5 Dicas para cuidar do cabelo crespo/ cacheado no inverno

  • Home
  • Dicas
  • 5 Dicas para cuidar do cabelo crespo/ cacheado no inverno

Se no verão sofremos com a transpiração e a vontade de lavar o cabelo toda hora, no inverno sofremos com o ressecamento, falta de brilho, caspa e fios quebradiços. Sem contar a preguiça de lavar o cabelo e sair com ele molhado. Então, separei algumas dicas que eu aprendi e tento usar no meu dia-a-dia. Bora lá?

 1. Lavagem

Já sabemos que lavar o cabelo todo dia tira a oleosidade natural do cabelo crespo, certo?  Aproveite o tempinho frio e estabeleça a rotina de lavar o cabelo quando achar necessário, podendo variar de 1 dia sim outro não (para quem têm os fios mais oleosos – geralmente cachos tipos 2 até 3b) ou a cada 2, 3, 4, 5 dias. Algumas meninas  conseguem ficar até uma semana sem lavar o cabelo e ele continua LIMPO e bonito (cachos tipo 4, geralmente).

Obs: Saiba aqui o tipo de cacho que você tem!

Dica: Experimente e veja de quanto em quanto tempo você sente a necessidade de lavá-lo porque ele está sujo (sujo é uma coisa bagunçado é outra).  Você precisa entender os sinais que o seu cabelo te dá e, acredite, ele te dá!

Dica #2: Lavar o cabelo é uma das coisas que mais o ressecam, mas existem algumas dicas básicas para não prejudicar tanto os fios nesse momento. Quer saber mais? Confira o post “Como lavar os cabelos corretamente“, da Lari.

2. Temperatura da água

Aquele puta frio e você, óbvio, colocou o chuveiro no modo quente extra-blaster-queimando. Pois então, aí vem as más notícias: não há cabelo – nem pele – que resista a isso! Ressecamento na certa! Para piorar, “a água quente faz com que essas escamas fiquem abertas e, por isso, não refletem a luz do dia”, disse Gennaro Preite para o Minha Vida, e assim perdemos o brilho do cabelo!

Dica: Coloque a água em uma temperatura morna/quente aceitável e não deixe a água ficar batendo no cabelo enquanto você toma banho. Se você for muito corajosa – não é o meu caso – use água fria para lavar o cabelo (nem que for no tanque) para não agredir tanto seus cachos.

3. Cronograma Capilar

Cumprir o cronograma capilar à risca é uma das tarefas mais difíceis dessa vida pelo simples motivo que temos uma vida além do cabelo. Então, bora simplificar para não ficar entrando e saindo toda hora do chuveiro!

Dica #1: Faça hidratações rápidas com ampolas e máscaras de 3 minutos. Se quiser, você pode acrescentar óleos, frutas, bepantol ou qualquer outra coisa que você goste, para potencializar o resultado.

Dica #2: Faça umectação! Além de deixar os cachos lindos e definidos, você pode fazer antes de dormir e enxaguar no dia seguinte (meio desconfortável, na minha opinião, mas otimiza completamente o tempo e o resultado é incrível!) ou fazer alguns minutos antes de lavar o cabelo (a partir de uns 10 minutos já dá resultado para mim). Assim, você não tem que entrar e sair do banho!

Resultado de umectação noturna no cabelo

Dica #3: Se o frio estiver judiando muito seu cabelo, não exite em fazer uma reconstrução! Uma por mês ou, no máximo, 1 a cada 15 dias, mas do que isso dá efeito contrário!

Observação importante: É óbvio que uma hidratação de banho não terá o mesmo resultado de uma que colocamos touca e ficamos 30 minutos, mas você não precisa fazer isso em toda lavagem!

4. Day After

Day after old, but very gold <3

Você vai lavar menos o cabelo, então, precisará ter bons days after. Respira, não é impossível! Dá uma olhadinha no post que eu fiz “Day After: dicas para manter os cachos lindos no dia seguinte!” e seja feliz!

