8 dicas para você aprender a cuidar do cabelo cacheado da sua filha/filho

Deixa eu adivinhar. Você tem cabelo liso, ou alisa há tanto tempo que já nem sabe mais como é o seu cabelo natural, aí a dona cegonha (fofa eu, né? rs) te mandou aquele presentinho especial, o amor maior da sua vida, cheio de cachinhos. No começo foi até fácil. Cabelo de bebê é molezinha, né? Mais aí a prole foi crescendo e o cabelo também, começou a armar, a ressacar, a ficar todo bagunçado e você ai-minha-nossa-senhora O que eu faço agora?

Acertei? :D

Primeiramente, parabéns! Sim! Parabéns por não ter recorrido a algum maluco que indicasse uma “química fraquinha” “só para soltar os cachos” do seu filho(a). Parabéns por ter ido ao Google para entender como lidar com o cabelo da sua pequena (o). Você ainda não sabe, mas com isso ensinará à sua cria muito além do “passe esse creme aqui”, mas sim a dar valor à sua própria identidade, a se amar acima de qualquer padrão de beleza que a sociedade possa tentar nos impor e, claro, a cuidar e valorizar sua beleza natural.

8-dicas-para-voce-aprender-a-cuidar-do-cabelo-cacheado-do-sua-filhao

Pode parecer besteira, mas nesses quase 2 anos de Cacheia já ouvi histórias de todos os tipos e posso afirmar sem medo de errar que a maioria das pessoas que alisam o cabelo tem algum motivo relacionado à família. Por exemplo:

  • Crianças que tem o cabelo alisado por decisão da mãe/pai. Ou porque a mãe (que é geralmente quem cuida do cabelo dos pequenos, não que seja o certo ou uma regra. Aliás, sejam bem-vindos, pais!) não sabe lidar com o cabelo crespo porque o dela é liso ou porque a própria mãe teve o cabelo alisado quando pequena e avó também tem o cabelo alisado e assim por diante. Tornando-se algo banal, que não gera um questionamento da família por ser considerado “o certo”, “o que tem que ser feito”.
  • Mães que não sabem cuidar de cabelo crespo e penteiam o cabelo da criança seco e que o puxam bem para fazer aquele rabo de cavalo grudado a raiz, deixando a mesma com aspecto de “mais lisa” (isso dói, viu?)
  • Pessoas que ouviram a vida inteira que o seu “cabelo é ruim”, “seu cabelo parece bombril”, “você tem cabelo de piaçava”. Muitas vezes dentro de sua própria casa ou na escola. Os pais, sem saber o que fazer, sugeriam que o cabelo fosse preso para “domar o volume”.

Enfim, embora esse não seja o objetivo desse texto, só queria deixar claro para você que está chegando agora que tudo que você fala e faz pode impactar na vida do seu filho; Em como ele se vê e como ele lida com a própria aparência. Se você falar “seu cabelo é feio”, ele(a) irá acreditar. Se você falar, “que tal você usar dessa forma”, “seus cachinhos são lindos”, “Vamos fazer essa receita para o seu cabelo?” você dará de presente para a sua filha(o): aceitação, auto-estima e muito muito carinho.

Sugiro três leituras a esse respeito:

Por que incentivar os cachos na infância?, da Lari

Como incentivar a aceitação do cabelo natural em crianças, da Ray

Autoestima Infantil: cabelo crespo e representatividade, da Maressa

dicas-para-cuidar-do-cabelo-cacheado-do-meu-filho

Agora voltando ao principal objetivo do post de hoje: Como cuidar do cabelo cacheado do sua filha(o)? Primeiramente, é mais fácil do que parece. Pode tranquilizar aí ;) Você só precisa entender que o cabelo cacheado e crespo é um pouco diferente do liso e exige mais cuidados, mais dedicação, mas nada que não seja prazeroso e compensador :)

8 dicas para você aprender a cuidar do cabelo cacheado do sua filha(o)

Dica 1: Qual é o tipo do cacho da sua filha (o)?

Você já deve ter percebido que existem pessoas com cabelos com cachos diferentes, certo? Por isso, foi criada uma nomenclatura para cada tipo de cacho e assim você consegue entender do que aquele determinado tipo de cabelo precisa. Por exemplo: cachos tipo 4 são mais fechados e precisam de mais hidratação, cachos tipos 3 costumam a desmanchar com mais facilidade, entre outros. Isso, claro, falando de maneira bem genérica.

Para saber qual é o tipo do cacho do seu pequeno leia o post da Ana: Tipos de cacho: como identificar o seu + dicas

Dica 2: Não penteie o cabelo cacheado/crespo do seu filho(a) quando estiver seco

Se você acorda e penteia o cabelo, não ouse a fazer o mesmo no cabelo da sua filha(o)! O cabelo cacheado pode ser penteado (com pente) apenas depois que o cabelo for lavado, para desembaraçar. Se você penteia um cabelo cacheado seco você conseguirá tirar todos os cachos, ganhar um volume absurdo de armado, aspecto de cabelo danificado e, adivinha só, realmente danificar muitos fios.

Além disso, é bom optar por pentes largos e, de preferência, de madeira, pois esses geram menos estática (frizz). Ah, e nada de pentear debaixo do chuveiro porque faz com que os fios quebrem mais ;)

como-cuidar-do-cabelo-cacheado-de-crianca

Dica 3: Um bom corte pode fazer milagres

Cortar o cabelo pode parecer algo trivial, mas quando se trata de cabelos cacheados e crespos não é. Isso porquê um corte mal feito pode acabar com a definição, gerar volume demais (ou de menos), enfim, não é simples. Por isso, tenha em vista:

  • Procure um profissional que entenda de cachos. Se for um especialista no assunto e ainda cortar o cabelo a seco, segura e não larga nunca mais!
  • Caso isso não seja possível, algumas dicas para conversar com o cabeleireiro do seu filho (a)
  1. Considere indicações de conhecidos com o cabelo cacheado/crespo. Se não houver nenhuma e você estiver “apostando” em um profissional, converse primeiro e leve um modelo de corte próprio para cachos.
  2. Peça para o cabeleireiro não cortar  com navalha. Obviamente, você não vai ensinar ao padre como rezar a missa, mas existem muitos cabeleireiros que ainda cortam com navalha “para dar leveza” e isso abre as camadas do fio. Experiência própria!
  3. Corte em camadas e repicados  dão leveza e valorizam o volume natural ;)

Dica 4: Não lave todo dia

Eu sei que esse ponto é muito difícil, ainda mais quando se trata de uma criança pequena que corre para tudo que é lado, né? Mas, se possível, não lave o cabelo do seu filho(a) todos os dias. Isso porque o cabelo cacheado tem mais dificuldade em levar a oleosidade natural do cabelo da raiz até a ponta do cabelo (já que são molinhas e não uma linha reta) e o excesso do shampoo tira ainda mais essa oleosidade natural do fio. Assim, o cabelo resseca mais rápido.

Mas qual o intervalo ideal para lavagem? Existem pessoas (geralmente tipo 4, pois possuem fios menos oleosos) que chegam a ficar uma semana sem lavar a cabeça porque o couro cabeludo não está sujo. Existem outras, como eu, que ficam entre 1 e 2 dias sem lavar porque o couro começa a coçar, a raiz fica oleosa, enfim. Acho importante observar se o cabelo está limpo; se está oleoso e ai delimitar o tempo. Por ser uma criança, acredito que o intervalo máximo seja de 2 dias (porque eles costumam a correr mais e etc), mas é bacana observar.

cabelo-cacheado-de-crianca-dicas-para-cuidar

Dica 5: Utilize produtos próprios para criança e para cabelos cacheados

Ainda falando sobre lavagem, é importante ter em vista que o shampoo é um grande vilão na hidratação do cabelo cacheado devido às substâncias utilizadas (como os sulfatos). Por isso, é importante usar linhas de criança (já que essas costumam ter menor quantidade dessas substâncias ou nenhuma), além de terem cheiros mais leves, menos corante, etc.

Uma outra coisa legal é seguir uma técnica chamada low poo (que justamente não tem o sulfato e outras substâncias. Para entender melhor sobre a técnica e conhecer os produtos que podem ser usados, sugiro as seguintes leituras:

Descomplincando o Low Poo

Perguntas frequentes sobre a técninca no/low poo

Vilões capilares: conheça os 3 componentes que não podemos usar

Lista de produtos para crianças liberados para low poo

Algumas linhas bacanas para crianças são:

  • Natura Tóin Óin Óin (média de 15 reais por produto: shampoo, condicionador e creme de pentear) Obs: sou revendedora Natura e esses links vão para o meu site
  • Johson’s Baby Cachos definidos  (facilmente encontrado em farmácias e grandes e-commerces possui shampoo, condicionador, creme de pentear e desembaraçante (ideal para aquele dia que você não irá lavar o cabelo da sua filha(o), explicarei melhor a seguir)
  • Kanechom Kids (você pode nunca ter ouvido falar, mas além dessa marca ser queridinha pelas cacheadas  – por não conter componentes como o sulfato (liberados para low poo) – ela  tem preços bem legais. Só não é fácil de achar :( A linha possui shampoo, condicionador, creme de pentear e máscara de hidratação. Uhuuu

Leia Também: Os melhores sites para compras de produtos! da Ana

Dica 6: Hidrate sempre!

