Cronograma Capilar

Qual etapa do cronograma capilar meu cabelo está precisando?

11 de junho de 2014
Lavagem de Cabelo - Termos

Já falei aqui no blog e lá no Facebook do Cacheia, não sigo o cronograma capilar ao pé da letra. Quer dizer, até tenho me policiado para fazer hidratações e nutrições rápidas durante o banho, como contei no post “5 Dicas para cuidar do cabelo crespo/cacheado no inverno“, mas só faço uma das etapas com receita caseira, touca e 30 minutos esperando quando sinto necessidade e estou com tempo.


Como isso é possível? Bom, em primeiro lugar preciso dizer que aceito meu cabelo do jeito que ele é. Gosto do volume, gosto do frizz (até um certo ponto, claro), gosto da definição. Enfim, gosto dele assim. Em segundo lugar, não deixei de ser escrava do alisamento e da progressiva para ser escrava de cronograma e cabelo cacheado perfeito e que nada no mundo abala. Eu, hein. Tô fora!

Para cuidar do meu cabelo de modo que ele ficasse bonito e eu não vivesse em função dele, aprendi a entender suas necessidades. Minha maior dúvida era: que etapa do cronograma eu faço? do que o meu cabelo precisa? Depois de muito pesquisar e ver outras meninas, testei e cheguei a algumas conclusões. Vamos lá:

Quando o meu cabelo precisa de Hidratação (H)?

Hidratar é repor a água que o cabelo perde no dia-a-dia. Ela é responsável pela maleabilidade, maciez e sedosidade dos cabelos e os principais sintomas da falta de hidratação são:

  • falta de maciez, brilho e movimento;
  • cabelo fica mais pesado e embaraçado;
  • aspecto ressecado

Além disso, é fundamental hidratar o cabelo antes de nutrir ou reconstruir. Por exemplo: você pode hidratar o cabelo hoje e na próxima lavagem nutri-lo.

Quando o meu cabelo precisa de Nutrição (N)?

Nutrir é repor os lipídios do cabelo, ou seja, sua oleosidade. Já falei isso aqui: o cabelo encaracolado não consegue levar a oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas. Por isso, precisamos dar uma forcinha. Primeiro fazemos a hidratação para repor a água e depois fazemos a nutrição para manter a água no fio e selá-lo. A nutrição é a responsável por dar brilho, definição e corpo aos fios e os principais sintomas da falta de nutrição são:

  • cabelo com volume excessivo e pouca definição;
  • frizz
  • pouco brilho
  • aspecto sem vida

Essa etapa é a minha preferida, mesmo que seja considerada apenas uma maquiagem no fio, por só selá-lo. Faço uma vez por semana, ou com umectação ou com máscara de nutrição no banho mesmo.

Observação: lembre-se que e nutrição devolve a oleosidade para o cabelo e se você fizê-la com óleos naturais vai ter um efeito ainda maior, portanto, cuidado para não exagerar e ficar com o cabelo oleoso.

Quando o meu cabelo precisa de Reconstrução (R)?

A reconstrução repõe as proteínas do fio, devolvendo massa e a queratina ao cabelo e tirando o aspecto de cabelo opaco, quebradiço e sem vida. É necessário fazer quando estamos abandonando a quimica (que destrói a estrutura do fio), quando nossos cabelos ficam muito expostos a fatores externos como chuva, vento, água quente, shampoo com parafina…

  • excesso de frizz (mesmo fazendo as outras etapas)
  • pontas duplas (hora de cortar, hein?)
  • fios fracos, quebradiços e porosos
  • queda excessiva (é normal cair até 150 fios por dia)
  • aspecto de cabelo danificado

Obs: A reconstrução só pode ser feita de 1 a 2 vezes por mês, senão o efeito é contrário e o cabelo fica duro!

Dicas finais

Outros fatores devem ser analisados: quantas vezes por semana lava o cabelo, se o shampoo tem ou não parafina, onde o shampoo é aplicado, se usa secador, difusor ou babyliss, há quanto rempo não corta o cabelo, etc. Pois tudo isso contribui para um cabelo mais ressecado.

O mais importante é prestar atenção nas dicas que seu cabelo te dá e nunca exagerar demais em só uma etapa. Sabe aquela regrinha de que tudo em excesso faz mal? Para o nosso cabelo também vale! Se ele já está bem hidratado, o excesso de água vai deixar o fio pesado e muitas vezes frágil (lembrem-se que não estamos um estoque para ir guardando o que não precisamos agora e usar depois).

A hidratação é uma das etapas que você mais terá que fazer, mas ela sozinha não ganha a guerra não. Use-a como aliada das outras duas e sempre intercale as etapas (respeitando as regrinhas já citadas) e analisando do que o seu cabelo precisa.

Para finalizar, não se esqueçam que essas são as minhas impressões e o que eu aprendi em grupos e blogs. Se você tiver uma opinião diferente, me conte e vamos trocar ideias!