5. Secar, secar e secar de novo!

Aí você acorda, lava o cabelo, hidrata e finaliza, mas não seca o cabelo e sai bela, formosa e com o cabelo molhado pela rua. Não pode! E não só porque você vai pegar um baita resfriado, mas também porque, no inverno, a água que fica no cabelo se solidifica facilitando a quebra da fibra capilar e gerando mais frizz.

Dica #1: Seque o cabelo com um tecido de fibra de algodão cru ou 100%, tipo uma camiseta velha (a toalha gera mais frizz!). Você pode tirar a umidade apertando o cachos, não esfregando, e fazer o plopping, enquanto se arruma, para secar o cabelo.

Como fazer o plopping? (O vídeo é da gringa, mas bem fácil de entender. Prometo que vou tomar vergonha na cara e começar a gravar para facilitar)

Dica #2: Use secador com difusor não muito quente e quando terminar dê um jato com o ar frio para dar mais brilho e tirar o frizz.

Dica #3: Secar com secador e a mão como se fosse um difusor. Essa dica é da Fernanda Chaves (sou fã!)

E aí, meninas(0s), gostaram? Você já faz alguma das dicas citadas?

Conta pra gente!

 

Beijos, Mari ;)

Mariana

Mariana Boaretto, 27 anos, paulistana. Mãe-coruja do Lorenzo e da Giovana, formada em Comunicação e cursando MBA em Marketing. Descobriu sua paixão pelos cachos há 6 anos e adora compartilhar dicas de cuidados, aceitação e empoderamento feminino.







comments

Comentários

[…] para fazer hidratações e nutrições rápidas durante o banho, como contei no post “5 Dicas para cuidar do cabelo crespo/cacheado no inverno“, mas só faço uma das etapas com receita caseira, touca e 30 minutos esperando quando sinto […]

Eu tenho uma dúvida. Na dica 1, quando vc diz lavar, é lavar com shampoo certo? Porque eu moro no Nordeste, aqui não existe inverno, e quando tá muito quente eu chego a lavar o cabelo todo dia, mas lavo só com água dando uma esfregadinha no couro ou faço co-wash. Tenho dúvidas se isso faz mal.

Keilla o que ela estava tentando dizer é que não é necessário lavar os cabelos todos os dias com produtos, molhar só com água pode, é recomendável aprender a fazer “revitalizações” para ter Day Afters evitando ressecar o cabelo assim. Co-wash não faz mal, é menos agressivo do que usar shampoo todos os dias, porém deve se tomar cuidados para que os outros produtos não possuam parafina líquina e silicones insolúveis em água.

Mari, umectação noturna não tenho certeza se é uma boa opção pois dormir com cabelos molhados pode gerar fungos e apodrecer a raiz! E secar o secar em contato com os fios pode queima-los. Acho arriscado seguir essas duas dicas!

Olá,
Está bem difícil manter os cachos bem cuidados no inverno mesmo. Eu normalmente lavo o cabelo de manhã, mas está muito frio para sair com ele úmido, porque mesmo usando secador, ele fica úmido.
Estou então lavando a noite e está complicado, meu cabelo não seca nunca. Eu faço plopping e mesmo assim preciso do secador e mesmo assim não fica seco, tenho dormido com ele meio úmido, nesses dias de muito frio. Não gosto, mas não tem jeito, meu cabelo precisa de no mínimo umas oito horas para secar completamente. O bom é que esses dias de muito frio não são muitos, se saí um solzinho eu procuro lavar nesses dias.
Quanto à temperatura do chuveiro, no final eu tento enxaguar com a água um pouco mais fria e evito mesmo ficar embaixo do chuveiro. Ah, e tento ser o mais breve possível.
Fabiana

Oi, Fabiana! Tudo bem?
Acho que tem sido complicado para todas, né? Embora eu não lave o cabelo todos os dias (e te aconselho a também não lavar para não ressecá-lo),também tenho essa dificuldade de secar porque preciso acordar mais cedo para secá-lo com secador e nem sempre consigo. Porém, meu cabelo seca super rápido, meu problema é o jeito que ele seca se eu saio com ele muito molhado.

