Dicas

Como fazer o pré poo protegendo o cabelo do ressecamento do shampoo

18 de agosto de 2014
Como manter os cachos hidratados

Olá gente linda do Cacheia, tudo bem com vocês? Hoje eu vou falar sobre uma técnica que se chama: pré poo. É linda, barata, efetiva, e o melhor: super rápida! Por isso, vou ensinar sobre Como fazer o pré poo no cabelo.

Como vocês já sabem, os shampoos, mesmo aqueles com sulfatos mais fracos, ressecam os nossos cabelinhos. Comigo é assim: não importa o shampoo, meu cabelo sempre vai virar palha quando eu passo :(( Foi esse um dos motivos pelos quais eu comecei a técnica low poo. Ainda sim, sentia um leve ressecamento com os shampoos liberados.

Então, você pode me perguntar: “Mas Raysapor quê não tenta o no poo?” Porque eu preciso de shampoo pra sentir que o cabelo está limpo, e não sinto que co-wash (lavagem com condicionador) lava adequadamente. Questões psicológicas mesmo. O low poo é muito querido pra mim. Você não precisa seguir as técnicas de low e no poo para fazer o pré poo.


Por que fazer pré poo?

Eu já comentei aqui antes que eu não sigo cronograma capilar, por n motivos, entre eles: falta de paciência e tempo. Então, eu sou da filosofia de que é melhor manter os nutrientes do cabelo do que ficar repondo. Processos naturais como chuva (sim!), poluição, chapinha, secadores, e lavagens, acabam retirando esses nutrientes. Ou seja, o pré poo existe para proteger o seu cabelo da lavagem, não só a raiz, como as pontas também. Também é uma ótima técnica para manter a hidratação dos fios no inverno. O que nos leva ao próximo tópico: O que é o pré poo?

Lavagem de Cabelo - Como fazer o pré poo


O que é o pré poo?

O pré poo foi uma invenção das gringas, e significa “antes do shampoo“. São tratamentos rapidex que você faz antes (ou até dentro!) do box e que vão proteger o seu cabelo do shampoo, mas, ao mesmo tempo, vão permitir que seu fios fiquem bem limpinhos. Eles podem ser feitos com máscaras, condicionadores ou óleos. Alguns sites gringos recomendam umectações noturnas, ou então hidratações de 1 hora. Mas não é nada prático, não é meninas? Por isso decidi deixar somente os métodos mais rápidos. Vamos aprender como fazer o pré poo, moçada?


Mini-Umectação

azeite-de-oliva-umectação-aumentar-cachinhosPra quem não sabe, a umectação é quando você dá um banho de óleo vegetal no cabelo, e deixa por algumas horas. Mas, no pré poo, você vai deixar o óleo por apenas 15 minutos (ou um pouco menos!). O objetivo não é nutrir profundamente os seus fios, então não precisa deixar tanto tempo. Uma dica pra maximizar a absorção: esquente o óleo por 15 a 20 segundos no microondas e passe-o nos fios ainda morno. Utilize óleos mais baratos preferencialmente. Até óleos de girassol e soja de cozinha são bons para a técnica.


Mini-Hidratação

Sabe aquelas máscaras de farmácia, tipo Kanechom, que custam 5 reais o quilo? Pois é, elas são as máscaras ideais para o pré poo! Inclusive, não aconselho que vocês usem máscaras caras pra essa fase, porque o shampoo vai jogar a maior parte dessa blindagem fora. O objetivo é esse mesmo: tirar essa “proteção falsa”, e deixar a proteção verdadeira lá dentro do fio. É como se estivéssemos enganando o shampoo pra ele fazer o trabalho direito. Então, você pode usar bastante quantidade de creme no cabelo úmido (capricha, menine!), e deixar agir por 5 a 10 minutos.


Como fazer o pré poo no cabelo com mel

Mel é fantástico para o cabelo, gurias e guris! Eu já expliquei algumas receitinhas caseiras com o mel, e ele é excelente para porosidade. O grande problema do mel é: é muito chato pra aplicar! :(( Nem tudo na vida são flores, não é? Dica amiga: é de grande ajuda misturar o mel com um pouco de azeite de oliva e levar ao microondas por 15 a 20 segundos. O mini-banho de mel é feito da mesma maneira que a umectação com óleo ali de cima.


Então, qual a diferença entre pré poo e tratamentos normais?

Os tratamentos normais devem ser feitos após a lavagem com shampoo, quando as cutículas estão bem abertas e aptas a receberem os nutrientes. Já o pré poo, é uma preparação, como se fosse uma “blindagem” de proteção. É você tornando seu cabelinho mais forte pra guerra!

