Duas texturas depois da transição capilar?

Quem usou durante muito tempo o cabelo escovado, pranchado ou alisado pode ter se acostumado à uniformidade dos fios. Através da exposição ao calor da prancha ou do uso de produtos químicos, os fios podem adquirir uma forma mais retinha e bem lisa. Mas aí, quando entramos em transição essa estrutura alisada começa a dar espaço para o crescimento do cabelo natural.

mudança transiçao capilarNa fase de transição capilar a presença das duas texturas capilares é um verdadeiro desafio já que a raiz costuma ficar “inchada”, em função do volume do cabelo natural que destoa dos fios alisados.

Veja também: Como sobreviver à transição capilar?

Mas e depois da transição? Como explicar a presença de duas texturas (ou mais)? Todos os dias recebemos no inbox do Facebook perguntas como essas:

“Cacheia, meu cabelo é cacheado na frente mas não define atrás. Já passei pela transição capilar”.

“Meus cachos são muito grandes atrás e bem pequenos na frente, isso é normal?

“Preciso de ajuda, meu cabelo é todo diferente, não sei qual é meu tipo de cacho”

Para responder tudo isso, preciso contar uma historinha.

Recentemente, algumas técnicas americanas de cuidados com cabelos cacheados e crespos começaram a ganhar força Brasil. Termos como Big chop, Day after, Co-wash, Low Poo, No Poo, etc; já circulam em vários grupos do Facebook, embora muita gente ainda não saiba do que se trata.

A preocupação com os cuidados específicos para cada tipo de fio contribuiu pra que uma sistematização também fosse adotada: uma divisão de cada cabelo por tipo: do 1 ao 4C. No tipo 1 estão os cabelos lisos, no tipo 2 estão os ondulados e suas variações, no tipo 3 estão os cacheados e suas variações e no tipo 4 os crespos e suas variações. Cada um desses grupos possui características e necessidades diferentes e essa seria a maior utilidade de saber qual é o seu tipo (predominante) de fio.

tipos de cachos

Veja também: Tipos de cacho – como identificar o seu + dicas

Conforme essa divisão, meu tipo de cabelo por exemplo é o 4A e isso significa que ele forma cachos pequenos e fechadinhos. Isso na teoria. Na prática, a maior parte do meu cabelo forma sim esses cachos pequenos mas existem regiões que não formam cachos naturalmente e regiões com cachos um pouco maiores.

Como costumamos dizer aqui no Cacheia: cada cabelo é um universo inteiro, por isso não se preocupe se seu cabelo não se encaixa 100% nessas sistematizações. É possível sim, ter cachos maiores na frente e cachos pequenos atrás. Ter cachinhos pequenos na maior parte e nenhum cacho no topo da cabeça. É possível sim, que seu cabelo seja a mistura de mais de um tipo de cacho.

Uma pessoa adulta tem mais ou menos 150.000 fios de cabelo. Já imaginou se você for se preocupar em que grupo se encaixa cada um deles?(!) Sem contar que pelo menos 100 deles caem todos os dias. Don’t worry. Be happy.

Ainda sobre a diferença de texturas depois da transição capilar, é preciso lembrar que alguns processos químicos como descolorações e colorações podem alterar o aspecto dos fios. Quando descolori pela primeira vez notei que os cachos ficaram um pouco mais abertos e pareciam mais longos que os demais. Com o tempo (algumas nutrições e reconstruções depois) eles voltaram ao normal. Mas mesmo se você não se submeter a nenhum processo químico, saiba que seus fios não vão ser sempre os mesmos.

Os fatores hormonais também interferem na aparência dos nossos cabelos. Mulheres grávidas por exemplo, podem experimentar uma mudança bem grande na textura dos fios: cachos que eram mais fechados ficam mais abertos. Algumas mulheres notam que os cachos crescem mais rápido durante a gravidez. Em compensação, no período pós-parto os fios podem cair mais. Numa fase da vida você está saudável e se alimentando super bem. Numa outra fase está super para baixo e já não cuida tanto da saúde.

Aos 18 seus cachos podem ser super volumosos, aos 50 ou 60 eles podem ficar mais fininhos. É assim que funciona. Nós passamos por várias fases na vida e nosso corpo muda junto. Segue abaixo algumas sugestões para as cinco dúvidas mais comuns que recebemos sobre a diferença de texturas :)

1. Fiz o big chop mas meu cabelo ainda tem muitas partes lisas

O big chop ou “grande corte” é feito para retirar todas as partes alisadas do cabelo e deixar apenas o cabelo natural. Mas muitas mulheres ficam mais receosas e costumam fazer um “semi” big chop, preservando parte do comprimento dos fios e deixando uma franja lisa por exemplo. Eu mesma cheguei a fazer isso e deixei o cabelo joãozinho atrás e com uma franja grande na frente (ficou legal não gente rs). Dois meses depois cortei o resto. Se você fez o big chop e ainda tem duas texturas: metade lisa, metade cacheada/crespa, então provavelmente restam fios que ainda precisam ser cortados. A solução para esse problema é bem simples: espere o cabelo crescer mais um pouquinho e corte as partes alisadas que ainda restam.

2. Meu cabelo tem cachos de tamanhos muito diferentes dependendo da região. Tenho dificuldade para finalizá-lo.

Se a diferença dos cachos for realmente significativa, experimente finalizar os fios de formas diferentes, tendo em mente a estrutura de cada área. Se a área da frente tiver cachos mais definidos por exemplo, e você quiser definir a parte de trás também, experimente fazer uma fitagem só atrás. Existem vários modos de finalizar o cabelo e você pode ir testando: pentear com os dedos e amassar de baixo para cima, fazer fitagem, fazer “dedoliss” (fazer cachinhos com os dedos), plopping, etc. Além disso, você pode usar produtos ativadores de cacho ou optar por opções naturais como o gel de linhaça.