Lembrete

Cabelo é tecido morto. Isso significa que o cronograma não recupera o fio em sua estrutura, mas sim na superfície, como uma maquiagem. Por isso, precisamos criar uma rotina de cuidados e cortar sempre. Obs: Vou fazer um post mais completo sobre isso, mas estou procurando profissionais que possam explicar direitinho cada detalhe para vocês!

Beijos, Mari ;)

Recomendados para você

88 Comentários

  • Reply Edilene 11 de junho de 2014 at 11:31

    Olá,faço escova definitiva no cabelo e agora estou querendo deixar o meu cabelo ficar cacheado, estou quase convencida com a ajuda de vcs, gostaria de saber quantas vezes por semana e por mês deve ser feito o cronograma por exemplo: a reconstrução só de uma a duas vezes por mes e ou outros, quanto tempo eu faço. Desde já agradeço!

    • Reply Larissa Konze 11 de junho de 2014 at 12:29

      Olá edilene, tem algumas coisas que você precisa saber sobre transição capilar, temos um post explicando melhor o cronograma e uma tabelinha mas como a Mari já falou nem sempre é necessário seguir o cronograma a risca, vale a pena ver o que seu cabelo está precisando mais. Só é importante não exagerar, e lembrar que a química só irá sair do cabelo cortando. Outra dica importante é que não adianta seguir o cronograma capilar se você não tiver uma boa alimentação, por isso vale a pena seguir o cronograma alimentar. Espero ter ajudado! Beijão

  • Reply 10 coisas que toda cacheada precisa saber | Cacheia! 16 de junho de 2014 at 21:28

    […] sei lá quantos tratamentos por semana que você precisa fazer também. Com o tempo, você entende qual etapa do cronograma seu cabelo está necessitando naquele momento e com que frequência seu cabelo precisa de […]

  • Reply Como hidratar o cabelo corretamente? | Cacheia! 25 de junho de 2014 at 06:02

    […] de mais nada, esse é o primeiro de uma série de 3 posts que se originaram desse post aqui: Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? Então, já deu para perceber que os próximos serão sobre como nutrir e como reconstruir o […]

  • Reply O que tem no borrifador? Receitas e dicas para cabelos cacheados | Cacheia! 18 de julho de 2014 at 13:50

    […] Entenda  quando seus fios precisam de hidratação, nutrição e/ou reconstrução. […]

  • Reply Marina 24 de julho de 2014 at 21:33

    Você pode fazer uma dica de quais produtos usar em cada etapa? Obrigada :)

    • Reply Mariana Boaretto 26 de julho de 2014 at 19:46

      Oi, Marina!
      Claro! Ótima ideia, obrigada!
      No post da Ster sobre cronograma tem algumas dicas do que precisa ter em cada etapa. Assim, vc pode pegar um creme básico de hidratação e misturar um óleo, por exemplo, para virar uma nutrição: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

      Quando ficar pronto eu te aviso!
      Bjs e obrigada pela sugestão!

  • Reply Como acabar com o frizz – Aprenda 10 dicas (de ouro)! | Cacheia! 3 de agosto de 2014 at 16:15

    […] para os fios, a nutrição devolve óleos e vitaminas e a reconstrução agrega proteínas. Fazendo o cronograma direitinho, você observa que parte do frizz é mandada pra bem […]

  • Reply Camila 22 de agosto de 2014 at 06:47

    Olá meninas, gostaria de parabenizar pelo belo site, é muito bonito e bem organizado, além de informativo!
    Estou aqui pra pedir uma enorme ajuda!
    Uso química há 15 anos . Me revoltei, pensei e pensei e resolvi me aceitar do jeito que sou, já estou há 1 mês sem usar química nos cabelos.
    A minha questão é , meus cabelos estão com henê, e não quero fazer o big chop.
    E tipo gostaria de saber o que posso ir fazendo, esse sábado já vou cortar meu cabelo pela metade , pois ele esta nas costas… Ja tenho óleo de recino, ( dica, coloquei essencia de uva nele rsrs) e ta segurando bem o cabelo , breve irei comprar o creme yamasterol, hidratações da loreal e da kanechom, além de estimuladores pra o cabelo crescer mais rapido.
    Agradeço desde já

    • Reply Mariana 22 de agosto de 2014 at 20:37

      Oi, Camila!
      Primeiro, obrigada pelos elogios. Ficamos MUITO felizes :)
      Segundo, bem, se você não quer fazer o big chop, o jeito é esperar crescer, ir cortando aos poucos e fazer texturização para diminuir a diferença entre a parte alisada e a parte natural. Separei alguns posts com dicas para você, dá uma olhadinha:

      http://cacheia.com/2014/06/10-coisas-que-uma-transitete-nao-deve-fazer/
      http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/

      Qualquer dúvida, me avise!
      Um beijo!

