Transição Capilar

Transição Capilar – Guia definitivo!

27 de outubro de 2015

Alô Cacheia!

Bom, esse guia vai ser em duas formas: em post e em pdf (breve). Achei justo montar um pdf reunindo as nossas principais dicas pra vocês.

Depois de receber váaarias (muitas mesmo!) dúvidas sobre Transição Capilar – coisas que nós julgamos simples – resolvemos fazer de uma maneira diferente e mais educativa. Espero que vocês consigam compreender e recomendar pra quem também precisa!

O que é transição capilar?

mudança transiçao capilar

A transição capilar nada mais é do que o processo que seu cabelo passa com química até chegar ao natural. Também é o processo de aceitação do cabelo natural.

– Se você fazia relaxamento e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você fazia Beleza Natural e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você fazia progressiva (guadinina, formol, marroquina, escova de chocolate etc) e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você fazia permanente e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você não conseguia deixar o seu cabelo solto sem lotar de creme, não conseguia deixar ele volumoso e está num processo de aceitação do seu cabelo natural, você está em transição capilar;
– Se você fazia chapinha/babyliss todos os dias (ou com grande frequência), você está em transição capilar.

Como “faço” a transição?

Como falei no tópico anterior, a transição não é “feita”. Ela acontece. Transição NÃO É o processo de “cachear” o cabelo. O nome disso é química e somos contra.

Para “entrar em transição” basta parar de fazer química ou qualquer coisa dos tópicos anteriores e simplesmente deixar o seu cabelo crescer até estar totalmente natural.

Minha transição capilar!

Minha transição capilar!

Quanto tempo dura a transição?

Não existe um tempo.

Depende do quanto seu cabelo cresce, da química que você utilizava (se ela era forte ou fraca, pode influenciar na recuperação do seu cabelo depois). Mas para uma questão de debate mesmo: contamos a transição a partir do momento que você decidiu aceitar o seu cabelo e termina quando ele está 100% natural.

Estou em transição e meu cabelo não “cacheia”

Meninas, é uma das coisas que mais tenho recebido. O Cacheia, (apesar do nome), não quer ninguém com o cabelo cacheado. A nossa proposta aqui é mostrar que todo cabelo natural é bonito. E não existem só cabelos cacheados. Existem também cabelos crespos, cabelos ondulados, cabelos lisos. Por uma questão de organização, chamamos os cabelos crespos de tipo 4 (e subdivisões), os cabelos cacheados de tipo 3 (e subdivisões), cabelos ondulados de tipo 2 (e subdivisões) e cabelos lisos de tipo 1. Todos são lindos.

Não é uma hierarquia e nenhum cabelo é obrigado a se encaixar em nenhum tipo (eu mesma tenho 2 tipos). Não se sinta incomodada se não conseguir definir o tipo certo do seu cabelo. É só uma forma de organização para nos referirmos e ficar mais fácil de transmitir informações e dicas ok?

Se seu cabelo não cacheia, talvez ele seja ondulado ou crespo. O que é ótimo, porque cada um tem seus cuidados especiais e todos são lindos! Portanto, nada de decepção e voltar pras químicas! Vamos nos amar como nós somos.

Veja também: Tipos de cacho – como identificar o seu + dicas

O que é BC/big chop?

A Raysa falou sobre essas e outras expressões que utilizamos no post Dicionário Cacheado.

BC ou Big Chop, expressão usada pela gringa, significa “grande corte”. É o último corte que fazemos para retirar toda a parte quimicada do cabelo.

Leia também: BC – o que é e porque fazer

É “obrigatório” fazer o big chop?

Isso é algo que preocupa muito as meninas. Não, nada é obrigatório. Não, nós não estamos obrigando ninguém a fazer nada. O que o Cacheia faz é dar dicas.

Se você fez algum tipo de química (permanente, relaxamento, progressiva, definitiva, beleza natural, etc etc), a parte do seu cabelo em que você fez isso só vai sair, infelizmente, cortando.

Há procedimentos QUÍMICOS que fazem essa parte química modelar, mas continua sendo química. Fazer esses procedimentos não é passar pela transição. É simplesmente trocar uma química pela outra.

Não quero cortar. O que eu faço?

Há várias opções: – você pode fazer chapinha enquanto espera o cabelo crescer (redobrando os cuidados, passando protetor térmico, dobrando as hidratações); Veja dicas sobre chapinha na transição capilar aqui.
– você pode fazer texturizações;
– você pode fazer babyliss (também redobrando os cuidados);
– pode apostar em penteados;
– pode ir cortando aos pouquinhos;
– você pode fazer tranças!

As demais dicas estão nesse post: Como sobreviver à transição capilar

Meu cabelo ta muito estranho. Raiz crespa e resto liso. Isso é normal?

Sim! Isso é a transição! É feio, é estranho, mas precisamos lidar. Basicamente você precisa fazer o que citei nesse post: Como sobreviver à transição capilar. A Raysa também deu umas dicas de como disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas e eu falei sobre essas duas texturas, mesmo depois da transição.

Quais produtos devo usar durante a transição?

Não temos produtos específicos e nem recomendamos marcas específicas. Aqui no Cacheia acreditamos bastante no ditado “cada cabelo, uma sentença”. Podemos fazer várias resenhas aqui e ainda existirão meninas que não se dão bem com os produtos. E tudo bem, não há nada de errado nisso! Por isso preferimos indicar a vocês componentes de produtos e, principalmente, receitas caseiras.

CRONOGRAMA CAPILAR

A Maressa fez uma reunião de produtos bons e baratos para a transição dela nesse post aqui: Produtos para transição capilar

O que é Cronograma Capilar?

Cronograma capilar é uma forma de cuidarmos do cabelo (em transição principalmente, mas não exclusivamente), seguindo as três principais coisas que ele precisa: nutrição, reconstrução e hidratação.

Nutrição é para repor óleos aos fios, reconstrução para repor queratina (principalmente) a estrutura do fio e hidratação para repor água.

Nesse post tem tuuuudo explicadinho, leia com atenção: Cronograma capilar – o que é

Mais posts relacionados: Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras
Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos
TOP 6 máscaras para seguir o cronograma capilar
Cronograma capilar – qual etapa meu cabelo está precisando?

Autoaceitação na transição

Entendemos que muitas meninas voltam ao cabelo natural por milhões de motivos diferentes. Mas aqui no blog fazemos questão de reforçar a importância da autoaceitação nesse ato.

Quando você era pequena, você se lembra de alguma propaganda, comercial, revista, produto que tinha mulheres (ou até mesmo homens) com cabelo cacheado ou crespo natural? Você já percebeu o tanto de babyliss e chapinha usado na publicidade?

Isso é sim uma questão a se discutir. Cabelo cacheado/crespo, mesmo agora que é visto como “na moda”, ainda é um tabu. O que a mídia considera bonito é o cabelo “domado” “controlado” “definido” (como eu odeio essas expressões!). Aqui no blog esse é o nosso foco. Portanto, além das nosssas dicas, não deixe de acompanhar nossas discussões:

O Imediatismo do natural
A mudança de cabelos em filmes e novelas e a banalização do preconceito
Transição capilar e família
Encrespa Geral BH: não é só por cabelo
Produtos capilares: sobre mercado e consumo
Não deixe que diminuam sua dor – Transição Capilar e Feminismo

Então meninas, acho que consegui reunir as principais dúvidas de vocês aqui. Se tiverem mais alguma que achem pertinente, mandem nos comentários pra gente.

E ah, não esqueçam de conferir nosso outro post sobre transição: Transição capilar – o que é?

