O guia de finalização para cabelos ondulados

Alô onduladas de plantão! Esse guia é todinho pra vocês! Vamos falar as características dos cabelos ondulados e de diferentes técnicas de finalização de acordo com seu tipo de cabelo. Nós sabemos que muitas onduladas enfrentam dificuldade para finalizar os fios, por isso reunimos várias dicas nesse guia. A ideia aqui é falar sobre maneiras de valorizar sua textura natural.

Finalização cabelos ondulados

Os cabelos ondulados formam ondas “S” que podem ser mais intensas ou menos marcantes. Geralmente os cabelos do tipo 2 possuem a raiz lisa e as ondulações se formam no comprimento e nas pontas. Existem diferentes padrões de onda, mas para tentar sintetizar algumas informações vamos tentar trabalhar com uma divisão básica em 3 tipos: 2A, 2B e 2C.

Cabelos ondulados 2A

cabelo ondulado 2A finalização cabelos ondulados

Fotos: Pixabay

No primeiro grupo que chamamos de cabelos ondulados 2A, estão os fios que formam ondas  muito suaves. Os cabelos ondulados do tipo 2A são brilhantes e são bem maleáveis. Quando está frio, esse cabelo tende a parecer praticamente liso e essa característica costuma ser alvo das maiores reclamações entre as donas dessas madeixas lindas. Os ondulados 2A são mais finos e não possuem tanto volume. Na hora de escolher o finalizador é preciso tomar certo cuidado já que a escolha de produtos muito espessos pode pesar os fios e prejudicar a formação natural das ondas. Os produtos em forma de mousse são uma boa alternativa para finalizar seu ondulado 2A. Algumas meninas abrem mão do uso de cremes/mousses e finalizam só com óleo. Teste e veja o que funciona melhor pra você :)

Dicas para destacar ainda mais as ondas do seu 2A:

Misture no borrifador 1 gotinha de óleo vegetal, uma pequena quantidade de creme e água (use pouco creme mesmo tá bom? Pra evitar deixar eu cabelo muito pesado). Borrife a mistura cabelo, penteie os fios com os dedos e amasse os fios de baixo para cima. Abandonar o uso do pente no momento da finalização é uma boa.

Uma técnica muito utilizada pelas onduladas é o coque. Se quiser experimentar faça assim: deixe os fios secarem um pouquinho e faça um coque frouxo. Deixe o cabelo terminar o processo de secagem naturalmente e solte o coque.

IMPORTANTE: Esse tipo de finalização deve ser feito durante o dia para que o cabelo tenha tempo de secar direitinho. Dormir com os cabelos presos ainda úmidos pode causar mau cheiro e incentivar a proliferação de fungos.

Outro modo de criar ondas são os twists. Faça assim: divida o cabelo por partes e vá separando mechas. Pegue uma mecha e divida ao meio, enrolando uma parte na outra. Amarre a ponta com um elástico. Quando os cabelos estiverem secos, desfaça os twists. Aplique reparador nas pontinhas e pronto!

Existe uma técnica que usa meia calça para criar aquele “efeito Gisele” nos cabelos ondulados. Explicar o passo a passo vai ser uma tarefa um pouco complicada mas existem vários vídeos explicando como fazer isso no Youtube, procure por “cachos com meia calça” ou algo do tipo que vão aparecer váaaarios vídeos sobre o assunto.

Cabelos ondulados 2B

Cabelo ondulado 2B finalização cabelos ondulados

Fotos: Pixabay

Os ondulados 2B também possuem a raiz mais lisa e formam ondulações espaçadas pela extensão dos fios. Essas ondas são um pouco mais propensas ao frizz. Se você é dona de lindas madeixas 2B saiba que um bom corte faz toda diferença para destacar ainda mais suas ondas e distribuir o volume.

