Ei você, desistiu da chapinha? Bora naturalizar?Desistir da química é fácil, parar de fazer também, agora se aceitar… Vish, é a parte mais complicada de todas. O que é transição capilar? É justamente isso, abandonar as químicas e deixar os cabelinhos naturais.
Primeiro de tudo: você sabe o que é química? Química são progressivas, selantes, relaxamentos, definitivas, permanentes, beleza natural e tudo que te promete cabelos “perfeitos” (seja liso ou cacheado: desconfie!)
A transição é um processo longo. Não pensa que vai ser da noite pro dia, porque não vai não. Aceita esses termos de compromisso? Tenha certeza de que você quer voltar aos cachos porque é uma vontade sua, não da sua mãe, da sua irmã ou do seu namorado; tenha certeza se não está voltando porque atualmente é moda ou porque simplesmente acha bonito. Cabelos crespos e cacheados requerem cuidados especiais, sempre. Requer tempo, carinho, paciência e força de vontade. Se você não tem pelo menos dois desses, pode desistir.
O que é transição capilar e quais as regras básicas?
Para ter o cabelo cacheado, ondulado e crespo natural, tem três regrazinhas básicas (e se não cumprir, tente aceitá-las):
- 1ª: Volume sim, sempre! Volume é bom demais! :)
- 2ª Frizz eu tenho, frizz eu terei, frizz eu lidarei.
- 3ª Day After: eu posso, eu consigo!
Verificou isso tudo? Aí! Chegou a parte mais complicadinha.
Talvez, pra guiar você na sua transição você precise acompanhar grupos, blogs e vlogs para qualquer dúvida que você tiver. Nós, cacheadas, temos um dicionário (zinho) que talvez você precise saber:
2a, 2b, 2c, 3a, 3b, 3c, 4a, 4b, 4c… – Tipos de cacho. O 2a é uma cabelo levemente ondulado e o 4c é um cabelo crespo, com o menor cacho de todos;
BC – Em inglês, big chop (grande corte), é o que você provavelmente terá que fazer uma hora ou outra da sua transição se quiser ter cachos 100% naturais;
Cronograma Capilar – Nada mais é que o melhor jeito de tratar seu cabelo para receber os cachos;
Day After – O dia seguinte ao que você lava o cabelo;
Difusor – uma “concha” de plástico que você coloca no seu secador que ajuda a definir e a secar os cachos, sem desfazê-los;
Técnica Low/No poo – É uma técnica para manter os cabelos saudáveis, evitando os sulfatos dos shampoos;
Texturização – Método pra tentar cachear as partes lisas (com química) ou até mesmo os cachos indefinidos. Pode ser usada para mudar as formas dos cachos também (ficar mais fechado ou mais aberto). Tem a fitagem (pentear o cabelo com os dedos, dividindo-o em partes e passando o leave-in), bigudins, tranças, bobes, twist out…
Gravou os conceitos aí? Então tá bom. Próximo passo é começar o cronograma. Hidratação, Reconstrução e Nutrição! Temos tudo explicadinho.
Veja também: Cronograma Alimentar: se nutra de dentro pra fora!
Cronograma capilar: qual etapa meu cabelo está precisando?
Quais produtos devo começar o cronograma?
Durante a transição
Enquanto você vai hidratando, reconstruindo, nutrindo, em transição… Pode ter certeza que nesse mundo de chapinha, você sofrerá preconceito. Independente do seu tipo de cacho. É normal, todas nós passamos por isso. Mas é importante nunca se deixar abalar. Procure algo pra distrair seu cabelo. Faça coquinhos, aprenda penteados novos, compre acessórios. Use maquiagem, saia sempre bonita. Sinta-se bem, sempre. Engane sua auto-estima.
PS: algumas meninas passam a transição fazendo escova, babyliss ou, no meu caso, com o cabelo completamente preso. Nenhuma das três alternativas é aconselhável e/ou saudável para seus cachos. Escova demais resseca o cabelo (independente do cronograma que você segue, independente do protetor térmico) assim como o babyliss. O cabelo sempre preso tem tendência a cair mais que o normal, ficar marcado e quebrar fácil demais. Além do mais, você não curtirá seus cachinhos nem se acostumará com o volume/frizz dele se não deixá-lo natural! Veja nosso post sobre Como sobreviver à transição capilar!
O problema que mais vemos aqui no Cacheia é a dificuldade do cabelo crescer e a queda crescente. Já avisamos que não somos médicas, mas sabe-se que os fios tem um crescimento exato por mês e pode ser alterado por problemas hormonais, alimentação e ansiedade. Mas temos dicas para crescimento também!
Crescimento capilar – dicas
Como estimular o crescimento natural do cabelo
E o mais importante: tome cuidado com produtos que prometem crescimento capilar milagroso.
Quando saber a hora de cortar?
Não há hora certa de cortar. Algumas meninas são apegadas demais ao cabelões, outras nem tanto. A Ster, por exemplo, foi cortando a química até que ela saiu totalmente. Outras preferem deixar crescer muito e cortar o mal pela raiz! Mas se você tem certeza que quer cortar (ou acha que já passou da hora) dê uma olhadinha nessas dicas da Raysa aqui.
Observações: ao final da transição, seu cacho pode estar diferente do que você imaginou. Se antes da química você tinha um 3c, após a transição seu cabelo pode estar um 3a. Isso se deve a diversos (milhares) de fatores: sua menstruação, seus hormônios, puberdade, alimentação, estresse… Tudo isso pode mudar sim.
E depois da transição?
Depois? Hmmmm… Depois é só alegria!
