5 erros (comuns) ao cuidar de cabelo cacheado e crespo

É normal, nós cacheadas e crespas, pensarmos que estamos cuidando dos cachos como deveríamos. Mas na verdade às vezes é justamente ao contrário! Toda essa obsessão dos comerciais e dos canais de moda e beleza por cabelos lisos fizeram com que nós tenhamos nos adaptado a rotina de cuidado totalmente errada ao cabelo cacheado. Antes de conferir as nossas dicas, você precisa conhecer (e entender) os seus cachos. E nós temos um post aqui com coisas que você não sabia sobre seu cabelo, essenciais para a compreensão dos itens abaixo.

01. Molhar o cabelo para arrumá-lo

Não, você não precisa molhar seus cabelos no seu day after. Isso pode deixá-los fracos, pode ressecá-los e causar fungos (caso você use o cabelo preso logo após a lavagem). Aliás, temos dicas ótimas da Mari aqui para conseguir o day after perfeito. Mas se não funcionou pra você, há outras maneiras: aceitar o bad hair day e usar um coque ou rabo-de-cavalo. Além disso você pode tentar (não é impossível) arrumar seu cabelo com ele seco. Basta arrumar um potinho com tampa de spray e enchê-lo com 2 partes d’água para 1 de creme. Infalível.

02. Cortar as pontas todo dia

Cortar as pontas dos cabelos todos os dias pode ser prejudicial ao crescimento deles.

Cortar as pontas dos cabelos todos os dias pode ser prejudicial ao crescimento deles.

Vejo as transitetes fazendo isso sempre. Eu também fazia, porém não é aconselhável. Guarde tudo para um big chop ou faça texturizações, mas não caia na ilusão de pensar que assim seu cabelo crescerá mais rápido. Pelo contrário, você cortar os fios com qualquer tesoura ou até mesmo arrancá-los, só os deixará mais fracos e quebradiços. “Ah, mas Ana, eu tenho muitas pontas duplas” Então querida ta na hora de investir no cronograma capilar! Mas nada de ficar retirando essas pontinhas preciosas!

03. Lavar os cabelos todos os dias com shampoo

Nosso cabelo não precisa de shampoo e o no poo junto com o co-washing já estão aí para provar isso. Lavar os cabelos, mesmo que sejam muito oleosos todos os dias, pode prejudicar a produção e manutenção do couro cabeludo (além de alterar o pH, os óleos naturais produzidos pelo couro não fixarão nos fios) por isso é essencial uma pausa de no mínimo um dia entre lavagens. Acredite: três lavagens de cabelo por semana já é muito.

04. Dormir com o cabelo molhado para ele acordar “definido”

Muitas me dirão que é uma técnica muito boa, porém arriscada. Dormir com o cabelo molhado, seja ele liso, cacheado ou crespo, pode gerar caspa (tipo, muita caspa mesmo), pode infeccionar seu couro cabeludo e ainda pode mofar (seu travesseiro E seu cabelo) então é melhor não arriscar, não é? Antes de dormir, use o difusor e uma touca de cetim para manter os cachos definidos! Não tem erro e é super seguro.

05. Secar o cabelo com o secador

Erradíssimo!! Secar o cabelo com secador danifica os fios, deixa-os ásperos, secos e quebradiços além de gerar UM TANTÃO DE FRIZZ. Se você não gosta de sair com os cabelos molhados, você pode secá-los com uma toalha de algodão, amassando-os ao mesmo tempo; pode utilizar o difusor (atenção: o difusor NUNCA deve ser usado na intensidade máxima do secador.); pode utilizar uma touca de alumínio e deixá-los por 15 minutos. Muito mais eficiente e saudável, seus cachos agradecem!!

E aí meninas, vamos parar de seguir essa rotina ou não? :P

 

Ana Catarina

Ana Catarina, 25, mineira de em Belo Horizonte, MG. Coordenadora de marketing e fundadora do Cacheia :)

Blog Comments

Bom, devo ficar feliz sabendo que não cometo nenhum dos 5 erros?!? \o/

Com certeza Alice!! Não seguir esses 5 erros é o primeiro passo pra cabelos super saudáveis <3

Conheci o blog ontem e já estou amando!!!
Com certeza recomendarei para as amigas cacheadas!!!!
Bjsss e sucesso sempre meninas!!!

Muito obrigada Maiara!!

Amei o blog. Tenho os cabelos longos e cacheados. Adorei as dicas. Bjo :)

[…] }); 5 erros (comuns) ao cuidar de cabelo cacheado  » http:// cacheia.com É normal, nós cacheadas, pensarmos que estamos cuidando […]

Responder

Ana Paula Dourado Rezende

Meninas lindas, descobri esse blog ontem por acaso e , confesso, vocês me fizeram acreditar que há vida quando se tem cabelos cacheados! Sofro muito e meu cabelo (pobrezinho) sofre mais que porque vive preso :( Estou super insatisfeita com meu cabelo e pretendo seguir as dicas de vocês! Obrigada por todas as dicas, garotas!

“pode utilizar uma touca de alumínio e deixá-los por 15 minutos. Muito mais eficiente e saudável, seus cachos agradecem!!”
Como assim? Não entendi.
No calor tudo ok, mas com frio cabelo molhado é uó.

Oi, Juliana!
Não é para sair com o cabelo molhado, é para secar de outras formas. O secador pode ser usado, mas precisamos ter cuidado, pois ele resseca os fios.
O mais saudável é deixar o cabelo secar naturalmente ou com ajuda de um tecido de algodão ou toalha de fibra para que não cause frizz.

Entendeu?
Bjs

Olá! Meu cabelo é crespo (4B), molho todos os dias com o borrifador, pois não consigo arrumá-lo seco. Mas estou notando que fazer isso está ressecando e danificando. Preciso de ajuda!

Muito legal seu artigo sobre cabelo cacheado, tem que tratarmuito bem são lindos e tem que ter todo o cuidado.

Leave a Comment