Passo-a-passo para quem quer assumir o cabelo crespo

2015 já começou e com ele nasce a vontade de mudanças, novos desafios, novo visual… Enfim, vontade é o que não falta, mas muitas vezes não colocamos nossos planos em prática por preguiça, medo ou até por não saber por onde começar.

Isso acontece com muitas pessoas que decidem por não mais alisar (relaxar, progressivar e adjacentes) o cabelo. E se você é uma dessas pessoas, mas não faz ideia o que signifique transição, BC, cronograma capilar ou como se livrar da quimica, esse post é para você :D

No passo-a-passo como assumir o cabelo crespo a seguir , irei listar as principais dúvidas e tudo que você precisa saber para livrar da quimica. Todos prontos? Bora?

passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo

Imagem: IRDEB Bahia

1- Sim, seu cabelo vai voltar a ser como era antes.

Você pode ter relaxado e usado o componente químico mais pesado que for, mas isso não vai mudar que o seu cabelo é crespo naturalmente. Ou seja, os novos fios que nascerem voltarão a ser como eram antes.

Atualização importante: O nosso cabelo muda muito com o tempo, porém se ele for crespo ele voltará a ser. Muita gente alisa o cabelo desde criança e não se lembra exatamente como eram os fios, relaxe e dê tempo ao tempo. Quando o cabelo novo começar a nascer você começará a perceber as características dele. E, pasmem, cada cabelo é um cabelo! Mesmo sendo crespo. Uns cacheiam mais, outros menos. Uns tem mais volume e assim vai. E aqui vai uma dica essencial para você assumir o seu cabelo crespo: aceite-o como ele é!  Não adianta entrar na transição para depois querer cachos perfeitos ou cachos que não são seus. Cabelo bonito e bem cuidado, sim. Ditadura da perfeição, não!

Sugestões de leitura: Tipo de Cacho – como identificar o seu + dicas , A ditadura do cacho perfeito , Eu não sou a Taylor Swift , O cabelo tipo 4 e a hierarquização da textura capilar

2-  Preciso cortar a parte alisada?

Como a química alterou – e danificou- os fios que estão hoje no seu cabelo, esses nunca mais voltarão a cachear. Portanto, você precisará cortar a parte com química, sim, para ser livrar desse cabelo. Você tem dois caminhos a seguir:

  •  Encarar e partir para o BC (big chop – grande corte). Antes de qualquer coisa, pare, respire e se empodere. Mulher de cabelo curto é LINDA SIM! É feminina SIM! Pode SIM!

Sugestões de leitura:  BC – O que é e por que fazer?  , Por que tanto medo do BC, afinal? BC: Aceitação x Aprovação , 4 dicas para driblar a insegurança do BCO Scab Hair existe? O que é e como tratar o cabelo pós BC, Cortei o cabelo e não gostei, e agora? , Cabelo curto também é bonito , 6 motivos para não passar tanto tempo em transição e fazer logo o BC , Salões para cabelos crespos e cacheados – indicações das leitorasEntrevista com Sabrinah Giampá, da Garagem dos Cachos , Receita para ter um cabelo cacheado perfeito

  • Não cortar, encarar a duas texturas do cabelo e deixá-lo crescer bastante para depois fazer o BC ou ir cortando aos poucos.

Sugestões de leitura: Transição capilar – o que é? , 6 coisas que não te contaram sobre a transição , Como sobreviver a transição capilar, Como abaixar e disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas, 10 coisas que transitetes não devem fazer , Tranças na transição capilar , Box Braids – Tranças sintéticas , As melhores texturizações para o tipo 4  ,  Não deixe que diminuam sua dor – Transição Capilar e Feminismo , Papo 4c; transição capilar, cabelo crespo, produtos capilares e racismo ,

3- Como cuidar da parte danificada e do novo cabelo que está crescendo?

Todo cabelo crespo, independente do tipo de cacho, é naturalmente mais ressecado que o cabelo liso, pois o formato de mola dos nossos fios impendem que a oleosidade natural da raiz chegue às pontas. Além disso, químicas, chapinha, água quente, vento, shampoo, ressecam os fios. Portanto, você precisa saber que:

  • A nutrição dos fios vem de dentro para fora, então, se alimente bem!

Sugestão de leitura: Cronograma Alimentar – Aprenda a nutrir os fios de dentro para fora

  • Alguns componentes dos shampoos fazem mal aos fios, por isso foram criadas rotinas que utilizam produtos que não utilizam esses componentes. Nem todo mundo se adapta a essas rotinas, chamadas Low Poo e No Poo e você não precisa fazer logo de cara, pois é muita informação mesmo. Mais saiba que existe e se informe aos poucos.

Sugestões de leitura: Descomplicando o Low Poo , O que é No Poo , Perguntas frequentes sobre as técnicas Low Poo e No Poo , Vilões Capilares: Conheça os 3 componentes que não podemos usar!

  • Muita gente diz que o cronograma capilar é uma grande mentira, que o importante é não danificar os fios e não tentar tratá-los depois que já estão danificados. Até concordo, mas dizer que o cronograma capilar não traz efeitos positivos no cabelo, mesmo que temporariamente, seria negar os efeitos positivos que eu mesma tenho sempre que faço alguma das etapas.

Sugestões de leitura: Cronograma Capilar – SOS Cabelo , Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? , Como hidratar o cabelo corretamente? , Umectação capilar: o que é, como fazer e benefícios para o cabelo , Aprenda a usar óleos vegetais no cabelo

4- Quais produtos usar?

  • Use produtos próprios para cabelos cacheados. Dê preferência aos produtos que hidratam os fios
  • Se tiver afim, volte no tópico anterior, leia sobre o Low e No Poo e siga a técnica.
  • No blog temos diversas resenhas de produtos (liberados e não liberados para as técnicas acima citadas) e diversas receitas caseiras para você se divertir em casa!

Sugestão de leitura: Produtos para transição capilar

5- Ainda não tem certeza se quer largar a química?

Bem, essa é uma decisão que deve partir única e exclusivamente de você! Se você não quer parar, não pare. O cabelo é seu. Não volte porque “está na moda ter cabelo cacheado”, volte porque você quer e faz parte da sua identidade. Volte porque nunca engoliu o fato de não se sentir bonita sendo quem você é. Não é uma ditadura do cabelo crespo, é o amor pelo cabelo crespo. E isso leva tempo. É uma transição, é aceitação ;)

Como sugestão de leitura para quem está em dúvida: Existe alguma forma segura de fazer “escovas progressivas” ? , Relaxamento e permanente também são químicos! O cabelo cacheado é o patinho feio da nossa sociedade , Cabelo Cacheado: identidade ou modinha? , 7 motivos para assumir o cabelo cacheado/crespo , Por que assumir os cachos é um ato político? , Como incentivar sua mãe a usar o cabelo natural  , Relacionamento Amoroso e Transição Capilar – um capítulo a parte , Posso alisar meu cabelo?

Se você tem certeza que quer voltar ao seu cabelo natural, conte com o Cacheia para tirar suas dúvidas sobre BC e transição! Se você não tem e quer conversar, conte com a gente também!

;)

 

#DicasBônus

  1. Não use chapinha durante a transição. Ela resseca os fios.
  2. Beleza Natural (o tal BN), relaxamento e permanente também são químicas. E, não, você não precisa abrir seus cachos nem tirar o volume do seu cabelo.
  3. Vá com calma. Mergulhe em cada passo, leia cada post com atenção, organize suas ideias e entenda que não é só o seu cabelo que está transição, é você!
  4. Quando decidimos parar de alisar, não imaginamos que existem tantas meninas vivendo a mesma coisa e que elas já tem muito a nos ensinar e compartilhar. Aproveite isso! Sugiro o grupo Cacheadas em Transição. (Mas, né, antes de sair perguntando tudo, LEIA, pesquise, se intere sobre o assunto!)
  5. Você vai ficar surpresa com a quantidade de técnicas e nomes que existem e que falamos o tempo todo. Não deixe de ver o Dicionário Cacheado, do Cacheia.
  6. Se precisar de ajuda, deixe comentários aqui no blog ou lá na página do Cacheia, no Facebook!

Mariana

Mariana Boaretto, 27 anos, paulistana. Mãe-coruja do Lorenzo e da Giovana, formada em Comunicação e cursando MBA em Marketing. Descobriu sua paixão pelos cachos há 6 anos e adora compartilhar dicas de cuidados, aceitação e empoderamento feminino.







comments

Comentários

Postagem linda! *-*

Obrigada, Bárbara <3

Se tiver alguma dúvida, estou por aqui :)

Beijos!

Mariana, eu queria pedir um favorzinho se n for pedir demais… As poucas vezes que faço escova uso os protetores termicos e sprays de brilho Charming da Class. Ontem por curiosidade vi a composiçao e me parere q eles são liberados para low poo, queria q vcs confirmassem pois sou iniciante ainda no low (pra falar a vdd ainda nem comecei com a tecnica! Rsrs) e fizessem uma resenha deles. As meninas “lisas” piram nos finalizadores da charming, principalmente nos srays, mas quando eu uso nos meus cachos secos o efeito tbm é mara! Entao acho q vale a pena dar esta dica pras cacheadas tbm! ^^

Oi, Bárbara!

Comecei o low poo há um mês e também estou meio perdida. rs Ainda mais sem ver a composição do produto e ter a listinha do lado.

Aqui tem uma lista de produtos liberados para low e no poo: https://docs.google.com/a/wsiconsultoria.com/document/d/1JOPUQSfvgARB3rJHSf6gQ1mgPqH9EskKC_smkvfAyAc/edit

Quanto à resenha, vamos colocar em nossa lista.
Obrigada pela sugestão!

beijos!

Ola pessoal! Eu sou a telma tenho 25 anos , eu sempre usei quimica no meu cabelo, mas comecei a gostar de ver os cabelos cacheados e apaixonei me ! Tambem queria ter o meu cabelo natutal sem quimica e com cacheos. Mas tenho uma duvida me ajudem por pavor. Eu ja entrei em transicao faz um mes e receio que meu cabelo nao venha ter cacheos como desejo porq desde pequena o meu cabelo sempre foi normal sem cachos e nada, mas eu decidi passar pela transicao para ver se posso ter cacheos, a minha duvida é seguinte: sera que se usar toda linha para cabelos cacheados ou crespos meu cabelo vai criar cacheos?

Oi, Telma! Tudo bem?
Não sei se eu entendi. O seu cabelo é naturalmente liso? Ou quando você era mais nova ele não formava cachos ou por ser ondulado ou por ser crespo?
Quando você entrar em transição e ir cortando o seu cabelo, os novos fios que irão nascer serão como antes. Aqui explicamos sobre as texturas diferentes de cabelo e o que esperar de cada uma: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Não, se o cabelo for ondulado ou crespo e não cachear, não será uma linha de produtos que fará com que os cachos se formem. Você só comnsegue estimular mais definição dependendeo do tipo do seu cabelo.

Beijos!

