As atrizes crespas e cacheadas do cinema

  • Home
  • Cinema
  • As atrizes crespas e cacheadas do cinema

Se cabelo cacheado e crespo fossem modinha, eu não teria tanta dificuldade pra escrever esse post. Dificuldade porquê a maioria das atrizes do cinema contemporâneo usam os fios lisos. Inclusive, as que foram conhecidas com cabelos cacheados, como a Julia Roberts e Nicole Kidman, quase não são vistas com esse visual mais.  :(( O engraçado é que eu procurei por “atrizes americanas negras” no google americano, e pasmem: a maioria aparece com cabelo liso! É uma pena, mas a ideia é justamente essa: clamar por emponderamento e por identidade, mesmo que a indústria cinematográfica e de entretenimento não contribuam muito para isso. Indo direto ao que interessa, vamos conhecer as crespas e cacheadas topíssimas do cinema?


 

Kimberly Elise

O cabelo crespo da Kimberly Elyse - atrizes crespas e cacheadas do cinema Esse black de arrasar é da atriz americana Kimberly Elise. Apesar de usar os fios lisos de vez em quando, ela ostenta esse black maravilhoso em várias premiações e eventos, e arrasa no tapete vermelho. Ela fez parte de produções bem interessantes, e um filme que chama “Para Garotas de Cor” (em tradução livre: for colored girls) que apresenta várias garotas negras e os problemas e situações que lidam por serem negras, e especialmente,  mulheres. Poderosíssima, não é?


Nicole Kidman

Nicole Kidman com cabelo cacheado - atrizes crespas e cacheadas do cinemaNicole Kidman estreiou grandes sucessos nos cinemas. Um dos mais famosos foi Moulin Rouge, que é lindo! O que muita gente não sabe, é que bem no início de carreira, ela só usava os cachinhos soltos, como ela mesmo diz, “livres e selvagens”. Particularmente, acho uma pena que ela os escove :(( Volte aos cachos, Nicole!


Bette Davis

Bette Davis - Cabelo tipo 2   Direto do túnel do tempo, trago pra vocês a linda Bette Davis com fios ondulados amor! Muito amor! Ela atuou especialmente nas décadas de 30, 40, e 50, e vocês podem conferir alguns dos seus filmes aqui.


Jurnee Smollett

Atriz americana - cabelo crespo Alguém segura o meu queixo, porque eu estou chocada! Achei esse cabelo apenas maravilhoso, gente! Muito volume e muito poder! A Jurnee não é tão famosa no Brasil quanto nos Estados Unidos, mas ela é mais conhecida pelo filme “O Grande Debate”.


Helena Bonham Carter

Fios ondulados da helena bonham carter

Essa mulher é apenas uma diva! A Helena tem estilo super original e louco, além dos papeis icônicos em que atuou, como Bella Lestrange em Harry Potter, e a Rainha Vermelha, em Alice no País das Maravilhas. Eu amo esse cabelo ondulado, mesmo sendo completamente suspeita pra falar! :))


 

Taís Araújo

Cabelo curto e natural da Taís Araujo Acho que 9 a cada 10 cacheadas e crespas lembram de quando a Taís Araujo fez um big chop. Essa foto é de 2014, e o cabelo está até maiorzinho. Visibilidade é muito importante, e eu espero que, de coração, mais atrizes assumam as raízes. GO CURLY!


Julia Roberts

Cabelo cacheado e volumoso Julia Roberts Outra do time “era famosa com cabelo cacheado, mas agora usa liso” :(( Nos anos 80 a atriz de “Uma linda mulher”, Julia Roberts, usava os fios bem cacheados, com bastante volume. Era lindo-de-morrer!


Viola Davis

Cabelo curto da Viola Davis A Viola Davis é uma linda! Uma das minhas atrizes preferidas atualmente, porque além de poderosa, ela atua muito bem. A Viola sempre manteve os cabelos curtinhos porque ela usa perucas e apliques (confessadamente, por assim dizer), e no Oscar de 2012, ela se livrou da peruca, e arrasou com o cabelo curto! Desde então, ela usou os fios naturais várias vezes. Quem quiser uma dica legal de filme, assistam Histórias Cruzadas, que lida com a questão das mulheres negras na década de 60.


Whoopi Goldberg

Whoopi Goldberg - Dreads   Essa lindona da foto já fez a infância de muita gente com o filme “Pode me chamar de Noel“, não é? (Entre muitos outros filmes). O que eu acho lindo sobre ela é a maneira como os cabelos são usados assim – crespos, com dreads – em todas os eventos que ela comparece e na maioria dos filmes que ela participa. É pra aplaudir de pé!


Lupita Nyong’o

Lupita - o cabelo da mulher mais linda do mundo Não teria como fazer um top 10 desses sem a mulher mais linda do mundo, não é? Por mais que gente meio desorientada (Felipe Neto, cof cof) diga que ela não merecia o título, ela merecia sim, e merecia muito! E se tem gente reclamando da escolha dela, é porque tem algo errado com a sociedade, viu? Como ela mesmo disse, é bom que a partir dela outras meninas fora dos padrões podem ser vistas, e que não precisam de “pele clara e cabelos longos, esvoaçantes e lisos” para serem consideradas lindas!


Fecho o post com chave de ouro, menines! Depois do samba da Lupita, e dessas atrizes, me despeço..

Como eu já disse uma vez, existe uma relação forte entre feminismo e identidade negra. Emponderamento e visibilidade são importantes sim! E se reclamarem, vai ter mais.

Beijocas encaracoladas :*

Raysa França

Raysa, 27 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Cientista Social, mestranda, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.

Blog Comments

Lupita arrasa! Achei digno me intrometer no post e colocar esse vídeo dela sobre como ela se sentia crescendo como negra na ditadura da beleza branca: https://www.youtube.com/watch?v=ChpriB5ktGg

Marina, SUPER DYGNO SE INTROMETER!! haha Obrigada pelo vídeo, vou assistir. Bjocas

COMO LIDAR COM ESSE BLOG/SITE MARAVILHOSO? Me helpa Raysa fdhgfjhfg Estou naquele período de decisão por começar ou não a transição. E meu primeiro receio foi não encontrar material que me auxiliasse durante o processo. Mas agora tô super tranquila (e muito feliz!!!) de ter encontrado seu trabalho aqui no Cacheia! ;DDD Continuarei acessando ♥ E sobre a lista de atrizes: acho todas lindíssimas. E principalmente a Lupita pela boa influência que ela pode exercer sobre os mais jovens (e ah, o que foi aquele discurso que a Marina citou ♥). Enfim, beijão õ///

Oi Midria! <3 hahaha Aaaah que linda, vc! Poxa, COMEÇA, COMEÇA, COMEÇA!! É muito bommmm!!!

A Lupita é maravilhosaaa!! <3 E amei seu blog também kaosakos

bjocas

Eu sinceramente acho que a Lupita não deveria ter ganhado o título de mulher mais bonita. Eu não acho ela bonita, tem negras muito mais bonitas que poderiam ter ganho o título como por exemplo: Beyoncé e Halle Berry. Apenas questão de gosto! Beijos

Lindos cachos da Julia Roberts. Eu amo os cachos 3A da personagem Anna Valeriuos do filme Van Helsing, apesar de não serem naturais. Meus cachos são 3B, segundo a cabeleireira do Salão Floreal, a raíz fina e lisa e o couro cabeludo sensível. Gostaria de deixá-los parecidos com os da personagem, por questão de gosto mesmo: http://vignette3.wikia.nocookie.net/vanhelsingmovie/images/4/41/Anna_Valerious.jpg/revision/latest?cb=20150815005138

Bonito o seu site!

Leave a Comment