Então é isso meus amores, eu espero que tenham gostado do post. Qualquer dúvida, podem me perguntar.

Beijocas encaracoladas :*

Recomendados para você

41 Comentários

  • Reply Ana 20 de agosto de 2014 at 11:52

    Oi Raisa. Na mini umectação vc passa óleo na raiz tb ?

    • Reply Raysa França 21 de agosto de 2014 at 07:57

      Oi Ana, tudo bem? Isso depende das suas preferências. Eu gosto de passar na raiz, mas se vc não curte o resultado, pode passar só no comprimento! Bjocas

  • Reply Roan 22 de agosto de 2014 at 17:08

    Ai ki porquice, fia como vce tem tempo!
    lavar o cabelo é saúde! Não faz mau, e existem N marcas de shampoo pra escolher/adaptar e usar e se deliciar!
    Só fica com o cabelo ressecado qem qer!
    Agora fazer esse ritual? Por favor gente, qe babaquice!
    #pasmo

    • Reply Raysa França 22 de agosto de 2014 at 19:46

      Fio, qualé que é a graça de ter tempo??? O legal da vida é você NÃO TER tempo, significa que tá cheio de atividade e coisa pra fazer…. Eu não sou escrava de cronograma capilar, mas alguns rituais de cuidado são legaizinhos, poxa.
      Aí é que tá: eu lavo meu cabelo dia sim dia não, e eles são cheirosos e macios =P é bem relativo… tenta low poo procê ver, moço! é legal…

      (- agressividade + respeito)
      bjocas :*

    • Reply Dea Carvalho 16 de fevereiro de 2015 at 02:00

      É isso aí, amiguinho! Não perde tempo com o cabelo pra sobrar bastante tempo pra ser hater na internet.

      Parabéns.

      • Reply Raissa Heidi 22 de março de 2015 at 09:50

        Eu ri com esse cara… Vou dizer uma coisa. Por mais que existam várias marcas boas, elas querendo ou não vão “limpar” uma coisa importante pro seu cabelo. É melhor sobrar do que faltar né?

    • Reply Eslaine 25 de junho de 2015 at 15:42

      Se você não quer fazer, ninguém está te obrigando, Roan, mas saiba que essa dica é valiosa para um monte de cabellos cacheados, pois o cabelo caacheado resseca com muita facilidade e shampoo é uma das coisas que ressecam os cabelos. Essa dica tbm é ótima para quem não tem acesso a shampoos sem sulfato, como é o meu caso.

      • Reply Raysa França 25 de junho de 2015 at 20:06

        É isso mesmo Eslaine!
        E segue as dicas quem quer, certo?

        Beijocas e obrigada pela participação no blog :*

  • Reply Tay Santana 24 de agosto de 2014 at 13:11

    Oi Raysa. Tudo bem? Engraçado que meu cabelo tem o mesmo problema. Quando eu coloco creme de pentear e espero secar, ele fica lindo, mas quando vou lavar parece que todo aquele brilho sai do cabelo e fica uma palha e com uma aspecto ressecado que fica horrível, estou há 7 meses sem usar química.
    Mas tenho uma dúvida: Como estou sem passar nenhuma química, meu cabelo está muito quebradiço, o que eu faço? Estou desesperada! E minha mãe fica falando para voltar com o relaxamento para parar de quebrar meu cabelo… Estou super indecisa. Dá vontade de chorar.
    Em meio a esse caos na minha vida… Os meus cachos estão bem melhores e definidos, claro que tem uma parte ressecada e enrolada, mas mesmo assim enrola, e o melhor disso tudo, que todos estão amando meu cabelo, os professores e até minha família! ( Menos a minha querida mãe… ) Eu não quero jogar 7 meses de tratamento e jogar no lixo e voltar a ser uma escrava de salões.
    Esse é uma foto minha com meus cachinhos: https://scontent-a-iad.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/t1.0-9/1661687_613528512096722_6701482182710059820_n.jpg
    Amo o site de vocês, todo dia entro aqui e fico mais feliz.
    Beijinhos

    • Reply Raysa França 31 de agosto de 2014 at 20:59

      Oi Tay, tudo bem? então, depois que você abandona o relaxamento, é suuuper normal ver o cabelo mais ressecado e quebrando também :(( MAS A SOLUÇÃO NÃO É MAIS RELAXAMENTO! Relaxamento é química e piora o ressecamento e as quebras!