 

 

Recomendados para você

29 Comentários

  • Reply Adélia Daniela 27 de outubro de 2015 at 17:24

    eu estou há quase 1 ano e 6 meses em transição!
    fazia amaciamento no cabelo, há anos, e resolvi parar…. ele era enorme, fazer o BC não tive coragem corte duas vezes… e estou adorando, não vejo a hora dele estar natural!!
    beijinhos
    http://adeliadanielablog.blogspot.com.br/

  • Reply Adriana Santos 28 de outubro de 2015 at 23:35

    Tbm estou passando pela transição e.. Cara é MUITO difícil!! Principalmente pelo fato de trabalhar como recepcionista de pousada.
    Já estou com 6 meses sem química, e o que me ajuda bastante são as receitas caseiras que eu amoooo. To criando coragem para cortar pois gosto muito de cabelo longo. Mas enfim, a luta é grande mas a vitória é certa. Bjus, adoro suas dicas.

  • Reply Michelle 29 de outubro de 2015 at 11:38

    Obrigada meninas do cacheia, adoro o blog e me ajudou muitooooooooo na minha transição e no meu processo de aceitação.Completei três meses do meu bc e estou mega feliz com o meu lindo cabelo.
    Gostaria de fazer uma sugestão de post sobre os produtos da yamasterol shampoo less poo e condicionador coawash que comprei aqui em minha cidade e pesquisando vi que é um produto novo da linha yamasterol.
    Bjinhos
    Michelle

  • Reply Lorrane 1 de novembro de 2015 at 12:31

    Meu cabelo e cacheado, mas eu sempre fazia aqueles relaxamentos em beleza natural pelo fato da minha raiz ficar muita alta e com um tempo isso foi destruindo meu cabelo e agora quero parar de fazer, queria saber oque vcs indicam pra me baixar a raiz sem química.. To amando demais aq bjs

  • Reply Produtos para transição capilar | Cacheia! 1 de novembro de 2015 at 17:26

    […] Transição capilar: guia definitivo […]

  • Reply Taty 3 de novembro de 2015 at 21:57

    Oi, estou em transição capilar, e comecei fazer as texturizações. Faço os coquinhos, minha dúvida no momento é como arrumar ou prender o cabelo durante os treinos na academia. Tenho o receio de bagunçar o cabelo!

  • Reply Juliana Matias 6 de novembro de 2015 at 06:47

    Bom dia..cacheia!

    Já relaxo,meu cabelo há mais de oito anos…e depois da gestação ele cresceu relativamente bem,coisa que não acontecia desde que me entendo por gente rsrs,acho que como a maioria das negras como eu,tem.muita dificuldade com crescimento do cabelo,tenho.muito medo de cortar mesmo que um pouquinho e não voltar a crescer e ele não crescendo como vou ver essa transição? Pq ele precisa crecer pra eu ver os cachos entrando e o alisamento saindo não e isso? Me ajuda cachei..amei o blog…estou mais decidida do que nunca a fazer a transição. Amém

    • Reply Ana Catarina 15 de novembro de 2015 at 17:02

      Oi Juliana! Não existe isso, cabelo cresce sim. A diferença é que como os cachinhos crespos são menores, eles encolhem mais, dai parece que não cresce. Mas cresce sim viu? :)

  • Reply kia 6 de novembro de 2015 at 11:24

    Meu nome é kika tenho 13 anos e acho que sou a mais nova no blog rsrs..
    Eu tou tao feliz por ter encontrado este blog pois ja fiz o bc e tou tentado resistir a nao fazer afro pois minha mae diz que acelera o crescimento capilar.
    Meu cabelo tem 10 11cm e espero que com este blog eu consiga atingir o meu objectivo sem quimica nenhuma.bjs

  • Reply Erika Silva 11 de novembro de 2015 at 06:30

    Guia da salvação!! Ótimo post!! Estou chegando agora e estava meio perdida em achar os posts aqui, obrigada!!
    Estou no meio da transição e principalmente da aceitação do meu cabelo natural, é muito difícil pra mim aceitar o volume e ainda ele sendo ondulado, que fica meio liso (com volume) ou liso na frente e ondulado em baixo, tem dia que é bem frustrante, mas não vou desistir. beijos e obrigada de novo.