      • Reply Camila 23 de agosto de 2014 at 06:39

        Obrigada Fofa! Mais ainda minha duvida permanece, pq henê ele deixa o cabelo mais ” reto”, fica todo escorrido,pois meu cabelo é fino, como que vou enrolar essa bucha? kkkkkk

        • Reply Mariana 26 de agosto de 2014 at 11:07

          Oi, Camila!
          Então, você pode tentar fazer texturização no cabelo enquanto não cortar. Claro que o seu cabelo não vai ficar tão cacheado quanto o natural, mas já ajuda bastante. Dá uma olhadinha nos links que eu te enviei no comentário anterior que são um ótimo começo.

          Qualquer dúvida, estou aqui :)
          Beijos

          • Camila'' A Bonita ''kkkk 3 de setembro de 2014 at 17:04

            Oh bonita! Super funcionouuuu, estou bejeee kkkkk
            Confesso que fiquei desacreditada, e usei o Gel G da capicilin, fiz o ” coquinho” pois acho que ele fica melhor quando vejo nas outras pessoas e o resultado não poderia ter sido melhor, pra um cabelo com hene e fino, ficou um cacho super perfeito. Ameii
            Acho que só vou precisar de mais um produtinho rsrs, um spray fixador, o que vc acha?
            Obrigada mais uma vez cacheia!

          • Mariana 4 de setembro de 2014 at 10:42

            Oi, Camila!
            Que bom que deu certo! As texturizações são ótimas aliadas nessa fase e tem diiiversas técnicas, dá para experimentar várias.
            Sim, você pode usar um spray fixador ou um gel para segurar mais. Como não me dou muito bem com spray e meus cachos 3a “soltam” bastante, sempre uso um gel na finalização.
            Se você curte receitinhas caseiras, aqui tem uma finalização com gelatina que tem sido o grande sucesso entre as cacheadas rs: http://cacheia.com/2014/08/receita-caseira-finalizacao-com-gelatina/

            Qualquer dúvida, estamos aí! ;)
            Beijos, Mari

  • Reply 12 mitos e verdades sobre os cabelos crespos/cacheados | Cacheia! 11 de setembro de 2014 at 03:24

    […] Mas sem essa de ficar escravo do cronograma! Não precisa de paranoia. Apenas fique atenta a qual etapa do cronograma o seu cabelo precisa. A intensidade e continuidade das hidratações, nutrições e reconstruções vai depender da […]

  • Reply Máscara de Nutrição Oro Argan, da Bioderm | Cacheia! 22 de setembro de 2014 at 14:28

    […] Dica: Leia o post “Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando?” […]

  • Reply Yas 15 de outubro de 2014 at 21:47

    Olá meninas!
    Faz 3 meses que estou fazendo cronograma capilar e meu cabelo está muito melhor. Os cachos estão muito mais definidos e macios. SÓ que eu não fiz nenhuma reconstrução porque meu cabelo é virgem e não quebra facilmente, só que a uns dias noto que quando lava ele está caindo mais. Acham que devo fazer uma reconstrução, ou não tem necessidade?

    • Reply Mariana 16 de outubro de 2014 at 23:45

      Oi, Yas!
      Aparentemente, não tem necessidade. Cair muito o cabelo pode ser um sinal que o cabelo está fraco ou pode ser também que seja uma quantidade normal (pelo o que eu li, é normal caiur uns 100 fios por dia). Cabelos que precisam de reconstrução ficam porosos ou extremamente ressecados.
      Te aconselho a ficar de olho na sua alimentação, pois a nutrição começa de dentro pra fora. Aqui temos um post sobre isso: http://cacheia.com/2014/05/cronograma-capilar-aprenda-a-nutrir-os-seus-cabelos-de-dentro-para-fora/

      Qualquer dúvida, estou por aqui!
      Bjs!

      • Reply Yas 17 de outubro de 2014 at 18:22

        Fiz a reconstrução ácida no meu cabelo e ele respondeu muito bem. Acho que vou começar a fazer 1 vez por mês, vc acha bom? Mas deixa eu descrever como cuido do meu cabelo:
        1. Lavo 3 vezes por semana com shampoo.
        2. Faço umectações 2 vezes por mês.
        3. Faço a hidratação de maisena 2 vezes por mês também, além das mascaras do cronograma.
        4. Além de tudo isso, me alimento muito bem! Já vi o post que você me indicou faz um tempo, e inclui na minha dieta o suco verde, e de vez em quando um suco de uva + cenoura + laranja _ limão, além de comer frutas e verduras todos os dias, massas integrais, etc.
        E que eu fico meio encabulada, porquê toda vez que eu lavo cai muito cabelo. Até minha mãe falou assim : se vc não tivesse muito cabelo, vc estaria careca menina!! hauha . Mas o que acha da minha “rotina capilar”? Acha que devo incrementar algo? Estou pensando em seguir a rotina low poo, e tenho uma dúvida: como encaixa o cronograma capilar na rotina low poo?

