Como pentear cabelos crespos e cacheados?

  • Home
  • Dicas
  • Como pentear cabelos crespos e cacheados?

Pentear os cabelos. Simples, né?

como-assim-voce-nao-penteia-o-cabelo

Não quando se trata de cabelos crespos e cacheados. Aliás, saber pentear e, principalmente, quando pentear nossas molas é, na minha opinião, a mais significativa entre as 10 coisas que toda cacheada precisa saber. Isso porque pentear o cabelo interferirá diretamente em como o cabelo irá ficar.

Assim, separei algumas dicas para você aprender a pentear cabelo crespo e cacheado. Bora lá?

Observação: Se você está aqui para aprender a cuidar dos cachos dos seus pequenos, não deixe de ler: 8 dicas para você aprender a cuidar do cabelo cacheado do seu filho (a)

Não penteie o cabelo já seco

nao-pentei-cabelo-cacheado-quando-seco

“Quando pessoas com o cabelo liso me perguntam porque pessoas com o cabelo ondulado/cacheado não penteiam o cabelo…”

Se eu pudesse te dar um único conselho, seria: não penteie o cabelo cacheado/crespo quando estiver seco. Sério, esse conselho equivale àquele “use filtro do solar”, do Pedro Bial. Faça o que você quiser, mas não penteie o cabelo seco. E use filtro solar.

Explicação: Pentear o cabelo seco tira toda definição dos cachos, gera volume excessivo e ainda deixa os fios mais frágeis, fazendo com que caiam mais do que o normal.

Mas tá, eu sei, você não veio aqui só para ler isso e quer saber como desembaraçar seu cabelo, certo? Bom, é simples…

1. Desembarace o cabelo molhado

Saiu do banho, desligue o chuveiro e desembarace os fios ainda molhados (tem gente que prefere pentear com os fios ainda encharcados e outras, como eu, que preferem tirar o excesso da água). O pente vai deslizar mais fácil, você conseguirá tirar os nós e partir para a finalização. Mas, atenção, desligue MESMO o chuveiro e não só porque com ele ligado você irá desperdiçar muita água, mas também porquê manter o cabelo embaixo d’água enquanto penteia os fios poderá quebrá-los já que eles ficam mais frágeis e acabarão se rompendo.

2. Escolha o pente correto

qual-a-cerda-certa-para-cada-tipo-de-cabelo

Prefira os pentes com cerdas largas, pois quebram menos os fios e ajudam a manter a forma das molinhas. Além disso, também é importante olhar o material do pente. Nesse quesito, o queridinho das cacheadas é o pente de madeira por gerar menos frizz.

3. Não tenha medo de pentear o cabelo com os dedos

nao-use-pente

Esse post rolou em janeiro de 2015 no Facebook e foi uma sugestão da leitora Emanuelly Miranda :)

Se você preferir, pode abolir o pente da sua vida, mesmo quando o cabelo está molhado, e  só pentear o cabelo com os dedos. Eu faço isso e raramente recorro ao pente. Acho que meu cabelo fica mais definido, com menos frizz e mais volumoso.

4. E como pentear?

como-pentear-cabelo-cacheado-e-crespo

Se você preferir continuar com o pente, comece sempre da parte debaixo do cabelo para cima, ou seja, tire os nós da parte debaixo e vá subindo. Se você fizer ao contrário, os fios vão se romper conforme você descer o pente e você não conseguirá desembaraçar tão bem.

5. Use o pente para finalizar, se quiser.

Se você utilizar técnicas de finalização, como a fitagem, e quiser usar o pente para auxiliar a dividir o cabelo em mechas menores, sem problemas. A única recomendação é manter o cabelo úmido e usar um creme de pentear junto.

6. Use o pente para dar volume

Cacheia!

A linda da Maressa, aqui do blog <3

Se você quer dar volume ao cabelo, você pode usar o pente garfo para dar volume à raiz (mais dicas em: 5 dicas para dar volume à raiz) ou, se quiser mais volume no cabelo inteiro, pode passar o pente com cabelo já finalizado e quase seco. Faça com cuidado para não desmanchar os cachos. Particularmente, prefiro fazer isso com os dedos.

7. Mas, como pentear o cabelo no dia seguinte?

É simples: não penteie! Apenas umedeça um pouco os fios e passe um leave-in, óleo ou borrifador para re-hidratar os cachos e arrumar os que estiverem bagunçados.

Dicas de leitura: 

Day after: dicas para manter os cachos lindos no dia seguinte

O que tem no borrifador? Receitas e dicas para cabelos cacheados

Fim. Fácil, né? :)

Beijos, Mari!

