Dicas

FAQ: Perguntas e respostas das leitoras

duvidas e respostas sobre cachos

Oi meninas e meninos! Hoje resolvi trazer um post diferenciado pra vocês apenas para tirar as dúvidas de vocês. Obrigada a todas que mandaram suas dúvidas! As perguntas foram respondidas de forma aleatória e algumas foram adaptadas para facilitar o entendimento. Vamos lá!

O que fazer com as pontas do cabelo descoloridos? Desta última vez que fiz luzes, as pontas ficaram muito secas e não formam cachos na ponta, a ponta fica esticada. Já cortei, mas o problema continua. Como resolver?

O nosso cabelo é feito a base de queratina e o processo de descoloração acarreta em muita perda dela. Por isso o ideal depois de uma descoloração é investir em uma reconstrução mas sempre aliada de uma boa hidratação e nutrição. Você pode encontrar bons resultados seguindo o cronograma capilar por um ou dois meses.
Confira o nosso post sobre cronograma capilar.

Olá, estou na transição e no dia em que eu lavo o cabelo as pontas ficam onduladas e a raiz cacheia um pouco mais. O meu problema está no dia seguinte: como meu cabelo é fino, as ondulações diminuem, fica pesado na raiz e o frizz intensifica. O que posso fazer para diminuir o frizz e a diferença de textura?

Durante a transição é super comum o cabelo ter essa diferença de textura. A melhor opção para disfarçar é fazer texturização nos fios e investir em bastante hidratação! Não é recomendado usar chapinhas ou fazer escovas com frequência pois pode aumentar ainda mais o frizz e fragilizar o seu cabelo. Confira nossas dicas para reduzir o frizz.

Eu tenho vontade de pintar meus cachos de vermelho. A cor natural dele é castanho bem escuro. Eu usei tintura vermelha mas não pegou direito e faz muito tempo que não uso mais tinta preta no cabelo. É necessário descoloração? Caso tenha que descolorir ainda tenho dúvida, isso pode destruir a estrutura do meu cabelo? PS: Estou em transição.

Neste caso é preciso analisar a situação do cabelo e somente um profissional é que saberá fazer isso. Não é recomendável tentar usar nenhum tipo de química nele sem avaliação, principalmente pelo fato que ele já teve tinta preta e vermelha, dois pigmentos muito fortes e difíceis de sair. Provavelmente será necessário um decapagem e uma descoloração. Mas para ter certeza só com um cabeleireiro. Também seria interessante esperar o cabelo estar todo natural para pintar e evitar estragos, mas isso fica ao seu gosto.

Estou no processo difícil da transição. Não fiz o Big Chop, mas cortei bastante. Aí tava pensando em descolorir as pontas (luzes, talvez), mas tenho dúvida se devo. Queria um conselho!

Você deve ter lido a primeira pergunta e visto o que pode acontecer. O cabelo esticar é um risco grande, principalmente se o seu tipo de cacho for mais aberto, como o tipo 2. Falo também por experiencia própria, meu cacho é bem aberto e ele esticou bastante, estou lutando para recuperá-lo. Eu não recomendo, mas você pode ir a um profissional e pedir um teste de mecha pra ver como seu cabelo reage!

A minha franja não quer cachear, o que faço?

É normal algumas partes do cabelo serem mais indefinidas e a franja é uma das mais comuns. Como já falei em outra pergunta, você pode tentar investir em texturizações ou tentar nossas receitas para definição capilar.

Como clarear o cabelo sem tinta nem tonalizante?

Se o seu cabelo for claro, você pode tentar usar chá de camomila e ir para o sol. Também existem no mercado opções de shampoos clareadores. Porém para cabelos escuros é quase impossível conseguir sem tinta ou sem tonalizante.

Os produtos “Seda” e “TRESemmé” afinam os fios?

Não há nada que comprove isso, mas cada cabelo é uma sentença. Por isso é sempre recomendável variar os produtos, você também pode ficar atenta a textura do fio e ver se nota alguma mudança. A única coisa que realmente afina o fio é açúcar, por isso pessoal cuidado na dose!

Como tratar scab hair? No meu caso é o cabelo sofrido de chapinha, na região da testa

A minha dica numero um é hidratar muito, também é válido investir num cronograma capilar por um ou dois meses!

O Bepantol realmente faz o cabelo crescer?

Não há nenhuma comprovação que o Bepantol faça crescer o cabelo, ele apenas ajuda fazendo uma hidratação do fio.

Não aguento mais a transição, o que eu faço?

Lidar com duas texturas realmente é difícil, mas é preciso foco e pensar que logo você estará linda. Você tem várias opções para sobreviver à transição e seja qual delas você tomar, é sua decisão. Uma delas é fazer o Big Chop, cortando a parte com química e assumir os cachos. A outra é continuar a transição investindo em texturizações e penteados para disfarçar a diferença de texturas!

É recomendado fazer cauterização em cabelos cacheados para repor a Queratina? Uma cabeleireira me falou que dá para fortalecer o cabelo, mas que teria de ficar 5 dias com escova e prancha. Isto é verdade, existem outras opções?

Sim, repor a queratina do cabelo é essencial e faz parte da reconstrução no cronograma capilar. É preciso tomar cuidado com a queratina, se for usada em excesso ela pode ter efeito inverso. Por este motivo deve ser usada a cada dois meses, no máximo a cada 30 dias. Hoje em dia no mercado já existem opções de queratina que não é preciso o uso do calor. Na hora de comprar, observe a recomendação e opte por essas. Também é recomendável fazer com um profissional, mas se for fazer em casa, faça com extremo cuidado.

Algumas cauterizações podem alisar os fios, então deixe claro para o seu cabeleireiro que quer seus cachinhos e fique de olho na composição do produto!

Chegamos ao fim do nosso post. Nós sempre recebemos muitas perguntas, por isso pedimos desculpas para quem não teve a sua pergunta respondida. Iremos trazer outros posts com perguntas de vocês em breve! Mas vale lembrar que selecionamos de forma aleatória as mais recorrentes e que julgamos mais interessantes. Mas agradeço a todxs e espero ter ajudado.

 

Beijos!

 

Post escrito por Larissa Konze, do blog Pinup Moderna

You may also like