3. Meu cabelo é crespo e forma cachos pequenos na frente mas atrás não define e é mais seco

Meu cabelo é assim também e o de várias outras mulheres :) Se você quiser, pode caprichar no ativador de cachos nessa região e pentear com os dedos. Se não funcionar, faça cachinhos com os dedos e separe-os depois que estiverem secos (separar os cachinhos cria uma aparência mais natural). Em geral, o que faço é pentear com os dedos e secar com difusor. Mas acho que meu maior conselho sobre isso é: desencane um pouquinho. Deixa seu cabelo ser seu cabelo :)

Se os fios estão um pouco mais secos, experimente usar um pouquinho de óleo vegetal para finalizar os fios. O óleo de coco extra-virgem é meu companheirinho de todas as horas <3 Outra solução bacana para fios mais secos é fazer uma umectação 2 vezes por mês. Se você não gostar de umectação, utilize máscaras com manteigas e óleos vegetais.

Veja lá no nosso post de cronograma capilar algumas sugestões de máscaras para nutrição e saiba mais sobre o assunto.

4. Meu cabelo é mais liso na raiz e ondulado nas pontas. Como posso fazer para estimular mais os cachos?

A Ray fez uma postagem especificamente sobre esse assunto aqui no blog, indicando várias técnicas legais. Confira lá: Como deixar o cabelo ondulado mais definido.

5. Meu cabelo era bem cacheado na raiz mas agora a raiz está esticando um pouco. Como posso fazer para a minha raiz ficar cacheada?

Quem possui cabelos crespos consegue notar que os fios nascem bem enroladinhos desde a raiz. Isso não acontece necessariamente com cabelos cacheados e ondulados. Quando o cabelo cacheado está mais curto ou médio, pode ficar com a raiz bem cacheada. Conforme os fios crescem, ganham peso e a raiz parece “esticada”, mas é completamente normal. Isso acontece principalmente com quem possui cachos do tipo 3A e 3B. Trata-se de uma característica natural, tente não se preocupar com isso :)

Ainda possui dúvidas sobre o assunto? Envie nos comentários.

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Olá,
quando eu nasci (olha como a história já é problema desde o princípio haha), tive a cabeça raspada “de qualquer jeito” sabe?! E no meio da minha cabeça meu cabelo nunca foi liso, ondulado, cacheado, nem crespo, é apenas um nada! É um cabelo terrível desde sempre, e quando comecei a fazer relaxamentos ele quase sempre quebrava todo nessa parte, a chapinha então acabava por destrui-lo. Agora estou em transição e ele volta a crescer horrível como já era. Meu cabelo no geral é um 3B/C. Há algo que pode ser feito pra amenizar?
Obrigada

Oi Daniela! Como assim é um nada? hahha
vá a uma dermatologista e veja se há algo que possa ser feito. Como é só no meio da cabeça, pode ser algo tranquilo de resolver. :)

Meu cabelo tá com duas text. na raiz ta natural (lindo) deve ter um 3 dedos mas o comprimento ta fino e seco guanidizado mas enrolado,dai qnd seca ela armar de uma maneira feia,sem forma,seco…já tentei txt e nada…alguma sugestão.? Não queria cortar mais ele ta no ombro….

Você pode fazer texturizações, Glória: http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/
Beijos!

Eu tinha esse problema (nunca passei pela transição), mais a parte da nunca do meu cabelo n cacheava legal de jeito nenhum, ai eu descobri o low poo, e fiquei maravilhada em ver cachinhos lindo nessa tal parte após 4 semanas de aderência à técnica :3 Adoro vocês!! Bjão

Que legal Fernanda!Low Poo também foi um sucesso no meu cabelo <3

Beijos!

Estou passando pela transição ( fazia permanente ) e é uma delícia sentir meus cachinhos na raiz, pelo o que lembro dele natural é um 3b/c, ele pode crescer de um tipo diferente?

Pode sim, Carine! É totalmente normal :)

oi Maressa estou sem química há 2 anos mas so abandonei escova e chapinha há 4 meses. meu cabelo e 3a, 3b, 3c e cortei quase toda a parte alisada, so ficou a frente mas tem partes q parece uma esponja, nada q eu faca melhora isso sera q e por causa da transição? sera q depois q cortar tudo vai melhorar? vc tem alguma dica pra me ajudar a amenizar isso? desculpe o texto mas são tantas duvidas…
Ah vcs estão de parabéns maravilhoso o trabalho realizado aqui!!!

Oi Vania, tudo bem? O que exatamente você chama de textura de esponja? Um cabelo mais seco? Menos definido? Sem brilho? Áspero? Não sei se entendi bem mas vou compartilhar com você um link sobre “scab hair”, fios que aparecem quando estamos passando pela transição capilar e que por vezes são um pouco secos e formam bastante frizz. É uma situação temporária e que passa com paciência e um pouquinho de cuidado. Nem sempre aquele cabelo que estamos vendo crescer ali durante a transição corresponde ao que será nosso cabelo daqui a 1 ano, já maior sabe?

http://cacheia.com/2015/01/o-scab-hair-existe-o-que-e-e-como-tratar-o-cabelo-pos-bc/

Veja também essas dicas para finalizar o cabelo depois do big chop, já que você já cortou parte dos fios :)

http://cacheia.com/2016/01/finalizando-o-cabelo-depois-do-bc/

Abraços!

oi Maressa então e isso mesmo no meio da cabeça meu cabelo parece ressecado, inchado e sem definição. Espero q mude com o tempo pois e muito complicado pra finalizar…Obrigado pela resposta vou tentar seguir as dicas!

