FAQ: Perguntas e respostas das leitoras

  • Home
  • Dicas
  • FAQ: Perguntas e respostas das leitoras
duvidas e respostas sobre cachos

Oi meninas e meninos! Hoje resolvi trazer um post diferenciado pra vocês apenas para tirar as dúvidas de vocês. Obrigada a todas que mandaram suas dúvidas! As perguntas foram respondidas de forma aleatória e algumas foram adaptadas para facilitar o entendimento. Vamos lá!

O que fazer com as pontas do cabelo descoloridos? Desta última vez que fiz luzes, as pontas ficaram muito secas e não formam cachos na ponta, a ponta fica esticada. Já cortei, mas o problema continua. Como resolver?

O nosso cabelo é feito a base de queratina e o processo de descoloração acarreta em muita perda dela. Por isso o ideal depois de uma descoloração é investir em uma reconstrução mas sempre aliada de uma boa hidratação e nutrição. Você pode encontrar bons resultados seguindo o cronograma capilar por um ou dois meses.
Confira o nosso post sobre cronograma capilar.

Olá, estou na transição e no dia em que eu lavo o cabelo as pontas ficam onduladas e a raiz cacheia um pouco mais. O meu problema está no dia seguinte: como meu cabelo é fino, as ondulações diminuem, fica pesado na raiz e o frizz intensifica. O que posso fazer para diminuir o frizz e a diferença de textura?

Durante a transição é super comum o cabelo ter essa diferença de textura. A melhor opção para disfarçar é fazer texturização nos fios e investir em bastante hidratação! Não é recomendado usar chapinhas ou fazer escovas com frequência pois pode aumentar ainda mais o frizz e fragilizar o seu cabelo. Confira nossas dicas para reduzir o frizz.

Eu tenho vontade de pintar meus cachos de vermelho. A cor natural dele é castanho bem escuro. Eu usei tintura vermelha mas não pegou direito e faz muito tempo que não uso mais tinta preta no cabelo. É necessário descoloração? Caso tenha que descolorir ainda tenho dúvida, isso pode destruir a estrutura do meu cabelo? PS: Estou em transição.

Neste caso é preciso analisar a situação do cabelo e somente um profissional é que saberá fazer isso. Não é recomendável tentar usar nenhum tipo de química nele sem avaliação, principalmente pelo fato que ele já teve tinta preta e vermelha, dois pigmentos muito fortes e difíceis de sair. Provavelmente será necessário um decapagem e uma descoloração. Mas para ter certeza só com um cabeleireiro. Também seria interessante esperar o cabelo estar todo natural para pintar e evitar estragos, mas isso fica ao seu gosto.

Estou no processo difícil da transição. Não fiz o Big Chop, mas cortei bastante. Aí tava pensando em descolorir as pontas (luzes, talvez), mas tenho dúvida se devo. Queria um conselho!

Você deve ter lido a primeira pergunta e visto o que pode acontecer. O cabelo esticar é um risco grande, principalmente se o seu tipo de cacho for mais aberto, como o tipo 2. Falo também por experiencia própria, meu cacho é bem aberto e ele esticou bastante, estou lutando para recuperá-lo. Eu não recomendo, mas você pode ir a um profissional e pedir um teste de mecha pra ver como seu cabelo reage!

A minha franja não quer cachear, o que faço?

É normal algumas partes do cabelo serem mais indefinidas e a franja é uma das mais comuns. Como já falei em outra pergunta, você pode tentar investir em texturizações ou tentar nossas receitas para definição capilar.

Como clarear o cabelo sem tinta nem tonalizante?

Se o seu cabelo for claro, você pode tentar usar chá de camomila e ir para o sol. Também existem no mercado opções de shampoos clareadores. Porém para cabelos escuros é quase impossível conseguir sem tinta ou sem tonalizante.

Os produtos “Seda” e “TRESemmé” afinam os fios?

Não há nada que comprove isso, mas cada cabelo é uma sentença. Por isso é sempre recomendável variar os produtos, você também pode ficar atenta a textura do fio e ver se nota alguma mudança. A única coisa que realmente afina o fio é açúcar, por isso pessoal cuidado na dose!

Como tratar scab hair? No meu caso é o cabelo sofrido de chapinha, na região da testa

A minha dica numero um é hidratar muito, também é válido investir num cronograma capilar por um ou dois meses!

O Bepantol realmente faz o cabelo crescer?

Não há nenhuma comprovação que o Bepantol faça crescer o cabelo, ele apenas ajuda fazendo uma hidratação do fio.

Não aguento mais a transição, o que eu faço?

Lidar com duas texturas realmente é difícil, mas é preciso foco e pensar que logo você estará linda. Você tem várias opções para sobreviver à transição e seja qual delas você tomar, é sua decisão. Uma delas é fazer o Big Chop, cortando a parte com química e assumir os cachos. A outra é continuar a transição investindo em texturizações e penteados para disfarçar a diferença de texturas!