Dicas para destacar ainda mais as ondas do seu 2B:

Com os cabelos úmidos, finalize o cabelo com um pouco de leave-in e um pouquinho de óleo, penteando suavemente com os dedos. Não concentre o leave-in, espalhe bem no comprimento e nas pontas. Use uma camisa 100% algodão para retirar o excesso de água. Faça assim: jogue o cabelo todo para baixo e aperte a toalha de baixo para cima, incentivando a formação de ondas. Deixe secar naturalmente.

Outra opção é o plopping, que demanda um pouquinho mais de paciência. O plopping é uma técnica de secagem que ajuda a diminuir o frizz e deixar o cabelos mais definidos. Aqui no blog tem uma postagem explicando o passo a passo direitinho, mas em resumo a ideia é  finalizar o cabelo normalmente e usar uma toalha de microfibra ou camisa 100% algodão para retirar o excesso de água apertando levemente de baixo para cima. Em seguida, abra a camisa/toalha em cima da cama e com a cabeça para baixo, coloque todo o cabelo em cima da toalha. Enrole os dois lados do tecido como se estivesse enrolando uma bala. Amarre a camisa atrás, formando uma touca. Deixe assim até que o cabelo fique praticamente seco ou seco e retire a toalha. Pronto!

Cabelos ondulados 2C

Cabelo ondulado 2C finalização cabelos ondulados

Fotos: Pixabay

No grupo dos ondulados 2C estão os cabelos que formam ondas bem marcantes. Os fios podem ser mais grossos e o cabelo possuir mais volume. É comum que mulheres com cabelos ondulados 2C também possuam cachos 3A, e aí fica aquela misturinha: uma parte do cabelo forma cachos e outra fica ondulada. Aprender a conviver com essas características é bem importante. Teste diferentes técnicas e observe. Aos poucos você vai conseguir cuidar das suas ondas sem muitos desafios.

Dicas para destacar ainda mais as ondas do seu 2C:

A fitagem é uma técnica para deixar os cabelos mais definidos. Comece dividindo o cabelo em camadas. A ideia é dar uma atenção especial a cada uma delas.  Coloque uma pequena quantidade de creme nas mãos, espalhe e aplique na mecha escolhida. Penteie essa mecha com os dedos, formando “fitas”, solte a mecha e aperte um pouquinho. Faça isso no cabelo todo aos poucos e deixe secar naturalmente. Se ficou difícil entender a explicação, confira na imagem abaixo como seria a fitagem numa mecha:

DSC00768

A finalização com gel de linhaça e um pouco de leave-in também deixa os cabelos ondulados lindos! Veja aqui como preparar o gel. Depois de fazer o gel, com os cabelos úmidos aplique-o no comprimento e nas pontas e penteie com os dedos. Aplique por cima um pouquinho de leave-in e amasse o cabelo com as mãos de baixo para cima. Deixe secar naturalmente. Se após a secagem seu cabelo ficar com aquele efeito durinho, aperte as mechas com auxílio de um pouco de óleo e pronto.

Produtos para finalização cabelo ondulados

Cada cabelo possui necessidades distintas e responde de modo diferente a tratamentos e produtos. O que funciona bem pra você pode não funcionar bem para outra pessoa. Por essa razão, é complicado indicar produtos para finalizar. Separei algumas sugestões de produtos para cabelos ondulados mas se nenhum deles funcionar pra você, não desanime! Teste outras coisas :)

cabelos ondulado produtos finalização

Leia também:

Como deixar o cabelo ondulado mais definido

Tipos de cacho: como identificar o seu + dicas

4 cortes para cabelos ondulados curtos

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Amei o post meu cabelo é 2c.

Que bom Poliana! Se testar alguma das finalizações conta pra gente o resultado depois :) Abraços!

Bom dia, Maressa. Esses produtinhos das imagens para cabelos ondulados são liberados para NoPoo?? O mousse Charming Gloss, principalmente?