Como o cabelo cacheado/crespo é mais ressecado, precisamos hidratá-lo mais frequentemente. A frequência irá depender da necessidade do cabelo e isso você só vai perceber com o tempo, mas se você fizer uma vez por semana será ótimo. Sugiro que leia também: Como hidratar o cabelo corretamente

Você pode usar tanto máscaras hidratantes próprias para crianças quanto receitas caseiras para cabelo (aqui no blog temos várias). Obs: Se você quiser muito usar uma de adulto, use. Mas shampoo realmente não aconselho pelos motivos citados anteriormente.

Obs: Existe também o cronograma capilar que consiste em hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Como são crianças, não é necessário reconstruir o fio, já que geralmente o cabelo de criança é virgem (por favor!), não possui química nem sofreu muito com fatores externos (shampoo, água quente, chapinha e química), mas a nutrição pode ser uma boa saída para cabelos que estejam meio opacos, sem brilho. Aí você pode fazer uma umectação que consiste na aplicação de um óleo vegetal puro no cabelo ao invés de uma máscara. Eu sei que parece complexo, mas é bem simples. Entenda como fazer no post: Umectação Capilar: o que é, como fazer e quais os benefícios para o cabelo

Dica 7: Aprenda o que é Day After

Lembra que eu falei para não lavar o cabelo todo dia? Aposto que você pensou, mas o cabelo da minha filha(o) fica horrível no dia seguinte, todo bagunçado, cheio de frizz, sem cachos. Pois bem. Isso tem solução e não é nem lavar nem molhar o cabelo de novo. Existem uma série de dicas para ajudar o cabelo a ficar bonito no dia seguinte e temos aqui no blog um post completo sobre assunto, feito por mim, inclusive. Porém, algumas das dicas podem ser incômodas para as crianças, então, eu resumiria em apenas uma: compre um borrifador ou um dessas águas que desembaçam os fios, e borrife no cabelo da criança, desembaraçando os fios e apertando para que os cachinhos ganhem vida novamente.

Leia também: Day after: dicas para manter os cachos lindos no dia seguinte

O que tem no borrifador? Receitas e dicas para cabelos cacheados

Dica 8: Finalização

Finalizar o cabelo é aquela etapa em que passaremos o creme de pentear para que os cachos definam mais, o volume seja valorizado (não vai ensopar o cabelo da menina(o) de creme para tirar o volume e parecer um gato lambido, purfa!) e também evitar que o cabelo gere o tal do frizz.

Nessa etapa você pode usar, além do creme de pentear, um óleo (aí pode ser qualquer um desses que compramos em farmácia – uma gotinha – apenas para dar brilho) ou gel, para fixar melhor os cachos (dê preferência aos géis infantis ou sem álcool para não ressecar ou faça o seu próprio (e maravilhoso) Ativador de Cachos Natural: Gel de Linhaça.

Existem algumas técnicas de finalização, mas para a maioria das crianças, basta desembaraçar os fios e depois amassar com um pouco de creme de pentear.

Se o seu filho(a) tem bastante cabelo, já é mais velho e você quer tentar alguma técnica, dê uma lidinha nos posts: Fitagem e LOC.

Secagem

É sempre bom tirar a umidade dos fios, principalmente dos pequenos. Se você for demorar a sair e eles não forem pegar friagem, não precisa nem usar o secador. Pegue um tecido de algodão 100% (pode ser uma camiseta velha ou uma fralda de bebê) e seque os fios apertando de baixo para cima (já depois de ter passado o creme de pentear). Isso vai ajudar na definição, na secagem e ao cabelo não frizar.

Caso você precise de algo mais rápido, pode usar o secador com difusor ou com a mão imitando o difusor (amassando os cachos). Mas tome o cuidado de deixá-lo longe do cabelo e ir amassando os cachos com as mãos para o cabelo ir pegando forma. Para saber mais dicas sobre secagem, leia: 5 dicas para dar volume à raiz e Como secar cabelo cacheado/crespo.

Ufa, terminei. Tem um monte de dúvidas, né?

É só deixar comentário aqui embaixo que eu te ajudo ;)

Beijos, Mari

Mariana

Mariana Boaretto, 27 anos, paulistana. Mãe-coruja do Lorenzo e da Giovana, formada em Comunicação e cursando MBA em Marketing. Descobriu sua paixão pelos cachos há 6 anos e adora compartilhar dicas de cuidados, aceitação e empoderamento feminino.







comments

Comentários
Responder

Eliane Cavalcante de Carvalho França

obrigada por responder minha pergunta mais os cremes que vc indicou já usei e não vi nenhum resultado minhas filhas tem os cabelos secos demais como vc falou uma os cachos mais fechados a outra tem os cachos mais abertos vou seguir suas dicas pra ver se melhora

Entendo, Eliane!
Mas a questão não é só produto, mas sim cuidar também. As outras 7 dicas são mega importantes e pode ser que algum desses pontos estejam errados. Como por exemplo, a questão de hidratar semanalmente ou até fazer nutrição, se os cabelos estão tão secos. Além de levar todo dia, enxugar com toalha, água quente… tudo isso influencia no aspecto ressecado do cabelo.

Leia todos os posts que eu linkei aqui. Vão te ajudar bastante!

Bjs!

Que post esclarecedor! Meu filho tem cabelo enrolado , é liso na raiz e depois faz cachinhos a partir de certo comprimento… Mas meu cabelo é liso não sei como lidar (o pai dele tem cabelo enrolado tipo 3 eu acho, to aprendendo agora essas nomenclaturas haha). Meu filho ama os cachinhos e quer deixar crescer, faz quase 1 ano que não corta… mas ta muito armado! Vou tentar fazer a hidratação uma x por semana e lavar menos (eu lavo um dia sim um não), e eu não sabia que não podia pentear que estragava o cabelo! Não vou mais fazer isso pois eu penetrava depois molhava e passava creme… Vou comprar um desembaracador pra borrifar…
Obrigada pelas dicas!

muito obrigado pelas orientacões vou tentar seguilas corretamentes mas como entendi os cachos de minha filha e tipo 4b posso passar burrifador com bebanthol alem de usar os produtos para crianca como posso fazer uma hidratacao no cabelo dela pois ela so tem 5 anos na qual nao danifique obrigado

Oi, Meryene!

Você pode apostar em receitas caseiras e em máscaras de hidratação também.

Uma receita de hidratação bem bacana: http://cacheia.com/2013/12/maisena-nos-cabelos-pode/

Bjs

Quando eu tiver uma filha vou cuidar assim mesmo, awwnnn amei as dicas viu?
Super beijos Mariana!!!!

Oi, Andreza!
Que bom! Fico muito feliz :))

Também estou louca para ter uma filha ou filho cacheado para colocar tudo em prática rs

Beijos!

Muito amor esse post! <3

Tenho uma filha de quase 3 anos que tem muito cachinho,a coisa mais linda! Graças a ela, parei de usar alisantes e afins, e estou assumindo meus cachos tbm! ;)

Beijos, amoo o blog!

Oi, Lilica!

Que bom que gostou <3

Fico feliz que você esteja cuidando dos cachos da sua filha e dos seus também :)

Qualquer dúvida, estou por aqui!

Bjs

Boa Tarde,

Nossa adorei as dicas, tenho uma cacheadinha em casa de 3 aninhos, o cachinho é bem molinha mesmo.
E sempre tive muitas dificuldades em cuidar do cabelo dela, já usei diversos produtos e sinceramente é muito dificil doma-los rsrsrs…
Eu estou usando o Humidificador de cachos da barro minas nela, gosto do resultado, porém é um produto para adultos, gostaria de saber se posso estar danificando o cabelo dela utilizando esse produto?

Abraços… Aguardo resposta.

Oi, Mara!
Creio que não tenha muito problema, mas se você conseguir me passar por aqui a composição dele, consigo te ajudar melhor.
A questão dos produtos infantis x adultos é que o de adultos costumam ter muito mais componentes, ou em maior quantidade, como sulfato, parafina e afins. E os de criança costumam ser preparados pensando justamente nas crianças :)

Um beijo!

