Transição Capilar – Guia definitivo!

Alô Cacheia!

Bom, esse guia vai ser em duas formas: em post e em pdf (breve). Achei justo montar um pdf reunindo as nossas principais dicas pra vocês.

Depois de receber váaarias (muitas mesmo!) dúvidas sobre Transição Capilar – coisas que nós julgamos simples – resolvemos fazer de uma maneira diferente e mais educativa. Espero que vocês consigam compreender e recomendar pra quem também precisa!

O que é transição capilar?

mudança transiçao capilar

A transição capilar nada mais é do que o processo que seu cabelo passa com química até chegar ao natural. Também é o processo de aceitação do cabelo natural.

– Se você fazia relaxamento e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você fazia Beleza Natural e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você fazia progressiva (guadinina, formol, marroquina, escova de chocolate etc) e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você fazia permanente e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você não conseguia deixar o seu cabelo solto sem lotar de creme, não conseguia deixar ele volumoso e está num processo de aceitação do seu cabelo natural, você está em transição capilar;
– Se você fazia chapinha/babyliss todos os dias (ou com grande frequência), você está em transição capilar.

Como “faço” a transição?

Como falei no tópico anterior, a transição não é “feita”. Ela acontece. Transição NÃO É o processo de “cachear” o cabelo. O nome disso é química e somos contra.

Para “entrar em transição” basta parar de fazer química ou qualquer coisa dos tópicos anteriores e simplesmente deixar o seu cabelo crescer até estar totalmente natural.

Minha transição capilar!

Minha transição capilar!

Quanto tempo dura a transição?

Não existe um tempo.

Depende do quanto seu cabelo cresce, da química que você utilizava (se ela era forte ou fraca, pode influenciar na recuperação do seu cabelo depois). Mas para uma questão de debate mesmo: contamos a transição a partir do momento que você decidiu aceitar o seu cabelo e termina quando ele está 100% natural.

Estou em transição e meu cabelo não “cacheia”

Meninas, é uma das coisas que mais tenho recebido. O Cacheia, (apesar do nome), não quer ninguém com o cabelo cacheado. A nossa proposta aqui é mostrar que todo cabelo natural é bonito. E não existem só cabelos cacheados. Existem também cabelos crespos, cabelos ondulados, cabelos lisos. Por uma questão de organização, chamamos os cabelos crespos de tipo 4 (e subdivisões), os cabelos cacheados de tipo 3 (e subdivisões), cabelos ondulados de tipo 2 (e subdivisões) e cabelos lisos de tipo 1. Todos são lindos.

Não é uma hierarquia e nenhum cabelo é obrigado a se encaixar em nenhum tipo (eu mesma tenho 2 tipos). Não se sinta incomodada se não conseguir definir o tipo certo do seu cabelo. É só uma forma de organização para nos referirmos e ficar mais fácil de transmitir informações e dicas ok?

Se seu cabelo não cacheia, talvez ele seja ondulado ou crespo. O que é ótimo, porque cada um tem seus cuidados especiais e todos são lindos! Portanto, nada de decepção e voltar pras químicas! Vamos nos amar como nós somos.

Veja também: Tipos de cacho – como identificar o seu + dicas

O que é BC/big chop?

A Raysa falou sobre essas e outras expressões que utilizamos no post Dicionário Cacheado.

BC ou Big Chop, expressão usada pela gringa, significa “grande corte”. É o último corte que fazemos para retirar toda a parte quimicada do cabelo.

Leia também: BC – o que é e porque fazer

É “obrigatório” fazer o big chop?

Isso é algo que preocupa muito as meninas. Não, nada é obrigatório. Não, nós não estamos obrigando ninguém a fazer nada. O que o Cacheia faz é dar dicas.

Se você fez algum tipo de química (permanente, relaxamento, progressiva, definitiva, beleza natural, etc etc), a parte do seu cabelo em que você fez isso só vai sair, infelizmente, cortando.

Há procedimentos QUÍMICOS que fazem essa parte química modelar, mas continua sendo química. Fazer esses procedimentos não é passar pela transição. É simplesmente trocar uma química pela outra.

Não quero cortar. O que eu faço?

