 3x por semana, pode lavar menos ou mais (de acordo com a necessidade do seu cabelo). e também não precisa fazer cronograma em toda lavagem. Você pode fazer em toda lavagem se quiser e achar que seu cabelo precisa ou se for a primeira vez que for fazer, mas com o tempo você perceberá do que o seu cabelo precisa e quando precisa. E atenção especial a reconstrução, que só pode ser feita de 1 a 2 vezes por mês para não ter efeito contrário.
      Sugiro a leitura do post: http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

      Beijo!

  • Reply Passo-a-passo para quem quer assumir o cabelo crespo | Cacheia! 14 de janeiro de 2015 at 16:58

    […] de leitura: Cronograma Capilar – SOS Cabelo , Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? , Como hidratar o cabelo […]

  • Reply Tayane 19 de janeiro de 2015 at 11:21

    Oii … Estou dúvida
    O mascara marca Tropicaliente açaí e graviola e nutrição e bom para cabelo ? E reconstrucao biotipo keratin Liss e bom mesmo ?

    Eu quero saber se pode usar óleo de rícino com mascara só pode ou precisa outra ?
    Me ajuda! Obrigada

    • Reply Ster Nascimento 21 de janeiro de 2015 at 23:31

      Oi Tayne, eu não conheço essas duas máscaras que você citou. Tentei pesquisar pra ver a fórmula, mas não achei. Aparentemente, essa de açí e graviola é hidratação. Pode copiar os ingredientes aqui ou tirar uma foto da parte ue dê pra ver? Fica melhor pra avaliar. Bjo

  • Reply Larícia Silva 5 de fevereiro de 2015 at 12:55

    Posso utilizar o YAMASTEROL como máscara para cada etapa do cronograma adicionando somente os ingredientes caseiros?

  • Reply Eduarda 7 de fevereiro de 2015 at 00:18

    Hey! Bom, eu queria saber se todas as semanas poderia ser os mesmos produtos. Exemplo: hidratação: Mel – nutrição: óleo de côco – reconstrução – queratina.
    Beijos :*

    • Reply Mariana 9 de fevereiro de 2015 at 19:52

      Oi, Eduarda! Tudo bem?
      Sim, você pode usar os mesmos produtos, sim. PORÉM, atenção com a reconstrução, só podemos fazê-la, no máximo duas vezes por mês!

      Um beijo!

  • Reply Heide Rafaella 9 de fevereiro de 2015 at 20:27

    Muito interessante aprendi bastante, não e difícil encontrar td isso em um shapoo ou mascara de hidratação??

    • Reply Mariana 10 de fevereiro de 2015 at 08:52

      Oi, Heide!
      É impossível encontrar tudo isso em um shampoo ou máscara. Cada produto vai ter alguma dessas coisas.
      E você sempre pode fazer misturas. Por exemplo: pegar uma máscara de hidratação e acrescentar azeite para ela ficar nutritiva.

      Beijos!

  • Reply Resenha produtos Suave Frangrance – Coco Oil | Cacheia! 12 de fevereiro de 2015 at 00:39

    […] A máscara é bastante consistente e tem o mesmo cheirinho doce e engraçado do shampoo e condicionador. É branquinha e bastante oleosa. (serve para a etapa nutrição do cronograma capilar). […]

  • Reply Hellen 14 de fevereiro de 2015 at 20:54

    Olá, meninas! Queria saber se posso usar o colagéno em pó no tratamento de reconstrução. Outra dúvida: sempre vejo vcs comentando sobre shampoo sem sulfato, mas todos que vejo tem “ammonium lauryl sulfate”! Me digam sugestões de shampoo sem sulfato, por favor! :'(

  • Reply Jaqueline 19 de fevereiro de 2015 at 17:23

    Minha filhota é cacheadinha, como tenho os cabelos lisos, apanho desde que ela nasceu pra cuidar dos cachinhos, já que os produtos e rotina é um pouquinho diferente da minha… Descobri o site agora (depois de gastar absurdo em produtos que nada favorecem os cachos dela) e estou amando as dicas. Mas não encontrei muita coisa
    sobre produto infantil. Poderia me indicar alguns? Sugerir um kit cachos, incluindo shampoo, condicionador, máscaras e óleos! Como vou ser grata à ti!rsrs Atualmente uso linha de adulto, mas não sei se isso é legal… É preciso fazer a reconstrução nos cabelos dela também? Ela tem sete anos e nenhuma química nos cabelos, claro! Aguardo resposta! Beiju!

    • Reply Mariana 19 de fevereiro de 2015 at 18:56

      Oi, Jaqueline!
      Que lindo ler seu comentário, parabéns por cuidar dos cachos da sua filha. É um incentivo e tanto :)
      Vamos às respostas: É melhor cuidar dos cachinhos dela usando produtos próprios para crianças. Te aconselho a procurar a linha Kids da marca Kanechom. Os produtos são ótimos e a linha de crianças é super bem falada.
      A Ana fez um post sobre sites bons para comprar produtos aqui: http://cacheia.com/2014/12/os-melhores-sites-para-compra-de-produtos/

      Sobre a reconstrução, sua filha não precisa não. Hidratação é suficiente e você pode complementar com óleos para nutrir, se você achar necessário.

      Também te aconselho a ler sobre o low poo que é uma técnica que utiliza produtos que não danificam os fios do cabelo (essa linha que eu te indiquei é liberada). http://cacheia.com/2014/04/descomplicando-o-low-poo/

      Qualquer dúvida, estamos por aqui :)

      beijos!

      • Reply Jaqueline 19 de fevereiro de 2015 at 23:54

        Flor, obrigada pela resposta, nem imagina como nos ajudou! Estou encantada por saber que pode ter cachos lindos no dia seguinte, sem precisar lavar.rs. Só mais uma dúvida, li sobre a hidratação com maisena, posso fazer nos cabelos dela também? Se sim, quanto tempo indica deixar? Beijos!

        • Reply Mariana 20 de fevereiro de 2015 at 11:38

          Oi, Jaque! Magina, estamos aqui para isso mesmo :)
          Sim, dá para ter cachos lindos no day after! Inclusive, não é bom lavar cabelos cacheados todos os dias. Não sei se você chegou a ver, mas tem um post completo sobre day after aqui: http://cacheia.com/2014/01/day-after-dicas-para-manter-os-cachos-lindos-no-dia-seguinte/

          Sobre a hidratação de maisena, sim, você pode fazer no cabelo dela também. Todas essas receitas caseiras de hidratação você pode fazer. Se você achar que o cabelo dela está precisando de brilho, você pode acrescentar um pouco de óleo vegetal puro na hidratação ou aplicar o óleo puro no cabelo. Explico como aqui: http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/

          Qualquer dúvida, me avise!

          Beijos!

          • Jaqueline 24 de fevereiro de 2015 at 11:46

            Mariana, abusando de você!rs
            Mais duas coisinhas… Você me indicou a linha Kanechom Kids, encontrei condicionador, creme de pentear e o hidratante, mas shampoo não acho! Posso utilizar outro shampoo? Acha que o efeito pode ser o mesmo?
            Quanto à nutrição, tem que comprar uma máscara específica pra isso ou posso usar a de hidratação e complementar com óleos?
            Qual óleo vegetal me indica?
            Acabou que foram três coisinhas…rs
            Beijos!

          • Mariana 24 de fevereiro de 2015 at 14:41

            Oi, Jaque! Magina :)

            Pode usar outro shampoo sim, mas se você for seguir o low poo, precisa ser algum que seja liberado. De qualquer forma, sugiro que seja um de criança.
            Algumas opções:

            Neokids Eco – Aloe vera e frutas vermelhas, Aloe vera e pêssego, Aloe vera.
            Neokids – Algas, Camomila, Hamamelis.
            Vyveda – Shampoo infantil & Kids
            Weleda Baby Calendula Shampoo and Body Wash 200ml

            Você pode fazer nutrição com azeite extra virgem, seja aplicando diretamente no cabelo dela *(sujo, e depois lavando), seja acrescentando uma colher à máscara hidratante.

            Qualquer dúvida, estou aqui ;)

  • Reply Jéssika Kalk 23 de fevereiro de 2015 at 16:41

    Olá!
    Acabei de tingir os meus cabelos (ombré hair) e quero iniciar o cronograma capilar. Entretanto, também pretendo utilizar uma linha desamareladora cerca de uma vez por semana. Como inseri-la no meu cronograma? Antes de iniciar a hidratação?

    • Reply Ster Nascimento 1 de março de 2015 at 21:55

      Oi jessika, pode ser antes da hidratação sim. Bjo

  • Reply Rotina Cacheada com Laryssa Rosa | Cacheia! 24 de fevereiro de 2015 at 03:41

    […] o cronograma capilar? ( ) sim (x) […]

  • Reply Ana Paula Tavares 26 de fevereiro de 2015 at 09:48

    Meninas, bom dia!
    Uma dúvida. A máscara hidratante da Moroccanoil (tampa marrom) é descrita como hidratante, mas por ela ter como base o óleo de argan ela poderia entrar na fase de nutrição?

    • Reply Ster Nascimento 1 de março de 2015 at 22:07

      Ana Paula, depende da quantidade de óleo que é utilizada na composição. Os ingredientes que vem primeiro na composição, são em maior quantidade. Mas eu acredito que sirva sim.

  • Reply Aline Barros 8 de março de 2015 at 22:04

    Olá Amigas!!!! viciada neste blog gente!!!
    Passei a 1 semana pelo BC e confesso não me arrependo nem um pouco, que maravilha meus cachos de volta. A principio achei que fosse ficar um pouco desamparada sobre como tratar meu cabelo dai pra frente e eis que pesquisando na internet encontrei o blog que seria a solução para todas, digo TODAS as minhas dúvidas, vocês são simplesmente incriveis!!!!! AAAMMMOOO.
    Minha perguntinha é, estou fazendo o cronograma capilar e já adotei várias de suas receitas e dicas, antes com cabelo ainda de progressiva fazia o uso de uma ampola de “reconstrução da Pantene,” Pantene PRO-V 3 minutos milagrosos” (e confesso que eram mesmo muito boas) agora com meus cachos e ainda com algumas dessas ampolas perambulando aqui pelo meu armário queria saber se poderia reaproveitar em alguma fase deste tratamento ou até mesmo para outra finalidade, infelizmente não tenho mais a caixa para passar os ingredientes compostos nela, mas se ainda assim conseguir me ajudar, agradeço imensamente a atenção…
    Bjuuuus

    • Reply Ster Nascimento 11 de março de 2015 at 10:46

      Oi Aline, pode continuar usando sim na fase de reconstrução mesmo.

  • Reply Aline Barros 9 de março de 2015 at 18:53

    Oi, Eu novamente,
    Esqueci uma dúvida, o Shampoo anti resíduo pode ser usado no cronograma? em qual das fases e qual a frequência que posso usar……
    Obrigada!!!!!

    • Reply Ster Nascimento 11 de março de 2015 at 10:44

      Eu uso na reconstrução, 1 vez por mês.

  • Reply Aline 10 de março de 2015 at 14:36

    Boa tarde.
    Adorei a matéria e vou começar a fazer desde já ^^
    Tenho uma dúvida… meu cabelo é muito ressecado e poroso… e tô querendo fazer luzes. Será que se eu fizer botox capilar antes de descoloração, meu cabelo estará mais resistente?
    Beijos!!

    • Reply Ster Nascimento 11 de março de 2015 at 10:41

      Aline, um único procedimento isolado, não vai melhorar seu cabelo milagrosamente. Você precisa ter uma rotina d cuidados antes e depois da descoloração, pois agride muito o cabelo. E dique atenta ao tipo do botox, pela pra ver a composição do produto antes de ser aplicado no seu cabelo. Alguns são reconstrutores, outros são um tipo de alisamento. Não tenha vergonha, pergunte e comprove antes de deixar aplicar no seu cabelo.

      • Reply Melissa 16 de março de 2015 at 02:23

        Olá,quais são os dias que devo fazer a hidratação?eu fiz ontem,e de quantos em quantos dias e para fazer?o meu e muito ressecado..bjs

        • Reply Ster Nascimento 18 de março de 2015 at 18:47

          Melissa, isso vai de acordo com a necessidade do seu cabelo. Você pode ir testando. 1, 2, 3 vezes na semana. Ir intercalando com A N e R, pra ver o que o seu cabelo mais precisa. Bjo

  • Reply Coisas que você não sabia sobre seu cabelo | Cacheia! 16 de março de 2015 at 18:51

    […] Nosso cabelo tem tendência a ser ressecado. O óleo produzido pelo couro cabeludo encontra desafios para nutrir todo o cabelo, diferente dos cabelos lisos. É importante que cuidemos bem deles com os produtos certos; produtos para cabelos lisos ou oleosos podem trazer efeitos indesejados. Como resolver: Umectação Capilar, cronograma capilar […]

  • Reply Duas texturas – SOS Transição | Cacheia! 18 de março de 2015 at 15:14

    […] Os cachinhos que estão nascendo serão seus companheiros daqui pra frente: cuide bem deles. Cronograma capilar, alimentar, […]

  • Reply Sabryna 20 de março de 2015 at 13:11

    Oooii Meninas!
    Eu tenho uma dúvida Por quanto tempo eu devo seguir com o Cronograma Capilar?
    Eu faço ele já tem 1 mês e 1 semana…
    Estou em transição, apesar da minha horrível dupla textura meu cabelo está Super nutrido e hidratado!!
    Aaah me indica uma máscara de hidratação….
    Beijoooooos….

    • Reply Ster Nascimento 21 de março de 2015 at 23:31

      SEMPRE! A diferença é que a medida que vc vai percebendo que seu cabelo está melhorando você aumenta os intervalos entre as etapas. Hoje eu faço a cada 15 dias. Bjo

  • Reply Rotina Cacheada com Marcela Bueno – Cachos Platinados 2C/3A | Cacheia! 5 de abril de 2015 at 18:22

    […] pois ai consigo mais volume. Se eu usar o difusor com o cabelo molhado ele vira uma farofa. Segue o cronograma capilar ? () sim (X) […]

  • Reply Receita Caseira – Hidratação de açúcar | Cacheia! 9 de abril de 2015 at 02:06

    […] Obs: Para potencializar a receita, você pode acrescentar 1 tampinha de bepantol líquido, glicerina ou algum óleo vegetal de sua preferência. Você pode usar essa receita na etapa hidratação do Cronograma Capilar. […]

  • Reply Carol 4 de maio de 2015 at 10:46

    Olá meninas, mais uma cacheada para tirar dúvidas e elogiar esse meio maravilhoso de dar um help para nossos caixinhos da caixola…
    Aderi à técnica do no poo (uso o “shampoo”, condicionador e B’Leave In Deva) e de mais ou menos 15 em 15 vou iniciar a lavagem com bicarbonato + vinagre de maçã… Eeee é só amores nas primeiras semanas… No meu caso lavo o cabelo de 2 em 2 dias – dependendo do humor 3 dias – já fazia isso antes de aderir ao no poo mas tinha um problema: sentia meu cabelo com uma espécie de caspa, não chegava a soltar do cabelo, sabe quando vc coça o cabelo com a unha e sai uns pedacinhos minúsculos de alguma coisa que parece com caspa, porém você sabe que não é caspa pois caspa se solta aos pedaços maiores e têm uma textura diferente. Enfim após aderir senti uma redução E-NOR-ME disso, quase nula – ainda há um pouco, porém após ler algumas coisas sobre no poo vi relatos de meninas que isso pode ser devido aos sulfatos, silicones e petrolatos que deixam esses resíduos nos fios e se soltam após algum tempo…
    Minha dúvida nessa questão H N R é como lavo meu cabelo de 2 em 2 dias como ficam as etapas (li em algum comentário que o recomendado é esse) no caso eu tenho meus borrifadores companheiros de day after (2: um com yamasterol + soro fisiológico + glicerina: para dias úmidos e outro substituindo a glicerina por bepantol maravilhoso de cada dia) no caso esses borrifadores servem para hidratação?? (Se sim não teria problemas em passar 2 dias seguidos de hidratação?)
    Outra dúvida seria se posso nos dias de reconstrução lavar normalmente e somente finalizar com keratina (tenho o Kelma Keratina Líquida – Spray) em vez do Leave In ou é necessário mais algum procedimento? (Tipo ficar com ele algum tempo, misturar com algo – sei lá)
    Muitíssimo obrigada!!! “)

    • Reply Ster Nascimento 6 de maio de 2015 at 16:47

      Oi Carol! Olha, você não precisa ficar escrava desse cronograma aí. Esse é só um help pra quem está entrando no universo cacheado e precisa de um SOS para o cabelo. Seu cabelo tem necessidades especiais e nem sempre ele vai precisar de H R N e na mesma semana. Com o tempo você vai se adaptando a ele, ok? Eu mesma, só faço um cronograma intensivo quando pinto o cabelo. Fora isso, 1 vez por semana no máximo. Dá uma olhadinha nesse vvídeo aqui que falei sobre minha rotina com o cronograma: https://www.youtube.com/watch?v=j_IHbY6THBM . Sobre a queratina, eu não aconselho deixa-la no cabelo. Existem queratinas sem enxágue, mas se essa não for, pode danificar o fio. Ok? bjoo :*

  • Reply Mariana Monteiro 14 de maio de 2015 at 19:45

    Este foi de longe o melhor e mais explicativo post sobre cronograma capilar que eu já li! Super me ajudou, eu tinha receio de fazer por não entender direito, mas você explica de um jeito tão simples e explicadinho que vou começar a fazer agora!
    Bjos linda, parabéns pelo excelente trabalho no blog!

    • Reply Ster Nascimento 19 de maio de 2015 at 00:12

      Mariana, fico muito feliz que tenha entendido e que tenha gostado também! Muito obrigada por visitar o blog. Depois volta pra contar o que achou do resultado! Bjoo :*

  • Reply Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos? | Cacheia! 19 de maio de 2015 at 12:44

    […] sobre o cronograma capilar, como fazer, quantas vezes e benefícios, sugiro leitura do post Cronograma Capilar – SOS Cabelo e se quiser saber como identificar qual etapa seu cabelo está precisando (tendo em mente que […]

  • Reply Tathy 15 de junho de 2015 at 15:41

    Olá meninas. Tenho uma duvida. Para seguir o cronograma é preciso lavar o cabelo 3 vezes na semana? Eu costumo lavar só duas vezes na semana, sendo que só em uma vez eu aplico mascara que é no final de semana quando tenho tempo, quando lavo na semana só aplico o condicionador normalmente. a pergunta é: será que se eu fizer um tipo de tratamento por semana, tbm da certo???

    • Reply Ster Nascimento 19 de junho de 2015 at 13:42

      Oi Thathy, claro que pode. Eu emsma as vezes faço um tratamento a cada 15 dias. Depende muito da necessidade do seu cabelo. Beijo :*

  • Reply 8 dicas para você aprender a cuidar do cabelo cacheado do sua filha(o) | Cacheia! 17 de junho de 2015 at 13:22

    […] Existe também o cronograma capilar que consiste em hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Como são crianças, não é […]

  • Reply Aline 20 de junho de 2015 at 23:52

    Parabéns pelo blog. Estou amando as dicas. Uma dúvida: máscara de tutano com x-pantenol pode ser usada na nutrição? Obrigada.

    • Reply Aline 20 de junho de 2015 at 23:54

      Ops…tutano com d-pantenol.

    • Reply Raysa França 1 de julho de 2015 at 10:36

      Oi Aline, pra ser usada na nutrição, ela deve ser batizada com algum óleo vegetal ou azeite.
      Se o cabelo tiver bem nutrido, meia colher de chá dá conta do recado.
      Se não, use meia colher de sobremesa.

      Beijocas

  • Reply Ester 23 de junho de 2015 at 16:36

    Olá, para fazer o cronograma em cada semana será 3 formas de “Hidratação” correto?! Meu cabelo se encaixa na categoria muito danificado, no caso a aplicação ideal seria; segunda, quarta e sexta ou os dias de aplicação não interferem podendo ser dias consecutivos?

  • Reply juliana martins 30 de junho de 2015 at 21:03

    Por q nao consigo yer acesso a outra pergunta q fiz ontem

  • Reply Aline 6 de julho de 2015 at 13:14

    Olá Ster, meninas do caheia.com, tudo jóia? Soube do blog no programa Encontro e fiquei curiosíssima para conhecer e saber mais. Estou em fase de transição há 1 ano, mas nesse período continuei usando química. Agora estou decidida a não usar e ver como as madeixas vão ficar. É um exercício de muita paciência, dedicação e observação com a cebeleira, até porque tenho cabelo crespo e a raiz inchada não é nada fácil de administrar depois de anos de relaxamentos, progressivas e escovas. O blog tem muita informação bacana. Tô ficando zonza com tantas dicas e informações legais! rsrsrs Comecei pelo cronograma capilar, usando Bioextratus, Lola e Acquaflora. Percebi que na fase de nutrição os fios ficam melhores do que na hidratação e reconstrução. No day after, que no meu caso está no dia entre uma lavagem e outra, uso a misturinha LOC alternando entre yamasterol e um leave-in para cachos da amávia e entre o azeite de oliva e o óleo de coco. Se passo mais de 02 dias usando o LOC o couro cabeludo começa a coçar e forma caspa. Talvez porque esteja umedecendo bastante (vício do hábito anterior de molhar para arrumar). Você comentou no post do cronograma capilar que devemos avaliar as nossas madeixas para saber o que elas estão precisando. Acho que as minhas não estão partindo, não tem pontas duplas e não estão ressecadas ao extremo; acho que o normal para crespos cacheados e ruivos. GOSTARIA DE UMA OPINIÃO SUA: Posso espaçar as etapas de nutrição e hidratação para 1x por semana, deixando reconstrução para 1x no mês? DÚVIDAS: 1) Por quanto tempo posso manter no borrifador para uso a misturinha LOC? Mantive por uma semana a 1ª que fiz com yamasterol+bepantol+azeite+água. 2) Tô usando marcas diferentes para cada produto (shampoo, tratamento, condicionador e leave-in). Alguma restrição? Vou esperar ansiosa pelo retorno. kkkk bjks! Já sou fã do cacheia.com

    • Reply Ster Nascimento 8 de julho de 2015 at 15:10

      Olá Aline, tudo bem? Quanta informação pra voc~e digerir em tão pouco tempo né! Mas pelo jeito você está fazendo tudo direitinho. Olha, quando eu uso o LOC por 3 dias consecutivos, meu cabelo já começa a pesar e ficar com um aspecto de sujo. Então o ideal, seria lavar no 3 dia. Mas isso depende muito do cabelo. Sobre o tempo de armazenamento, eu geralmente faço uma quantidade que dure no máximo 2 semanas, pra ir trocando o creme ou o óleo. Quanto ao espaçamento entre as etapas do Cronograma, depende muito da necessidade do seu cabelo eu por exemplo, dou um espaço de 1 semana para cada etapa. Mas as vezes demoro 10 a 15 dias para cumprir a etapa. Não tem problema usar marcas diferentes de produtos. Um beijoo :*