        • Reply Yas 18 de outubro de 2014 at 10:30

          Ah!! Me esqueci de dizer, que na reconstrução ácida eu usei um creme de tratamento reparador, pois eu vi em um blog que cabelos virgens e saudaveis não tem necessidade de fazer reconstrução.

        • Reply Mariana 19 de outubro de 2014 at 16:49

          Oi, Yas!
          Uma vez por mês é ok ou de 15 em 15 dias, mas do que isso não é recomendado. Cabelos sem quimica não precisam tanto de reconstrução, mas, algumas pessoas sentem necessidade de fazer reconstrução devido a fatores externos como água quente, sol, vento, shampoo, que danificam os fios. Mas não entendi se no final você fez a reconstrução ou não, dependendo do creme que você usou, não foi reconstrução.

          Sua rotina parece estar ótima, mas é difícil avaliar sem ver seu cabelo. Cada um tem uma textura, um tipo, uma necessidade.

          Começar a rotina low poo é ótimo, pois você passa a não utilizar produtos que danifiquem os fios, mas te aconselho a ler e estudar bastante antes de começar para entender como funciona. Algumas sugestões de leitura:

          1- Perguntas frequentes sobre low/no poo: http://cacheia.com/2013/11/perguntas-frequentes-sobre-a-tecnica-lowno-poo/
          2- O que é no poo? http://cacheia.com/2014/07/o-que-e-no-poo/
          3- Lista de produtos liberados para low/no poo: http://cacheia.com/2014/02/lista-de-produtos-para-loow-poo-no-poo/
          4- Descomplicando o low poo: http://cacheia.com/2014/04/descomplicando-o-low-poo/

          Também indico um grupo no Facebook sobre esse assunto, o Low/No poo iniciantes: https://www.facebook.com/groups/no.low.iniciantes/

          Pretendo começar low poo também e ainda me complico um pouco entre os componentes, mas a Raysa, Giovanna e Lari, aqui do Cacheia, seguem a rotina e podem te ajudar caso tenha alguma dúvida. É só mandar inbox para gente no Face: https://www.facebook.com/blogcacheia

          Beijos, Mari

          • Yas 20 de outubro de 2014 at 19:01

            Nossa!! Obrigada mesmo, me ajudou muito :D Beijo

          • Mariana 21 de outubro de 2014 at 23:53

            De nada, Yas!
            Qualquer coisa, estou por aqui :)

            Beijo, Mari

  • Reply Isabelle 24 de novembro de 2014 at 18:38

    Obrigada por esse post. Descobri esse blog a pouco tempo e estou A-M-A-N-D-O!!! Amei esse post me ajudou bastante!! Beijos *-*

    • Reply Larissa Konze 2 de dezembro de 2014 at 15:19

      Oi Isabelle, fico feliz que gostou. Espero que goste do resultado!

      Um super beijo e volte sempre!

  • Reply Camila 2 de dezembro de 2014 at 15:48

    Quero deixar meu depoimento rapido em forma de agradecimento a toda equipe Cacheia ^^ Graças a vcs estou passando uma transição tranaquila, estou naquela fase de aceitação e ja com 4 meses de transição meu cabelo vem apresentando um formato 2b a 2c. O cronograma capilar é uma ótima gente, o cabelo ama, hidratação, umectação :) Até meus fios ainda com quimicas estão mais pesados encorpados graças a mistura de ricino, oleo de coco e azeite kkkk >Não farei big chop tão cedo pois quero que todos vejam minha transição. Eu estou tranquila e feliz e por estar economizando horrores ! kkk
    Gostaria de dar uma sugestão que vcs falassem sobre o co-wash e o uso do anfótero :)
    Bjs Cacheia

    • Reply Mariana 4 de dezembro de 2014 at 10:32

      Oi, Camila!
      Que linda! Ficamos muito felizes em estarmos te ajudando nessa fase da transição.
      Anotamos suas dicas para as próximas postagens :)

      Aqui, já falamos um pouco sobre co-wash, dá uma olhada: http://cacheia.com/2014/07/o-que-e-no-poo/

      Beijos e obrigada pelo comentário :)

  • Reply Letícia 25 de dezembro de 2014 at 20:31

    Olá meninas, aliso meu cabelo faz 4 anos, sempre tive um ótimo resultado, mas no último alisamento percebi uma quebra e também uma queda, estou na fase de transição mas ainda percebo meu cabelo fraco e fino. Não sei oq fazer. Dicas??

  • Reply Magda Camila 26 de dezembro de 2014 at 17:58

    Boa noite, meninas!
    Parabéns pelo blog estou amando! Bom de um tempo pra cá estou amando meu cabelo, mesmo sem saber se ele é ondulado ou enrelado, pois não tem definição!
    E depois de ler tudo isso, fiquei na dúvida temos que usar o shampoo da própria linha ou podemos usar outros?
    Façam uma resenha sobre shampoos… Beijos!