    • Reply Fernanda Maria 26 de novembro de 2015 at 09:48

      Estou começando agora praticamente a transição capilar. Tenho 18 anos, e fazia progressivas faz anos, comecei muito nova. Mas resolvi abandonar o liso e redescobrir meu cabelo natural. Quando era mais nova, ele era mais cacheado, mas bastante volumoso. Ainda tenho receio de como ele poderá ficar, se vai formar cachos ou não, se ficará muito volumoso. Espero que continue forte nesse processo.

  • Reply Marina 15 de novembro de 2015 at 16:58

    Ana, você preferiu o corte do salão alecrim ou do ct beauty?

  • Reply Marin 16 de novembro de 2015 at 10:41

    Ana , você preferiu o corte do salão alecrim ou do ct beauty?

    • Reply Ana Catarina 22 de novembro de 2015 at 18:12

      Oi Marin! Eu gostei bastante dos dois <3

  • Reply Luciana Nascimento 17 de novembro de 2015 at 13:32

    Ola! Li algumas matérias e adorei, mas ainda tenho algumas dúvidas. Uso henê desde que me entendo por gente. Há três meses decidi deixá-los naturais, porém percebi que eles estão quebrando muito, e eu não gostaria de mantê-los sempre molhados pois parecem quebrar mais ainda. O que posso fazer?

    • Reply Ana Catarina 22 de novembro de 2015 at 18:12

      Oi Luciana! Você já leu sobre o cronograma capilar? Você precisa focar bastante em reconstrução se seu cabelo tem quebrado muito. Beijos! <3

  • Reply 23 de novembro de 2015 at 14:01

    Depois de 5 anos, parei com a progressiva e com a descoloração em março de 2014 pq não aguentava mais o cabelo lambido e o cheiro de formol de 3 em 3 meses. Meu cabelo – descobri recentemente – é ondulado. A primeira coisa que fiz foi cortar o cabelo, que estava no meio das costas, e fiz um chanel de bico. Depois de 2 meses cortei um chanelzinho na altura do queixo. Eu cortava a cada 3 meses. Mês passado cortei todo o resto de quimica e estou encantada! Estou com o corte atual da Demi Lovato e confesso, faço escova pra modelar, mas a sensação de estar sem quimica é maravilhosa. O corte fica otimo, pq não fica com as pontas espigadas. A saúde do cabelo é outra. E além disso tudo, não fico refém do secador, pois, quando não tô a fim de fazer escova, eu deixo natural, e ele fica lindo tb, ondulado. Só preciso aprender a lidar com ele (ir aposentando a escova com o tempo), mas isso é com o tempo. Só sei que progressiva nunca mais. Obrigada, meninas, pelo apoio de vocês. Continuem com esse trabalho lindo.
    Beijos

    • Reply Ana Catarina 11 de dezembro de 2015 at 12:01

      Oi Rê, como é bom receber depoimentos como esse seu <3 esperamos fotos suas no nosso facebook viu? Beijão!

  • Reply dolores 28 de novembro de 2015 at 17:55

    gente incrivel como deixar de alisar o cabelo é mais do que só estetico, é um ato politico mesmo, pq putz existe aí uma opressao a um tipo especifco de madeixas que pertencem a certas pessoas.

    esse vídeo me ajudou muito no meu processo

    https://www.youtube.com/watch?v=hfyh_uTwjv8

  • Reply Suh 6 de dezembro de 2015 at 17:36

    Olá, tenho 48 anos. Sei q a maioria das meninas que aqui postam São bem mais novas. Mas estou tbm na fila de reconstrução de meu cabelo que é loiro, fino. Já passei por mtas progressivas, e tbm faço tintura na raiz a cada 15 dias em atenção aos cabelos brancos. Meu cabelo original era ondulado. Estou na fase da libertação dos processos de alisamento e quero meu cabelo natural de volta. Será q tenho chance de isso acontecer devido a minha idade? Ou tudo tem salvação, não importa o tempo? Kkkk. Bjs. Muito obrigada. Fiquem com Deus.