Adorei o post! Meu cabelo a maioria é 3B, mas nas laterais é um 4A, e isso me incomoda muuuito porq pra finalizar é um terror, nunca tenho a possibilidade de jogar de um lado para o outro por fica bem estranho mesmo. Quando era pequena eu nao fazia ideia que meu cabelo era de duas texturas e simplesmente raspei com gilete a parte das laterais ja que era a minoria, achando que ele so era ressecado, pense na mizera desse cabelo crescendo kkkkkkk Enfim, tem hora que simplesmente aceito, fazer o que, mas muitas vezes perco a paciência. Amo a definiçao das minhas laterais 4C! Mas infelizmente ele nao é todo assim.

Gostei muito do post. Tenho essa dificuldade, o meu cabelo é uma mistura de tipo 4b e 4c. Obrigada ^^

Hoje é um dia muito importante para mim. Hoje faz um mês que eu me libertei do uso semanal da chapinha \O/única forma de “alisamento” que o meu cabelo via a quase 10 anos. Hoje é a primeira vez que comento aqui no blog, aliás a primeira vez q comento em um blog, rsrs. Eu conheci o Cacheia através de pesquisas sobre transição a menos de dois meses. Eu costumo dizer q foi o meu cabelo q exigiu de mim uma mudança. Desde q quase fiquei careca pela segunda vez aos 11/12 anos decidi q ñ usaria mais Química p alisar o cabelo. Entao usei metodos como tranças afro, ferro e enfim a chapinha uma vez por semana, todos os dias da minha vida ali por diante (sem o uso de protetor térmico /reparador) pelo fato do meu cabelo ser muito fino, achava q tudo “pesava” os fios, consequência: pontas duplas.Eu me tornei a louca da tesoura p minhas amigas. Cortava, Ponta dupla… e foi assim por quase 10 anos, meu cabelo ñ saia do queixo pq eu sempre cortava. Apesar de curto, sempre chamou muita atenção, pelo corte q eu mesma fazia e pela cor q eu mesma coloria, rs. Minha primeira decisão foi mandar a tesoura pros inferno, depois q eu deixaria a chapinha e depois do Cacheia, que eu seria uma mulher livre das imposições da sociedade e da opinião dos outros, q pra mim, serão sempre os outros. Obrigada meninas pelo trabalho maravilhoso, completo, impecável. Tudo q eu sei sobre a transição, sobre cabelo crespo, sobre o meu cabelo foi através do blog feito com tanto carinho para nós, leitoras, crespas/cacheados e transitentes. PS: baina que sou, já sou fã da Maressa.

Olá, tudo bem? tem um ano que eu fiz relaxamento no meu cabelo, este ano faz 2. Mas o meu cabelo ainda tá horrível! Fiz o BC e ainda continua com algumas pontas lisas. Uns dos meus maiores problemas é textura, ressecamento e o frizz. Em questão da textura: o meu cabelo parece cabelo de borracha, sabe? Sofro com os nós ainda e a parte de cima do cabelo e a franja são um pouco lisas ainda e não cacheia por nada! E já o ressecamento: a parte da frente do meu cabelo (franja) é ressecada demaaaais e parte de trás (o meio do canelo) não cacheia muito e a textura é diferente. Quanto a franja ainda, ela não define e SUPER RESSECADA! Dá vontade até de passar chapinha de raiva haha e nesse mesmo lugar e no meio atrás eu sofro com muitooo frizz! Sabe aqueles aparelhos que geram eletricidade estática que quando você coloca as mãos alguns fios sobem? Então, é quase isso e fica horrível. Outra coisa também é que meu cabelo só fica “bonito” com o creme Seda (cachos comportador e definidos) e quando eu uso outros cremes pesados, parece que eu forcei os cachos e quando uso cremes leves fica pior ainda (cheeio de frizz). Se não me engano, o meu cabelo é do tipo 3A e 3B. Por favor, me ajude!! Não aguento mais! haha Um bj linda :*

Oi Larissa, tudo bem? Vou compartilhar com você alguns links que podem ajudar.

Este aqui é sobre umectação, uma técnica para reduzir o ressecamento através do uso de óleos vegetais:

http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/

Sobre os nós, confira esse post:
http://cacheia.com/2016/02/5-dicas-para-diminuir-os-nos-de-fada/

Veja esse post aqui, tem várias dicas para diminuir o frizz:

http://cacheia.com/2015/12/como-acabar-com-o-frizz-o-guia-definitivo/

Apesar da dicas, acho que a melhor coisa que posso te dizer é: frizz é totalmente normal e não existe um modo de reduzir 100%. Tente conviver com ele da melhor maneira possível :)

Sobre a diferença de texturas depois do big chop, dá uma olhada nesse post aqui, tem várias dicas para finalizar os fios depois do big chop: http://cacheia.com/2016/01/finalizando-o-cabelo-depois-do-bc/

Abraços!

