Duas texturas – SOS Transição

Alô Cacheia! Tudo bem com vocês?

Post de hoje é pra falar sobre um grande problema da transição: as duas texturas. Já falei sobre a minha transição no Transição capilar – antes e depois!, e sobre as duas texturas no Como sobreviver à Transição Capilar?

Cabelo durante a transição capilar.

Cabelo durante a transição capilar.

Duas texturas durante a transição

Não dá pra negar: é feio. Os cachos ficam indefinidos, a parte lisa não fica lisa – e nem cacheia -, tudo ressecado, quebradiço, seco, áspero. Mas não se desespere, tem jeito pra tudo!

Antes de começarmos, sugiro que leiam o post Transição Capilar – o que é? 

Durante a transição não dá pra ficar ansiosa, nervosa e nem chorar querendo que o cabelo cacheie de uma hora pra outra. Ok, dá sim, o que eu quis dizer é que não resolve nada.

As duas texturas são a divisão que o cabelo fica nesse processo: meio liso/ondulado (parte com química) e meio cacheado/crespo (raiz que está nascendo). Sabemos que: química só sai definitivamente com tesoura! E isso é fato! O cabelo não volta a cachear porque você já alterou a estrutura capilar dele. Leia mais sobre BC – o que é e porque fazer aqui.

Dito isso, concentre-se na raiz do problema, literalmente. Os cachinhos que estão nascendo serão seus companheiros daqui pra frente: cuide bem deles. Cronograma capilar, alimentar, tudo.

Perguntas frequentes:

Uma parte do meu cabelo que está nascendo cacheia mais do que a outra, é normal isso?

Sim! A parte que tem mais contato com a pele – consequentemente, com o suor – como nuca e a parte acima da orelha tendem a cachear mais fácil. E isso pode permanecer até mesmo depois da transição.

Fiz muita química no meu cabelo. Ainda assim ele vai nascer cacheado?

Sim! A química não tem poder de penetrar pela raiz e atingir o cabelo que ainda nem nasceu.

Não quero fazer o BC ainda, como faço pra disfarçar a raiz que está nascendo?

Temos dois posts pra te ajudar! Como sobreviver à Transição Capilar e Como disfarçar a raiz do cabelo em transição

Duas texturas após a transição

duas texturas

Minha transição terminou no final de 2013.

Não sei se dá pra reparar bem pelas fotos, mas meu cabelo – na maior parte – é tipo 3b. Nas partes com mais contato com a pele (como falei anteriormente), ele é tipo 3c. O cacho é muuuito menor que o resto.

Sei que muitxs tem problemas com isso, dá pra ser resolvido com Texturizações e Fitagem. Mas o meu sinceramente não me incomoda.

Tem vários motivos pra isso, inclusive alterações hormonais. Meu cabelo antes de qualquer química era todo 3c e os cachos abriram muito depois de 4 anos fazendo química. A parte debaixo que me refiro como 3c tem constante contato com a pele (não prendo muito o cabelo) e por isso sinto que os cachinhos se fecham mais.

Não sei se tem alguma explicação mais plausível que essa, mas se alguém tiver pode mandar por comentário pra gente! :D

E você, como lidou com suas duas texturas?

Beijinhos!

 

Ana Catarina

Ana Catarina, 22, reside em Belo Horizonte, MG. Profissional de marketing, estudante de comunicação, feminista, escritora no tempo livre e apaixonada por cabelos.







comments

Blog Comments

oii Ana!

Estou na transição e tbm percebo exatamente isso. O cabelo prox a nuca e as orelhas já esta bem cacheadinho, porem minha franja é BEM lisinha, e nao enrola de jeito nenhum, ja tentei curl forms (acho que é assim) mas ela acaba caindo logo dps :(

A franja é uma das piores partes, Carol! Tenta algum creme mais consistente junto com alguma texturização! :)

bom dia.. hoje descobri sua página.. qta coisa boa tem aqui!!
Estou nessa fase de transição desde outubro do ano passado. E meu cabelo também não está cacheando. As vezes tenho dúvida se ele voltara a ser como antes. Ainda não compreendi bem as nomenclaturas do tipo de cacho, mas o meu era cacho em s bem definidos. Já cortei também, acima dos ombros, mas a lateral ainda está completamente lisa e para tirar só raspando a cabeça. Minha franja eu não entendo, só ela já foi 100% cortada mas ainda assim só a raiz força os cachos, as pontas ficam esticadas. Horrível. Acabo modelando no secador.

Oi Katia, tudo bem?

A parte lisa pesa o cabelo cacheado que tá nascendo, por isso parece que ele não ta definindo… A lateral é a parte mais difícil de crescer mesmo, mas ela vai, não se preocupe! Assim que você cortar todas as partes lisas o cabelo volta a cachear. Lembre-se de finalizar ele amassando na palma da mão, de baixo pra cima ok? Beijos!