Bom,Mary
Alisei meu cabelo quando tinha 9 anos de idade hj tenho 13, dai eu mao parei de alisar ja usei 3 tipos de alisamento, neste ano em Janeiro relaxei com a volt as aulas
E parei continuei com a chapinha em quanto nao tava alisando, Maio,desisti de alisar, e ai conheci a transição capilar, hj faz 6 meses que nao aliso ,cortei A , 3 meses
Que cortei, o cachinho tipo 3 B , ta no pescoço e nao cortei td mas acha que devo cortar de novo ou esperar pra cortar no final do ano tenho medo do que os outros vao falar se ja falam , ag se cortar vao falar mais

Oi, Thaynara!
É uma questão complicada. Você tem que cortar quando se sentir bem para cortar porque, sinceramente, cortando ou não sempre terão pessoas para te criticar, para falar mal e para não apoiar. Por isso, quando você cortar, você precisa estar segura se é isso que você quer para não se deixar abalar por nenhum tipo de comentário maldoso.
Aqui nesse post eu coloquei link para diversos outros posts do Cacheia sobre transição e BC. Aconselho que você leia todos aos poucos para você ir se familirizando com esse mundo e tomar sua decisão.

Se precisar de qualquer coisa, estamos por aqui :)

Beijos e muita força!

Dei relaxamente com um mes meu cabelo caio todo to careca no meio da cabeça e na frete nao quero alisar mais que assumir meu cabelo afro o que faço pra deixe cachedo quero muito pois meu cabelo tem muita quimica.

Olá Mariana! O seu blog me ajudou muito,me dando coragem para continuar na luta pelos meus cachos de volta,essa semana terminei minha transição!estava com as pontas com quimica a quase dois anos,não tive coragem de cortar antes…ele está nos outros com os cachos maravilhosos e super definidos…estou mega feliz foi a melhor decisão que tive a auto estima está la em cima…e estou fazendo maior sucesso..muitos elogios!!!!Abraços

Que legal Hery!

Ficamos muito felizes que o Cacheia tenha te ajudado nesse processo difícil que é a transição!

Agora é só elogios :)

Um beijo!

Ou me ajudem !!!
Nao qero cortar meu cabelo ainda mais sou evangelica .. estou desesperada , preciso dos meus cachos de volta , que so agora percebi q amo muito

Oi, Isabela!
Você não precisa cortar, não.
Siga as dicas desse post para você assumir os seus cachos aos poucos e ir cortando conforme você quiser e puder :)

Beijos!

Voce cortou as pontas com quimica? Quero muito fazer essa transiçao

preciso aprender a finalizar meu cabelo, não estou em transição

Oi, Kaia!

Já tentou fitagem?

Aqui a Ana explica como fazer: http://cacheia.com/2014/06/fitagem/

Beijos!

Bom dia Mariana,

Sou Henrique, 21 anos, Belo Horizontino e através de muita curiosidade e dicas cai aqui no seu site… Meu desejo por um penteado diferente, uma nova pessoa, me inspira desde metade do ano passado e venho com minhas dúvidas para saber se opto por um black power ou tento algo mais maleavel como “cachos”. Sempre fui adepto do cabelo raspadinho e pela primeira vez, deixo meus cabelos crescerem (que para mim ainda é estranho e incomodo, rsrs) Mas como estou percebendo meu cabelo não dá cachos, ele apenas fica enroladinho e uniforme (tipo M.J. no jackson’s five).
Como disse tenho duvida entre um black estilizado e algo próximo aos cachos (talves usem quimica, não sei) E também em BH os poucos saloes que conheço nao trabalham com homens e outros nem arrisco por o pé. Me ajudem por favor! rsrs.
Obs:. no meu insta, vcs conseguirão ver meu cabelo hoje (@riick_louis) Bjão a vcs

Oi, Henrique!

Sempre adroramos quando aparecem homens por aqui, seja bem-vindo!

Meu conselho é: use seu cabelo natural! Nada de dar quimica nele para “abrir os cachos”. Deixe ele crescer e ser como é. É a sua identidade :)

Não sei se você sabe, mas existem tipos de cachos diferentes. Aqui explicamos: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Seu cabelo vai ficar um black LINDO! Quero ver fotos depois, HEIN?

beijos e conte com a gente :)

Oiii Marina o Lunanlu é um salão bom para corte de cabelo?

Oi, Steff!
Nunca cortei o cabelo lá, mas já fiz tratamento e gostei bastante. Olha a matéria: http://cacheia.com/2014/09/lunablu-salao-para-cabelos-cacheados/

Se você for de São Paulo, tem o Garagem dos Cachos também. Corto meu cabelo lá e gosto bastante. Tá para sair um post sobre lá :)

Beijos!

Arrasô!

Adorei esse post .Fiz o BC, em outubro com 3 meses de transição, minha franja ainda esta “lisa´´ e todos os dias entro no Cacheia, e vejo um monte de coisas interessantes !!! Adoro o blog!!! <3

Oi, Mili!
Que legal saber de tudo isso, flor!
Se já fez o BC em tão pouco tempo, por que não se livra dessa franja lisa logo? :D

Beijos!

Responder

Izabella de Freitas Acipreste

Oi! Queria dizer que sou nova aqui e que gostei muito das postagens aqui do blog.
Faz anos que uso química no cabelo e decidi parar, cansei de ser escrava da química e da chapinha e é muito bom saber que tem pessoas que passaram pela transição e conseguiram. Eu comecei a mudar agora em 2015 e a transição não tá sendo fácil nao e eu estava meio perdida (e desesperada) sem saber como cuidar dos cabelos. O blog me ajudou muito, obrigada!!
Ps: quero muuito fazer parte do grupo das cacheadas!

Oi, Izabella!

Ficamos muito felizes que o blog esteja te ajudando nessa fase que, sabemos, não é fácil e, principalmente, que você tenha resolvido assumir o seu cabelo natural!

Seja bem-vinda e, qualquer dúvida, conte com a gente :)

Beijos!

Olá! Tenho uma dúvida: devo passar toda transição usando produtos para cabelos cacheados (shampoo/condicionador/creme para pentear)? Mesmo que a parte alisada esteja em maior quantidade?

Não necessariamente, Thais. Na verdade, o bom dos produtos cacheados é que eles têm, geralmente, mais propriedades hidratantes ou nutritivas, ajudando no cuidado com os fios. Mas o shampoo por si só não vai alisar ou cachear ou seu cabelo, então você pode usar produtos para cabelos com químicas, tingidos e até para lisos.

Shampoo anti-resíduo ajuda a remover a progressiva dos fios?

Não, Mayara porque a progressiva mexe na estrutura do fio. Só cortando mesmo :(

Lindo texto! Creio que a fase de transição é plena aceitação e auto-conhecimento sobre você mesma… Passei por isso; tive que engravidar rsrs pra finalmente ter esse tempo de cortar – deixar crescer um pouco – cortar de novo – deixar crescer…e foi indo até finalmente eu descobrir um cabelo que nunca tinha visto na vida (pasmem), já que quando mais nova não tinha dinheiro nem conhecimento pra cuidar e o deixava sempre preso, pois tinha vergonha e sofria preconceito. Na primeira oportunidade de trabalho comecei a relaxar, alisar e tudo mais, mas nunca ficava do jeito que queria… Creio que o ponto forte foi ter contato com outras mulheres cacheadas e desejar cabelos tão lindos, mesmo não tendo certeza se meu cabelo um dia seria assim! Sou uma cacheada assumida e espero que minha filha também tenha lindos cachos – serei a melhor referência pra ela! Grande abraço, Mariana e obrigada por compartilhar seu conhecimento!

Oi, Glaucia!
Fico muito feliz que tenha gostado do texto e mais ainda de você ter se aceitado.
Meu filho nasceu com o cabelo lisinho, igual ao pai, e espero um dia ter uma cacheada também e ser a referência que ela precisa para se amar desde pequena!

Se precisar de alguma coisa, conte comigo!

Um beijo e obrigada pelo comentário :)

Muito obrigada pela resposta tão atenciosa! Contarei sim! Grande abraço, fica com Deus!

:)

Adorei o post, pra quem tem cabelo crespo parece ser tão mais difícil assumir-se.. ainda mais com aquela coisa chata de cachos perfeitos e poucas inspirações. Eu tenho o cabelo crespo e confesso que por mais tentativas que fiz, não sei viver sem relaxamento. Faço desde pequena e simplesmente me acostumei, meu cabelo não fica liso e continua volumoso, apenas diminue um pouco o volume. Mas eu espero um dia poder viver livremente sem química nenhuma no cabelo.
Bjs

http://meumundinhodesofia.wordpress.com

Oi, Ana Paula!

Legal saber da sua história. Acho que você é a primeira pessoa que eu vejo comentário que tem uma boa relação com a química.
Apesar de defendermos o cabelo natural, também defendemos que não é uma didatura e que todos tem o direito de ter o cabelo como bem quiserem.

Um beijo e obrigada pelo seu comentário!

Oii meninas adoro o blog nossa me da mais e mais forca para continuar queria saber se a bepantol q vc fala na hidratação natura de maizena e a pomada msm?? Bjs

Oi, Heide!
Ficamos muito felizes que você goste do blog! :)
Não, é a solução líquida do Bepantol e você encontra facilmente em farmácias.

Qualquer dúvida, me avise!

Beijos!

Entendi vou ler sim, quando esses acabarem esses de cabelos quimicamente tratados .compro shapoo para cabelos cacheados?

Pode ser, Heide, mas fique ciente que não são os shampoos que vão ajudar seu cabelo a cachear. Você terá que cortar a parte alisada para formar os cachos ou fazer texturizações, ok?

Algumas dicas: http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/

Beijos!

Oi gostaria de saber qual shapoo condicionador e creme de pentaear e bom para que eu use no meu cabelo pois estou no começo da minha transição,minha raiz já esta crescendo.Ai lavo o cabelo com shapoo e condicionador para cabelos quimicamente tratados pq eu fazia relaxamento como não vou fazer mais quero saber para qual produtos eu uso? Shapoo condicionador
Qual vcs me indica ? Depois de lavar tirar o shapoo e condicionador passo o que?a e também qual hidratação usar???? Desde de já obrigada bjs boa noite

Oi, Heide!
Por enquanto, você pode continuar usando esses mesmo. Ou produtos que tenham bastante propriedades nutritivas, como óleo de argan, manteiga de karite…

E vai cortando o cabelo :)

Fica difícil te indicar um produto, cada cabelo é uma sentença. Mas te aconselho a ler as resenhas que publicamos no Cacheia e ver quais produtos te agradam, ok?

Beijos!

Oii mariana entendi muito obrigada qual mascara de hidratação devo usar ?? Estou bem no começo da transição vou deixar o meu cabelo crescer mais a raiz para começar a corta vou cortando aos poucos ..comprei aquelas ampolas de óleo de argan,manteiga de carite e vitamina E.

Oi, Heide!

Aquela máscara da Kanechom que você comentou no outro post é muito boa e barata! Se não encontrá-la, pode usar qualquer uma de sua preferência: Pantene, Dove, Seda…

Beijos!

Oi,Preciso de uma ajuda meu cabelo é curto,quando eu era pequena meu cabelo era cacheados mas tem 5 anos que dou chapinha e agora eu quero fazer o stilo black power,quando eu lavo meu cabelo ele enrola na raiz mais as pontas fica reta como eu faço pra meu cabelo enrolar totalmente?

Oi, Natália!

Você precisa cortar a parte que está alisada.

Sugiro também que você leia sobre tipos de cacho: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Qualquer dúvida, me avise!

beijos!

Ei Mariana! Estou muito feliz por ter encontrado esse blog! Já tentei parar de fazer progressiva 3 vezes mas não tive força suficiente pra ir até o fim. No início de janeiro eu fiz progressiva e voltei deprimida e muito arrependida do salão… definitivamente não é o que eu quero pra mim! No dia seguinte comecei a fazer buscas sobre transição na internet e encontrei este blog maravilhoso, estou encantada e muito animada com as dicas, conselhos e relatos! Estou conhecendo e aprendendo sobre coisas que não imaginava que existiam… acredito que desta vez vou conseguir passar pela transição pq estou me sentindo confiante e mais segura. Quero parabenizar todas vocês pelo apoio e incentivo que nos proporcionam em uma fase tão delicada! Mesmo distante sinto que estão muito próximas… o blog já faz parte do meu cotidiano! Este passa-a-passo ficou fantástico… Beijos!! ;)

Oi, Renata!
Você não imagina o quanto eu fico feliz em ler isso, pois é esse mesmo o objetivo do Cacheia! Queremos ajudar e mostrar que há uma infinidade de coisas sobre os nossos cabelos que nós nem imaginavamos! E, viu, antes de eu fazer meu BC também não imaginava nada disso :)

Que bom que você gostou do post e se tiver qualquer dúvida, conte com o Cacheia!

Um beijo!

Oi mariana pedi para vcs alguns conselhos do que usar no meu cabelo pois estou no começo da minha transição meu cabelo esta começando a crescer e eu estava usando shapoo para cabelos quimicamente tratados mas ele acabou e eu comprei o shapoo novo da tresseme para cabelos crespos pois minha raiz esta crescendo e resolvi usar o shapoo para cabelos crespos o que vocês acham???bjs

Oi, Heide!

Sim, eu lembro de você :)

Olha, a linha da Tresemmé é ótima, pode usar tranquila! Mas, claro, cada cabelo uma sentença, então veja se o seu vai se adaptar a ele.

Quanto à usar shampoo crespo, perfeito! Como eu te falei antes, nessa fase de transição não importa muito se o shampoo é para cabelos crespos, tingidos, quimicamente tratados e assim por diante, o importante é que seu cabelo se dê bem com ele e que ele tenha propriedades hidratantes, nutritivas ou reconstrutivas, para ajudar com o aspecto ressecado que as quimicas deixam.

Beijos!

Estou apaixonada pelo blog!!! Sem química a 3 meses estou decidida a voltar aos meus cachinhos, cresceu 3 dedos e eu já fico amando esse enroscadinho da minha raiz. Minha dúvida é como tratar as duas texturas, principalmente nutrir e restaurar – seguindo o cronograma – os cachinhos sem que a parte lisa fique oleosa?
Obs.: já fiz escova definitiva então a parte com química é totalmente lisa.
Parabéns o blog é sensacional!!!

Oi, Maylu! Ficamos muito felizes que você goste do blog e, principalmente, que esteja em transição! Seja bem-vinda :)

Pode ficar tranquila porque por trás de uma definitiva existem muitos fios que tiveram sua estrutura danificada e estão implorando pelo cronograma capilar. Faça normalmente e depois enxague bem, ok? Seu cabelo vai agradecer, não precisa se preocupar.

Um beijo!

Obrigada pela resposta Mariana :) Bjo

De nada :)

Amada por favor estou na fase BC e peço ajuda sobre essa questão das composições dos produtos quero comprar produtos sem esses petrolatos e parafinas e silicones e mais…

Oi, Mayara!
Essa técnica chama-se low poo, temos alguns posts explicando sobre o assunto aqui no blog. Dê uma olhadinha que vai te ajudar e, qualquer dúvida, estamos por aqui!

http://cacheia.com/2014/04/descomplicando-o-low-poo/
http://cacheia.com/2014/07/viloes-capilares/
http://cacheia.com/2013/11/perguntas-frequentes-sobre-a-tecnica-lowno-poo/

Beijos!

Eu tbem n sei em quanto em quanto tempo devo lavar meu cabelo??

De dois em dois dias é o bastante :)

Tenho uma duvida n sei em quanto em quanto tempo tenho que lavar meu cabelo

Oi, Heide!

O intervalo mínimo é 1 dia, mas aí depende do seu cabelo. Cabelos mais secos costumam aguentar até uma semana, agora cabelos mais oleosos, aguentam um dois dias. Teste e veja o que fica melhor para você :)

Oiii tenho uma duvida Depois q eu lavar meu cabelo passo o que nelel, creme de pentear para cabelos cacheados?

Oi, Heide!

Sim, pode passar. Vc também pode passar óleo por causa das pontas.

Você já tentou alguma texturização?

Qual óleo? Não tentei não vou ver no blog qual vc me indica?

Azeite, óleo de coco, óleo de amêndoas… :)

Não sei qual tipo de texturização fazer pois meu cabelo ainda tem muita química e minha raiz ta crescendo agora qual vc me endica??

Oi amore! Te mandei dois links em outro post, dá uma testada e vê qual vc se adapta melhor, ok?

Beijo!

Tenho uma duvida eu tomo banho lavo meu cabelo e seco com o secador ai ele fica armado pois ainda estou no começo da transição minha raiz ta começando a crescer agora e o restante do meu cabelo só tem quimica,aibdepois q seco ele eu prendo as vezes tenho q sair ai ele fica feio solto as vezes tipo acabei de lavar e não quero molhar lavar de novo só para sair ai n sei como usalo fica feio estranho ai fico sempre preso o q eu faco bjs obg

Oi, Heide!
Seu cabelo vai amar mesmo e outra os fios estão sensíveis por conta da quimica então não é bom nem usar secador, nem chapinha nem babyliss.

Lave o cabelo, faça uma etapa do cronograma capilar, enxague, passe o condicionador para selar os fios. Depois disso, faça uma texturização.

Dois posts que vão te ajudar:

http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/
http://cacheia.com/2014/02/como-abaixar-e-disfarcar-a-raiz-do-cabelo-sem-usar-quimicas/

Aí, como já te disse em um outro comentário, evite lavar todo dia, para o cabelo não ressecar tanto e para você não perder a texturização que fez. Aì, dá uma olhadinha no post sobre day after que eu te passei, ok?Lá tem dicas para você ficar com o cabelo bonito no dia seguinte.

Um beijo!

Mariana, adorei seu post! Foi super instrutivo pra mim, que sou nova nesse mundo. Há três meses parei com os alisamento, que faço há cerca de 12 anos (tenho 22). Estou um pouco apreensiva porquê simplesmente não sei como é meu cabelo. Eu sempre tive cabelão e o BC me deixa apreensiva. Além disso, tenho muitas dúvidas de que produtos e técnicas usar nessa transição, porquê meu cabelo natural seria um 3B/3C e o resto do meu cabelo é compltamente liso. Alguma dica?
Beijos!

Opa, que bom xará! Fico feliz :)

Olha, quando entramos em transição é normal ficarmos com duas texturas de cabelo, a do seu cabelo natural que está nascendo e a do cabelo alisado. Meus conselhos pra você:

– Relaxa e vai deixando seu cabelo crescer. Você só vai ter uma real noção de como ele é quando tirar toda química.
– Não precisa ficar com medo do BC. Se prepare para isso. Te aconselho a ler esse post: http://cacheia.com/2015/01/6-motivos-para-nao-passar-muito-tempo-em-transicao-e-fazer-logo-o-bc/
– Você pode ir cortando o cabelo aos poucos também
– Sobre os produtos: procure aqueles que tenham propriedades hidratantes, nutritivas ou reconstrutivas. Não é a solução dos problemas, mas ajuda
– Leia sobre cronograma capilar: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
– Sobre as técnicas, durante a transição, você precisará tentar disfarçar as duas texturas. Algumas dicas:
http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/
http://cacheia.com/2014/02/como-abaixar-e-disfarcar-a-raiz-do-cabelo-sem-usar-quimicas/

Se tiver qualquer dúvida, é só gritar aqui :)

Um beijo, respira e paciência. Vai dar tudo certo ;)

Oi meninas gostaria de saber o que eu faco no meu cabelo quando eu for sair não sei mais o q fazer toda vez q eu saio tenho q lavar molhar pq fica feio seco

Oi, Heide!

Você já leu sobre day after? http://cacheia.com/2014/01/day-after-dicas-para-manter-os-cachos-lindos-no-dia-seguinte/

Você não precisa molhar o cabelo toda hora não!

Bjs!

Oi eu não sei qual fazer estou perdida,vc me endica alguma?gostaria de saber se depois que eu lavar meu cabelo com shapoo condicionador depois passo algum produto nele pq ele fica horrível só da para usar ele preso :/

Oi, Heide!
Infelizmente, a fase da transição é assim mesmo! O cabelo não cacheia, fica com o aspecto ressecado. Por isso você precisa:

1- ir cortando o cabelo
2- seguir o cronograma para ir melhorando a aparência dos fios: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
3- Fazer texturizações enquanto você não corta o cabelo todo: http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/

Calma, Heide! Respira, tenha paciência que vai dar tudo certo!
E quando pensar em desitir, corte!

Beijos!

Olá, amei o blog ! Minha dúvida é.. eu tinha cabelos bastante cacheados com a raiz um pouco alta , então desde os 11 anos resolvi alisar e não paro mais (socorro) ! Agora ele está todo arrebentado, e perdeu os cachos .. ainda tem solução para os cachinhos voltarem?

Tem, Lari!
Corta toda parte alisada e cuida bem deles!
Dá uma olhadinha nos posts que eu citei aqui nesse post que tem várias dicas :)

Qualquer dúvida, estou por aqui :)

Beijos!

Tenho que corta mais meu cabelo :/ to com medo kkk

Corta aos poucos, Heide!
Ajuda muito :)

oi gente, estou passando também pela tal fase da transição, está sendo difícil, definir os cachos, que faço?
bjss

Oi, Denise! Tudo bem?
Você está cortando seu cabelo? Quanto de parte com química ainda tem?

Beijos!

Oi. Eu nunca me dei bem com meu cabelo porque nunca me senti segura com os cachos. Sempre achei feio (em mim) o cabelo cacheado volumoso. Eu acho lindo os cachos dos outros,mais nunca consegui aceitar os meus.
Sempre me achei mais bonita com o cabelo liso. Então,depois de muita briga com a minha mãe,ela me deixou alisar meu cabelo.
Me senti maravilhosa! Nunca me senti tão linda,atraente e confiante.
Mais logo tive que cair na realidade. Depois de 2 meses,o meu cabelo começou a enrola,e eu entrei em pânico pois a cabeleireira tinha me dito que a química duraria até 4 meses. E não foi o que aconteceu. Meu cabelo enrolou antes do previsto e não foi só a raiz,o cabelo todo enrolou.
Então depois de algum tempo,me reergui e resolvi alisar de novo,mais agora fiz outro procedimento com outro profissional. Mais pela segunda vez,depois de ter pago caro e de ter que ouvir minha mãe me enchendo e dizendo que não deveria ter feito isso de novo,meu cabelo voltou a enrolar.
Acho que é um sinal ou algo do tipo. E que devo aceitar de vez meus cachos.
Não se trata apenas de cabelo, mais sim de quem eu sou. Eu nasci assim,tentei mudar minha condição mais não funcionou. Tenho quase certeza de que não estou pronta para o processo de transição,mais eu tenho que fazer isso. Tenho que me aceitar como sou! Seu blog me ajudou a perceber isso! Obrigado!