Mariana

Mariana Boaretto, 27 anos, paulistana. Mãe-coruja do Lorenzo e da Giovana, formada em Comunicação e cursando MBA em Marketing. Descobriu sua paixão pelos cachos há 6 anos e adora compartilhar dicas de cuidados, aceitação e empoderamento feminino.







comments

Comentários

Adorei o post Mari !!!!
Sem pente pra mim não dá!
Mas com dicas que recebi aqui, aprendi a lidar com os nozinhos que se formam as vezes.
E o pente ainda não eh de madeira mas um dia eu chego lá! RS
Super bju!!!!!

Oi, Andreza!
Que bom que gostou!
Compre um pente de madeira que é sucesso :) Ou pelo menos com dentes largos!

Qualquer dúvida, estou por aqui!

Bjs

Gente, dicas perfeitas! Faz menos de dois anos que assumi minhas “molinhas” e não pensei que ia gostar tanto. Mas, desde quando resolvi libertar os cachos meu melhor pente são os dedinhos!!!
É até engraçado quando alguma colega pergunta se tenho um pente na bolsa pra emprestar. rsrsrsrsrs…
Mas, vale lembrar que cada cabelo e cada pessoa tem seu jeitinho único, então é aproveitar as dicas e dar seu toquezinho final!
Bjinhos gatas!!!

Oi, Elitânia!
Que bom que gostou!
Com certeza, cada cabelo uma sentença e temos que ver o que fica bom no nosso, não é mesmo?
Passo pela mesma coisa com as minhas amigas lisas. ALguém pergunta ” você tem pente”, Eu dou um sorriso e falo: não uso! rs

Beijos!

Dicas de ouro <3 haahahahaha obrigada ! Esse blog é divino gente !

Que bom que gostou, Alicia!

Ficamos muito felizes!

Um beijo!

Oi Mariana.
Primeiro, gostaria de dizer que suas dicas estão me ajudando bastante na minha transição capilar. Portanto, gostaria de pedir mais uma.
Como já citei, estou na transição capilar e reconhecendo o meu cabelo. No início da transição, escovava meu cabelo. Agora, depois de 9 meses, decidi adotar os cachos. O meu cabelo natural já chegou a altura do pescoço. Resolvi não cortar, pq já tentei a transição uma vez, fiz o big chop e não consegui ficar com o cabelo natural. Em menos de dois meses depois fiz um alisamento.
Meu cabelo é do tipo 2A e não faz um cacho quando eu lavo (ainda tenho progressiva nas pontas e estou cortando as pontas todo mês) então recorro ao babyliss. O problema é depois de usar o modelador o cabelo fica muuuuuiito seco e cheio de frizz, da raiz até as pontas. Uso a linha Charming, da Cless, nos cabelos. O mousse passo antes e o spray fixador depois. Shampoo uso da linha Moist, da Aussie. Faço hidratações semanais, potencializando com bepantol.
Já li que o mousse deixa o cabelo ressecado. Então tentei modelar sem ele e ainda ficou seco.
Já fiz o leite e borrifei, não adiantou e ainda tirou o cacho.
Vc tem alguma luz pra me dar??

Oi, Rafa! Tudo bem?
Fico feliz que minhas dicas estejam te ajudando :)

Bom, acho que seu cabelo está ressecado por uma série de motivos juntos:

1- O fato de ainda ter química
2- Usar babyliss (ele resseca tanto quanto a chapinha e danifica os fios)
3- Como você disse, mouses ressecam os fios. O spray fixador também.
4- E ainda tem a questão de shampoo com sulfato, quantidade de lavagens por semana, vento, água quente, enfim.

Meu conselho para você é encarar a transição e a textura do seu cabelo como ela realmente é. Se você pretende assumir seu 2a, você precisará entender como ele é, suas necessidades e suas limitações, inclusive que ele não vai cachear tanto. Então porquê fazer isso artificialmente?
Tente texturizar com coquinhos ou bobes para que o calor do babyliss não resseque mais os fios. Aqui tem algumas dicas: http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/
Além disso, troque o mousse por leave-ins hidratantes e para fixar, experimente o gel de linhaça: http://cacheia.com/2014/10/ativador-de-cachos-natural-gel-de-linhaca/

Mantenha os cortes mensais e as hidratações semanais. E de uma olhadinha no resto do cronograma capilar também, pode te ajudar com o ressecamento: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Acho que é isso, se tiver alguma dúvida, me avise!

Bjs

Obrigada pelas dicas Mariana.
Realmente é um pouco frustrante pra mim não ter essa definição nos cabelos. Acho tão bonito. Mas, como vc disse, devo aceitar o meu cabelo do jeito que ele é.
Já coloquei na minha agenda e vou comprar a semente de linhaça para fazer o gel. Eu geralmente uso na minha alimentação diária, mas é a triturada. ;)
Esse link do cronograma capilar já está na minha aba de favoritos e sempre encaminho para as amigas. O fiz no início da minha transição, deu bons resultados, mas agora falta um pouco de tempo para dedicar essa rotina para os cabelos. Escolhi continuar apenas com a etapa da hidratação pq eu senti que o meu cabelo “respondia melhor” nela.
Quanto a texturização, já tentei dormir com os coquinhos e bobes, mas incomodou bastante e não conseguia pegar no sono. E olhe que eu tentei essas técnicas por uma semana para ver se acostumava, mas não teve jeito.
Ah, outra coisa que acredito que piora o fio do meu cabelo: coques. Faço balé todo dia (são 2 horas de aula. Na sexta e sábado elas aumentam, vão para 4hs) e eu não uso gel ou elástico, apenas enrolo, prendo com grampos e redinha. Já tentei todos os tipos de truques para não danificar o cabelo, mas na altura do coque ele fica suuuuper quebrado. Como é uma turma de adultos e ele sabe que muitas mulheres não querem estragar a escova com o gel, meu professor só pede para não deixar nenhum fio caindo, então tenho muita sorte por não usar nenhum produto para fixar, pq senão ficaria pior!
Enfim, mais uma vez fico agradecida por você ter respondido meu comentário e me ajudado. É muito bom ouvir dicas de pessoas comuns, como a maioria das brasileiras, e que indiquem produtos ao alcance de todos e não apenas importados. Continuem inspirando as cacheadas e àquelas que estão aprendendo a amar as suas madeixas naturais.
Beijos

Oi, Rafa!

Claro, entendo. Mas, oh, você pode apostar nas finalizações para deixar os cachos mais definidos. O meu cabelo é 3a e embora ele seja bem cacheado, os cachos se desmancham facilmente, uns ficam mais definidos que os outros. É assim mesmo. Para dar uma melhorada, eu gosto de apostar nas nutrições (sempre me deixam com os cachos mais definidos, principalmente a umectação: http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/

As texturizações também me incomodam bastante, dorme tranquila que é melhor! rs E sobre o tempo de cronograma, sendo muito sincera, também não dou conta não, mas acho fundamental ter pelo menos uma máscara de cada etapa para fazer durante o banho mesmo. Já ajuda bastante!

Quanto ao coque, nem sei o que te dizer. Porque só o fato de você usar grampos ao invés de elásticos e não colocar nenhum fixador, realmente, dá uma baita ajuda. É que realmente muuuito tempo com o cabelo preso, ai marca, resseca, não tem jeito :( Talvez o cronograma de uma forcinha, mas não tenho certeza.

Fico muito feliz que eu tenha te ajudado de alguma forma. Qualquer coisa que precisar, estou por aqui :)

beijos!

[…] ler nas férias (Depois dos Quinze) Blogando com frequência – e sem surtar! (Sernaiotto) Como pentear cabelo crespos e cacheados? (Cacheia!) Como criar posteres e frases para imprimir (Fala, Dantas) Ilusões fotográficas (E aí, […]

Adorei o post! Eu particularmente nesse momento de transição tenho abolido o pente. Simplesmente tiro a toalha, finalizo com o creme do jeito que quero usar e estou pronta. Quando seca os cachinhos ficam ótimos, já se eu passar o pente mostra as duas texturas da transição.

Oi, Jessica! EU também aboli, acho muito mais fácil :)

Ah, uma outra dica de ouro é abolir a toalha convencional para secar o cabel, ela gera frizz!

Bjs

Que tipo de toalha a gente deve usar então? Ou não usar toalha?

Essas toalhas de banho, sabe?
Ela gera frizz. O ideal é você trocar por um tecido de algodão ou papel toalha e ir amassando o cachos na hora de secar, não ficar chacoalhando o toalha no cabelo, entendeu? rs

Oi meninas. Tudo bem?
Voltei a comentar o/
Bom… Estou super nervosa no momento. Comprei o creme da Lola/ Milagre o pote de 1kg e eu não gostei. Um produto caro que infelizmente ressecou ainda mais meu cabelo. Ficou super embolado e poroso. Nunca tinha visto meu cabelo assim.
Acabei dando uma quantia de dinheiro um tanto alta pelo creme que sempre foi muito comentado pela blogeiras e me arrependi. Em compensação cremes de 13 reais fazendo realmente um milagre.
O que eu faço com esse pote cheio de creme? Helpp me!!

