Maisena nos cabelos, pode?

Maisena nos cabelos, pode?

Essa receitinha caseira com maisena é do tempo da vovó! É conhecida também como “touca de gesso”, e lá pros anos 40-60, era usada pelas meninas que queriam fios mais lisos. Fiquei surpreendida com os resultados quando utilizei esse ingrediente, e desde então, a maisena tornou-se minha meu ingrediente preferido para hidratações caseiras. É gatinhas, eu sou fã da sabedoria popular.

Quando utilizado corretamente, o amido de milho tem o poder de reduzir o volume, hidratar, e trazer uma maciez incrível pro cabelo. Podem ficar tranquilas que ninguém vai perder os cachinhos…  Após muita pesquisa, muitos testes e muitas cagadas, eu descobri a maneira certa de usar a maisena.

Não é uma fórmula engessada (sacaram o trocadilho?), vocês podem alterar alguns detalhes caso achem necessidade, e podem acrescentar outros ingredientes hidratantes e emolientes,mas cuidado, o tempo da hidratação no cabelo deve ser rigorosamente respeitado. A máscara de maisena deve ser colocada no dia da hidratação do cronograma capilar. Então, vamos a receita?

Ingredientes

- Shampoo

- 2 colheres (sopa) cheias de máscaras de hidratação

- 1 1/2 xícara de água filtrada.

- 2 colheres (sopa) de maisena.

- 1 colher (sopa) de açúcar (A minha recomendação é que você acrescente esse ingrediente à máscara apenas uma vez por mês, pois o açúcar afina os fios. Observe como seu cabelo reage ao tratamento com o açúcar).

- 1 colher (sobremesa) de glicerina líquida (ou bepantol)

- 1 ampola de vitamina E (opcional)

- Toalha úmida

 

Modo de Preparo

- Lave bem os cabelos com o shampoo e escorra o excesso de água com auxílio de uma toalha seca. Não seque os fios com o secador.

- Misture bem o amido de milho na água fria.

- Coloque essa mistura em uma panela, e leve ao fogão em fogo baixo, mexendo sempre. Quando engrossar e atingir a consistência de um mingau, desligue. A minha experiência ensinou-me que misturar o açúcar direto na panela torna o mingau muito viscoso e difícil de aplicar nos fios. Não recomendo que façam isso.

- Espere 5 minutos até que o mingau esfrie um pouco, mas ainda esteja quente. Acrescente o açúcar, a glicerina, a vitamina e a máscara de hidratação. Misture novamente.

hidratacao de maisena

O resultado final deverá ser parecido com este.

- Divida o cabelo ainda úmido em mechas e aplique a máscara caseira desde a raiz. Penteie essas mechas com o produto já aplicado, levando o produto da raiz até as pontas. Utilize a máscara com bastante abundância.

- Ao terminar de enluvar todos os fios com a máscara, envolva os cabelos com uma toalha úmida. Eu observei que todas as hidratações são potencializadas quando eu faço isto, e moças, isso é dispensável apenas quando a umidade relativa do ar estiver superior a 70%.  Por via das dúvidas, eu sempre coloco a toalha bem molhada em volta dos fios.

Tempo do produto no cabelo: 30 minutos a 2 horas.

Sobre essa questão do tempo de ação da  máscara: É RELATIVO! Depende do seu cabelo e dos objetivos. Se você deseja pouca redução de volume, deixe meia hora. Se deseja redução drástica, deixe 2 horas. Conheçam o cabelo de vocês.  Se você deixar de 6 horas a 8 horas, seu cabelo alisará, dependendo do tipo dele. Após deixar que a gororoba aja no cabelo, enxague os fios APENAS com água. Confiem em mim, o cabelo não vai ficar sujo porque não há nenhum componente insolúvel em água. Isso é de extrema importância mocinhas, se vocês usarem shampoos com sulfatos, vocês vão jogar toda a hidratação fora! Então apenas enxaguem com muita água e selem com o condicionador. E prontinho!

Para as moças que estão grávidas, ou para as transitetes que estão com uma dificuldade enorme de “abaixar” a raiz, a maisena é a resposta natural para todos os problemas de vocês! Eu uso todas as semanas e consigo igualar bastante a diferença entre o comprimento e a raiz cacheada. O efeito não é definitivo (ainda bem, não queremos perder nossos cachos, não é?), mas o auxílio é gigantesco nessa fase. Pra quem não está na transição, essa hidratação é também muito poderosa: além de reduzir o volume, muitas cacheadas notaram extra brilho e definição de cachos.

Então é isso, gatinhas, usem e abusem do meu segredo de ouro. Qualquer dúvida, me perguntem nos comentários que terei o maior prazer em respondê-las.