    • Reply Mariana 27 de dezembro de 2014 at 10:11

      Oi, Magda!
      Primeiro, muito obrigada!
      Você pode tanto usar o shampoo da mesma linha como usar o shampoo de uma marca e a máscara de outra, ou mesmo fazer uma receita caseira. Não tem problemas nenhum!
      Temos algumas resenhas de shampoos aqui no blog, sim! http://cacheia.com/category/blog/cabelos/resenhas/

      beijos!

  • Reply Café nos cabelos, dá certo sim! | Cacheia! 7 de janeiro de 2015 at 21:20

    […] Você pode utilizar as duas versões, de acordo com qual etapa do cronograma capilar o seu cabelo […]

  • Reply Fernanda Roberge 20 de janeiro de 2015 at 18:53

    Olá, faço a “bendita” progressiva a uns 5 anos,a cada tres meses, hoje vejo o “bagaço” que esta ,e com estou com muita vontade de voltar aos meus cabelos cacheados e solto, faz três meses que estou sem fazer a quimica, porem a ansiedade esta me matando para meu cabelo crescer, e meu cabelo desenvolve rapido então ,fui na dicas de vcs e amei…. valeu….

    • Reply Mariana 22 de janeiro de 2015 at 13:12

      Oi, Fernanda!
      Se quer um conselho, não se apague ao tamanho do cabelo. A transição vai muito além de tirar a parte alisada e deixar os cachos nascerem. É uma transição que vem de dentro. Aproveite ada minuto. Curta cada estágio do seu cabelo, aproveite para aprender a cuidar dele. Deixa que do crescimento, o tempo cuida e quando não ligamos para isso, passa MUITO mais rápido.

      Um beijo e se tiver alguma dúvida, conte comigo ;)
      Bjs

  • Reply Magali 29 de janeiro de 2015 at 15:33

    Mariana says, você sabe me dizer se uma máscara a base de ômega 3 e 9 se enquadra em tal etapa do cronograma capilar: nutrição ou hidratação? Comecei a transição recentemente e estou um pouco perdida. rs

    • Reply Mariana 30 de janeiro de 2015 at 12:28

      Oi, Magali!
      Confesso que não sabia a resposta então fui pesquisar. Acompanhe meu raciocínio e veja se concorda, ok?

      O Omega 3 é um ácido graxo essencial. O ácido graxo é formado por carbono e hidrogênio em suas moléculas e é produzido quando as gorduras são quebradas. Encontramos esse ácido em óleos vegetais e gorduras animais, segundo o Info Escola http://www.infoescola.com/bioquimica/acidos-graxos/

      Ou seja, o Omega 3 é um tipo de gordura, considerada como gordura boa.

      Assim, conclui que faz parte da nutrição, já que é um óleo.

      Obs: nunca testei, mas fiquei curiosa com o seu comentário! Vou tentar também :)

      Beijos, Mari

      • Reply Magali 31 de janeiro de 2015 at 19:16

        Mari, obrigada por responder. Também tinha dado uma marocada (leia-se, pesquisada rs) na internet e achei algo nesse sentido também. Mas agora você sanou minha dúvida :) Muito obrigada!

        • Reply Mariana 1 de fevereiro de 2015 at 01:37

          Magina, Magali!
          Gostei da expressão rs

          Beijos!

  • Reply Larícia Silva 1 de fevereiro de 2015 at 23:12

    Tenho que hidratar o cabelo todas as vezes antes de nutrir e recuperar?
    Lavo, hidrato, nutro, finalizo com leave-in. Posso passar gel de linhaça para umectar e finalizar?

    • Reply Mariana 2 de fevereiro de 2015 at 09:03

      Oi, Larícia!
      Não, calma! Você segue o cronograma capilar de acordo com a quantidade de vezes que você lava na semana. Então, vamos supor que você lave às segundas, quartas e sextas. Na semana 1, você pode hidratar na segunda e na quarta e nutrir na sexta. Ou se achar que seu cabelo está precisando mais de nutrição, fazer a etapa da nutrição na quarta. Mas isso vai muito de cabelo para cabelo. E você não precisa nem seguir essaa regrinha ao pé da letra.

      A questão da hidratação antes, é que é nessa etapa que seu cabelo repõe água e a nutrição ajuda a selar a água no cabelo (por isso precisamos fazer a hidratação numa lavagem antes da nutrição). No caso da reconstrução, só cabelos muitos danificados precisam passar por essa etapa e ela é a mais delicada, podemos fazer, no máximo, duas vezes por mês com intervalo de 15 dias. Como é uma etapa mais delicada, é bom fazer a hidratação e a nutrição antes para preparar o cabelo.

      Te aconselho a ler esse post da Ster sobre cronograma capilar: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

      Qualquer dúvida, me avise!

      Beijos!

  • Reply Aline 7 de fevereiro de 2015 at 04:02

    Eu cliquei no ícone que tem escrito “teste” na parte referente a reconstrução para entender se a quantidade de fios quebrados está adequada, mas deu erro. :/ Tiraram do ar?