Agora, temperatura do chuveiro é a parte mais difícil pra mim. Tem dia que nem enxaguar com água um pouco mais fria eu consigo. rs

Muito obrigada por sua participação e dicas, tenho certeza que irão ajudar outras meninas.

Um beijo!

Gente a dois meses estou em transição e passei a lavar mais meu cabelo, tipo três vezes por semana, para seguir o cronograma capilar. A princípio estava toda animada e tava saindo com cabelo molhado, e detalhe, de moto pois a utilizado diariamente, logo o resultado foi uma bela sinusite, a qual já fazia um bom tempo que não tinha. O médico me falou que sempre devo secar o cabelo, independente se eh inverno ou verão, pra evitar o choque térmico, então estou secando. Geralmente seco com o secador e a mão mas tenho uma dúvida, como estou lavando o cabelo no mínimo três vezes por semana consequentemente seco o cabelo três vezes tbm, então gostaria de saber se isto vai prejudicar mto meus fios.

Oi, Juliana!
Primeiramente, você não precisa lavar o cabelo 3 vezes por semana para seguir o cronograma. Se você não sentir necessidade de lavar, não lave. É até melhor porque lavar o cabelo resseca os fios cacheados.
Sobre secar o cabelo com secador, sim, o calor sempre resseca um pouco os fios. Aconselho você a lavar bem antes de sair e tirar a umidade com um tecido de pano, amassando os cachos. Ai você não precisa usar o secador toda hora.
Outra coisa, não sei como você está seguindo o cronograma capilar, mas acho válido ressaltar para você tomar cuidado com a reconstrução capilar, ela só pode ser feita duas vezes por mês, ok?

Qualquer dúvida, estou por aqui!
Beijos

[…] Leia também: 5 dicas para cuidar do cabelo crespo/cacheado no inverno  […]

Oi Mariana adorei as dicas mas fiquei com uma dúvida: o plopping é feito depois de ja termos finalizado o cabelo com cremes, certo? Obrigada

Oi, Carol!

Sim, primeiro finaliza com cremes depois faz um plopping. Talvez depois você sinta necessidade de passar mais alguma coisinha e, claro, dar uma ajeitada no cabelo, levantar a raiz e tal.

Qualquer dúvida, estou por aqui :)

Bjs

Realmente secar com a camisa do jeito que está no vídeo da um efeito muito bom , principalmente pra quem esta na transição e precisa de uma força rs

Verdade, Mara ;)

OLA MEU CABELO, E CRESPO, E FICA ARMADO DO MEIO PRA PONTA, ELE E MUITO RESSECADO, E COM MUITA CASPA NA PARTE DA FRENTE, QUAL O TIPO DE TRATAMENTO, E INDICADO, E COMO FAÇO PARA DEIXA ARMADO NA PARTE DE CIMA?

Gente, socorro. tenho cabelo 3a com 3b lavo meu cabelo diariamente, no verão ele fica bonito, mas nesse inverno não tem santo que colabora. Vou descrever minha rotina pra vcs me ajudarem pq não to dando conta.
acordo as 6 da manhã pra sair no máximo as 7hs de casa, e essa 1hs não é suficiente pra deixar o cabelo lindo(tempo curto p/ tomar banho, arrumar,tomar café etc), lavo ele nesse inverno de segunda a sexta na água morna (fim de semana eu lavo na água fria mesmo)(o que colabora muito para ele ficar espigado e com friz); saio de casa com ele ainda molhado. não sigo cronograma a risca devido o tempo, chego em casa quase meia noite. a unica coisa que me resta a fazer depois de chegar em casa Nesse horário é a umectação. Acabo lavando diariamente pois ele sempre acorda bagunçado mesmo dormindo com ele em forma de abacaxi, day after nunca me surgiu efeito positivo…

ME AJUDEM POR FAVOR


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.