      • Reply Aline 15 de julho de 2015 at 16:17

        Obrigadíssma Ster!!! Bjks

  • Reply Josi 9 de julho de 2015 at 10:20

    Oi, meninas! Estou simplesmente AMANDO o site! Eu era do Beleza mas por conta de grana fiquei 6 meses sem relaxar e ao mesmo tempo conheci a transição, então resolvi aderir. Vou fazer o BC esse mês pra tirar a parte com química e me ajudar a resistir a tentação de querer voltar a relaxar, rsrs. Quero aproveitar as férias da universidade pra fazer o cronograma capilar, mas tô com umas dúvidas: no cronograma são três tipos de “massagem” em uma semana. Qual espaço de tempo entre cada uma delas? E pra cada uma eu preciso obrigatoriamente lavar o cabelo com shampoo? Não vai fazer mal lavar tanto? Bjos e parabéns pelo ótimo trabalho com o site! ;*

  • Reply 4 dicas de penteados para madrinhas com cabelo cacheado 3A curto | Cacheia! 22 de julho de 2015 at 01:59

    […] penteado para às 10h e acordei às 6 para preparar o cabelo. Isso porque queria fazer uma etapa do cronograma capilar, a umectação (faz parte da etapa de nutrição) e ainda chegar no salão com os cachos […]

  • Reply Em busca do ruivo perfeito - Manutenção e cuidados | Cacheia! 22 de julho de 2015 at 10:25

    […] uso produtos específicos para cabelos vermelhos diariamente e nos dias de cumprir alguma etapa do Cronograma Capilar , utilizo o produto específico para a […]

  • Reply Receita para ter um cabelo cacheado perfeito | Cacheia! 24 de julho de 2015 at 17:01

    […] O cabelo precisa de cuidado, carinho e dedicação. Na hora de pentear, como a Mariana ensinou no post Como pentear cabelos crespos e cacheados; na hora de lavar; desembaraçar; finalizar, a Ana falou sobre uma técnica de finalização no post: Fitagem – como e porque fazer. É preciso também repor os nutrientes dele, como eu falei no post sobre Cronograma Capilar. […]

  • Reply Tipos de cacho: Como identificar o seu + dicas | Cacheia! 24 de julho de 2015 at 20:16

    […] tipo de cabelo que tem o crescimento quase imperceptível (por causa do fator encolhimento). Siga o cronograma e invista em […]

  • Reply Lucas 31 de julho de 2015 at 01:06

    E aí gente blza ?
    Vocês tem algum post para iniciantes ? A vida inteira raspei a cabeça e agora estou deixando crescer, mas está bem complicado pelo fato de não intender muito, meu cabelo tem tido muito frizz( eu julgo que seja isso, rs rs ! ) e tambem dificuldade e manter os cachos. Um exemplo nessas etapas eu só passo o produto destinado e lavo, ou passo xampoo, depois passo o produto e depois condicionador ? E qndo vcs falam para passar um produto só raiz ou nas pontos, como faço com um cabelo mais curto ? No mais ótimo trabalho de vcs. Att.

    • Reply Ster Nascimento 31 de julho de 2015 at 06:07

      Olá Lucas, tudo bem? Sim, você precisa lavar o cabelo com shampoo antes das etapas, exceto a umectação (com óleos vegetais). Essa você faz com o cabelo seco.vou te mandar um post que a Mari fez sobre como assumir o crespo. Ok? No começo não se aplica muito ao seu caso, mas você pode começar a ler do tópico 3. Passo-a-passo para quem quer assumir o cabelo crespo. Bjoo

  • Reply Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras | Cacheia! 31 de julho de 2015 at 06:03

    […] Se você ainda não sabe o que é ou ainda tem alguma dúvida a respeito, dê uma olhadinha nesse post: Cronograma Capilar – SOS Cabelo . […]

  • Reply PAMELA LEITE 4 de agosto de 2015 at 21:14

    O item fruta na hidratação é a fruta mesmo? O.o Tipo, óleo de semente de uva seria Hidratação e Reconstrução, isso? =D

    • Reply Ster Nascimento 5 de agosto de 2015 at 13:35

      Isso Pâmela, frutas mesmo. Óleos vegetais são nutrição *-* Bjoo :*

  • Reply Resenha: Dream Cream - Lola Cosmetcs | Cacheia! 6 de agosto de 2015 at 02:42

    […] Dream Cream é uma máscara hidratante que pode ser usada na etapa Reconstrução do Cronograma Capilar. Apesar de conter ativos como Óleo de Argan e Manteiga de Abacate, ela possui vários […]

  • Reply Leicia Souza 8 de agosto de 2015 at 17:29

    Como vi na tabela assim eu teria que lava o cabelo três vezes na semana?

    • Reply Mariana 12 de agosto de 2015 at 14:02

      Oi, Leicia!
      Não precisa, não. Você pode adaptar o cronograma à sua rotina de lavagens. Se você lava uma vez por semana, em cada semana você cumpre uma etapa.
      Lembrando sempre que a reconstrução só pode ser feita 2 vezes por mês, no máximo.

      Bjs!

  • Reply Dan 11 de agosto de 2015 at 19:58

    Olá, gostei bastante da ideia do cronograma capilar. Estou interessada em colocar em prática, mas surgiu uma dúvida: devo distribuir as etapas no decorrer da semana?
    Ex: Domingo – Hidratação; Terça – Nutrição; Sexta – Reconstrução; Seria dessa forma?

    • Reply Ster Nascimento 12 de agosto de 2015 at 15:32

      Oi Dan, depende muito da necessidade do seu cabelo. Se ele estiver detonado, sim. Se não, você pode fazer 1 vez por semana ou até quinzenalmente! ^^

  • Reply Pâmela Morais 19 de agosto de 2015 at 11:02

    Eu gostaria de saber se cada semana posso usar uma hidratação,ou se tem de ser sempre a mesma hidratação? tipo eu posso variar em cada etapa ou preciso faze sempre a mesma hidratação, a mesma nutrição e a mesma reconstrução,

  • Reply Aprenda a usar óleos vegetais no cabelo | Cacheia! 20 de agosto de 2015 at 17:19

    […] Outra maneira bastante eficiente de utilizar óleos vegetais, é adicionar uma pequena quantidade na máscara de hidratação para potencializa-la. Você pode fazer esse procedimento na etapa Nutrição do seu Cronograma Capilar. […]

  • Reply Flavia 13 de setembro de 2015 at 20:28

    Boa noite, adorei o blog! Queria tirar umas dúvidas sobre o cronograma capilar! Pelo cronograma seriam 3 dias por semana? Um para hidratar, outro dia para nutrir e um para reconstruir? Brigada beijos

    • Reply Mariana 14 de setembro de 2015 at 14:20

      Oi, Flavia!
      Não precisa ser necessariamente 3 vezes por semana. Você pode adequar à sua frequência de lavagens. Se você lavar o cabelo 3 vezes por semana, pode fazer em cada lavagem uma etapa diferente. Atente-se apenas para a reconstrução, que é uma etapa que só pode ser feita 2 vezes por mês, se não pode ter efeito contrário.

      Ok?

      Bjs

  • Reply Nutrição Caseira: Iogurte, Abacate e óleo vegetal | Cacheia! 20 de setembro de 2015 at 01:06

    […] contei aqui algumas vezes que a nutrição é a minha etapa pre-fe-ri-da do cronograma capilar. Os cachos ficam mais definidos e mais brilhosos e meu 3a (saiba aqui qual o tipo do seu […]

  • Reply Vivendo (quase) sem shampoo – conheça as técnicas No Poo, Low Poo e Co Wash | Mais Com Menos: Vida Simples e Prosperidade Sustentável 21 de outubro de 2015 at 21:06

    […] estabelecer uma rotina através de um cronograma capilar (indico a leitura dos artigos aqui e aqui). Como sou adepta em simplificar as coisas, apenas lavo o cabelo quando percebo ser necessário. E […]

  • Reply Maria Rita 5 de janeiro de 2016 at 15:31

    Ola meninas, amei o post de vcs.
    E queria uma ajuda de vcs para iniciar minha transição capilar, li todo o post e fiquei tonta com tanta informação, entendi quase tudo, mas ñ sei que produtos usar.Me socorrem, quero meus cachos de volta!!