    • Reply Ana 7 de fevereiro de 2015 at 21:02

      Acho que sim Aline, o site não é nosso, era uma referência que pegamos. Obrigada por avisar!

  • Reply Débora 19 de fevereiro de 2015 at 09:15

    Olá! Adorei o post, sempre fiquei confusa sobre isso!! Mas então, estou na transição e amanha faço o BC, hahaha! Mas assim, meu cabelo ta muito seco sem brilho, fica embaraçando… enfim, não consigo usar ele seco! E to com muito medo de cortar, e depois não conseguir usar nem preso e n conseguir arrumar… Eu treino polo aquático todos os dias, então além de ter que lavar todo dia, ainda tem os danos do cloro. Você tem alguma dica, ou alguma coisa legal pra passar antes dos treinos pra proteger mais?

  • Reply Danielle 19 de março de 2015 at 10:08

    Ola! estou adorando as dicas disponíveis aqui no blog! e surgiram algumas duvidas..
    Comecei o cronograma capilar, e gostaria de saber se na etapa “reconstrução” devo utilizar um shampoo anti-resíduos.. ou se posso usar um shampoo normal e como condicionador, o yamasterol.
    Obrigada !

    • Reply Mariana 23 de março de 2015 at 16:18

      Oi, Danielle!
      Que legal, seja bem-vinda!
      Eu não uso shampoo anti-resíduos nem antes da reconstrução nem nunca, não gosto e tenho ótimos resultados assim. A Ster, aqui do blog também, usa e gosta. Acho que vai de cada um. Obrigatório não é, mas te aconselho a testar para ver como seu cabelo se da melhor.
      E, sim, você pode utilizar o Yamasterol como condicionador, finalizador e até mascara, se desejar :)

      Um beijo!

  • Reply Top 6 Máscaras para seguir Cronograma Capilar | Cacheia! 5 de abril de 2015 at 19:11

    […] Tem uma resenha ótima sobre essa máscara aqui no Ronaldo Liberte os Cachos! Vale a pena conferir. E já falei sobre essa máscara nos meus favoritos de 2013. Apesar de estar escrito na embalagem “máscara hidratante”, pelos ingredientes você percebe claramente que ela é uma máscara de nutrição. Se você tem dúvidas quanto a isso ainda, dá uma lida no Cronograma capilar – Qual etapa meu cabelo está precisando? […]

  • Reply Joanna 30 de abril de 2015 at 03:23

    Tem como fazer o cronograma capilar seguindo a técnica do low poo?

    • Reply Ana 30 de abril de 2015 at 13:42

      Claro que pode Joanna!

  • Reply Cronograma Capilar – SOS cabelo! | Cacheia! 19 de maio de 2015 at 00:15

    […] Leia também: Top 6 máscaras para seguir o cronograma capilar Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos? Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? […]

  • Reply Andreza Priscila 6 de junho de 2015 at 03:55

    Faço cronograma e acho super importante e quando não sigo meu cabelo demonstra rapidinho! Rsrsrs
    Aprendi que cabelo gosta de ser cuidado rs!

    • Reply Mariana 15 de junho de 2015 at 10:37

      É verdade, Andreza! :))

  • Reply Tamires Carvalho 15 de junho de 2015 at 19:41

    Boa noite Mariana,
    olha eu vi e li todas as etapas do cronograma capilar, mais sinceramente não consegui descobrir em qual meu cabelo se enquadra. :(
    sempre relaxei meu cabelo com um alisante dos mais fraquinhos e com bastante hidratação pois o meu foco era reduzir o volume e soltar os cachos e tive uma época que usei “Bigudinho” (um tipo de bob pra quem usa permanente) com a loção onduladora para definis os meus cachos, e a quase dois anos não uso nenhum desses produtos e meu cabelo aparentemente ficou “natural”, mais resolvi fazer a transição e comecei a usar um creme para pentear que ativa os cachos e reduz o frizz ( o creme é o Umidiliz da Muriel) e começei a usar shampoo pra cabelos cacheados e hidratação com o bepantol e cortei uns 4 dedos a menos de um mês mais a parte de trás do meu cabelo fica de uma forma que eu não entendo (rsrs), ele fica ressecado, feio, como se eu não tivesse hidratado nem colocado o creme de pentear…

    ME AJUDE POR FAVOR!!!!!!!!!!!!!! >.<

    • Reply Mariana 16 de junho de 2015 at 00:34

      Oi, Tamires!
      Você chegou a cortar seu cabelo depois que você fez esse relaxamento? Todo esse cabelo já foi embora?
      Se sim, você já está natural. Se não, você está realmente em transição e é normal que o cabelo fique assim.
      A boa notícia é que conforme você vai cuidando, ele melhora. A má é que você precisará de muita paciência, pois ele só ficará 100% quando você tirar toda a química.