O meu também é assim, e com isso tenho que quase sempre prender a franja nos meus day after. Não sei o que fazer. E meu cabelo não tem mais nenhuma química de alisamento.

Ola comecei a transicao tem 15 dias o meu cabelo enrola bem as pontas a raiz mais o meio fica liso as pessoas disseram que esta ficando bonito e muito diferente de antes preferem assim mais como corta o cabelo no meio dele o que faco para melhirar?

Oi, Marcia!
Não tem como, precisa ir cortando as pontinhas. Aos poucos ele vai ficando natural do jeito que ele realmente é: LINDO!
Vai seguindo o cronograma capilar: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Bjs

Olá! Estou há 2 anos sem utilizar química, mas durante esse período utilizei mita prancha! Há 1 mês decidi entrar trânsição, só que notei que a parte da nuca é cacheado 3b e a raiz 3c, na frente tem uns 3 dedos de raiz e o restante liso, como se eu tivesse feito progressiva. Isso é normal?

Infelizmente é sim, Márcia

Olá!
O meu cabelo tá assim tb. Depois de 9 meses de transição a base de escova e chapa cortei em janeiro. Percebi que o cabelo de perto do couro cabeludo tem o cacho mais fechado, exatamente como o seu Ana, um 3c e o restante 3b. O toque do cabelo, entrando com os dedos na cabeleira (com jeito pra não virar uma juba) ainda é áspero e tá até fazendo aquele barulhinho de seco quando aperta os fios. A franja realmente tá bem lisa e acho que vou ter que cortar um pouco mais em todas as direções. Tô gostando dos produtos da Capicilim cachos, o creme e o umidificador passados juntos dão boa definição e quando seca parece que passei gel, fica durinho, tendo que ir apertando pra “quebrar” essa consistência. Mas chego lá, se Deus quiser!

A franja realmente demora a cachear. Mas a medida que o cabelo for crescendo ele se acostuma. Vá investindo em hidratações e reconstruções nas partes que você diz estarem danificadas!

Eu fiz muitas mudanças de química, primeiro eu alisava com guanidina, depois fui pro beleza natural onde fiz meu primeiro BC, que depois de um tempo começou a alisar meus cachos, comecei a ir em outro salão para cachos, onde fiz outro corte, mas não quero ser refém de química pra sempre,então, ha uns 3 meses larguei os relaxamentos. O cabelo está bastante ressecado, queria umas dicas pra não ficar tão estranho assim que eu acabo de lavar, já que a minha raiz fica baixa e o restante do cabelo fica muito cheio enquanto ainda está molhado.

Oi Ellen! Já tentou nossa hidratação de maisena? http://cacheia.com/2013/12/maisena-nos-cabelos-pode/
Beijos!

Oooi! Ameeeei seu Blog,ajudou muito!!
Quero muito voltar ao meu natural que não conheço há 8 anos.. :'(
Estou bastante motivada a continuar com a transição, mas , acho que eu preciso me aceitar, eu tenho rosto comprido, e penso que não sobreviverei sem franja , me sinto feia. Não consigo me aceitar só por isso… Não sei como mudar isso em mim.. O que eu devo fazer? Quero deixar de ser escrava da chapinha e de minha franja… :'(

Oi Sabryna! Infelizmente não podemos te ajudar tanto nisso quanto gostaríamos, tem que ser algo que parte de você mesmo. Mas temos vários textos motivacionais no blog, dá uma lidinha nas crônicas depois! Beijos e força pra você <3

Estou passando pela transiçao capilar .. e ja faz 3 meses ta meio dificil para mim , mas eu estou confiante e feliz com a descisao que tomei ..
Adorei o site

Força, Natielle <3

O meu cabelo é o contrário do seu, na nuca e perto das orelhas ele é mais liso que no resto; a maioria dele é 3a, mas nessas partes ele chega a ficar ondulado, quase sem cacho! É normal? Alguém mais tem o cabelo assim?

É normal sim! Vai ver a sua raiz é mais oleosa que a minha, Ana :)

Gostaria de saber se tem como uniformizar o tamanho dos cachos sem utilizar química. estou em transição e o cabelo nas laterais próximo as orelhas estão 3c no meio 3b e mais próximo da nuca 3A. Li que é possível deixar os cachos mais abertos e ate mesmo alisar o cabelo usando óleo de coco, é verdade? Agora em abril vou fazer o bc e tenho medo de ficar uma “alienígena” com essa mistureba de cachos. Amei o blog e ele me incentivou muito a assumir meu cabelo e resgatar minha identidade.

