low/no poo

Vilões capilares: conheça os 3 componentes que NÃO podemos usar!

8 de julho de 2014

No post de hoje, nós iremos listar algumas substâncias que são prejudiciais ao cabelo especialmente ao nosso tipo, o cacheado. Essas substâncias são facilmente encontradas em produtos capilares por aí e devem ser evitadas, vamos explicar o porquê e como reconhecê-las mais adiante. Lembrando que elas também podem ser prejudiciais para pele, por isso é preciso ficar atento aos cosméticos também. Os nomes na fórmula geralmente estão em inglês, os que eu deixei em parênteses. Então, na hora de escolher seu produto, evite qualquer cosmético que contenha uma dessas palavras na composição.

01. Sulfatos

Os sulfatos e sulfactantes são responsáveis por espumar o seu shampoo e espuma não é sinônimo de limpeza, como muitas pessoas pensam. A maioria dos shampoos usam estes componentes em sua composição e ao mesmo tempo que “limpam” os fios, eles removem a oleosidade e umidade natural dos fios,  deixando o cabelo cacheado, que já é naturalmente mais seco, ressecado, causando frizz, entre outros danos.

Quer dicas de shampoos sem sulfato? Confira a lista: “Lista de produtos para Low poo / No poo”.

02. Derivados de petróleo

Os derivados de petróleos também conhecidos como Petrolatos formam uma barreira em volta dos fios que acumula e impede que os fios absorvam os nutrientes, inclusive água. Também impedem a respiração do couro cabeludo, podendo provocar caspa em alguns casos. Entre estes derivados estão:

– Óleo mineral (Oil Mineral)
– Parafina líquida (Parafinum Liquid)
– Vaselina (Vaseline)
– Petrolato (Petrolatum)

03. Silicones

São substâncias que maqueiam o cabelo, dando um falso brilho e aspecto de hidratado, porém assim como os petrolatos eles acumulam nos fios, e formam uma capa que impede o cabelo de receber os nutrientes, como aquela mascara poderosa que você comprou e não teve efeito. Esses silicones podem ser de dois tipos:

Solúveis: São solúveis em água, são os menos prejudiciais e podem ser aceitos para quem segue a técnica Low Poo, mas não devem ser usados por quem segue a No Poo.
Insolúveis: Não são solúveis em água, deixam resíduos e acabam acumulando nos fios. São os mais agressivo dos dois tipos.

Se esses componentes são tão ruins por que as empresas utilizam?

Por dois motivos: baixo custo, os sulfatos causam uma certa emoliência, o que causa uma falsa maciez a curto prazo. Porém, a longo prazo podem trazer danos aos nossos cabelos. Os petrolatos e silicones maqueiam o cabelo, fazendo com que você pense que seu cabelo está maravilhoso quando não está.

Lembrando que para remover o acúmulo dessas substâncias muitas vezes é necessário usar um shampoo anti-resíduos, o que pode ressecar mais os fios. Aí vira uma bola de neve.

Observação: Para saber quais são as substâncias proibidas, diferenciar os silicones e outras dicas confere as listas deste doc aqui.

Agradecimentos e informações bases:

Tenho Caracóis
Lookaholic
Beleza e Saúde
Produtos de beleza
Grupo No/Low Poo – Iniciantes

Recomendados para você

27 Comentários

  • Reply Larysse 9 de julho de 2014 at 16:31

    Amando o site, passei por transiçao há 4 anos, mas continuava a chapa-los, e somente há 2 meses assumi.meus cachos, ainda tô me adaptando, e tenho problemas com a minha franja, que ainda ta curtinha, e quando o cabelo seca fica desproporcional ao cabelo que é comprido, e fica um tufo em cima da minha cabeça, alguma dica?

    • Reply Larissa Konze 9 de julho de 2014 at 18:31

      Oi Larysse, fico feliz que tenha gostado do nosso blog! Tente texturizar sua franja, ou prende-la enquanto ela cresce. Espero ter ajudado, beijos!

    • Reply Hosana Sampaio 30 de julho de 2015 at 20:40

      Oi, eu sou angolana e amei o vosso site, eu ja passei a fase de transição, ja assumi o meu crespo, minhas molinhas são 4c e descobri um universo de informações para a maior parte das minhas questões, ainda assim tem coisas que preciso perguntar, como por exemplo: meu shampoo tem uma combinação de sulfato(não liberado), silicones liberados, extratos de jojoba e gostaria de saber se posso usar ou é muito mais indicado troca. bjao e parabéns a vossa equipe maravilhosa

      • Reply Mariana 6 de agosto de 2015 at 00:05

        Oi, Hosana!
        Isso depende se você pretende seguir a técnica low poo ou não. Se sim, você precisará trocá-lo por um shampoo sem sulfato.
        É uma honra ter uma leitora angolana, seja muito bem-vinda! :))

        Qualquer dúvida, me avise!

        Bjs

        • Reply Hosana Sampaio 7 de agosto de 2015 at 07:34

          Oi, Mariana!
          Obrigada pelo esclarecimento, ja troquei o shampoo sim, ate porque ainda não conheço 100% o meu cabelo mas a relação é ótima. A honra é minha pois eu tava quase desistindo por não conseguir entender o meu cabelo, não tava sabendo de mascaras caseiras, e muitos produtos que eu vejo aqui no site não são comercializados no país aonde me encontro (Romênia). parabéns de novo pelo site e por ajudar nos crespas/cacheadas/onduladas numa das maiores batalhas que é ter um cabelo saudável com custo quase zero.

          bjao

          • Mariana 10 de agosto de 2015 at 09:53

            Oi, Hosana!
            De nada. Se precisar de mais alguma coisa, estamos por aqui :)

            Um beijo!

  • Reply O que é No poo? | Cacheia! 15 de julho de 2014 at 01:01

    […] outro post aqui no blog já falei dos Vilões Capilares e do quanto esses componentes nos são prejudiciais. Essa técnica busca justamente abandonar […]

  • Reply Resenha: Shampoo e Condicionador Creoula – Lola Cosmétics | Cacheia! 22 de julho de 2014 at 11:02

    […] linha da Marca Lola Cosmétics, o melhor é que a Linha Creoula tem a proposta de passar longe dos Vilões capilares, sempre fui louca para testar e agora que testei vou falar minha opinião. Queria comentar que a […]

  • Reply Carlice 28 de julho de 2014 at 16:45

    Olá gostei muito do blog e gostaria de tirar uma dúvida, esse sulfate que vem na composição é o sulfato que não podemos usar ??? Fiz um processo de clareamento nos meus cachos a 1ano e eles estão mega ressecados, procuro usar várias técnicas e sugestões para reverter o quadro. Desde já agradeço muito as dicas…. Bjosss

  • Reply Ana Carolina 30 de julho de 2014 at 17:50

    Amando…. Adorei este blog. Agora meu n1.

  • Reply Análise Crítica do Salão Beleza Natural – Belo Horizonte | Cacheia! 16 de agosto de 2014 at 13:26

    […] cacheados O que tem no borrifador? Receitas e dicas para cabelos cacheados O que é No poo? Vilões capilares: conheça os 3 componentes que NÃO podemos usar! 10 receitas incríveis para cabelos cacheados com apenas dois ingredientes Receita caseira […]

  • Reply Camila 5 de setembro de 2014 at 09:41

    Estava justamente atrás de posts assim pois comecei a pouco e não sabia dos componentes antes de comprar. Vou ler os os outros kkkk
    Parabéns pelo post e pela boa vontade em dispor a todas nós nesse universo cacheado !

    • Reply Larissa Konze 8 de setembro de 2014 at 05:48

      Tudo bem Camila?
      Obrigada pelos elogios fico feliz em ajudar. Volte sempre!

  • Reply Passo-a-passo para quem quer assumir o cabelo crespo | Cacheia! 15 de janeiro de 2015 at 09:35

    […] Sugestões de leitura: Descomplicando o Low Poo , O que é No Poo , Perguntas frequentes sobre as técnicas Low Poo e No Poo , Vilões Capilares: Conheça os 3 componentes que não podemos usar! […]

  • Reply raquel 1 de agosto de 2015 at 10:58

    Bom dia! Vocês já avaliaram os novos “Baby Dove”? Não li sulfatos no rótulo, mas vi que pelo menos o azul tem dimethiconol, apesar de ter também cocamidopropyl betaine. Gostaria de saber até onde isso é ruim. Obrigada!

    • Reply Ana 28 de agosto de 2015 at 18:34

      Oi Raquel! Ainda não testamos, mas to querendo muito <3 se eu não me engano, eles são liberados para low poo!

  • Reply 7 Dicas rápidas para não ressecar os fios durante a lavagem | Cacheia! 6 de agosto de 2015 at 12:30

    […] Maizena e Mel O que tem no borrifador? Receitas e dicas para cabelos cacheados O que é No poo? Vilões capilares: conheça os 3 componentes que NÃO podemos usar! Se meu cabelo falasse … Transição capilar – Saia do conto de fadas! Duas […]

  • Reply O que é co-wash? Como fazer lavagem com condicionador 4 de setembro de 2015 at 12:07

    […] Maizena e Mel O que tem no borrifador? Receitas e dicas para cabelos cacheados O que é No poo? Vilões capilares: conheça os 3 componentes que NÃO podemos usar! Se meu cabelo falasse … Transição capilar – Saia do conto de fadas! Duas […]

  • Reply Lista de produtos para crianças liberados para low poo 24 de outubro de 2015 at 12:32

    […] Vilões capilares: conheça os 3 componentes que não podemos usar […]

  • Reply Mayra amaral 24 de dezembro de 2015 at 01:55

    Olá. Muito bom o Post porém fiquei na duvida agora…..existe alguém shampoo desses q vendem em farmácias e mercados q são livr s dessas substâncias nocivas??? Acho. Q só produto de fora né?????

    Obrigada

  • Reply Lusinete 6 de fevereiro de 2016 at 16:39

    Gostaria de tirar uma dúvida sobre o tonalizante casting creme gloos, eu comecei a tecnica do low poo e tenho alguns fios brancos queria continuar com este tonalizante e estou na dúvida se posso? Não sei se ele é livre… Eu li no google a seguinte composição do mesmo, mas eu não entendo ainda, Veja:
    ACQUA/WATER; CETEARYL ALCOHOL; DECETH-3; PROPYLENE GLYCOL; LAURETH-12; OLETH-30; LAURIC ACID; PLYQUATERNIUM-6; GLYCOL DISTEARATE; SODIUM METASILICATE; SILICA DIMETIL SILYATE; p-AMINOPHENOL; CARBOMER; RESORCINOL FRAGANCE

    • Reply Raysa França 19 de agosto de 2016 at 22:32

      ei Lusinete, tudo bem contigo?
      o casting creme gloss não é liberado não, tá?

  • Reply Paty 4 de março de 2016 at 12:30

    Larissa, revirei o Blog à procura de alguém que tivesse um cabelo com a estrutura próxima ao meu, achei vc!
    Estou na transição (meu cabelo é natural e faço chapinha/escova pra trabalhar) tento liberar os cachos gradativamente, estou lendo os posts do Cacheia.
    Meu cabelo não fica encaracolado naturalmente, só com o “dedoliss” sabe? e os cachos só ficam definidos com muuuuuito creme para pentear, mas fica pesado, duro, sabe?
    Me ajuda, eu preciso da técnica No Poo ou Low poo?
    Obrigada ♥

    • Reply Ana Catarina 27 de março de 2016 at 15:36

      Oi Paty! Infelizmente a Larissa não escreve mais pro Cacheia, mas espero poder te ajudar!

      Você disse que o cabelo fica pesado/duro, isso depende do creme que você está usando. Se você usar um gel mais leve, possa fixar melhor do que muito creme. Acho que o low poo funcionaria pra você :)

  • Reply Paty 28 de março de 2016 at 11:03

    Ana, muito Obrigada!
    Ainda Tô penando. Estou há 21 dias sem escova e chapinha, testando vários produtos, mesmo não fazendo nada quimíco, sinto que meus cachos não são os mesmos….Pelo que andei pesquisando, meu cacho seria tipo 2, aquele que não define sozinho, sabe?
    Aí eu vou testando diversos cremes pra pentear, mas pelo que estou entendendo, esses cremes talvez pesem pq meu cabelo na verdade está mais pra ondas do que cachos…Tipo, agora, tomei banho de manhã, passei um creme e meu cabelo ainda está “molhado” ( o duro que mencionei no comentário). Isso me mata…Quero ter um cabelo ondulado leve e bonito, mas não tá rolando..Sei que o processo é moroso, mas vou insistir.
    Obrigada pela resposta e pela dica!
    beijão.

  • Deixe um comentário!

    error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.