Oi, Mariana, estou seguindo a alguns dias seu blog. MARAVILHOSO. Quando minha filha nasceu não tinha esta facilidade de achar ajuda na net. Meu cabelo é muito liso , na verdade de todos na casa (casa de italianos) e minha filha tem cabelos crespos (acho que tipo 4B). Comecei a fazer alguns trabalhos no cabelo dela pela dificuldade de pentear e ela chorava muito. Hoje ela tem 11 anos e esta a 7 meses sem tratamento, pois observei uma queda excessiva e algumas tias dela por parte de pai sofre de alopecia. Cheguei agora em um ponto onde ou faço o BC ou volto a fazer tratamento. Cade vez mais tenho certeza de manter a transição, mas a situação para ela está muito complicada. Ela sempre teve cabelos longos (nunca cortei de verdade, só as pontas) e de repente fazer o corte. Pense na minha indecisão. Não consigo nenhum salão aqui em Aracaju para conversar e fico com o coração pequeno…. Esta semana vou ter que decidir o que fazer….. Ultimamente tenho ajudado a várias amigas a cuidarem dos cabelos das meninas, para evitar o meu problema.

Oi, Simone!
Primeiro, não se culpe. Você não tinha informação, como tantas mães no mundo. Ainda bem que hoje temos a internet para compartilhar nossas experiências, né?

Se eu fosse você, faria o corte. Mas acho que você tem que conversar com a sua filha primeiro, mostrar seu apoio, explicar que cabelo curto é lindo também, mostrar fotos de cacheadas para ela ( Na nossa página no Facebook tem um monte, inclusive, manda foto da sua filha para nós. É: facebook.com/blogcacheia ). E explicar que isso também é pela saúde dela. Tratamentos quimicos danificam os fios!
Mas, mais do que isso, esse é o exemplo que você vai dar para a sua filha para o resto da vida. Para ela entender que não precisa alisar para ficar bonita, que ela só precisa ser ela mesmo. E isso vai ajudar muito na construção da autoestima dela.

Procure um cabeleireiro em Aracaju e explique que você quer tirar toda química e estimular os cachos da sua filha. A Raysa fez um post sobre cortes de cabelo cacheado, dá uma olhadinha: http://cacheia.com/2013/12/gocurly-como-cortar-cabelos-cacheados/

Também temos um post sobre os perigos da escova progressiva e afins: http://cacheia.com/2014/07/existe-alguma-forma-segura-de-fazer-escovas-progressivas/

Muita força e conte com o Cacheia para o que precisar!
Bjs

Oi Mariana, não tive tempo de post antes, para contar as novidades. Não fiz o BC em Duda (minha filha), achei um salão perto (Estudio Rasta) que ajuda a passar pela transição, cortei o cabelo na altura dos ombros e colocamos as trancinhas. Vou deixar 03 meses e depois sim fazer o BC. As meninas do Estudio Rasta me ajudaram na hora de decidir o que fazer e Duda ficou apaixonada pelas tranças. Assim dou um tenho para crescer mais e ela se acostumar. Só esta reclamendo um pouco por conta do peso….KKKKKK. Depois mando uma foto dela para o facebook. E hoje descobri uma loja que vem os produtos

Oi, Simone!
Que legal! Ótima solução! Em qual cidade você mora? Pergunto por causa do salão.

Manda foto no Face sim, quero ver como ficou. Se você topar, podemos combinar de fazer um post sobre a transição da Duda aqui no blog, aí ajudamos outras mães que passarem pela mesma situação que você. Manda inbox no Face com a foto e pedindo para me avisar que conversamos melhor, ok?

Beijos!

Oi Mariana,

Hoje a noite mando a foto no face para você ver. Topo sim fazer o post, vejo muitas jovens fazendo transição, mas resolvi fazer com milha filha com 11 anos e bom passar a experiencia.

Eba, vou ver :)

Ola MUE NOME É JULIANA. Conheci o blog por acaso e gostei muito das dicas tenho uma criança de tres anos e nao consigo encontrar nada que deixe oS CACHINHOS DELA MACIOS JA USEI DE TUDO E NENHUM PRODUTO INFANTIL DEU RESULTADO. POR FIM COMECEI USAR PTODUTOS DE ADULTO EO UNICO QUE. AJUDOU FOI HASKELL MANDIOCA TENHO MEDO E DANIFICAR O CABELINHO DELA. PRECISO SABER O QUE USAR POIS. ESTOU FAZENDO TRANÇAS E A MINHA PEQUENA FICA MUITO TRISTE POR NAO USAR O CABELO SOLTO ELA TEM MUITO CABELO E OS FIOS SAO DIFERENTES. A FRENTE E O TOPO DA CABEÇA É MAIS CRESPA A LATETAL E DO MEIO PRA BAIXO É MACIO E BEM DEFINIDO NAO SEI OQUE FAZER PRA CONTROLAR O VOLUME E MELHORA AS PARTES MAIS. CRESPAS DESDE JA AGRADEÇO E AGUARDO RESPOSTA OBRIGADA

Oi, Juliana!

Você pode cuidar do cabelo dela fazendo cronograma capilar, que vai deixar os fios mais bonitos. A Ster fez um post explicando como fazer: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
Outra coisa importante, é tentar não lavar o cabelo todo dia e para evitar que fique muito bagunçado durante a noite, você pode prender o cabelo dela num rabo bem alto e frouxo. assim os cachos nao ficam em contato com o travesseiro. No dia seguinte, você só borrifa um pouco de água com um pouco de creme de pentear e vai amassando de novo.
Uma outra coisa importante é finalizar o cabelo depois que lavar. Como um creme de pentear, passe um pouco na mão e vai apertando os cachinhos. Só não passe muito para não ficar com aquele aspecto molhado/grudado. Cabelo cacheado precisa de vida e de volume também.
Ah, e não penteie o cabelo depois de seco, ok?

Acho que essas são as dicas principais.

Qualquer dúvida, estou por aqui ;)

Bjs!

Oi mariana, muito obrigada pelas dicas,respeito do cronograma capilar, gostaria de saber se posso usar linhas de produtos naturaiS fiquei sem saber se posso usa ,pois no rótulo mostra que os produtos tem muito sulfatos. E sobre receitas caseira posso usar a receita de hidratação de maisena nos cabelos da minha pequena.

Oi, Juliana!
Você pode usar sim, a não ser que você pretenda seguir a técnica low poo que não permite o uso de sulfato nos produtos. Porém, mesmo que você não siga, é legal ficar atenta ao resultados no cabelo da sua filha, já que o sulfato costuma agredir mais os fios. Uma dica para evitar o ressecamento desse tipo de shampoo é lavar o cabelo apenas uma vez e focar na raiz, deixando o shampoo apenas escorrer e lavar sem fazer muita fricção no comprimento. Também é bom ficar de olho na quantidade (não é necessário muito shampoo) ou misturá-lo com água para ficar mais fraco.

Quanto à receita, pode sim!

Beijos!

Q

nunca havia encontrado um post tão completo e fácil de entender como este.PARABÉNS E OBRIGADA por dividir essas informações.Minha filha quando tinha 7 anos alisava o seu cabelinho com as mãos pois todas as coleguinhas,princesas e bonecas são lisas,então um dia atendi o seu pedido e fiz chapinha no cabelo dela,meu santo ela ficou tão diferente e feia que nunca mais falou em ter cabelo liso e hoje tem orgulho de suas molinhas.tenho 2 cacheadas,e essas dicas vão facilitar muito o nosso dia a dia.

Oi, Aline!
Fico MUITO feliz em ler isso e saber que consegui contribuir de alguma fora :))
Manda foto das suas cacheadinhas para nós no Facebook que postamos na página! Nosso Facebook é: facebook.com/blogcacheia

Um beijo!

Mais um texto ótimo!!! Parabéns!!! Quem me dera se na minha infância tivesse tanta informação, sem duvida eu teria sofrido menos, kkkkkk.

Oi, Karina!
Que bom que gostou :D
Não só a sua infância, viu? A de todas nós rsrs

Beijos!

Eu adorei o texto e divulguei na minha página do face. Torcendo para que cada vez mais todas as meninas e meninos aceitem os cabelos afros tão belos.
Parabéns pela iniciativa de construir este site!!!!
Beijos

Oi, Karina!
Muito obrigada por ter compartilhado e pelo carinho :)

Um beijo!

[…] cabelos cacheados e crespos O que diz o rótulo: escolhendo produtos capilares – parte 2 8 dicas para você aprender a cuidar do cabelo cacheado do sua filha(o) Autoestima infantil: cabelo crespo e representatividade Debaixo dos Caracóis da Jannine Borges […]

Minha filha tem três aninhos , mas já usou química contra minha vntd . Me ajuda pfv não sei o que fazer , o cabelinho dela ta igual um capacete e sem cacho nenhum . Sera que devo cortar ?

Oi, Daiane!
Poxa, que chato isso. Tenho um filho da mesma idade e estaria surtando se alguém passasse química nele sem meu consentimento. Muito complicado :(

A química só sai cortando. O cabelinho todo tá com química? Você pode ir cortando aos poucos, se preferir e ir fazendo hidratações para ir tratando.

Se precisar de ajuda, estou por aqui!

Bjs

ótimo post :D

Obrigada, Belle :)

Oi Mari, tudo bem? Amei o post!
Tenho cabelo liso e comecei a acompanhar o blog justamente por causa dos cachos da minha filha. Ela tem cachos tipo 4b, e é bem ressecado, e desde que o cabelo dela começou a crescer e ganhar volume (que eu amo por sinal rsrs) utilizo produtos (de adulto) que vocês indicam aqui no blog, lavo, hidrato, faço humectação, tudo com com produto de adulto. Já usei vários produtos infantis, mas não deram muito certo, pois geralmente não possuem óleos e ingredientes que combatam o ressecamento. Atualmente estou usando a linha para cachos da capicilim, que possui aloe e vera, d pantenol e colágeno na fórmula. Posso danificar o cabelo dela usando esses produtos? Ps: Ela tem 4 anos!

Oi, Héllen! Tudo bem?
Que bom que gostou do post.
Essa linha que você está usando, se eu não me engano, é liberada para low poo, ou seja, não possui sulfato e outros componentes que danificam os fios. Você conhece essa técnica? Temos alguns posts aqui no blog sobre esse assunto: http://cacheia.com/2014/04/descomplicando-o-low-poo/
Se for isso mesmo, não está danificando os fios. Caso você também use outros produtos que não são liberados, uma dica para ressecar menos é misturar o shampoo com água (pra ficar mais fraquinho) e começar a lavagem pela parte de baixo do cabelo, (pra não ressecar tanto a parte de cima). Você também pode fazer uma pré-lavagem: http://cacheia.com/2014/08/como-reduzir-o-ressecamento-causado-pelo-shampoo-pre-poo/ focar sempre no couro cabeludo e não friccionar muitos os fios no comprimento. Ah, e hidratar sempre que possível, mesmo que for uma hidratação rápida no banho.

Qualquer dúvida, estou por aqui!

Beijos!

Amei o post. Tenho uma filha de 7 anos e também tenho cachos. Por causa dela, passei pela transição e me assumi. Deixei o cabelo crescer e hoje cortei bem curtinho e desconexo (para desconstruir ainda mais as exigências dos estereótipos femininos). O cabelo dela hoje é outra coisa! Está bem hidratado e possui a raiz só um pouco ondulada. As pontas ressecam muito, mas eu estou sempre hidratando e nutrindo. Vale a pena. Hoje ela ama seus cachinhos e o cabelo dela está mais bonito e cuidado que o meu.

Oi, Michelle!
Que bacana :))

Fico muito feliz por você e por ela. Representatividade é tudo! Parabéns pela atitude!

Bjs!

adorei as suas dicas. Tava muito em duvida como cuidar dos cabelos do meu filho. Ele tem 2 anos e eu gostaria de saber se posso usar reparador de pontas de adulto nos cabelos dele? e se poder qual é o ideal para usar?

Oi, Wêdja! Fico feliz que tenha gostado!
Vc pode usar sim, mas recomendo que ao inves de comprar um reparador de pontas (que geralmente tem silicone e sõ mascara o fio), vc pode utilizar um õleo vegetal puro (bem pouquinho), como o óleo de amendoas que tem um cheirinho bom ou óleo de coco (esse é bem mais caro e dificil de encontrar, mas dura muuuito mais). Ou também pode comprar um desses oleos que encontramos em farmacia, como da Garnier, da Phytoervas e tantos outros. Mas compre óleo mesmo, nao reparador, ok? E passe bem pouquinho! Só para dar brilho e maciez.

Qualquer coisa, estou por aqui!

Bjs

Ola, boa noite… tenho o cabelo 2c e minha filha de 9 anos o 3c, mas ela não o aceita… aprendi a pouco tempo a tecnica de fitagem e estou fazendo nela, mas ainda sim ela está resistente… adorei todas as dicas, e tentarei aplicar pra que ela perceba o quão lindo o cabelo dela é naturalmente.
o cabelo dela é muito ressecado, e na parte de cima está como queimado de sol… tem alguma coisa q eu possa fazer? comecei a fazer umectação nela com azeite. muito obrigada

Oi, Josiane!

Primeiro, é fundamental ela sentir esse apoio vindo de você e da família para ela se sentir bonita, aceita. Nessa idade costumam aparecer as primeiras piadinhas na escola e isso mexe com a cabeça de qualquer criança. Também começam a rolar comparações com outras meninas, as primeiras paquerinhas e as consideradas mais bonitas da sala geralmente são as lisas. Enfim, não estou falando para estimular paquera nessa idade nem nada disso, mas são coisas que a gente sabe que acontecem e posso apostar que essa resistência da sua filha se deve a algum comentário maldoso que ela tenha ouvido. (sugiro inclusive que você converse com a professora para ficar a par do que está acontecendo na escola e para ela saber do processo que vocês estão vivendo em casa. Hoje tem muitas professoras que apoiam demais. Enfim)
Além desse “trabalho” de estimular a aceitação e auto-estima dela. É muito bacana mostrar para ela fotos de outras meninas cacheadas/crespas, mostrar que é lindo ter cachos, ser diferentes e estimulá-la a cuidar do cabelo para que ela comece a ver os resultados. A umectação ajuda muito na aparência, mas também é bacana fazer hidratações. Você já leu sobre cronograma capilar? A Ster explica aqui: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/ Se estiver muito ressecado mesmo pode até ser o caso de fazer uma reconstrução. Um outro ponto importante é fazer um bom corte (de preferência com alguém que entenda de cabelo cacheado) e usar produtos próprios não só para lavar/hidratar, como também para finalizar o fio. Uma boa finalização, como no caso da fitagem, pode ajudar muito na aparência dos fios.

Enfim, tentei falar resumidamente, mas cuidando bem, não erro, o cabelo dela vai se recuperar e ela só vai precisar de muitos elogios da família para apoiá-la <3

Você já acompanha o Cacheia no Facebook? Manda a foto da sua filha por inbox (fala que vc quer falar com a Mari e que a mãe da menina de 9 anos que não gosta do cabelo). Aì a gente compartilha a foto dela e pede muitos likes de apoio para ela ver o quanto ela bonita :)

Um beijo!

Muito obrigada Mari, vou mandar a foto dela pro face sim. adorei as dicas… e vou acompanhar no face agora tb

Oi, Josi!

Acabei de ver e postei na página https://www.facebook.com/blogcacheia/photos/a.319688588170042.1073741828.319308348208066/577881212350777/?type=1&theater

Desculpe a demora :))

Sua filha é linda e você está no caminho certo!

Bjs

obrigado pelas dicas !bijao

De nada, Avelar!
Precisando, estou por aqui ;)

ola boa tarde gostaria de saber se no site tem algum post sobre penteados para as nossas princesinhas cacheadas pois eu tenho uma prima que tem cabelo cacheado e sonha em deixa-lo solto tem apenas 7 aninhos e sempre me pede para fazer prancha pois queria ver como realmente e seu cabelo pois o dela e muito volumoso e minha tia prende muito o cabelo dela com tranças entao tem horas que ela enjoa gostaria de dicas de penteado para cacheadas pois queria deixa-lo solto no aniversario dela e ela gosta quando penteio o cabelo dela pois nao faço trança deixo ele livre ate prendo mais sem trança.
desde ja agradeço a compreensao tenha uma excelente tarde.
Caroline Xavier
RJ.

Oi, Caroline!

Não temos posts de penteados focados nos pequenos, mas você pode fazer um meio preso, só prendendo umas duas mechinhas do cabelo dela pra trás.
Pelo o que você contou, o principal é entender como cuidar do cabelo dela para tirar o aspesto da cabelo volumoso em excesso e ficar com aquele volume bonito. Sugiro que você e a mãe dela deem uma lida em cada tópico desse post para aprender a cuidar do cabelo dela. Aí o cabelo vai ficar tão bonito que não precisará nem de penteado ;)

Se tiverem alguma dúvida, estou por aqui!

Um beijo!

Oi Mari! Meu filho tem dois aninhos, cabelo tipo 4a/4b. Uso produtos da linha Johnson, já usei a linha para cabelos cacheados e não gostei muito, mas só porque ele aumenta o fator encolhido dos fios do meu pequeno. Então passei a usar o shampoo anti frizz e o condicionador desembaraçante, e gostei! Fica definido mas não encolhe tanto, e fica com volume do jeitinho que eu gosto! Fica a dica! Beijos!

Que legal, Rubiana! O negócio é testar mesmo!

Obrigada por compartilhar sua dica ;)

Um beijo!

Oi Boa noite. Como faço para cuidar do cabelo de minha bebê. Ela tem 8 meses e seu cabelo começou a nascer e está muito ressecado principalmente na parte de trás. O que faço? Por favor me ajude. Não quero estragar o cabelo dela que é bem fininho e a parte cacheada e justamente a que está ressecado.

Oi, Danilla! Tudo bem?