Oi Carol! Como você não fez o bc ainda, é possível que seu cabelo mude bastante ainda, não se preocupe. Se depois ainda continuar, você pode ir fazendo texturizações até ele se acostumar! Beijos :)

oi ana, amei o post *-*
estou ha 1 ano e 2 meses em transição, e ja cortei umas duas vezes acima do ombro, mesmo assim tem muitas partes ainda lisas, principalmente a franja e por causa dessas partes sinto que meu cabelo nao ta nada definido.. queria uma ajudinha, como fazer com que ele tenha uma pouco mais de definição?
beijinhos e sucesso na página. :**

Estou ha uns4 meses sem quimica e ta sendo bem dificil. N ligo pra opiniao dos outros, mas minha mae n perde uma oportunidade de dizer q eu quero deixar meu cabelo ruim, que alisar é melhor, q meu cabelo ta feio… E agora q texturizei o cabelo meu pai começou a rir quando viu –‘ corri pra cá pro site… So continuo pq é o que EU quero, EU quero ver meu cabelo natural. Mas n é nada facil. E minha mae ainda me chama de louca quando digo que vou cortar :(((

Oi Yana! É bem complicado ouvir esses comentários vindo de familiares, mas seja forte e se é o que você quer mesmo, conte com a gente! <3

Ai gente, eu estava a quatro meses sem químicas e chapinha, mas há duas semanas fiz relaxamento e selagem e assim que terminei de fazer, me arrependi. O motivo foi porque não queria lavar o cabelo todos os dias e como ele é ondulado, não define muito bem e nem tem um day after muito bom, mas conheci o site de vocês hoje e vi várias dicas legais. Ontem decidi (mais uma vez) que vou agora me esforçar e não usar mais químicas e nem chapinha. Obrigada pelas dicas e incentivo!

Oi, estou passando pela transição capilar, estou quase enlouquecendo rs, mas sei que vai valer a pena. E parabéns, seu cabelo está lindo

Força, Raphaela! Vale muito a pena! E obrigada <3 Beijos

OI!!! GOSTEI MUITO DO TEXTO,REALMENTE SÓ AS TEXTURAS PRA NOS AJUDAR….
QUE BOM QUE VC TEM AJUDADO MUITA CACHEADA EM TRANSIÇÃO…
Bjinhos

Oi Franciele! Muito obrigada! Beijos <3

Interessante, o meu cacheou primeiro a franja. na nuca ainda esta dificil de cachear, por isso não tive coragem de cortar ainda.

Cada cabelo é de um jeito, Juliet! Geralmente o que ocorre é o contrário… Mas pode ser pela oleosidade dos seus fios também, vários fatores. Vá fazendo texturizações pra igualar!

Olá Ana,
Vi que vc é tão legal que responde os comentários e talvez vc possa me ajudar, mas me desculpa se ficar um texto mt grande…
O meu cabelo é 3a (eu acho porque são mais abertos que o seu) na maior parte.. o resto é frizz puro.
O que me faz diferente do resto do mundo é que eu pareço ser a última pessoa com o cabelo virgem na face da Terra. E tudo que eu acho na internet é para meninas em transição ou para meninas que passam quimica para ter um cabelo parecido com o meu. A única pessoa que eu conheço que tem o cabelo virgem é tipo 1C, mais n-i-n-g-u-e-m!! Sou cercada de lindos cabelos alisados e minha auto-estima está despencada…
O negócio de etnia não é uma coisa que me incomoda, sou morena e me acho linda por isso. No meu trabalho só tem pele branca e cabelo liso. Mas eu sou a única cacheada em muitos quilômetros… Sonho pra mim seria acordar, passar um pente e sair, sem ter que passar pelo ritual de lavar todo dia, pentear mecha por mecha, ter um único penteado, passar o dia inteiro debaixo de um coque (secou já era!) e sem chegar em casa de noite com uma caixa de marimbondo alojada na cabeça.
Gosto do meus cachinhos, já passaram anos desde a última vez que fiz chapinha! Alisar nunca foi uma opção, mas…
Chega de lamentações!!
Esses tratamentos que vcs fazem do tipo no e low poo e os outros seriam bons pra mim ou eu acho algo mais específico?? E – sei lá – o que eu faço.. por onde começo..

Oi Joanna! Você sabe que não é ideal lavar o cabelo todos os dias, né? http://cacheia.com/2014/01/day-after-dicas-para-manter-os-cachos-lindos-no-dia-seguinte/
Você pode tentar seguir o cronograma capilar e tentar sim, seguir o low poo. Mas nada de se afobar! Leia bastante sobre o assunto primeiro. Você está em transição? Já fez o bc? não deu pra entender bem pelo seu comentário…

Beijos!