Oi, Karine!
Isso é completamente normal, viu? Pode ter certeza que todas as meninas que passaram por algum processo quimico, fizeram isso por não se sentirem bonitas com o seu cabelo natural. Eu falava exatamente isso “não fico bonita cacheada” “aquela menina é linda, mas meu cabelo não fica assim”. E, na verdade, o grande problema é que eu não sabia cuidar do meu cabelo.

A transição, realmente, não é uma fase fácil, mas se depois de duas quimicas ou seu cabelo ainda volta a cachear, pode ser um sinal que você vai tirar isso de letra ;)

Sugiro que você leia os posts a seguir:

http://cacheia.com/2014/05/10-coisas-que-toda-cacheada-precisa-saber/
http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/
http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Tem mais um monte!
Se precisar de ajuda, estou por aqui :)

Um beijo!

Ooii meninas boa tarde,meu cabelo está crescendo cada vez mais e minha raiz esta gritando estou desesperada não sei o que fazer qual shapoo ou condicionador,hidratação usar.ou creme de pentear.todas as vezes que vou sair tenho q molhar meu cabelo pq ela ta seco feio não da para sair com esse cabelo n sei o que fazer me ajudem por favor bjs

Oi, Heide!
Faz tempo que você não comentava aqui… Primeiro me conta, daqueles que eu te mandei, o que você já testou?

Beijos

Oi tentei prender rabo de cavalo passar gel colocar bigudinhos e nada fica legal não cacheia e meu cabelo tem uns fios pequenos foca e. Pe nossa ta muito difícil sera que ainda tem jeito???eu não sei se bom eu usar shapoo para cabelos cacheados e tenho que corta ne?? Não to com coragem.meu cabelo já ta curto não muito mais ta kk

Oi, Heide!
Esse negócio de shampoo para cabelo cacheado ou não, a essa altura, tanto faz, porque ele não vai conseguir cachear seu cabelo com progressiva. O importante é ser um shampoo hidratante para ir ajudando com a aparência dos fios.

Sim, você precisa ir cortando, mesmo que aos poucos, para que o cabelo novo vá tomando lugar.

Aqui tem outras dicas de texturização: http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/

Beijos

Comprei um shapoo para cabelos cacheados os crespo da treseme ai comprei ampolas imã de óleo de argã outra de manteiga de carite e. A outra de vitamine E misturei td no shampoo e estou usando,sera que fiz bem???

Não tem problema nenhum, Heide. Mas, como te falei, essa não é a solução para os seus cabelos cachearem. É super necessário cortar!

Entendi bom vou corta meu cabelo vcs tem alguma dica de cortes, entendi então tenho que focar mais em shapoo que hidrate meu cabelo,mas não sei qual shapoo comprar qual e bom eu nunca fui de cuidar do meu cabelo referente a isso sabe então fico perdida não sei que e bom qual que hidrata,pelo o que eu entendi VC falou que não importa muito eu comprar um shapoo de cabelos cacheados pq ele não vai cachear meu cabelo tenho que comprar um que hidrate e deixe o fio hidratado.. Estava pensando em fazer a hidratação de maisena pq minha raiz esta muito alta ..

Oi, Heide!
Temos dicas de corte aqui http://cacheia.com/2013/12/gocurly-como-cortar-cabelos-cacheados/ e aqui http://cacheia.com/2013/12/gocurly-como-cortar-cabelos-cacheados-parte-2/

Pode fazer a hidratação com maisena, sim, é ótima!
Você não tinha comprado um shampoo da Tressemé? Pode usá-lo!

Beijos

Desde já obrigada

:)

Oii mariana queria saber meu cabelo ainda ta curto e MSM assim tenho que corta??;(

Oi, Heide!
Você só corta se quiser, PORÉM a quimica só sai cortando, então se tiver progressiva nele curto, você precisar ir cortando para tirá-la

Entendi mari e pq meu cabelo já ta curto entendeu ai corta mais kkk mas acho q tenho que fazer isso ta cheio de química de tudo.eu fiz a hidratação de maisena ficou muito bom meu cabelo,gostei de um corte que VC me mandou..obrigada

Entendi, claro. Mas você pode esperar mais um pouco se não quiser cortar, ir cortando aos poucos. Mas o fato é que a quimica só sai cortando, e se vc não tá conseguindo lidar com o cabelo assim, fica difícil, né?

: ) @dorei o blog! Li apenas algumas matérias, mas vou ler todas!! Deixo aqui um depoimento:: Há quase um ano decidi me livrar da”progressiva”… Então a raiz do cabelo crescendo e com aspecto ressecado (se comparado com o comprimento todo cabelo), mas persisti bravamente!… estava escovando apenas a raiz por que meu cabelo estava imenso e não tinha como deixar natural (mto volume). Daí em jan/ desse ano (a raiz estava apenas com mais ou menos uns quatro dedos) mas resolvi já cortar as madeixas acima do ombro (que estavam quase na cintura!) Deus é pai!! Rsrsrs…. foi ótimo o rapaz que cortou meu cabelo, comentei como eu queria e ficou até melhor! Ele fez tipo um chanel, o que deu super certo (como a raiz está maiorzinha, dah um volume na parte de baixo do cabelo sendo propício para disfarçar as pontas sem movimento da progressiva e deixando o chanel bem encubucadinho! : ) Tem dias que deixo ele escovado bem alinhadinho, mas tem dias que fico com ele natural, mesmo ainda estando em transição! Não vejo a hora de dar tchau para as pontas!!…. Enfimmm a palavra eh: paciência!

Oi, Ló!
Que legal! Parabéns pela atitude, logo logo você estará livre da quimica também! E pode contar com o Cacheia :)

Beijos!

Olá meu nome é Larissa,nossa eu queria te perguntar se eu parar de colocar química e corta o meu cabelo os cachos vam voltar??

Oi, Larissa! Tudo bem?
Você tirando toda a química, sim, os cachos voltam =)

Bjs!

Olá,
meu cabelo é um 2c/3a, nao sei bem, estou em transição a 1 ano e 1 mês e só lá pelos 10 meses descobri o que era transição e cc. Antes disso fazia chapinha pelo menos 2 vezes na semana pra disfarçar a raiz e raramente fazia hidratações. Depois de descobrir tudo isso passei a fazer o cc e usar muito pouco a chapinha, cheguei a ficar quase 1 mes sem usar e o cabelo ficou com um brilho incrivel. A minha preocupação é a seguinte, a parte de cima nao volta ao normal de jeito nenhum! Ta super lisa. Meu cabelo tá tão estranho, a parte da nuca ta bem ondulado e a medida qe vai chegando ao topo da cabeça as ondas vao se abrindo e nessa parte crítica tá liso, liso. Será que a química modificou a estrutura do meu cabelo? Cortei ele no pescoço achando que ia definir e não aconteceu. Ainda tenho uns 4 dedos de progressiva que pretendo tirar totalmente no fim do ano, minha esperança é que ele volte a crescer natural. Estou tentando parar totalmente com a chapinha mas ainda faço 1x na semana. Cortei o cabelo muito curto e a texturização nao ta dando muito certo, ele fica muito cheio. Comprei a mascara de queratina da Phytoervas pra ver se ajuda. VocÊs já viram algum caso assim? O cabelo voltou ao normal? To super triste com isso pq não quero mais fazer progressiva mas meu cabelo ta muito doido e feio.

Oi, Renata!
É super normal o cabelo não cachear quando temos parte alisada ainda. Acontecia comigo também. Eu não fazia ideia de como o meu cabelo ia ficar antes de fazer o BC.
O nosso cabelo muda muito com o passar dos anos, mas a quimica não consegue mudar a estrutura do cabelo que ainda não nasceu, então fique tranquila, ok?

Te aconselho a ir cortando esses 4 dedos restantes para você começar a ver seu cabelo de verdade. Fica muito mais fácil cuidar, entender do que o cabelo está precisando e caprichar nas finalizações, que ajudam muito na definição.

Você já leu esse post? http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Beijos

Oi Renata. Estou passando por isso agora. A parte de cima do meu cabelo não anela e tenho quase 2 anos de transição. :-(

Oi, Hélida!
Eu também tinha essa sensação quando estava em transição, mas foi só fazer o grande corte que cacheou. É claro que também depende do tipo que é seu cacho, mas no geral o cabelo com quimica não deixa o natural “livre” para ser o que é, entende?

Sobre tipos de cacho, você pode ler aqui: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Beijos!

OI Mariana eu já tinha lido esse poste na verdade rsrs li todos já faço o cronograma capilar enfim, quando tomei a decisão de para foi com tudo mesmo nada de escova e chapinha e participo de um grupo do whats e cacheadas aqui da minha cidade e trocamos informações e muito legal, mais qualquer novidade manda ai pro meu e-mail ok vou ficar muito grata beijossss…

rsrs
Que legal, Reni!
Sempre postamos novidades :)
Cadastre seu e-mail para receber nossas newsletters!

Bjs

#Apaixonada pelo Blog!

Ahhh, que linda!
Ficamos felizes, Viviane :))

Oi Mariana, parei de fazer química no meu cabelo em julho de 2012 mas nunca procurei saber o que eu deveria fazer entao continuei com as escovas normais e com o tempo fui percebendo que meus cachos não pegavam a forma depois de tanto tempo no final do ano passado descobri que eu deveria parar de vez com as escovas porem em dezembro eu descolori o cabelo e ele esta muito ressecado entao não sei se devo escurecer para ajudar, meu cabelo esta apenas com as pontas lisas e os cachos estão bem definidos mas as pontas estão muito ressecadas entao gostaria da sua opinião em relação a escurecer o cabelo ou não

Oi, Nadine!
Eu não escurecia o cabelo agora porque mais tintura só vai ressecar mais ainda os fios e não o contrário.
Te aconselho a seguir o cronograma capilar para tentar recuperar a saúde deles primeiro. Temos um post aqui sobre isso: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Qualquer dúvida, estou por aqui!
Bjs!