Confira nossa matéria na revista Marie Claire Diga adeus aos fios alisados! Confira o passo a passo para conquistar um cabelo cacheado poderoso
Blog Comments
Kele Juliana
18 de março de 2014 at 08:53
Oi gente! Adorei essa publicação e estou passando por essa fase de transição. Realmente não está sendo fácil, tem dias que me dá um desespero, principalmente quando tenho algum compromisso e não dá pra sair com ele solto, porque a parte da frente ainda não cacheia (está totalmente estirada, menos a raiz que está crescendo). Porém, mesmo com essas dificuldades, não me arrependo de ter decidido voltar aos meus cachos! Um grade beijo para vocês!
Mariana Boaretto
18 de março de 2014 at 09:26
Oi, Kele!
Por que você não faz o bc?
Quando bater o desespero, venha dar uma lida em nossas dicas ou conversar com a gente no Facebook. Será um prazer te ajudar ;)
Um beijo e obrigada pelo comentário!
danielle
4 de setembro de 2014 at 13:14
Gente me ajudaaa…essa transição ta me deixando loukaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…Me acho ffeia..pq o cabelo não cacheia..ta esquesito
danielle
4 de setembro de 2014 at 13:43
Meninass..foi Deus quem me trouxe até esse blog..Mais ainda estou a beira de cometer uma louura ( RELAXAMENTO )..ta muito dificil..vivo sobre criticas das pessoas..que me perguntam como eu tenho coragem de sair de casa com a raiz nessa altura..Quero muito voltar a ter meu cachos..Porém ta muito esquisito meu cabelo..E pra ficar menos mal faço escova todo fds, mais isso prejudica os cachos que estão aparecendo na raiz…Me aconselham a fazer permanente??..Pois desse modo não será necessário fazer escova..O que acham???
Ana
4 de setembro de 2014 at 14:16
Oi Dani!! Não faz permanente não, é a mesma coisa da progressiva, você vai ter que virar “escrava” de qualquer forma :(
Tenta ir prendendo o cabelo, faz tranças, coloca um aplique. Mas vai esperando a raiz crescer e cortando a química aos poucos! Quando for sair, faz uma escova pra poder disfarçar. É difícil mas vale a pena! Beijos!
thamires
30 de março de 2014 at 01:18
Ola, estou à 3 meses sem química, porém trabalho com a minha aparência, então não tinha como ficar com a raiz alta, e as pontas lisas, resolvir colocar um mega hair. Fiz errado?
ana
30 de março de 2014 at 16:50
Claro que não Thamires! Mega hair é um modo de “sobreviver” à transição. Quando os cachos voltarem você acha que se acostumará fácil? Só pensar nisso!
Beijos e força!
6 coisas que não te contaram sobre a transição capilar | Cacheia!
11 de abril de 2014 at 05:00
[…] como muitxs de vocês, eu estou passando pelo processo de transição capilar, que consiste no período de abandono das químicas de alisamento até o big chop – o corte […]
Missão transição: Concluída! | Cacheia!
19 de maio de 2014 at 10:00
[…] O que é transição capilar? O que é texturização? O que é BC? O que é Cronograma Capilar? […]
Shayana
21 de maio de 2014 at 02:15
Oi, eu tô muito afim de voltar para os meus cachos. O que me deixa nervosa é saber que vou tet que cortar, já que estou numa luta pra ele crescer, só que um dos fatores que me fizeram querer voltar atrás é justamente a saúde do meu cabelo, acho que quanto mais natural melhor pra ele, acho que a química que tem atrapalhado o crescimento. Eu lembro dos meus cachos e eles eram enormes e eu nunca tive preocupação com crescimento. Cansei de tentar me convencer de que eu fico feia com cabelo cacheado. Tô procurando ajuda e esse blog já me deu muitas dicas. Me sinto pronta pra envarar essa transição. Estou só com 3 dedos de raiz natural e o restanto do cabelo liso. Como que eu faço pra ficar com ele tão indefinido sem fazer chapinha?
Ana
21 de maio de 2014 at 08:35
Oi Shayana!
Depende da química que você utilizou, mas alguns casos não é preciso fazer o bc não. Cuida da sua alimentação para ele crescer saudável. Não tem muito o que fazer para o cabelo crescer rápido, cada um tem seu ritmo e quanto mais você fica ansiosa mais ele demora!
Beijos e força na transição!
4 dicas para Driblar a insegurança do BC com acessórios | Cacheia!
26 de maio de 2014 at 13:15
[…] mulheres têm dificuldade em desistir da química e dos cabelos lisos. Isso porque o processo da transição é demorado e trabalhoso. Quem gosta de ser olhar no espelho e ver o cabelo com duas texturas? Por […]
Laís
6 de junho de 2014 at 17:53
Eu tenho o cabelo cacheado desde pequena, mas ele sempre foi muito volumoso, então minha mãe começou a relaxar ele algumas vezes esporadicamente. Atualmente eu relaxo ele, mais ou menos de 6 em 6 meses, mas eu depois de um tempo eu comecei a perceber que os cacho iam ficando menos definidos. Meu cabelo ainda fica cacheado, porque eu não relaxo ele totalmente, só próximo a raiz. Eu queria que ele ficasse mais definido e gostaria de saber se a transição é uma boa ideia. É isso, adorei o blog
Mariana Boaretto
7 de junho de 2014 at 00:26
Oi, Lais! Tudo bem?
Seu cabelo não fica mais definido justamente por causa da quimica. A transição nada mais é do que parar de passar quimica, esperar o cabelo crescer um pouco e cortá-lo para tirar toda a quimca.