Olá Ana,
Meu cabelo natural é bem cacheado, muito parecido com o seu, acho que um pouquinho mais aberto,parece ser 3B com partes 3C, não sei direito, só que eu fui na ideia dos outros de que meu cabelo era ruim,sempre sofri bullying na escola e minha mãe também não sabia como cuidar do meu cabelo,ou estava com creme (lambido) ou se estava sem ficava bem volumoso,sofri muito com ele e por isso acabei fazendo a escova definitiva em novembro de 2013,minha última escova foi em dezembro do ano passado e minha raiz já está precisando de retoque.Fazer a escova foi uma das piores burradas da minha vida.

Estou muito inspirada e ansiosa em ver meu cabelo natural crescer e decidi que NÃO VOLTAREI A USAR NENHUMA QUÍMICA.Preciso de apoio e dentro de minha família o único que acha que estou certa é meu pai (ele já até falou em corte e disse que vou ficar melhor de cabelo cacheado ♥) minha mãe e minha avó são adeptas da definitiva e simplesmente acham loucura eu cortar curtinho o cabelo e deixar ele crescer “feio” novamente.Parece que cresce rápido e não tenho medo de cortar pois meus pais já cortaram meu cabelo estilo joãozinho quando eu tinha 7 anos de idade pra se livrar dos piolhos(imagine como ficou a minha mente depois disso….)Acho que ficarei meio deprimida com olhares tortos nas ruas depois que eu fizer meu BC….mas cabelo cresce né e depois de tudo isso com 22 anos quem se importa? kkkk

Desculpe o tamanho do texto mas precisava desabafar.Não encontrei nenhuma amiga que me dê apoio,pois todas tem o cabelo liso natural ou alisado com alguma química e simplesmente acham idiotice da minha cabeça fazer uma coisa dessas já que pra elas meu cabelo é lindo assim (comprido e liso,porém pontas espigadas e sem vida kkkk) ;-(
*enquanto não cresce posso ir passando chapinha na raiz pra se igualar com o resto do cabelo?Não sei o que fazer pra disfarçar a raiz. Responde por favor! Adorei o blog!!!!
Desde já, obrigada!!!

Oi Fê! Somos suas amigas e estamos aqui pra te ajudar no que você precisar!
E pode passar chapinha sim, aqui damos umas dicas pra isso: http://cacheia.com/2014/09/como-sobreviver-a-transicao-capilar/ e aqui http://cacheia.com/2014/02/como-abaixar-e-disfarcar-a-raiz-do-cabelo-sem-usar-quimicas/

Beijos!

Adorei o desabafo. Também to passando pela mesma situação, ficamos um pouco insegura e não existe muita gente que concorde com a transição capilar, mas é assim mesmo vamos conseguir.

Porque que os cabelos com mais contato com a pele tem o cacho mais fechado?

Não é regra, Mari, mas no MEU caso foi pelo suor mais intenso nessas áreas…

Bem, estou no 3° mês de transição e já deu para perceber o cacheado. O que me mata é a questão de como ele vai ficar, quando olho fotos antigas ele é 3C , mas agora está nascendo 4A , qual dos dois ele vai ser?
Estou adorando a página , beijos! :*

Oi Isabella! É difícil saber assim de início, o cabelo pode ter mudado devido à inúmeros fatores (hormonais, psicológicos, físicos, emocionais), mas aos poucos quando for nascendo você vai descobrindo!

Ola Ana,voce ficou quanto tempo na transição?eu ja estou com 7 meses e tenho 6 dedos de raiz,ainda acho muito cedo para fazer o bc.
Beijinhos!! Adoro o seu blog!!!

Oi Yasmin! Eu fiquei cerca de um ano e meio, não contei muito hahaha e obrigada querida <3

Ana,

Estou tentando voltar aos cachos, mas não está fácil, principalmente na finalização.
Vcs poderiam dar dicas de como aplicar o leave-in corretamente, quais os produtos ideais, etc?

Bjos,

Oi Cintia, qual o seu tipo de cabelo? Você já tentou fitagem?