Ah, me desculpem pelos erros de português. Só vi agora haha

Não sei como consegui ficar tanto tempo sem conhecer essa página. Já estava beirando ao desespero com o meu cabelo. Não faço química já tem uns 4 anos, mas SEMPRE fui dependente de chapinha. Em dezembro do ano passado, depois de um encontro de amigos de infância e de ouvir constantes “seu cabelo era LINDO cacheado, deixa ele cacheado, seu cachos são únicos”, decidi tentar abrir mão do liso e deixar meu cabelo respirar. Meu cabelo está acabado, gastos e mais gastos com produtos, passei tantos anos com a chapinha que a parte da frente no meu cabelo simplesmente não quer cachear mais, então estou com a quele típico cabelo em transição, com a frente de uma textura e atras de outra. Por sinal, a parte de traz cacheadinha é LINDA. Não vejo a hora dele todo ficar assim. Mas parece que o cabelo demora a ETERNIDADE pra crescer. Sempre usei cabelo curto e finalmente senti a vontade de ter ele longo, mas em um péssimo momento, em transição. Já estou com 2 meses nesse processo. Está sendo muito difícil, de fato, mexe muito com a auto estima. E me sinto muito só nesse processo, na minha casa todos tem cabelo liso (um dos motivos de trauma na minha infância). Mas estou recebendo muito apoio de amigos, do amor e de outras cacheadas que me ajudam a não desistir.
Continue nos inspirando!

Ola!
Ate meus 12anos minha mãe tentou manter meus cachos com o produto Embelleze Toin Floft :)
Depois disso apliquei Salon Line e assim que surgiu a “milagrosa” progressiva eu fui ser cobaia de algumas cabeleireiras :( …entrei então em uma busca incessante pelo liso perfeito!
Após meu casamento no ano passado meu esposo me convenceu de que os cachos são mais bonitos então entrei em fase de transição a 3meses. Porem ainda é tudo muito novo p mim, não consegui fazer o BC muito menos larga a chapinha …PRECISO DE AJUDA
Encontrei o blog em meio a tantas pesquisa sobre o assunto
Alguém que também passou pela fase de transição disse que eu poderia fazer Botox Capilar para ameniza a situação porem não achei isso correto, gostaria de sabe se é ou não correto isso e quais os impactos nos meus cachos.
Abs …Bjs

Oi Giseli, tudo bem? Vou colar abaixo a resposta para sua pergunta, que é super comum aqui no blog:

Temos recebido várias mensagens de meninas que já no começo da transição e que foram orientadas por profissionais a usar progressivas, selagens, relaxamentos, permanentes, botox etc; para “abaixar o volume”, “soltar os cachos” e “diminuir o frizz”. Como vocês sabem, nós aqui no Cacheia não incentivamos o uso de químicas de transformação. Queremos enfatizar que vocês tem livre arbítrio para escolher aquilo que julgarem mais interessante para o próprio cabelo. Em última instância, não importa o que o blog Cacheia acha, importa o que vai ser legal pra você, certo?

Nosso alerta é apenas para deixar bem claro que esses procedimentos não são de maneira nenhuma algo obrigatório e existem vários outros caminhos. Para passar pela transição vocês não precisam fazer relaxantes, permanentes, fazer encacheamento, botox, selagem, etc. Cuidado, paciência e cortes regulares vão te ajudar a retirar as partes alisadas/relaxadas e voltar ao cabelo naturalcom tranquilidade, sem sustos no cabelo e no bolso. Nossas principais dicas sobre o assunto estão aqui: http://bit.ly/guiatransição

Fiquem atentas, nem todos os profissionais possuem informações para cuidar dos nossos cabelos e alguns deles infelizmente estão bastante preocupados com obtenção de lucro. Várias meninas já chegaram até nós dizendo que tentaram fazer botox/selagem e os fios alisaram. Por causa disso, muitas tiveram de recomeçar a transição ou cortar parte dos cabelos (geralmente as pontas alisadas).

Se você tiver interesse numa dessas técnicas, não se esqueça de perguntar bastante e se certificar que os produtos utilizados não vão alisar os seus fios. Tenha em mente que cada salão acaba adotado produtos diferentes e por isso para algumas meninas pode até dar certo mas para outras o resultado podem ser fios esticados. Não haja por impulso! Tenha certeza de que o salão/o profissional é realmente sério e se possível pesquise sobre o produto que será utilizado. Vá para casa e pense bem, coloque tudo na balança :) Pergunte-se: Por que eu quero fazer essa técnica? Quais resultados eu espero? Existem meios naturais para conseguir um resultado parecido? Eu confio na eficácia desse produto?

Leitura recomendada:

Selagem, botox, cauterização: eles alisam o nosso cabelo? http://bit.ly/1vfvTqG

Olá!

Como você Maressa fiz um corte que deixou a franja lisa.
Eu aderi ao “Chanel de bico” pois esperei um ano e na parte de traz tinha pelo menos um palmo de cabelo virgem e eu tinha esperanças que depois do corte o restante (uns 30% de cabelo) ia magicamente cachear também, comprei linha para cachos da Lola etc mas mágicas não acontecem :(
E agora minha rotina é acordar as 5 da manhã para dar tempo de passar babyliss na parte lisa e borrifar ativador de cachos atrás, confesso que isso ta me fazendo pensar em me entregar para a chapinha novamente só pra ter mais 30min de sono.
Ainda não me dei bem com a texturização, sempre fica estranho e meio sem forma.

Obrigada pela ajuda de vocês, trabalho impecável!

Pois é Mayara, infelizmente as partes lisas não cacheiam “magicamente”, o máximo que conseguimos é ondular. Se seu cabelo é naturalmente cacheado, a única coisa a fazer é cortar todas as partes alisadas, mas faça isso no seu tempo :) Se você ainda não se deu bem com as texturizações, experimente fazer tranças ou penteados semipresos. Mas óh: procure se desprender um pouco dessa ideia de cabelo 100% definido, isso vai te deixar muito mais leve para passar pela transição.

Abraços!

Obrigada pela dica! Acho que desencanar ja vai ajudar muito mesmo, e quem sabe deposi de uns 2 meses mais eu vá para um BC efetivo :) Beijas!

Olá meninas!

Eu decidi deixar o meu cabelo natural e deixar de fazer alisados. Eu antes fazia alisado ‘africano’, que é com químicos muito fortes e que me estragavam o cabelo. O últimos que fiz, fiz à base de keratina, na mesma ajuda a alisar o meu cabelo mas hidratou imenso.

Não se se, durante a transição, se aconselham alisado de keratina (sem formol), de modo a hidratar o cabelo e a regenerar o fio. Sei que alisa um pouco sempre mas sempre ajuda a manter o cabelo saudável. Não sei se aconselham no entanto,

O meu cabelo natural é um 4A.

Beijos, desde Barcelona :)

Oi Verónica, tudo bem? Que legal ter uma leitora de Barcelona!

Bom, nós aqui do Cacheia não recomendamos nenhum tipo de alisamento, relaxamento, etc. Para passar pela transição capilar você pode usar produtos de hidratação, nutrição e reconstrução, óleos vegetais, manteigas vegetais, etc. Isso vai ajudar seus fios a ficarem hidratados e saudáveis e evitar que o uso desse alisamento com queratina deixe seu cabelo esticado e prejudique a volta ao cabelo natural. Veja nossas dicas nesses posts:

http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/
http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/

Abraços!

Olá… Estou há um ano e nove meses em transição e optei por cortar aos poucos. Hj meu cabelo está acima dos ombros e a parte de trás até o topo ds cabeça, mais ou menos todo caheado. Mas a frente está feia… Escorrida. É possível que ainda haja química na frente? Não tô aguentando mais…

É possível sim Jennifer! A parte da frente costuma crescer num ritmo um pouco mais lento que as demais, mas é só ter um pouquinho de paciência que ela vai crescer e você vai conseguir voltar o natural. Vai tirando só as pontinhas a cada 3 meses, tá bom? Quando eu entrei em transição aconteceu o mesmo. Cheguei a fazer o big chop bem curto atrás e deixar a franja lisa na frente porque demorou um pouquinho mais pra crescer, no fim deu tudo certo. Veja minha transição aqui: http://cacheia.com/2015/04/se-meu-cabelo-falasse/

Abraços!

Abraços!

Estou a 3 meses em transição, e ja está saindo uns cabelos que parece um 3c. Porém só está nascendo na raiz tipo uns 3 dedos e o restante da cabeça está com a raíz lisa.
Como pode?? É normal

Oi Camila, tudo bem? Durante a minha transição algumas partes demoraram um pouco mais a crescer. A parte da frente por exemplo ficou muito tempo ainda com a raiz lisa. É só ter paciência que em breve seu cabelo vai crescer, você poderá cortar as partes lisas e aproveitar os cachinhos naturais :)

Abraços!

Olá! Estou com uma dúvida é não sei vai consegui me ajudar, pelo o esquemático que postou meu cabelo era 3A ou 3B, a muito tempo não faço nada, comecei com alisamento a 15 anos a trás, fiz duas ou três vezes, e umas três progressivas ao logo desse período, a estrutura do meu cabelo mudou e não que voltar os cachos, conhece algum tratamento que posso fazer pra voltar? Agora ele tá ondulado tipo 2A. Desde já agradeço!

Oi Vanessa, tudo bem? Não conheço nenhum tratamento com esse objetivo específico. Aqui no blog nós incentivamos a transição capilar, que é a volta ao cabelo natural. Aqui você vai encontrar mais informações sobre a transição:
http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/

E aqui você encontrará algumas informações sobre essa mudança que nossos cabelos podem sofrer com o tempo:
http://cacheia.com/2016/06/queda-de-cabelo/

Abraços!

Meninas, eu ando MUITO nervosa com o meu cabelo. Há quase um ano decidi não fazer mais a progressiva, pois meu cabelo ficou muito minguado e eu não queria mais ficar escrava do salão. Meus cachos voltaram e estou tentando aprender a lidar com eles, só que vem a parte triste: as mechas da frente NÃO CACHEIAM DE JEITO NENHUM. Não sei mais o que fazer. Não é todo dia que tenho tempo, muito menos saco, de ficar fazendo prancha. Quais as dicas que vocês me dão, por favor.

Oi Natasha! Você já cortou essa parte da frente?

Adorei a matéria , desde pequena me lembro da minha mãe passando produtos no meu cabelo para poder “controla los” depois eu continuei passando produtos para alisar , fiz progressiva isso tem tanto tempo que nem me lembro mais como ele realmente é , meninas estou a 2 anos sem passar a química no cabelo estou fazendo hidratação, nutrição só não me identifiquei ainda com um produto para reconstrução. Porém meu cabelo não forma cachos ele cresce fica ondulado na raiz , mas quando penteio simplesmente não fica com forma nenhuma mais no comprimento apenas na raiz . Eu optei por não fazer o BC ( não estou preparada psicologicamente para isso) estou cortando as postas a medida que o cabelo vai crescendo. O meu cabelo ta cheio de nó nas pontas, e vive embolando quando faço cacho. Não consigo usar ele natural solto porque ele não tem forma só volume e muuuuuito, este é um dos motivos que não fiz o BC. Isso esta me deixando de baixa auto-estima, por que vejo garotas que tem menos tempo de transição que eu com cachos lindos e eu sem nenhum . Meu cabelo parece ter fios de cabelo do 2A ao 3A , acho que estou com scab mas quanto tempo deve demorar para ter meu cachos de de volta? como posso fazer para ter meus cachos de volta. Muitas pessoas me falaram para fazer relaxamento, mas não quero mais usar esse tipo de química no cabelo. Meninas não sei mas o que eu faço