Nós do Cacheia defendemos o cabelo natural e com certeza te aconselhamos a parar com a quimica que, além de tudo, danificam o fio. A transição não é um processo fácil e você terá que se forte para não relaxar mais o cabelo e cortá-lo, mas pe, com certeza, um processo de aceitação e revigorante =) Aqui, três de nós já passamos pela transição e fizemos o bc e duas estão passando pela transição :)
Ficamos muito felizes que tenha gostado do blog! Sugerimos que leia esse post: http://cacheia.com/2013/12/decidi-cachear-e-agora/
Beijos!
ana
21 de janeiro de 2015 at 09:22
meninas, estou nesse processo a dois meses. Comecei meu cabelo está bastante quebrado, eu fazia progressiva e mechas e meu cabelo é um crespo ondulado muuuuito alto a raíz. socorro pq preciso estar com boa aparência no trabalho e igreja então está difícil. Não tenho coragem jamais de soltar meu cabelo que esta uma vassoura de alta a raíz e o cumprimento loiro e liso e raiz escura e alta, pense…
quero saber sobre os brancos que jaá tenho. O que fazer??? bjos, amei encontra-las!!
Mariana
28 de janeiro de 2015 at 12:18
Oi, Ana!
Sua raiz está muuuita alta porque está contrastando com a parte com química, que também fica quebrada e ressecada.
Você irá precisar cortar a parte alisada e ir cuidando do cabelo. Quanto a raiz escura e os fios brancos, você pode passar novamente uma coloração para ficar tudo igual.
Sugiro que você leia sobre cronograma capilar: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
E sobre transição: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/
Qualquer dúvida, estamos por aqui ;)
beijos!
Transição capilar – antes e depois! | Cacheia!
9 de junho de 2014 at 14:32
[…] Transição capilar – o que é? […]
Transição capilar – antes e depois | Teste Cacheia
15 de junho de 2014 at 18:09
[…] Transição capilar – o que é? […]
Meu Diário de Transição – Antes e Durante | Cacheia!
20 de junho de 2014 at 00:11
[…] iria mais usar químicas no cabelo, eu não tinha a mínima ideia por onde começar. Não sabia o que era transição, nem sabia que existia tanta informação ao nosso dispor. Pra ser totalmente honesta com vocês, […]
Quero voltar a cachear, e agora? | Cacheia!
5 de julho de 2014 at 01:51
[…] Transição capilar – o que é? […]
Thauana
6 de julho de 2014 at 22:36
Ola.o meu cabelo faz 6 meses, que estou sem química, ele esta num processo que quando molha da para perceber que ja da uns 3 dedos que a raiz dele está cacheado mais , quando seca fica liso novamente a raiz nao fica definido igual molhado, as vezes da um desespero e vontade de volta a traz na quimica.
Ana
7 de julho de 2014 at 12:30
Tenta uma texturização, Thauana! http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/
Beijos!
Erika Ferreira
8 de julho de 2014 at 15:54
Comecei a ler o blog hoje e ja estou encantada adorei as dicas ja li muitos posts e esta me ajudando bastante ja que tomei a decisão de voltar pros caichinhos faz pouco tempo. Usei a primeira quimica com 10 anos e hj tenho 17 e me arrependo bastante.. quero muito meus caichinhos devolta pois sou apaixonadíssima pelo meu cabelo mas quero ele natural agora… tenho buscado ajuda na net e ja me ajudou muito… é uma decisão dificil.
Larissa Konze
8 de julho de 2014 at 20:36
Boa noite Erika, fico feliz que o blog tenha te ajudado, também tenho 17 anos e fiz BC, e até o momento só recebi elogios, vale a pena. Me sinto mais feliz e livre com os cachos, não desista, seja forte no teu objetivo, você ficara linda!
Tendência: Ombré hair | Cacheia!
17 de julho de 2014 at 03:24
[…] essa versão em cabelos mais curtos para quem está passando pela transição capilar ou para quem fez big chop há pouco tempo, também são perfeitas, na minha opinião até mais […]
Cris
1 de agosto de 2014 at 11:55
A 3 meses decidir mudar o visual, estou passando por esse processo de transição capilar, cheias de duvidas tipo, o que usar, como ter uma boa hidratação, o que usar para acelerar o crescimento, Hoje estou numa maratona pra tentar fazer cresce-los sem usar química, tem pouco tempo q decidir não usar mais, e admiro muito as mulheres que optou por big chop, eu ainda não tenho tamanha ousadia, mas queria muito voltar ao natural, queria de uma forma mais sutil sem grandes transformações, pode ser pq ta muito nova minha decisão que me assusta um pouco tamanha transformação, meu objetivo agora é faze-lo crescer pra corta-lo aos poucos mas parece q todos os produtos que uso não fazem efeito almejado. Gostaria de algumas sugestões sobre que tipo produto usar, que tipo o tipo de tratamento adequado ficarei muito grata, bjos!
Ana
3 de agosto de 2014 at 14:46
Oi Cris! Então, produtos a gente não pode te indicar assim sem saber o seu tipo de cabelo. Mas tudo o que você falou tem aqui no blog, é só procurar direitinho! Beijos :)
Ana Carolina
18 de agosto de 2014 at 03:55
Olá. Adorei as dicas e gostaria de uma ajudinha.
Meu cabelo é crespo, a mais ou menos 2 anos cortei para começar um tratamento Com uma Nova química, Desta vez Com a intenção de cachea-los, no inicio ficou bem legal e definido, mas Com o crescimento dos fios Ele parou de enrolar . Agora a maior parte do tempo passo Com Ele preso, mas continuo Com o tratamento quimico pois ele é muito cheio.
Gostaria de saber que passos seguir.
Deixo de fazer o tratamento?
corto de Novo?