      Sobre o cronograma capilar, como seu cabelo foi bastante agredido (quimica, independente se é fraca ou não, danifica o fio), você precisará seguir todas as etapas. Sugiro que leia esse post, da Ster, http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

      E também sugiro que leia o nosso passo-a-passo para voltar ao cabelo natural. Lá tem todos os posts que você precisa ler para passar tranquila pela transição ;) Aí conforme você tiver dúvidas, é só ir perguntando nos comentários que nós ajudamos :) http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

      Beijos!

      • Reply Tamires Carvalho 16 de junho de 2015 at 16:21

        Obrigadaaa Mariana!!!

  • Reply Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos? | Cacheia! 21 de julho de 2015 at 16:48

    […] Por fim, se você tiver dúvidas sobre o cronograma capilar, como fazer, quantas vezes e benefícios, sugiro leitura do post Cronograma Capilar – SOS Cabelo e se quiser saber como identificar qual etapa seu cabelo está precisando (tendo em mente que você já deve saber como funciona o cronograma capilar), sugiro a leitura do post Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? […]

  • Reply Transição capilar - o que é? | Cacheia! 21 de julho de 2015 at 17:08

    […] também: Cronograma Alimentar: se nutra de dentro pra fora! Cronograma capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? Quais produtos devo começar o […]

  • Reply SIMONE 22 de julho de 2015 at 12:56

    Mariana,

    toda vem que falo em usar oleo vegetal no cabelo de Duda, as profissionais da área insiste em dizer que o óleo “frita” o cabelo. mas isso no cabelo dela e acho ótimo e muitas pessoas que indicam ficam reticente sobre esta informação. O que você pode me dizer? É verdade ou não?

    • Reply Mariana 23 de julho de 2015 at 17:59

      Oi, Simone!
      Coincidentemente vi um papo sobre isso em um grupo hoje. Eu, sinceramente, acho besteira. Uso já há tempo suficiente para o meu cabelo não ter fritado, inclusive salvou a aparência dos meus fios que tinham sidos fritados mesmo pela chapinha, secador, progressiva, enfim, coisas que mexem na estrutura do fio. Mas não posso te dar uma opinião definitiva porque também sou leiga, não tenho formação para te responder com precisão, mas já estou procurando pesquisas ou profissionais que possam falar sobre isso aqui no blog. Quando eu publicar, te aviso!

      Bjs

  • Reply Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras | Cacheia! 31 de julho de 2015 at 11:00

    […] E se a sua dúvida é sobre qual etapa do cronograma o seu cabelo está precisando, a Mari falou sobre isso nesse post aqui: Cronograma Capilar, qual etapa meu cabelo está precisando? […]

  • Reply Carolina 25 de agosto de 2015 at 04:27

    Olá! Adorei seu post. Meu cabelo é ondulado… Depois que fiz luzes ele está detonado, com muito volume, aspecto espigado e sem brilho. Bom, eu tenho uma máscara da monange de hidratação , uma da inoar de macadamia e comprei a morte súbita. Consigo fazer com essas 3 o cronograma capilar? Eu não sei bem onde a inoar e morte súbita se encaixam… e mãos uma dúvida: se eu usar o condicionador aussie depois da máscara atrapalha em algo? Obrigada

    • Reply Mariana 26 de agosto de 2015 at 23:33

      Oi, Carolina!
      Primeiro, fico feliz que tenha gostado.
      A linha de Macadâmia da Inoar trata-se de nutrição, já que é um óleo.
      Já linha Morte Súbita tem uma máscara de hidratação e uma Reparação Total (que é reconstrução), então depende de qual você comprou. No site da Lola explica: http://www.lolacosmetics.com.br/produto/morte-subita/

      Se o seu produto da Lola for o Reparação Total, você tem um produto para cada etapa já ;)
      Sobre o condicionador, não só pode como deve, pois o condicionador ajuda a fechar a cutícula do fio, selando a hidratação dentro dele.

      Qualquer dúvida, estou por aqui!
      Bjs

  • Reply Produtos para transição capilar | Cacheia! 29 de agosto de 2015 at 23:53

    […] proteica e ajuda a recuperar os fios quando eles estão mais danificados. Aqui no blog tem uma postagem com algumas dicas para descobrir do que os cabelos precisam para quem quiser saber um pouco […]

  • Reply Juliana 3 de setembro de 2015 at 02:10

    Gente primeiramente me desculpem se eu estiver no “Post” errado, queria tirar uma dúvida cruel… Bom eu to louca pra assumir meus cachos mas no momento não estou tão preparada quanto à cuidados e por isso estou pesquisando bastante antes de tudo. Já fiz progressivas, umas 3 mas tipo a cada 2 anos e a ultima faz bastante tempo, e chapinha tbm, um ano e quebrados que não uso mas vivo uma vida horrível de cabelo preso a uns dois anos . Meu cabelo não passou ou passa por aquela fase de duas texturas, apenas não cuido dele o suficiente para “modelar” cachos eu acho ele meio armado, não digo volume mas sem forma mesmo e talvez isso seja fácil de concertar, não sei ao certo, mas não faço ideia por onde começar, minha família toda tem cabelo liso e tenho a opção de ir num salão especializado (Ultima opção) ou aqui e em outras fontes da internet, antes de tudo quero tentar sozinha, então eu pensei se meu cabelo não tem as duas texturas não preciso corta-lo radicalmente, penso em repicar umas pontas apenas, queria saber se mesmo depois de tempos sem químicas ou chapinha, será que ele ainda pode estar envenenado por isso? E será difícil pra modelar os cachos ou boas doses de cuidados, hidratações e afins podem resolver esse “problema”? Se puderem me ajudar ficarei muito agradecida, beijos.