Há várias opções: – você pode fazer chapinha enquanto espera o cabelo crescer (redobrando os cuidados, passando protetor térmico, dobrando as hidratações); Veja dicas sobre chapinha na transição capilar aqui.
– você pode fazer texturizações;
– você pode fazer babyliss (também redobrando os cuidados);
– pode apostar em penteados;
– pode ir cortando aos pouquinhos;
– você pode fazer tranças!

As demais dicas estão nesse post: Como sobreviver à transição capilar

Meu cabelo ta muito estranho. Raiz crespa e resto liso. Isso é normal?

Sim! Isso é a transição! É feio, é estranho, mas precisamos lidar. Basicamente você precisa fazer o que citei nesse post: Como sobreviver à transição capilar. A Raysa também deu umas dicas de como disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas e eu falei sobre essas duas texturas, mesmo depois da transição.

Quais produtos devo usar durante a transição?

Não temos produtos específicos e nem recomendamos marcas específicas. Aqui no Cacheia acreditamos bastante no ditado “cada cabelo, uma sentença”. Podemos fazer várias resenhas aqui e ainda existirão meninas que não se dão bem com os produtos. E tudo bem, não há nada de errado nisso! Por isso preferimos indicar a vocês componentes de produtos e, principalmente, receitas caseiras.

CRONOGRAMA CAPILAR

A Maressa fez uma reunião de produtos bons e baratos para a transição dela nesse post aqui: Produtos para transição capilar

O que é Cronograma Capilar?

Cronograma capilar é uma forma de cuidarmos do cabelo (em transição principalmente, mas não exclusivamente), seguindo as três principais coisas que ele precisa: nutrição, reconstrução e hidratação.

Nutrição é para repor óleos aos fios, reconstrução para repor queratina (principalmente) a estrutura do fio e hidratação para repor água.

Nesse post tem tuuuudo explicadinho, leia com atenção: Cronograma capilar – o que é

Mais posts relacionados: Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras
Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos
TOP 6 máscaras para seguir o cronograma capilar
Cronograma capilar – qual etapa meu cabelo está precisando?

Autoaceitação na transição

Entendemos que muitas meninas voltam ao cabelo natural por milhões de motivos diferentes. Mas aqui no blog fazemos questão de reforçar a importância da autoaceitação nesse ato.

Quando você era pequena, você se lembra de alguma propaganda, comercial, revista, produto que tinha mulheres (ou até mesmo homens) com cabelo cacheado ou crespo natural? Você já percebeu o tanto de babyliss e chapinha usado na publicidade?

Isso é sim uma questão a se discutir. Cabelo cacheado/crespo, mesmo agora que é visto como “na moda”, ainda é um tabu. O que a mídia considera bonito é o cabelo “domado” “controlado” “definido” (como eu odeio essas expressões!). Aqui no blog esse é o nosso foco. Portanto, além das nosssas dicas, não deixe de acompanhar nossas discussões:

O Imediatismo do natural
A mudança de cabelos em filmes e novelas e a banalização do preconceito
Transição capilar e família
Encrespa Geral BH: não é só por cabelo
Produtos capilares: sobre mercado e consumo
Não deixe que diminuam sua dor – Transição Capilar e Feminismo

Então meninas, acho que consegui reunir as principais dúvidas de vocês aqui. Se tiverem mais alguma que achem pertinente, mandem nos comentários pra gente.

E ah, não esqueçam de conferir nosso outro post sobre transição: Transição capilar – o que é?

 

 

Ana Catarina

Ana Catarina, 25, mineira de em Belo Horizonte, MG. Coordenadora de marketing e fundadora do Cacheia :)

Blog Comments

eu estou há quase 1 ano e 6 meses em transição!
fazia amaciamento no cabelo, há anos, e resolvi parar…. ele era enorme, fazer o BC não tive coragem corte duas vezes… e estou adorando, não vejo a hora dele estar natural!!
beijinhos
http://adeliadanielablog.blogspot.com.br/

Tbm estou passando pela transição e.. Cara é MUITO difícil!! Principalmente pelo fato de trabalhar como recepcionista de pousada.
Já estou com 6 meses sem química, e o que me ajuda bastante são as receitas caseiras que eu amoooo. To criando coragem para cortar pois gosto muito de cabelo longo. Mas enfim, a luta é grande mas a vitória é certa. Bjus, adoro suas dicas.