  • Reply Vitoria Fernandes 22 de janeiro de 2016 at 01:49

    O uso do azeite de oliva extra virgem é recomendado para cabelos que utilizam a técnica no poo? Se sim, o certo é usar uma mascara de nutrição e o azeite de oliva, só um dos dois, ou é bom intercalar, uma semana uso o creme e na outra o azeite?
    ps: gostei muito do blog, estava precisando dessas explicações, tinha muita dificuldade em achar algo para o meu cabelo, já havia tentado de tudo e nada dava certo, espero que com seus conselhos ele fique do jeito que desejo

    • Reply Maressa De Sousa 29 de fevereiro de 2016 at 18:16

      Quem segue No Poo pode usar o azeite de oliva extra-virgem sim Vitória. E sim, você pode alternar entre máscara e óleo vegetal :)

  • Reply E o cabelo da Dondoca? | Muda Nanda, Muda! 22 de janeiro de 2016 at 08:08

    […] Fazer o cronograma capilar que vi aqui http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/ […]

  • Reply Juliana 24 de janeiro de 2016 at 15:24

    Olá meninas! O blog de vocês é realmente muito bom, só estou ficando confusa com alguns detalhes.
    Se por exemplo eu lavar meu cabelo hoje com a máscara de hidratação, daqui a 2 dias, quando eu for fazer a etapa de nutrição por exemplo, se eu optar por fazer uma umectação, como eu faço? Eu durmo com o óleo no cabelo, ai no banho eu lavo com shampoo e pulo direto para o condicionador ou eu passo a mascara de hidratação? E na reconstrução? Ela entra no mesmo passa da mascara de hidratação?

    • Reply Maressa De Sousa 9 de março de 2016 at 10:21

      Oi Juliana, tudo bem? Se você for fazer umectação pode passar e dormir com ela ou pode lavar no mesmo dia, deixando agir de 2 a 4 horas antes de lavar. Algumas meninas usam o condicionador para lavar o óleo, outras usam shampoo e em seguida o condicionador. Veja como você se adapta melhor :) Não é necessário fazer uma hidratação depois de umectar. A reconstrução é a mesma lógica da hidratação mesmo: shampoo -> máscara -> condicionador. Para saber quanto tempo deixar agir, consulte sempre o rótulo do produto.

  • Reply Renato Russo Gomes de Oliveira 28 de janeiro de 2016 at 19:31

    Olá,
    Estou com uma dúvida em relação ao calendário. Mesmo sendo um produto que resseca o cabelo, o shampo deve ser sempre usado em todas as etapas? Sei que a pergunta pode parecer meio idiota, mas é que sempre falam que o cabelo deve ser lavado o mínimo de vezes possível para evitar ressecamento.
    Desde já agradeço a atenção ^^

    • Reply Maressa De Sousa 3 de fevereiro de 2016 at 12:49

      Oi Renato! Depende. Se você segue Low Poo, pode usar shampoo nas reconstruções e um produto para co-wash nas demais etapas se não quiser usar shampoo sempre (eu sigo low poo e uso shampoo em todas as etapas mas sei que nem todas as pessoas fazem isso). Se você segue No Poo, deve fazer co-wash antes de aplicar uma máscara de tratamento. Se você não segue nenhum deles, é indicado sim, que utilize shampoo no couro cabeludo antes de começar a tratar seu cabelo. Por que isso é importante? Por que quem não segue nem Low Poo nem No Poo costuma utilizar (geralmente) produtos com silicones insolúveis e petrolatos. O acúmulo desses produtos pode dificultar a eficiência da sua máscara de tratamento. Para diminuir o ressecamento a dica é realmente usar o produto no couro cabeludo e só puxar para o comprimento e pontas na hora de enxaguar. Optar por shampoos mais hidratantes também é uma boa saída.

      Abraços!

  • Reply Elizandra Matos 13 de fevereiro de 2016 at 11:38

    Olá,

    Em fevereiro deste ano resolvi aderir à transição capilar e assumir meu cabelo natural, a última vez que fiz química foi em dezembro de 2015, minha raiz está começando a crescer, porém eu ainda uso e tenho vários produtos para cabelos com química. Minha dúvida é: a partir de quando devo usar produtos para cabelos crespos/cacheados e aderir ao cronograma capilar? Continuo usando os produtos de cabelo com química até o último fio liso? Uso dois tipos de produto para as duas texturas? Desde já agradeço a atenção.

    • Reply Maressa De Sousa 29 de fevereiro de 2016 at 18:23

      Oi Elizandra, tudo bem? Você pode usar os produtos de tratamento para cabelos com química (desde que sejam só de tratamento mesmo e não possuam efeito alisante) durante a transição e usar até acabar. É bom que não tem desperdício rs Ou você pode doar pra alguém e adquirir novos produtos, para cabelos naturais cacheados/crespos/ondulados. Tem várias máscaras de reconstrução para cabelos danificados/quimicados que podem ser usados na fase de reconstrução do cronograma capilar sem problemas. Na verdade não tem muita regra pra isso Elizandra, você precisa checar como seu cabelo se adapta melhor :)

      Abraços!

  • Reply ana 29 de fevereiro de 2016 at 17:06

    pode usar qualquer creme de pentear durante qualquer fase do cronograma?

    • Reply Maressa De Sousa 29 de fevereiro de 2016 at 18:12

      Para finalizar Ana? Pode sim.

  • Reply livia 4 de março de 2016 at 12:23

    gente eu fis varios quimicas para alisar o meu cabelo vcs pode me falar o creme para cachiar mas rapido

    • Reply Maressa De Sousa 9 de março de 2016 at 10:12

      Oi Lívia, tudo bem? Não existe nenhum creme que vai fazer seu cabelo cachear mais rápido, aqui no blog temos algumas dicas para voltar ao cabelo natural disponível nesse link: http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/ Dá uma olhadinha com calma :) Abraços!

  • Reply Priscila 11 de março de 2016 at 09:33

    Oi, tudo bem? Acabei de ver que a máscara da Pantene tem DIMETHICONE que é um silicone insolúvel. Isso significa que ela é low poo, correto?
    Então fiquei com uma dúvida.
    Se eu fizer no low poo uma hidratação com o Pantene acima e, sem lavar o cabelo com shampoo e portanto sem remover os silicones, eu fizer uma umectação, posso dizer que o silicone vai atrapalhar o processo da umectação? Será que tenho que lavar o cabelo antes de fazer a umectação?
    Obrigada pelas informações!

    • Reply Maressa De Sousa 17 de março de 2016 at 19:05

      Oi Priscila, tudo bem? A umectação pode ser feita no cabelo seco ou molhado, sujo ou limpo :) Depende muito de como você se adapta melhor. Eu faço no cabelo seco e sujo. Se meu dia de lavagem é amanhã por exemplo, eu faço a umectação hoje, durmo com o óleo no cabelo e amanhã lavo direitinho. Veja esse post aqui sobre umectação, onde a Mari fala sobre o assunto: http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/

      Abraços!

  • Reply Priscylla 14 de março de 2016 at 20:45

    Oi, pessoal do Cacheia! Minha dúvida é (desculpa se a resposta já tiver incluída no post, acho que não achei mesmo): acabei de fazer o cronograma para cabelos muito danificados, tudo certinho como vcs falaram, e deu super certo! Uma semana depois de ter acabado o cronograma, comecei o cronograma para cabelos saudáveis, mas vou tingir meus cabelos amanhã, então, como procedo? Continuo com o cronograma para cabelos saudáveis ou troco para cabelos pouco danificados/muito danificados após o procedimento? E mais, posso fazer a reconstrução capilar ácida logo após o tingimento e então seguir com um cronograma? Valeu por tudo, vcs são incríveis, ;*

    • Reply Maressa De Sousa 28 de março de 2016 at 13:13

      Oi Priscylla, tudo bem? Se você sentir que depois da coloração seus fios ficaram levemente ressecados pode seguir o cronograma para cabelos pouco danificados. Eu esperaria um pouquinho pra fazer reconstrução ácida (seria com vinagre de maçã certo?) porque o vinagre de maçã pode tirar um pouquinho da pigmentação dos fios. Uma opção é fazer uma boa reconstrução com uma máscara ou queratina líquida e deixa a reconstrução ácida para fazer mais tarde, após 15 dias. Você já viu nosso post mais recente sobre o assunto? Talvez seja útil :) Tá aqui: http://cacheia.com/2016/03/ph-dos-cabelos/

      Abraços!