Olá,

Fiquei feliz porque está muito completo o blog, faz apenas 3 dias que decidi de fato a voltar com meu cabelo natural ( que na verdade nem me lembro como é) comecei com 11 anos a passar relaxamento com 13 fui para progressiva ate 3 meses atrás rs são 11 anos nessa vida e sinceramente cansei quero me libertar do secador principalmente da progressiva, eu já li demais sobre, vi diversos videos , curti muitas paginas no face e preciso tirar uma duvida, eu pretendo cortar o cabelo já semana que vem nao o BC ainda mais algo curto ele, está um pouco abaixo do ombro pretendo cortar na nuca, pois ele esta com luzes nas pontas e quero tirar de uma vez, faz um ano que nao pinto nem faço luzes entao de cor ele esta natural, será que esse é o caminho ou deve fazer um calendário capilar durante um mes antes de cortar? hoje pretendo fazer uma hidratação e na segunda começar o calendário, o que voce me orienta? outra coisa será que pelo fato de ter feito a progressiva a menos de 6 meses terei dificuldade? visto que usava uma progressiva muito forte :( mesmo lendo estou meio perdida de como começar e o que comprar. Queria ajudaaa rs….

Desde já agradeço muito ! ♥

Oi, Aline!
Primeiro, peço desculpas pela demora em te responder e espero que a resposta ainda te ajude :)
Bom, você pode sim começar pelo o corte e, particularmente, acho uma ótima opção, já que vai te poupar trabalho com esse cabelo que você pretende eliminar de qualquer forma.
E você pode ir fazendo o cronograma capilar paralelamente. É só bom lembrar que o cronograma não tira a progressiva, ele ajuda com a aparência dos fios, brilho, ressecamento… Mas enquanto você não cortar o cabelo, ele não vai voltar ao natural.
Você não terá mais dificuldade por ter feitos a progressiva em menos de 6 meses porque o cabelo que foi progressivado não vai voltar a cachear, só o o novo que está nascendo que sim.
Te aconselho a leitura desse post: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Qualquer dúvida, estou por aqui!
Bjs

Ola, faço meu cabelo no beleza natural há 7 meses. Sendo que cada vez que eu vou os meus cachos estão saindo.
Trato ele com os proprios produtos de lá,faço hidratação toda semana.
Tem algum outro metodo pra cachear meu cabelo?

Oi Pamela, tudo bem?
O beleza natural relaxa o cabelo, não é feito (nem recomendado) pra cachear o cabelo… Veja esse post http://cacheia.com/2014/08/critica-salao-beleza-natural-belo-horizonte/

Olá…descobri o blog esses dias na minha busca por dicas para deixar as químicas… Decidi largar o alisamento esses dias após uns 10 anos da minha vida, venho observando a má qualidade da saúde do cabelo além de querer incorporar de vez essa característica minha que estava negligenciada, até por falta de informação na época, por achar difícil de cuidar e etc. Estou adorando o blog e na ansiedade pelos cachos rsrs

Oi, Isabelle!
Seja bem-vinda e conte com o Cacheia para o que precisar.
Você coemçou pelo post certo. Aqui temos linkado todos os posts que vão te ajudar nessa fase :)

Um beijo!

nosssa super lega!
Estou tentando cachear o meu,no entanto o meu smpre fomam pequenos cacho em uma parte e na outra não,ai não da né rsrs,meninas aguém tem dica d como consigo tirar a rebeldia desse meu cabelo?

não é por causa da quimica, Jeany?
Os são tipos de cacho diferentes mesmo?

Oii, adorei esse blog e com certeza já est´me ajudando muito! Estou no começo da minha transição e sei que irei fazer o BC. Minha raiz está com mais ou menos um dedo, queria cortar quando estiver um pouco grandinha. Tem algum tamanho “legal” de raiz pra fazer o BC?

Oi, Josiane!
Isso depende muito de você e de quanto você está disposta a encarar o curtinho.
Tem gente que já corta com 1 dedo. Agora, se você não quer ficar com o cabelo raspado, pode esperar até ter uns 4 dedos. Mas, enfim, depende de você mesmo ;)

Bjs

Oie…
Fiz meu último alisamento em Janeiro e prometi a mim mesma que iria trazer os meus cachos de volta. Já tinha tentado antes, dessa vez estou determinada. Planejo o BC para Setembro ou quando complementar um ano de transição. Confesso que várias vezes sinto-me tentada a desistir. Ler as matérias do blog ajudam a manter o “foco na missão” rsrs . Obrigada :)

Oi, Lu!
Que legal, ficamos muito felizes em saber disso :)
Sempre que pensar em desistir, manda msg para nós!

facebook.com/blogcacheia
Instagram: @blogcacheia

bjs!

Estou encantada com o blog! Tenho o cabelo 3a, que descobri aqui. Estou em processo de transição capilar porque decidi não fazer mais química no cabelo desde março desse ano, descobri aqui. Milhares de pessoas passam por isso também, isso eu não descobri aqui, mas aqui eu li muito a respeito e percebi que sofremos juntas! Rsrs… Estou cada vez mais tranquila com relação ao processo.
Tenho cabelos muito finos, ralos e poucos devido a inumeras escovas que tenho feito nos ultimos anos. Nem lembro, como tantos, como é meu cabelo. Li vários posts aqui, mas ainda continuo confusa com relação ao visual do meu cabelo. Qual melhor método a ser usado para amenizar o efeito da transição em um cabelo como o meu? Meio curto, com poucos fios e muito fino?

Oi, Gilmara!
Primeiramente, ficamos muito felizes em ler seu comentário :)
E, sim, estamos juntas nessa e uma dando força para outra.

Você já leu sobre texturização? Os posts a seguir podem te ajudar:
http://cacheia.com/2014/02/como-abaixar-e-disfarcar-a-raiz-do-cabelo-sem-usar-quimicas/
http://cacheia.com/2014/09/como-sobreviver-a-transicao-capilar/

Bjs!

OLÁ,

Assistindo o programa encontro com Fátima, começaram a falar sobre um assunto que muito me interessa, cabelos cacheados e crespos, já tentei deixar meu cabelo voltar ao natural e fica estranho, metade espichado e a outra enrolado, estou cansada de tantas progressivas. Por enquanto só uma pergunta: Corto todo meu cabelo, igual ao de homem, ou aos poucos como foi dito no blog?

Oi Sabrina, tudo bem?
O cabelo durante a transição do liso pro crespo fica assim mesmo, é o que tratamos aqui no blog. É uma fase estranha mas que vale super a pena!
Você que decide, do jeito que achar melhor. E não existe “igual ao de homem”, porque mulheres também podem ter o cabelo curtinho que quiserem hein <3 <3

Parabéns pelo cuidado e carinho com que explica. Muito legal! Motiva a querer se informar melhor e assumir de vez os cachos!

Nossa, Maríla! Obrigada <3
Muito amor seu comentário!

Um beijo :)

Parabéns!!! Excelente texto, explicativo e motivador!!! Estou amando a transição do meu cabelo, só falta mais um corte e terei meu cabelo 100% original. Acompanho este site faz uns 3 meses e adoro tudo que vcs escrevem. Parabéns meninas!!!! :)

Oi, Karina!
Que bom! Ficamos imensamente felizes em ler isso e saber que estamos ajudando de alguma maneira :))

Se tiver algumas dúvida ou precisar de apoio, estamos por aqui! ;)

Um beijo!

Olá meninas,
“Caí” aqui no blog pesquisando sobre o finalizador de linhaça e tô lendo desesperadamente todos os posts!….rssrsrrrssrrs
Parei com a progressiva em janeiro/14 depois de um distúrbio de oleosidade pós-progressiva e decidi de vez não fazer mais…faço químicas no meu cabelo desde os 13/14, tô beirando os 30…rsr
Aí que até o começo do ano tava aguentando só com secador/escova mas já tava metade do cabelo de um jeito e metade do outro. Meu cabelo não é cacheado, nem crespo..também não dá pra dizer que é ondulado pois não formam ondas…é um negócio indefinido e armado! ahauahuaahu
Mas resolvi parar com o secador pra ‘redescobrir’ meu cabelo depois de tantos anos de químicas…e comecei assim na louca, cortei estilo Bob Long e lá se foi quase todo o cabelo alisado (ficou ainda uns 4 dedos) e desde então tenho feito a técnica “dedoliss” (li esse termo em outro post aqui e achei engracadíssimo e super apropriado! rsrssr) que vem dando jeito mas venho procurado por algo pra ajudar na finalização/definição. Atualmente tenho usado os shampoos e condicionadores/ máscara que ainda tinha da época do “liso”, apenas incorporei o creme pra pentear depois do banho e o creme+água pro day after mas ainda assim arma bastante. Vou testar hoje o gel de linhaça e assim que meus produtos forem acabando vou começar a comprar pra cacheados e redutores de volume. Comprei a linha Cachos Marcados da Natura mas usei uma vez só então não posso dizer se é bom pro meu cabelo ou não…
Bom, o fato é que eu sempre me achei mais bonita com o cabelo liso escovado e também com progressiva acaba ficando mais prático porém, agora que resolvi assumir o natural, tenho “me gostado” mais assim…é uma luta e um exercício de autoestima diário pois assim como recebemos elogios pelo natural, tem gente que torce o nariz…e aí tem que ter muito amor próprio pra assumir e gritar: EU quero e gosto assim! Assim como, quando eu resolvo fazer uma escova pra variar um pouco (essa versatilidade também é ótima pra não enjoar…rs),tenho me estranhado..rs mas recebido muito mais elogios…é a tal da ditadura do liso disfarçada, a pessoa talvez nem perceba o quanto o comentário/elogio dela é limitador.
Enfim, tô adorando o espaço e procurando aprender sempre mais pra assumir de vez minha “nova personalidade”…rsrs pretendo poder seguir dizendo: alisamentos nunca mais!
Bjão ;-)

Achei o post sobre Tipos de Cachos, o meu se encaixaria (mais ou menos) no 2b…um troço assim esquisito e sem forma (tá, parei!) ahauahuauahuaauh

2b é lindo! Todo cabelo é lindo ;)

Que linda, Jacque!
Seja bem-vinda ao Cacheia e pode contar com a gente para o que precisar :)

Um beijo

[…] Leia também: Cronograma Alimentar: aprenda a nutrir os seus cabelos de dentro para fora […]

Tá decidido! Vou me aventurar a ser livre!!! Vou começar já, li os principais posts de vocês e amei! BH terá mais uma cacheada. ;)

Uhuuuuuuuuuuu
Se precisar de ajuda, estamos aqui :))

Beijos!

Olá! Eu adoraria assumir meus cachos, porém, além de ficar confusa ao pesquisar qual tipo de cacho ele é, eu não faço a mínima ideia por onde começar. Eu nunca fiz química, e escova e chapinha, eu não uso. Porém, o meu cabelo ele tem muito frizz e os cachos não tem forma definida (apenas alguns). E por mas que eu lave e hidrate, ele não fica com o brilho que eu gostaria que ele tivesse. O que eu faço? Me ajudem, por favor!!!!!

P.S.: O seu blog é o melhor que eu já vi! Continuem com esse blog maravilhoso! Vcs me inspiraram e me fizerem repensar se eu realmente deveria alisar o meu cabelo ou não. Obrigado! S2 <3

Oi, Ingrid! Tudo bem?

