Escova/prancha durante a transição capilar?

Muitas meninas que estão enfrentando a transição capilar ficam na dúvida sobre o uso de escova/prancha durante esse processo para disfarçar a diferença de texturas. Quem acompanha o Cacheia sabe que costumamos recomendar penteados, texturizações, um bom corte e uma pitada de paciência para passar por esse período. Não costumamos recomendar o uso de escova e prancha durante a transição, mas evidentemente vocês tem todo livre arbítrio para fazê-lo.

Passar pela transição capilar sem escovar/pranchar sempre pode ser legal na medida em que você vai conseguir observar como seu cabelo natural é, testar produtos e ver qual funciona melhor, acompanhar o processo de crescimento e inclusive se acostumar com o volume que é um diferente do cabelo alisado. Às vezes é preciso (re)aprender a cuidar do seu ondulado/cacheado/crespo. A transição capilar é um processo que vai além do cabelo para muitas mulheres porque envolve uma mudança interna que vai acontecendo conforme os fios crescem. Se você passar a transição inteira só de chapinha pode se sentir “estranha” com o cabelo natural e acreditar que ele “não combina” com você. Se você achar que escovar/pranchar o cabelo não vai te atrapalhar em nadinha, tudo bem! O importante é encarar a transição capilar da melhor maneira possível. Veja abaixo algumas dicas se você está pensando em escovar/pranchar na transição:

Protetor térmico

Além de considerar que é importante conhecer seu cabelo  natural para aprender a cuidar dele, um ponto de preocupação que deve ser considerado é o dano causado pela escova/prancha, que pode fragilizar ainda mais os cabelos em transição capilar. Secador e a chapinha são fontes de calor e se usados em excesso danificam a estrutura do fio. Então se for escovar/pranchar não se esqueça do protetor térmico.

Temperatura 

Mesmo com o uso do protetor, tente não exagerar na temperatura do secador e da prancha. No mercado existem pranchas que chegam a 450ºC por exemplo. Isso é muita coisa! Para evitar danos aos cachinhos, regule esses utensílios para uma temperatura mais baixa por volta de 185ºC no máximo 200ºC dependendo do caso. As altas temperaturas geralmente são indicadas para processos químicos específicos como progressivas. Expor seu cabelo diariamente à prancha pode prejudicar a saúde dos fios, especialmente se seu cabelo já se encontra ressecado.

Limpeza dos utensílios

As escovas e a superfície da prancha podem carregar resíduos de alisantes/progressivas/relaxantes. Com o calor e o contato com os fios existe o risco de que esses resíduos sejam transferidos para os fios, esticando algum cachinho por exemplo. Se você está em transição e abandonou o uso dessas químicas alisantes,  certifique-se de limpar bem esses objetos antes de usá-los conforme o manual de instruções desses materiais.

Use com moderação

Se seu cabelo já se encontra muito danificado pela ação de produtos alisantes, relaxantes, progressivas, etc; talvez seja mais interessante cuidar dele e diminuir o uso da chapinha. Se realmente sentir a necessidade de escovar/pranchar tente deixar seus fios respirarem alguns dias da semana, tire um tempinho para caprichar nas hidratações e nutrições.

Experimente outras possibilidades

Além da escova/prancha você pode experimentar texturizações diferentes, pode fazer penteados semipresos e pode inclusive caprichar na finalização e sair na rua livre, leve e solta, sem precisar necessariamente texturizar, escovar, etc. Algumas meninas acham super chato dedicar tempo às texturizações e claro, você não precisa ser refém delas! Faça quando quiser mudar o visual :) Confira nos links abaixo algumas sugestões.

Como lidar com as duas texturas do cabelo durante a transição capilar

Como sobreviver à transição capilar

Texturização SOS Transição

As melhores texturizações para o tipo 4

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Genteeee…estou em transição!
Já tem uns dois meses… mas só faço escova e prancha quando tenho algum evento pra ir, por que ainda estou reaprendo a como arrumar meu cabelo.
No início desse processo, que sofrimento… ainda estou me acostumando com meu cabelo natural voltando aos poucos (nem lembrava mais como era meu cabelo kkkk).
E sempre tem uns pra criticar né?! Mas o melhor de tudo é que nem estou ligando. kkkk
E gente… ter o nosso cabelo natural, aceitar a forma exata que Deus nos criou, é o melhor!!!
Força \o/ pra quem tá nessa junto comigo. rsrs

Isso aí Jéssica! Força que vai dar tudo certo \o/

Oie Maressa já tem um ano q não dou química no cabelo e comecei a fazer mais hidratação, nutrição e outras coisas… Mais eu não quis fazer a transição, sera q msm assim o meu cabelo voltar a ficar como antes ??

Obs: eu sempre venho aparando as pontas do meu cabelo e assim os cachos não estão tao danificados por isso eu não fiz o BC… Mais venho cuidando dele desde que parei de dar química. Eu não dava muita química no cabelo não, dava assim uma ou duas vezes por ano.

Oi Jessica, tudo bem? Se você interrompeu o uso de químicas já está em transição de alguma maneira, mesmo sem chamar assim :) Se você quiser que seu cabelo volte ao natural, só vai precisar cortar em algum momento as partes alisadas ou aos pouquinhos, como já está fazendo.

Abraços!

Oi Cacheia! Estou desesperada e preciso muito de algumas dicas. Eu estou sem usar química no meu cabelo uns 8 meses, por aí, mas ainda faço o uso da chapinha pra disfarçar. Quero muito parar de usar, mas quando cacheio o meu cabelo, ele vai aumentando o volume e fica horrível no dia seguinte. Tem alguma coisa que eu possa fazer pra deixá-lo bonio no day after e sem volume e frizz? E shampoo bomba (estou usando um da Salon Line) prejudica de alguma forma?

Oi Carol! Temos dicas para day after aqui!

Bom estou no processo de transição à 9 meses já, mas ainda nao larguei o vício da chapinha porem utilizo uma vez por semana e ja estou com cinco dedos de cachos estou pensando seriamente em fazer meu primeiro BC. Deus me de coragem kkkk.

hahaha faça quando se sentir preparada e seja feliz Joyce!

Abraços!

Eu uso secador e chapinha ainda! Meu cabelo está no começo da transição e eu ainda não consegui desapegar.
Mas tenho cuidado mais dele, to começando a fazer hidratações, passo protetor térmico, etc!
Vamos que vamos!

[…] Escova/prancha durante a transição capilar?, Maressa de Sousa no Cacheia! […]

Vocês têm alguma dica de qual corte melhor para passar a transição ?
Tipo, eu não quero fazer o big chop pq eu sei que não vou me sentir bem de cabelo tão curto …
Mas eu queria saber se vocês acham melhor passar a transição de cabelo grande ou no ombro …

Oi Bea, tudo bem? É importante cortar as pontinhas do cabelo a cada 3 ou 4 meses, mas não existe nenhuma regra sobre corte para transição capilar. Cada pessoa possui um ritmo de crescimento diferente e deve optar pelo corte que melhor vai destacar os cachos que estão crescendo e/ou atender sua expectativa de comprimento. De modo geral, um corte reto demais não é tão interessante porque pode criar um efeito pirâmide. Acredito que esse é o segundo cuidado mais importante nesse sentido.

Abraços!

Oii, eu estou na transiçao pela terceira vez. Ja estava com o cabelo natural, mas nao conseguia dar uma forma bonita a ele… mesmo com um bom corte. Acabei indo pelas coisas que as pessoas falaram: “esse cabelo nao cresce, alisa a raiz pra ele abaixa”… enfim… passei guanidina…… agora estou arrependida e com duas testuras de novo. Ja cortei uma parte das pontas que alisaram… agora faço escova nos finais de semana pq nada faz cachear, nem texturizacao, nem gel forte, os cachos desmancham…. paciencia….

Paciência que vai dar tudo certo Kele, logo logo seu cabelo cresce ^^ Abraços!

Oi, eu sou a Alice, eu fiquei na transição capilar por 1 ano e decidi cortar meu cabelo, mas na transição eu sempre fazia chapinha e quando cortei meu cabelo senti que os cachos não estão definidos, o que faço para eles definirem? Obrigada

Oi Alice, tudo bem? Depende muito de qual é o seu tipo de cabelo. As finalizações variam bastante. Nesses posts temos algumas sugestões:
1- http://cacheia.com/2016/05/como-aumentar-a-definicao-do-cabelo-cacheado/
2- http://cacheia.com/2014/06/fitagem/
3- http://cacheia.com/2014/06/tecnica-loc-liquido-oleo-creme/

Abraços!

Oi, sou a Luísa e há 3 anos deixei de usar química no cabelo e, ao invés de fazer o big chop, fui cortando aos poucos cada vez que a parte lisa crescia. Consegui finalmente assumir meu cabelo natural depois de anos sofrendo com comentários de todo tipo dos meus “amigos” e familiares. Este ano estava super satisfeita com meu cabelo, mas infelizmente o pior aconteceu. Fui num salão novo na cidade, fazer uma escova comum. Quando lavei meu cabelo tive uma surpresa: a cabelelereira não tinha lavado a escova que usou e um pouco do produto da escova progressiva acabou sendo passado no meu cabelo. Meu cabelo está completamente sem forma, com partes lisas e outras onduladas, que não cacheiam mais. Fora a queda e a caspa que apareceu! Simplesmente não sei quais produtos usar. Tentei muitos e nenhum está funcionando no meu cabelo. A única coisa que experimentei essa semana e funcionou foi o óleo de rícino, que diminuiu a caspa e a queda. Eu estava pensando em começar o low poo, mas com o cabelo assim, nem sei se é possível. Você pode me ajudar? Obrigada

Oi Luísa, tudo bem? As afecções do couro cabeludo tais como queda e caspa devem se tratadas por um profissional. Por isso, o ideal é buscar um dermatologista ou tricologista.

Abraços!

oi, meu nome é Laura, estou em transição a 9 meses. as vezes faço prancha mas é mais quando tenho algum lugar importante pra ir. fiz pela última vez semana passada mas acho que a prancha tinha algum restinho de química, pois quando fui lavar senti um cheiro de química e os cachinhos que eram bem fechadinhos estão mas abertos ( meu cabelo é do tipo 4). gostaria de saber se você tem alguma dica que possa me ajudar.

Oi Laura, tudo bem?

Utilize um ativador de cachos em gel aliado a um bom creme de pentear e penteie o cabelo com os dedos. Se sentir que mesmo assim falta definição, você pode fazer “dedoliss”, que é fazer cachinhos com os dedos nas áreas que você sentiu que esticaram para disfarçar essa diferença na textura :)

Abraços!

Tem uns 3 meses que ñ uso NADA no cabelo. (Parei de alisar há 10 meses) mas tem um evento especial e eu realmente quero fazer chapinha e secador. Vai ser a única vez que farei isso, mas ñ tenho um produto para proteger os fios.

Oi Elisete, tudo bem? Você pode tentar fazer um penteado preso como um coque bonito por exemplo, uma texturização e se preferir pode escovar. Mas é importante tomar todos os cuidados indicados na postagem para proteger os fios :)

Preciso muito de ajuda! Falei sobre isso num outro post, mas não tive resposta :/ Meu cabelo tem zero química. A única vez que fiz progressiva foi há quase 10 anos atrás. Porém, nesses anos vivi como escrava da chapinha. Eu queria meus cachos (tanto que não fiz mais progressiva), mas não conseguia assumi-los de vez! Depois de tantos anos nessa maluquice, decidi parar com a chapinha e voltar pros cachos. Mas, acho que pelo uso excessivo, ela acabou alisando parte do meu cabelo. O pior é que um lado do cabelo é mais liso que o outro, dá pra acreditar? Isso me desanima demais… como vou sair por aí com a parte esquerda do cabelo mais lisa e a parte direita enrolada??
Enfim, o meu problema é que simplesmente não sei o que fazer. Em tese, não deveria ser tão difícil voltar ao natural, já que meu cabelo não tem química, mas está complicado… O que posso fazer pra melhorar isso? Nem as texturizados estão funcionado direito :(

Oi Gabi, invista num bom ativador de cacho e aplique uma máscara de reconstrução 1 vez por mês. Se você sentiu que algumas partes alisaram em definitivo, corte as pontinhas aos pouquinhos até restar apenas o cabelo natural.

Abraços!

Olá, estou na transição e vai fazer 4 meses..Mais continuou fazendo escova e chapinha durante uma vez por semana.
Porém ainda não vejo resultado, à raiz está um pouco cacheada!! Será que devo parar à escova? Ou começar a transição novamente?

Oi Kiara, tudo bem? Cada pessoa tem um ritmo de crescimento capilar. Se seu cabelo for mais crespo, nem sempre o comprimento vai aparecer com rapidez por causa do fator encolhimento. Dar uma pausa na chapinha e usar outras maneiras de driblar as duas texturas como as texturizações vez em quando é uma boa. Veja esse post aqui, talvez possa ajudar: http://bit.ly/29tHYil

Abraços!

Gente, já passei pela transição! Agora quero fazer escova para saber o tamanho do meu cabelo, mas como limpo das parafinas, silicones? Faço no poo, não quero correr riscos, hahahaha, lembro que o protetor térmico que eu usava tinha bastante parafina

Oi Isabelle, se usar proibidos é só fazer uma lavagem caprichada no cabelo usando shampoo com sulfato e depois e retornar à rotina normal :)

Olááá, bonita! Infelizmente ainda estou refém das escovas durante esse inicio de transição capilar. Gostaria de saber qual protetor térmico você indica que seja liberado para low poo e de preferência tenha um precinho acessível, rsrs. Obrigadinha!! bjssss

Oi Karol, por enquanto só testei esse: http://bit.ly/2i4y1ww

Abraços!

Bom, decidi agora a começar a transição, e também decidir manter ele com chapinha uma vez por semana até me acostumar com a ideia. A chapinha pode prejudicar? E usar shampoo anti resíduo as vezes pode ajudar ?

Oi Jhenefer, tudo bem? Sobre a chapinha valem as mesmas dicas desse post, ok? Sobre o shampoo antiresíduos não é necessário. Esse tipo de produto só é utilizado para limpezas muito profundas (depois de uma festa quando você usou muito spray fixador por exemplo), antes de procedimentos específicos nos salões, etc. No caso de quem está em transição o ideal é utilizar produtos mais hidrantes e que contribuem para o fortalecimento dos fios.

Abraços!

Olá, Cacheia. Boa tarde, tudo bem?

Eu vou começar transição capilar, pois faço progressiva desde o ano de 2007, e agora quero meus cachos novamente. A minha pergunta é! Entre esse período de transição capilar eu posso fazer escova/chapinha para não ficar o volume da raiz? A alguma hidratação que vocês me recomendariam?

Bjus Jéssica

Então, eu já acabei a minha transição, passei mais de um ano na transição, e recentemente tirei a parte alisada. O problema é que eu não gostei do meu cabelo curto e cacheado, por isso iria fazer escova e prancha até o meu cabelo alcançar um comprimento legal, o que talvez não demore muito, pq meu cabelo tem um crescimento bom até. A QUESTÃO É: isso vai mudar a textura dele né?
Aí minha rotina seria assim: escovar o cabelo domingo, e na sexta, sábado e domingo, hidratar, nutrir, etc. Até pq eu estudo e faço Senai, e eu não tenho tempo para me arrumar e cuidar do meu cabelo e eu gosto de me sentir bem comigo mesma para passar a semana, senão eu fico muito estressada. Eu amo o meu cabelo, adoro os meus cachos e eu posso cuidar o final de semana inteiro deles, não é muito, mas é o que eu posso fazer, além de quê, eu consigo me sentir bonita tanto de cabelo liso quanto cacheado, pq qdo eu lavo os meus cabelos e meus cachinhos reaparecem eu me sinto bonita tbm, e não largar eles nunca kkkk. Maaas, eu me sinto confortável no momento fazendo assim. A única coisa que eu espero é não perde-los.
Acho legal o fato de vcs respeitarem as escolhas do outro.
Um beijo, admiro o trabalho de vcs.

Olá boa noite ! Iniciei a transição capilar, retirando toda a química do meu cabelo por meio de cortes. Porém como não estava familiarizada e com experiência no assunto, a pessoa que cuidava do meu cabelo estava ainda usando prancha com alta temperatura. Parei de utilizar a prancha em Março de 2018, pois percebi que meu cabelo ficou fraco e totalmente quebradiço.. além de uma parte esticada como se eu tivesse usando química ainda. Gostaria de saber se vocês indicam algum creme que eu posso utilizar que ajudará a reverter este quadro.

Olá boa noite ! Iniciei a transição capilar, retirando toda a química do meu cabelo por meio de cortes. Porém como não estava familiarizada e com experiência no assunto, a pessoa que cuidava do meu cabelo estava ainda usando prancha com alta temperatura. Parei de utilizar a prancha em Março de 2018, pois percebi que meu cabelo ficou fraco e totalmente quebradiço.. além de uma parte esticada como se eu tivesse usando química ainda. Gostaria de saber se vocês indicam algum creme que eu posso utilizar que ajudará a reverter este quadro.

Desde já agradeço.

Leave a Comment