Finalização

O guia de finalização para cabelos ondulados

Alô onduladas de plantão! Esse guia é todinho pra vocês! Vamos falar as características dos cabelos ondulados e de diferentes técnicas de finalização de acordo com seu tipo de cabelo. Nós sabemos que muitas onduladas enfrentam dificuldade para finalizar os fios, por isso reunimos várias dicas nesse guia. A ideia aqui é falar sobre maneiras de valorizar sua textura natural.

Finalização cabelos ondulados

Os cabelos ondulados formam ondas “S” que podem ser mais intensas ou menos marcantes. Geralmente os cabelos do tipo 2 possuem a raiz lisa e as ondulações se formam no comprimento e nas pontas. Existem diferentes padrões de onda, mas para tentar sintetizar algumas informações vamos tentar trabalhar com uma divisão básica em 3 tipos: 2A, 2B e 2C.

Cabelos ondulados 2A

cabelo ondulado 2A finalização cabelos ondulados
Fotos: Pixabay

No primeiro grupo que chamamos de cabelos ondulados 2A, estão os fios que formam ondas  muito suaves. Os cabelos ondulados do tipo 2A são brilhantes e são bem maleáveis. Quando está frio, esse cabelo tende a parecer praticamente liso e essa característica costuma ser alvo das maiores reclamações entre as donas dessas madeixas lindas. Os ondulados 2A são mais finos e não possuem tanto volume. Na hora de escolher o finalizador é preciso tomar certo cuidado já que a escolha de produtos muito espessos pode pesar os fios e prejudicar a formação natural das ondas. Os produtos em forma de mousse são uma boa alternativa para finalizar seu ondulado 2A. Algumas meninas abrem mão do uso de cremes/mousses e finalizam só com óleo. Teste e veja o que funciona melhor pra você :)

Dicas para destacar ainda mais as ondas do seu 2A:

Misture no borrifador 1 gotinha de óleo vegetal, uma pequena quantidade de creme e água (use pouco creme mesmo tá bom? Pra evitar deixar eu cabelo muito pesado). Borrife a mistura cabelo, penteie os fios com os dedos e amasse os fios de baixo para cima. Abandonar o uso do pente no momento da finalização é uma boa.

Uma técnica muito utilizada pelas onduladas é o coque. Se quiser experimentar faça assim: deixe os fios secarem um pouquinho e faça um coque frouxo. Deixe o cabelo terminar o processo de secagem naturalmente e solte o coque.

IMPORTANTE: Esse tipo de finalização deve ser feito durante o dia para que o cabelo tenha tempo de secar direitinho. Dormir com os cabelos presos ainda úmidos pode causar mau cheiro e incentivar a proliferação de fungos.

Outro modo de criar ondas são os twists. Faça assim: divida o cabelo por partes e vá separando mechas. Pegue uma mecha e divida ao meio, enrolando uma parte na outra. Amarre a ponta com um elástico. Quando os cabelos estiverem secos, desfaça os twists. Aplique reparador nas pontinhas e pronto!

Existe uma técnica que usa meia calça para criar aquele “efeito Gisele” nos cabelos ondulados. Explicar o passo a passo vai ser uma tarefa um pouco complicada mas existem vários vídeos explicando como fazer isso no Youtube, procure por “cachos com meia calça” ou algo do tipo que vão aparecer váaaarios vídeos sobre o assunto.

Cabelos ondulados 2B

Cabelo ondulado 2B finalização cabelos ondulados
Fotos: Pixabay

Os ondulados 2B também possuem a raiz mais lisa e formam ondulações espaçadas pela extensão dos fios. Essas ondas são um pouco mais propensas ao frizz. Se você é dona de lindas madeixas 2B saiba que um bom corte faz toda diferença para destacar ainda mais suas ondas e distribuir o volume.

Dicas para destacar ainda mais as ondas do seu 2B:

Com os cabelos úmidos, finalize o cabelo com um pouco de leave-in e um pouquinho de óleo, penteando suavemente com os dedos. Não concentre o leave-in, espalhe bem no comprimento e nas pontas. Use uma camisa 100% algodão para retirar o excesso de água. Faça assim: jogue o cabelo todo para baixo e aperte a toalha de baixo para cima, incentivando a formação de ondas. Deixe secar naturalmente.

Outra opção é o plopping, que demanda um pouquinho mais de paciência. O plopping é uma técnica de secagem que ajuda a diminuir o frizz e deixar o cabelos mais definidos. Aqui no blog tem uma postagem explicando o passo a passo direitinho, mas em resumo a ideia é  finalizar o cabelo normalmente e usar uma toalha de microfibra ou camisa 100% algodão para retirar o excesso de água apertando levemente de baixo para cima. Em seguida, abra a camisa/toalha em cima da cama e com a cabeça para baixo, coloque todo o cabelo em cima da toalha. Enrole os dois lados do tecido como se estivesse enrolando uma bala. Amarre a camisa atrás, formando uma touca. Deixe assim até que o cabelo fique praticamente seco ou seco e retire a toalha. Pronto!

Cabelos ondulados 2C

Cabelo ondulado 2C finalização cabelos ondulados
Fotos: Pixabay

No grupo dos ondulados 2C estão os cabelos que formam ondas bem marcantes. Os fios podem ser mais grossos e o cabelo possuir mais volume. É comum que mulheres com cabelos ondulados 2C também possuam cachos 3A, e aí fica aquela misturinha: uma parte do cabelo forma cachos e outra fica ondulada. Aprender a conviver com essas características é bem importante. Teste diferentes técnicas e observe. Aos poucos você vai conseguir cuidar das suas ondas sem muitos desafios.

Dicas para destacar ainda mais as ondas do seu 2C:

A fitagem é uma técnica para deixar os cabelos mais definidos. Comece dividindo o cabelo em camadas. A ideia é dar uma atenção especial a cada uma delas.  Coloque uma pequena quantidade de creme nas mãos, espalhe e aplique na mecha escolhida. Penteie essa mecha com os dedos, formando “fitas”, solte a mecha e aperte um pouquinho. Faça isso no cabelo todo aos poucos e deixe secar naturalmente. Se ficou difícil entender a explicação, confira na imagem abaixo como seria a fitagem numa mecha:

DSC00768

A finalização com gel de linhaça e um pouco de leave-in também deixa os cabelos ondulados lindos! Veja aqui como preparar o gel. Depois de fazer o gel, com os cabelos úmidos aplique-o no comprimento e nas pontas e penteie com os dedos. Aplique por cima um pouquinho de leave-in e amasse o cabelo com as mãos de baixo para cima. Deixe secar naturalmente. Se após a secagem seu cabelo ficar com aquele efeito durinho, aperte as mechas com auxílio de um pouco de óleo e pronto.

Produtos para finalização cabelo ondulados

Cada cabelo possui necessidades distintas e responde de modo diferente a tratamentos e produtos. O que funciona bem pra você pode não funcionar bem para outra pessoa. Por essa razão, é complicado indicar produtos para finalizar. Separei algumas sugestões de produtos para cabelos ondulados mas se nenhum deles funcionar pra você, não desanime! Teste outras coisas :)

cabelos ondulado produtos finalização

Leia também:

Como deixar o cabelo ondulado mais definido

Tipos de cacho: como identificar o seu + dicas

4 cortes para cabelos ondulados curtos

You may also like