Bom, vamos por partes:

Sobre o tipo de cacho, você já leu esse post da Ana? http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/ Ainda assim não descobriu? Se não, mande-nos uma foto sua por inbox no nosso Faceboo: facebook.com/blogcacheia (e explique que vc já viu o post e ainda tem dúvida)

Sobre assumir o cabelo crespo, bom, o fato de você não ter quimica nem usar secador e chapinha é um começo MARAVILHOSO, pois vai te dar bem menos trabalho. Você só precisa aprender a cuidar do seu cabelo :)

Te aconselho a começar por esse post: http://cacheia.com/2014/05/10-coisas-que-toda-cacheada-precisa-saber/
E depois ler sobre cronograma capilar, que é uma rotina de cuidados para deixar o cabelo mais hidratado, brilhoso e tudo mais :)
http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Aí conforme as dúvidas forem surgindo, é só falar com a gente nos comentários :)

Ps: Muito obrigada pelo elogio, isso nos dá força para continuar e querer melhorar a cada dia =)

Um beijo!

Gente Muito Legal mais. Meu cabelo comsidero como duro desside cachear o que faço ‘/

Flor, primeiro, não existe cabelo duro, cabelo ruim. Valorize sua beleza natural ;)

Seu cabelo pode até não formar cachos, se ele for tipo 4c, por exemplo, mas dá sim para ter um cabelo crespo, lindo e mega hidratado. É só cuidar :)

A primeira coisa é saber qual é o tipo do seu cacho: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Aí, me explica, você está com quimica no cabelo no momento? Ou está sem nada, mas não sabe como cuidar?

Vou te ajudar, fique tranquila!

Um beijo!

Queria mt saber qual é o tipo do meu cabelo . Sempre fico na dúvida e nunca acerto alguém pra me ajudar ? :(

Oi, Ingrid! Tudo bem?
A Ana fez um post explicando: http://cacheia.com/2014/10/qual-e-o-tipo-do-meu-cabelo/

Se ainda assim você não conseguir descobrir qual é o tipo do seu cacho, manda uma mensagem para nós no Facebook com uma foto sua e explicando sua dúvida, que te ajudamos, ok? Nosso Facebook é: facebook.com/blogcacheia

Beijos!

nossa adorei a sua matéria … estou nesse dilema de me aceito ou não de cabelo natural se faço ou não a transiçao.. é muito difícil desde os 11 anos usar quimica chapinha etc a 6 anos usar um alongamento enorme super liso não poder ver 1 dedo de raiz que ja corre pro salão e querer deixar natural, a questão é vejo tanta cacheada e crespa linda por ai amigas inclusive e não aguento mais essa vida de viver alongando pra esconder o que o meu cabelo realmente é, e agora me deparo com essa dúvida, me assumo ou não ! (?) ow decisão difícil e mais difícil ainda é passar pela transição e não poder simplesmente cachear

Oi, Juliani!
Primeiro, saiba que você não é a única nessa situação. Muita gente está passando por isso e muitas outras pessoas, como eu, já passaram.
É uma decisão difícil mesmo e só você poderá chegar a conclusão do que é melhor.
O que eu posso te dizer é que não tem nada mais gratificante e que nos deixa com a autoestima mais elevada do que se olhar no espelho e se sentir linda com o cabelo que você tem, entender que você não precisa fazer uma escova para ir naquela festa, que pode emtrar no mar sem medo e que não precisa correr no salão cada vez que o seu cabelo nasce simplesmente por escondê-lo. É um peso enorme que sai da nossas costas, é umaar transformação que vem de dentro e, por isso, é exige tanto tempo, aprendizado e paciência.

Se você optar pela transição, saiba que o Cacheia estará aqui para te ajudar SEMPRE!
Dá uma olhadinha no nosso Facebook e Instagram também, tem muita inspiração por lá :) São eles: facebook.com/blogcacheia e @blogcacheia

Beijos!

Oii meu cabelo era liso na raiz e cacheado nas pontas… Quando tinha uns 11 anos, pintei de rosa as pontas do cabelo, ai desbotou, ai ele ressecar muito e fico com um aspecto esticado.. Hoje tenho 12 kkk vivo com progressiva kkk ela meio liso na ponta, so que a raiz ta crescendo cachos.. Ele ta curto fiz progressiva ha pouco tempo..
So na raiz, agora quero ele todo cacheado..
O que eu faço ??

Oi, Duda!
Você precisará esperar seu cabelo crescer e ir cortando a parte com progressiva. Aí seu cabelo vai nascer natural e você terá seus cachos de volta :)

Se tiver mais dúvidas, estou por aqui :)

Bjs

Boa tarde!!!
Mariana, quero parabenizar por esse post, foi muito, mais muito esclarecedor. Estou em transição há 8 meses, estou com o cabelo longo, bem próximo da cintura, ontem dia 24/07/2015 cortei pela primeira vez, apenas quatro dedos para eu ir me acostumando com os cortes, até chegar e fazer o corte de toda a química do cabelo, que faço desde os meus 10 anos e confesso que não lembrava como ele realmente é, e agora com o (re)surgimento dele estou adorando conhece-lo. Venho fazendo o cronograma capilar e ainda me adaptando, hora eu acerto, ora erro mais ainda estou conhecendo-o. De fato é uma processo muito complicado, mais o que está mais me incomodando são os CABELO BRANCOS, principalmente na parte da frente, que desde cedo aparecem e sempre pintava, te pergunto posso tonalizar ou até pintar mesmo, banho de brilho, algo que posso fazer?
Obrigada e desde já agradeço!!!

Oi, Ludmila!
Que bom que gostou, fico muito feliz :)
Você pode pintar, sim! Só que como você ainda está com química pode ser que o cabelo resseque um pouquinho mais, mas é só manter o cronograma capilar para dar uma força aos fios e eles não danificarem tanto na hora de pintar.

Qualquer dúvida, estamos por aqui!
Bjs!

Oi!!!Acho que desta vez vou conseguir…Luto a muito tempo para ter um cabelo bonito.Me encontrei no BN e durante alguns anos me senti linda e escrava desta química. Ano passado resolvi mudar e fiquei seis meses sem química alguma.Infelizmente não consegui…Relaxei o cabelo com sódio e pra minha infelicidade meu cabelo não enrolou.Esperei mais três meses e perto de relaxar,achei melhor cortar e tentar novamente retirar toda química. Tentando encontrar soluções para meus cabelos na NET,encontrei você. Espero ter a paciência que preciso pois o insentivo já achei!!!

Oi, Maria Angélica!

Não é fácil, mas é completamente possível! Basta termos paciência e determinação que chegamos lá!

Conte com o Cacheia para o que precisar :))

Um beijo!

O meu cabelo perdeu os cacho com o produto que passei que se chama ene agr já faz mas anos que parei de usar oque eu fasso para voltar meus cachos

Oi, Bianca! Tudo bem?
Não conheço esse produto, mas se ele tirou os seus cachos é porque ele tem quimica e para tirar quimica só deixando o cabelo crescer e ir cortando as partes que estão com quimica.

Segue o passo-a-passo desse post, qualquer dúvida, me avise ;)

Bjs

OI pra vcs, venho procurar apoio tem 15 anos que aplico química no cabelo de tudo já passei. Mas vou começar a partir deste mês de agosto entrar no período de transição espero que eu consiga passar. Pois na cidade que eu moro as pessoas tem muito preconceito por cabelos cacheado inclusive pessoas do meu circulo. Mas vou passar e não tenho medo de cortar isso pra min e o de menos vou esperar seis meses depois eu vou cortar afinal nem lembro como são meus cachos . Eu cancelei meu Facebook so tenho contato através de email.

Oi, Jaqueline! Tudo bem?

A transição é uma fase difícil e encarar o preconceito contra cabelos crespos é mais difícil ainda, mas lembre-se que quem está errado são eles e não você. Que o seu cabelo é lindo sim e você tem o direito de ser quem você é, se você assim desejar.

Se precisar de ajuda, conte com a gente :)

Um grande beijo!

Bom dia, meu cabelo é muito crespo uso guanidina e gostaria de cachear os cabelos sem precisar cortar, gostaria de saber se há uma solução. Moro em Nova Iguaçu/RJ. Poderia me indicar um lugar onde eu possa fazer meus cabelos. Muito obrigada bjs

Oi, Luciana! Tudo bem?
Para o seu cabelo voltar ao natural, ele precisará crescer e você terá que ir cortando, mesmo que aos poucos, a parte com quimica.
Enquanto isso você pode ir tentando fazer texturizações: http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/

Não conheço salões em Nova Iguaçu :(

Qualquer dúvida estamos por aqui :)

Bjs

Oi mariana sou nóva aqui meus cabelos sao lisos gostaria que eles focem caxiados sem fazer permanentes vc tem alguma dica ou cremes e champoo que posso usar. Pra que eles enrole obrigada Elza franco mande a resposta pro meu email elzafranco@yahoo.com.br

Oi, Elza! Tudo bem?
Vou responder por aqui porque você receberá a resposta no email cadastrado :)
Então, se o seu cabelo é naturalmente liso, será difícil cacheá-lo. Você pode tentar passar um pouco de leave-in após o banho, apertando o cabelo. Mas só funcionará se o seu cabelo tiver alguma tendência a cachear e não for um cabelo compeltamente liso.
Você pode tentar também texturizações, mas, de novo, se o seu cabelo for muito liso, os cachos vão acabar desmanchando. Temos posts sobre texturizações aqui: http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/

Espero ter ajudado!
Beijos

ei tudo bem,estou voltando com os meus cachos depois de muitas quimicas e estou amando,sempre amei cabelos longos e tive que corta e estou otima kk mais gostaria de saber se posso clarear meu cabelo com luzes pois acho lindo cachos loiros?

Oi, Gabriele!
Que legal!
Pode sim :) Mas te aconselho a cuidar bem dos fios antes e depois para tentar não ressecar tanto os seus cachos.
Você segue o cronograma capilar? Aqui falamos sobre ele: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Qualquer dúvida, estou por aqui :)

Bjs

meu cabelo e seco e duro o q faço

Oi, Nayara!
Já experimentou o cronograma capilar? A Ster explica sobe ele aqui: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Bjs

olá , boa tarde !!
Estou em transição, porém nenhuma dessas alternativas deram certo pra mim , então só escovo meu cabelo isso pode interferir nos cachos?

Oi, Ane!
Pode me falar melhor o que você tentou? Quem sabe eu tenho alguma dica para te ajudar :)
Sobre escovar o cabelo, não vai interferir diretamente nos cachos, mas pode deixar o cabelo um pouco mais ressecado.
Você está seguindo o cronograma capilar?

Bjs

Olá boa tarde! Primeiramente que bom participar deste grupo…Estou iniciando minha transição, faz um mês e meio que não aliso o cabelo e por achar melhor e ser ansiosa já o cortei na altura da nuca. Fiz um corte em que a parte de trás por ter ficado mais curto já está todo natural, mas a parte da frente que está maior ainda tem uma grande parte lisa. Tenho muitas dúvidas sobre o que devo fazer com meu cabelo nesta fase… Sábado passado usei a técnica de texturização com biguodis e gostei do resultado o que no dia a dia fica complicado de se fazer. Por isso estou sempre com o cabelo escovado que é o que me facilita embora não saiba ao certo se é a melhor solução.
A única certeza que tenho é de que quero meu cabelo natural com meus cachos novamente. Tem alguma dica para me dar? Bjus.

Oi, Debora! Tudo bem?
Que bom que você está gostando do Cacheia.
As texturizações são ótimas aliadas na transição e é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu cabelo, pois escova/chapinha ressecam mais ainda os fios que já estão danificados pela quimica. Para facilitar no dia-a-dia, você pode fazer a noite e tirar no dia seguinte e tentar ter mais days afters para não precisar ficar refazendo toda hora.
Além disso, é fundamental você ir cuidando da saúde dos fios com cronograma capilar e ir cortando sempre que possível. Aí agiliza a transição.
Alguns posts sobre o que eu citei aqui e que podem te ajudar são:

http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
http://cacheia.com/2014/01/day-after-dicas-para-manter-os-cachos-lindos-no-dia-seguinte/

Bjs!

Oi, Boa tarde!
Pode me ajudar, meu cabelo é muito crespo, e uso química, já tem 02 meses que não aliso,
e gostaria de começar hoje, a transição, o que devo fazer, pois é muito crespo e não sei por
onde começar, pode me ajudar.

Oi, Marcia!
Então, a quimica só sai conforme o novo cabelo nasce e você vai cortando a parte quimicada.
Então, resumidamente, você precisa cortar o cabelo. Pode ser tudo de uma vez, chamamos isso de BC, ou pode ser aos poucos.
Você não precisa cortar logo de cara, mas conforme sua raiz for crescendo vai começar a ficar difícil disfarçar e as duas texturas vão te incomodar. Então você pode ir fazendo texturizações para igualar as duas partes do cabelo.
Dá uma lida nesse post com calma. Tudo que você precisa saber sobre transição está aqui e todos os links para os posts complementares também.

Se precisar de ajuda, é só falar.

Um beijo!

OI, em primeiro lugar gostaria de dizer que fiquei muito feliz com o site! Todo dia leio um pouco e estou encantada :)
Então, desde q me entendo por “gente” aliso o cabelo com guanidina (lá se vão uns 10 anos), pra falar a verdade nem lembro como é meu cabelo natural, de tanto que já mudou a estrutura do meu cabelo (hoje ele é fino, elástico, sem vida e parte com facilidade). Ai a ultima vez q retoquei a raiz foi em maio, ou seja 3 meses com a raiz gritando rss… pretendo continuar assim… rs. Minhas dúvidas são: Cauterização é considerada química? Posso fazer cauterização para ajudar na hidratação?

Bjo!!!

Oi, Nil! Primeiro, muito obrigada pelos elogios. Ficamos muito felizes!
Sobre a cauterização, é necessário tomar muito cuidado, pois algumas tem quimica, SIM!
A cauterização, na teoria, é: “Técnica de repor queratina ao fio. Lave o cabelo com shampoo, use queratina líquida mecha a mecha, deixe agir por dez minutos. Sem enxaguar, aplique uma mascara reconstrutora nos fios por cima da queratina, deixe agir por vinte minutos e retire o excesso.”

Se você for fazer em casa, faça desse modo que é sucesso. Se quiser fazer no salão, peça para saber todos os produtos que serão usados e leia a composição, pois alguns possuem químicas.

A Giovanna fez um post bem legal sobre esse assunto e com muitas dicas, dá uma olhada: http://cacheia.com/2014/10/selagem-botox-cauterizacao-e-outros-eles-alisam-o-nosso-cabelo/

Espero que te ajude e se tiver alguma dúvida, estamos por aqui!

Bjs

Oiiie boa noite gostei muito ..
meu cabelo é bem crespo e seco .. o que eu posso fazer para ajudar no fortalecimento ?
desde já obg .

Oi, Érica!
Me explica um pouco melhor… seu cabelo tá fraco? caindo? poroso? ressecado?

Você já segue o cronograma capilar?

Bjs

Obrigada por vocês existirem, rsrsrs… nossa, esse blog da show de alta estima, Parabéns meninas, se tem uma coisa que vinha me perturbando muito foi a decisão de assumir o meu cabelo e a preocupação com o volume, só pensava em beleza natural. Mas enfim, encontrei vocês e só tenho a agradecer. Meu muito obrigada de coração, virei fã kkkkk..

Ouuuuuuuun, que linda, Gleice!
Você não imagina o quanto a gente fica feliz em ler isso.
Seja muito bem-vinda ao Cacheia e conte conosco para o que precisar!

Um beijo!

Demora muito p um cabelo com química volta a cachear?

Oi, Thiany!
O cabelo com química em si não volta a cachear. O que volta a cachear é o seu cabelo natural, aquele que está nascendo.
Então demora o tempo de você cortar o cabelo com quimica e deixar o novo crescer ;)

Um beijo!

Meu cabelo é mais pra ondulado do q cacheado, pelo q me lembro, pois faço relaxamento desde sempre, a algum tempo venho sonhando em assumir os cachos mas por preguiça acabo optando pela quimica, porém no final de semana tive um corte quimico no meu cabelo, estou tratando mas ainda tenho quebra, meu cabelo é bem comprido e tenho bastante cabelo, ainda não tenho noção do estrago pq não escovei o cabelo desde então, mas a principio seja qual for o estrago com o cabelo sem escova não consigo perceber a naõ ser pela parte da nuca q foi muito danificada.Enfim não quero mais quimica no meu cabelo, li tudo sobre transição , mas por causa da queda gostaria de saber se vc me indica alguma coisa para quebra do meu cabelo, além do q já li q é necessário para os cachos, ou só o tratamento no salão já vai meajudar com isso.Por favor me ajuda…

Oi, Roseli!
Você precisa realmente parar de fazer quimicas e evitar secador e chapinha para não danificar os fios ainda mais. Agora é tempo de cuidar do cabelo. Você já leu sobre cronograma capilar? Vai te ajudar bastante! http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Qualquer dúvida, estou por aqui!
Bjs

Olá queridas cacheadas e crespas ;)
Digamos que eu não esteja em transição. Desde pequena, uns 7 anos de idade, eu alisava meus cachos. Primeiro, com um redutor de volume, depois com um relaxamento. Mas nunca dei progressiva nem nada mais forte (talvez sim, mas nem sabia). Só que, mesmo os produtos mais fraquinhos (afrohair por exemplo) me faziam muito mal: eu tinha uma reação alérgica horrível, além do meu cabelo ficar um bagaço. Quando estava próximo do meu niver de 14 anos, minha tia cabeleireira me deu de presente um relaxamento com escova e chapinha. Só que aí, meu cabelo torou todo na frente, fora a reação 10x pior do produto no meu couro cabeludo. A partir daí, decidi nunca mais por química nenhuma no meu cabelo. Só que aí virei escrava da chapinha e escovinha. Há 7 anos faço isso. Quando lavo meus cabelos, ele cacheia todo, menos a franja. Ela era curtinha, mas agora estou deixando ela crescer. Não quero mais franja nenhuma, porque quero ressuscitar meus cachos. Estou começando a me acostumar com o meu cabelo, procuro entendê-lo e tratá-lo para que fique com os cachinhos saudáveis. Minha linha não é completa para cabelos cacheados, porque minha mãe não quer usar essa linha: ela prefere usar o cabelo liso/chapado. Estou confiante com a minha transição capilar pessoal. Sei que vou enfrentar alguns preconceituosos, mas a minha autoconfiança prevalecerá. Parabéns pelo blog e parabéns dobrado por vocês, cacheadas e crespas, que decidiram assumir quem vocês são de fato e que não estão nem aí para o esteriótipo da sociedade em impor a ditadura da chapinha e do alisamento. Como Rayza Nicácio disse “Não existe cabelo ruim. Ruim é o preconceito das pessoas!”
Beijos. :*

Oi, Camila!
Muita força para você nessa fase e que você enfrente todos os desafios com muita luz. Tenho certeza que dará tudo certo e se precisar de ajuda, conte com o Cacheia!

Um beijo!

Meu cabelo sempre foi cacheado, mas pra agradar a minha mãe, fiquei um mês na chapinha. só que quando fui lavar ele após a terceira vez ele ficou com uns cinco dedos lisos! O que eu faço pra voltar? :c

Oi, Jennifer!
Não se preocupe porque chapinha não alisa o cabelo definitivamente. A não ser que vc tenha passado algum produto químico.
Use produtos próprios para cabelo cacheado e faça bastante nutrição para estimular a definição. Logo, logo seu cabelo voltará ao normal.

Bjs

Ola meninas preciso de um help urgente !

Eu utilizei o tal do beleza natural, porem meu cabelo não definiu nada, ele e muito crespo e não cacheia de jeito nenhum, parei de usar química a 7 meses e desde então uso ele crespo e/ou trança, porem minha raiz esta bem crespa.
Estou com vontade de fazer permanente afro porem não sei é uma boa? e não conheço um lugar top na capital de são paulo para fazer.
e a eu tenho muitooooo cabelo e adorooo meu volumeee kkkk
Por favor me ajude eu e minha jubaaa que eu amoooooo !

Oi, Kassya!
BN é química também e com o tempo vai danificando os cachos mesmos. Também não aconselhamos o uso do permanente afro, ainda mais em cima de quimica, pois vai danificar mais ainda seu cabelo!
Se vc adora volumão e juba, se joga no natural, menina ;)

Bjs

meu cabelo era cacheado mais nos últimos anos fiz muita escova prancha nele e ele perdeu os cachos … mais ele e natural nunca passei quimica nele .. o q faço?

Bom dia, tenho pesquisado bastante sobre hidratacao e cronograma capilar, e sinceramente amei este site, parabéns! Faço progressiva a 5 anos e de uns tempos pra cá estou com vontade de voltar as lindos cachos, atualmente já faz 1 ano que não faço progressiva, tenho mantido meu cabelo liso apenas com secador, nem tentei deixar ele secar naturalmente é ver o resultado. Ele esta na altura do ombro não pretendo cortar. Minha duvida é, se durante o processo de transição ate que eu me sinta segura para cortar, posso utilizar o secador para fazer escova? Claro que pretendo ate que ele cresça realizar o cronograma capilar, pois esta sendo ótimo. Muito obrigada e beijos.

Oi, Jaqueline!
Poder usar o secador você até pode, mas tenha consciência que o calor do secador danifica os fios. Claro que não é como uma química, mas o calor excessivo danifica os fios.
Então, se você optar por passar a transição dessa maneira, sugito que você use um protetor térmico antes de secar e siga mesmo o cronograma capilar.

Um beijo!

Meu nome é weslley,queria saber se para homem as dicas são as mesmas estou tentando deixar o meu cabelo Crespo…obrigado

São as mesmas dicas, Weslley :D

Bom dia!!!!!! Ameiiiiiii o blog ! Tenho 42 anos e sempre amei minhas onda! Assumidas com orgulho e muitos cuidados desde sempre. Porém o volumeeeeee me incomoda e aí, alguns produtos a venda , as alterações hormonais da idade e a foto sensibilidade dos meus fios acabam ressecando os coitados. Há quase dois anos fiz uma redução de volume q foi um desastre….minhas ondas foram p o espaço. Chorei muuuitoooo e ta difícil te-las de volta. Venho comprando infinitos produtos p hidratar, definir e reduzir volume. alguns ajudam e outros são uma droga p meus cabelos. Acabei de descobrir o blog e já to amando! Parabéns!! Quanto mais ondulado ou cacheado, mais lindo é!!!!!! Cacheadas e onduladas, assumam e amem seus cabelos! Somos lindas!!