    • Reply Ana Catarina 7 de dezembro de 2015 at 18:24

      Oi Suh! Claro que tem salvação, não importa a idade! O que você pode sentir mais é a queda em excesso do cabelo no início,, mas consulte uma dermatologista pra ela te ajudar com isso :D

  • Reply Clivya Nobre 12 de dezembro de 2015 at 18:02

    Desde criança eu aprendi que “meu cabelo molhado é lindo, mas seco é uma vergonha”. Por isso minha mãe mandava eu amarrar depois que secasse. Mas quando eu não fazia isso as pessoas me criticavam, dizendo que eu tinha cabelo feio, fazendo piadinhas, etc. Então eu comecei a andar com ele amarrado o tempo todo, e ganhei um belo problema de caspa! Com treze anos minha mãe me levou pra alisar. Quando eu voltei as aulas e vi todas as meninas da sala com cabelo alisado também, me senti tão igual a qualquer uma que quis deixar cachear de novo. Minha mãe (que também tem cabelo alisado) disse que cabelo cacheado bonito é coisa de rico, que é dificil conseguir namorado, conseguir emprego com o cabelo natural, que dá impressão de que você é desleixada. De uns tempos pra cá comecei a ver umas meninas de cabelo cacheado com namorado, com emprego, e nem são ricas! Decidi mês passado voltar aos cachos, tenho dezessete anos, não vou fazer BC, mas vou tomar todos os cuidados capilares aqui do blog. Tomara que meu cabelo volte ao normal!

    • Reply Mariana 8 de janeiro de 2016 at 10:29

      Oi, Clivya!
      Primeiro, sinta-se abraçada e saiba que você não está sozinha :)

      Realmente, dá para ter um cabelo cacheado/crespo maaaaaaaaaaaaravilhoso sem ser rica e nem gastando muito. Vem com a gente que vai dar certo ;)

      Se tiver dúvidas, é só perguntar!
      Beijos!

  • Reply Miriam Nogueira 28 de janeiro de 2016 at 16:53

    Boa tarde meninas!
    Estou em transição a alguns meses e o blog de vocês é tudo de bom!!Já testei várias receitinhas e é como vcs sempre dizem: algumas dão super certo, outras nem tanto..o negócio é conhecer o que melhor se adéqua ao nosso tipo de cabelo.Meu principal desafio no momento é que apesar de querer muito o meu cabelo não cacheia msm!! Ele é 4a, já tentei vários produtos, mas por enquanto não rola..a questão é aceitá-lo e aprender a deixá-lo lindo mesmo sem os sonhados cachos. Conto com a ajuda de vcs e das demais colegas de luta e aceitação! Bjus

  • Reply Luciana Silva 13 de fevereiro de 2016 at 21:34

    Ola meu nome é Luciana Silva, estou com 7 meses de transição e meu cabelo já está 80%recuperado graças a,linha,completa da,salon line SOS

  • Reply Beatriz Rocha 22 de novembro de 2016 at 20:08

    Olá, meu nome é Beatriz e meu cabelo era liso natural e cumprido. Em janeiro do ano passado eu cortei acima do ombro e ele começou a crescer ondulado, hoje ele já cresceu muito e parece que volta o liso e parece que só piora. Se eu deixar crescer mais ainda ele pode voltar ao liso que era antes? Beijos!!

    • Reply Ana Catarina 27 de novembro de 2016 at 16:47

      Oi Beatriz! Então seu cabelo é ondulado. Deve ser um tipo 2… Quanto mais você deixar seu cabelo crescer, mais ele vai pesar e menos vai formar cachos… A diferença disso ai é no corte que você fizer!

    Deixe um comentário!

    error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.