Como sua filha é bem novinha ainda, acredito que será bem fácil contornar a situação. Você utiliza produtos próprios para cabelos cacheados de criança? Usa condicionador? Se a resposta de ambas as perguntas forem sim, acho que está na hora de você trocar a marca dos produtos que você utiliza. Te aconselho a usar a linha Kanechom Kids que é livre de sulfatos e silicones e são liberados para uma técnica que chamamos de low poo, você já ouviu falar? Essa técnica nada mais é do que utilizar produtos que não tenham os componentes que eu citei acim, pois eles danificam os fios, principalmente os cacheados e crespos.

A linha Kanechom Kids é baratinha, mas é um pouco difícil de encontrar. O site http://www.meucabelonatural é parceiro do Cacheia e tem essa linha.

Se você quiser saber mais sobre a técnica, alguns posts sobre o assunto:
http://cacheia.com/2014/07/viloes-capilares/
http://cacheia.com/2013/11/perguntas-frequentes-sobre-a-tecnica-lowno-poo/
http://cacheia.com/2014/04/descomplicando-o-low-poo/

Além disso, você citou que a parte de trás e a mais ressacada. Isso é normal porque essa parte é a mais exposta a fatores externos como: sol, água quente do banho, vento, fronha… Então, algumas dicas que podem te ajudar também são:

– Não prenda o cabelo da sua filha ainda molhado
– Quando estiver molhando o cabelo, tente não usar água muito quente no cabelo
– Se você usar a banheira para dar banho, lave o cabelo e depois passe o condicionador ou uma máscara de hidratação própria para crianças e deixe agindo no cabelo enquanto você termina de dar banho nela. Quando terminar, enxague o condicionador.
– Quando você for arrumar o cabelo da sua filha, passe um pouquinho de creme sem enxague na sua mão e passe no cabelo dela, dando leves apertadinhas para ajudar o cabelo a ficaar mais definido.

É isso, espero que eu tenha ajudado!
Qualquer dúvida, estou por aqui!

Beijos!

[…] Leia também: 8 dicas para cuidar do cabelo cacheado da sua filha/o […]

Ola!
Acabei de conhecer o Blog e achei muito interessante . Minha filha de 11 anos, tem cabelo cacheado ( ainda vou buscar aqui qual o tipo) e tb tenho alguns problemas de aceitaçao por parte dela,mas melhorou bastante . Minha duvida e se ja posso usar nela shampoo para cabelo cacheado de adulto . Obrigada pelas dicas!
Cristina

Oi, Cristina!
Se você achar necessário, até pode, não vai fazer nenhum mal, mas geralmente os shampoos para crianças tem menos componentes que agridem os fios, tanto que tem muit adulto usando.

Sobre ela se aceitar, é um processo delicado mesmo. Por isso, todo apoio vindo da família é fundamental e aprender a cuidar do cabelo e fazê-la tomar esse gosto é super importante também. Aém disso, sugiro que você mostre a ela fotos de outras cacheadas para ela se inspirar e ter como referência. Em nosso Facebook e Insta sempre publicamos as nossas inspirações da vida real :) Se quiser mandar foto da sua filha, podemos postar no Face. É só mandar por inbox. Nossas páginas: facebook.com/blogcacheia e @blogcacheia

Beijos!

Boa tarde Mariana,
Minha caçula tem 3 anos, um cabelo cacheado lindo, mas por conta da idade não consigo fazer hidratação. Hoje achei seu blog e vou fazer o possível para realizar modificações lá em casa. Pois o meu cabelo e da minha filha mais velha é liso, então eu não tenho muita noção do que fazer, estou aprendendo com a caçula. Eu sempre desembaraçava o cabelo dela no banho e quando li o post, cai pra trás, rsrsrs. Vou procurar os produtos indicados, prestando atenção na composição. Quando surgir dúvidas vou te procurar ok? Muito obrigada pelas dicas, faz muita diferença. Deus te abençoe.

Oi, Karla!
Claro! Fique a vontade para me procurar sempre que precisar de ajuda ;)
Cuidar de cabelo de criança é mais difícil mesmo, elas são mais impacientes. Sugiro que você faça um “momento meninas” aos sábados, e faça uma hidratação em vocês 3 (afinal até os cabelos lisos precisam repor água, né?) Pode ser que elas curtam o momento e seja mais fácil. Uma outra alternativa é lavar o cabelo da sua filha logo no início do banho, enxaguar e passar uma máscara, aí você deixa a máscara agir enquanto dá o resto do banho e depois enxagua.

Qualquer coisa, estou por aqui ;)
Bjs!

oi tenho uma filha de 5 anos e ja usei quase todas as linhas infantil de cabelos cacheados ou cabelos secos , e não adiantou ela tem cabelos de comprimento ate a cem tura logos , e em cima e muito seco e a rais lisa e embaixo do ombro e cacheado , tentei ate algumas linha de adultos mais não deu muito resultado e me em dicaram esta [VITADERM] hipolergenica não sei se você ouviu fala e linha profissional posso testa nela ?

Oi, Késia!
Pode testar sim, mas sugiro que você siga todas as dicas desse post. Um bom corte, hidratar, como finalizar, são fundamentais para o resultado final do cabelo muito mais do que o produto usado.

Beijos!

Oi amei as dicas…
Mais ainda ficou a duvida … Sera que posso fazer a tecnica no poo e a lavagem co wash no cabelo da minha filha??

Oi, Jaqueliny!
Pode fazer siim. No poo é maravilhoso para cabelos cacheados e crespos!
Aqui tem uma explicação maravilhosa da Maressa, dá uma olhadinha: http://cacheia.com/2015/12/guia-no-poo-o-que-e-como-comecar-e-produtos-liberados/

Beijos!

Olá eu não sou mãe nem nada mas eu queria sabe se quando as crianças tem piolhos tem alguma maneira diferente de se livrar deles, ou o pente fino estraga muito o cabelo da criança, esse tipo de coisa?Eu já procuro a algum tempo por essas informações em relação a cabelo crespo e piolho e nunca acho nada. Obrigada <3

Oi, Elisa!

A Ana fez um post exatamente sobre isso, dá uma olhadinha: http://cacheia.com/2016/02/dicas-para-tratamento-de-piolhos-em-cabelos-crespos-e-cacheados/

Beijos!

Minha filha tem cabelo muito fino, então embola mito. Eu uso os produtos dO Beleza Natural Kids..
So os produtos, fica bom, mas esta voltando a ficar muito ressecado.

o que faço.. ME ajuda…

Oi, Luana!

Faça hidratações também. Você não precisa, nem deve, pegar pesado de mais com isso para não cansá-la, mas fazer uma hidratação ou nutrição de vez em quando é sempre bom!

Qualquer dúvida, estou por aqui!
Bjs

Eu tinha cabelos muito cacheados, eram lindos mais um certo dia resolvi alisar usei química no meu cabelo até pouco tempo atrás, já faz cinco meses que não uso química nenhuma e 2 sem secador e chapinha, tomei essa decisão de assumir meu cabelo natural depois que minha filha nasceu, confesso que tem sido um pouco difícil as vezes me vem a vontade de “jogar a toalha”, sabe? mais ai eu lembro dela, eu aprendi que o melhor sermão é o bom exemplo e é isso que quero passar para ela. Adorei as dicas! Conheci o blog a pouco tempo mais estou amando tem me ajudado muito, obrigada. Ela( minha Rebeca) tem 1 ano e estou só love com os cachinhos dela rsrsrs, mas fiquei com dúvida de como hidratar os cachinhos dela já que trata-se de uma bebê, e eles estão muito ressecados. me ajuda?!

Oi, Elida!
Muito legal sua preocupação em dar o bom exemplo. Isso se aplica a tudo na vida dos nossos filhos e com certeza você precisa ser a representatividade na vida dela para ela aprender a gostar de si como ela é. Seja forte e se precisar de ajuda, conte com o Cacheia! ;)

Como ela ainda é novinha, compre uma máscara de hidratação própria para crianças (sugiro a máscara Kanechom Kids, que é bem baratinha e ótima, além de liberada para low poo – já ouvi falar sobre a técnica? – Tenho um post sobre isso aqui: http://cacheia.com/2015/10/lista-de-produtos-para-criancas-liberados-para-low-poo/

Ou faça receitas caseiras – temos um monte aqui no blog! Não pegue muito pesado na frequência e no tempo que a máscara fica no cabelo para não cansar sua filha. Apenas uma hidratação no banho já deve ajudar bastante.

Algumas outras dicas que podem te ajudar: http://cacheia.com/2014/05/10-coisas-que-toda-cacheada-precisa-saber/

Qualquer coisa, estou por aqui!

Bjs

Oi Mariana, tudo bem?
Acabei de conhecer o seu blog e já estou adorando, vou ler ele todo kk
Sou mãe de uma menina de 2 anos, minha princesa.. e eis meu “problema” rs
Tenho cabelo liso/ondulado nas pontas, super simples de cuidar.. só lavar, passar um leave-in, deixa secar e bora ser feliz…
entretanto, como você disse nesse post, a dona cegonha me presenteou com uma princesa com cabelos loirinhos e cacheadinhos, e aí é que eu me lasco, não faço nem ideia de como cuidar de um cabelo assim!
Era lisinho quando nasceu, aí caiu, recomeçou a nascer, e enrolou tudo kk
Como ela ainda tem 2 anos, o cabelo está curto/comprido…. comprido porque quando eu estico um cachinho ele ta enorme, curto porque ele enrola aí fica tipo black power rs
Na parte de cima da cabeça, e dos lados, o cabelo dela fica lindooo, os cachinhos se formam naturalmente, fica lindo, são abertinhos de um a dois dedos, mas na parte de tras, meu deus, os cachos nao formam, se eu nao arrumo bem certinho fica tudo “engruvinhado” parecendo um ninho! Normalmente eu lavo com shampoo infantil mesmo, e uso uns produtos da natura pra cabelo cacheado, ou meus hidratantes bem potentes na parte de trás, aí depois do banho passo um creme pra pentear, junto com óleo de argan ou fluido prolongador de cachos.
Queria saber se to fazendo certo, o que posso melhorar nessa rotina, até porque além de ser cachos de primeira viagem, sou mãe de primeira viagem também rsrs e quero que ela mantenha os cachinhos porque são lindos, ainda mais sendo loirinha do olho azul, acho que fica parecendo um anjinho (mãe suspeita)
Enfim! falei demais rsrs
Eu agradeceria muito se me respondesse!
E te dou parabéns pelo seu blog, é excelente!
Um beijo

Oi, Jovira!
Primeiro, desculpa a demora (não tinha visto seu comentário), segundo fico muito feliz com o seu comentário e com a sua disposição em cuidar dos cachos da sua filha. Pode ter certeza que isso é fundamental para ela se aceitar.
Bom, se você ainda precisa de dicas, aqui vão algumas:

– A parte de trás do cabelo é pior porque ela sofre mais com fatores externos como shampoo, água quente, vento, secador, travesseiro e por aí vai. Algumas coisas que você pode fazer para resolver: não aplicar o shampoo diretamente nessa parte de cima, começando perto da nuca,e também misturar o shampoo com um pouco de água para não ficar tão concentrado. Além disso, você pode colocar uma fronha de cetim para ela, ajudando a gerar menos frizz e o cabelo a ficar menos bagunçado de manhã. Uma outra coisa legal, é manter um borrifador com uma misturinha de água e leave in, aí você pode umidecer essa parte um pouco de manhã e arrumá-la sem precisar lavar de novo.

Tudo o que você falou da rotina está ok. Só aconselho que você utilize o máximo possível de produtos próprios para criança que são menos agressivos. Uma coisa que seria bem legal também é seguir a técnica low poo e não lavar os cabelos todos os dias para não tirar a oleosidade natural do fio.

Espero que tenha te ajudado e se tiver alguma dúvida, pode me escrever! Prometo não demorar dessa vez :)

Beijos!

Olá! Vi seu postar adorei! Porém ainda fiquei na dúvida do que fazer com minha filha. Ela tem grande parte do cabelo mais lisinha, somente com algumas ondas no final (mais o cabelo dela ainda é curto- está com 1 aninho). Porém, atrás tem bastante cachinho nas pontas. Quando dou banho e lavo o cabelo ele fica mais liso, e quando ela tá bem suadinha ele começa a dar os cachinhos atras. Fica lindo, mas tem uma parte em específico que tem ficado ressecada, diferente do resto do cabelo. Não é liso e nem cacheado. É a parte da cabeça que fica em contato com a cadelinha do carro. Não sei o que fazer pra deixar essa parte do cabelo mais hidratada. Ela sai de casa com o cabelo lindo, mas é só colocar no carro que quando chegamos no local que estamos indo o cabelo já está ressecado atrás. O que fazer? Alguma sugestão?

Oi, Alessandra! Tudo bem?
Tenta colocar uma fronha de cetim ou uma frladinha de pano nessa parte. O problema pode estar sendo o contato com a cadeirinha, como você mesma disse. As vezes outro tecido pode ajudar.

me conta depois!
Bjs!

Responder

RAQUEL BEZERRA DA SILVA

OLA MEU CABELO E SECO SEM VIDA HORRÍVEL NÃO SEI MAIS QUE FAZER ELE PEQUENO PARECER QUE NÃO CRESCE SABE SE EU TIVESSE UM CABELO Q NEM ESSES CACHEADOS QUE FALA Q E CABELO RUIM QUE NUM TEM NADA A VER E MUITO E LINDO NÃO ME IMPORTAVA TANTO MAIS ACONTECE EU TENHO UM CABELO Q NÃO DESEJO PRA NEGUEM ME AJUDE EU QUERO APENAS TER UM CABELO NATURAL MAIS SAUDAREIS
COM VIDA BRILHOSO E GRANDE .

Bom Dia Mariana !
Eu sou Pai e sou eu que quase sempre cuido do cabelo da minha filha.
Tenho muita dificuldade de deixar o cabelo da minha princesa co,m brilho e vida ,e com cachos definidos.
Eu sempre dou bronca na minha esposa quando ela da banho na minha princesa,ela tem uma mania orrivel de pentear o cabelo da minha filha de baixo da água ou com shampoo no cabelo,quando ela termina de dar banho na menina o cabelo dela fica todo destruído mastigado bem quebrado mesmo ,ela sempre fala que eu não sei de nada.
sem falar que ela penteia o cabelo da minha filha com escova de pentear cabelo lis adicionando somente creme pra pentear.
eu não sei se da forma que eu lavo esta certo,mais eu sempre desembaraço o cabelo dela de baixo do chuveiro só que com os dedos abertos e sempre com delicadeza,depois de desembaraçar ai eu passo o shampoo e desembaraço da mesma forma ,depois coloco o creme de pentear em um borrifador e aplico no cabelo dela,o resultado e mil vezes melhor DEMORO EM MEDIA 1 HORA PRA LAVAR O CABELO DELA KKKKK.
estou muito feliz com as dicas que vc deu,ainda não utilizei nem uma mais ja fico feliz em saber que tem solução pra melhorar.
outra coisa que eu queria dizer e que em relação a maioria dos cremes para criança que a gente ja usou no cabelo dela,nem um shampoo da certo,pois quando e aplicado o cabelo embaraça de uma forma sem explicação,parece que deixa o cabelo pior,o da linha Johnson e alguns da natura também,nem um da certo .

MAIS FICO MUITO AGRADECIDO PELAS DICAS QUE VOCÊ DEU.
BJS.

Oi, Gilmar! Tudo bem?
Primeiro quero que você saiba que estou MUITO feliz em ler e responder seu comentário. É lindo ver um PAI tão preocupado e dedicado.
Em segundo lugar, desculpe a demora. Minha caçula nasceu e me ausentei no blog por um tempo.

Vamos por partes para eu conseguir responder tudo:

Sobre penterar o cabelo embaixo da água ou com o shampoo: não está correto mesmo e pode quebrar os fios da sua pequena. O ideal é pentear com os fios molhados, depois de passar o condicionador sempre debaixo para cima. Se o cabelo estiver com muitos nós na hora de lavar, você pode passar um pouco de condicionador antes para não quebrar os fios.

O pente ideal é com cerdas mais largas, para não quebrar os fios. Ou só com os dedos mesmo.

Poxa, que pena que os produtos de criança não estão dando ceto com ela. Você já tentou a linha da Kanechom Kids? O valor é ótimo e os produtos são maravilhosos. Inclusive, são liberados para uma técnica chamada low poo ou pouco shampoo, que danificam menos os fios. Se você já tiver tentado essa e mesmo assim não teve bons resultados, você pode usar shampoo de adulto sim, mas te aconselho a misturar com água e começar a lavagem pela nuca, assim não danifica tanto os fios dela.

Se tiver dúvidas, estou por aqui!
Bjs

Ola sou mãe de uma pequena de 1 ano e 3 meses o cabelo dela e cacheado e fino e esta muito crespo ja usei algumas linhas kids e não resolve oq devo fazer nunca fiz hidratação posso usar de adulto nela. Por favor gostaria de ajuda pois ela fica linda de cabelo cacheado mais quando seca fica parecendo uma palha.

Oi, Dayenne! Tudo bem?
Primeiro te aconselho a identificar se o cabelo da sua filha é cacheado ou crespo para saber como lidar com ele e o que esperar: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Não é o ideal fazer hidratação de adulto em um bebê. Sugiro que você compre uma máscara própria (a da Kanechom para crianças é maravilhosa) ou faça receitas caseiras. Temos várias aqui no blog.

E dá uma olhadinha com atenção em cada uma das dicas desse post, ok?

bjs!

Responder

flavia regina costa camelo

minha bebe tem 2 anos quero que voce me indique uma mascara de hidratacao pois o cabelo dela e cacheado so que na frente esta ficando ressecado.obg

Oi, Flavia!
Gosto muito da linha Kids da Kanechom. É barata e liberada para low poo, então não resseca os fios.