      Vai cuidando do cabelinho com calma porque ele volta, e quanto mais tempo passa, mais suadável fica!
      Noooooooooooossa, que cachos lindos!
      Se vc quiser, pode nos mandar fotos na página, o que acha? E postamos! /o/

      Bjocas

      • Reply Tay Santana 5 de setembro de 2014 at 21:12

        Mais forte. E mais determinada.
        Jogando a química de lado e tratando mais o cabelo!
        Fique a vontade no meu perfil do Facebook.
        Beijinhos

        • Reply Raysa França 5 de setembro de 2014 at 22:36

          Tay, eu te adicionei ou vc me adicionou? Tô confusa agora kkkkkkkk
          Hahaha

          que bom que tá mais determinada! vai dar tudo certo *_*
          bjocas

  • Reply Laura 24 de agosto de 2014 at 22:13

    Oi Raysa :)

    Tem que molhar o cabelo antes de passar o creme, mini umectação e etc. Ou se passa no cabelo seco?

    PS: eu trabalho, estudo e também não tenho tempo (aliás acho que falta de tempo é bem comum, hoje em dia para todos aqueles que tem atividades…) Então valeu pelas dicas ;)

    • Reply Raysa França 31 de agosto de 2014 at 20:42

      Oi Laura!

      Então, normalmente eu umedeço com o próprio vapor do chuveiro antes de passar o creme, e no caso do óleo, passo seco mesmo…
      Pois é, quanto mais tempo economizarmos, melhor, né?

      Bjocas

  • Reply Eliz 25 de agosto de 2014 at 12:29

    Oi Raysa, posso fazer o pré poo mesmo em dias de hidratação? Ou vc acha melhor nesses dias utilizar só o shampoo pra deixar as cutículas mais abertas para receber a hidratação?
    Beijos e brigada.

    • Reply Raysa França 30 de agosto de 2014 at 18:58

      Oi Eliz, querida, tudo bem?

      Você pode fazer o pré poo sempre, sem problemas. Mas, se algum dia você sentir que teu cabelo tá precisando de uma reconstrução mais potente, daí evite o pré poo.

      Bjocas

  • Reply VAENSSA LIMA 9 de novembro de 2014 at 14:34

    Oi ! Eu não faço low /no poo, POSSO FAZER O PRÉ-POO?

    • Reply Raysa França 19 de novembro de 2014 at 13:39

      Oi Vanessa, pode fazer sim, claro

      O pré-poo é pra todxs!

      Beijocas

  • Reply Marinalva 19 de novembro de 2014 at 11:32

    Ola boa tarde , eu tenho uma filha de 5 anos que ela tem o cabelo super ressecado, eu já fiz até relachamento nela, porém hj nao faco mais, e o cabelo dela é super difícil e quase não cacheia, VC TM alguma hidratação especial pra ela? E um creme ativador de cachos?
    Obrigada bjs.

    • Reply Raysa França 19 de novembro de 2014 at 20:39

      Oi Marinalva, tudo bem?
      Então, qual o tipo de cacho da tua filha e quanto tempo tem que você relaxou pela última vez?
      Enquanto tiver partes lisas, o cabelinho dela não desenvolve :((
      Tente fazer hidratações baratinhas e pra crianças, tipo kanechom kids!

      Me mande mais informações pra que eu possa te ajudar!

      Beijocas encaracoladas : *

  • Reply Flávia 2 de abril de 2015 at 23:40

    Oi, Raíza, tudo bom com vc? Espero que sim!
    Adorei entender mais sobre o pré poo. Já havia ouvido falar, mas ainda não tinha entendido direito o que era e como fazer. Mas com as informações que vc passou ficou bem mais claro pra mim como e porque essa técnica é tão importante e funcional. Só tenho uma perguntinha que se vc puder responder, ficaria muito grata.
    Só pra contextualizar um pouquinho o meu “momento capilar”, adotei com todo amor a técnica Low Poo há mais ou menos uma semana e meia (antes fazia higienização Co-Wash com Yamasterol amarelo), porque estou estimulando o crescimento dos meus cabelos usando (de forma intercalada) dois produtos: Tônico de Alho Gota Dourada e Óleo de Ricino. E, por conta da correria do dia a dia, e a necessidade de retirar tanto o Tônico quanto o Óleo na manhã seguinte, optei por voltar a usar xampu, mas com os sulfatos fracos ou sem sulfato. Aliás, vou começar a testar no meu cabelo a linha Phytoervas Coco e Algodão a partir da semana que vem (dia 06/04), super confiante na resenha que li aqui no blog :)

    *PERGUNTA: ROTINA NOTURNA E ROTINDA MATINAL

    Estou intercalando a estimulação capilar noturna com dois produtos: uma noite estimulo o couro cabeludo com o Tônico de Alho Gota Dourada e faço Umectação Noturna no comprimento e pontas com Óleo de Coco ou Óleo de Oliva Extra Virgem e na noite seguinte, estimulo o couro cabeludo com Óleo de Ricino e faço Umectação Noturna com Óleo de Ccoco ou Azeite de Oliva Extra Virgem no comprimento dos fios e nas pontas. Ou seja, lavo meus cabelos todos os dias. Quando vou para o banho de manhã, estou sempre com óleo nos fios. Posso considerar que já fiz o pré poo e ir direto para o chuveiro ou devo fazer algo mais para proteger meu cabelo da ação agressiva do xampu?