Obrigada meninas do cacheia, adoro o blog e me ajudou muitooooooooo na minha transição e no meu processo de aceitação.Completei três meses do meu bc e estou mega feliz com o meu lindo cabelo.
Gostaria de fazer uma sugestão de post sobre os produtos da yamasterol shampoo less poo e condicionador coawash que comprei aqui em minha cidade e pesquisando vi que é um produto novo da linha yamasterol.
Bjinhos
Michelle

Meu cabelo e cacheado, mas eu sempre fazia aqueles relaxamentos em beleza natural pelo fato da minha raiz ficar muita alta e com um tempo isso foi destruindo meu cabelo e agora quero parar de fazer, queria saber oque vcs indicam pra me baixar a raiz sem química.. To amando demais aq bjs

[…] Transição capilar: guia definitivo […]

Oi, estou em transição capilar, e comecei fazer as texturizações. Faço os coquinhos, minha dúvida no momento é como arrumar ou prender o cabelo durante os treinos na academia. Tenho o receio de bagunçar o cabelo!

Bom dia..cacheia!

Já relaxo,meu cabelo há mais de oito anos…e depois da gestação ele cresceu relativamente bem,coisa que não acontecia desde que me entendo por gente rsrs,acho que como a maioria das negras como eu,tem.muita dificuldade com crescimento do cabelo,tenho.muito medo de cortar mesmo que um pouquinho e não voltar a crescer e ele não crescendo como vou ver essa transição? Pq ele precisa crecer pra eu ver os cachos entrando e o alisamento saindo não e isso? Me ajuda cachei..amei o blog…estou mais decidida do que nunca a fazer a transição. Amém

Oi Juliana! Não existe isso, cabelo cresce sim. A diferença é que como os cachinhos crespos são menores, eles encolhem mais, dai parece que não cresce. Mas cresce sim viu? :)

Meu nome é kika tenho 13 anos e acho que sou a mais nova no blog rsrs..
Eu tou tao feliz por ter encontrado este blog pois ja fiz o bc e tou tentado resistir a nao fazer afro pois minha mae diz que acelera o crescimento capilar.
Meu cabelo tem 10 11cm e espero que com este blog eu consiga atingir o meu objectivo sem quimica nenhuma.bjs

Guia da salvação!! Ótimo post!! Estou chegando agora e estava meio perdida em achar os posts aqui, obrigada!!
Estou no meio da transição e principalmente da aceitação do meu cabelo natural, é muito difícil pra mim aceitar o volume e ainda ele sendo ondulado, que fica meio liso (com volume) ou liso na frente e ondulado em baixo, tem dia que é bem frustrante, mas não vou desistir. beijos e obrigada de novo.

Estou começando agora praticamente a transição capilar. Tenho 18 anos, e fazia progressivas faz anos, comecei muito nova. Mas resolvi abandonar o liso e redescobrir meu cabelo natural. Quando era mais nova, ele era mais cacheado, mas bastante volumoso. Ainda tenho receio de como ele poderá ficar, se vai formar cachos ou não, se ficará muito volumoso. Espero que continue forte nesse processo.

Ana, você preferiu o corte do salão alecrim ou do ct beauty?

Ana , você preferiu o corte do salão alecrim ou do ct beauty?

Oi Marin! Eu gostei bastante dos dois <3

Ola! Li algumas matérias e adorei, mas ainda tenho algumas dúvidas. Uso henê desde que me entendo por gente. Há três meses decidi deixá-los naturais, porém percebi que eles estão quebrando muito, e eu não gostaria de mantê-los sempre molhados pois parecem quebrar mais ainda. O que posso fazer?