Ana,
Eu acho que está entre 3A e 3B, não sei ao certo porque durante muito tempo fiz relaxamento e depois progressiva.
Já tentei fazer fitagem, mas sempre acho que fica armado, sem jeito, parecendo que usei muito creme.
Estou perdida :(

Oi Cintia, se a fitagem não dá certo com você, tenta outra texturização! :)

[…] cacheados Se meu cabelo falasse … Transição capilar – Saia do conto de fadas! Duas texturas – SOS Transição Existem produtos milagrosos para crescimento capilar? Desventuras de uma cacheada – Eu […]

Oiii!!!
Estou em transição desde de dezembro de 2014,fiz química a vida toda não me lembro do meu cabelo natural, me revoltei com a química e parei ! hahaha! Mas a raiz ficou muito alta (quase chorei! :'( ) mas ai acabei indo em um salão especializado em cabelo cacheado/crespo iniciei o tratamento ficou lindo! *-* Só que não tive coragem de cortar curtinho, e as duas texturas estão evidentes!Ainda não sei bem como vai ser quando acabar a transição mas meu cabelo faz as ondas onde ainda tem química e a raiz faz cachinhos bem fechadinhos. O que mais posso fazer pra ir aguentando a transição sem tantas lagrimas?
Tenho mantido ele preso é só faço as ondinhas quando vou sair, datas especiais…. etc já que quando seco ele ainda não define.
Obrigada meninas!
Bjãooo

VC FOI AO BN ? DA O CONTATO DO SALÃO QUE VC FOI.. BJOS

Estou em transição a 5 meses, e estou com mais ou menos uns 4 ou 5 dedos de raiz. Pra disfarçar a parte lisa, eu separo meu cabelo por mechas, passo creme e amasso. Isso tem me ajudado muito e tenho tido uns 3 day afters.

Boa dica, Irena! A gente chama isso de fitagem! :)

Olá, resolvi deixar voltar os cachos dos meus cabelos depois de muito tempo dando relaxamentos e progressivas (meu cabelo deu vários cortes químicos).Hoje faz 1 ano e 2 meses que estou nessa transição que parece uma eternidade, no entanto, faz apenas 2 meses que deixei de escova-los.
As vezes da vontade de tirar logo todo esse resto de química , mas meu cabelo é muito cheio,cheio mesmo(inchado), aí fico com medo, além disso nunca me vi com cabelos muito curtos, então fico com receio de ficar horrível .Queria uma opinião… sugestão.

Oi Cristiane! Vá cortando aos poucos pra você se acostumar. Se tem medo de cortar tudo de uma vez e não gostar, é melhor ir aos poucos :D

Olá! Conheci o Cacheia por meio de uma amiga querida que fez a transição há tempos. Comecei há 3 meses. Como tenho cabelo pouco denso e sem volume, as texturizações não funcionam pois o deixam sem volume. Está bem curto e não dá para fazer rabo de cavalo. Mas, estou firme e forte! Os cachinhos em baixo estão crescendo e bonitos. Adoro as dicas de vocês e o apoio. Parabéns pelo site!

Oi Elis! Tenta outras texturizações, com produtos diferentes. Falamos um pouco sobre cabelos densos aqui: http://cacheia.com/2014/01/cabelo-densoxcabelo-volumoso/
Beijos!

oiiii amo seu log mt bom e explicativo…. eu tenho mais ou menos 1 ano e 1O mezes sem quimica eu tinha cabelo natural lindo acho que era 2c cachos bem largos nas pontas mais a raiz era tipo 3b e era quase na cintura eu tinha uns 12 anos e minha mãe que tem o cabelo praticamente liso, pintava sempre o cabelo e eu claro queria dar algo nele tbm, so que como ele era mt grande e volumoso ,todo mundo dizia que eu tinha que cortar ele, p fazer algo então eu resolvi cortar acima dos ombros, e dei relaxamentoo na raiz, no começo eu gostei e tal, com uns 6 meses dei novamente, mais odieio resultado e decidi n dar mais, então se passou uns tempos ele crescou ficou ficou quase na cintura de novo quando eu tava com 14 anos eu resolvi dar progressiva, mas tipo eu tinha preguiça de ficar escoovando e tal, andava com ele mais molhado intuido de creme, nem sabia que existia esse negoçio de transição apenas não dei mais nada so que tipo a minha franja era lisa nas pontas, e bem crespa na rais so na frente tipo 4b pensei com o tempo vai ficar normal so que não ficou de jeito nenhum desde o fim de 2O14 começei a fazer hidratações caseiras, cronograma capilar, e tbm e tentava fazer fitagem igual as outras pessoas so passando o dedos entre o cachos so que não ficavam definidos ficavam estranhos feios, então eu divido o cabelos em mechas, mas é bem diferente da fitagem convencional, e não fiz bc, pq tenho pena de cortar o cabelo ja que ele ta bem grande, mas vou cortar em breve so to procurando um bom salão, so tenho uma duvida pq minha franja é tão crepa na raiz e o resto do cabelo e mais ondulado??? sera que quando eu fazer o bc vai mudar, a e eu tenho 16 anos

Oi Gaby, tudo bem? essa mensagem sua me deixou um pouco confusa. Como assim seu cabelo é 2c, 3b e 4b ao mesmo tempo? Não tem como, você deve ta confundindo… Manda foto pra gente na nossa inbox do facebook pra gente poder te ajudar melhor!