  • Reply ana luiza ralston 18 de março de 2016 at 18:03

    Olá Cacheia,
    Vou iniciar a minha rotina Low Poo e, nossa, acho que era mais fácil passar na prova de química da escola, que entender e absorver todas as informações!

    Vou inciar a rotina pouco danificado. Aqui você diz para alternar o cronograma, e dar um tempo de 40h entre uma rotina e outra. A questão é que pratico esportes todos os dias, e não tenho como ficar sem lavar os cabelos diariamente.

    Assim, para montar meu cronograma, basta alternar as rotinas, mesmo lavando todo dia? Lavar todo dia vai interferir no processo?

    Muito obrigada! Se blog é o que tem as informações mais didáticas!
    Bj, Ana

    • Reply Maressa De Sousa 28 de março de 2016 at 13:18

      Oi Ana, é indicado dar um intervalo de 48horas entre um tratamento e outro (entre suas hidratações e nutrições) e não entre as rotinas. No post sugerimos 3 rotinas diferentes: para cabelos saudáveis, pouco danificados e danificados. É preciso eleger apenas uma pra seguir por vez.

      Sobre os esportes, considerando que você está seguindo a rotina Low Poo a opção é lavar com shampoo apenas no dia em que você for fazer sua hidratação, nutrição ou reconstrução. Nos demais dias experimente fazer co-wash e veja se você se adapta. Se tudo der certo, isso não vai atrapalhar sua rotina e seus fios vão agradecer rs Mas óh: tem que usar o shampoo low poo pelo menos uma vez por semana. O co-wash não substitui o shampoo na rotina low poo. Veja mais informações aqui: http://cacheia.com/2015/09/o-que-e-co-wash/

      Abraços!

  • Reply Líssia 29 de março de 2016 at 20:36

    Oii, boa noite!
    Achei esse blog hoje e estou adorando. Por uma série de motivos deixei pra lá todos os cuidados com os cachos por um bom tempo, o cabelo ficou muito grande sem que eu cortasse sequer as pontas… E ainda por cima eu fazia coques todos os dias, usando ele preso 99% do tempo. Resolvi cortar bem curto e fazer mechas pra realçar o corte, foi quando notei que quase que precisamente na parte onde eu puxava pra amarrar não forma mais cachos, como se eu estivesse em transição de algum alisamento. Tá muito estranho… E o pior é que agora, por causa das mechas e do corte, é totalmente perceptível. Antes, como era bastante longo e escuro, eu não notava. Vocês têm a alguma dica de como tratar essa parte? Acredito que o problema não tenha sido causado pela química da tintura, será que daria pra reverter esse “alisado” com o cronograma? Misturar o leave in com ativador de cachos poderia melhorar? Não faço low poo, mas estou começando a aprender e quero começar! Sei que são muitos comentários pra responder, mas agradeço uma opinião de vocês! Beijoss

    • Reply Maressa De Sousa 7 de maio de 2016 at 21:49

      Oi Líssia, tudo bem? para fazer as mechas você descoloriu? Se sim, esse pode ser um dos motivos para seu cabelo estar um pouco mais esticado. Temos dicas para cuidados pré e pós-coloração nesse post: http://cacheia.com/2016/01/cuidados-pre-coloracao-e-pos-coloracao-para-cabelos-cacheados-e-crespos/
      Ativador de cachos + leave-in costuma ajudar na definição, mas cada cabelo é um universo, então vale a pena testar e ver se funciona bem para o seu cabelo.

      Abraços!

  • Reply Maria 8 de abril de 2016 at 21:54

    Eu posso fazer um cronograma só com N e R? Porque meu cabelo está muito elástico.

  • Reply Óleos Vegetais no Cronograma Capilar – cachos retrô 3 de maio de 2016 at 14:38

    […] Umectar é o mesmo que umedecer o cabelo. Tá, mas umedecer com o que? Óleos! Por isso, a umectação entra na etapa da Nutrição do Cronograma Capilar. […]

  • Reply Cibele Alves 14 de maio de 2016 at 13:32

    Olá , sou cacheada 3b (eu acho né rs) , comprei máscaras para começar o cronograma capilar , mais acho que cometi um erro : comprei a banho de creme de tutano ceramidas e manteiga de karite da bio extatus para hidratacao , gostaria de saber se posso usar mesmo assim adcionando uma tapinha de bepantol líquido ?

    • Reply Maressa De Sousa 21 de agosto de 2016 at 01:46

      Oi Cibele, tudo bem?

      Realmente essa máscara funciona como nutrição/reconstrução. Não é interessante usar com a mesma frequência das hidratações.

  • Reply Neide 16 de maio de 2016 at 22:21

    Oi gentee.. Me ajudem por favor! Posso usar máscara reconstrutora queravit da bioextratus?

  • Reply 10 RECEITAS CASEIRAS INCRÍVEIS PARA CABELOS CACHEADOS COM APENAS DOIS INGREDIENTES. | CUSTOMIZZE A BELEZA 26 de maio de 2016 at 18:13

    […] O abacate possui muitos óleos, então você deve colocar o fruto na categoria de nutrição no cronograma capilar. É uma hidratação boa pra quem gosta de ver o cabelo purpurinado de tanto brilho […]

  • Reply Raynara 6 de junho de 2016 at 11:28

    Gostei do post mas ainda tenho uma dúvida, será que se eu fazer o cronograma por um mês quando eu parar não tem risco de ficar como antes??

    • Reply Maressa De Sousa 21 de agosto de 2016 at 01:45

      Oi, pergunta difícil já que não sei como era o antes rs A resposta depende muito. O cabelo é uma superfície morta, por isso os cuidados necessários para manutenção não se fazem necessários apenas uma vez, são contínuos ao longo do tempo. Isso quer dizer que aplicar uma máscara de reconstrução pode ajudar a melhorar a aparência dos fios em relação ao estado anterior, mas esse efeito não vai durar para sempre. Mas claro que isso não quer dizer que a gente deva se desesperar, cuidar é importante mas na medida em que isso nos faz bem, sem exageros. Abraços!

  • Reply Jaqueline 8 de junho de 2016 at 21:10

    Boa noite.
    Adorei o post, mas fiquei em dúvida:
    Sofro com queda de cabelo (tenho AAG) e tenho os fios muito fino. Comecei a usar o shampoo bomba (Shampoo Seda Recarga Natural Hidratação e leveza: de água de coco e proteínas hidrolisadas; com com bepantol e monovim B12) para dar uma crescida, mas achei melhor pensar em começar um cronograma para tratar também dos fios. Estou com os fios naturais, e o cabelo está no ombro. Porém ele é muito oleoso (lavo de 2 em 2 dias senão fica muito seboso).
    No caso qual cronograma devo usar? Eu teria de usar um que houvesse mais nutrição ou Tem algum em especial?
    Se puder ajudar essa novata ficarei eternamente grata.
    Obrigada desde já.

    • Reply Maressa De Sousa 9 de junho de 2016 at 21:33

      Oi Jaqueline, tudo bem? Não tenho formação médica e por isso não posso te orientar quanto ao problema da queda de cabelo. Procure uma dermatologista, tá bom? O uso de Monovim pode ser muito perigoso. Já li muitos relatos de alergias com esse produto.

