10 coisas que toda cacheada e crespa precisa saber

  • Home
  • Dicas
  • 10 coisas que toda cacheada e crespa precisa saber

Há alguns anos eu achava que o cacheado do meu cabelo não era bonito. Mais alguns anos antes, direto do túnel do tempo, achava que meu cabelo não cacheava – isso porque a bonita aqui, no auge dos seus 11 anos, penteava o cabelo seco. Enfim.

Dia desses parei para pensar em coisas básicas que eu não sabia sobre o meu cabelo e que fizeram ele mudar com-ple-ta-men-te. Resolvi compartilhar essas dicas com vocês!

 

10-coisas-que-toda-cacheada-precisa-saber

1. Não lave o cabelo todos os dias!

O cabelo cacheado é naturalmente mais ressecado, pois a oleosidade natural do cabelo tem dificuldade em percorrer o fio encaracolado até a ponta. Os componentes inseridos no shampoo, para limpar o fio, retiram mais ainda essa oleosidade

Assim, quando lavamos o cabelo diariamente, estamos retirando a hidratação do fio. Repare que algumas marcas para cabelos cacheados já sugerem que o cabelo não deva ser lavado diariamente, como no caso do shampoo Oro Argan da Bioderm.

Obs: Esse item é um dos que mais melhora o aspecto do cabelo!

2. Não seque o cabelo com toalha de banho!

Já reparou que quando você seca o cabelo com a toalha de banho, ele fica cheio de frizz? Isso porque o atrito da toalha com o cabelo gera estática, o tal do frizz. Para secar o cabelo, use um tecido 100% algodão, algodão cru ou papel toalha.

Lembre-se também de não esfregar os fios! Apenas amasse-os retirando o excesso da umidade ;)

Obs: Algumas pessoas, como a Ana aqui do blog, dizem que não têm esse problema com a toalha. Experimente e veja o que acontece com o seu cabelo ;)

3. Não use química.

A química destrói a estrutura do nosso cabelo, seja numa escova progressiva (que alisa progressivamente o cabelo) ou em um relaxamento para baixar a raiz – que, lembre-se, um dia vai ser o comprimento do cabelo.

Obs: Não se trata de uma ditadura do cabelo natural. Vamos lembrar que o cabelo é seu e você faz o que bem entende com ele, certo? Agora, se você quer um conselho meu é: não use química para “abrir seus cachos”, “para tirar o volume” ou qualquer outro motivo que o valha por um motivo simples: sua saúde! Química danifica, sim, os fios, deixa-os com o aspecto ressecado, sem vida e ainda pode causar cortes químicos (já passei por isso e, oh, não desejo pra ninguém). Claro que tem uma questão mais forte ainda: a aceitação à sua identidade, mas isso vai de pessoa para pessoa e você não vai ser menos que ninguém se resolver que esse papo de cabelo crespo/cacheado/ondulado não é para você.

Leia Também: Existe alguma forma segura de fazer “escovas progressivas”?

Selagem, botox, cauterização e outros. Eles alisam nosso cabelo?

Relaxamento e permanente também são químicos!

Posso alisar meu cabelo?

Eu não sou a Taylor Swift

4. Gaste menos, aproveite mais.

Você não precisa gastar fortunas com produtos caros. Aliás, não escolha seus produtos pelo preço e marca. Aprenda a ler os rótulos e entender o que cada componente faz de bem ou mal para o seu cabelo. Não é fácil, eu sei, mas com tempo e paciência você consegue!

Além disso, você não precisa usar metade do produto a cada lavagem (que não deve ser feita todo dia, lembra?) e nem encharcar o cabelo com leave-in (pelo amor, não façam isso! nada de esconder volume!).

Vocês conhecem a regra da moeda de um real? Não? Então, confiram essa e outras dicas da Ana para economizar seus produtos!

5. Low poo, no poo e co-wash

Pouco shampoo, sem shampoo e lavagem com condicionador, respectivamente, são técnicas para se livrar e/ou diminuir o uso de shampoos com parafina, silicones e demais derivados do petróleo, melhorando assim o aspecto e saúde do fio. Este item está diretamente relacionado ao 1 e ao 4.

Dica: Leiam esse post incrível, da Giovanna: descomplicando o low poo

Lista de produtos para Low Poo e No Pow

Perguntas frequentes sobre a técnica low poo e no poo

6. Cronograma Capilar

Você já deve ter visto por aí aquela tabelinha do cronograma capilar. Se você, como eu, se assustou com a frequência de hidratações, nutrições e reconstruções que o seu cabelo necessita, calma, vou te contar um segredo: ” Cada cabelo uma sentença!” Não é porque aquela menina do cabelo ba-pho faz sei lá quantos tratamentos por semana que você precisa fazer também. Com o tempo, você entende qual etapa do cronograma seu cabelo está necessitando naquele momento e com que frequência seu cabelo precisa de cuidados.

 

7. Cortar, sim!

rapunzel

Mulher é um ser complicado. A gente se livra da ditadura da chapinha, mas não se livra da ditadura do cabelo comprido. Gente, pelo amor de todas as divindades em que cada uma de nós acredita, para que essa paranoia com o tamanho do cabelo? Mulher ter cabelo comprido é um padrão estético imposto pela sociedade tanto quanto o cabelo chapado. Você não é menos mulher porque fez o bc e tá com o cabelo curto. Ou mesmo porque você quer mudar e cortou o cabelo. Não precisa ter motivo para cortar o cabelo, aliás. Apenas reflita e não se limite! Cabelo curto é lindo, é moderno e, como disse o Everton Maciel em um texto no Papo de Homem, “Uma mulher de cabelo curto é o seguinte: ela tem uma informação para te dar; e ela não pergunta se você quer ser informado. Mulher de cabelo curto, simplesmente, informa. O resto que se dane. Mulher de cabelo curto diz o seguinte: eu tenho minha autoestima no lugar e não preciso de nada que venha de você.”

E se você já passou da fase do bc e fica de mimimi por causa do “fator encolhimento” ou chorando porque a cabeleireira cortou 1 dedo. Sério, me poupe! Cabelo cacheado precisa de vida! Corte! Tire o aspecto pesado, as pontas duplas… Ah, e fator encolhimento é o c&r@l*0! Nosso cabelo é feito de molinhas e essa é beleza dele. Se não encolhesse, não tinha cacho e a gente não tava nem aqui. Tava todo mundo lisa e igual. Não é isso que você quer, né? Então PARA de reclamar!

8. A nutrição vem de dentro

nutricao-do-cabelo-comeca-com-boa-alimentacao

Não adianta nada nutrir e hidratar o cabelo e não fazer o mesmo com o nosso corpo. A nutrição vem de dentro para fora. Então, fique de olho na sua alimentação!  A Raysa fez um post completíssimo sobre cronograma alimentar com dicas de alimento e tudo mais! Não deixem de ler!

9. Como acomodar os cachos na hora de dormir

Você lava seu cabelo todo dia porque diz que seus cachos acordam amassados, com frizz e embaraçados, certo? Acho que uma das maiores descobertas na vida de uma cacheada é saber como dormir para preservar os cachos e ter um bom day after (ou muitos). Como eu detesto dormir com coisas no cabelo, minha maior dica é: fronha de cetim e cabelo pra cima, mas existem diversas técnicas para dormir e também para preservar os cachos durante o dia. Confiram o post “Day after: dicas para manter os cachos lindos no dia seguinte

10. Como pentear o cabelo cacheado

Essa é uma das descobertas mais básicas, mas também mais importantes na vida de uma cacheada. Minha mãe tem cabelo liso e eu dos 4 anos aos 11 também tinha cabelo liso (antes era cacheado), por isso, quando meu cabelo mudou novamente, foi difícil perceber que eu não podia pentear meu cabelo seco. Acabei ficando dos 11 aos 14 anos achando que meu cabelo era um liso armado e louca de vontade de ter cachinhos como quando eu era mini-mari ou o liso de quando eu era um pouco maior. Sendo assim:

  • Nada de pentear cabelo cacheado seco!
  • Desembaraçar o cabelo ainda molhado, mas NUNCA embaixo do chuveiro ( porque os fios se rompem mais facilmente)
  • Começar das pontas e ir subindo conforme os fios forem desembaraçando.
  • Usar pentes largos (eu penteio sõ com os dedos)
  • Se puder ser de madeira é melhor porque gera menos estática (frizz).
  • Não prenda o cabelo molhado!