Oie! Gente, adoro esse site! Entro todos os dias e releio as matérias… rs. Estou em transição e hj me bateu uma tristeza! Está mto difícil lidar com as texturas loucas do meu cabelo! Ainda caí na besteira de pintar e a parte de cima alisou ainda mais… nem textura resolve. Tentei vários cremes, mas nada :( … o que me conforta é pensar no futuro! Rs.
Fiz o BC, mas mesmo assim ainda não está bacana. Ouvi mtos elogios, mas hj em especial, tô me sentindo horrorosa! Jesus! kkkk
Mas sei que é assim mesmo e que outras cacheadas passaram por isso. Não gosto muito de usar essa frase, mas acho que “força, foco e fé” se encaixa perfeitamente nessa fase de transição. Gostaria muito de contar pras amigas que estão como eu, mandar fotos e postar coisas, como faço? Bj

Oi Aline! Como você está depois do bc? Você pode mandar suas fotos pra nossa inbox do facebook: http://facebook.com/blogcacheia!

Oi Ana! Ainda na luta… acabei descobrindo que meu cabelo ainda precisa ser cortado mais um pouquinho, pois não cortei com um especialista em cabelos cacheados/crespos e ainda tem química demais… infelizmente ainda não está fácil, mas estou me acostumando dia-a-dia com o cabelo, fazendo texturizações, usando alguns produtos, porque como disse, o cabelo ainda está muito feio, rs. Entro aqui pelo menos uma vez por semana para ler (e reler) tudo que posso sobre transição, para tentar facilitar essa fase que não está sendo bem difícil!

Oi Aline! Conte com nosso help sempre ok? Corte o cabelo somente quando se sentir preparada pra isso. Vá se acostumando aos pouquinhos e confere esse post: http://cacheia.com/2014/09/como-sobreviver-a-transicao-capilar/
Beijos!

Oi Ana.. Estou há 1 ano em transição e esse site ta me ajudando bastante.. N sei ao certo qual é o meu tipo de cacho, perto das orelhas e na nuca já está bem definido mais em cima quase nem um cacho, estou louca pra fazer o BC mais n tenho coragem, minha mãe acha q estou ficando louca, mas n estou….. Vou me aceitar do jeito q Deus me fez…. Obrigada pelas dicas… Bjssss

Oi Rutiele! Você já deu uma olhada no nosso post sobre tipos de cacho? http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/
Beijos!

Oi, gostei muito do seu blog estou com esse mesmo problema, resolvi fazer o bc em julho
e fiquei meio triste, pois tava muito ressecado, mais fui em frente, fui hidratando ele e talz, vai fazer
4 meses que cortei, porém meu cabelo ta com 3 tipos de texturas, na parte da orelha ta um cacheado liso,
ralo, muito vazio, muito bom de pentear, já tipo na testa e atrás só na raiz tem a mesma texturas, imagine uma tiara, bem no local da tirara é a parte mais cacheada e lisa já na frente é um cacheado razoável,não tão liso, mais bonito, já no meio tá áspero, crespo, nada que eu coloque ele melhora, eu passo horas penteando meu cabelo, isso é muito chato , fico enrolando com dedo, isso me atrasa muito para os meus compromissos, quero uma ajuda, se puder ajudar, me dando dicas, qual quer coisa agradeceria muito ! xD

[…] Sim! Isso é a transição! É feio, é estranho, mas precisamos lidar. Basicamente você precisa fazer o que citei nesse post: Como sobreviver à transição capilar. A Raysa também deu umas dicas de como disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas e eu falei sobre essas duas texturas, mesmo depois da transição. […]

Oi Ana!
Bom, eu tenho 14 anos e estou em transição à 1 ano. Meu cabelo era todo 3B, porém depois que eu comecei a dar química (com uns 10 anos) minha raiz começou a nascer bem “estranha” na frente, perto da testa, nos lados, não definia de jeito nenhum, ficava com uma coloração mais clara, tipo queimada pelo sol e totalmente quebradiça, e essa foi uma das principais razões para eu ter adiado tanto minha transição. Mas depois de ter iniciado a transição, cuidar muito mais do meu cabelo e de já ter feito meu “primeiro BC” (embora meu cabelo esteja na altura do queixo ainda tem química) essa parte, quando eu finalizo ela direitinho forma cachinhos bem fechados, tipo 3C, (achei que ninguém tinha isso, mas percebo que você, e outras cacheadas, também tem!) e o resto do meu cabelo fica 3B; eu sempre achei que isso era um problema, mas eu percebo que na verdade não hahah. A questão é que justamente por isso, como uma forma de esconder essa parte que ainda não define totalmente por causa das pontas lisas eu sempre finalizo meu cabelo com um partido do lado, aquela linha reta que faz com o pente, sabe? Ao invés de jogá-lo e deixá-lo com muito mais volume e mais bonito também. Uma vez até finalizei assim e recebi elogios, porém não consegui me adaptar., mas vou tentar me adaptar pois sei que fica muito mais bonito. Beijos!!
OBS: se tiver alguma dica ou sugestão iria amar!