      Abraços!

  • Reply Mariana 15 de junho de 2016 at 22:29

    Podemos umectar, lavar e dai nutrir no mesmo dia?
    Ou se formos umectar na etapa nutrição depois é só lavar e condicionar?

    • Reply Maressa De Sousa 16 de junho de 2016 at 19:16

      Oi Mariana, tudo bem? Não pode fazer tudo no mesmo dia! Intervalo de 48 horas entre cada etapa: hidratação, nutrição e reconstrução. Leia o post com atenção, expliquei tudo direitinho :) Umectação é uma técnica pra usar na fase de nutrição. Então se você umectar, vai estar cumprindo a etapa de nutrição.

  • Reply Andressa Napolitano 23 de junho de 2016 at 14:55

    Olá!!!
    Por que devemos deixar um intervalo de 48h entre os tratamentos? Se eu fizer em um pouco menos de tempo, o que acontece?

    • Reply Maressa De Sousa 21 de agosto de 2016 at 01:39

      Oi Andressa, tudo bem? Nossos cabelos podem ficar fragilizados com a falta de cuidados mas também sofrem com o excesso. O acúmulo de silicones por exemplo, deixa os fios super pesados. Já o excesso de queratinas e vitaminas pode causar quebra. Por essa razão é importante ter cautela e manter um intervalo entre tratamentos capilares.

  • Reply Fernanda Helms | Tudo o que é belo e me inspira! 3 de julho de 2016 at 12:51

    […] Cronograma Capilar SOS Cabelo do Cacheia; […]

  • Reply Evely Reis 5 de julho de 2016 at 18:06

    Olá, Descobri o site e estou in love ❤
    … Ele é o paraíso dos cachos! Rs
    Parabéns :)
    Tô anotando tudo na agenda pq quero começar o low poo e o cronograma e não quero me atrapalhar (minha especialidade) kkk
    Só tenho uma dúvidazinha;
    Tem algum produto que vcs me indicariam pra manter meus cachinhos no dia seguinte a lavagem???

    • Reply Maressa De Sousa 21 de agosto de 2016 at 01:41

      Oi Evely, tudo bem?

      Eu costumo umidificar os fios com misturinhas de borrifador e aplicar qualquer leave-in finalizador mais leve que me vem à mão. Em alguns casos, os produtos em gel também ajudam, como é o caso do Como se fosse a primeira Vez da Salon Line. Veja aqui algumas dicas de borrifador:http://cacheia.com/2014/07/o-que-tem-no-borrifador-dicas-para-cabelos-cacheados/

      Abraços!

  • Reply Maraisa Marques 12 de julho de 2016 at 21:41

    Help!! Comprei oa produtos permitidos para Low Poo e quero fazer o crinograma para Cabelos Danificados. Pensei em fazer os procedimentos segunda, quarta e sexta! Mas queria tbm incluir um dia de cowash! Eu posso fazer no dia que eu for hodratar ou nutrir ou reconstruir ou tenho que reservar um dia apenas para o cowash?

    • Reply Maressa De Sousa 21 de agosto de 2016 at 01:36

      Oi Maraisa, tudo bem? Particularmente, acho interessante lavar os fios com shampoo antes de fazer hidratação/nutrição/reconstrução. Claro que isso depende muito de qual produto para co-wash você está usando também. Eu sigo Low Poo e já testei fazer co-wash antes da hidratação durante o cronograma. Senti que os fios ficaram mais pesados, não gostei muito.

  • Reply Lídia 24 de julho de 2016 at 07:48

    Oi, meninas, tudo bem? Eu vou iniciar o meu cronograma capilar e estou usando a linha de hidratação da Moroccanoil (shampoo, condicionar e máscara hidratante), mas também comprei uma máscara de restauração, também da Moroccanoil, e a nutrição eu pretendo fazer pela umectação, pois já possuo os óleos. Minha dúvida é: tem algum problema se eu fizer as etapas de nutrição e restauração lavando com um shampoo e condicionador hidratante? O cabelo não ficará com excesso de hidratação? Agradeço desde já.

    • Reply Ana Catarina 4 de agosto de 2016 at 09:52

      Não tem problema não, Lídia! Não existe excesso de hidratação. A única coisa que o cabelo “interpreta” como excesso é nutrição e reconstrução :)

  • Reply Rebeca 5 de agosto de 2016 at 10:48

    Olá meninas! Amei o site, estava meio perdida com relação aos produtos que posso usar, faço co-wash há 3 meses e estou amando os resultados. Apesar de fazer alguns anos que não realizo tratamentos químicos, meus cachos nunca mais voltaram como eram, mas estou tentando deixar o cabelo saudável. Com relação a etapa de nutrição, no site diz “Na etapa de nutrição, sempre que possível faça umectação”. A umectação eu devo fazer antes de aplicar a mascara de reconstrução ou depois? Utilizo oleo de coco para a umectação, posso passar o oleo um dia antes de passar a mascara de nutrição, no mesmo dia, no dia seguinte ou devo deixar algum espaço de tempo?
    Obrigada!!!!

    • Reply Maressa De Sousa 21 de agosto de 2016 at 01:26

      Oi Rebeca, a umectação seria usada na etapa de nutrição. A reconstrução pode ser feita num outro dia, separadamente. Sobre a máscara de nutrição e a umectação, particularmente acho interessante fazer separado mantendo um espacinho de tempo já que ambos os tratamentos teriam uma função bem parecida. Tente variar, se você costuma fazer 4 nutrições no mês, poderia fazer 2 vezes com máscara e 2 com óleo vegetal por exemplo. Veja como se adapta melhor :)

      Abraços!

  • Reply Cabelo Cacheado: Cronograma Capilar #BEDA09 | 9 de agosto de 2016 at 15:46

    […] Cacheia! […]

  • Reply Rachel Lima 20 de agosto de 2016 at 17:07

    Boa tarde! Eu ainda não consigo diferenciar se meu cabelo está saudável ou ressecado,poderia me ajudar?!
    Tenho a raiz muito seca e trabalho numa sala com ar condicionado e moro em Angra,não sei se probleminhas pode estar atrapalhando Rs.
    Já estou um tempinho fazendo a técnica low poo.
    Obrigada!

    • Reply Maressa De Sousa 21 de agosto de 2016 at 01:23

      Oi Rachel, tudo bem? Se você fez algum processo químico recente como coloração/descoloração/relaxamento/permanente seu cabelo pode ter ficado danificado. Existem também danos leves como o excesso de calor da escova/prancha/difusor que pode deixar os fios mais enfraquecidos. Se você não costuma expor os fios a esse tipo de dano e mantém uma rotina de cuidados, seu cabelo provavelmente está saudável. Daqui fica difícil te ajudar, espero que minha resposta te auxilie de alguma maneira. Abraços!

  • Reply Annie 21 de agosto de 2016 at 10:29

    Cacheia, eu posso fazer a umectação e logo em seguida fazer o processo da máscara de nutrição? Pode fazer no mesmo dia?

    • Reply Raysa França 21 de agosto de 2016 at 10:42

      ei Annie, não precisa não!
      Não é recomendável para não gerar excesso de óleo no seu cabelin, porque a umectação já é uma nutrição potente.
      O ideal é que vc alterne os dias.
      Dá uma olhadinha nesse post, talvez pode te ajudar: http://bit.ly/o-que-o-cabelo-precisa
      Beijinho

  • Reply HELEN FERREIRA BOMFIM LISBOA 4 de setembro de 2016 at 15:15

    Olá, ADOREI o seu post, assim como ADORO todo o seu blog, LEIO TUDO…
    Estou em transição e acabei usando o seu blog como uma especie de BÍBLIA.
    Vou começar o meu cronograma essa semana, e depois volto a te falar do resultado.
    Comprei o Pudding curly wurly, depois de ler a sua resenha e posso falar SUPER ADOREI!!!!
    Nunca tive um Day After tão perfeito.
    Gostaria de um dia ter oportunidade de te contar como está sendo a minha transição.
    Att,
    Helen Lisboa.
    Bjsss

    • Reply Maressa De Sousa 21 de setembro de 2016 at 11:40

      Oi Helen! Que legal que gostou \o/

      Se quiser enviar um relato sobre sua transição, pode mandar para: blog@cacheia.com ou pelos comentários aqui do blog.

