Vapor de ozônio no cabelo: conheça os benefícios

vapor de ozonio, imagem ilustrativa com mulher lavando os cabelos em salão de beleza

O vapor de ozônio é um recurso terapêutico vastamente utilizado pela Estética para cuidados faciais e corporais. O equipamento também está ganhando espaço nos salões de beleza e oferece muitos benefícios para os cabelos. Conheça agora alguns deles.

Como funciona?

O funcionamento é relativamente simples: o aparelho de vapor de ozônio possui um reservatório de água que vai esquentando até alcançar a fase de ebulição e liberar vapor. O vapor d’água por si só já oferece alguns benefícios como maciez e umectação para a pele e os cabelos. Depois que o aparelho já estiver liberando o vapor d’água é possível acionar o circuito gerador de ozônio (O3).

Vapor do ozônio, imagem @todaraiz

O equipamento deve ser manuseado por um profissional que vai orientar o posicionamento da cliente de acordo com distanciamento ideal do aparelho (pelo menos 25cm), além de determinar qual será o tempo de duração do tratamento.

Benefícios do vapor de ozônio para os cabelos cacheados, crespos e ondulados

O vapor de ozônio promove a sudorese, facilitando a eliminação de toxinas. Possui ainda propriedades bactericidas e fungicidas, por isso é uma ótima maneira de cuidar do equilíbrio da microbiota do couro cabeludo e controlar algumas patologias como a caspa, sabidamente causada pelo fungo Malassezia.

A associação com óleos essenciais por meio da Aromaterapia também traz ótimos benefícios para o relaxamento e o bem-estar. Enfim, sua utilização em conjunto com a massagem craniana pode auxiliar nas terapias para crescimento capilar. Seu efeito térmico estimula a vasodilatação periférica e a massagem estimula a circulação local.

Nos fios, ele deixa um aspecto rejuvenescido e um brilho incomparável. Além disso, essa tecnologia auxilia na permeação de ativos cosméticos, sendo um aliado para potencializar os tratamentos capilares. Assim, nos cabelos crespos, cacheados e ondulados o vapor de ozônio favorece o controle de frizz e auxilia na retenção de hidratação.

Tratamento para cabelos cacheados potencializado com vapor de ozônio. Imagem @todaraiz

E aí, você já fez algum tratamento com vapor de ozônio? Conte pra gente o que achou!

Referências biliográficas

BRAZ, Carlos Eduardo Cúrcio et al. Aplicação do alta frequência e do vapor de ozônio no fungo Malassezia spp. Amazônia: Science & Health, v. 2, n. 2, p. 29-34, 2014.

MAIA, Maria Eduarda Nogueira da Cruz. Análise da qualidade da água na eficácia do vapor de ozônio na estética facial. 2017.

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Leave a Comment