Desde já agradeço!
Ana
18 de agosto de 2014 at 15:13
Oi Ana!
Bom, aqui no Cacheia é claro que vamos te incentivar a largar a química né! Segue os passos do post e quando achar que seu cabelo ta grande o suficiente, corta tudo! Faz bem e liberta muito!
Beijos!
Aline
1 de setembro de 2014 at 10:53
Meninas, vocês não sabem o quanto foi bom entrar nesse site hoje.
Ontem me bateu um desespero absurdo e quase fui ao salão marcar uma progressiva. Já estou a 1 ano deixando meu cabelo natural, mas tenho metade dele lisa e metade cacheada. Ainda não cortei drasticamente pois tenho um apego ao tamanho e ainda faço chapinha. Pq a chapinha? Ainda não acostumei com o volume dele… Tenho as pontas loiras e lisas, to esperando chegar num tamanho onde eu possa cortar tudo (loiros e lisos).
Mas ontem foi o Dia de D (fiquei louca) e as pessoas me incentivando a voltar a alisar e pintar. Mas eu não qro mais, como vcs dizem, cabelo alisado é um cabelo morto.
Li muita coisa que me ajudou a continuar, vou continuar!!! Obrigada por esse blog lindo!
Ana
1 de setembro de 2014 at 16:18
Oi Aline!! Que bom que pudemos te ajudar de alguma forma! Se precisar de ajuda estamos aqui! Beijos :)
jardele
29 de setembro de 2014 at 10:12
resolvi começar minha transição hoje… não será fácil, mas vamos lah.. bjok
Ana
29 de setembro de 2014 at 17:06
Oi Jardele! Boa sorte! Conte conosco com tudo o que precisar!
Flávia Cruz
29 de setembro de 2014 at 13:09
Eu vivia dizendo para minha cabeleireira e amiga July que queria me livrar da química, mas nunca apresentei nenhuma ação para concretizar esse meu desejo. Ela, que tem muita experiência com cabelo e mulheres complexadas com seus cabelos, foi radical: Fez um BC sem me pedir consentimento. É claro, fiquei muito mal, com a auto-estima e a amizade muito abalada…..Mas hoje, 18 meses depois, acho que foi a melhor coisa que me aconteceu! Estou feliz, muito bem resolvida com meus cachos, recebo elogios de todos os lados e cultivo meus cabelos como uma preciosidade! Eu sou neguinha!!!
Ana Lais
15 de outubro de 2014 at 12:11
Gente, decidi hoje começar minha transição capilar!!!
Faço alisamento/relaxamento/escova de carbo desde os doze anos e nos últimos meses venho me revoltando com o liso sem graça que tá meu cabelo. Tá escorrido e quebradiço, quero meus cachos de voltaaaaa.
Antonia Flávia
30 de outubro de 2014 at 11:47
Olá gente!
Vim pra fazer meu depoimento.
Eu passei pela fase de transição, foi muito difícil. Ja estava a 4 meses sem passar progressiva e nem alisamentos. ai me vi gravida! o cabelo acelerou o crescimento e ele veio com todo sua força afro de ser! rsrsrsrs
TIVE VONTADE DE RELAXAR, PQ PRAR TRABALHAR! AFF!!!
MAIS GRAÇAS A DEUS A MINHA MÉDICA NÃO DEIXOU E EU COMO UMA BOA MÃE NÃO FIZ. DEPOIS DA GESTAÇÃO VEIO A FASE DE AMAMENTAR. NÃO TIVE CORAGEM DE COLOCAR QUIMICA POR CAUSA DE MINHA FILHA. MAIS A COISA TAVA DIFICIL. EU USAVA UNS LENÇOS AMARRADOS COMO FAIXAS, UMAS FAIXAS. E ASSIM FUI SEGURANDO. A TE QUE UM DIA EU ACORDEI E … NÃO AGUENTO MAIS…. VOU CORTAR … PROCUREI UMA AMIGA MINHA QUE TAMBÉM É CABELEIREIRA E ELA CORTOU MEU CABELO EM CAMADAS!
AHHHHHHHH FIQUEI LINDA! VALEU A PENA EH EH!
ESPERO QUE CONSIGA AJUDAR AS MENINAS (OS) QUE ESTAM PASSANDO PELA TRANSIÇÃO.
PRA MIM FOI BEM DIFICIL, AINDA MAIS GRAVIDA QUE AGENTE JA SE ACHA TÃO ESQUISITA, TINHA DIAS QUE NEM SAIA DE TÃO DEPRÊ!
MAIS É ISSO AI, PASSOU,E HJ É SÓ ALEGRIA COM MINHA CABELEIRA!!!!!
nathalya
19 de novembro de 2014 at 13:33
olá meninas, estou em transição a 6 meses já tenho uns 4 dedos de raiz natural, tem dias que fico louca de vontade de cortar mas ainda tenho um certo receio, me ajudemmmm, oque fazer??????
Ana
22 de novembro de 2014 at 10:56
Oi Nathalya! http://cacheia.com/2014/09/como-sobreviver-a-transicao-capilar/ esse post pode te ajudar um pouco!
julia campos
4 de dezembro de 2014 at 16:30
Olá comecei meu processo de transição a 5 meses e tem horas que fico triste pois são muitas piadas risadas tiração de sarro,já ate chorei e tenho buscado ajuda na net para aguentar firme e continuar pois eu quero meu calo de volta ao natural,mas estou com medo de esta entrando em depressão pois não quero sair na rua mais.
Ana
6 de dezembro de 2014 at 16:50
Oi Julia! Dá uma olhada nesse post que pode te ajudar bastante! http://cacheia.com/2014/09/como-sobreviver-a-transicao-capilar/
Beijos!
Yhanka Floyd
5 de dezembro de 2014 at 23:03
Meninas, estou há cinco meses sem fazer nenhuma química e quero meus cachos de volta, pois, não aguento mais ser dependente de química capilar… não sei o que faço estou em uma dúvida terrível… Se corto logo ou aliso… Eu não sei mais o que faço… Me ajudem por favor. rsrsrsrs
Ana
6 de dezembro de 2014 at 16:47
Querida, dá uma lida nesse post http://cacheia.com/2014/09/como-sobreviver-a-transicao-capilar/ talvez possa te ajudar!
Beijos!
Passo-a-passo para quem quer assumir o cabelo crespo | Cacheia!
15 de janeiro de 2015 at 09:34
[…] de leitura: Transição capilar – o que é? , 6 coisas que não te contaram sobre a transição , Como sobreviver a transição capilar, Como […]
Os 7 comentários mais maldosos sobre uma cacheada e crespa em transição | Cacheia!
25 de janeiro de 2015 at 23:53
[…] transição capilar consiste em um processo de abandono das químicas de alisamento. Nessa fase, as duas texturas do […]
isabelle
26 de janeiro de 2015 at 15:51
oi boa tarde to passando por transicao estou desesperada pois meu cabelo esta com a raiz toda sem quimica o que faco para ele ficar bem comportado pois ele esta muito alto e esta com muito friz. obrigada
Ana
26 de janeiro de 2015 at 17:39
Oi Isabelle! Faça o cronograma capilar: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
Beijos!
Ana Beatriz da Silva
27 de janeiro de 2015 at 14:23
Oie,
Irá fazer 1 ano que estou em transição, mais como o meu cabelo é tipo 4b, ainda não me sinto confortavel em assumi meus cachos bem poucos definidos rsrs, e a mais ou menos 3 meses passei pelo o BC, resolvi então usar tranças até para ajudar no crescimento e ficar num tamanho em que eu posso finalmente me libertar.
Minha duvida é ? é recomendado o uso de tranças no periodo de transição.
Ana
27 de janeiro de 2015 at 16:34
Oi Ana!
Recomendado não é, mas é sempre uma opção. A Ster falou disso num post, confere aqui: http://cacheia.com/2014/05/box-braids-trancas-sinteticas/
Beijos!
Jenni
22 de fevereiro de 2015 at 17:47
Dica para quem quer tirar a quimica do cabelo: Shampoo Anti-Resíduo!!!
Comigo funcionou!!!!!!!
Eu tinha definitiva, entao lavei hj com o Anti-Residuo e SAIU A QUIMICA TODA!!
Fiz as pazes com meus cachos e estou mt feliz!!!! ^^
Meninas, nao desistam!! Vale a pena! Eh so ter paciencia *u*
Obs: Escova Probelle ^^
Tentem!
(Qualquer shampoo anti residuo resolve para qualquer química)
Mariana
23 de fevereiro de 2015 at 08:27
Oi, Jenni!
Você sabe qual era a composição da Escova Probelle? Em escovas, o shampoo antí-residuo costuma ajudar a tirar o efeito da progressiva mais rápido, mas depende um pouco da composição da progressiva, da quantidade de progressivas que já foram feitas, etc.
Eu tinha alisamento e shampoo anti-resíduos não faziam nem cócegas no meu cabelo. Um shampoo não tem poder suficiente para mudar a estrutura de um fio que foi modificado por química pesada.
Beijos
Um beijo!
Laura
23 de fevereiro de 2015 at 19:44
Boa noite, tô adorando as dicas. Meu cabelo era bem enroladinho, mais pra crespo. E desde muito cedo fiz relachamentos e selagens e depois usei mega hair por 4 anos. Resultado que meu cabelo quebrou muito perdi todo o volume. Hoje sinto um arrependimento imenso por isso, pois vejo cachos e fico apaixonada. Queria algumas dicas pro meu cabelo, já que é hoje ta pouco e com grande parte liso.
Mariana
23 de fevereiro de 2015 at 20:23
Oi, Laura!
Não se arrependa! Se você não tivesse relaxado, hoje você não daria valor aos cachos <3
Te aconselho a começar por esse post: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/
Tem um passo-a-passo lá :)
Qualquer dúvida, estou aqui!
Beijo!
Tamara Bernardes
25 de fevereiro de 2015 at 16:09
Boa tarde queria tirar uma dúvida comecei a fazer a transição capilar e to amando o meu novo visual e eu queria usar mega hair cacheado sem nenhuma química será que pode?
Ana
25 de fevereiro de 2015 at 17:38
Pode sim Tamara! Mas não pode deixar de cuidar do seu cabelo natural :)
Duas texturas – SOS Transição | Cacheia!
21 de março de 2015 at 14:48
[…] Antes de começarmos, sugiro que leiam o post Transição Capilar – o que é? […]
Isabelle
16 de abril de 2015 at 19:13
Olá! Estou em transição faz um tempo, porém minha transição é um pouco diferente e tenho que lidar com 3 texturas, porque a química que eu fiz (que prometia diminuir o volume e deixar o cabelo maravilhoso), simplesmente alisou minha raiz então, agora que o cabelo natural está crescendo eu tenho 3 texturas (Cabelo natural – liso com química – cabelo natural) e está muito difícil de arrumar o cabelo. Hoje fui ao salão para cortar um pouco o cabelo e a cabeleireira disse que meu cabelo (que está crescendo) está muito ressecado porque prendo muito ele, mas eu acabo ficando sem opção porque a parte natural cria volume e a parte lisa fica sem então fica um volume “liso” e eu não gosto disso e acabo prendendo com um lenço ou algo do tipo. Mas eu faço hidratações e quando ele está com o creme de massagem fica lindo mas assim que lavo, passo o condicionador e arrumo como de costume fica feio, o que acaba me incentivando a prender. E agora não sei mais o que fazer. Já tentei texturizações mas não funcionou. Muita gente, inclusive a cabeleireira, me aconselham a fazer relaxamentos, mas eu acho que isso vai piorar ainda mais a situação e eu vou acabar ficando depende da química de novo. O que você me aconselharia? Desde já agradeço.
Ana
17 de abril de 2015 at 16:34
Oi Isabelle! De fato, o relaxamento vai ressecar ainda mais a sua raiz. Você pode disfarçar a transição de diversas formas: http://cacheia.com/2014/09/como-sobreviver-a-transicao-capilar/
Vê se te dá uma ajudinha. Beijos!
Brenda Nayara
7 de maio de 2015 at 17:14
Começei a transição faz uma semana,eu cansei de ver meus cabelos ressecados com a escova progressiva , e resolvi deixar cachear,minhas amigas com o cabelo cacheado falaram pra eu ir tentando varias tecnicas tipo fazer fitagem e muitas outras coisas mas eu não sei o que fazer mesmo esse texto me ajudou muito,mas ainda tenho duvidas,meu cabelo tem ja algumas partes um poco cacheadas mas a maioria e liso n sei oq fazer
Ana
8 de maio de 2015 at 10:25
Oi Brenda! No texto acima damos várias dicas de como lidar com essas partes lisas, você viu? :)
Amanda Macedo
15 de junho de 2015 at 14:39
Oi Gente! então o meu caso é o seguinte: meus cabelos eram lindos e maravilhosos cacheados e bem cacheados. Só que por influências comecei a alisar somente a raiz.. dai o meu cabelo agora esta lindo nas pontas com cachos naturais e sem quimica, mais a raiz esta alta, volumosa e lisa. e eu nao quero cortar porque a paste mais bonita é do meio do cabelo para baixo mais sinceramente não sei o q fazer com a raiz. E ai?
Ana
20 de junho de 2015 at 15:37
Oi Amanda! Infelizmente a química não sai, você precisa deixar o cabelo crescer pra igualar tudo…
Sarahhh
16 de junho de 2015 at 20:20
Amei as dicas, ♡♡
VIVIANE SOUZA
2 de julho de 2015 at 21:57
QUE MARAVILHA TER ENCONTRADO ESTE BLOG/SITE!!!!!! (FELIZ AO CUBO!) ERA TUDO QUE EU PRECISAVA PRA INICIAR MINHA TRANSIÇÃO!(JÁ APRENDO A USAR AQUI, O TERMO DA PRÉ-CACHEADA, OU CACHEADA.. SEI LÁ) BOM, “APOSENTEI” MEU SECADOR E CHAPINHA, E ESTOU HÁ 1 MÊS E MEIO SEM USÁ-LOS! (PALMAS PRA MIM) – MILAGRES ACONTECEM APÓS 15 ANOS!!! UUUFFAAA!! ESCOVAVA A CABELEIRA 2 VEZES POR SEMANA E NÃO FICAVA SEM!!! BEM, ACORDAR COM OS CABELOS SOLTOS NATURALMENTE É UM CHOQUE DE REALIDADE! PENSE “NUMA” JUBA… ME SENTINDO A PRÓPRIA LEOA… RSRSRS. MEU DIA JÁ COMEÇA BEM TRABALHOSO: ARRUMAR O CABELO! ESTAVA LAVANDO O CABELO TODOS OS DIAS, E COLOCANDO QUASE MEIO QUILO DE CREME SEM ENXÁGUE PRA ELE FICAR COM CACHOS MODERADOS ( OU SERIA 3C?)… RESULTADO: QUASE QUE FRITO OVO NA MINHA TESTA DE TANTAAANTO ÓLEO!!!… NÃO SABIA O QUE FAZER NÉ?? COMEÇEI A PESQUISAR ONTEM E ME ACHEI AQUI!!! COMECEI A ANOTAR AS DICAS, E VOU INICIAR O CRONOGRAMA CAPILAR. ENFIM, AGRADEÇO POR ESTE ESPAÇO EXISTIR, EM MEIO ÀS EXIGÊNCIAS DA ESCOVA, CHAPINHA, PROGRESSIVA, ETC E TALS… QUE JÁ NÃO SINTO FALTA… PORTANTO, CACHEIIIAAAAA!!!!!!
Ana
5 de julho de 2015 at 16:20
Oi Vivianeee! Ficamos felizes de ter te ajudado! Já aprendeu que não pode colocar muito creme, principalmente na raiz né? Se tiver alguma dúvida pode contar com a gente!
Bárbara Elisa
14 de julho de 2015 at 10:44
Oii gente!! eu entrei nesse barco tbm de transição! Faz quase 3 meses que eu não aliso meu cabelo.. e Depois de 6 anos alisando sempre to achando um desafio e tanto!!!! Pra começar quando eu usava ele cacheado era aquela PAAASTA de creme sabem como é.. Então eu não faço ideia de como ele vai ficar natural e solto! Mas eu nunca gostei .. ate quando criança minha mae dizia q eu nao gostava.. mas era por sofrer d mais na escola.. eu sou branquelona e com cachos 3a/b .. sente o bullying rs
E Agora a raiz esta volumosa e as pontas duras e lisa.. não vejo a hora de fazer o BC .. ( namorado não gosta dessa ideia rs )
O blog esta me ajudando muito!!!! Com outras transformações esta me dando força pra não desistir.. Preciso começar a me assumir e amar meus cachos.. espero que eu consiga!! Ultimamente estou recorrendo a chapinha pra dar uma “enrolada” por cima pra combinar o volume q a raiz já esta fazendo,.. Queria saber qual a media de tempo pra conseguir fazer o primeiro BC ? Quantos meses eu preciso esperar =s Alguém me ajuda meninas!! Bjos :*
Ana
19 de setembro de 2015 at 18:51
Oi Bárbara, tudo bem? Primeiro: seu namorado não tem que gostar de nada porque o cabelo é seu! Se ele te ama não deveria se importar com isso e sim te apoiar, ok?
Segundo: você deve cortar quando se sentir pronta! Não temos indicação de tempo, porque o tempo é relativo e o nosso emocional é uma montanha russa né?
Então, quando se sentir pronta, você marca no salão e vai! Beijos <3
Minha transição capilar - Desconstruindo padrões - Desventuras de uma Cacheada
2 de agosto de 2015 at 08:01
[…] Transição Capilar – O que é? […]
Marianna
11 de agosto de 2015 at 00:20
Oii! Muito bom saber que tem várias pessoas passando por essa fase desesperadora! hahaha Meu cabelo é o tipo 3, estou em transição há 9 meses e queria saber se tem alguma técnica para deixá-lo com menos volume possível, mas com os cachos definidos! Obrigada!
Ana
28 de agosto de 2015 at 18:32
Oi Marianna! Fazemos texturizações capilares, acho que a fitagem seria melhor nesse caso!
Marianne
3 de outubro de 2015 at 16:55
Decidi começa a transição, então adeus de chapinha!
Meu cabelo (segundo minha visão no espelho)não era bonito, eu me sentia um leão com juba rebelde :v
Então eu decidi fazer progressiva, o que não deu muito certo (cabelinho teimoso) ele ficou ressecado e com cachos indefinidos, ainda insatisfeita, virei escrava da chapinha. Agora estou aqui, acompanhando grupos, blogs e vlogs em busca de restaurar meus cachos e a naturalidade dos cabelos.
Eu gostaria de saber se tem alguma receita especifica para definir meus cachos, tenho os fios bem finos e queria ter cachos mais abertos, como faço?
P.S.: Amei o blog de vocês! Sucesso! *–*
Ana Catarina
9 de outubro de 2015 at 13:47
Oi Marianne, confere esse post: http://cacheia.com/2014/02/definicao-capilar-receitas-caseiras/
Cássia luiza
15 de outubro de 2015 at 15:42
Olá boa tarde a três anos uso meu cabelo liso com progressiva mais quero meus cachos de volta. Estou grávida de três meses esse seria o melhor momento para começar a transicao?
Ana Catarina
23 de outubro de 2015 at 19:31
Oi Cássia! Com certeza, ainda mais que as químicas podem ser prejudiciais para o seu bebê! Vamos deixar seu cabelo crescer naturalmente?
Depois da transição capilar - Baseado em fatos reais | Cacheia!
15 de outubro de 2015 at 22:40
[…] no Cacheia, a gente já falou bastante sobre o que é transição capilar e como passar por ela. Mas e depois, o que […]
Laura
6 de novembro de 2015 at 14:45
Boa tarde meninas vcs poderiam me explicar o que é Transição Capilar???
Ana Catarina
15 de novembro de 2015 at 17:00
Oi Laura! Tem tudo aqui! http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/
Renata
11 de novembro de 2015 at 00:37
Oi meninas tudo bem , eu começei essa fase de transição a pouquissimo tempo fiz o relaxamento e a partir do segundo dia jah declarei q estava oficialmente em fase de transição ,, eu estava nessa fase de transição e estava quase no final mais ainda não sei por qual motivo aceitei fazer relaxamento no meu cabelo com a mãe da minha amiga , eu ganhei o relaxamento mas confesso q fiz por impulso pois acreditava q meu cabelo iria ficar “lindo e maravilhoso” pois eu tinha relaxamento nas pontas e os fios eram bonitos mas quando eu fiz o relaxamento acreditava q o cabelo n soltaria muito e que seria facil cachea – lo me enganei e agr entrei nessa facil dificil da transição ,, espero muito q meu cabelo cresça so de pensar q vau demorar ja entro em panico eu não consigo parar de chorar mas tenho fé e acredito que ele vai cresce , tenho q aceita q estou em transição pois foi eu mesma que fiz a burrada e irei indo minha transição vai demorar muitoooo pois eu n irei fazer o BC porque n curto muito e meu pai é muito bravo e não gosta dr cabelo curto é isso estou adorando o blog obrigada e foco ,, força e fé
Larissa
1 de janeiro de 2016 at 21:28
Olá Meninas!! Adorei as dicas, cabelo é umas das coisas mais charmosas que temos à cuidar em nós mulheres, é uma das nossas vaidades. Meu cabelo sempre foi cacheado e sempre passei chapinha, fiz selagem uma ou duas vezes uns anos atrás, mas sempre prevaleci na chapinha (imaginem como o efeito deve ter estragado meus fios), e eu gosto dos cachos e liso também, estou alternando os dias entre chapinha e o natural, tem hora que me desespero por não saber o que fazer com meus cachinhos rsrsrs, teria alguma dica para manter o cacheado hidratado mesmo danificando quando quero chapinha??? Helllppppp :(
Mariana
5 de janeiro de 2016 at 20:40
Oi, Larissa!
A chapinha danifica mesm os fios e para melhorar a aparência deles sugiremos que você siga o cronograma capilar. Dá uma olhada nesse post: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
Beijos!