É recomendado fazer cauterização em cabelos cacheados para repor a Queratina? Uma cabeleireira me falou que dá para fortalecer o cabelo, mas que teria de ficar 5 dias com escova e prancha. Isto é verdade, existem outras opções?

Sim, repor a queratina do cabelo é essencial e faz parte da reconstrução no cronograma capilar. É preciso tomar cuidado com a queratina, se for usada em excesso ela pode ter efeito inverso. Por este motivo deve ser usada a cada dois meses, no máximo a cada 30 dias. Hoje em dia no mercado já existem opções de queratina que não é preciso o uso do calor. Na hora de comprar, observe a recomendação e opte por essas. Também é recomendável fazer com um profissional, mas se for fazer em casa, faça com extremo cuidado.

Algumas cauterizações podem alisar os fios, então deixe claro para o seu cabeleireiro que quer seus cachinhos e fique de olho na composição do produto!

Chegamos ao fim do nosso post. Nós sempre recebemos muitas perguntas, por isso pedimos desculpas para quem não teve a sua pergunta respondida. Iremos trazer outros posts com perguntas de vocês em breve! Mas vale lembrar que selecionamos de forma aleatória as mais recorrentes e que julgamos mais interessantes. Mas agradeço a todxs e espero ter ajudado.

 

Beijos!

 

Post escrito por Larissa Konze, do blog Pinup Moderna

Larissa Konze

Larissa Konze, 18, reside em São Lourenço do Sul, RS. Aspirante a Psicóloga e a escritora. Decidiu assumir os cachos pois queria dar um basta a sociedade impositora e recuperar sua identidade verdadeira.







comments

Blog Comments

Olá meninas da Cacheia! Tenho muitas dúvidas sobre cabelos cacheados coloridos, e uma delas é saber se é recomendável pintar o cabelo com anilina, já que as tintas de caixinha tem amônia, prejudiciais ao fio :P
Agradeço desde já, beijinhos enrolados <3

Olá, Ana Luiza!

Aqui falamos um pouco mais sobre cabelos coloridos e anilina: http://cacheia.com/2014/04/cachos-coloridos-sim-ou-claro/

Temos bastante posts sobre isso no blog :)

Beijo, Mari

Mari, achei otimos produtos para cachos nesse site, voce deveria conferir nesse site aqui

http://www.icosmeticosbrasil.com.br/

beijos, bom fim de ano! e otimo natal

Obrigada por compartilhar, Rafaela!
Vamos conferir :)

Beijos!

Olá Mari, nesse fim de ano comecei sentir vontade de assumir meu cabelo. o problema é que já não sei mais se meu cabelo é cacheado ou um crespo indefinido, fiz relaxamento pela primeira vez aos 6 anos, e desde então passava um tempo sem fazer e voltar e fazia relaxamento! toda vez que me lembro dele natural é um crespo sem definição. mas agora to confusa, será que a falta de definição era porque ainda tinha química no meu cabelo? por causa dos relaxamentos que fazia desde nova? mesmo que ficava 1 anos sem fazer nada…
estou com medo de deixa-lo natural e não consegui petear abaixa-lo!

Oi, Tayla! Tudo bem?

Bom, como você faz relaxamento desde muito nova e sempre teve com ele relaxado, é bem possível que você não conheça seu cabelo como ele realmente é. Pois, mesmo tendo ficado um ano sem relaxar, se você não tiver cortado a parte relaxada, fica difícil entender a real textura do seu cabelo.

Te aconselho a deixar seu cabelo crescer e ir cortando a parte relaxada para você tentar identificar qual é o tipo do seu cacho e o que esperar dele (leia esse post: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/ )

Além disso, você pode ir cuidando do cabelo para minimizar as duas texturas. Seguem alguns posts que irão te ajudar:

http://cacheia.com/2013/12/quem-tem-medo-do-bc/
http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
http://cacheia.com/2014/09/como-sobreviver-a-transicao-capilar/
http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/

Qualquer dúvida, estou por aqui!

Beijos, Mari

Olá meninas, entrei em transição a quase um ano, mas entre ida . Vindas apliquei produtos químicos que prometia “soltar os cachos ou defini-los”. Já cortei meu cabelo várias vezes, não chegeui a fazer um bc, mas questão é que meu cabelo tem mechas que são bem definidas, outras não totalmente esticadas, outras extremamente crespa e indefinidas e eu não tô sabendo lhe dá com isso. Não sei o que eu faço.

Oi, você pode tentar texturizar as partes esticadas, mas recomendo que assim que possível faça um corte para remover essas partes, assim seu cabelo ficará uniforme!

