Dicas

5 maneiras de evitar a caspa

Todo mundo já deve ter tido caspa pelo menos uma vez na vida (se você nunca teve, vem cá me contar seu segredo milagroso!). Neste post iremos explicar as principais causas da caspa e como diminui-la e até mesmo preveni-la.

O que é caspa?

Doença de pele que ataca o couro cabeludo, em casos mais graves pode se tratar de Dermatite Seborreica, ao invés de caspa, também pode surgir em regiões como as sobrancelhas, em casos menores. Provoca coceira, vermelhidão e descamação do local afetado, geralmente atinge pessoas de baixa imunidade e que possuem pele oleosa. Acredita-se que existe relação com o fungo Malassezia globosa. “Diferente do que muitos pensam, a caspa não tem nada a ver com falta de higiene. É somente o excesso de oleosidade no couro cabeludo. E, sim, tem cura!”

O pode causar?

Clima seco, ou mudanças bruscas de temperaturas podem interferir na oleosidade dos fios;
– Lavar o cabelo em água quente;
Stress pode ser um fator causador da doença. Se você está passando por uma fase estressante procure se acalmar!;
Alterações hormonais também podem ser causadores da doença. Caso acredite que esta seja a causa da sua caspa, procure uma dermatologista;
– Produtos capilares;
Químicas capilares, são grande causadoras de caspa por aumentarem a oleosidade do couro cabeludo. “Quando eu fazia progressiva/relaxamento e usei produtos da Dove para cabelos com progressiva, tive caspas gigantes, eram quadradas de aproximadamente 3 cm.” – Lari Foi uma situação horrível e muito constrangedora, então vale relembrar: fuja de químicas capilares.

Como evitar a caspa?

01. Evite banhos quentes.

A água quente interfere na oleosidade do couro cabeludo, causando caspa. Além disso, ela ainda pode causar frizz. Portanto, nada de água quente, só fria ou morna!

02. Use os produtos certos para o seu cabelo.

Se seu cabelo é oleoso, use produtos próprios para cabelos oleosos. O mesmo vale para cabelos secos, quebradiços, com pontas duplas etc. As indicações na embalagem não são de enfeite! Cada produto é feito com os ingredientes pensados para combater cada problema.

03. Argiloterapia nele!

Já falamos aqui no Cacheia sobre a argiloterapia e seus benefícios. Vale a pena dar uma espiadinha no blog. É uma técnica bem fácil de fazer em casa e que acaba com a caspa em minutos!

04. Seguir a técnica low/no poo.

O que é low/no poo?

As parafinas usadas nos produtos são grandes causadoras da caspa. Às vezes os pontinhos brancos que você vê na raiz não são nem caspa, mas a própria parafina se soltando do cabelo. De qualquer forma, é melhor evitar que remediar, certo?

05. Deixe a raiz respirar.

Evite ao máximo usar produtos na raiz do cabelo. O único produto que você deve passar na raiz é o shampoo. O resto somente no comprimento e nas pontas! Dá uma olhada em como lavar seu cabelo corretamente.

Curiosidades sobre a caspa:

– Quando se tem pouca caspa e ela não é frequente, não é considerada uma doença;
– Não é indício de falta de higiene, deixar de lavar o cabelo é que é;
– Lavar o cabelo todos os dias não diminui a caspa, pelo contrário, pode até aumentar;
– Pode ser reflexo da sua saúde e do seu emocional;
– Não é transmissível;
– Pode ser alergia a algum produto;
– Não é a mesma coisa que dermatite seborreica;
– Pode se tornar grave caso seja frequente, consulte seu dermatologista.

Fontes e informações bases:
ABC MED

Yahoo respostas

You may also like