Bjs!

Oi, amei as suas dicas, tenho uma princesinha de 05 anos, que tem uns cachinhos lindos, e estava lendo sobre o não lavar os cabelos todos os dias, o problema é que ela faz natação 3 x por semana, e tem dois dias que são seguidos, entao tenho que lavar os cabelos dela por causa da piscina, ai queria saber o que vc me aconselharia, se tem algo que eu possa fazer, pois os cabelos dela, principalmente na frente estão nascendo e tá muito ressecado. Bjs

Oi, Shirley!

A água da piscina ajuda a ressecar o cabelo. Seria legal se você conseguisse fazer uma hidratação no cabelo dela toda semana ou a cada 15 dias e também, sempre que possível, um pré-proo, que consiste em passar um pouco de óleo no cabelo antes de lavá-lo. Assim o shampoo não danifica tanto os fios. Dá uma olhadinha nesse post da Raysa sobre esse assunto: http://cacheia.com/2016/07/escova-prancha-na-transicao-capilar/

Bjs

Nossa eu sempre amei cachos. Mas nunk tive, tenho três filhos dois homens e uma menina lindaaaaa de cachinhos os meninos têm o cabelo liso e escorrido e ela os cachos mais perfeitos. Sempre usei a linha Johnson nela, e o creme de pentear da natura, hj ela estar com 3 anos. E percebi q agora na frente qndo seca o cabelo começa um pouco de friz o q eu faço???? Devo mudar de linha

Oi, Teodora!
Já tentou passar um pouco de óleo quando você faz a finalização dos cachinhos dela?

Bjs

Passei um creme no cabelo da minha princess e sumiram os cachinhos dela e quero muito que voltem o qus eu faço me ajudem por favor

Oi, Erica!
Primeiro, desculpe a demora. Minha filha caçula nasceu em maio e passei uns meses afastada do blog.
O cabelo dela já voltou ao normal?

Bjs

Adorei o post. Estou em transição pq tenho uma linda cacheada de 1 ano e 6 meses, as dicas vão me ajudar muito no cuidado com os cachinhos dela, assim como teu blog tem me ajudado muito no cuidado com os meus . Parabéns !

Mariana, preciso da sua ajuda. Minha filha tem 5 anos, cabelos são finis, leves e ondulados tipo 2B. Lavo sempre com infantil , mas ainda não consegui acertar. Ela [é louca para ter cabelos grandes (as colegas da escola todas tem) mas o dela cresce lentamente. Meus cabelos são lisos a ponto de não segurar uma presilha. Que produtos posso passar?

Oi, Adriana! Tudo bem?
Deixa eu entender melhor o seu problema…
Por que vc acha que ainda não conseguiu acertar no produto?
Sobre o crescimento, cada organismo trabalha de uma forma. Se ela está se alimentando corretamente, sugiro que você procure uma dermatologista para avaliar porque o cabelo dela demora mais crescer.

Fiz uma lista de produtos liberados para low poo aqui: http://cacheia.com/2015/10/lista-de-produtos-para-criancas-liberados-para-low-poo/

Bjs

olá amei suas dicas, tenho uma filha com cachos tipo 4, e aconteceu exatamente o que o descrito acima, de tanto alisar meus cabelos já não mim lembrava que eles eram tão cacheado, aí veio minha filha e eu não sei como cuidar, ela tem 6 anos e o cabelo é muito fino daí percebi essa semana que esta se quebrando muito que já é notável, não sei o que fazer, por favor se tiver alguma dica mim passa.

Oi, Joselita! Tudo bem?
Primeiro é importante investigar o motivo dessa quebra do cabelo dela, pois não é normal. A escovação errada pode ser um motivo. O ideal para cabelos crespos e cacheados é penteá-lo apenas quando o cabelo está molhado. Então se você estiver penteando ele seco, pare que já vai melhorar bastante a quebra :)
Além disso, é bom reforçar as hidratações do cabelo dela com produtos próprios para crianças ou receitas caseiras (temos várias aqui no blog).

Espero que tenha te ajudado e se precisar, estou por aqui!
Bjs

Bom dia Mariana!!

Tenho uma filha de 9 anos e ela tem os cabelos cacheados e muiiiiito secos.
Gostaria de saber se lavar os cabelos dela somente com condicionador faz com que os cabelos fiquem menos seco?

Aguardo a resposta..

Bjos

Oi Sandra! Sim, você pode fazer isso. Mas certifique-se de que os condicionadores são liberados para co-wash

Oi Mariana, socorro kkkk, achei seu blog justamente por causa da minha filha… meu cabelo é liso, fino e pouco e da minha pequena(ela tem 11 anos) volumoso, grande quantidade e cachos do tipo 2b, mas é muito cabelo para pouca cabeça rsrsrs.
Eu não sei cuidar do cabelo dela e realmente varias vezes quis fazer uma progressiva, mas ela não quer, acredita!!!! ela adora as ondas.
Mas o problema é que não sabemos cuidar…
quando lavo e desembaraço, beleza, mas no dia seguinte…. meu Deus… parece um ninho por baixo do cabelo, embaraça demais e mesmo com borrifadores, cremes de pentear e qualquer macumba que faça ela sofre muito e isso tem se tornado um problema.
Não sei o que acontece, pois posso lavar e desembaraçar pela manhã e quando for a noite o ninho está la…
Mesmo sofrendo, tento todas as noites desembaraçar com um borrifador potente e faço tranças para ela dormir, ela solta o cabelo no outro dia e a noite novamente todo embaraçado.
Socorro….

Oi, Mara!
Ela usa algum leave-in? Faz hidratação?

Oii amei as dicas. E o blog, só fiquei confusa sobre prender o cabelo o cabelo daonha filha tem os cachos bem fechadinhos e pequenos, muito cabelo e longo(ela tem pânico da tesoura, nem na cadeira do cabeleireiro ela gosta de sentar) pra ir pra escola não pode ir de cabelo solto por causa de piolhos e tbm pq eles correm e suam e o cabelo no rosto atrapalha, como faço pra cuidar nessa situação. Me ajuda por favor
Parabéns pelo blog ja favoritei e vou me inscrever no canal do YouTube

Oi, Gabriela!
Nesse caso, pode prender, mas não prenda muito forte para não marcar nem machucar.
E prenda só quando os fios já estiverem secos, ok?

Bjs

Oi Mari! Estou completamente apaixonada pela pagina! Finalmente estou aprendendo a lidar com os cabelos da minha filha de 8 anos. Como tenho o cabelo liso não sabia lidar com o dela que é cacheado 3B (KKKK…aprendi aqui também)! Infelizmente passei por maus profissionais que indicaram selagem no cabelo dela com 3 e 4 anos me garantindo que não havia química. Só ficava bom nos dias, para desembaraçar era um sofrimento (Cola pura)! O cabelo dela ficou até verde nos primeiros dias. Graças a Deus existem vocês que nos auxiliam MUIIIIIIITO! Não tenho palavras para agradecer! Já estou montando até um caderninho com todas as dicas! Bjos! ETERNAMENTE AGRADECIDA!

Olá tudo bem??
Levei minha filha no cabeleireiro pra cortar o cabelo e os cachos sumiram!!
O cabelo dela era um cacheado lindo,cachos bem grandes e foram embora.
Mas agora is que estão nascendo vem cacheado. Alguma dica pra eu fazer voltar is cachinhos dela???
Obrigada
Bjos a todas.

Débora, tudo bem?
Você sabe qual o tipo do cacho dela? Quantos anos ela tem?
Qual tamanho do cabelo dela e quanto você cortou +-?

Antes das perguntas, um enorme e sincero parabéns pelo texto! Fico tão feliz de saber que há quem se preocupe com este assunto da auto-estima das crianças de cabelos encaracolados que até me emociono! Assisti durante algum tempo ao sofrimento de uma criança cacheada a quem todos os dias repuxavam o cabelo para fazer penteados como se fosse a única forma de ela ficar bonita e arrumada. Quando percebi que a minha filha tem o cabelo bem encaracolado (eu sou europeia, ondulada 2b e o pai é africano) jurei que a ía ensinar a ter orgulho na sua carapinha!

Agora as perguntas: ainda estou um pouco baralhada com tanta informação! Nos dias em que lavo e penteio o cabelo da minha filha, o que devo usar para além do shampoo e condicionador?

E nos dias em que não lavo nem penteio, o que devo colocar? Ela tem 21 meses e penso que os cachos sejam 3C.

Obrigada e mais uma vez parabéns por este blog espetacular!

Olá, Inês! Tudo bem?
Fiquei muito feliz com o seu comentário! Obrigada :)
Quanto às dúvidas, sugiro que você use um creme de pentear após o banho para ajudar a definir os cachos.
Você também pode fazer uma hidratação rápida, durante o banho mesmo.
E nos dias que você não lava, você pode molhar um pouco o cabelo com borrifador ou leite de pentear para re-hidratar os fios e, se achar necessário, passar um pouco de creme de pentear bem levinho.

