Cortes

Corte em cabelos cacheados e crespos

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A Mariana fez uma entrevista super legal com a Sabrinah Giampá, da Garagem dos Cachos falando sobre cortes para cabelos cacheados, ondulados e crespos. Vou dar continuidade ao assunto acrescentando mais umas coisinhas daqui e dali de acordo com as dúvidas que vocês estão deixando lá no inbox do Facebook. Preciso lembrar também que a Raysa fez duas postagens incríveis com sugestões de cortes curtos, médios e longos. Vale a pena dar uma olhadinha e se inspirar! Então, bora conferir dicas de corte em cabelos cacheados e crespos?

Alerta vermelho para o fator encolhimento!

Já estamos carecas (ou cabeludas?) de saber que os cabelos cacheados e crespos costumam escolher bastante. Meu tipo de textura capilar é o 4A, então encolhe que é uma beleza! Existem outras texturas que encolhem um pouco menos, como é o caso dos fios ondulados do tipo 2 e dos cachos maiores do tipo 3.  Sabendo disso, é importante considerar o tamanho dos fios molhados e o comprimento depois de secos para ter certeza que o corte escolhido é adequado e vai realmente vai ficar do jeitinho que você queria.

Mais camadas, por favor

cabelao

Tem gente que morre de medo do chamado “efeito pirâmide”. O efeito pirâmide aparece quando os fios ficam todos do mesmo tamanho, com aspecto reto e sem corte. Para driblar o problema muitas as donas de fios cacheados e crespos buscam por cortes desconectados, em degradê ou assimétricos. Um bom corte em camadas tem o poder de destacar os cachos. Quem procura dar mais volume aos cabelos pode investir nesse tipo de corte. As camadas são super democráticas e ficam ótimas em cabelos cacheados e crespos.

Às vezes recebemos aqui no Cacheia dúvidas de meninas que tem cabelos longos e que perceberam que os fios perderam parte do volume depois que cresceram. Isso pode acontecer com os fios já que eles “pesam” conforme vão ganhando comprimento. Uma solução para quem quer continuar tendo cabelão é tirar apenas nas pontinhas, repicando os fios e criando mais volume. Nesse caso, a base continua grande e o comprimento ganha mais movimento.

Quem tem cabelos mais longos pode optar ainda por um corte mais curto na frente e comprido atrás. Essa variação do corte em “V” garante um caimento super bonito.

A praticidade dos curtinhos

Quem tem a vida corrida e faz mil coisas ao mesmo tempo encontra no curtinho muita versatilidade e praticidade. O chanel desconectado tem ganhado a preferência de muitas mulheres. Outra opção incrível é deixar a nuca de fora e os fios da frente um pouco mais compridos. Esse tipo de corte é conhecido como chanel de bico ou chanel invertido.

nunca de fora

Além do corte clássico e redondinho que forma o black power, quem tem cabelo crespo pode optar também por dar mais volume à parte superior e deixar a base mais curtinha. Usei essa opção durante um bom tempo. Acho que essa opção de corte é ótima para quem pretende fazer o big chop mais curto.

Corte em cabelos cacheados e crespos

Quem quiser fazer um corte ainda menor pode deixar os fios ainda mais curtos na base e nas laterais e manter a parte superior maior. A atriz Lupita Nyong’o, dona de fios do tipo 4C, já desfilou por aí com esse tipo de corte.

Ainda precisa de mais inspiração? Fiz uma postagem aqui no blog com a participação de várias leitoras reunindo opções de corte para cabelos curtos.

Vai de franja!

Corte em cabelos cacheados e crespos

Tem muita marca, blog e revista por aí recomendando que os fios cacheados e crespos cortados em franja sejam alisados ou escovados. Mas cá entre nós: isso é uma grande bobagem. Já passou da hora das palavras “domar” e “controlar” desaparecerem desses editoriais.

O único detalhe importante a ser lembrado é que quem quiser adotar a franja precisa dedicar especial atenção para o comprimento desejado dos fios depois de secos.

Minha franja por exemplo, foi cortada um pouco abaixo do queixo para que, quando estiver seca, bata mais ou menos na altura da sobrancelha. Quem tem medo de arriscar, pode optar por uma franja lateral. Não tem erro!

É sempre bom lembrar …

  • Cortes precisam de manutenção. O intervalo de tempo varia, geralmente esses ajustes são feitos a cada três meses.
  • Prefira cortar os fios a seco, isso garante um resultado bem natural. Vale destacar aqui que fios molhados tem aspecto bem diferente dos fios secos. Conceder uma atenção especial para cada mecha, cacho a cacho, é uma ótima maneira de chegar no resultado desejado junto com o(a) cabeleireiro(a).

Fonte imagens:

Pinterest

Ouidad – Short curls style 

Short Hair Don’t care

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você também pode gostar: