Cinema Inspirações

As atrizes crespas e cacheadas do cinema

Se cabelo cacheado e crespo fossem modinha, eu não teria tanta dificuldade pra escrever esse post. Dificuldade porquê a maioria das atrizes do cinema contemporâneo usam os fios lisos. Inclusive, as que foram conhecidas com cabelos cacheados, como a Julia Roberts e Nicole Kidman, quase não são vistas com esse visual mais.  :(( O engraçado é que eu procurei por “atrizes americanas negras” no google americano, e pasmem: a maioria aparece com cabelo liso! É uma pena, mas a ideia é justamente essa: clamar por emponderamento e por identidade, mesmo que a indústria cinematográfica e de entretenimento não contribuam muito para isso. Indo direto ao que interessa, vamos conhecer as crespas e cacheadas topíssimas do cinema?


 

Kimberly Elise

O cabelo crespo da Kimberly Elyse - atrizes crespas e cacheadas do cinema Esse black de arrasar é da atriz americana Kimberly Elise. Apesar de usar os fios lisos de vez em quando, ela ostenta esse black maravilhoso em várias premiações e eventos, e arrasa no tapete vermelho. Ela fez parte de produções bem interessantes, e um filme que chama “Para Garotas de Cor” (em tradução livre: for colored girls) que apresenta várias garotas negras e os problemas e situações que lidam por serem negras, e especialmente,  mulheres. Poderosíssima, não é?


Nicole Kidman

Nicole Kidman com cabelo cacheado - atrizes crespas e cacheadas do cinemaNicole Kidman estreiou grandes sucessos nos cinemas. Um dos mais famosos foi Moulin Rouge, que é lindo! O que muita gente não sabe, é que bem no início de carreira, ela só usava os cachinhos soltos, como ela mesmo diz, “livres e selvagens”. Particularmente, acho uma pena que ela os escove :(( Volte aos cachos, Nicole!


Bette Davis

Bette Davis - Cabelo tipo 2   Direto do túnel do tempo, trago pra vocês a linda Bette Davis com fios ondulados amor! Muito amor! Ela atuou especialmente nas décadas de 30, 40, e 50, e vocês podem conferir alguns dos seus filmes aqui.


Jurnee Smollett

Atriz americana - cabelo crespo Alguém segura o meu queixo, porque eu estou chocada! Achei esse cabelo apenas maravilhoso, gente! Muito volume e muito poder! A Jurnee não é tão famosa no Brasil quanto nos Estados Unidos, mas ela é mais conhecida pelo filme “O Grande Debate”.


Helena Bonham Carter

Fios ondulados da helena bonham carter

Essa mulher é apenas uma diva! A Helena tem estilo super original e louco, além dos papeis icônicos em que atuou, como Bella Lestrange em Harry Potter, e a Rainha Vermelha, em Alice no País das Maravilhas. Eu amo esse cabelo ondulado, mesmo sendo completamente suspeita pra falar! :))


 

Taís Araújo

Cabelo curto e natural da Taís Araujo Acho que 9 a cada 10 cacheadas e crespas lembram de quando a Taís Araujo fez um big chop. Essa foto é de 2014, e o cabelo está até maiorzinho. Visibilidade é muito importante, e eu espero que, de coração, mais atrizes assumam as raízes. GO CURLY!


Julia Roberts

Cabelo cacheado e volumoso Julia Roberts Outra do time “era famosa com cabelo cacheado, mas agora usa liso” :(( Nos anos 80 a atriz de “Uma linda mulher”, Julia Roberts, usava os fios bem cacheados, com bastante volume. Era lindo-de-morrer!


Viola Davis

Cabelo curto da Viola Davis A Viola Davis é uma linda! Uma das minhas atrizes preferidas atualmente, porque além de poderosa, ela atua muito bem. A Viola sempre manteve os cabelos curtinhos porque ela usa perucas e apliques (confessadamente, por assim dizer), e no Oscar de 2012, ela se livrou da peruca, e arrasou com o cabelo curto! Desde então, ela usou os fios naturais várias vezes. Quem quiser uma dica legal de filme, assistam Histórias Cruzadas, que lida com a questão das mulheres negras na década de 60.


Whoopi Goldberg

Whoopi Goldberg - Dreads   Essa lindona da foto já fez a infância de muita gente com o filme “Pode me chamar de Noel“, não é? (Entre muitos outros filmes). O que eu acho lindo sobre ela é a maneira como os cabelos são usados assim – crespos, com dreads – em todas os eventos que ela comparece e na maioria dos filmes que ela participa. É pra aplaudir de pé!


Lupita Nyong’o

Lupita - o cabelo da mulher mais linda do mundo Não teria como fazer um top 10 desses sem a mulher mais linda do mundo, não é? Por mais que gente meio desorientada (Felipe Neto, cof cof) diga que ela não merecia o título, ela merecia sim, e merecia muito! E se tem gente reclamando da escolha dela, é porque tem algo errado com a sociedade, viu? Como ela mesmo disse, é bom que a partir dela outras meninas fora dos padrões podem ser vistas, e que não precisam de “pele clara e cabelos longos, esvoaçantes e lisos” para serem consideradas lindas!


Fecho o post com chave de ouro, menines! Depois do samba da Lupita, e dessas atrizes, me despeço..

Como eu já disse uma vez, existe uma relação forte entre feminismo e identidade negra. Emponderamento e visibilidade são importantes sim! E se reclamarem, vai ter mais.

Beijocas encaracoladas :*

You may also like