Mais dicas em: Como pentear cabelos crespos e cacheados?

Mariana

Mariana Boaretto, 28 anos, paulistana. Mãe-coruja do Lorenzo e da Giovana, formada em Comunicação e cursando MBA em Marketing. Descobriu sua paixão pelos cachos há 7 anos e adora compartilhar dicas de cuidados, aceitação e empoderamento feminino.







comments

Blog Comments

Porque nunca pentear o cabelo embaixo do chuveiro?

Oi, Tha!
Porque os fios estão embaraçados e se rompem mais facilmente.
Atualizei o post com a informação. Obrigada pelo comentário!

Espero que o post te ajude.
Bjs!

Oi Mariana…sempre desembaracei meu cabelo com o pente debaixo do chuveiro. Passo o condicionador e o pente.E nunca tive problema.Será q depende do cabelo,ou será q eu nunca notei algum problema?
bjs…;*

Oi, Tutty!
A questão de pentear o cabelo embaixo do chuveiro, com a água rolando, é muito falada por médicos. Eu, sinceramente, só tentei uma vez e meu cabelo fez até um barulhinho de quebra. Eu acredito que não tenha diferença, que quebra os fios mesmo, mas não tenho uma base científica para te dar essa resposta exata. Mas acho também que você deva considerar a resposta do seu cabelo, se ele não quebra e você gosta de fazer dessa forma, por que não continuar? E a próxima vez que você for na dertmato pergunta a opinião dela.

Depois me fala o que ela te falou, ok?
Beijos e obrigada pela participação!

Eu penteava até uns tempos atras, mas parei recentemente.
E vou dizer, meu cabelo estava quebrando todo e eu nem sabia.
Eu tinha fios pequeninos no topo da cabeça resultado da quebra.

Olha só! Que bom que parou, Alessandra.
As vezes fazemos algumas coisas por costume e nem sabemos o quanto estamos prejudicando a saúde dos nossos fios.

Depois que parou, viu alguma melhora na quebra?

Um beijo!

Nossa eu fazia isso, muito obrigada, agora não farei mais!

Bjos.

O indicado seria lavar o cabelo um dia sim, um dia não?

Oi, Taynara!
No mínimo, um dia sim o outro não. Tem gente que consegue mais, tem gente que não consegue ficar sem lavar todos os dias. Aí depende de você.
Mas o ideal, e que menos resseca o cabelo, é fazer intervalo :)

Beijos!

Meu cabelo ta em transição mechas cacheadas e outras lisas
a coisa é CORTA
bom meu cabelo bate depois dos ombros e ta meio dificil pra desapegar porém
eu ja to quase confirmando no salão
se é pra ser cacheada que seja totalmente :D

É isso aí, Itale!
Assuma sua beleza natural e seja feliz!
Será muito mais fácil, e prazeroso, cuidar do seu cabelo como ele é realmente ele é!
E os resultados são de apaixonar <3

Conte com a gente!
Um beijo!

Muito bom o post e o blog. Conheci o blog de vocês essa semana, gostei muito mesmo.

Não me entendam mal, mas gostaria de sugerir duas coisas, a letra cinza do blog é muito clara. É linda, mas acaba me fazendo desistir de ler até o final. E a outra é deixá-lo um pouquinho mais organizado.
Foi um dos melhores blogs sobre cabelos cacheados q achei, costumo seguir blogs estrangeiros por terem mais informações. Mas o de vcs esta tão inteligente e gostoso de ler. Vou acabar preferindo vcs!!! Não desistam, invistam mais.
Parabéns pelo blog.

Oi, Nathália!

Não só não entendemos mal como adoramos. Obrigada por compartilhar sua opinião conosco :)

Como você deixou o link do seu Facebook, tomei a liberdade de te mandar uma mensagem inbox para entender melhor a questão da organização, ok? (Obs: Se não estiver aparecendo,dá uma olhadinha na pasta “Outros”)

Espero que continue nos acompanhando e fico feliz que tenha gostado do post!

Um beijo,

Mari

Como faço pra mandar meu link do face,
? Aqui mesmo?

Manda seu e-mail, Milene!

gostei das dicas! vou adotar a fronha de cetim, que é a única coisa que não fiz ainda e para de secar com toalha.
Fiz um bom corte que modelou meu cabelo que é ondulado(2B), agora é tratar e ter paciência coisa que pra mim é um dom do Espirito Santo, deixar esse cabelo natural está sendo o meu maior desafio de beleza! Tem horas que sinto vontade de desistir…ontem mesmo cheguei a ir para o caixa com um kit desse de progressiva pra fazer em casa, quando estava chegando na minha vez fui devolver na prateleira quase chorando. Nunca pensei que fosse ser tão dificil! o me mata é o frizz…ainda não achei algo que dê certo pra mim

Oi, Eleni!
Fico feliz que tenha gostado das dicas e que tenha desistido da progressiva. Quando tiver nesse dias de desânimo, manda mensagem no Facebook para nós :) https://www.facebook.com/blogcacheia

O cetim ajuda MUITO no frizz e secar o cabelo com tecido de algodão também (experiência própria). Claro que sempre fica um pouco, faz parte do nosso cabelo, afinal. A etapa da nutrição me ajuda muito nisso! Te indico a umectação: http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/ Já fez?

Um beijo, Mari

obrigada pelo carinho!
vou testar sim!!

Magina! Eu que te agradeço a participação. Testa sim e depois me conta o que achou.

Um beijo,

Mari

Eleni passeando por vários blogs( ñ tenho esse hábito,pois ñ sou fã deles,mas sim curiosa por produtos)li o q escreveu e vi o seu desespero com o frizz
do seu cabelo,apesar de estarmos em dezembro(vc escreveu em maio)espero q ñ tenha usado química no seu cabelo pois cabelos cacheados naturais são lindos.compartilho com vc essas dificuldades pois meu cabelo é totalmente black,cacheados e NATURAL, me da muito trabalho e muito prazer em
ser ousada e assumir meu black.tive problema tmb com esses cabelos arrepiados mas sem querer resolvi passar um óleo;mas pouco, antes do creme de pentear e deu certo. processo é o seguinte: quando terminar o processo do shampoo e condicionador,com o cabelo voltado para baixo NÃO seque o cabelo,
deixe escorrer um pouco a agua,dê leve batida com toalha de malha no cabelo e ai passe um pouco de óleo de amêndoa,argan ou óleo preciosos de flores de loreal,depois ainda com os cabelos parar baixo passe o seu creme de pentear preferido e o seu ativador de cachos ( se quiser),foi a unica coisa que tirou o frizz do meu black.

Adoro as dicas de vocês, sou apaixonada pelo meus cachos… Mas, confesso que passei a fase do cabelo liso, mas só utilizei secador e chapinha, nada de alisantes… Hoje em dia só ando com ele cacheado, e recebo muitos elogios, por isso… I love cachos!!

Oi, Beatriz!
Ficamos muito felizes que você curta nossas dicas :)
Acho que quase toda cacheada já passou por uma fase “quero ser lisa”. O ruim é quando essa fase não passa e a gente não se aceita e, principalmente, não se ama, né?

Continue com seus cachos! E mande foto para o nosso Facebook que nós publicamos na página :) https://www.facebook.com/blogcacheia

Beijos, Mari

[…] TOP 9 – 10 coisas que toda cacheada precisa saber […]

ADORE TODAS ESSAS DICAS.

Eba! Obrigada, Larissa! Fico muito feliz!

Um beijo!

Oi ,sou apaixonada por esse blog ,tenho 15 anos , e sofri muito até decidir me libertar da chapinha , faz quase 8 meses que parei de vez com a quimica , e já noto que deveria ter parado bem antes ,sempre fiz chapinha , pois penteava o meu cabelo seco ( não sabia que ele era ondulado ) desde que eu tinha 9 anos , é muito mas muito difícil , aceitar ele assim ao natural , até esses dias fiz chapinha , mas me arrependi no momento , pois amo meus cachos ,só foi dificil aceitar ele , antes cortava com gillette em casa , raspei ele do lado , e fazia chapinha TODOS os dias , hoje me arrependo , mas naquela época eu achava necessário até por que não é fácil todos da minha familia terem cabelos bem lisos e o teu é o único diferente , vou usar a técnica da fronha não sabia disso , obrigada ,amo as dicas do blog , já vi muitos mas era tudo pra cabelos bem crespos ,e amei descobrir que tem pro meu cabelo !! Obrigada meninas <3333

Usei por longos anos meu cabelo liso por químicas variadas, secador, chapinha, etc, mas sinceramente não me sentia autêntica e por isso resolvi cortar meu cabelo curtinho, com acessórios e ganho muitos elogios.
Suas dicas são mmaravilhosas vou adota-las.
Beijocas

Oi, Ester!
Fico feliz que você tenha gostado das minhas dicas.
Se tiver alguma dúvida é só falar, viu?

Beijos!

GOSTARIA DE SABER QUAL É A COR SDO SEU CABELO LINDINHA?! No aguardo.

Oi, Isa!
A moça da foto não sou eu, é foto de banco de imagem. Por isso, não sei te dizer qual tom é, mas deve ser uma variação de loiro escuro.

Beijos!

Oi Mari!
Primeiramente quero parabenizar vc e as outras meninas pelo trabalho no blog. Cheguei agora e ja estou amando *-*
Muito bom ter um blog direcionado pra nos, cacheadas de todos os tipos =)
Tenho uma duvida: quando vc fala em pentear o cabelo embaixo do chuveiro, pentear com os dedos tbm nao pode? Eu desembaraco quando passo o condicionador.
E uma sugestao: n sei se ja tem mas, se vc puder, faz um post sugerindo cortes pra diferentes tipos de cabelo cacheado. Cada cabeleireiro me fala uma coisa e sempre fico na maior duvida de como cortar pra dar movimento aos cachinhos.
Obrigada e, mais uma vez, parabens! =D

Oi, Vivi!
Primeiro, muito obrigada pelo elogio. Muito bom saber que nossa missão está sendo cumprida :)
Desembaraçar com os dedos superficialmente não tem problema. E quando eu digo em baixo d`água, é literalmente, pentear com a água rolando no cabelo, pois isso quebra os fios.
Sobre os cortes, temos dois posts feitos pela Raysa. Dá uma olhadinha:

http://cacheia.com/2013/12/gocurly-como-cortar-cabelos-cacheados/
http://cacheia.com/2013/12/gocurly-como-cortar-cabelos-cacheados-parte-2/

Qualquer coisa que precisar, estamos à disposição :)
Beijos, Mari

Oi Mari,
então minha duvida seria sobre a temperatura da água é verdade que a o certo é sempre lavar com água gelada??Pior que só consigo tomar banho morno ou mega quente..
Beijoos

O certo é você tomar banho com água morna! Nada de gelada ou mega quente. Água um pouco fria ou morna!

Oi Mary!.

Eu tenho uma dúvida. Quando eu acordo meu cabelo ta embaraçado! e feio! o que eu faço? (Amei o blog)

Oi, Samara!
Que bom que gostou do blog! Ficamos muito felizes :)
Já tentou molhar o cabelo com borrifador? É bom para redefinir os cachos.
Aqui tem algumas dicas da Raysa de o que colocar no borrifador: http://cacheia.com/2014/07/o-que-tem-no-borrifador-dicas-para-cabelos-cacheados/
E aqui http://cacheia.com/2014/01/day-after-dicas-para-manter-os-cachos-lindos-no-dia-seguinte/
tem algumas dicas gerais, desde a hora que lava, passando pela hora de dormir, de como cuidar dos cachos para ter um bom day after.
Espero que te ajude. Qualquer dúvida, me avise :)

Beijos, Mari

Olá, primeiramente ADOREEEEEI O BLOG :D !!
A pouco tempo, por pura insistência do meu marido acabei assumindo meus cachos e to adorando. Mais desde então, estou numa briga para controlar o frizz. Atualmente estou usando a linha Multi Ação (shampoo, condicionador, mascara), não tenho o costume de passar creme de pentear somente o óleo de argan da FRUCTIS. Faço hidratação somente com mascara e o óleo de argan( por 20min com touca laminada). E finalizo com 2 gotas de óleo de argan, amasso e pronto. Ele fica lindo, mais conforme vai secando, vem o frizz e desmancha todinho os meus chachos (3b).
O que eu faço com esse frizz, pelo amor de Deus ??!!

Oi, Jacqueline!

Primeiro, ficamos muito felizes que você tenha gostado do blog e, principalmente, tenha assumido seu cabelo natural.

Provavelmente seu problema do frizz está ligado a finalização mesmo e ao fato de você não usar um leave-in após o banho. Compre um leavae-in de sua preferência e teste.

Outras dicas que irão te ajudar:
http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/
http://cacheia.com/2013/12/6-dicas-para-detonar-com-o-frizz/

Beijos!

Conheci o bog através da minha irmã adorei . Parabéns. tenho uma dúvida.meus cachos ficam secos na frente rapido.o que fazer.beijosssss.

Oi, Naide!
Como assim secos? De ressecados?
Se for isso, na hora que você for fazer a hidratação, você pode caprichar um pouco mais na parte da frente. Isso não significa colocar mais creme, mas sim fazer mais “massagem” no cabelo com movimentos para cima e para baixo, encapando o fio.

Beijo

Eu costumo pentear os cabelos embaixo do chuveiro e ele fica bem bonito,acredito que depende da textura do cabelo, o meu é bem grosso.

Oi, Nanda!

E não cai muito cabelo?

Bjs

preciso de coragem, coragem, coragem para cortar! Q inspirador, me identifico demaaaais
nao sabia da parte de nao lavar sempre, nem da toalha, e a parte de pentear seco eu confesso q nao levava mt a serio….e o pior: a quimica! usava um relaxante pra reduzir a raiz q acredito q tenha comprometido o comprimento (ah q pena, eu nao sabia…)
Estou AMANDO o Cacheia! Parabéns! Tão legal quando um blog dá realmente atenção ao público e interage com o mesmo(vi q tds os posts sao respondidos e isso faz td diferença)

bjs

Oi, Fay!
Vai cortando aos poucos, lendo a respeito. Daqui a pouco você não vai querer mais largar a tesoura :)
Pois é, tem um monte de coisas que a gente nem imagina. Eu também não sabia e hoje sei que essas coisas mais básicas são as que mais interferem no nosso cabelo.
Ficamos muito felizes que você esteja gostando do blog. Se precisar de ajuda, pode conte com a gente :)
E, sim, sempre respondemos!

Um beijo!

Ooi ameiii seu blog
Aiin dicas perfeitas Muito Obrigada !!!!!

Obrigada, Robertha :)

Oi, conheci o blog um dia desses e estou amando. Tenho uma duvida, vocês disseram que não pode pentear o cabelo embaixo do banho, mas como isso? Normalmente eu lavo meu cabelo, fecho o chuveiro, tiro o excesso da água, passo condicionador e começo a pentear. É errado? Ou só é errado pentear embaixo do chuveiro ligado mesmo?
Obrigada!

Oi, Isabela!
Você está fazendo do modo correto. É que tem gente que penteia com água do chuveiro ainda ligada, literalmente, embaixo dele e isso quebra os fios.

Que bom que você está gostando :))

Qualquer dúvida, estamos por aqui.

um beijo!

Primeira visita hoje nesse blog e amei as dicas!
Faço alisamento desde dos meus 9 anos(Hoje tenho 20 anos), tava pensando em voltar pros meu belos cachinhos, só falta coragem para largar de vez a minha selagem. Faz 3 meses que não faço nenhum tipo de química, só hidrato e lavo toda semana, li cada comentário e estou apaixonada, o que faço?
Já estou incomodada com a raiz alta, tem algum tipo de creme de pentear ou finalizador que possa me ajudar nesse processo tão lento de “Quero meus cachos de volta!”? kkkk

Oi, Maria! Que legal!
Aqui temos um guia completo para ajudar a assumir o cabelo crespo: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/
A má notícia é que creme sozinho, nessa fase, não ganha a guerra. É preciso muita paciência e dedicação.

Se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários dos posts, tá?
Queremos muito te ajudar nessa fase!

Um beijo!

[…] e, principalmente, quando pentear nossas molas é, na minha opinião, a mais significativa entre as 10 coisas que toda cacheada precisa saber. Isso porque pentear o cabelo interferirá diretamente em como o cabelo irá […]

ahhahahaha acabei de comentar no outro post que penteava o cabelo seco quando era criança e descobri que você fazia a mesma coisa xD Acontece né? A gente recebe muito pouca informação sobre cabelo cacheado, então acabamos lidando com ele do mesmo jeito que lidamos com cabelos lisos. Hoje graças a internet muita coisa tem mudado. Viva o/

Também perguntei no outro post como secar, e já recebi a resposta. Já tinha ouvido essa da dica da toalha, mas nem lembrava. Vou procurar um tecido de algodão por aqui e passar a usar pra secar. Meu cabelo tem muito frizz e acho que essa é uma das causas.

Eu to deixando meu cabelo crescer pra cortar e doar. Na verdade ele já tem tamanho pra doação, mas além da preguiça de ir no salão cortar, não tenho ideia de como deixar ele. Tem post sugerindo cortes aqui? Última vez que cortei curto ficou tão ruim, a cabeleireira fez um trabalho bem mal feito e o cabelo ficou estranho. Tenho medo de deixar isso acontecer de novo. Quero cortar ele um pouco acima dos ombros, ou na altura dos ombros mesmo; Não é muito curto mas eu gosto desse tamanho, nem tão longo nem tão pequeno ^-^

Oi, Marina!
Esse negócio de pentear o cabelo seco deve ser um dos erros mais cometidos por http://cacheia.com/wp-admin/edit-comments.php?comment_status=moderated#cacheadas desavisadas hahaha Me ferrei anos por causa disso! kkk
Quanto ao tecido de algodão, sugiro uma camiseta velha ;)

Se quiser mais dicas de como secar, a Maressa fez um post que pode te ajudar: http://cacheia.com/2015/06/como-secar-cabelo-cacheadocrespo/ E a Ray tem um post com dicas para evitar o frizz: http://cacheia.com/2013/12/6-dicas-para-detonar-com-o-frizz/

Sobre cortes, também temos dicas. Dá uma olhadinha nesses posts da Ray: http://cacheia.com/2013/12/gocurly-como-cortar-cabelos-cacheados/ e http://cacheia.com/2013/12/gocurly-como-cortar-cabelos-cacheados-parte-2/

É bacana você procurar um cabeleireiro que tem experiência com cachos e, de preferência, que corte o cabelo a seco. Você mora em qual cidade?

Bjs

Ola Mariana meu cabelo era cacheado um liso cacheado melhor dizendo! Ao passar do tempo começei a usar Tresemé e tirou meus cachinhos
Estou na fase se transição mais estou desesperada pois as pontas nao quer cachear, será que você poderia me ajudar!???
Desde já agradeço!!!

Oi, Chelle! Tudo bem?
Como você está em transição, imagino que as pontas estejam com alguma química, certo? Por isso que não está cacheando :(
Você precisa cortar a parte alisada para que o cabelo volte a cachear naturalmente.

Se tiver alguma dúvida, estou por aqui :)

Um beijo!

Já cortei mais a parte da frente ainda está um pouco lisa, estou lavando meu cabelo com o shampoo anti-residuo
está correto lavar com esse shampoo? Obrigada por ter me respondido!!
Será que existe uma forma de hidratação que ajude a recuperar os cachinhos?
Beijooos!!

Oi, Chelle! Tudo bem?
Então, muita gente diz que o shampoo anti-resíduo ajuda a tirar a progressiva, você até pode usar, mas sugiro ficar de olho para ver se o seu cabelo não está ressecando os seus fios. Se sim, use só uma vez por semana.
Não existe hidratação para recuperar os cabelos, só para recuperar a aparência dos fios. Mas recuperar os cachos mesmo, só esperando o cabelo crescer e ir cortando.
Magina, qualquer dúvida estou por aqui!

Bjs

Olá! Estou bem e você?
Ok! Obrigada pelas dicas, ficarei sempre de olho aqui nas suas dicas adoreiiiii
Beijooos

Oi, Chelle! Tudo bem também :)
Fico feliz que tenha gostado.

Qualquer coisa estou por aqui!

Bjs

“Nunca use química!”

Gente, por favor, achei que tivéssemos superado essa *necessidade* de cabelo natural. Se a guria não gostar da estrutura do cacho e achar que com a química de transformação fica melhor, fica menos embaraçado, ou sei lá qual motivo, que faça. Ditar o que é bom ou não é bom, o que precisa ou não precisa fazer em relação a isso gera, inevitavelmente, um preconceito muito grande com o pessoal que gosta de relaxar a raíz porque se sente bem. E o cabelo não deixa de ser cacheado, lindo e poderoso por isso.

Sugestão: cuidado como falam nos posts. :’))

Oi, Julia! Tudo bem?

Talvez eu tenha me expressado mal. Embora o post seja para pessoas que já optaram por manter seus cabelos crespos ou cacheados e, além disso, Cacheia ser publicamente contra químicas, por razões que vão desde saúde a aceitação, talvez tenha faltado explicar um pouco melhor esse ponto e não só usar um título.
Não forçamos ninguém a não usar química. Isso é, obviamente, uma questão completamente pessoal e que só diz respeito a cada um. Inclusive, já citei em outros posts meus que você só deve entrar na transição ou fazer o BC porque você quer e porque você viu que não quer mais a química. Vou acrescentar essa ressalva aqui também ;)

Obrigada pelo comentário!
Bjs

Oi meninas encontrei este blog por acaso e estou amando e descobrindo cada dia mais coisas que nunca imaginei adotei o lavar com condicionador e notei uma melhora extraordinária, mas falta muita coisa.Agradeço a todas a disposição de compartilhar com todas nos as suas descobertas. Já marquei salão para cortar bem poucooooo mas já é um começo e quero cada dia aprender mais e colocar tudo em prática. Bjss a todassss.

Que bom, Andrea!

Vai com calma que é bastante coisa mesmo. E, se tiver dúvidas, deixa comentário no post que nós ajudaremos com o maior prazer!

Um beijo!

OI MARIANA BOM DIA!

EU USO QUIMICA PRA SOLTAR OS CACHOS MAIS PERCEBI QUE ELES ESTAO FICANDO RELAXADOS DE MAIS,OBRIGADA PELA DICA PENSEI QUE A QUIMICA AJUDAVA QUANDO NA VERDADE SO ATRAPALHAVA O DESENVOLVIMENTO DOS MEUS CACHOS!!!
BJS

Oi, Juliana!
É, infelizmente, a química acaba ressecando e quebrando os fios!

Conte com o Cacheia para o que precisar!

beijos!

Olá,
Gostei demais do site de vocês, tirou diversas dúvidas.
O meu problema é que quando fui ao salão ano passado, o cabeleireiro cortou mais curto atrás e mais comprido na frente, e está aparecendo muito a diferença de tamanho, e está demorando muito para crescer, o que eu faço?

Oi, Izadora!
Esse corte mais curto atrás está na moda. Para acertar é só ir cortando aos poucos e falar que precisa mudar o corte. Não tem problema nenhum :)

beijos!

Quero Corta Meu Cabelo , Para Tira A quimica, pq meu cabelo está cacheado por dentro mais não consigo corta pq o Povo Fala que vai ficar Feio , Não sei Oq fazer !!

Oi Wylliany, tudo bem? Se você quer cortar, corte! Não ligue pro que os outros pensam, o cabelo é seu e ele diz respeito à você, somente!! <3

Eu estou precisando mesmo cortar o cabelo, pra me livrar dos nós de fada, mas não tenho coragem. Minha falta de coragem vem das ‘lambanças’ que cabeleireiros malucos já fizeram no meu cabelo. Os poucos cabeleireiros especializados cobram uma fortuna! Por que é tão difícil achar um cabeleireiro que saiba cortar um cabelo crespo??

Oi gente, escontrei esse blog e estou amando!
Sempre tive cabelos cacheados e sempre tive que lidar com : Bota um pouco de creme pra “baixar” ou Tu ia ficar linda se alizasse o cabelo! Mas sempre amei meus cachos♡, e estou muito feliz que muitas pessoas q eu conheço estão resolvendo virar cacheadas!! Até inspirei minha mãe a voltar a ser cacheada! Estou amando as dicas, já estou até anotando kkk!!
Bjs

Que legal, Anaíde!
Fiquei muito feliz!
Precisando estamos por aqui!

Bjs

Amei as dicasas mas essa de ficar sem lavar os cabelos por uns dias eu não gostei tá

Oi, Andressa! Tudo bem?
Claro, você tem direito de gostar ou não. Mas, olha só, lavar o cabelo todos os dias realmente não faz bem para os fios cacheados, ressecam o cabelo.

Um beijo!


Leave a Comment

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.