Oi Jeniffer, tudo bem? Quando o cabelo em transição vai crescendo, a raiz dá diferença em relação às pontas criando um volume diferente. Se você escolher não cortar agora, terá que encontrar modos para driblar essa diferença de texturas até o momento de cortar. Veja algumas sugestões e dicas nesse post:

http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/

O tempo que leva para que o cabelo fique completamente natural varia muito. Nossos fios crescem em média de 1cm a 1,3cm por mês. Mas isso é a média. Na prática cada pessoa possui um ritmo de crescimento capilar diferente. O desenvolvimento dos fios depende da alimentação, de fatores psicológicos e hormonais. Nesse post você encontrará algumas dicas para crescimento capilar: http://bit.ly/1NOCWJR

Abraços!

Meu cabelo tem o topo da cabeça e a franja 3b bem cacheado e defini facilmente o problema é que o resto do cabelo, atrás e por baixo é lisa, 2a no máximo. Meu cabelo nunca foi muito cacheado mesmo antes de alisar só que já tem dois anos que parei de alisar, fiz o bc, não tem mais nada de Química. Como faço?

Oi Anna, tudo bem? A melhor dica é realmente testar várias finalizações até achar o jeito que funciona melhor para os seus fios. Um bom corte de cabelo também pode ajudar a equilibrar as texturas, distribuindo bem o volume :)

Beijos!

Cacheia, me ajude, por favor!
Fiz o meu BC há 1 mês e reparei que a raiz está muito deferente do resto do cabelo. Enquanto na maior parte do cabelo predomina o tipo 3c/4a, minha raiz está beeem mais crespa, como se eu tivesse acabado de entrar em transição novamente.
Passei pela minha transição usando muita chapinha e processos com botox. Esse botox pode ter modificado a estrutura do meu cabelo (porque pra mim isso funcionava apenas como uma hidratação de maizena, por exemplo — sem modificar definitivamente o fio), ou essa raiz menos definida, mais crespa e diferente do resto é normal nesse tipo de cabelo?
Estou (re)conhecendo o meu cabelo nesse último mês e o blog de vocês tem me ajudado muito :3
Desde já agradeço!

Oi Claudia, tudo bem? Realmente não temos como te responder isso :( Dá uma olhadinha nas suas fotos de criança para ver se seu cabelo era mais cacheado ou mais crespo. Claro que é uma possibilidade que seus fios tenha mais de uma textura. Isso não é raro e como comentei nessa postagem, é inclusive meu caso rs

Continue cuidando com calma e observe :)

Aqui algumas dicas que podem te ajudar:

http://bit.ly/1UlYUeQ

Finalizando depois do big chop: http://bit.ly/finalizandodepoisdobc

Oi
meu cabelo é tipo 3A e estou na transição já faz uns 6 meses e ele já está com 3 a 4 dedos de cabelo cacheados.
Estou com muita dificuldade de fazer penteados porque alisava com Rena e a parte lisa é muito lisa e não cachea por naaaada.
As vezes me dá vontade de corta Joãozinho mais tenho medo de não gosta do corte.
Mais estou muito animada para ver meus cachos.

Estou em transição e a melhor saída que encontrei foi meio qie deixar pra lá a diferença de texturar. Eu tinha o cabelo comprido e quando a raiz começou a crescer eu resolvi cortar ele até a altura dos ombros, mesmo sabendo que isso ia fazer ele parecer ficar mais volumosonpor causa sa raiz. Eu estou tentando conhecer mais meu cabelo. Não fico ligando se está diferente, não tento texturizar porque ele “parece estar feio”. Coloquei na cabeça que é só cabelo e que com o tempo ele vai crescer e eu vou cortar. Achei mais simples assim :-)
Uma outra coisa, resolvi esquecer um pouco que estiu em transição e focar em outras coisas. Por exemplo, adoro hidratar o corpo, usar batons diferentes, cuidar da pele do rosto… isso mantêm minha auto estima lá no alto. Eu só lembro mesmo da transição quando vou dormir porque fico passando a mão na minha raiz e imaginando como o cabelo vai ficar quando estiver grande, já que depois de 10 anos alisando eu não lembro mais como ele é…

Que legal, Lys!

oiii, meu problema e outro, sou crespa e meu cabelo e do tipo 4B a defenição,textura esta normal para as supostas carateristicas do meu tipo de cabelo, mas a minha raiz e o problema ela nao cacheia ela e muito aspera nao colabora meu cabelo fica com os cachinhos tipo 4b soltinhos mas a raiz estraga tudo e fica feio.
por favor me ajuda!!!!!

Olá meu cabelo está a dois anos sem progressivas, estou deixando natural, mas o que me encomoda é que a dois meses desiste de fazer escovas que era de costume pra disfarçar a diferença da raiz com as pontas, e agora faço muita texturização.
A minha pergunta é o que me encomoda, que a minha texturização fica perfeita nas pontas, mas na raízes fica crespa e na frente depois de uns dois dias fica lisa, não sei o que acontece qual é o tipo de cabelo que tenho? Na parte da nuca ele é lindo muitos cachos parece 3B ou 3 C ja o restante ñ se define oque fazer?