      Abraços

  • Reply Paula Souza 8 de setembro de 2016 at 10:03

    Olá, meninas! (^_^)
    Depois de 8 anos de kanekalon constante, resolvi assumir meu crespo e deixá-lo ser quem ele nasceu para ser. Após tanto tempo sem cuidar do cabelo, as dicas de vocês para montar um cronograma de vocês foram a minha salvação! Graças a vocês, vi meu cabelo voltar à vida!
    Parabéns pelo blog e continuem com o excelente trabalho! Agradeço mesmo, de coração!
    Bjus

  • Reply RECEITAS DE HIDRATAÇÃO DE MAISENA. | BarbieNegra.Site 9 de setembro de 2016 at 02:04

    […] Máscara De Maisena Deve Ser Colocada No Dia Da Hidratação Co Cronograma capilar. Então, Vamos à Receita Minhas […]

  • Reply Déborah Sousa 9 de setembro de 2016 at 17:12

    Olá meninas!! Nossa… que blog ótimo. Parabéns! Eu tinha tentado uma vez fazer a técnica low poo e desisti, porque achei muito complicado. Mas meu cabelo tá sem definição nenhuma (ele é ondulado, 2A ou 2B, estou em dúvida hahaha), então resolvi tentar mais uma vez e vou perseverar rsrs. Estou empenhada em entender tudo. Depois de ler esse cronograma e as perguntas, ainda fiquei com algumas dúvidas. Nesse texto, vocês falam o seguinte: “Na etapa de nutrição, sempre que possível faça umectação…” Entendi que deveria fazer a umectação e, depois, a nutrição, pois seriam coisas diferentes e complementares. Aí fui ver o que era umectação nesse artigo http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/ Daí comecei a confundir tudo…
    A umectação é a nutrição?
    Se sim, eu devo fazer uma ou a outra, né? E se é uma ou outra, qual é a mais indicada (meu cabelo é oleoso na raíz e seco nas pontas)? Qual será o passo a passo (umectação, shampoo, condicionador)?
    Se a umectação não for a nutrição (forem coisas complementares como tinha entendido), qual é o passo a passo (faz umectação, lava com shampoo, coloca a mascara de nutrição, por fim condiciona)?
    Outra dúvida, a umectação é passar um pouco de óleo em cada mecha. Certo? Depois, quando eu for lavar, uso shampoo normalmente (massageia as raízes e traz o produto para as pontas)? Como vou fazer low poo, preciso aumentar o número de lavagens quando fizer a umectação? Obrigada

    • Reply Maressa De Sousa 21 de setembro de 2016 at 11:39

      Oi, a umectação é um dos tratamentos que você pode fazer na fase de nutrição. Se não quiser fazer umectação, pode aplicar apenas uma máscara nutritiva :)
      Se seu cabelo é mais oleoso na raiz e seco nas pontas, talvez o ideal seja realmente se concentrar no tratamento das pontas usando boas máscaras de nutrição.

      Sobre o processo de umectação, confira esse link: http://bit.ly/1lCldeJ

      Se quiser fazer umectação, não é necessário aumentar o numero de lavagens. Suponha que você lave o cabelo terça e quinta por exemplo. Na quarta você pode fazer a umectação, dormir com ela e lavar na quinta. Ou pode começar na quinta pela manhã e lavar a tarde.

      Abraços!

  • Reply Cintia 10 de outubro de 2016 at 08:08

    Achei o post muito informativo. Já imprimi para ler com calma e seguir passo a passo. Parabéns!

  • Reply Bruna 28 de outubro de 2016 at 15:59

    Estou amando esse blog! Está super me ajudando com meu cabelo cacheado desde sempre.
    Comecei a fazer o cronograma há 2 semanas. Mas tenho uma dúvida:a pesar do meu cabelo estar mais macio e hidratado, depois que comecei o cronograma ele ficou com mais frizz do que já tinha antes e tbm está elástico. O que posso ter feito de errado? Como reverter essa situaçao?

    • Reply Maressa De Sousa 11 de novembro de 2016 at 21:36

      Oi Bruna, tudo bem? O cronograma capilar deve atender as necessidades do seu cabelo. Quem está com o cabelo danificado e elástico por uma descoloração por exemplo, não vai fazer várias hidratações. A ideia nesse caso seria focar nas nutrições e reconstruções. Então é importante pensar no que seu cabelo está precisando agora para não sobrecarregar os fios com tratamentos que ele não precisa.

  • Reply Gerontina Mutilo 1 de novembro de 2016 at 11:53

    Gostei muito desta página.

  • Reply | Amávia Cosméticos 3 de novembro de 2016 at 23:28

    […] etc, cheque se você já tem esses produtos em casa e em qual quantidade. Se Mesmo quem segue o cronograma capilar não usa tantas máscaras e cremes, então tente comprar menos produtos para evitar o […]

  • Reply Hidratações para CACHEADAS! – MODA FEMININA 5 de novembro de 2016 at 18:14

    […] O abacate possui muitos óleos, então você deve colocar o fruto na categoria de nutrição no cronograma capilar. É uma hidratação boa pra quem gosta de ver o cabelo purpurinado de tanto brilho […]

  • Reply Ananda 8 de novembro de 2016 at 10:50

    Meu cabelo está bem danificado e estou em transição capilar, lavo ele duas vezes na semana.
    Como tenho que fazer algo nele três vezes na semana, gostaria de sabe se posso durante um dia da semana hidratar ele sem lavar, já que eu lavo ele somente duas vezes ( uma fazendo co wash e outra lavando com shampoo liberado para low poo ). Desde já, grata.

    • Reply Maressa De Sousa 11 de novembro de 2016 at 21:32

      Oi Ananda, tudo bem? Não é adequado aplicar uma máscara de tratamento e não retirá-la porque isso pode danificar os fios. Tente montar um cronograma personalizado, composto apenas por duas etapas semanais. Outra opção é fazer um tratamento que some mais de uma das etapas. Uma nutrição com reconstrução por exemplo :)

      Abraços!

  • Reply Luana 9 de novembro de 2016 at 10:17

    Olá,

    Não sou mais cacheada, faço progressiva há anos, mas estou adorando as dicas do blog e como meu cabelo está bastante danificado devidos às químicas super me interessei pelo cronograma capilar. Só estou com uma dúvida: os tratamentos são todas na mesma semana, ou seja, H + N + R em 7 dias? Obrigada, bjs

    • Reply Maressa De Sousa 14 de dezembro de 2016 at 19:22

      Oi Luana! Quem está com o cabelo mais danificado pode distribuir H, N, e R durante a semana respeitando o intervalo de 48 horas. Isso no primeiro mês.

      O ideal é desenhar seu próprio cronograma, de acordo com suas necessidades e com sua rotina. Hoje eu faço cronograma mas distribui as etapas em apenas dois dias da semana porque não tenho tempo por exemplo.

      Abraços!

  • Reply Natália 5 de janeiro de 2017 at 12:42

    Olá Meninas!
    Estou retomando o Cronograma e tenho uma dúvida: shampoo, condicionador e finalizador devem ser específicos para cada etapa???
    Como escolher o melhor?

    • Reply Ana Catarina 8 de janeiro de 2017 at 15:37

      Não é necessário, mas pode ser também, Natália! Vai testando o que funciona pro seu cabelo :) infelizmente não dá pra gente afirmar qual o melhor porque não sabemos se funcionará pra você, isso aí é por conta própria

    Deixe um comentário!

    error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.