Cabelos Crespos e Cacheados low/no poo Receitas caseiras

Dicas para cabelos cacheados: O que tem no borrifador?

Os borrifadores são a melhor invenção desde a descoberta da roda! Eu comprei um borrifador com três meses de transição, e eles são, desde então, meus melhores companheiros de luta. Por isso que reuni as preciosas dicas para cabelos cacheados e crespos que juntei durante os 9 meses de uso do borrifador. Você pode usar esse bonitinho pra hidratar os fios e pra umedecer o cabelo antes de usar o leave in. Vocês podem também usar nos dias seguintes para modelar o cabelinho! Então, bora aprender?

Borrifadores: dicas para cabelos cacheados

Essas dicas são importantíssimas! Não as subestime, amores.

  • Utilize água filtrada, sempre. As receitas aqui são feitas para cada 300ml de água, que é a média dos borrifadores convencionais.
  • Troque de borrifador! Eu nunca utilizo a mesma receita por muito tempo. Por exemplo, fiz um chá e enchi o borrifador. Se acabar no final da semana, vou encher com leite de pentear, e depois com a explosão de hidratação. Rotação de produtos e ativos é muito benéfica para os fios.
  • Utilize óleos vegetais! Óleos sintéticos, provenientes do petróleo, pregam nos fios e não os tratam.
  • Todas as vezes que eu falar em moedas, significa a quantidade do tamanho de uma moeda de 01 (um) real. É equivalente a meia colher de sobremesa, aproximadamente.
  • Entenda  quando seus fios precisam de hidratação, nutrição e/ou reconstrução.
  • Leave-in = creme de pentear! Mesma coisinha.

lJB08cJ

 

Essa é a “medida da moeda”

 

Dicas anotadas? Então vamos aprender às receitas!


Leite de pentear

Essa receitinha foi criada por mim pra imitar aqueles leites de pentear de marcas famosas, sabem? É excelente pro day after, ou pra dar um “retoque” em partes com mais frizz durante o dia, sem pesar ou deixar os fios oleosos. Utilize, nessa receitinha:

  • 4 moedas de leave in grosso OU 5 moedas de leave in levinho (como o yamasterol)
  • água (300 ml)
  • 2 gotinhas de óleo vegetal
  • Liberado para no/low poo dependendo do seu creme de pentear

Misture bem o leave in com a água e acrescente as duas gotinhas  de óleo. Quanto mais você agitar, melhor.


 

Explosão de hidratação

explosáo de hidratacao- cacheia

Se o seu cabelo está precisando de hidratação, amiguinhos e amiguinhas: esse borrifador é pra chutar logo a porta! Prepara seu borrifador pra luta, porque essa receita é simples, porém milagrosa.

  • água (ou soro fisiológico)
  • 1 moeda de bepantol (ou uma tampinha)
  • 1 moeda de glicerina
  • Liberado para no/low poo

Pra quem quiser uma receita ainda mais hardcore, você pode acrescentar uma (1) moeda de aloe vera, que é o extrato da babosa. É vendida em lojas de extratos naturais e essências. Não achou suficiente? Experimente trocar a água por soro fisiológico. Virou um borrifador de arrebentar!

É legal deixar esse borrifador na geladeira.


Explosão de nutrição

Se o seu cabelo está chorando por óleos, mas você não tem tempo de fazer nutrições, ou umectações, utilize esse borrifador que é a receita para o sucesso.

  • água
  • 1 moeda de leave in nutritivo
  • 5 gotas de óleo vegetal
  • Pode ser liberado para no/low poo, dependendo do leave in que você usar

Agite bastante o borrifador pra misturar os óleos. Bora malhar esse braço, moçada! Dica amiga: só utilize esse borrifador se o seu cabelo estiver precisando de nutrição, senão vai pesar e ficar uma caca.

 

Sambando com Chás

Eu adoro chás, tanto para beber quanto pra por no cabelo. É por isso que aqui em casa eu tenho um montão deles, e sempre vario os que eu coloco nos fios. Eu sempre digo que chás são meus borrifadores preferidos, para sempre. É só amor! Você não precisa usar chás somente nos borrifadores.

O modo de preparar é muito simples, você pode até fazer com aqueles chás industrializados. Claro que ervas naturais são sempre melhores, mas se não tiver, sem problemas, e sem culpa! Sigam minhas dicas que vocês vão sambar de salto agulha na passarela. Para fazer essa receita você precisa de:

  • Chá
  • 350 ml de água fervente
Como fazer chás para borrifadores
Como fazer chás para borrifadores

 