Qualquer dúvida, conte comigo!
Bjs

Minha nenem tem 1 ano e 8 meses. O seu cabelo é liso na frente, e atrás é cheio de cachinhos. Uso o Jonhsons Ph Equilibrado por ser neutro, mas fica ressecado atrás, pensei em usar um shampoo da linha da johnsons para cachos, e permanecer com o neutro na frente. Posso fazer isso ou pode causar desequilibrio no cabelo? E uso o oleo da linha tb

Boa tarde,
Tenho uma baby (Valentina) que vai fazer 3 anos !
Além do cabelo cacheado, o cabelo dela também é loiro. O que complica mais minha vida, pois cabelo claro tende a ser mais ressecado também né ?
Eu uso a linha Johnson’s com camomila pq amo o brilho que ela da. Mas os fios da frente da cabeça e as pontas do cabelo dela estão ficando muito ressecados. Gostaria de saber se estou cuidando corretamente.
E como devo proceder. PQ todas as linhas geralmente tem produtos para cabelos ou cacheados ou loiros ! Não sei o que fazer ! :(

Mariana, posso te fazer uma pergunta indiscreta??? Porque vc incentivou uma mae a fazer bc na filha??
Se a menina ta com queda de cabelo, é so trocar o tratamento, ou passar pela transicao normalmemte, amor.
Se a menina quiser ficar com o caabelo liso, que faca chapinha ou mude a escova progresisva.
Se qusier ficar com o cabelo cacheado, PACIENCIA e espere a transicao acabar.
Se quiser fazer o bc e esperar 10 milenios e meio para o cabelo crescer, assim seja.
Mas acontece, que estamos no século XXI. Os pais existem pra dar educacao pros filhos, que é bem mais importante que decidir se vai cortar o cabelo..
E antes de eu terminar, vc pode achar cabelo curto lindo.opiniao e sua.
Mas isso nao quer dizer que a filha da simone ache.
Obrigada….desculpa se te ofendi…mas sofri bullying na escola pq minha mae obrigava eu a cortar o cabelo e nao desejo o mesmo pra filha da simone..Valeu..bjao no seu coracao

Oi, Isa! Tudo bem?
Em primeiro lugar, de maneira nenhuma você me ofende ou indiscreta. Tudo bem :)
Olha, não sei se você leu todas as mensagens que eu e a Simone trocamos, mas ela me falou que elas estavam entre cortar o cabelo ou fazer química de novo, que a transição de novo e eu respondi: “Se eu fosse você, faria o corte.” Foi apenas um conselho. Falei ainda sobre a importância de conversar com a filha dela, explicar sobre aceitação, auto-estima e tudo mais que um corte envolve. Em nenhum momento falei para ela obrigar a filha dela a cortar e nem ela falou isso, que obrigaria. Depois, ela inclusive falou que levou a filha em um salão especializado e que elas resolveram colocar trancinhas para esperar o cabelo crescer um pouco mais e eu achei isso maravilhoso!
Em nenhum momento falei que cortar era a única solução, nem dei minha opinião como se fosse regra. Aqui no Cacheia sempre apoiamos o cabelo natural, a auto-estima e, principalmente, o poder de ESCOLHA que cada um temos. E alisar de novo ou não é uma escolha que compete a elas, e não a mim. Eu dei todo o apoio que vi que ela veio buscar aqui no Cacheia, com base no que eu acredito.
Sinto muito pelo o que aconteceu com você, imagino sua dor ao ser obrigada a cortar o cabelo e gera traumas mesmo. Mas quero que fique claro que em nenhum momento eu defendi isso e nem a Simone falou isso. Pelo contrário, ela é uma mãe que estava buscando informação para apoiar a filha e isso é maravilhoso!

Um grande beijo para você e, se precisar, estou por aqui!

Ola meu nome é Mel tenho um filho de 1 ano e 7 meses o cabelinho dele é bem fino e cacheado.. MAs esta ficando mto ressecado.. Ja tentei algumas linha Como mamae e bebe, Johnson e naturé toi toi da natura.. MAs o cabelo dele ficava com aspecto pesado e Crespo.. Hoje estou usando um creme Para pentear Palmolive kids.. MAs tbm ñ resolveu ainda continua ressecado.. Ñ Sei mais o que fazer pois ele tem mto cabelo.

Oi, Mel! Tudo bem?
Tenta fazer hidratação no cabelinho dele. A Kanechom tem uma máscara ótima para crianças. Lava o cabelo dele, passa a máscara e deixa agindo enquanto você termina de dar o banho. Depois enxagua, passa um pouquinho de condicionador para selar e pode finalizar com creme de pentear.

Nessa idade eles precisam de pouco, espero que resolva!
Qualquer coisa, me fala!
Bjs

Oi meninas tenho uma filha de 3 anos com cabelos cacheados uso a linha giby da marca Giovanna baby acho ela maravilhosa ,o condicionador não possui parabenos e não é necessário o enxague do mesmo,também uso o condicionador misturado com óleo vegetal e glicerina diluídos em água no borrifador para pentear quando estão embaraçados no dia seguinte!espero que a dica ajude outras mães bjos

Que legal, Mariana!
Obrigada por compartilhar!

Bjs

Olá Mariana! !
ta Tenho uma filha de 2 anos e o cabelo e um liso cacheado, seus cachinhos são lindos mas ultimamente a raiz está ficando muito seca principalmente na frente. Não sei o que faço pois ela tem muito cabelo, mas ainda é muito curtinho e nunca cortei, e ela transpira muito o couro cabeludo por isso nessa época de calor tenho lavado todos os dias. O que posso fazer para que não fique tão secos???
Obrigada!!!
Bjs

Oi, Jordane! Tudo bem?
Você já tentou fazer alguma hidratação no cabelinho dela para ver como reage?
A Kanechom tem uma máscara bem legal para crianças.
Essa seria minha primeira tentativa, hidratar, pois cabelos de crianças tão novas não precisam de muita coisa. Lava o cabelinho dela, passa o creme, fica uns minutinhos e tira, tudo na banho mesmo. Vc pode fazer isso sempre que sentir o cabelo mais seco.

Beijos

Oi cacaheadas lindas. Primeiro queria dizer que estou super viciada no blog, ele é demais. Estou com meu cabelo in natura a mais ou menos 2 anos e tenho tido muita dificuldade p manter meus cachos arrumados. E principalmente que ele cresça. E agora tenho uma cacheadinha linda de 1 ano e 2 meses e o cabelinho dela sempre teve um tufo mais ressecado na parte de trás. Só que de uns dias pra cá o que era so um tufo se transformou numa grande mecha. So uso o cabelo dela solto no dia que lavo (geralmente lavo de dois em dois dias) mas ontem resolvi fazer umectação com óleo de coco (que diga-se de passagem comprei um dia antes pra minha cabeleira kkkk). E agora vi nesse post sobre o borrifador.Espero que o cabelo dela goste. Vi tb sobre o gel de linhaça, posso usar todos os dias no cabelo dela? Aproveito pra perguntar se eu posso substituir a linhaça pela chia de vez em quando, tanto p o cabelo dela quanto p o meu.

Oi, Ana! Tudo bem?
Que legal que está gostando do blog!
É super normal essa parte ser mais ressecada por conta dos fatores externos como sol, água quente, vento e o contato do cabelo com a fronha.
Você pode substituir a fronha dela (e sua também) por fronha de cetim para não ficar com tanto frizz. O borrifador você pode usar para molhar essa parte do cabelo que resseca e passar um pouco de creme de pentear e amassar o cachinho com as maõs para definir de novo.
A umectação com óleo de coco é super legal, mas pegue leve com os cuidados, pois ela é muito pequena e pode não gostar/se incomodar. Com eles quanto menos, melhor :)
O gel acho que não seja necessário para ela também, mas se quiser pode comprar algum próprio para crianças ou fazer o de linhaça. Chia nunca vi ninguém testanto. Preciso pesquisar :)

Bjs

Olá Mariana,

Estou em Portugal e não é fácil encontrar produtos para cabelos encaracolados para crianças. Encontro Nazca, Real Natura mas dizem que é para crianças a partir dos 3 anos (e a do Boticário que não menciona idade). A minha filha tem 2 anos, será que faz muito mal usar estes produtos?

Obrigada e parabéns pelo site!

Oi, Inês!
Não conheço esses produtos, mas acredito que não. Na verdade, a preocupação é mais se o produto é muito forte ou não para eles. Mas não é o caso de um produto para crianças a partir de 3 anos, né? Eu usaria!

Beijos!

[…] “veja 8 dicas para cuidar dos cabelos cacheados“ […]

Minha filha tem 4 anos . E parece que o cabelo dela só enche em baixo. Eu queria saber qual o tipo de hidratação eu faço pra descer os cachos???

Tenta hidratação de maizena ou fazer um corte em camadas :)


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.