Dicas

Jogando a real: Crescimento Capilar, Monovim A e Tônicos

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Olá, minhas amoras! Espero que esteja tudo bem com vocês! Bom, nesse post eu vou explicar os métodos de crescimento que eu conheço, e depois emitir minha linda opinião sobre eles. Há muito tempo a “saga do cabelo Rapunzel” vem me impressionando pela quantidade de adeptas e pelos “tratamentos” para crescimento que vemos por aí. O imediatismo permeia todos os setores de nossa vida, inclusive quando falamos de crescimento capilar. Longe de mim fazer uma análise psicológica, mas, isso me preocupa porque tenho visto coisas mirabolantes para crescimento e queda. E olha, deixando claro, eu NÃO sou contra receitinhas caseiras para hidratar os fios, mas todo o cuidado é necessário.

 


Tônicos Capilares

Os tônicos são aplicados no couro cabeludo durante a noite, ou algumas horas durante o dia e lavados depois. Dependendo da fórmula, prometem fortificar o bulbo capilar, promover limpeza, crescimento capilar, hidratação do couro cabeludo e diminuição da caspa. O mais famoso é o de alho da gota dourada.iumtlrq

 

O que eu acho?

Os tônicos possuem fórmulas permitidas e regulamentadas pela ANVISA, sendo, muitas vezes, feitos com ingredientes naturais. Tônicos apresentam alguns benefícios, especialmente no que tange ao excesso de oleosidade e à caspa. Já vi muitos relatos de menines que conseguiram acabar com a caspa graças ao tônico. Mas, atenção! Devido ao álcool da fórmula ou a outros componentes, o couro cabeludo mais sensível pode “machucar”, causando o efeito inverso do esperado: queda! Por isso, se for fazer uso de tônicos, observe bastante como o seu couro cabeludo reage.

Atualização: Eu utilizei o tônico de alho por um mês e meio, ajudou no controle da oleosidade do couro, diminui radicalmente a caspa e deu um “up” no crescimento.

 

Shampoo de Cebola

O Shampoo de Cebola consiste na utilização de um shampoo sem sal misturado com cebola batida no liquidificador.  As instruções recomendam que o shampoo descanse por 15 dias (?) antes do uso. Promete uma limpeza mais profunda do couro cabeludo e aceleração do crescimento.

O que eu acho?

A primeira coisa que eu acho interessante é a cebola preservar os aditivos que, em tese, proporcionariam o crescimento, mesmo após 15 dias de descanso. Se alguém souber me explicar o porquê eu gostaria. Mas, enfim, tirando isso, a preocupação mais séria aqui é com queimaduras. A cebola em contato prolongado com  a pele pode queimá-la, além da combinação de cebola + sol. Então gatinhxs, MUITO CUIDADO. O meu conselho é o mesmo dos tônicos: Use, se quiser, com muito cuidado, observando como o couro cabeludo reage. Se der certo, ótimo. Se houver qualquer reação adversa, interrompa o uso imediatamente.

 

Shampoo de Cafeína

A Lari já explicou sobre o shampoo de cafeína. De acordo com algumas pesquisas, a cafeína é capaz de estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo, aumentando o crescimento e reduzindo a queda.

O que eu acho?

Eu faço o shampoo de cafeína porque de todos os outros métodos é o que eu acredito que tem maior eficácia, e melhor custo benefício. (fácil de fazer e achar, não fede o cabelo etc). Eu estou usando 2x por semana e vou usar no máximo por um mês. A cafeína “quebra” o cálcio, que é importantíssimo para a saúde dos cabelos, então eu vou usar o mínimo necessário e depois fazer uma hidratação de leite. (Postarei receitinha aqui para vocês). Novamente, tem que ter cautela. O couro cabeludo é muito sensível, então algumas pessoas podem sofrer com queda do cabelo e até dores de cabeça pela cafeína. Como sempre, tenham cautela.

Atualização: O shampoo de cafeína não fez diferença nenhuma para mim.