Oi, Lenilce! Enquanto você estiver em transição é muito normal que isso aconteça. O cabelo virgem acaba ficando diferente por causa do comprimento alisado. Eu não fazia ideia de como era meu cabelo até eu fazer o BC.
Além disso, é normal ter mais de uma textura no cabelo, mas vc só vai saber mesmo, cortando.

Um beijo!

Meu cabelo era bem cacheado e ha maisomenos dois anos eu passe um relaxamento ( Salon line ) e depois de um ano eu passei amônia e isso faz uns 7 mês e a pouco tempo ha dois meses eu fiz selante e aliso .
Eu gostaria de saber oque eu posso fazer para os chachos volta?

Transição capilar nele ;)

Olá meninas tudo bem ??

Já faz 1 ano que parei definitivamente de usar Química para alisar os fios. Durante esse processo usava muito escova e chapinha e já faz 2 mesmes que parei te usar escova e chapinha e assumir meus cachinhos de vez. O que mais mim incomoda na minha transição sao partes do meu cabelo que não define ele fica totalmente liso e quando faço fitagem pra definir os cachinhos ele defini um pouco no comprimento mais a raiz não defini. Será que isso é scab hair ?? Por favor alguém pra mim tirar essa dúvida ??

Oi, Lucielly!
Enquanto você estiver na transição capilar isso é muito normal. Só após o corte você conseguirá definição mesmo. Claro, dependendo do tipo do seu cabelo.

Um beijo!

Responder

Luciana Veloso santos

Oi sou luciana meu cabelo e muito crespo n definido e ta ainda em transição to com medo de corta. tem como manda uma foto pra vcs?

Oi, Luciana!
Se ainda não tiver cortado, manda no Facebook: facebook.com/blogcacheia

Bjs

Fiz um relaxamento, cristaluzação, hã muitos anos. Pra ser mais exata, seis anos. Meu cabelo era lindo, tinha cachos maravilhosos, mas uma pessoa fez esse pricedimento e nunca mais, nunca mais tive os cachos de antes. Meu cabelo virou uma m…, cachos diferentes do que eram, não enrolam, são indefinidos e ja cresceram, estão completamente virgens. Não entendi oq aconteceu até hj, pois mudar o DNA da forma do cabelo para mim eta impossivel! Mas aconteceu.

Olá, minha filha de 5 anos tinha o cabelo cacheado so nas pontinha o tipo 3c. Faz 2 dias que cortei e saiu tudo ficou lisinho o cabelo dela, como faço p ter eles d volta, ela ta chora do mto pq gostava dos cachos.

Oi amada boa noite…cortei igual Joãozinho,estou aprendendo a cuida dele mais já estou feliz..bju obrigados por nos incentivar

Eba! Bjs!

Olá.
Quando criança meu cabelo era liso ondulado, usava ele curtinho e ficava mais liso, conforme cresci ele foi cacheando, por volta dos 18 fiz progressiva, estou a dois anos sem fazer progressiva ou tintura, quero usar ele cacheado, mas não consigo, já cortei e acredito que não possui mais nada de progressiva nem nas pontas, ele está na altura dos ombros, e quando lavo ele cacheia porém qunado seca fica muito feio rsrs, então prefiro secar com secador, e fica liso,queria entender meu cabelo. Se alguém me netende ou passou por isso, me ajudem por favor !!!!

OBS-Estou com medo de ir em um salão especializado em cachos e não gotar do resultado depois,

Oi Letícia, será que não é uma questão de finalização? Dá uma olhada nesse manual de finalização para onduladas e veja se alguma dica pode te ajudar: http://cacheia.com/2016/07/guia-cabelos-ondulados-finalizacao/

Abraços!

Boa Tarde !!
Primeiramente, adoro o site de vocês <3, esta me ajudado muito na minha transição.
Bom eu estou em transição a mais de um ano e já queria cortar, porem tem um problema, que seria o crescimento desigual ,meu cabelo é o 3 A/B, e essa diferença é meio grande, por exemplo a frete e ondulada só de passar a mão ,adeus caichinhos, e atras e em baixo super enrolado.
O que queria se isso é normal e se eu cortar vou conseguir deixar parecida essas partes?
Obrigadaaa desde já <3!!!!

Olá, adoro o blog e já usei varias dicas daqui, mas estou precisando de uma ajudinha. Estou passando pela transição já faz um ano e a parte do meu cabelo próxima á nuca até a metade da cabeça está com a raiz ondulada, mas a parte superior está com a raiz super lisa. Já tentei texturização, difusor, cortei as pontas em camadas e tudo mais, só que ainda não forma nenhuma ondulação. Vou testar algum mousse, mas não sei se dará certo. O que vocês me indicam?

Oi Gabriela, tudo bem? Confira esse manual de finalização para cabelos ondulados, talvez te ajude: http://bit.ly/finalizaçaoonduladas

Olá meninas, vocês poderiam me tirar uma dúvida? Bom, eu fazia química desde 2011 e decidi entrar no período de transição em dezembro de 2014. Desde aquela época, eu não quis fazer um big chop, então fui cortando aos poucos, ainda hoje continuo cortando o meu cabelo. Atualmente, ele anda mais natural, porém em outras partes bem no finalzinho das pontas…Eu encontro partes mais lisas, sejam nas pontas do cabelo ou cachos mais largos e não sei diferir se são partes lisas ou se é natural do cacho. Enfim, me ajudem!