Oi, Tay!
Você é sempre bem-vinda :)

Poxa, que pena, hein? Você é a primeira pessoa que eu ouço que ão teve uma boa experiência com Lola :(
Você tem certeza que o causou o problema foi o produto? Tentou usar de outras maneiras? Nada deu certo?

Se nada deu certo, eu tentaria revender para alguem de sua cidade, trocar com alguma amiga crespa. Enfim. Se quiser, mandar mensagem para gente lá no facebook.com/blogcacheia que podemos estudar uma maneira de te ajudar a divulgar.

Bjs!

Ah muito obrigada ✌
Eu meio que peguei um pouco de medo desse creme porque como meu cabelo ressecou ainda mais, nem olho para ele.
Porém como creme de pensar não funcionou, acho que nem vai funcionar como Produto de Tratamento. Se eu usar ele apenas para desembaraçar meus cabelos, acho que não vai ressecar tanto.
Eu queria comprar mais produtos de Lola, mas depois desse caso, fico até meio insegura. :/
Mas mesmo assim muito obrigada.
Beijos ❤
-Vocês são uns amores!

Oi, Tay!
Magina :)
Realmente é traumatizante quando um produto não dá certo com nosso cabelo, mas tenta entender porquê, qual a composição dele, se é muito oleoso e seu cabelo não gosta, esse tipo de coisa. As vezes outros das marcas até podem dar certo, mas concordo que da menos coragem de testar outro, ainda mais quando o produto não é assim dos mais baratos, né? rs

Bom, precisando, estou por aqui :)

Bjs!

É sempre bom esclarecer aos desavisados que CACHEADA PENTEIA CABELO SIM viu! No meu caso pentear o cabelo com os dedos é o melhor método. Ótimo post Mariana!!!
http://dibobis.blogspot.com.br/

Com certeza!

Obrigada, Carol!

Bjs

Oi meninas, to adorando o blog!!!
Aceitei o meu cabelo e comecei a acha-lo lindo depois de um dia que lavei e não penteei na hora, e vi (depois de seco) que ele ficou melhor. Desde então tenho, desembaraçado com os dedos durante a lavagem e depois “amassado” a parte lisa e amando a raiz. De dedinhos cruzados para crescer logo e eu me assumir “cacheada”.

Beijos

Que legal, Sanmari!
Se tiver alguma dúvida, conte com o Cacheia!

Bjs

[…] 3 produtos? Hidratação com babosa (Aloe Vera)! Receita para ter um cabelo cacheado perfeito Como pentear cabelos crespos e cacheados? 13 Produtos para cabelos cacheados e crespos 8 dicas para você aprender a cuidar do cabelo […]

Estou acompanhando o Cacheia há 1 ano, tempo tb que comecei minha transição e ainda estou nela sem fazer o big chop. Quis cortar curtinho, mais depois pensei em aproveitar para aprender vários penteados, aprendi a fazer tranças, trança embutida, e espinha de peixe! Foi bom por um lado pq acabei judiando na tentativa de acertar sozinha como que fazia várias e várias vezes. Aprendi a fazer os torcidinhos, coques clássicos e estou amando. Meu cabelo aparentemente é um 2b a 2c, é um cabelo que nem é liso nem cacheado, quase igual ao da foto hahaha e gente realmente passar pente com ele seco fica igual tb ao da foto, parecendo Maria Bethânia kkk. Brincadeiras a parte, tb faço uso do pente largo de plástico, mais espero encontrar um de madeira. Quem souber onde achar, por favor avise, ficarei grata. Bjs Bonitas

Oi, Camila!
Que legal. É bom passar pela transição, conhecer seu cabelo, se conhecer, se aceitar.
O pente de madeira ajuda bastante com o frizz. Geralmente vende em farmácias e perfumarias.

Bjs!

Aboli o pente da minha vida assim que fiz o BC, já tem quase 9 meses… uso o pente só as vezes, pra puxar o cacho e ver o real comprimento do meu cabelo, mas sempre faço isso com ele molhado… Mas depois, ele fica horrivel, parecendo uma palha seca… horrivel… tem que molhar e hidratar novamente… Uma das melhores decisões pós BC foi abolir o pente.. meus cachos agradecem!

Oi, Rayssa!
Também aboli o meu acho mulher melhor desembaraçar sem pente, mas mesmo assim de vez em quando eu uso. Só com ele molhado, claro ;)

beijos!

