No poo: o que é, como começar e produtos liberados

Depois de publicar o guia low poo muitas meninas perguntaram sobre o guia para No Poo. Fazer esse segundo guia foi um pouquinho mais complicado porque não sigo a técnica e conheço poucos produtos liberados, por isso gostaria de contar com a colaboração de vocês com sugestões de mais produtos liberados para No Poo para enriquecer a nossa lista. Espero que esse segundo guia ajude quem está pensando em adotar a técnica e possui alguma dúvida. Vamos lá!

O que é No Poo?

Vendo essa expressão em inglês pode parecer difícil entender do que se trata, mas o que ela descreve é algo bem simples. “No” significa “não” e “Poo“, equivale a “shampoo”, assim, No Poo significa “sem/nenhum shampoo”. Quem segue o No Poo não utiliza shampoo para higienizar os fios.  Por consequência, os sulfatos fortes presentes nos shampoos comuns ficam de fora dessa técnica. O co-wash (lavagem com condicionador) é a grande estrela do No Poo e ajuda a manter os fios limpos e hidratados. O co-wash por si só não é capaz de remover os silicones insolúveis, por isso no No Poo o uso de produtos com silicones insolúveis em água é vetado, já os silicones solúveis são permitidos, estes saem na água durante a lavagem. 

Segue uma listinha de silicones insolúveis proibidos pra No Poo. Não precisa decorar, tire uma foto e guarde com você para consulta, pode ser bem útil :)

silicones insoluveis

Cacheia, quero seguir o No Poo. Posso usar os produtos liberados para Low Poo também? Pode não :( Quem segue o Low poo pode usar produtos liberados para No Poo mas quem segue o No Poo não pode utilizar os produtos liberados apenas para Low Poo. Os silicones insolúveis presentes em alguns produtos liberados para Low Poo não podem ser utilizados por quem segue o No Poo.

Sobre petrolatos

Low Poo e No Poo possuem algumas coisas em comum. Quem segue esses técnicas evita a utilização de produtos que possuem derivados de petróleo na composição. A grande discussão em torno do uso de petrolatos e semelhantes é que esses componentes servem para criar uma aparência de fios saudáveis, macios e brilhantes que pode ocultar uma realidade bem diferente (alguns silicones podem ser encaixados nesse mesmo problema). Além disso, esses componentes criam uma película em torno dos fios que poderia gerar a longo prazo acúmulo e impedir a absorção de nutrientes importantes. A lista abaixo pode te ajudar a identificar que componentes evitar se você estiver pensando em adotar o No Poo, tire uma foto também.

PETROLATOS-PARA-EVITAR

Sobre parabenos

Os parabenos são componentes conservantes utilizados na indústria cosmética para evitar a proliferação de microorganismos e garantir vida longa os produtos. Os mais comuns são metylparaben, propylparaben,  etylparaben e butylparaben. Existe uma enorme discussão em torno dos riscos ligados ao uso de parabenos. É que esses componentes estão presentes não só nos cremes de pentear mas em vários outros produtos do dia-a-dia: nos hidrantes, nos desodorantes, nas loções e por aí vai. No Brasil, até onde eu sei, a utilização dos parabenos é legal dentro de certos limites de concentração. O Ecycle fez uma matéria explicando um pouco melhor sobre o assunto, quem se interessar pode dar uma olhadinha. O que interessa por hora é dizer que os parabenos não são proibidos para No Poo, mas muitas pessoas têm evitado ou reduzido o uso em função da preocupação com a saúde. Algumas marcas já possuem opções de produtos com conservantes naturais e essa informação já vem destacada no rótulo.

No Poo – como começar

Quero começar o No Poo: como eu faço? Comece higienizando suas presilhas, pentes, recipientes para mistura de produtos, etc; usando shampoo com sulfato para remover os possíveis resíduos de silicones insolúveis e derivados de petróleo. Confira quais produtos você tem em casa liberados para a técnica. Se houverem muitos proibidos você pode utilizá-los até acabar e depois começar o No Poo e aos poucos ir adquirindo produtos novos e liberados. Você pode também trocar com alguém ou doar.

Lave seu cabelo pela última vez utilizando um shampoo com sulfato e sem petrolatos para remover todos os resíduos dos silicones, petrolatos, parafinas e por aí vai. Se sentir que ainda não limpou tudo, repita a operação. Depois de finalizar a lavagem aplique um condicionador liberado para a técnica, massageie bem e enxague. Seu cabelo estará pronto para começar o No Poo em grande estilo!

Esse shampoo com sulfato para a última lavagem pode ser o que você tiver em casa, não é nada especial. Ele só não pode ter esses itens: óleo mineral (mineral oil), parafina líquida (paraffinum liquidum), isoparafna (isoparafin), petrolatos (petrolatum), vaselina (vaselin), dodecano (dodeceno), isododecano (dodeceno) e alcano (alkane).

No Poo Rotina de cuidados

A etapa de lavagem é muito importante para quem segue o No Poo. No Co-wash são utilizados produtos sem petrolatos e sem silicones na composição. Por essa razão, nem todo condicionador serve para co-wash(!)

Durante o co-wash você deve massagear bem o couro cabelo (só com as pontas dos dedos, ok? nunca esfregue usando as unhas!). É muito importante caprichar na massagem para garantir a limpeza dos fios. Em seguida, condicione os fios. Se seus cabelos estiverem secos, não economize no condicionador. Se for possível, evite o uso de toalha comum e seque os fios com uma camisa de algodão, uma toalha de microfibra ou papel toalha. Não esfregue! Aperte a camisa/toalha/papel de baixo para cima com cuidado e dando um tempo para que o excesso de água seja absorvido. Finalize em seguida com o produto para no poo que desejar. Uma dica importante é dar uma desembaraçada nos fios ainda no banho, com auxílio do condicionador. No momento de finalizar penteie com os dedos e pronto!

Quando for fazer suas reconstruções, hidratações e nutrições você pode lavar o couro cabeludo com um produto para co-wash (massagear bem!), aplicar sua máscara em seguida, deixar agir, condicionador e enxaguar. Não tem segredo!

Algumas vezes um mesmo produto pode cumprir a função de lavar e condicionar. Assim, você pode usar um condicionador no couro cabeludo para massagear bastante e higienizar os fios. Depois de enxaguar tudo, é possível aplicar o mesmo condicionador apenas no comprimento e nas pontas, enluvando os fios e amassando os fios de baixo para cima, depois é só enxaguar.

Se preferir, você pode usar dois produtos diferentes também. Pode usar um produto para co-wash para lavar o couro cabeludo e aplicar um condicionador mais hidratante depois. Cheque os produtos que tem em casa, teste e veja como seu cabelo se adapta melhor :)

Depois que seu cabelo estiver sem resíduos você vai poder seguir a rotina normal de lavagens e hidratação. Acrescentei um novo trecho na postagem que pode te ajudar a tirar essa dúvida. Veja abaixo:

Pergunta da leitora: Posso usar só um condicionador liberado para a técnica ou tenho que ter um produto específico para co-wash também?

Os produtos específicos para co-wash costumam ter Cocamidopropyl Betaine na fórmula (com algumas exceções como o novo co-wash da Bioextratus por exemplo, que tem uma tecnologia diferente). Esse componente é um ótimo agente de limpeza e pode auxiliar a remover os silicones dos fios. Dentro do No Poo, só os silicones solúveis em água estão liberados porque eles saem com facilidade durante a lavagem, dispensando o uso de sulfatos pesados que ressecam os fios progressivamente. A lavagem com um condicionador liberado, se bem feita, pode te ajudar a remover algumas sujeirinhas do couro cabeludo. No entanto, acho importante ou utilizar apenas um co-wash que contém agentes limpantes ou tentar variar as lavagens com um condicionador liberado e um produto co-wash que contenha agentes limpantes como o Cocamidopropyl Betaine na fórmula para garantir uma limpeza mais eficiente. Eu sei que muitas pessoas se viram bem usando apenas um condicionador liberado, mas penso que uma vez que existem produtos com fórmulas pensadas para auxiliar na limpeza dos fios, utilizá-los pode ser uma boa.

Pergunta da leitora: Como eu devo usar os produtos depois que começar o No Poo? Qual é a ordem?

A ordem é mais ou menos essa: no dia de lavar, aplique o co-wash no couro cabeludo e esfregue bem, quando estiver prestes de enxaguar puxe o produto em direção às pontas. Feito isso, enxague. Se você quiser aplicar uma máscara, pode aplicar depois de lavar o cabelo com co-wash. Aplique a máscara no comprimento e nas pontas (evite a raiz), deixe agir conforme o tempo indicado na embalagem, e enxague. Passe em seguida o condicionador (que também vai ser aplicado no comprimento e pontas e não na raiz), espalhe bem, deixe agir e enxague. Depois de tudo isso, seu cabelo estará pronto para finalizar usando um creme/gel/mousse/leave-in.

Se você quiser estabelecer uma rotina de cuidados, sugiro a leitura do post sobre cronograma capilar aqui do blog. Lá já separei alguns dos produtos por etapa (hidratação, nutrição e reconstrução) e indiquei quais são liberados para No Poo. Se você não sabe bem a diferença entre produtos de hidratação, nutrição e reconstrução também vale a pena dar uma lida. É importante deixar claro que nem todo mundo que segue o No Poo segue o cronograma capilar. São coisas diferentes. Ninguém é obrigado a nada nessa vida, então não se sinta obrigado(a) a seguir um cronograma. Mas se você quiser, monte o seu a partir das necessidades do seu cabelo ou siga nosso cronograma para cabelos saudáveis. Se você não quiser, siga seus cuidados normais, só não esqueça da hidratação: muito importante pra quem tem cabelo cacheado/crespo.

Pergunta da leitora: E se eu quiser pintar?

Na hora de colorir, as crespas e cacheadas que seguem o Low Poo ou No Poo tem duas opções: a primeira é buscar por tinturas e tonalizantes liberados para a técnica. Se você quiser a primeira opção, deve checar se a água oxigenada, a coloração/tonalizante e os demais produtos que fazem parte do kit como os condicionadores, tubos de tratamento e reavivadores de cor estão livres de petrolatos e silicones insolúveis. Essa tarefa pode ser um pouquinho complicada para quem acabou de começar a técnica, então eis a segunda opção, um pouco mais tranquila: colorir ou tonalizar com os produtos que você escolher (mesmo que sejam proibidos) e na próxima lavagem usar um shampoo com sulfato e sem petrolatos (aqueles componentes listados anteriormente) para tirar todos os resíduos. Essa lavagem deve ser bem cuidadosa. Massageie bem o couro cabeludo, enxague, reaplique o shampoo, massageie e enxague. Depois de uma boa lavagem você já pode voltar para a sua rotina Low/No Poo normalmente.

Pergunta da leitora:  Quem tem cabelo liso pode seguir a técnica?

Eita que essa rende discussão! As técnicas low poo  e no poo foram desenvolvidas e ganharam fama através de uma grande marca de produtos para cabelos cacheados pensando na particularidade desses fios. Para quem enfrenta o ressecamento dos fios podem ajudar muito! Por outro lado, muitas mulheres de cabelos ondulados e lisos têm adotado as técnicas e obtido bons resultados. Nesse caso, a recomendação é realmente tomar um cuidado extra na escolha dos produtos para que os fios não fiquem muito pesados ou oleosos. É importante escolher produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Lá no Facebook existe um grupo chamado No/Low Poo Cabelos Lisos, se você tem cabelos lisos e está pensando em seguir uma das técnicas, passe por lá para trocar experiências com outras meninas e tirar dúvidas :)

No Poo: O que usar? – Produtos liberados para No Poo

Essa postagem possui alguns exemplos de produtos liberados para a técnica, mas existem vários produtinhos liberados que não apareceram por aqui. Tentei listar os lançamentos que acabaram de chegar e mais alguns outros produtos queridos e “consagrados”. Para aumentar essa lista vocês podem enviar dicas de liberados pelos comentários. Aos poucos vou atualizando essa postagem e também nosso album lá no Facebook.

Notou que algum produto mudou a fórmula e já não é mais liberado? Avisa que a gente troca e procura outra opção interessante pra substituir. É importante destacar que a fórmula de determinados produtos cosméticos muda com frequência, por isso é preciso prestar bastante atenção para saber se de fato o produto continua liberado. Preciso destacar também que esses são apenas exemplos  de produtos liberados, o que não quer dizer que todos vão funcionar bem para todos os tipos de cabelo. Então, antes de comprar vale a pena pesquisar um pouco, ler resenhas sobre o produto que chamar a atenção, etc.

Outro ponto importante: essa é uma postagem que tem o objetivo de ser o mais simples e didática possível, por isso não fui a fundo na explicação sobre essa técnica. A leitura dessa postagem não substitui um estudo detalhado sobre No Poo, mas já é uma lanterninha pra ajudar a guiar vocês nessa jornada. Uffa! Depois de tantas ressalvas vamos finalmente conhecer os produtos.

Produtos para No Poo – finalização e day after

no poo produtos para pentear finalizar liberados

Produtos específicos para Co Wash No Poo

produtos co wash liberados para no poo

Condicionador para No Poo

condicionadores liberados para no poo

Máscaras liberadas para No Poo

mascaras liberadas para no poo

No Poo e receitas caseiras

Quem segue o No Poo pode fazer várias receitas, inclusive para seguir o cronograma capilar.

Não sabe o que é cronograma capilar? Veja aqui: cronograma capilar SOS cabelo. É importante deixar claro que nem todo mundo que segue o No Poo segue o cronograma capilar. Tratam-se de coisas diferentes. Ninguém é obrigado a nada nessa vida, então não se sinta obrigado(a) a seguir um cronograma. Mas se você quiser, monte o seu cronograma de cuidados a partir das necessidades do seu cabelo ou siga nosso cronograma para cabelos saudáveis.

Alguns avisos muito importantes sobre Low/No Poo:

Essa postagem foi feita a pedido de várias leitoras e visa basicamente expor como funcionam essas rotinas. Existe um período de adaptação para quem começa a seguir essas rotinas. Assim, quem antes usava produtos com muitos silicones e parafinas que maquiavam os fios dando um aspecto saúde e brilho pode se deparar com o estado real dos fios depois de iniciar as técnicas: ressecamento, falta de maciez e brilho. A ideia é que seguindo os novos cuidados, os fios fiquem mais bonitos e mais saudáveis.

O No Poo e o Low Poo são técnicas que têm feito sucesso não só no mundo dos cabelos crespos e cacheados, mas também dos ondulados e lisos. O que não quer dizer que vão funcionar bem para todo mundo. A qualidade dos produtos escolhidos para segir o Low/No Poo e a rotina de cuidados estabelecida interfere muito nesse “resultado final”.

É muito importante que quem queira seguir uma das rotinas pesquise mais sobre Low Poo e No Poo para decidir qual dessas técnicas é mais interessante para si. Os dois grupos listados abaixo são bem interessantes para quem interesse numa das técnicas e quer tirar dúvidas e compartilhar experiências. Outro cuidado importante é observar as reações do seu cabelo (está coçando? está caindo? está mais sensível? ou meu cabelo está de fato reagindo bem?). Muitas pessoas possuem alergias que nem sabem! Antes de começar qualquer técnica, não só low poo ou no poo, se pergunte: tenho histórico de dermatites e semelhantes?  Possuo alergia a algum produto ou componente? Na dúvida, procure orientação médica antes  de começar qualquer coisa heim! E se um produto/técnica está dando errado, interrompa o uso. Saúde em primeiro lugar!

Referências

Grupo de No/Low Poo

Grupo No e Low Iniciantes

Maressa De Sousa

Maressa, 22 anos, baiana. Graduada em Ciências Sociais. Ama filmes e livros de ficção e aventura. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.



comments

Comentários

Oi, estou conhecendo agora as técnicas de low/no poo e vocês estão ajudando MUITO. É tudo bem organizado e bem explicativo, só estou sentindo falta de mais produtos pro day after, como pomadas modeladoras e reparadores que se encaixem no low/no poo. Seria ótimo!

Oi Layanna! Tudo bem? Obrigada pela sugestão! Vou ir atualizando a postagem aos poucos com mais produtos :)

Abraços!

Eu não entendi, me explique por favor. Como usar. Primeiro e qual é depois. Pode me explicar aí? Assim eu não entendi como aplicar esses produtos? Qual aplicar primeiro o segundo é depois??

Oi Karolayne, tudo bem? Para lavar você aplica primeiro o co-wash, lava bem seguindo as recomendações feitas nessa postagem e enxagua. Em seguida deve condicionar, aguardar o tempo de ação e enxaguar. Aplique depois o finalizador.

Se você quiser fazer uma hidratação/nutrição/reconstrução, lave o cabelo com co-wash, aplique a máscara e em seguida um condicionador. Depois pode aplicar o finalizador. Esses são os procedimentos gerais. Se você for seguir o no poo com os produtos da Deva, deve seguir os procedimentos indicados pela marca. Eles possuem uma rotina de aplicação mais específica.

Abraços!

Olá Maressa!
Tudo bem?
O guia está ótimo! Uma pena eu ter conhecido o no poo um dia depois de fazer progressiva… :(
Sabe me dizer se aqueles cabelos com química tem chance de se recuperar com a técnica no poo?
Abraçoes

Oi Karolina, tudo bem? Não sei te dizer :( As pessoas que eu conhece que seguem o no poo já estão com os cabelos naturais. Confira esse post sobre cronograma capilar, pode te ajudar: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Abraços!

Eu sempre assistia vídeos e pesquisava bastante a respeito, mas nunca conseguia entender ao certo as rotinas No e Low Poo, o Cacheia foi o único que conseguiu tirar minhas duvidas! Vocês são demais <3

Bom dia a todos.
Meus cabelos são 70% branco, por conta disso pinto a cada 15 dias. Poderia usar essa técnica?
Sandra

Claro Sandra, vai deixar seus cabelos mais lindos ainda <3

Oi! A linha curvas envolventes da natura tem algum produto liberado para no poo? Não achei nada que impeça no rótulo

Oi Roberta, tudo bem? Vi algumas meninas falando apenas da máscara, que seria liberada para No Poo, mas não tenho certeza. Não consegui encontrar a composição :(

Boa Tarde Maressa, ja li alguns posts mas o seu foi o que mais gostei a respeito de NO POO. Vou começar a fazer amanha e estou com dúvidas. A principio irei passar meu shampoo com sulfato para tirar qualquer residuo e apos isso seguirei para hidratação e condicionamento, ok ? A dúvida é: comprei produtos da DEVA, da INOAR (H N R) e tambem o YAMASTEROL amarelo e rosa. A pergunta é: se eu usar, todos estes produtos (claro, seguindo o cronograma para a H N R) e tbem fazendo o CO WASH com o da DEVA, o YAMASTEROL teria algum beneficio dentre estes outros produtos? Ou seria uma OVERDOSE de produtos? Fico confusa em como usar os da DEVA (CO WASH, ON CONDITION, STYLING CREAM E O YAMASTEROL). Poderia organizar a minha bagunça? Obrigada

Oi Ana Paula! Tudo bem?

Se você já tem um produto para co-wash legal (co-Wash Deva), um produto muito bom para condicionador (On condition), um produto legal para finalizar (Styling Cream) e bons produtos para hidratar/nutrir/reconstruir (H_N_R Inoar), então acho que o Yamasterol é um item meio que opcional para substituir seu co-wash vez em quando (rosa ou amarelo) e no caso do Yamasterol amarelo, uma opção de leave-in. Aliás, o próprio One condition serve para outras coisas além da função de condicionador (máscara de hidratação e leave-in por exemplo). Nunca usei Deva, mas pelo que eu tenho lido sobre o assunto, os produtos funcionam bem em conjunto. Existe um ritual de aplicação que é interessante você pesquisar. No mais, você está com um arsenal de produtos muito legal e tem boas opções de escolha :)

Abraços!

Estou me perguntando como vivi até hoje sem conhecer vocês… :O

hahahaha bem-vinda Ana <3

BOM DIA, ESTOU ENTRANDO AGORA NO GRUPO, POIS TENHO CABELO CRESPO E FINO E PORÉM LONGO, QUERO COMEÇAR HOJE O TRATAMENTO, ACOMPANHEI VARIOS POST AQUI, MAS AINDA TENHO DÚVIDAS DE QUAL O PRIMEIRO PASSO, LAVAR COM SHAMPOO DE SULFATO E DEPOIS FAZER A LAVAGEM CO WASH É ISSO ME AJUDEM POIS QUERO ENTENDER O CRONOGRAMA PASSO A PASSO NA SEMANA, ME AJUDE POR FAVOR, NÃO QUERO MAIS SER ESCRAVA DO SECADOR.

Oi Simone, tudo bem? Você quer aderir ao No Poo e ao cronograma capilar ao mesmo tempo? Para seguir o cronograma capilar você não precisa necessariamente seguir o Low Poo ou o No Poo não, ok? Acho importante deixar isso claro. O Low poo e o No poo são técnicas que muitas mulheres estão usando, mas não são técnicas obrigatórias para quem tem cabelo cacheado/crespo e nem são pré-requisito para seguir o cronograma capilar. Eu acho interessante que as pessoas combinem alguma das técnicas com o cronograma porque os shampoos com sulfatos pesados acabam retirando boa parte das hidratações que a gente coloca no cabelo, mas isso é uma escolha bem pessoal.

Se você quiser aderir ao No Poo, o procedimento é aquele que expliquei na postagem. Lavar o cabelo com shampoo com sulfato primeiro para depois começar a usar só produtos liberados para No Poo. Você vai fazer o co-wash nas próximas vezes que precisar lavar o cabelo. Você conhece a rotina Low Poo? Aqui no blog também tem uma explicação sobre ela:

http://cacheia.com/2015/12/manual-low-poo/

É importante que você leia bastante sobre Low e No Poo para decidir qual dessas técnicas você acha mais interessante para o seu tipo de cabelo. Sobre o cronograma capilar, temos essa postagem:

http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Nela já existe uma tabela que sugere um cronograma para cabelos saudáveis, mas você pode montar sua própria rotina de cuidados se julgar necessário.

Abraços!

Eu comecei a fazer o no poo há cerca de uns dois meses e tinha tanta coisa que eu nem sabia hahah .. adorei o post foi super didático e ajudou bastante. Mas ainda sim fico meio cética a alguns produtos pra finalização que você listou, porque muitos já utilizei e não tiveram efeito bacana no meu cabelo :/ .. testarei os outros, mas se nenhum der certo tem algum problema continuar a utilizar o que eu uso?
p.s: eu não sei se vocês já fizeram algo aqui no site, mas eu iria adorar dicas de cuidados pra cabelo crespo na praia :)
Bjs

Oi Ana Paula! Tudo bem?

Como a gente costuma dizer aqui no blog: cada cabelo, uma sentença rs Eu separei alguns produtos que eu gosto mais e que são mais bem avaliados por outras blogueiras cacheadas/crespas, mas ainda sim, isso não é garantia de que eles vão funcionar para todas as pessoas. Os fatores que influenciam nisso são vários: estado dos fios, tipo de fio, aplicação correta, etc. Mas óh: não desiste não! Eu também peregrinei um pouquinho até achar finalizadores que funcionam bem pra mim :)

Já fizemos post sobre cuidados para cabelo crespo na praia sim, dá uma olhada:

1- Como cuidar do cabelo na praia: dicas para cabelos crespos e cacheados: http://cacheia.com/2015/07/como-cuidar-do-cabelo-na-praia-dicas-para-cabelos-crespos-e-cacheados/
2- Cuidados com os cachos no verão: http://cacheia.com/2013/12/cuidados-com-os-cachos-no-verao/

Abraços!

Obrigadaaaa!!! Abraços

Maressa, a primeira vez ouvi sobre No Poo foi no programa Encontro comentado pela atriz Julia Konrad (adepta). Fiquei curioso e procurei saber a respeito. Homem tb é adepto e pode usar mesmo com cabelos grisalhos? Os produtos se acha em lojas de cosméticos e farmácias? Queria dar uma melhora no meu visual (rsrsrs) abç Paulo

Oi Paulo, tudo bem? Homens podem seguir a técnica. Se você é grisalho e costuma usar alguma coloração para retocar vai precisar ter o mesmo cuidado de checar se a marca de coloração escolhida é liberada para No Poo. Se não costuma usar coloração, é um detalhe a menos para se preocupar :) Os produtos podem ser encontrados em lojas de cosméticos, alguns em farmácias e supermercados, lojas online, etc.
Abraços!

Olá, vi uma atriz de cabelos cacheados falando sobre essa técnica, meu cabelo é meio cacheado-liso só que ele é bem volumoso, na época que eu tinha 13 e 14 anos eu o escovava, na época dos 15 e agora que estou com 16 não escovo mais, assim ele ainda está se recuperando, vai fazer uns 2 anos que não escovo, mas mesmo assim o meu cabelo ainda não se recuperou totalmente daquela rotina desgastante de escovas, mas pra ressaltar eu nunca utilizei de química nenhuma no meu cabelo, e mesmo assim ele ainda está demorando para se recuperar, enfim eu gostaria muito de seguir essas técnicas de low poo e no-poo e também seguir um cronograma capilar, mas eu sinceramente não sei começar todos esses, queria muito uma ajuda se possível, principalmente com quais produtos devo usar no cronograma capilar.Se puderem me responder eu agradeço muito a ajuda.Obrigada desde já. Bjss e amei o post.

Oi Michele, tudo bem? Você precisa seguir ou low poo ou o No poo. Não dá pra seguir as duas técnicas ao mesmo tempo em função da lista de itens liberados e proibidos. Como estamos na postagem de no poo, acredito que você deve ter lido e teve a oportunidade de conhecer a técnica. Sugiro agora que você leia sobre o low poo e veja qual dessas técnicas atende melhor você: http://cacheia.com/2015/12/manual-low-poo/

Nesse post você encontra informações sobre cronograma capilar e dicas de produtos liberados para low e no poo de acordo com cada fase do cronograma: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Abraços!

Oi Maressa, tudo bem?
Além dos cachos temos mais uma coisa em comum, ainda não sou graduanda, mas sou vestibulanda em Ciências Sociais. :)
Seria possível tu me indicares alguns shampoos com sulfato para remover os possíveis resíduos de silicones insolúveis e derivados de petróleo de meus cachos por favor?
Pretendo dar início à técnica no poo.
Os demais produtos para finalização e co wash já escolhi.
Adorei suas dicas, todas anotadas! ;)

Muito obrigada!

Oi Nádia! O shampoo para tirar o sulfato não precisa ser super especial não. É o que você tiver em casa, desde que seja com sulfato e sem petrolatos. Basicamente ele não deve ter esses componentes: óleo mineral (mineral oil), parafina líquida (paraffinum liquidum), isoparafna (isoparafin), petrolatos (petrolatum), vaselina (vaselin), dodecano (dodeceno), isododecano (dodeceno) e alcano (alkane).

Eu usei no meu cabelo um shampoo da Monange, era o que eu tinha aqui :)

Abraços!

ola tirem uma duvida o silicone soluvel e insoluvel que nao e bom para o cabelo que tem nos shampoo e o mesmo que tem nos reparadores e protetores

São os mesmos componentes sim Thaís. Mas acredito que esses silicones exercem influências bem diferentes quando aplicados no cabelo ou na pele :)

Abraços!

Oi Maressa!
Seria possível tu me indicares alguns shampoos com sulfato para remover os possíveis resíduos de silicones insolúveis e derivados de petróleo de meus cachos por favor?
Pretendo dar início à técnica no poo.
Abraço!

Oi Nádia! Tudo bem? Não se preocupe muito com esse shampoo com sulfato, não precisa comprar um novo só com essa função. Veja se você já tem em casa um shampoo com sulfato que não tenha petrolatos. Se ele não tiver esses itens aqui, ele pode ser usado nessa última lavagem: óleo mineral (mineral oil), parafina líquida (paraffinum liquidum), isoparafna (isoparafin), petrolatos (petrolatum), vaselina (vaselin), dodecano (dodeceno), isododecano (dodeceno) e alcano (alkane).

Abraços!

Blz Maressa! Vlwzão!

Bjuxxx *.*

Vi essa técnica também por uma atriz que atua em malhação. fiquei super interessada,meu cabelo é cacheado.
Quero muito seguir o No Poo. Gostaria de saber exatamente quais os produtos depois de remover os resíduos.
tipo: primeiro,segundo e terceiro, isso no dia a dia.

.

Oi Jenira, tudo bem? Eu acrescentei um trecho novo na postagem respondendo sua pergunta. Veja abaixo:

Pergunta da leitora: Como eu devo usar os produtos depois que começar o No Poo? Qual é a ordem?

A ordem é mais ou menos essa: no dia de lavar, aplique o co-wash no couro cabeludo e esfregue bem, quando estiver prestes de enxaguar puxe o produto em direção às pontas. Feito isso, enxague. Se você quiser aplicar uma máscara, pode aplicar depois de lavar o cabelo com co-wash. Aplique a máscara no comprimento e nas pontas (evite a raiz), deixe agir conforme o tempo indicado na embalagem, e enxague. Passe em seguida o condicionador (que também vai ser aplicado no comprimento e pontas e não na raiz), espalhe bem, deixe agir e enxague. Depois de tudo isso, seu cabelo estará pronto para finalizar usando um creme/gel/mousse/leave-in. Se não for aplicar nenhuma máscara, a ordem é lavar com shampoo e enxaguar, aplicar condicionador e enxaguar, depois finalizar :)

Se você quiser estabelecer uma rotina de cuidados, sugiro a leitura do post sobre cronograma capilar aqui do blog: (http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/) Lá já separei alguns dos produtos por etapa (hidratação, nutrição e reconstrução) e indiquei quais são liberados para No Poo. Se você não sabe bem a diferença entre produtos de hidratação, nutrição e reconstrução também vale a pena dar uma lida. É importante deixar claro que nem todo mundo que segue o No Poo segue o cronograma capilar. São coisas diferentes. Ninguém é obrigado a nada nessa vida, então não se sinta obrigado(a) a seguir um cronograma. Mas se você quiser, monte o seu a partir das necessidades do seu cabelo ou siga nosso cronograma para cabelos saudáveis. Se você não quiser, siga seus cuidados normais, só não esqueça da hidratação: muito importante pra quem tem cabelo cacheado/crespo.

Estou louca pra começar essa técnica , mas a teoria ainda me deixa confusa. Me ajude a começar No Poo na prática.
quais os primeiros passos: Tirar o resíduo e depois usa condicionador e pronto?

Oi Jenira, tudo bem? Depois que seu cabelo estiver sem resíduos você vai poder seguir a rotina normal de lavagens e hidratação. Acrescentei um novo trecho na postagem que pode te ajudar a tirar essa dúvida. Veja abaixo:

Pergunta da leitora: Como eu devo usar os produtos depois que começar o No Poo? Qual é a ordem?

A ordem é mais ou menos essa: no dia de lavar, aplique o co-wash no couro cabeludo e esfregue bem (só com as pontas dos dedos, ok? nunca esfregue usando as unhas!), quando estiver prestes de enxaguar puxe o produto em direção às pontas. Feito isso, enxague. Se você quiser aplicar uma máscara, pode aplicar depois de lavar o cabelo com co-wash. Aplique a máscara no comprimento e nas pontas (evite a raiz), deixe agir conforme o tempo indicado na embalagem, e enxague. Passe em seguida o condicionador (que também vai ser aplicado no comprimento e pontas e não na raiz), espalhe bem, deixe agir e enxague. Depois de tudo isso, seu cabelo estará pronto para finalizar usando um creme/gel/mousse/leave-in. As recomendações principais são: no momento de secar, não esfregue o cabelo com a toalha, faça movimentos beeem suaves. Use de preferência algum tecido de algodão, como uma camiseta por exemplo, para secar o cabelo. Aplique seu produto para finalizar como de costume. Se não for aplicar nenhuma máscara, a ordem é lavar com shampoo e enxaguar, aplicar condicionador e enxaguar, depois finalizar :)

Se você quiser estabelecer uma rotina de cuidados, sugiro a leitura do post sobre cronograma capilar aqui do blog. Lá já separei alguns dos produtos por etapa (hidratação, nutrição e reconstrução) e indiquei quais são liberados para No Poo. Se você não sabe bem a diferença entre produtos de hidratação, nutrição e reconstrução também vale a pena dar uma lida. É importante deixar claro que nem todo mundo que segue o No Poo segue o cronograma capilar. São coisas diferentes. Ninguém é obrigado a nada nessa vida, então não se sinta obrigado(a) a seguir um cronograma. Mas se você quiser, monte o seu a partir das necessidades do seu cabelo ou siga nosso cronograma para cabelos saudáveis. Se você não quiser, siga seus cuidados normais, só não esqueça da hidratação: muito importante pra quem tem cabelo cacheado/crespo.

Bom dia!.
Eu uso mundo o condicionador da skala não entra nas técnicas No Poo e Low Poo?

Oi! Nunca usei os condicionadores da Skala Ana Cláudia, então não conheço a fórmula. Mas dá uma olhadinha no rótulo, se você não encontrar proibidos pode usar tranquilamente :)

Abraços!

Olá! Faço selagem térmica (Cadiveu) há mais ou menos uns 5 anos e estou querendo deixar meus cabelos cacheados novamente… me interessei por essas técnicas de No Poo que você descreve neste post e gostaria de saber se existe alguma dica em especial pra essa situação. Obrigada!

Oi Daniela, tudo bem? Se essa selagem tiver petrolatos ou silicones insolúveis, você estará saindo da rotina No Poo e por essa razão, vai precisar realizar uma nova lavagem com shampoo com sulfato para retornar à rotina.

Abraços!

Amei a sua postagem, me ajudou muito, mas tenho uma dúvida, o creme milagre da lola cosmetics está como creme de pentear, ele pode ser usado como máscara também? Já ouvi falar que esse creme não é indicado como creme de pentear pois possui certas substâncias em sua composição que não devem permanecer no cabelo.
Novamente, amei o post, foi muito útil
Beijos!

Oi Vitória, tudo bem? Esse produto é multifuncional. Eu utilizo como creme de pentear, algumas pessoas usam como hidratação. Nunca ouvi falar nada em relação à proibição do uso do produto como finalizador. No rótulo, a marca prevê o uso com ou sem enxague. Seria o caso de checar diretamente com a Lola mesmo para tirar essa dúvida.

Beijos!

Boa noite!
Estava lendo sobre no poo, na parte NO POO ROTINA DE CUIDADOS e entendi tudo direitinho caso eu queira aplicar a máscara de massagem. Porém, no final de um dos parágrafos está escrito da seguinte forma ”Se não for aplicar nenhuma máscara, a ordem é lavar com shampoo e enxaguar, aplicar condicionador e enxaguar, depois finalizar :)”. Eu não entendi exatamente o que isso, até porque no poo seria sem shampoo, certo?

Eita! Foi erro meu Stella! Esse trecho pertence ao manual Low Poo. Já retirei. Obrigada pelo aviso! :)

Outra perguntinha,
Na lista de produtos liberados, tem o produto especifico para o co wash e o condicionador para no poo. Eu, no caso, só tenho o condicionador para no poo, inclusive um que está ali na listinha. Tem algum problema?

Bom Stella, os produtos específicos para co-wash costumam ter Cocamidopropyl Betaine na fórmula (com algumas exceções como o novo co-wash da Bioextratus por exemplo). Ese componente é um ótimo agente de limpeza e pode auxiliar a remover os silicones dos fios. Dentro do No Poo, só os silicones solúveis em água estão liberados porque eles saem com facilidade durante a lavagem, dispensando o uso de sulfatos pesados que ressecam os fios progressivamente. A lavagem com um condicionador liberado, se bem feita, consegue dar uma boa limpada no couro cabeludo. No entanto, acho bem interessante variar as lavagens com o uso de um produto co-wash que contenham Cocamidopropyl Betaine na fórmula para garantir uma limpeza ainda mais eficiente.

Olá!

Vou começar a utilizar o no poo esta semana. Gostaria de saber se é possível fazer a técnica de fitagem com os produtos de finalização no poo normalmente. O efeito é o mesmo feito com produtos “normais”?

Dá pra fazer sim Camilla :)

Obrigada pelo retorno, Maressa! Percebi que o cabelo fica com um aspecto mais opaco, é assim mesmo no início? Depois melhora? Outras dúvidas vão surgindo… Rs… Posso colorir o cabelo normalmente (no momento estou sem química nenhuma)? Outra voisa… eu fazia a plástica dos fios da Cadiveu (vc já ouviu falar?), gosto muito do resultado, pois minha cabeleireira deixa a raiz mais lisa e o comprimento cacheado e mais comportado, sem frizz, com o aspecto hidratado, enfim gosto mto do efeito. É uma química “leve” (acho!). Vc acha que isso prejudica o low poo?

Oi Camilla, tudo bem? Não senti que meus fios ficaram opacos com o Low Poo, pelo contrário, mas pode ser apenas uma fase da adaptação. De todo modo, não deixe de hidratar o cabelo semanalmente para manter o brilho e a maciez :)

Nunca ouvi falar dessa plástica dos fios Camilla. Bom, se você segue o Low Poo deve checar se os produtos utilizados são liberados. Se não forem, você vai precisar dar uma boa lavada com shampoo com sulfato para retornar à rotina Low Poo normal.

Meu cabelo é cacheado mas quando pequena era liso e já ouvi falar que quem utiliza a técnica do No Poo acaba ficando liso novamente, é verdade?

Oi Sasá, tudo bem? Algumas meninas começam a técnica e sentem que os cachos ficaram muito mais definidos e com brilho. Outras, principalmente onduladas, notam que os fios estão mais lisos. Isso varia muito de pessoa pra pessoa.

Abraços!

minha raiz está ficando muito oleosa lavando com o co-wash, alguma outra sugestão?

Oi Luciana, tudo bem? Troque o condicionador utilizado no co-wash. Eu gostei muito novo co-wash da Yamá, você já experimentou?
Se você trocar de produtos e verificar que mesmo assim sua raiz está oleosa, talvez seja o caso de voltar a usar shampoos, seguindo a rotina Low Poo. Algumas pessoas não se adaptam tão bem ao No Poo.

Oi Maressa, boa noite. Amei seu post! Ele tirou todas as minhas dúvidas sobre a técnica. Só sobrou uma a respeito do Relaxante Natural da Capicilin. Tenho-o em casa e, como fui olhando a composição de todos os meus produtos, encontrei nele o seguinte: DEA PG-Propyl PEG/PPG-18/21 Dimethicone. Por ser Dimethicone ele não se encaixa em silicone insolúvel?

Oi Samanta, tudo bem? O componente indicado é um silicone solúvel em água. Se “Dimethicone” aparecesse sozinho, seria um silicone insolúvel.

Estou com uma dúvida pessoal. Quero adotar o No Pool, minha vida toda só usei shampoo e condicionador, raríssimo usar outro produto e nunca pintei o cabelo. O meu grande problema é que meu cabelo é muito oleoso e se eu não usar shampoo anticaspa ele fica triste. Meu cabelo é bem liso.

Assim, gostaria de saber o seguinte. Para o No Pool, basta eu comprar um condicionar compatível, tipo esse Yamasterol, e lavar o cabelo com ele? Só isso?? Posso lavar todos os dias assim? Não vai dar caspa?

Obrigada!

Oi Alana, tudo bem? Talvez o No Poo não seja interessante pra você, já que seu cabelo sente essa necessidade do uso de anticaspa para evitar a oleosidade excessiva.

Olá, parabéns pelo post! Há algum tempo eu deixei de usar shampoo e uso sabonete de coco no lugar. Você sabe se o processo é o mesmo?

O processo de lavagem? Não entendi bem sua pergunta Vivian :/ Bom, eu não sei dizer se o sabonete de coco é capaz de retirar silicones ou petrolatos, em que medida é mais suave ou mais agressivo, etc. Seria preciso checar a fórmula e realizar um estudo mais aprofundado sobre o assunto. Abraços!

Bom Dia! A mascara botica cachos perfeitos é para qual etapa do CC?

Oi Vanessa, essa máscara tem ingredientes que correspondem às 3 etapas do cronograma. No entanto, acho que pela ordem dos componentes, a maior parte dos ingredientes são para hidratação e nutrição.

Abraços!

Olá Maressa,
Estou tentando iniciar o no poo, e comprei o yamasterol rosa, que a própria embalagem diz que é indicar para co-wash, só que na composição diz q tem paraffinum liquidum. Mesmo assim posso utilizar normalmente?
Aahhhh!!! Tenho os cabelos lisos, levemente ondulados, mas está todo quebrado e partindo muito, por isso resolvi tentar a técnica.
Abraços.

Oi Fernanda, tudo bem? Se eles afirmam que tem parafina, então o produto não é liberado para No Poo :( Para co-wash só servem produtos sem petrolatos e sem silicones. Parece que existem alguns lotes de produtos da Yamá que ainda possuem parafina e foram alvo de muita reclamação das meninas, que acabaram comprando por engano. Eles lançaram produtos novos, com embalagem diferente que desta vez, segundo a marca, são livres de petrolatos, silicones, etc. Eu acho que você pode procurar a marca para solicitar a substituição do produto, dá uma checada nisso. Abraços!

Exceletente! Amei as explicações e dicas de produtos. Acessíveis ($$$) e fáceis de encontrar. Vou tentar o Noo Poo. Estou assumindo os crespos e estou amando!

oi maressa td bem? estou iniciando minha rotina no poo… meu cabelo esta horrível… não se adaptou ainda… mais lendo seu post vi o relaxante natural na sua lista mais ele tem silicone na fórmula… amodimethicone!!!!

Oi Daniela, tudo bem? Existem vários lotes desse produto. O produto que eu tenho aqui em casa é liberado, não tem esse componente. Por isso é super importante checar sempre o rótulo dos produtos ;)

Abraços!

Eu tenho o Relaxante da Capicilin, mas nos ingredientes, diz que ele contém Dimethicone e outros ones, posso mesmo usá-lo para no poo?

Oi Danielle, se ele tiver dimethicone não é liberado para No Poo. Existem alguns lotes do Relaxante da Capicilin que ainda possuem esses silicones insolúveis e por isso só podem ser usados por quem segue Low Poo.

Essa técnica é só para cabelos cacheados?

Pra todos os tipos de cabelo!

[…] Alô meninas! Finalmente chegamos com a resenha que todas estavam esperando: Gelatina Vai ter volume sim! da Salon Line To de Cacho, Creme Para Pentear Salon Line To De Cacho  e ativador de cachos aos poucos vou falando de cada um . A resenha demorou um pouquinho porque esses produtos ainda não está disponível em todas as regiões do país e comprei pelo sate é liberado para Low poo e No Poo. […]

Uma pequena duvida que tenho é se produtos específicos para co-wash (como o da bioextratus) podem ser usados para condicionar também ou se nesses casos é melhor usar algo específico para condicionar?

Oi Sá, tudo bem? É sempre bom consultar as informações que a própria fabricante fornece. Veja o que a Bioextratus diz sobre o assunto:

Para a técnica Co Wash, que faz uso do No Poo, ou seja, lavagem sem shampoo, molhe os fios, retire o excesso de água com a toalha e aplique uma quantidade generosa de condicionador, da raiz até as pontas, mecha a mecha, até o produto se espalhar por todo o cabelo. Deixe agir por alguns minutos. Enxágue.

Para o processo Low Poo, ou seja, shampoo com limpeza suave, faça como os tratamentos tradicionais. Utilize o condicionador após o shampoo. Nesse caso, depois que o cabelo estiver higienizado, aplique o Condicionador Co Wash, em quantidades generosas, por toda a extensão dos fios, aguarde alguns minutos. Enxágue.

Abraços!

Gente boa noite! Adoro o blog, estou em transição (apenas 4 meses sem aplicar alisamento), comprei o low poo da bioextratus, mas dessa técnica é o único produto que tenho, queria saber se é um problema eu usar produtos não liberados para no/low poo juntamente com o shampoo. Por exemplo, uso o shampoo, mas minha máscara de hidratação é a DOCTOR da INOAR. Existe a possibilidade de danificar os fios por conta dessa mistura?

Oi Aline, tudo bem? Não é interessante usar um shampoo Low Poo e cremes/máscaras/finalizadores/condicionadores proibidos para a técnica. Seu cabelo pode acumular resíduos dos petrolatos.

Abraços!

Oi eu tenho uma dúvida! Meu cabelo é bastante ressecado então estou querendo começar a técnica de no poo, mas ainda não sei como iniciar ao certo. Basta eu lavar meu cabelo com shampoo contendo sulfato? (pode ser qualquer shampoo anti-resíduos ou tem que ser exclusivamente com sulfato?) e ai eu hidrato e depois condiciono com produtos próprios para o no poo? E em seguida nas minhas próximas lavagens eu já posso usar o co-wash seguido de hidratação e condicionamento?
Outra dúvida, dando inicio a essa técnica, o cabelo se familiariza mais fácil com a transição para os cachos? Ou isso não tem nada a ver?
E para a transição, é mais recomendável procurar um salão ou é possível fazer em casa?

Oi Mileide, tudo bem? Dá uma lida na postagem com um pouco mais de atenção, tem tudo explicadinho em relação a como começar.
Acredito que a questão do No Poo não tem relação direta com uma transição capilar mais rápida. Tenho uma colega ondulada que depois de seguir o No Poo sentiu que os cabelos ondulados naturais ficaram mais definidos. Nesse sentido acho que pode ter alguma relação sim.
A transição capilar pode ser feita em casa sim, tranquilamente :D

Abraços!

Talvez eu não tenha entendido algo, me ficou uma dúvida. Na primeira lavagem, com shampoo ainda, pra retirar os resíduos, esse shampoo pode ter silicones insolúveis? Por que vocês falaram:

“Lave seu cabelo pela última vez utilizando um shampoo com sulfato e sem petrolatos para remover todos os resíduos dos silicones, petrolatos, parafinas e por aí vai.”

Certo. Ele têm sulfatos e não tem petrolatos, ok, mas têm silicones insolúveis. Então, ele iria retirar todos os resíduos, mas e os próprios silicones da sua composição? Utilizei o shampoo da Phytoervas – Óleo de Macadâmia.

Oi Arthur, é interessante usar um shampoo sem petrolatos e sem silicones insolúveis nessa última lavagem. Mas se o produto que você usou pra lavar tinha silicones insolúveis, basta usar um produto para co-wash com Cocamidopropyl Betaine na fórmula na próxima lavagem :) Esse componente limpa silicones solúveis e insolúveis.

Abraços!

Ola!!
Meu nome é gisele . Tenho um cabelo indefinido. Por muito tempo passando guanidina com o pente fino meu cabelo foi perdendo seus cachos naturais e estao em um friso . Gostaria de ter meus cachos de volta.
Imaginei que o no poo pudesse me traze-los de volta.
Me ajudem como posso começar?????

Oi Gisele, tudo bem? Confira esse post aqui, tem várias informações sobre a transição capilar:
http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/

Abraços!

Olá, tenho uma dúvida. Para quem usa óleo de coco e faz no poo, como limpar o cabelo depois da umectação? Teria que usar o shampoo?

Oi Mine, tudo bem? Acredito que o co-wash com um produto que contém um tensoativo consegue realizar a limpeza, mas como não sigo o No Poo tenho um pouco de dificuldade para te dar certeza sobre esse tipo de higienização. Sempre faço umectação de um dia para o outro e lavo com shampoo suave no dia seguinte.

Abraços!

[…] Ao invés de usar shampoo, usamos condicionadores próprios para a técnica (mais uma vez, esse blog explica muito […]

[…] explicando o surgimento das técnicas e sobre os componentes prejudiciais. Guia Low Poo e Guia No poo falando sobre o que é, rotina de cuidados e produtos liberados para usar. Video da Mari mais do […]

Olá, boa tarde, estou pensando em seguir a técnica do no poo e gostaria de saber se o creme finalizador da Seda Óleo Hidratação também é liberado para essa técnica, pois ele é liberado para low poo. Obrigada!!!

Oi Caroline, tudo bem? Todos os produtos liberados para No Poo são liberados para Low Poo, mas nem todos os produtos liberados para Low Poo são liberados para No Poo. Acredito que o produto que você citou não é liberado para No Poo, mas é importante checar o rótulo conforme indicado na postagem para ter certeza. Abraços!

Ola, qero começar a técnica no poo na minha filha, para isso eu devo usar um coo wash p lavar o couro e em seguida um condicionador no poo?! É isso?! O cabelo dela é ondulado mas embaraça muito fácil e é muito seco nas pontas

Oi Thaís! Acho que você entendeu errado. O co-wash é uma lavagem apenas com condicionador.

Meninas…antes de tudo parabéns pelo conteúdo. Meu cabelo é 2B e diante de tantos produtos indicados, fiquei na duvida de qual adquirir para a rotina completa, pois pude perceber que alguns são para cabelos mais crespos e mais cacheados e tenho medo de que o meu por ser ondulado fique pesado.

Aguardando contato. Muito obrigada :*

Oi Roseli, tudo bem? É super difícil indicar algo específico pra alguém, cada cabelo possui necessidades diferentes. Mas temos uma postagem aqui onde sugerimos alguns produtos, finalizações para os ondulados e onde muitas meninas onduladas também enviaram sua experiência sobre o assunto, confira:
http://cacheia.com/2016/07/guia-cabelos-ondulados-finalizacao/

Abraços!

Olá, o creme meu cacho minha vida da Lola pode ser usado como low poo? Possui Behentrimonium Methosulfate na composição.

Oi Hagar, confira nosso guia low poo, lá tem tudo certinho :) http://cacheia.com/2015/12/manual-low-poo/

Oi bom dia
Passei pela transiçao .ai fui ate o beleza natural.agora quero aderir a tecnica no pow.o que sera que posso continuar a ir no beleza natural da zica .porque muitos falam que tambem tem quimica.

Oi Gislaine, tudo bem? O carro chefe do BN é um super relaxamento, mas sei que o salão também oferece outros serviços. A decisão de frequentar ou não o Beleza Natural cabe a você. Quanto à técnica, até onde eu sei os produtos desse salão não são liberados mas é preciso checar se lançaram algo recentemente que atenda.

Abraços!

Olá, Maressa, tudo bem? Methylparaben, que tem no Yamasterol, é petrolato não é? Quero muito começar a usar, mas morro de dúvida, porque em vários lugares li que methylparaben é um tipo de parabeno.

Oi Francien, é um parabeno mesmo, um tipo de conservante.

Abraços!


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.