    *PERGUNTA 2:
    Essas rotinas capilares que citei acima podem, de alguma forma, ser nocivas aos cabelos? Me refiro principalmente às umectações noturnas diárias no comprimento dos fios. Seria melhor se eu fizesse a estimulação capilar com os produtos apenas na raiz e couro cabeludo e deixar de umectar todas as noites, reduzindo essa prática para uma ou duas vezes por semana? Ou posso continuar dessa forma?

    É isso! Espero ansiosa sua resposta!
    Parabens pelo blog que eu adoro e um super beijo pra você!
    :)))

    • Reply Raysa França 1 de maio de 2015 at 08:23

      Olá, Flávia!
      Fico muito feliz que tenha gostado do post! <3
      Bom, sobre a primeira pergunta:
      Normalmente o óleo já é um ótimo pré poo por ele só! Não precisa fazer mais nada! Apenas se você sentir uma necessidade de hidratação, seria legal também passar um pouco de cremes baratos, tipo kanechom. Porém acho bem desnecessário.
      Sobre a segunda pergunta:
      Ao contrário da etapa de hidratação, a etapa de nutrição simplesmente para de fazer efeito e satura o cabelo de óleos. Se você sentir seus fios pesados e opacos, com muita dificuldade de definição, faça uma lavagem com sulfato ou bicarbonato e aguarde pelo menos uma semana antes de colocar óleos de novo. Também tenha cuidado com muito óleo no couro cabeludo, porque pode causar caspa!

      Beijocas <3

  • Reply Como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios | Cacheia! 22 de maio de 2015 at 00:15

    […] cabelos, dá certo sim! Resenha – Shampoo e Condicionador Phytoervas Hidratação Intensa Como proteger o cabelo do ressecamento causado pelo shampoo (pré poo) O que tem no borrifador? Receitas e dicas para cabelos cacheados Se meu cabelo falasse … […]

  • Reply Daniela 10 de junho de 2015 at 18:26

    Oi Raysa! Gostei mto das suas dicas, mas queria saber se mesmo fazendo o pré poo devo passar condicionador após o shampoo???

    • Reply Raysa França 11 de junho de 2015 at 10:05

      Ooi Dani! Deve sim! O condicionador é sempre indispensável,ele fecha as cutículas do cabelo e equilibra o pH. Beijocas

  • Reply Nathália Sabino 23 de junho de 2015 at 00:51

    Oi Raaaay, tudo bem ? Acabei de descobrir esse blog e ele é incrível, parabéns a equipe. Bom gostaria de saber se depois do pré pow, posso passar dua vezes do shampoo. E como faço para no dia de umectação, não ficar tanto tempo tentando tirar os óleos, tem alguma técnica talvez.. E não sei o que acontece, mas meu cabelo aparenta ficar mais ressecado depois que passo óleos. Talvez porque esteja em transição ou porque não sei tirar direito.. Mas enfim né, espero que possa me ajudar. Se já tiver posts sobre algo do gênero no blog, pode mandar o link que leio :3 Desde já, obrigada. :D

    • Reply Raysa França 25 de junho de 2015 at 20:03

      Oooi Nath, eu estou ótima e você?
      Pode sim se seus cabelos estiverem muito sujos, mas acho que não tem necessidade!
      Então, depois da umectação, eu não uso nenhuma técnica não, passo shampoo normal. Raramente fica óleo grudado nos fios. A questão é que talvez seu cabelo não esteja precisando de óleos mesmo.

      Quais posts você gostaria de ler?
      Receitas caseiras, ressecamento de pisicnas e etc, umectação normal??

      hahah Beijocas

  • Reply Andreza Priscila 12 de julho de 2015 at 03:27

    Adorei as dicas Raysa!!!
    O pré poo tem me ajudado bastante!
    Faço mini umectação e não abro mão.
    Beijos!!!!!!

    • Reply Raysa França 13 de julho de 2015 at 22:31

      Andreza, ahaha também me ajuda muito!
      O que eu mais gosto é o pré poo com kanechom!
      Eu passo kanechom e água, ajuda bastante a desembaraçar

      Beijocas

  • Reply Ausenir Viana 27 de julho de 2015 at 16:29

    Olá Raysa, td bém?
    Estou bastante confusa com esse “bombardeio” de informações.Tenho o cabelo alisado por selagem,minhas filhas tem o cabelo um pouco ressecado mas sem química alguma.Pergunta:como saber do que precisa nossos cabelos para dar início ás sua dicas?nossos cabelos podem ser tratados com os mesmos produtos e métodos?
    Aguardo respostas. Beijos.
    Att.

    • Reply Raysa França 11 de agosto de 2015 at 14:10

      Olá Ausenir, tudo bem?
      É realmente muita informação, mas logo logo vc já aprende tudo!!
      Vai ver!
      Pode ser tratado pelos mesmos métodos sim!
      Aqui tem um dicionário das cacheadas que com certeza vai te ajudar!
      http://bit.ly/dicionário-cacheado

      Beijocas

  • Reply 7 Dicas rápidas para não ressecar os fios durante a lavagem | Cacheia! 8 de agosto de 2015 at 12:13

    […] A Raysa fez um post lindo de viver sobre isso aqui: Como proteger o cabelo do ressecamento causado pelo shampoo (pré-poo) […]

  • Reply Shampoo creme sem sulfato Oro Argan, da Bioderm | Cacheia! 12 de agosto de 2015 at 13:54

    […] produto deles, mas nunca tinha visto algo do tipo em shampoo. Dica de umectação para fazer o pré-poo (Obs: não sei dizer se o Óleo de Argan deles é puro, mas acredito que sim, já que eles dizem […]

  • Reply Aprenda a usar óleos vegetais no cabelo | Cacheia! 20 de agosto de 2015 at 17:23

    […] Ray explicou sobre pré poo no post Como proteger o cabelo do ressecamento causado pelo shampoo. Para utilizar óleos vegetais nessa técnica, é só aplicar seu óleo de preferência puro em […]

  • Reply Jéssica Moraes 28 de agosto de 2015 at 16:55

    Olá tudo bem?
    Conheci agora o site e estou adorando!
    Estou querendo deixar a progressiva de lado e entrar nos cuidados mais carinhosos..rs

    Gostaria de saber se eu posso escolher apenas um dos itens que foram postados ou preciso fazer mais de um para ver resultados.

    Obrigada pelas super dicas!!

    bjos

    • Reply Raysa França 11 de setembro de 2015 at 09:15

      Ooi Jéssica, você não precisa fazer tudo pra obter resultados não!
      Pode escolher só um, ou ir variando o método para conhecer o que teu cabelo mais gosta.

      Beijocas e disponha :*

  • Reply Fernanda 24 de janeiro de 2016 at 22:31

    Ei Raysa, estou adorando o blog está de Parabéns pela excelente postagem…estou finalmente acabando com toda química do meu cabelo e estou amando os meus cachos, mas estou com um problema meu cabelo está bastante ressecado e recentemente comecei a fazer o cronograma capilar e gostaria de saber se posso fazer o pré POO e depois fazer a hidratação ou nutrição normalmente depois q lavar com o shampoo, estou com medo do cabelo ficar com o aspecto pesado. Obrigada

    • Reply Raysa França 20 de maio de 2016 at 21:55

      Oi Fê, fico feliz que tá gostando do nosso bloguinho!
      Pode fazer sim, sem problemas.
      O pré poo não pesa o cabelo

      Beijocas

  • Reply Simone 9 de fevereiro de 2016 at 21:22

    Olá! Excelente texto!
    Faço pré poo com Yamasterol amarelo, ou azeite, óleo de coco e às vezes adiciono mel ao óleo. Dá super certo.
    Parabéns pela página!

  • Reply Amanda Cheble 13 de fevereiro de 2016 at 12:07

    Ola. Estou adorando as dicas. Estou largando a progressiva depois de 6 anos. Cansei. Fiz meu bc e meus cabelos tem ondas tipo 2a mas com muito volume e muito ressecamento…. Tô vom sérios problemas para doma-lo, principalmente no day after. Alguma sugestão??? Li o pre poo e estou testando…. Agora, uma dúvida… Enxaguo o creme do pré poo ou jogo direto o shampoo em cima dele e lavo??? Obrigada. Beijinhos!!!!

    • Reply Raysa França 8 de maio de 2016 at 10:26

      Oie, você joga o shampoo direto e lava! beijocas

    Deixe um comentário!

    error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.