Meu cabelo é longo, cacheado tipo e eu tenho um sério problema na hora de pentear. Eu acabo de sair do banho, e enquanto me visto, fico com uma camiseta de algodão no cabelo pra tirar o excesso da água. Mas quando vou pentear, as pontas estão MEGA secas. A raiz e o comprimento bem molhados e as pontas secas e “esfareladas”. Aí tenho que borrifar agua pra poder pentear, e rapidinho seca novamente! Mesmo passando um óleozinho, nunca resolve. Af! O que eu faço pra resolver isso, exceto cortar?!
Ha, e outra dúvida; Sempre que meu cabelo seca e eu faço um coque, quando solto, as pontas estão duras e o comprimento fica parecendo uns dreads! Todas as mechas ficam tipo uns tubinhos finos e as pontas duras. Parece que não lavo ha 2 meses! )’:

Meu cabelo é tipo 3B/3C, e longo

Oi, Ketlen!
Então, pelo o que você falou, a única solução que eu vejo é cortar mesmo. Porque se as pontas estão detonadas, você pode até investir no cronograma capilar, mas será uma solução temporária e não definitiva.

Sobre o cabelo pós coque, pode ser que seja a questão de corte também ou da falta de hidratação. Você segue o cronogra capilar? E finaliza o cabelo como? Prender o cabelo também tira um pouco da definição.

Bjs

Não tenho um cronograma… Eu uso o shampoo e o condicionador da Tresemmé Crespo Original (apesar de que acho que meu cabelo é cacheado mesmo, e não crespo (3B)). Não lavo todo dia, e pelo menos em 1 lavagem uso creme de hidrataçao mo ligar do condicionador mesmo. Hidrataçao mesmo, só quando tenho algum tempo e/ou ocasião “especial”…
Quando vou ficar em casa, apenas lavo, e finalizo com creme de pentear mesmo. Quando vou pro colégio, como não dá tempo de fazer fitagem, passo bastante creme e amasso, como se fosse uma “fitagem simples”. Faço a fitagem sempre que vou sair de casa e tenho tempo suficiente pra fazer. É infelizmente acho que vou ter que cortar mesmo…. Pode ser em casa mesmo? Pra cortar só as pontinhas meeesmo. Q em salão sabe como é essa história de “pontinhas”. Rs

Oi, Ketlen!
Entendi.
Não tem problema nenhum você usar a linha da Tresemmé para crespo, afinal o cabelo cacheado é crespo também.
Pode cortar em casa, sim, se você souber como fazê-lo vai em frente :) Mas tira bem as pontinhas e se alguém puder te ajudar, é melhor, né?

Bjs

Boa tarde, minha filha tem 2 anos os cabelos dela é liso na raiz e molinha nas pontas, mas ultimamente está seco eu uso shampoo 2em m1 da natura gostaria de saber se troco por shampoo p cabelos cacheados ou se continuo usando ele e compro condicionador,tentei mudar o shampoo comprei da o boticário 2em1 também,mais ela n se deu na frente ficou muito seco e uns cachos mau feitos parecendo mas uns frizz.

Oi, Jaciane!
Primeiro, desculpe, não havia visto seu comentário.
Eu te aconselho a começar usar shampoo e condicionador para cabelos cacheados e pra crianças. A própria Natura tem a linha Tóin Oin Oin que é muito boa.
E a fazer hidratação no cabelo dela sempre que você sentir que está muito seco. Cortar as pontas também é sempre bom, viu?

Temos dois posts que podem te ajudar:

http://cacheia.com/2015/06/8-dicas-para-voce-aprender-a-cuidar-do-cabelo-cacheado-do-sua-filhao/
http://cacheia.com/2015/10/lista-de-produtos-para-criancas-liberados-para-low-poo/

Qualquer dúvida, estou por aqui!
Bjs

É necessário usar um pente ou pode ser uma escova adequada mesmo? Adorei o site :D

Oi, Rubia!
Pode ser uma escova desde que o cabelo ainda esteja molhado. Tem muita gente que prefere!

Beijos!

Eu não penteio o cabelo já faz alguns anos só desembaraço com os dedos e gosto muito do resultado! :*

Que legal, Irleide!
Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente :)

Beijis!

E se eu quiser usar pente de escova para cabelo liso? a forma natural do meu cabelo sai? pq o meu cabelo é ondulado/cacheado e quando uso escova pra cabelo liso ele fica um cacheado mais lisinho, acho melhor! Será que ao longo do tempo se eu usar muita escova vai mudar o formato natural?

Oi, Abelino!
Não muda o formato natural. O risco é de quebrar o fios, mas se isso não estiver acontecendo, pode usar sim.

Bjs

olá eu uso no meu cabelo afro crespo tipo c4 ,linha de treseme


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.