Oi, Flávia! Que legal!
Não se desespere não. Vai dar certo!
Se precisar de ajuda, conte o Cacheia!

Beijos!

Oi Mariana . Eu comecei a minha transição já a alguns meses . A parte de traz do meu cabelo é todo cacheadinho , porém a frente , por causa da quimica, é liso . Quando a frente cacheia logo perde os cachos :/
Então eu queria umas dicas para resolver esse probleminha !
Ah e parabéns , a página me ajudou muuuuito !!!

Oie!
Primeiro, fico muito feliz que o blog esteja te ajudando.
Te aconsleho a ir cortando a parte com química. Se você procurar algum cabelereiro especializado em cachos, já fica mais fácil acertar num corte que te ajude com a definição.
Uma outra dica bacana, é caprichar na finalização. Te aconselho a ler esses dois posts: http://cacheia.com/2014/10/ativador-de-cachos-natural-gel-de-linhaca/ e http://cacheia.com/2014/06/fitagem/

Qualquer coisa, estamos por aqui ;)

Beijos!

Help me! Meu cabelo é muuuito fino e ñ tem volume algum, tô mto afim de raspar pra crescer meus cachinhos de novo, mas tô com muito medo de ñ gostar e me arrepender. Por onde começo, o que devo fazer?

Oi, Noemi!
Deixa eu entender melhor. Você está com quimica no momento e quer raspar para voltar a ter cachos?
Você pode até fazer isso e, sinceramente, acho ma-ra-vi-lho-so, mas você tem que estar bem segura da sua decisão, pesquisar bastante e ter certeza antes de tomar uma atitude, ok?

Se precisar de ajuda, estamos por aqui!
Bjs

Oi me chamo Anny. Nunca fui muito fã das químicas que faço, porém como não tinhá outra condição fazia. Sou louca por cachos, quero muito mudar para próximo ano ser eu mesma anny, uma nova mulher com um nosso sorriso e amor. Quero muito cortar quero ter meu cabelo enrolado. Porém tenho medo dele não ser ou sei lá ficar feia! Tenho medo! Porém tenho coragem… Queria alguém aí do meu lado pra me dizer q eu consigo e q não irei ficar feia! Queria muito sua ajuda! Se poder me chamar no wpp ficaria agradecida. Amei esse poste me ajudou muito.

Oi, Anny!
Apaguei seu telefone para manter sua privacidade, ok?
Olha, o que eu posso te dizer é que é completamente normal esse momento de insegurança. A transição e o corte de cabelo não são apenas uma mudança de visual, são uma afronta aos padrões de beleza que nos foram ensinados, que todo mundo precisa ser loira, lisa do cabelo cumprido para ser bonita. E não é assim! Somos lindas do jeito que somos e a transição nos faz enchergar isso. Te aconselho a ler os posts que estão linkados nesse post aqui. Tem muita coisa sobre aceitação que vai te ajudar.
No nosso Facebook e Instagram também temos várias inspirações da vida real que vão te mostrar que você está no caminho certo ;) facebook.com/blogcacheia e @blogcacheia

Se precisar de qualquer coisa, estamos por aqui!

beijos!

Oie Mariana
,Prazer !!Meu nome é miguel!!Alisei meu cabelo sábado retrasado,Então eu preciso corta o cabelo todo ?Ou tenho que esperá a química sair pra volta os cachos de volta ?

Oi, Miguel! Tudo bem?
A quimica só sai cortando, então você pode cortar tudo de uma vez ou ir cortando aos poucos e passar pela transição, que é o processo no qual lidamos com a textura natural do nosso cabelo nascendo X o cabelo antigo com quimica. É uma escolha sua ;)

beijos!

Olá uma ótima segunda a tds,
Decidi ser livre da quimica esses dias, não aguento mais,preciso me sentir livre
Viver minha própria identidade.Fiz quimica a um ano,estou no processo de transição, confesso que ainda estou me adaptando,mas meu objetivo é resistir até o fim.
Amei as dicas de vcs.
Bjs.

Oi, Edilene!
Ficamos muito felizes que você tenha gostado das nossas dicas e que elas estejam te ajudando.
Se precisar de algo, conte com o Cacheia!

Beijos!

Boa tarde, Mariana.
Olha eu fiquei 1 ano sem química no cabelo e ele e crespo tipo misto.
Depois cortei tudo e fui fazer Beleza Natural.
Meu cabelo enrola, fica lindo.
Tenho vontade de para de ir no BN porém tenho medo de meu cabelo não enrolar mais.
Quando fico muito tempo sem ir meu cabelo fica um horror, fica ruim pra pentear, seco demais terrível.
Porque não me lembro como era meu cabelo antes.
Bom ele ficava sem definição.
Estou lendo sobre o low poo e fico sem entender direito ainda sabe.
Me ajuda por favor, me da um conselho o que eu faço.
Quero ter cacho definidos sabe, com Beleza Natural ele fica tenho medo de parar de ir e não dar certo.

Oi, Miriam!
O que você quer dizer com cabelo crespo misto? Sugiro que leia esse post aqui para saber certinho qual o seu tipo: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/
Bom, Beleza Natural também é química e também danifica os fios. Aqui no Cacheia não aconselhamos, mas se você faz e se sente bem, é uma opção sua e somente sua.

Pensa direitinho ;) QUalquer coisa, estamos por aqui!
Bjs

Ola…
Quero voltar a ter cachos. Gostaria de cortar bem curtinho, mas tenho medo de não combinar e não ficar legal… O que faço ? O melhor seria deixa-lo crescer sem cortar mesmo ou cortá-lo ? Estou com duvidas, mas quero cachos. Usei relaxamento por muito tempo, mas depois consegui mudar pra inteligente a base de aminoácido e cisteína que não alisam muito, mas agora quero me livrar dos alisamentos de vez, só quero continuar com as luzes . Pode me ajudar, tenho um rosto pequeno sera que ficaria legal o RADICAL ? Meus cachos são bem enroladinhos, mais conhecidos como cachinhos MIOJO. Desde já agradeço.

Oi, Renata!
Isso é muito pessoal. Muitas meninas fazem o BC direto (o tal do grande corte) e outras passam meses e até anos na transição justamente por não querer o cabelo curtinho. Eu acredito que o curtinho combina com todo mundo, só precisamos estar preparadas para isso porque, infelizmente, ainda carregamos muito aquele padrão de beleza que só cabelo longo é bonito, feminino, etc…

Meu conselho é: leia bastante sobre o assunto, procure inspirações de meninas que fizeram o BC e veja se está pronta. Se sentir preparada, vai que vai ;)

Alguns posts que podem te ajuda nessa decisão:

http://cacheia.com/2013/12/quem-tem-medo-do-bc/
http://cacheia.com/2015/01/6-motivos-para-nao-passar-muito-tempo-em-transicao-e-fazer-logo-o-bc/
http://cacheia.com/2014/03/por-que-tanto-medo-do-bc-afinal/
http://cacheia.com/2014/06/bc-aceitacao-x-aprovacao/

Ah, e no nosso Face sempre publicamos fotos das nossas leitoras que fizeram o Bc, dá uma olhadinha ;) facebook.com/blogcacheia

Beijos!

Olá.
Meu cabelo natural é bem cacheado, porém eu faço progressiva desde criança e hoje tenho 20 anos. Já faz 1 ano que decidi não fazer mais a química e tentar assumir meu cabelo, no começo ainda utilizava chapinha, mas já parei tbm… Porém mesmo estando todo esse tempo sem utilizar química alguma e só ir cortando, meu cabelo não está nem metade cacheado do que era antes, o máximo que ele fica é armado, mas ainda com aspecto de liso. Será que é normal meu cabelo ter mudado tanto assim ou devo esperar crescer mais e continuar cortando? Obs: Eu sempre vou cortando aos poucos, conforme vai crescendo. Nunca cortei de uma vez.

Beijos.

Oi, Stephanie! Tudo bem?
Pode ser que isso esteja acontecendo porque você ainda tem uma grande parte do cabelo com química, aí os cabelo não pega tanta forma. Falta muito para o seu cabelo ficar 100% natural? Não tem problema cortar aos poucos, o importante é ir cortando e cuidando.

Beijos!

Meu cabelo é crespo mas não tem cachos, o que fazer?

Boa tarde,

Me chamo Keli e comecei minha transição ha 4 meses…. estou com dificuldade de cortar a parte alisada do meu cabelo porque amo cabelo grande e não sei o que fazer…. me ajudem!!! Não quero desistir.

Obrigada

Oi, Keli!
Cortar o cabelo é realmente algo complicado para muitas pessoas. Meu conselho é que você vá cortando aos poucos para ir se acostumando, mas você precisa realmente cortar para tirar a química.

Força!

Oi Mariana!!
O meu cabelo esta com muita química e esta quebrando muito,a raiz do meu cabelo já está voltando o normal eu queria fazer oa transição mas estou com medo de ficar feio o meu rosto porque ele e fino e o cabelo demorar de crescer o que eu faço por favor me de uma dica..

ei Sthenia, tudo bem?
Poxa, não precisa ter medo, tenho certeza que seu cabelo vai ficar lindo!
Dá uma olhadinha nesses posts, talvez vão te ajudar!
– Transição capilar: http://bit.ly/16-coisas-transicao
http://bit.ly/scab-hair

Beijo

Ja tem mais de dois anos que nao faço mais a selagem, meu cabelo era bem comprido e cortei e o deixei um pouco a baixo do ombro, a metade do meu cabelo ja nao esta lisa, so as pontas que estão. Sera que meu cabelo voltara ser como antes?

Oi, Ketele!
Volta sim. Talvez um pouco diferente, mas volta. Continue cortando o cabelo regularmente e cuidando dos fios. Quanto mais rápido você tirar a parte alisada, antes você terá seu cabelo de volta ;)

Beijos!

Olá, Eu sou Taciana .
Não mim lembro do meu cabelo na infância, mas sempre tive um cabelo crespo e uso química desde o início da adolescência.
Acho que tenho possibilidade de cachear o cabelo pois mesmo alisando a raiz fica ondulada depois de duas semanas mas ou menos.
Quero saber como fazer pra cachear meu cabelo?
Não quero mas depender que alisamento ou qualquer outro tipo de química

Olá. Gostaria de saber o que é o período de transição que falam tanto acima. e também quero muito parar de alizar meus cabelos, porém são muito volumosos, não sei se são cacheados ou crespos, a raiz está crescendo rápido, pinto de loiro, e há três dias fiz somente botox. Minha cabelereira logo me deu um aviso que não trabalha com afro. Mais estou decidida a deixar enrolar, preciso de ajuda, de dicas que possam me ajudar a usar o produto correto, de forma que eu não tenha que me esconder pela manhã do meu marido. Agradeço Mariana se vc me orientar.


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.