Oi Luciana! Você já leu sobre o cronograma capilar? Você precisa focar bastante em reconstrução se seu cabelo tem quebrado muito. Beijos! <3

Depois de 5 anos, parei com a progressiva e com a descoloração em março de 2014 pq não aguentava mais o cabelo lambido e o cheiro de formol de 3 em 3 meses. Meu cabelo – descobri recentemente – é ondulado. A primeira coisa que fiz foi cortar o cabelo, que estava no meio das costas, e fiz um chanel de bico. Depois de 2 meses cortei um chanelzinho na altura do queixo. Eu cortava a cada 3 meses. Mês passado cortei todo o resto de quimica e estou encantada! Estou com o corte atual da Demi Lovato e confesso, faço escova pra modelar, mas a sensação de estar sem quimica é maravilhosa. O corte fica otimo, pq não fica com as pontas espigadas. A saúde do cabelo é outra. E além disso tudo, não fico refém do secador, pois, quando não tô a fim de fazer escova, eu deixo natural, e ele fica lindo tb, ondulado. Só preciso aprender a lidar com ele (ir aposentando a escova com o tempo), mas isso é com o tempo. Só sei que progressiva nunca mais. Obrigada, meninas, pelo apoio de vocês. Continuem com esse trabalho lindo.
Beijos

Oi Rê, como é bom receber depoimentos como esse seu <3 esperamos fotos suas no nosso facebook viu? Beijão!

gente incrivel como deixar de alisar o cabelo é mais do que só estetico, é um ato politico mesmo, pq putz existe aí uma opressao a um tipo especifco de madeixas que pertencem a certas pessoas.

esse vídeo me ajudou muito no meu processo

https://www.youtube.com/watch?v=hfyh_uTwjv8

Olá, tenho 48 anos. Sei q a maioria das meninas que aqui postam São bem mais novas. Mas estou tbm na fila de reconstrução de meu cabelo que é loiro, fino. Já passei por mtas progressivas, e tbm faço tintura na raiz a cada 15 dias em atenção aos cabelos brancos. Meu cabelo original era ondulado. Estou na fase da libertação dos processos de alisamento e quero meu cabelo natural de volta. Será q tenho chance de isso acontecer devido a minha idade? Ou tudo tem salvação, não importa o tempo? Kkkk. Bjs. Muito obrigada. Fiquem com Deus.

Oi Suh! Claro que tem salvação, não importa a idade! O que você pode sentir mais é a queda em excesso do cabelo no início,, mas consulte uma dermatologista pra ela te ajudar com isso :D

Desde criança eu aprendi que “meu cabelo molhado é lindo, mas seco é uma vergonha”. Por isso minha mãe mandava eu amarrar depois que secasse. Mas quando eu não fazia isso as pessoas me criticavam, dizendo que eu tinha cabelo feio, fazendo piadinhas, etc. Então eu comecei a andar com ele amarrado o tempo todo, e ganhei um belo problema de caspa! Com treze anos minha mãe me levou pra alisar. Quando eu voltei as aulas e vi todas as meninas da sala com cabelo alisado também, me senti tão igual a qualquer uma que quis deixar cachear de novo. Minha mãe (que também tem cabelo alisado) disse que cabelo cacheado bonito é coisa de rico, que é dificil conseguir namorado, conseguir emprego com o cabelo natural, que dá impressão de que você é desleixada. De uns tempos pra cá comecei a ver umas meninas de cabelo cacheado com namorado, com emprego, e nem são ricas! Decidi mês passado voltar aos cachos, tenho dezessete anos, não vou fazer BC, mas vou tomar todos os cuidados capilares aqui do blog. Tomara que meu cabelo volte ao normal!

Oi, Clivya!
Primeiro, sinta-se abraçada e saiba que você não está sozinha :)

Realmente, dá para ter um cabelo cacheado/crespo maaaaaaaaaaaaravilhoso sem ser rica e nem gastando muito. Vem com a gente que vai dar certo ;)

Se tiver dúvidas, é só perguntar!
Beijos!

Boa tarde meninas!
Estou em transição a alguns meses e o blog de vocês é tudo de bom!!Já testei várias receitinhas e é como vcs sempre dizem: algumas dão super certo, outras nem tanto..o negócio é conhecer o que melhor se adéqua ao nosso tipo de cabelo.Meu principal desafio no momento é que apesar de querer muito o meu cabelo não cacheia msm!! Ele é 4a, já tentei vários produtos, mas por enquanto não rola..a questão é aceitá-lo e aprender a deixá-lo lindo mesmo sem os sonhados cachos. Conto com a ajuda de vcs e das demais colegas de luta e aceitação! Bjus

Ola meu nome é Luciana Silva, estou com 7 meses de transição e meu cabelo já está 80%recuperado graças a,linha,completa da,salon line SOS

Comecei a Transição faz quase 4 meses,estou hidratando bastante,quero muito um cabelo cacheado. O que posso fzr pro meu cabelo crescer + rápido???? Meu cabelo é bem volumoso vai ser difícil essa fase de transição,por enquanto eu ainda consigo usar ele solto ( com mt Creme ) mas quando fizer 6 ,7 meses fik mt difícil , ñ é a primeira vez que passo por isso,da outra acabei desistindo,já tava com 60% ficou mt alto,ficava super mal com aquele cabelo alto e muito volumoso. Ñ quero q aconteça o msm . O Que posso fzr pra q ele cresça + Rápido???Receitas caseiras? Dicas? Please! Help

Já tem quase 4 meses q meu cabelo tá em transicão,por enquanto ainda consigo usar ele solto (com muiiiiito creme) tô hidratanto ele,mas eu sei q quando chegar nos 7,8meses vai ficar bem difícil,pois é mt cabelo,mt volume… Ñ é a primeira vez q passo por isso,da outra desisti,tava já 60%,meu cabelo ficou bem alto,tava super complicado pra desembaraçar,deixa-lo solto e tals. Me deixou bastante pra baixo. Gostaria de saber o q posso fzr pra ele crescer + rápido??????dicas??receitas caseiras???? Tô cortando aos pouquinhos,de 3 em 3 meses. Please! Help =|

Boa noite!

Depois de 10 anos relaxando e usando química, resolvi voltar para os cachos.
Sei que não vai ser fácil, mas vou conseguir.
Adorei as dicas
Beijos
Andréa

Olá, sou a Thalia. Sempre achei lindo o cabelo das minhas amigas, aquele volumoso, cachos, curtinho.. Mas não em mim, mas agora resolvi mudar. Assumir meu cabelo como ele é, faz duas semanas que estou em transição capilar e já estou adorando o que vejo.Quero poder daqui uns meses mostrar o resultado. Adorei todas as dicas Cacheia!

Olá, meu nome é Beatriz e meu cabelo era liso natural e cumprido. Em janeiro do ano passado eu cortei acima do ombro e ele começou a crescer ondulado, hoje ele já cresceu muito e parece que volta o liso e parece que só piora. Se eu deixar crescer mais ainda ele pode voltar ao liso que era antes? Beijos!!

Oi Beatriz! Então seu cabelo é ondulado. Deve ser um tipo 2… Quanto mais você deixar seu cabelo crescer, mais ele vai pesar e menos vai formar cachos… A diferença disso ai é no corte que você fizer!

Ha 7 meses parei de usar química, cortei tirando toda química. Molhado ele fica lindo, cheio de cachinhos. Mas qdo seca fica muito crespo e os cachos somem, sem brilho e sem vida. O q tenho que fazer?

Olá, amei seu post. Estou na transição capilar a um ano. Estou muito feliz com os resultados. Já tentei entrar na transição pela 3° vez. Mais pela 4° resolvi, estou firme e forte, meu cabelo classifico ele como 2b a 2c. Tenho 23 anos e desde dos 15 fazia progressiva com formol, porque eu queria ele bem lisinho, então fazia a cada 3 em 3 meses. No ano de 2016, na primeira semana no mês de fevereiro, fiz a última progressiva. Eu não aguentava mais, ele não crescia é só quebrava, eu vi que era por causa das químicas, eram sempre progressivas diferente, pois sempre ia em salões diferente, e nunca perguntava o nome do produto.

Responder

Natanes oliveira santos muniz

Olá eu preciso de ajuda não sei exatamente Que tipo de cabelo eu tenho Tô querendo comprar um produto certo específico mas eu não sei
que eu devo comprar poderia me ajudar porfavor

Oi, Natanes! Tudo bem?
Aqui explicamos sobre tipo de cacho http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Isso é o principal para você entender do que o seu cabelo precisa.

Basicamente, sobre produtos, precisamos de: shampoo e condicionador próprios para cabelos ondulados, cacheados ou crespos, um bom leave-in e uma máscara de hidratação. Óleo e gel também são super bem-vindos :)

Beijos!

Oi, eu to começando a fazer a transição, e queria saber se eu poderia fazer normalmente hidratação no cabelo em salão? porque normalmente eles passam chapinha e secador no final, to em duvida

Pode sim, Maria. Só observe duas coisas: 1. se a escova que eles passarem no seu cabelo está totalmente LIMPA (se tiver sido usada em outro cabelo antes, pode conter formol e alisar);
2. Se a composição do produto que está sendo passado no seu cabelo é realmente de hidratação e não contém alisantes.

Oi, Boa tarde. costumo dizer que estou em transição ainda. Há dois anos decidi parar com a química com um ano em transição resolvi cortar. Mas acontece que somente a parte de traz do cabelo cacheou! Da parte da orelha pra frente não enrola de jeito nenhum!! Aparecem alguns cachos por dentro mas nem menção de crescer. Já estou sem saber o que fazer e queria um help, pq nem texturização tá adiantando :(
Ps: Graças a Deus meu cabelo cresce até rápido, o problema é que cresce liso mesmo com já dois anos sem química nenhuma! Me ajudemm

Tive uma queda de cabelo muito acentuada pós-parto que culminou com uma depressão. Meu cabelo era longo e hoje estou com menos de cinquenta por cento do cabelo longo na cabeça. O que caiu está crescendo. Já fiz dois cortes, mas não tenho coragem de fazer o BC. Tem dias que choro ao me olhar no espelho, só estou usando o cabelo preso. Ninguém imagina como ele está. O cabelo que caiu já está com cerca de oito centímetros. Estou seguindo várias dicas de hidratação, nutrição e restauração. Me ajudou muito ler os posts e saber que não sou a unica a ter o medo do corte estou cortando aos poucos e me preparando para fazer o BC. Sempre tento pensar que o pior já passou. Que meu cabelo voltou a nascer e mais alguns meses tudo que passei será esquecido. Vocês são uns amores!!!

Izabel, em primeiro lugar meu abraço forte em você!
Sou mãe de dois e sei bem o quanto é difícil essa fase pós parto, queda de cabelo, puerpério. A gente é virada do avesso e só quem passa por isso entende a loucura que é.

Espero que você esteja se dando melhor com o seu cabelo, conseguindo cortar. Cabelo curto é lindo também! Uso e adoro!

Força pra você!

[…]  “Transição capilar “apesar de muitas meninas acharem, não é um bicho de sete cabeças.Talvez seja de duas. Brincadeiras à parte,muitas mulheres estão tomando coragem de voltar o cabelo ao natural depois de ter usado químicas como progressivas, relaxamentos e ter vivido  em função das famosas chapinhas . […]

Responder

Ingrid dos Santos Ferreira

<3

Bom dia,
Meu cabelo possuía tanto a raiz como o resto do cabelo ondulado. Depois de um relaxamento mal feito na adolescência onde ele quebrou até a raiz, ele começou a crescer cada vez mais cacheado. A raiz continuou ondulada, no entanto. Isso faz uns 10 anos. Atualmente, procuro mantê-lo curto e até o início desse ano fazia selagem.
O que posso fazer para ajudá-lo a voltar ao estado anterior de ondulado? Ele ainda está em transição? Devo deixá-lo crescer para ver se o fio ondula? Que produtos devo usar?
Att,
Lara Oliveira.

Oii, estou amando esse blog <3
Bom, faz pouco tempo, eu decidi assumir de vez os meus cachos aeeee! Desde criança, eu odiava meu cabelo cacheado, pois era muito volumoso, coisa que eu odiava. E era aquela coisa, sempre quis ter o cabelo liso. Se eu fosse usar ele solto, passava 1 kg de creme, e passava a escova pra ficar com aquele aspecto de "boi lambeu", além de usar ele sempre preso. Aí eu decidi optar por procedimentos químicos, fiz defrisagem gradativa e relaxamento somente uma vez, pois danificou muito o meu hair e me fez odiar ainda mais o meu cabelo (isso em 2013/2014, tinha 13 anos). Daí eu virei escrava, não de química, mas de secador e chapinha. Danifiquei pra c***** o meu cabelo. Mas recentemente resolvi aceitar o meu cabelo do jeito que é e me parece que estou gostando dele assim: natural, cheio dos cachos. Eu sempre me perguntava e a minha mãe também o porquê de eu ter nascido com o cabelo "ruim", mal sabia eu que meu cabelo não era ruim, era eu que me sucumbia ao padrão de que cabelo bonito, tem que ser liso, coisa que hoje eu discordo TOTALMENTE. Além de me aceitar cacheada, estou aprendendo a cuidar mais do meu cabelo, o que eu acho ótimo rsrs <3