 

Shampoo Bomba (Monovim A)

pIzLIIdO Shampoo bomba é uma receita caseira com várias versões pela internet. Normalmente, a proporção é de 5ml de monovim para 500ml de shampoo. O Monovim A é um composto injetável para cavalos, que consiste em uma mistura de óleo de amendoim e vitamina A.

O que eu acho?

Sou totalmente contra. Hipervitaminose é um problema sério que pode trazer consequências irreversíveis, especialmente a vitamina A que é lipossolúvel, como danos permanentes no fígado, além de queda do cabelo. O Monovim A é usado para animais de médio e alto porte, não para humanos.

Atenção: Mulheres grávidas, não usem devido ao risco de má formação fetal.

Atualização: Recebi DOIS relatos da vida real, fofurinhas, então prestem atenção. A Marina Oliveira me falou que usou Monovim A por um mês, e esse maldito, além de ressecar, provocou queda e deixava o cabelo bem sujinho. O resultado? Teve que gastar muito dinheiro para recuperar os danos causados pelo monovim. Já a Cássia Helen teve mais problemas: ela tinha dores de cabeça fortíssimas após o uso e chegava até a vomitar. A irmã dela ficou com alergias por toda a cabeça e pescoço. A dermatologista das duas deixou bem claro que o remédio é pra bicho, não pra gente. 

 

“Não há trabalhos sobre o uso dessa substância em humanos, portanto, não há segurança. Pode haver intoxicação por vitamina A. Nessa hipervitaminose, podemos ter teratogeniciade, que é a má-formação fetal, queda de cabelos, ressecamento de pele, fissuras labiais, dores ósseas e articulares, toxicidade hepática e parada do crescimento em crianças e adolescentes” segundo a dermatologista Heloisa Hofmeister. Além disso, não há sequer evidências de que o monovim A realmente acelera o crescimento dos cabelos. Honestamente, meninxs, vocês acham que vale a pena colocar a saúde em risco? Eu acho muito mais inteligente investir o dinheiro do monovim em frutas e legumes cheios de vitaminas que vão ajudar os cabelos a crescer.

(Aqui tem mais informações sobre todos os riscos da utilização do Monovim A)

 

Complementos Alimentares

Os complementos alimentares podem ser compostos por vitaminas, proteínas e até lipídeos. A Lari escreveu um post sobre pill food.

O que eu acho?

Eu acho que só o médico é capaz de te indicar um bom complemento alimentar. Eles realmente têm poder de potencializar o crescimento dos seus fios, mas eu não vejo necessidade se você não tem deficiência de nenhum nutriente ou algum tipo de problema de absorção. Além disso, se houver excesso de nutrientes, o seu corpo joga fora através da urina. Como estes suplementos não são tão baratos, você pode estar pagando por um xixi bem caro. Consulte um médico sempre antes de tomar complementos.

 

Existe forma comprovada e segura de aumentar o crescimento dos cabelos?

Existem muitas formas de aumentar o crescimento dos fios de maneira natural, sem colocar a sua saúde em risco.

Invista em uma alimentação equilibrada, com muita cenoura, muitos vegetais, muitas frutas e muitas folhas verde-escuras. O ferro é essencial para o nascimento de cabelos lindos e saudáveis, bem como o cálcio. Além disso, você pode aumentar a irrigação sanguínea do couro cabeludo com uma dica simples: massagem. Faça massagens todos os dias antes de dormir, por dez a quinze minutos, e além do relaxamento, você ajudará seus cabelos a crescerem mais rápido.

A Ana deu 8 dicas para estimular o crescimento natural do cabelo, sem tônicos, shampoos ou complementos.

Veja também:

Como aumentar o crescimento capilar de forma segura

 


Como eu havia falado no 6 coisas que não te contaram sobre a transição, não adianta se estressar por causa do comprimento. Relaxa e curta seu cabelo em todas as fases, e quando você menos esperar, estará longo. Nós mulheres não temos obrigação de sermos Rapunzeis, sabiam? É a vez dos curtinhos. Se nem a Rapunzel terminou com fios longos, por que se estressar mesmo?

DUedLgf

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você também pode gostar: