Dicas

12 mitos e verdades sobre cabelos crespos/cacheados

Oi amorecos! No post de hoje, vou esclarecer algumas dúvidas frequentes a respeito dos cabelos crespos e cacheados. Existem muitos mitos acerca do nosso tipo de cabelo, e bom, vou tentar desvendar alguns. Vamos lá?

1. Cabelos crespos/cacheados tendem a ser ressecados.

mitos e verdades cabelo cacheadoPor terem um formato de espiral (molinhas), fica difícil a oleosidade natural da raiz chegar até as pontas, o que causa aquele ressecamento horripilante. Por isso, é importante investir em cuidados específicos para repor essa oleosidade nos fios. Como por exemplo; a umectação e nutrição capilar.

2. Não é aconselhável lavar as madeixas todos os dias.

mitos e verdades cabelo cacheadoComo vimos anteriormente, cabelos crespos e cacheados são naturalmente ressecados. Lavar o cabelo com shampoo, retira a oleosidade natural dos fios . E já que ninguém quer aquele efeito de “vassoura” e os fios quebradiços,é melhor optar por lavar as madeixas de 2 a 3 vezes por semana.

3. É preciso usar muito creme para domar o cabelo e diminuir o volume.

mitoPrimeiramente, gostaria de deixar bem claro que cabelo cacheado não é nenhum tipo de bicho pra ser domado. E depois, ninguém merece aquela sopa de creme que deixa o cabelo grudado na cabeça. Além de deixar a cabeleira suscetível a caspas e morfo ( o que leva a queda e quebra dos fios), dinheiro não nasce em árvore pra eu usar um pote de creme por dia!

4. As técnicas no e low poo não são eficazes e deixam o cabelo sujo.

mitoAuto lá povinho que não sabe o que fala! Alguém por acaso já cheirou o cabelo da Raysa e da Larissa? (_É, eu também não.) Mas quem segue as técnicas, sabe que não é simplesmente “parar de lavar o cabelo” como andam dizendo por aí. É uma forma muitíssimo higiênica de suspender o uso de certas substâncias que são prejudiciais para os cachinhos. Saiba mais sobre no e low poo.

5. Pentear o cabelo seco danifica os fios.

mitos e verdades cabelo cacheadoAlguém aqui já tentou desembaraçar os cabelos secos? Bem, eu já. O que aprendi sobre essa experiência horrenda: 1°- Meu cabelo ficou parecendo uma arapuca, ninho de passarinho, vassoura de bruxa, dentre outras coisas bizarras. 2º- Volume level extreme. Mas não volume do tipo lindo. Tava mais pro tipo “S.O.S”! 3º- Fios quebrados no chão. O atrito do pente com o cabelo seco gera eletricidade (quem nunca fez essa experiência lá pela 4º série?), e já que nossas molinhas são muito sensíveis, não é aconselhável pentear o cabelo seco, ao menos que você queira parecer que levou um choque!

6. Trocar o condicionador pela máscara deixa o cabelo mais hidratado.

mitoPor que ninguém diz que colocar açúcar na comida ao invés de sal, deixa ela mais salgada? Pode não parecer tão óbvio quanto o exemplo do sal-açúcar. Mas, máscara hidratante e condicionador, tem funções diferentes no nosso cabelo. A máscara serve para repor as substâncias que nosso cabelo precisa, e o condicionador para fechar as cutículas dos fios. Por isso, o correto é usar primeiro a máscara e logo depois enxaguar com o condicionador. Se você não usar o condicionador para fechar as cutículas, seu cabelo perde tudo o que você repôs com a máscara. OBS:Como nossa leitora, Flávia Gaspar lembrou; algumas máscaras tem o PH bastante ácido e a composição adequada para condicionar o cabelo (são as chamadas máscaras condicionadoras), e alguns produtos, o yamasterol por exemplo, são multifuncionais, e servem tanto para hidratar, como para condicionar e pentear também . É bom analisar sempre os ingredientes e composição.

7. Usar chapinha diariamente deixa o cabelo sem definição.

mitos e verdades cabelo cacheadoTransitetes de plantão, atentem para esse tópico! Apesar de não ser um processo químico, o uso da chapinha constantemente, modifica completamente a estrutura capilar. O calor excessivo retira toda a umidade dos fios, deixando-os mais frágeis, sem definição e rompendo as pontes que formam nossas molinhas. Tenham cuidado.

8. Existem relaxamentos que servem apenas para diminuir o volume e não danificam o cabelo.

mitoÉ bom ressaltar isso aqui, porque muita gente não entende o motivo de não incentivarmos o uso de químicas (relaxamentos e alisamentos). O cabelo crespo/cacheado, foi abençoado com uma estrutura “lindérrima” que formam as queridíssimas molinhas (ou aquele blackão lindo de doer). Quando utilizamos produtos químicos para relaxar ou alisar, consequentemente estamos “quebrando” essa estrutura. É por causa desse processo, que os cabelos ficam fragilizados e quebradiços.  Eu não sei vocês, mas eu não acho que algo que esteja quebrado possa ser tão bom quanto o original.

9. Cabelos crespos/cacheados demoram muito para crescer ou não crescem.

mitoO crescimento do cabelo não está relacionado com o tipo ou formato. Na maioria das vezes, são questões genéticas e hormonais que irão definir se você tem ou não um bom crescimento capilar. O que acontece com os cabelos crespos e cacheados, é que a medida que ele cresce, ele também encolhe. E é esse bendito “fator encolhimento” que faz nossos cachinhos ficarem definidos.

10. Cabelos crespos e cacheados são mais propícios ao frizz.

mitos e verdades cabelo cacheadoPor não reterem muita oleosidade, nossos fios tendem a ficar arrepiadinhos ( o tão temido frizz). Mas isso não é o fim do mundo. Existem algumas técnicas para diminuir o frizz, como a LOC. E se tem uma coisa que aprendi, é cabelo cacheado tem que ser livre, leve e solto. Tem que ficar pra cima mesmo. Armado, avolumado, frizado, bagunçado. De que vale um cabelo cacheado, se tiver que ficar todo engomadinho, sem sair do lugar?

11. Existem produtos milagrosos para “voltar a cachear”.

mito Qualquer pessoa, que assim como nós, passaram ou ainda passam pela transição, sabe que voltar a cachear o cabelo requer muita paciência, cuidado e dedicação. Se alguém te disser que existe um produto que vai fazer seus cachos voltarem como num passe de mágica, não acredite, pois é só mais um conto da carochinha.  Pela minha humilde experiência, uma vez danificada a estrutura capilar, só vitamina T (t-soura)! É claro que existem muitos produtos que ajudam a recuperar os cabelos danificados, e há casos de pessoas que utilizaram químicas mais amenas e não precisaram fazer um BC radical (como a Ana por exemplo). Mas não existe “produto milagroso“. É preciso uma rotina de cuidados e muito foco para voltar aos cachinhos.

12. Seguir o cronograma capilar  ajuda a recuperar o cabelo danificado.

mitos e verdades cabelo cacheadoO cronograma serve para repor água, vitaminas, nutrientes, lipídeos e massa da fibra capilar. Por isso ele é tão importante para manutenção do cabelo saudável e reestruturação do cabelo danificado. Mas sem essa de ficar escravo do cronograma! Não precisa de paranoia. Apenas fique atento a qual etapa do cronograma o seu cabelo precisa. A intensidade e continuidade das hidratações, nutrições e reconstruções vão depender da necessidade das suas molinhas.

 

Bom, como de praxe, espero que tenham gostado. Beijãao :*

You may also like