Oi, Roberta! Depende da textura do seu cabelo.
É natural termos mais de um tipo de cacho no mesmo cabelo. Você sabe qual tipo é o seu?
Dá uma olhada nesse post: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Meu conselho pra você é: depois que descobrir qual o tipo do seu cacho, procure um cabelereiro especialista em cachos e faça um corte matador, tirando o que sobrar da química e dando o destaque que os seus cachos merecem.

Um beijo!

Ola, o cabelo da minha filha de um ano e cinco meses é cacheado na frente e atrás é muito seco, os cachos não definem, quando eu os faços na mão, costuma desaparecer depois de alguma horas rsrsrs. Hidrato e faço umectacao toda semana. Apaixonada por cachos!

Oi, Suzana!
Talvez seja por conta do tipo de cabelo dela. Já leu sobre isso?
Dá uma olhadinha aqui: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Bjs

Meu cabelo não cacheia na frente ao lado esquerdo, ao lado direito ele é ondulado puxando pro liso. No meio ele é bem crespo, quando faço a fitagem ele chega a encurtar todo, mas só nesse local, acho que puxa pro tipo 4a. Agora bem embaixo, no pé da cabeça, é o que chamo de perfeição, cacheado, bem definido e hidratado. Outra coisa, meu cabelo é bem vazio, por isso nem acho tão legal soltar. E põe ele ser desse jeito, tão diferente em várias as partes, não consigo ajeitar ele direito. Geralmente só fica bom, no terceiro dia de fitagem.

Olá, Luzenice! Tudo bem?
O seu cabelo está 100% natural ou com alguma química?

HEEEELP! Meninas, em dezembro foi a última vez que alisei o cabelo, e pela segunda vez vou passar pela transição (a primeira vez fiquei 7 meses sem química mas não resisti e alisei), porém meu cabelo é uma coisa estranha, em volta de todo o couro cabeludo (‘nas bordas’) ele é totalmente crespo e no restante é apenas ondulado ainda não tem forma nenhuma…
Aliso os cabelos desde muito pequena por isso não tenho noção de como ele é, minha mãe diz que quando era pequena meu cabelo era tipo Maju Coutinho, estou pensando em desistir por conta dessas benditas duas texturas :(

Oii, Meu cabelo é cacheado nas pontas e na raiz , mas o meio é liso e não cacheia por nada o que eu faço ? Não quero cortar ele de novo.

Oi , meu cabelo é cacheado , faço relaxamento apenas na raiz ai abaixa o volume e deixa os cachos , so que no meio ta liso , o que faço eu não quero cortar de novo !

Eu queria entender por que quando meu cabelo está molhado depois do banho ele ficar super cacheado mas ai quando eu vou finalizar ele perde os cachos e quando ele seca ele fica liso .. Passei pela transição e recentemente fiz outro corte para tirar o resto de pontas lisas que tinha

Estou com uma dúvida referente ao meu cabelo. Passei pela transição tem uns 2 anos e ele estava maravilhoso, cheio de vida, grande cheio e bem definido. Só que de uns 5 meses pra cá tenho percebido alguns fios lisos, entre meus cachos. Eu faço umectação com azeite de oliva e hidrato uma vez na semana. Já procurei na internet, porém não achei nada parecido com meu caso. Tentei cortar para ver se resolvia o problema das partes lisas, mas não funcionou, com o crescimento do cabelo, os fios lisos voltaram. Vocês poderiam me ajudar?

Saudações cacheia….eu estou a um ano de transição já cortei as pontas lisas e tudo, porém meu cabelo ainda não define, na frente e laterais ele é crespo mas no meio da cabeça e atrás ele ainda se mantém liso! ele “finge” que vai cachear mas não pega de forma alguma, procurei fotos de quando era pequena mas em todas to com o cabelo preso e só as laterais onde é crespo toda arrepiada então nem mesmo a noção se meu cabelo vai cachear eu não tenho. meu cabelo tem um volume extremo como nos cabelos dos anos 70-80 mas muito fininhos então não tem nenhum peso o que dá a aparência de mais cheios ainda, e até fui fazer uma avaliação com uma cabeleireira famosa na cidade por tratamentos pra cachear os cabelos e ela me disse que meu cabelo do meio pra trás é liso!…eu to em panico pois não sei o que fazer com o cabelo misto assim, e só pra constar tenho duas irmãs; uma tem o cabelo cacheado e sempre foi assim…e a mais nova tem o cabelo liso e sempre foi assim, ou seja das três irmãs somente eu tive que fazer química pra minha mãe conseguir cuidar do cabelo. não sei o que fazer…ou relaxo as laterais e frente pra ficar tudo igual ou tento continuar nessa transição? estou sem saber o que fazer depois que na avaliação a cabeleireira me disse “essa parte do meio e da nuca não vão cachear,pois lá seu cabelo é liso”. ajuda por favor…!!!! obrigado.

Oi terminou ontem a minha transição capilar a minha transição foi muito rápida, no meio dela eu já conseguia sentir a minha raiz algo que era impossível porque ele era um emaranhado de nos. Só que tem umas partes do meu cabelo que estão bem diferentes o meio as vezes fica 3b/c e depois fica crespo é um efeito de vai e vem é bem no meio da cabeça. A parte de cima é bem definida e algumas áreas não definem ficam estranhas nem dedoliss ajuda e também a minha raiz ta muito inchada dando muito volume pro meu cabelo o que eu faço?

Oi…então eu raspei a cabeça faz um mês e meu cabelo já está bem grande só q não entendo por q está crescendo liso‍♀️ fiz esse corte radical por conta de que queria voltar com os cachos mais não tem nenhum pelo contrário queria conseguir entender oq está acontecendo

Leave a Comment