Oie ! eu tenho o cacho tipo 3c e nunca alisei, mas ainda assim tenho duas texturas. Na parte de trás da cabeça, sem contato com a pele meu cabelo vai pro tipo 4a ! antes era uma pequena parte, mas com o tempo vai se alastrando, e eu fico sem saber o que fazer, é uma parte muito mais porosa, ressecada e bem curtinha sabe ? heeellp

Oi, Carina!
Mesmo as pessoas que nunca fizeram química, é normal ter mais de uma textura no cabelo.
Não tem muito o que fazer, só cuidar :)
Você segue o cronograma capilar? Nessa parte que é mais porosa e ressecada, você pode caprichar mais quando fizer a reconstrução.
Temos um post completíssimo sobre cronograma aqui, dá uma olhada: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Beijos!

Tem partes do meu cabelo que sao totalmente lizas e eu odeio isso
Elas voltam a ser cacheadas???

Essas partes estão com química? Se sim, só cortando!

Olá,
eu tenho 20 anos e faço relaxamento desde os 8. Gostaria de saber se vai demorar mais a voltar por ter usado química por tanto tempo?

Estou na transição por 1 ano . Obrigada !

Oi Thalita! Depende do crescimento do seu cabelo, é bem pessoal isso :D

Olá gente prazer sou Lorena hoje fiz meu Big chop depois de 13 anos.usando química fiquei com o.resultado estou algumas dicas de algas blogueiras a respeito de transição e BC.
A parte central do.meu cabelo até o. momento não cacheou ele ele está curto pois passei 9 meses sem química e resolvi corta-lo pelo que li nos comentários é meio q normal e devo aguardar né isso ?

Isso mesmo Isis! É só manter cuidados básicos e aguardar seus fios crescerem.

Oi, Ana. Como vai?

Tbm estou com duas texturas diferentes. A textura da parte da frente, na nuca e atrás da orelha (ou seja, ao redor da cabeça) é a pior. Nessas áreas o cabelo só cacheia quando passo um creme de pentear beeeem consistente. Mas quando o cabelo seca, a definição vai toda embora e ele fica completamente ressecado e áspero. Simplesmente Terrível. Sofro muuuito com isso. E a “solução” é sempre a mesma: prender o cabelo.
O restante do cabelo (no centro) não me dá trabalho. O cacho fica bem definido, mesmo depois de vários dias.
Vc acha que esse ressecamento está ligado à oleosidade? Pq eu realmente não sei identificar se meu cabelo é oleoso ou não. E se for isso, qual tratamento vc indica?
Enfim, desculpa pelo texto gigante, mas assim como muitas meninas, eu tbm não tenho com quem desabafar ou perguntar essas coisas. Obrigada desde já!!

Oi Jessica! Essas áreas é a que o cabelo tem mais contato com a pele… Então naturalmente são mais oleosas (por causa do suor e também pelo próprio óleo que o couro cabeludo produz). Mas isso depende do seu tipo de cacho também! Às vezes ele naturalmente não cacheia nessas partes mesmo…

Olá,
Estava lendo o post e queria saber se é normal durante a transição o cabelo ter vários tipos de cachos, pois os cabelos da parte da frente da minha cabeça é muito ressecado e não define de forma alguma.
Será que depois que eu cortar toda a parte que contem química os cachos pegam mais definição ?

Oi Jaque! Sim, é super normal <33

Olá!
Sou mais uma cacheada que fez progressiva a mais de 5 anos atrás, mas que de lá pra cá já cortou diversas vezes e o máximo que fez para alisar os cabelos foi passar chapinha. Porém tenho notado o surgimento muito grosseiro de mechas lisas que não cacheiam de forma alguma (já tentei de tudo o que vi, mas nem com gel e a técnica de deixar “torcidinho”, ele forma cacho). Gostaria de saber o que vocês sugerem e/ou relatos de mais alguém nessa situação incômoda. :( Fica feio meus cabelos soltos, pq forma um monte de cachos, mas a parte de cima fica cheia de mechas lisas, quebrando todo encanto dos cachos.
Desde já, obrigada. :*

Nunca fiz química alguma no meu cabelo, ele é completamente virgem e eu tenho isso hahahah. Só que, no meu caso, na parte da frente (franja e mais um pouco) e na parte de trás há um tipo de cacho bem aberto, tipo 3a, 2c… na parte média do cabelo, bem na parte que fica em contato com o travesseiro durante a noite, é um 3b mais ressecado. Pelo fato de que a frente é menos cacheada, comentam que meu cabelo parece com o da Taylor Swift e que parece que faço alguma coisa pra deixar menos crespo ahsuahsuah

Ola, estou a mais ou menos meses em transiçao e chegou um certo ponto que minha raiz ficou lisa. Isso é normal?