Gente usava relaxamento desde de pequena por causa da minha mãe ela estragou completamente meu cabelo com minha tia que era cabeleireira e então cortarão e alisaram ele resolvi deixar ele voltar ao normal estou desde novembro do ano passado, sem usar nem uma química, a minha mãe me disse que meu cabelo era cacheado daqueles cachinhos bem fininhos, mas eu não lembro de como era meu cabelo, só lembro que ele era bem volumoso e muito grande, queria pedir a ajuda de vocês, pois estou a nove meses na transição e meu cabelo estar muito ressecado, eu não cortei ele todo estou cortando aos pouquinhos, e a raiz dele já da pra ver um pouco os cachinhos.
o que eu faço pra ele melhorar e sair logo desse ressecamento? Quero muito saber que tipo é o meu cabelo estou ansiosa.

Olá. Eu tenho 16 anos, e tenho 6 anos ou mais, alisando meu cabelo com escova progressiva. Não quero mais o desgaste de ter que ficar toda semana pranchando, de nn me sentir bem, enfim ele agr ta na altura do final das costas e eu quero fzr bc. Eu tinha cachos lindos antes e algumas pessoas dizem que mesmo se eu fizer o bc, eles não vão voltar. É verdade???
Espero mt que me responda, abraços.

Estou em transição pela segunda vez, por dois motivos, depois da primeira transição comecei a relaxar os cabelos para soltar os cachos, e depois de 3 anos, fui num salão fazer uma hidratação e a pessoa alisou os cachos que eu tinha. Agora pela segunda vez em transição eu me decidi a passar por ela sem nenhuma química, será diferente e sei que vou me surpreender, pois saberei como meu cabelo é realmente. Estou a 4 meses sem relaxar e 1 mês sem botox/progressiva. O Cacheia tem me ajudado muito… Obrigada!!!

nunca alisei o cabelo só fazia chapinha de vez em quando preciso passar pela transição meu cabelo não cacheia todo se eu passar pela transição ele cacheia ???

Depende de qual é o tipo do seu cacho, a chapinha danifica os fios, mas não alisa permanentemente.
Se os seus fios forem cacheados, vocês poderá recuperá-los.
Dá uma olhada nesse post: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Bjs

Olá fiz último alisamento 21 de junho de 2017
E parei ..
Quero cabelo cacheado
Eu já estou em transição?

Sim :)
Se parou de alisar, já!

Eu faco plástica a anos no meu cabelo, mas queria deixa-lo natural novamente, já tentei fazer a transição uma vez, mas não resisti, eu queria saber se tem como eu cachea-lo de uma forma que fique ao menos parecida com a forma que ele ficaria natural. Tenho medo de começar a transição e não conseguir de novo. Me ajudem por favor!

Oi, Jennifer! Tudo bem?
Olha só, você precisa realmente passar pela transição capilar. O que você pode fazer, além de ir cortando o cabelo aos poucos, é texturizar o cabelo. Veja como aqui: http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/

Beijos!

Oi meninas! Decide para de passar hene e fazer progresssiva, cortei o cabelo bem curto para tirar tudo isso q usei durante anos quero cachear meu cabelo me ajudem com dicas. Acho q meu cabelo é ondulado, o q faço para iniciar essa transiçao

Ainda ñ usei, vou usar na minha mãe cabelos hiper lisos.

Olá,amei o blog mas tenho uma dúvida.. meu cabelo era 2c/3a,Só que eu queria ele branco e fiz inúmeras descolorações,botox e progressiva umas 2 vezes,com isso ele alisou total,se eu só fizer cronograma ele volta os cachos ou preciso cortar ? Obg

Oi Karol, se houve um alisamento o cronograma capilar vai te auxiliar na maleabilidade, na resistência e no brilho dos cabelos, mas para eliminar definitivamente partes onde houve mudança estrutural e ter apenas o cabelo natural só por meio do corte mesmo. Pensa com calma e faça o corte quando se sentir bem e preparada, algumas pessoas optam por fazer isso gradualmente, então o processo fica bem mais leve :)

Leave a Comment