Como fazer

  1. Meça a quantidade de água que cabe no seu borrifador, assim você não faz chá em excesso e não desperdiça.
  2. Separe os pacotinhos de chá que você vai utilizar.
  3. Chá de canela: auxilia na definição; Chá verde: dá um “up” no crescimento, estimulando a circulação sanguínea; Chá de alecrim: auxilia no combate à caspa, o chá de hortelã deixa o cabelo brilhoso e cheiroso, e o chá de camomila clareia os fios. De acordo com nossa leitora Bruna Acioly, o chá de bardana também é ótimo para crescimento e queda. PS.: Vocês sempre podem compartilhar outros cházinhos com a gente!
  4. Quantidade de papelotes: Eu gosto do chá bem concentrado, então coloco 3 papelotes para 350ml. Pode ir na fé. Se estiver usado as ervas naturais, a quantidade recomendada é de uma colher de sopa para 350ml.
  5. Aguarde até que o chá esfrie. Jogue os papelotes fora, e transfira o seu lindo cházinho para o borrifador, com cuidado, pra não fazer sujeira. Como eu sou meio estabanada, deixei cair um monte na bancada.
  6. O seu borrifador está pronto! Você pode turbiná-lo com bepantol, ou glicerina, ou até 01 (uma!) gotinha de óleo. Eu turbinei o meu com bepantol. Mas isso não é necessário, o chá sozinho costuma dar conta do recado.
  7. OBS: Pra esse tutorial, eu usei uma mistura de chá verde com menta. Além do cheirinho ser delícia, ele é gostoso pra tomar também!
  8. Você pode guardá-lo por até uma semana na geladeira.
  9. É liberado para no/low poo.

Mande o volume pra longe

borrifador para reduzir o volume - Dicas para cabelos cacheados
A textura do seu borrifador anti-volume deve ser +/- esta.

Se você não curte muito o seu volume, vem comigo! Misture em um borrifador:

  • Água
  • 1 moeda de Mousse
  • 1 moeda de Leave in
  • Liberado para no/low poo dependendo da mousse e do leave in que você usar.

Agite bem pra ficar tudo bem misturadinho e diga ¡Adiós! para o volume.

(Para controlar a quantidade de mousse que sai do aerosol, você agita bastante o potinho e dá apenas uma apertadinha leve, o mais rápido que você consegue. É essa a quantidade!)


Manda mais volume que tá pouco! :)

Se a sua situação é justamente o contrário, e você quer mais volume (afinal, é lindo!), você pode misturar:

  • Soro fisiológico no lugar da água (é hidratante!)
  • 1 gotinha de óleo
  • 1/2 (meia) moeda de Queratina Líquida
  • 1 moeda de Gel definidor de cachos
  • Liberado para no/low poo dependendo do gel que você utilizar.

Cuidados com essa fórmula: utilize gel de definição, porque alguns tipos podem reduzir o volume, e não aumentar, como queremos. Também, não exagere no uso desse borrifador, afinal, queratina é reconstrutora e deve ser utilizada com cautela. Eu recomendo que você utilize o borrifador 2x por semana, com segurança.


Dicas para cabelos cacheados: Misturinha radical

Aussie - Máscara frizz remedySó façam essa receita quando o cabelo tiver bastante danificado, ou com sinal da falta de algum nutriente específico. Vocês lembram da dica amiga lá de cima? Pois é, entender o que o cabelo precisa é importante demais para fazer essa misturinha radical.

Então, misture:

  • água
  • 2 moedas de máscara de hidratação ou nutrição ou reconstrução (o que seus fios precisarem no momento)
  • 1/2 moeda de qualquer gel de cabelo
  • 1/2 moeda de qualquer leave in
  • É liberado para no/low poo dependendo da composição da máscara de sua escolha, do gel e do leave in.

Eu gosto de fazer essa misturinha radical em tempos de desespero, ou quando meu tempo está reduzido e eu não posso me dedicar aos cachinhos. A última que eu fiz misturei a máscara frizz remedy da Aussie, e o resultado foi ótimo. Você pode usar qualquer máscara de sua preferência.

Por quê o leave in e o gel são necessários nessa mistura? 

Eles são necessários porque máscaras não foram criadas para serem deixadas nos fios, então os cremes de pentear e geis possuem ativos que protegem os fios contra sol, poluição, etc.

 


Misturar todas as receitas: Uma má ideia

Lindezas, pode parecer inteligente misturar a explosão de hidratação, com a explosão de nutrição e o leite de pentear, não é? Mas, NÃO! Não façam isso. É mais vantajoso focar em uma receita por uma ou duas semanas, e depois trocá-la. Rotatividade é mais. Seu cabelo provavelmente não vai responder ao excesso de componentes. Eficiência é mais interessante que quantidade. Lembrem-se que são receitas de borrifadores, não de máscaras de hidratação ou nutrição. Eles vão auxiliar a manter seu cabelo bem nutrido! Ou seja, o papel do borrifador é auxiliar, mas não no primeiro plano.


Pode usar o mesmo borrifador todos os dias?

Pode usar sim! Sem problemas. A dica é que você não fique usando o mesmo borrifador sempre. Depois que um borrifador acabar, tente outra receita nova e vá revezando o conteúdo dos seus borrifadores.


Então é isso, meus amores. Espero que o post de hoje tenha sido ilustrativo. Contem-me o que acham dessas receitinhas. Qualquer coisa, podem perguntar.

Beijocas,

#Dica da leitora Katlin 21/08: a leitora recomendou fazer uma misturinha com chá de carqueja para tirar as caspas. Não testei, mas alguém já? Conta pra nós <3

You may also like