Abraços e muitos  beijos,


Escrito por Raysa França

Raysa, 18 anos. Ama falar de si mesma na terceira pessoa. Gosta de desenhos animados. No momento está em transição capilar. Tem preconceitos. Tem muitos planos futuros. E adora cozinhar.

33 Comments

    1. Raysa França

      Daniela, fico muito feliz que gostou! Sim sim, o condicionador deve ser usado após todos os tratamentos. Quando terminar de enxaguar a “gororoba” do cabelo, passa o condicionador para selar a hidratação dentro dos fios! E depois me conta os resultados. Bjos.

    1. Raysa França

      Oi Gabriela, tudo bem? Que bom que vc curtiu o post. Eu vou procurar pra você na internet opções que vendam na França – sem petrolatos – para você fazer a hidratação e respondo o mais rápido possível! Bjos

  1. Ana Grava

    Olá.. adorei sua dica, quero mto fazer.. mas fikei em duvida em relação ao shampoo e a mascara..
    Posso fazer com qualquer mascara da pantene, da wella e etc..?
    O shampoo pode ser qualquer um, ou tem q ser um da lista como o pós progressiva da Bio??
    Obrigada.. bju

    1. Raysa França

      Oi linda, tudo bem? Depois que vc fizer a hidratação, eu indico que não lave com o shampoo pois você joga TUDO fora, aí não adianta. Enxagua com bastante água e usa o condicionador depois que já resolve. Bjs

  2. Pingback: Dicas para economizar seus produtos | Cacheia!

  3. Pingback: Definição capilar: receitas caseiras | Cacheia!

  4. Pingback: Receita de nutrição: leite de coco e creme de leite | Cacheia!

  5. Pingback: Como abaixar e disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas | Cacheia!

  6. eliana

    O açúcar afina os fios? E o mel? Ñ devo substituir, qudo ñ tenho, o mel por açúcar? Por exemplo, no mês passado usei mel e este mês tô usando açúcar mascavo. Vou testar esta receita!!!!

      1. eliana

        Ok, Ana
        Estava usando o açúcar mascavo nas hidratações mas vou usar menos e continuar com o mel mesmo. Pelo que li, o mel é muito bom p/ os cabelos. O açúcar mascavo tb mas vou usar menos até porque ele ñ se dissolve totalmente e por isso pode esfoliar muito os fios.
        Obrigada por responder =)

      1. Mariana Boaretto

        Oi, Carla!
        Complementando o que a Ana falou, particularmente, nunca testei o mel nessa receita, mas sempre o uso em outras (e nunca uso açúcar). Acho que o mel dá um brilho lindo no cabelo e sinto que eles ficam mais “selados’ também :)

  7. Desireé

    Olá, meninas!
    Pinto o cabelo de vermelho e gostaria de saber se essa receita causa alguma interferência na coloração. Devo fazer antes de pintar ou posso fazer depois da tintura mesmo?

    1. ana

      Oi Desireé! (amei seu nome hahaha)
      Bom, meu cabelo é virgem. Mas a Ster daqui do blog pinta o cabelo de ruivo também e não teve problemas com a hidratação não, viu? Pode ficar tranquila!

      Beijos

  8. Mía F

    Tem problema se for feito com açúcar mascavo ao invés de açúcar normal? E no meu caso eu fiz, mas sobrou muuuuito! O que eu faço, posso guardar e usar depois? tipo no dia seguinte?

  9. Mía F

    Amei e amei! Fiz a hidratação com o açúcar mascavo como falei e deixei uma hora. Meu cabelo é tipo 3a e díficilmente consigo uns cachinhos definidos. Fiz a hidratação no período da noite e de cara ja notei muito brilho(meu cabelo estava muito opaco, agora está bem melhor) e ele ficou bem macio. Porém ele estava um pouco liso. Fui dormir com o cabelo molhado pois tinha que acordar no outro dia cedo infelizmente e quando acordei ele estava com cachinhos iguais de babyliss e eu não fiz nada, apenas deitei e dormi com ele molhado! Os cachinhos ficaram com frizz, acho que pelo travesseiro, mas ficaram lindos e pra mim que nunca tem cachinhos definidos, isso foi maravilhoso!

  10. Desireé

    Oi, Ana!
    Muito obrigada!
    O nome doi escolha da minha mãe. Eu gosto também, mesmo tendo passado uma vida inteira tendo que soletrar. rsrsrs
    Vou experimentar sem medo agora e relatar pra vocês a minha experiência :)

  11. karolina da costa de araujo

    amei a dica,vou testar.. estou aprendendo a gostar dos meus cachos e ter blogs assim me estimula e auxilia a não alisar eles :). o blog é muito bom ;) Parabéns!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


6 + 5 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>