Oi Lorrany, tudo bem? Será que seu cabelo é ondulado? Pode ser isso :)

Muita calma nessa hora, aguarda mais um pouquinho que vai dar tudo certo <3

Boa tarde !
Estou em trancisao a 4 messes queria saber se é normal a parte de baixo do cabelo e cacheado , no meio e na frente ondulado tem um lado perto da orelha que é crespo indefinido

Super normal, Lais! :)

Oiii, queria sua ajuda …bem há uns anos atrás eu fiz quimica no meu cabelo , ele era lindo tinha cachos perfeitos e uma raiz lisa .Continuei a fazer quimica e a raiz do meu cabelo ficou totalmente crespa , principalmente na regiao da nuca e da testa, já tentei pesquisar vários métodos de ter minha raiz lisa de volta mas nada funciona …Será que vc pode me ajudar? Eu praticamente não preciso de muito pro meu cabelo voltar a ser cacheado pois um mês sem quimica e ele começa a cachear , mas a raiz está com aquele aspecto bom bril, e eu quero muito ela lisa como antes.Alguma dica?

Obs. SE não poder me ajudar entenderei, desde já agradecida.

Oi Gabrielly, tudo bem? Nosso cabelo vai mudando com o tempo em função de diversos fatores, dentre eles o fator hormonal. Eu mesma notei que meu cabelo após a transição capilar mudou um pouquinho. Outra coisa importante pra você observar é se seu cabelo se encontra fragilizado. Veja nesse post dicas sobre o “scab hair”: http://bit.ly/1UlYUeQ Abraços!

Oi Ana! Quando eu era mais nova meu cabelo natural era 3A e 3B.Usei produtos como progressivas e alisantes no meu cabelo durante 08 anos.Há um tempo resolvi parar e fazer a transição capilar.Meu cabelo tem cerca de 06 centímetros natural e em algumas partes ele cacheia muito como se fosse 3C, em outras ( mesmo natural) ele mal cacheia.Será que meu cabelo pode mudar o tipo para 3C??Ouvi falar que o cabelo que mal cacheia tem o cacho mais aberto visto que ele já está natural.É verdade?? Muito obrigada pelas dicas e conselhos! ><

Oi, Isabela!
Pode ser sim que o seu cabelo tenha mudado de textura. A estratura do nosso cabelo muda com as nossas mudanças hormonais.
Mas, no seu caso, como ainda está com quimica, fica difícil de saber ainda. Quando vc tiver com o cabelo 100% natural vai ficar mais fácil entendê-lo, fique tranquila!

Beijos

Oi, meu cabelo é liso mais agora de 1 ano pra cá meu cabelo começou a cachear do ombro pra baixo e ele é bem cumprido, só que esse cacheado que meu cabelo está é um cacheado feio, ressecado, e fica mto armado, e se eu amarro ele vira uma bola em cima e fas um S descendo. E ta mto feio só pranchinha to usando pq néh. Oque faço pra ele voltar ficar liso ou cachear modelado e hidratado.
Obs: Nâo tenho quimica no cabelo e ñ pretendo ter…

Oi, Samanta!

Minha sugestão é você cuidar deles para ficarem com o aspecto hidratado. Dá uma olhada nesse post: http://cacheia.com/2015/07/como-usar-vinagre-no-cabelo-receita-para-fios-brilhosos/

E caprichar na finalização: http://cacheia.com/2016/07/guia-cabelos-ondulados-finalizacao/

Bjs

Oi Ana, conheci seu site agora e estou com uma grande duvida, estou no 5º mes de transição e meu cabelo esta definido apenas do lado direito, o lado esquerdo acaba ficando liso nas pontas, não sei mais o que fazer pra ele ficar igual o lado direito sem usar chapinha ou texturização, me ajuda pelo amor e Deus

Oi Janes! Já considerou cortar?

Olá
Já passei pela transição, meu cabelo está cacheado e liiiiindo(amando) mas tem uma parte que me esta me incomodando
A parte de trás, perto da nuca esta liso e eu ja cortei várias vezes mas mesmo continua liso
O que eu faço?

Ei Keyze! Você consegue fazer texturizações nessa parte? Pode ir tentando até seu cabelo se acostumar a cachear de novo


Leave a Comment