Richelle
4 de janeiro de 2016 at 19:00
Olá meninas!! Já que quem escreve é de bh vai poder me ajudar bastante!! entendo o processo da transição e já estou nele há um ano. Meu cabelo nunca foi cacheado, ele tem a raiz cheia, a parte de baixo um pouco ondulada mas a parte de cima é um “liso” cheio. Então eu estou sem saber o que fazer com ele. Procurei direcionamento num salão de bh que é “referência” de cabelo afro e me disseram que se eu fizer permanente não poderei mais fazer escova (só que preciso de cabelo liso as vezes por causa do trabalho). Não quero liso de progressiva, pois estava minguado e não dava pra fazer nada nele, mas ficar com a raiz alta e cabelo que não cacheia tb não dá. Poderiam me indicar algum outro método que não seja o permanente? Obrigada!!! p.s: Acredito que farei o B.C mes que vem :s
Ana Catarina
7 de janeiro de 2016 at 18:07
Oi Richelle, tem o salão da Margareth Grandha. Procura no facebook, ele fica aqui no Santa Efigênia. Ela pode te ajudar nisso :D
Emillany Maisla
26 de março de 2016 at 16:33
Transição Capilar é um processo Bastante difícil , principal mente quando chegar aos sete meses. Que e o período em que a raiz esta crescida e o cabelo fica com duas texturas, porém tudo vale a pena, algumas fazem o grande corte, Bem isso para quem tem muita coragem e também e questão de desapego, pois para quem e acostumado com o cabelo longo e optar pelo Big shop e o cabelo fica bem curto é bastante difícil, Mas tudo vale a pena quando o cabelo começa a ganhar forma e forma os lindos cachos, mas para você que pensa que o cuidado acabou esta muito enganado pois cabelo cacheado exigir cuidado constante e muito amor é claro, então se você quer assumir o seu tem quer ter força de vontade e determinaçâo
Projeto exibe a beleza de cabelos cacheados - SpreadWelo
5 de abril de 2016 at 16:39
[…] mulheres de cabelos cacheados e crespos que enaltecessem o assunto, e logo descobriu mulheres na transição capilar, acabando a “ditadura dos lisos”, assumindo seus cabelos naturais, o que para muitas é […]
Larissa
24 de agosto de 2016 at 10:36
Bom dia!
Me chamo Larissa, estou pensando em passar pela transiçao. Faço relaxamento no BN.
Eu amoooooo CACHOS, de verdade.
Desde criança uso Química. Hj não consigo nem responder o tipo de cabelo que eu tenho. O que está me deixando em duvido é o fato de não saber como é o meu cabelo natural. Porque se ele não ficar cacheado eu sei que não vou gostar. Hj estou 3 meses sem Química e marcada para relaxar.
Aprendendo a falar – Papo de Mana
26 de janeiro de 2017 at 21:19
[…] durante a transição capilar que esbarrei a fundo em outras palavras: colorismo e racismo. Demorou muito para que eu me […]
Projeto exibe a beleza de cabelos cacheados – SpreadWelo
14 de fevereiro de 2017 at 14:00
[…] mulheres de cabelos cacheados e crespos que enaltecessem o assunto, e logo descobriu mulheres na transição capilar, acabando a “ditadura dos lisos”, assumindo seus cabelos naturais, o que para muitas é […]
Patrícia
19 de abril de 2017 at 15:02
Estou passando por essa transição, a última vez que fiz progressiva foi fevereiro de 2016. Tem um ano que não faço nenhum tipo de química, a não ser luzes que fiz em fevereiro desse ano . Estou disposta a voltar aos meus cachos,mas não consigo ficar com ele solto por causa das pontas com progressiva, 1 vez de 15 em 15 dias eu escovo ele pra não ficar tão ruim. Optaria por cortar,mas gosto do meu cabelo médio. O que eu deveria fazer?
Mariana
20 de janeiro de 2018 at 01:56
Oi, Patricia!
Você precisa passar pela transição capilar e ir cortando o cabelo, não tem jeito.
Bjs
Ana Lúcia
23 de maio de 2017 at 15:26
Olá
O meu cabelo era ondulado e a alguns anos fiz selvagem e depois passei alisante e meu cabelo ficou amarelado. Então passei a fazer banhos de brilho a cada 4 meses para esconder o amarelado, mas o problema piorou pq o meu cabelo ficou com reflexos vermelho. Fui a um salão e o pessoal de lá disse que coloração resolveria o problema o que na verdade destruiu mais ainda.
Eu decidi fazer a transição capilar, pois quero me livrar da tintura e deixar meus cabelos naturais. A questão é que meu cabelo tem que crescer desde a raiz, e vai levar bastante tempo. Quando me olho no espelho eu me desespero, mas logo tento me acalmar pq meu cabelo não aguenta mais nenhum tipo de tintura e a transição capilar é algo necessário se fazer agora. Fico pensando como vou aguentar as texturas do cabelo se tenho que trabalhar e sair para resolver problemas pessoais.
O que me dizem para me ajudar a passar pela transição capilar?
Maria de Lourdes
27 de outubro de 2017 at 14:06
Gostei muito !
Erica Martins Barboza
30 de janeiro de 2019 at 14:03
Olá, estou adorando as dicas de vcs!!Estou há 2 meses sem química,meu cabelo qd está seco até fica bonitinho,mas qd molho fica muito ralo,por isso decidi pela transição. Relaxada meu cabelo de 2 em 2 meses,tem algumas partes aliadas.Confesso que não está sendo fácil, pq a raiz já está crescendo,mas já tô pensando em fazer o big chop para ter um resultado mais rápido.Bjs meninas