Que postagem maravilhosa! Estou em transição e meu cabelo sofre muito com o frizz, por mais que tente e faça finalizações diferentes.
Só preciso avisar que esse mousse da Charming deixa meu cabelo SUPER SECO, então cuidado meninas que já tem uma tendência ao fio ressecado.
Beijos e que venham mais posts para as onduladas :)

Oi Martha, tudo bem? Veja essas postagens sobre frizz, talvez te ajudem:

1- http://cacheia.com/2013/12/6-dicas-para-detonar-com-o-frizz/
2- http://cacheia.com/2015/12/como-acabar-com-o-frizz-o-guia-definitivo/

Abraços!

Adorei o post, adoro seu blog. Você disse que o corte correto pode ajudar muito quem tem um cabelo 2b, você poderia colocar algumas fotos de cortes ideais, sei que existem profissionais especializados em ondas e cachos, mas como o dinheiro anda curto, mostrar uma foto pra nossa cabeleireira do bairro pode ajudar muito! Beijos!

Oi Sandra! Temos um post sobre isso aqui: Como cortar cabelos ondulados?

Amei o post e agora sei que meu cabelo é um 2C misturado com 3A, gosto dele assim mesmo tendo essas duas texturas, quando quero mais definição uso o Cachos dos Sonhos com o gel da Capicilin, fica ótimo o resultado , não tenho hábito de usar óleo p/ finalização mas ouço falar tanto do Pinga q acho q vai ser minha próxima aquisição..rsrs… Bjs meninas….

Meu cabelo tmbm é 2c 3a ,além de estar muito comprindo e pesado as vezes ñ consigo defini-lo tanto como gostaria, mas mesmo assim da umas ondulações que quando ele seca fica bonito e com bastante volume como eu gosto. Talvez eu corte pois sei que ele mais curto vai definir bem mais. Bjs.

Meu cabelo é 2c e 3a estou terminando minha transição cortei já 2 vezes curto em camadas ajudou muito o corte os cremes ainda estou na luta mais ta dando certo ativador de cachos Kaskell óleo ameixa preta Kaskell gelatina Kaskell que ajuda a modelar e uso também to de cachos Salon line

Que legal Shirley! Um bom corte ajuda muito :)

Olá!
Bom saber que meninas com o cabelo do tipo 2 podem achar conteúdos confiáveis sobre seu tipo de cabelo!
Amei o post <3 Muito, muito mesmo!
Meu cabelo é do tipo 2c e eu nunca fiz química nenhuma nele, mas sofro com a vontade própria dele! kkk
Essas dicas são realmente muito boas e funcionam sim! Vale a pena tentar!!
Beijos :*

Que legal, um post para onduladas :) Meu cabelo é 2C/3A e, após testar MUITA coisa, percebi que meu cabelo gosta de cremes oleosos e gel. Tô usando o monange preto e o gel da salon line “como se fosse a primeira vez” e adorando. Outro que adoro é o milagre diet da Lola. Cremes mais leves, como o “tô de cacho” para cabelos 2abc/3a não seguram em nada meu cabelo, deixam um efeito super esfarofado.

Que legal Laís, é muito bom quando a gente encontra uma maneira própria de cuidar dos fios!

Meninas, help… Os óleos Cristalli Liquidi (Alfaparf) e Oil Treatment (Moroccanoil) são liberados para low poo? Não consigo identificar as substâncias proibidas, mas tanta gente fala pra não usar em low poo.. O que vcs acham desses produtos?

Oi Carol, tudo bem? Nunca testei esses produtos e não conheço a composição :(
Temos um guia Low Poo aqui no blog que pode te ajudar a identificar os produtos liberados e proibidos, confira: http://cacheia.com/2015/12/manual-low-poo/

Abraços!