Quando diz que só pode fazer Nutrição e Reconstrução depois da Hidratação no cronograma capilar, essa hidratação é com creme ou pode ser apenas lavando o cabelo normalmente, com co-wash ou shampoo+condicionador?

Oi, Ana!

É hidratação com uma máscara própria para esse fim, não apenas lavando normalmente, ok?

Beijos!

Oii Mari, meu cabelo era otimo e super definido só que agora ele ta com muito frizz, o que faço pra resolver??

Oi, Jaiane!
Você tá com química no cabelo ou ressecou pelos fatores do dia-a-dia a mesmo?

Te aconselho a fazer o cronograma capilar. Dá uma olhadinha aqui: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

A etapa de reconstrução com certeza vai te ajudar, porém é preciso preparar o cabelo antes de fazê-lo! Dá uma olhadinha no post que eu citei que vai te ajudar a entender como funciona :)

Qualquer dúvida, me avisa!

Beijos

Oi meninas!
Sou uma intrusa de cabelos “vaca lambeu” no pedaço, em busca de dicas para a mamãe. Com nunca lidei com cachos, estou bem perdida em por onde começar.

Primeiramente, ela tinha o cabelo liso que começou a ganhar cachos “indefinidos” nos últimos anos. Os fios são muito finos e ralos, as vezes apresentando um volume irregular, mas nunca foi utilizado coloração nem métodos de alisamento. O comprimento é na altura do queixo.
Minha dúvida é: Como definir os cachos, fazendo com que ganhem volume adequado e por igual?
Li sobre o cronograma capilar, mas só isso resolve?

Muiiito obrigada :)
Beijos!

Oi Raquel! Então, cada cabelo é um caso.. Vá tentando o cronograma capilar pra definir, mas temos outras dicas aqui no blog. Se não der certo, fala pra gente :)

Olá galera do Cacheia!, meu cabelo é natural (acredito que entre o cachos 3B/C, porém com muito volume indesejado), nunca viu química na vida, mas de uns tempos para cá estava pensando em fazer relaxamento, para abaixar o volume e soltar um tico os cachos (queria muito ter um cabelo mais pro ondulado), acham que vale a pena, ou é melhor eu só me esforçar com hidratações? Indicam algum produto? Aguardo resposta, obrigada.

Oi Vitória! Aqui no Cacheia não aconselhamos relaxamento de jeito nenhum. Você pode testar hidratações de maisena e ver se dá certo pra você. Temos a receita aqui no blog. Beijos!

Olá , essa semana eu vi aqui no site uma postagem sobre dicas de creme para todas as estapas do cronograma capilar , só que agora eu não consigo achar novamente.
Você pode me mandar o link por favor ?

Ola meninas do cacheia, bom meu cabelo sempre foi muito cacheado e enorme, e como eu fiz besteira decidi cortar lo, ele esta no ombro, e eu não faço relaxamento a 3/4 meses, so que minha cabeleira disse que eu tenho que fazer relaxamento de novo, que cabelo natural nao se passa, mas o meu esta horrivel e precisa, oq eu faço

Oi, Lana! Tudo bem?

O relaxamento é química e danifica os fios. Sugerimos que você pare de fazê-lo e entre em transição para ir tirando a química do cabelo.
Enquanto isso, você pode fazer o cronograma capilar e ir cortando aos poucos. Se puder ser com uma cabeleireira especializada em cachos, é melhor.

Alguns links que vão te ajudar:

http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Bjs

olaa tudo bem com voçes..
entao.. estou com muitas duvidas

MEU CABELO ELE E TODO CACHEADO

eu fiz uma descoloraçao no meu cabelo
e ele ficou ressecado tirou toda queratina do meu cabelo
alem disso tambem tirou todos os meus cachos.

e hj mesmo pintei ele novamente de preto
e mesmo assim esta ressecado e sem cachos

meninas o que eu faço agora????????????????????????

Oi, Luciana!

Passar tinta em cima de tinta não resolve, apenas resseca mais o cabelo.

Para recuperar a aparência dos fios, sugiro que você siga o cronograma capilar a risca. Aqui temos um post bem completo sobre o assunto, dá uma olhada: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Beijos!

Oi, eu sou homem e queria saber se cabelo ondulado pode ficar cacheado?

Com babyliss ou químicas, sim. Naturalmente não, Esdras…

Eu nunca passei química no meu cabelo, só escovava muuuito (quase todo dia), até que decidi parar. Meu cabelo voltou ao normal mas a minha franja está totalmente lisa e até já cresceu um pouco, mas continua lisa. Tenho como recuperar meus cachos????

Tem sim, Vitória. Fica tranquila que aos poucos volta. Mas, olha só, evite secar ou passar chapinha, siga o cronograma capilar para recuperar a saúde dos fios http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/ e capriche na finalização!
Paciência é a palavra-chave!

Um beijo!


Leave a Comment