Estou vivendo um verdadeiro pesadelo. A minha vida inteira parece girar em torno de traumas com o cabelo. No final de 2013 parei definitivamente de fazer progressiva por diversos motivos, mas o principal deles foi minha dignidade. Depois que o meu cabelo já estava até grande, eu ainda não sabia que haviam pessoas que passavam pela mesma situação que eu estava passando (não por falta de pesquisar, garanto), e estava sofrendo muito com o volume ridículo de pirâmide e estava me sentindo estupida, decidi ir no salão para ver se podiam fazer alguma coisa, que erro… Ele fez uma plástica me garantindo que só iria controlar o volume e não alteraria a estrutura do fio. Ótimo, o estrago estava feito, tive que recomeçar praticamente do zero todo o processo. Passaram-se mais meses e meu cabelo estava com uma mistura muito feia, mas eu estava até paciente pois nessa altura tinha descoberto vcs, o termo transição, e tudo mais. Conheci o trabalho da Sabrina Giampá, e fiquei empolgada, pensei “ela pode fazer algo pelo meu cabelo!” E “finalmente alguém que se importa com o meu tipo de cabelo!”. Lá fui eu. Eu não estava preparada emocionalmente para o bc, pq eu definitivamente não combino de cabelo curto, mas mesmo assim fui na onda. Fiquei estranha, fiquei mesmo. Para piorar, logo que sai, vulnerável e fragilizada, me sentia exposta, senti todas as inseguranças que eu guardava as sete chaves, ali, expostas para quem quisesse ver. Perguntei o que meu pai achava, na vdd eu queria n ter ouvido a resposta… Chorei desesperamente o caminho inteiro. Com o passar dos dias fiquei bem de novo, estava conformada e pensava “meu cabelo está natural de novo, é isso o que importa, resgatar a pessoa que eu sou”, “eu gostava do meu cabelo antigamente, gostava mesmo, pq n gostaria agora?”, “que se dane quem prefere ele liso, é assim e pronto”. E assim fui seguindo minha vida. Conforme foi crescendo foi se tornando cada vez mais óbvio a diferença do comprimento de um lado para o outro, sim, ela tinha cortado torto o meu cabelo, e não, isso não é moda, não, eu não estava feliz. Mas mais uma vez decidi seguir em frente, que outra escolha eu tinha? Meu cabelo cresceu até bastante, e decidi ir num profissional que realmente se importasse com oq eu sentia em relação ao meu cabelo. Eu fui no Lunablu, e dessa vez sim, eu fiquei satisfeita, claro que para consertar os erros do corte meu cabelo acabou ficando curto outra vez (tudo oq eu n queria, mas td bem já q era o único jeito), fiz até o LunaCristal, tinha visto a resenha aqui, e fiquei feliz pq meu cabelo ia crescer saudável e com um corte decente agora. Isso foi agora no fim de junho. Então eu estava me preparando para uma viagem, estava um pouco insegura sobre o comprimento, mas estava disposta a enfrentar. E foi aí que minha mãe praticamente implorou para que eu fizesse escova, pq meu pai acharia meu cabelo e faria um escândalo, foi oq ela disse, e estava com a razão, isso aconteceria mesmo. Como sofri, como chorei. Mas fui fazer a escova, muito mal feita, diga-se de passagem. Viajei e lá refiz a escova toda semana pq seria o melhor pra mim e pra todos, afinal eu fico mesmo feia com o cabelo natural e curto, n tem oq fazer, n combina para mim. Mas eu n estava desistindo do meu cabelo, isso jamais! Eu só estava me permitindo superar outra barreira e ao mesmo tempo ficar bem. Quando voltei queria fazer escova por um tempo até q meu cabelo estivesse com um comprimento com o qual eu me sentisse confortável. Eu estava bem. Me sentia ainda mais forte agr, pq pela primeira vez eu sentia q tinha o controle da situação, pelo menos, mais do q antes. Eis q fui num salão fazer a escova, um salão q já conhecia, aliás, estava tudo bem, elogiaram meu cabelo natural e tudo mais, até aí ok, aí decidiram passar um produto que fazia a escova durar mais, ela usou o termo “progressiva instantânea”, quase desmaio só de ouvir essa palavra. Mas eu pensei “elas n são loucas, e sabem oq fazem, aliás, deixei bem claro q quero ter meu cabelo natural”, ela fez a escova, passaram alguns dias, e ontem lavei o cabelo, e oq posso dizer? Meu cabelo está diferente novamente, n é meu cabelo 100% natural mais. N sei oq elas fizeram, mas a minha revolta foi tanta, mas tanta, ngm pode imaginar a minha dor naquele momento, gritei, chorei, me senti sozinha no mundo, chorei mais um pouco. Eu estava e estou muito confusa, n sei bem oq aconteceu, sei q estou arrasada e só me pergunto: “será q dps de algumas lavagens volta ao natural?”, “elas tem problema mental? Como podem profissionais n saberem oq estão passando no cabelo de uma cliente?”, “pq parece q as pessoas só nos atrapalham na nossa luta diária? Nunca ao contrário”. N consegui sair de casa hj, e ainda n me conformei. N sei oq fazer, mas será o meu destino ainda sofrer mais por causa do meu cabelo? N quero me fazer de vítima, mas honestamente, é assim q me sinto dps disso. Eu n precisava de apoio dos q estão ao meu redor, eu me apoiava sozinha e estava tudo bem, mas e agora? De onde tiro forças e paciência? Oq vai acontecer com meu cabelo? Eu n faço ideia se é passageiro ou n, eu n sei se vai dar para notar a diferença entre o natural e o agr quando começar a crescer, eu literalmente n sei oq está acontecendo. Por favor, eu só precisava desabafar, me sinto no fundo do poço. 3 anos foram para o ralo?

Oi Thaís, tudo bem? Sinto muito que isso tenha acontecido :( Posso imaginar o quão chata é essa situação. Mas você como consumidora tem direito, principalmente de ter sua vontade de ter o cabelo natural respeitada. Você pode retornar ao salão para checar que tipo de produto foi aplicado no seu cabelo e porque a estrutura parece ter mudado. Pesquise mais sobre esse produto para saber se os efeitos são passageiros ou duradouros.

Eu já tive acesso a relatos de muitas leitoras aqui do blog que tiveram as pontas dos cachos alisados após a ida ao salão. Boa parte dessas coisas acontecem porque os utensílios utilizados como as escovas e a prancha podem conter resíduos de químicas. Mas se nesse caso um produto foi aplicado e não surtiu o efeito desejado por você, o ideal é realmente checar o que aconteceu.

Não desanime, continue cuidando do seu cabelo. Se ele estiver com aparência de relaxado, capriche nos ativadores de cacho e aperte bem os fios durante a finalização. Faça também uma boa reconstrução. Vai dar tudo certo, não se preocupe. Cabelo cresce rápido, se tudo falhar você pode tirar as pontinhas aos poucos até atingir o antigo visual :)

Abraços,

Maressa

Adorei o post :)) Meu cabelo é 2B bem fino e com bastante frizz, para mim a unica coisa que dá e mantem a definição é o gel. E uso também o esquema de secar o cabelo que foi falado no post.

Alguém pode me ajudar? Quando eu era pequena, meu cabelo era TOOODO cacheado e bem definido, e aí conforme fui crescendo todas as minhas amiguinhas tinham cabelo liso e eu queria também. Nunca alisei (progressiva/definitiva), mas eu comecei a pentear demais os cabelos e usar chapinha, aí com o tempo eu perdi completamente os cachos, mas o volume continuou. Hoje ele é meio ondulado, mas a raíz é bem cacheadinha e eu já tentei de tuuudo pra cachear ele de novo e realmente não consigo :( fico sempre dependendo de secador pra dar um jeito na raíz. alguém tem alguma dica?

Oi Bruna, o excesso de secador pode danificar e muito seus cachos e se os utensílios possuírem algum resíduo de alisamentos, relaxantes, etc; pode deixar fios esticados. Tente reduzir a frequência de uso do secador e invista em bons protetores térmicos e ativadores de cacho. Abraços!

Que post legal!
Eu nunca sei se meu cabelo é 2B ou 2C, porque ele é fininho, não é groso… mas tem as caracerísticas do 2c, alguns cachinhos e muitas ondas bem marcadas…

Quando uso produto que deixa o cabelo mais “durinho” fica feio, pq “despenca” rs.. ele não é grosso o suficiente pra segurar, sabe? Difícil, rs…

Se tiver aguma dica, eu agradeço!!! Bjos.

Tem uma semana q conheci esse blog, muito, muito, muitíssimo lindo! Caí aqui procurando usar chá no cabelo :D.

Comprei um protetor térmico da bioextratus de pimenta, ele é novo, cheiro dliça, só que não gosto de usar ele porque não deixa meu cabelo fazer ondas bonitas e muito menos cachinhos. (é mais 2b só q faz cachos médios nas pontas). Agora eu fui entender, ele é creme… :'( meu cabelo é fino, e tenho pouco cabelo também. Não tem frizz. Será que pode diluir um pouco esse creme que comprei em água? Ou é melhor comprar outro mesmo? Usei somente duas vezes. É que tem filtro solar tbm, e foi salgado pro meu bolso. Primeira vez q compro protetor térmico.

Oi Thaís, é isso mesmo, ele é um creme finalizador com proteção térmica. Se você achar que ele ficou muito pesado pode diluir uma pequena quantidade – na mão ou num recipiente separado – e aplicar.

Abraços!

Meu tipo é 2C!Obrigada pelas dicas!Agora sei como exibir lindas ondas!

hahaha disponha Silvia! <3

Oii! Tô amando o blog!

Fiquei com uma dúvida. Esses dois óleos da postagem podem ser usados no low poo?

Obrigada! Beijo

Oi, Aline!
Todos os óleos 100% vegetais podem usados no low poo.

Bjs

Maressa, me ajuda! Eu já uso meu cabelo natural há mais de 10 anos, gosto muito dele, uso normalmente curto, na altura do ombro, massss… meu problema é que ele é um tipo 2b atrás e na frente, SÓ NA FRENTE, ele é um 2c super indefinido, cheio de friz, de baby hair revolto e com aspecto de seco. Por um tempo eu fazia selagem só nessa parte, mas já parei há uns 2 anos. Eu nunca sei como lidar, pq ás vezes to com um cabelo lindo atrás. mas na frente fica essa coisa horrível. O que me sugere fazer?

Oi, Thaís! Isso é normal.
Você pode caprichar um pouco mais na finalição dessa parte, talvez usar um gel. E tentar cuidar dela melhor também. Cronograma, enluvar…

Bjs

Meu cabelo e 2b na franja e 2a no resto tem muito friz e so e definido na franja ,quando eu faço alguma receita so fica bom no dia que eu faco ,no outro dia fica cheio de frizz o que eu faco para resolver esses problemas e deixa lo definido e mais uniforme o possivel?

A-M-E-I suas dicas! Tenho cabelo ondualdo e não vivo sem finalizador e truques diários para mantes o ondulado lindo!!!

Mais de um ano depois, descubro esse post. Minha infância e adolescência com meu cabelo foi uma loucura, pois na mesma cabeça tenho: franja e cabelo da nuca 2A, sendo a nuca ainda mais lisa; parte da frente do cabelo 2B; parte de trás uma mistura de 2C e 3B. Meu cabelo é lindo, mas para unificar essa juba de fios finíssimos, acabei deixando crescer um bocado e usando o método de coque para deixar tudo com uma ondulação única (ou quase). Foi aí que esse ano voltei a nadar e para preservar o cabelo do cloro, acabei pesquisando e achando esse blog. Depois do no e low poo, meu cabelo é outro, lindo, livre e feliz, como a dona dele é. Quando eu quero definição, faço a fitagem e uso um gel na parte da nuca, misturando com o cabelo mais ondulado da parte de cima. Em geral, não tenho muita paciência e faço a finalização como vc explicou para as 2B, só que amassando as pontinhas. As ondas e os cachos se misturam, faço um dedoliss onde precisa um tico mais e pronto. Muito grata, Cacheia!

Leave a Comment