  • Reply Hidratação de chocolate para cabelos ressecados | Cacheia! 11 de setembro de 2015 at 18:20

    […] de chocolate, apesar de conter um pouquinho de óleo, deve ser colocada no dia da hidratação do cronograma capilar. É a chamada hidro-nutrição, e podem ter certeza que vai ser a solução para os cabelos […]

  • Reply Izadora 13 de outubro de 2015 at 20:24

    Mari, vc pode me dar dicas de máscara para hidratação, nutrição e reconstrução liberadas para no/low poo?
    Obg lindaa! Bjoo

  • Reply Juliana Vieira 13 de janeiro de 2016 at 20:50

    Olá meninas! Amei este blog, é a minha cara! Bjs!

  • Reply Rebeca Mendes 5 de fevereiro de 2016 at 11:43

    Ola meninas, conheci o blog hoje e estou AMANDO! Ultimamente eu estava bastante insatisfeita com o meu cabelo, e não sabia o que fazer para melhorá-lo, e isso me fez cogitar a ideia de fazer uma selagem, acredita? Sendo que estou há 6 anos sem usar química nele (sem alisá-lo). Mas hoje, vocês me salvaram de cometer uma besteira kkkkkk vou começar a seguir todas as dicas valiosíssimas que li hoje. Obrigada, obrigada meeeesmo!

    XO!

    • Reply Mariana 23 de fevereiro de 2016 at 21:54

      Oi, Rebeca!
      Que leeeeegal! Você não imagina o quanto a gente fica feliz ao ler isso.

      Se precisar de ajuda, conte coma gente!

      Beijos!

  • Reply flavinha 21 de março de 2016 at 15:23

    Boa tarde,
    estou fazendo o cronograma capilar.
    Mas percebi que com hidratação e reconstrução Meu cabelo fica maravilhoso mas com nutrição Ele fica seco e duro. Estou fazendo para cabelos muito danificado.
    O que acha que pode ser.

    • Reply Mariana 28 de agosto de 2016 at 02:29

      Oi, Flavinha!
      As vezes seu cabelo não responde tão bem à nutrição, só isso.
      Você pode testar mudar de produto ou fazer novas receitas de nutrição para ver se tem alguma diferença.

      Beijos

  • Reply helena 24 de março de 2016 at 00:59

    olá, em algumas pesquisas topei com os termos “hidronutrição” e hidroreconstrução” e queria saber se as receitas referentes à esses termos correspondem a nutrição e reconstrução, retrospectivamente, e se tem problema usar essas receitas mais frequentemente. (uma das receitas da hidroreconstrução era a do leite + condicionador).
    obrigada!

    • Reply Mariana 28 de agosto de 2016 at 02:32

      Oi, Helena!
      O hidro na frente significa que além de nutrir ou de reconstruir, essa receita também hidrata os fios. Particularmente, não acredito muito nisso e acho que quando queremos fazer muita coisa ao mesmo tempo, acabamos não fazendo nada. Mas essa sou eu. rs
      Exceto as receitas de reconstrução ou hidroreconstrução, não tem problema fazê-las mais frequentemente. As de recosntrução você deve fazer uma vez por mês, no máximo duas, para não ter efeito contrário.

      Beijos

  • Reply Rachel 17 de abril de 2016 at 17:40

    Posso fazer cronograma capilar ou qualquer outra tecnica usando quimica, no meu caso relaxamento?

    • Reply Mariana 28 de agosto de 2016 at 02:37

      Claro que pode, Rachel!
      O cronograma capilar é ótimo para quem faz relaxamento, já que o cabelo fica mais danificado por conta da química. Use e abuse! ;)

      Beijos!

  • Reply Priscila 26 de abril de 2016 at 12:24

    ‘ estou iniciando agora no cronograma capilar e estou com uma dúvida.. Eu lavo meu cabelo e faço a etapa do cronograma com ele molhado e após passo o condicionador?

  • Reply Ju 9 de maio de 2016 at 11:14

    Olá meninas, preciso de uma ajuda… Meu cabelo é cacheado na frente, e conforme vai indo pra trás fica ondulado, e algumas mechas ficam com um aspecto de ressecado, apesar das hidratações (não tenho nenhuma química, meu cabelo é totalmente virgem). Quando vou lavar chega a dar até desespero, pois ele embaraça muito. O que eu faço?

  • Reply Amanda portela 21 de maio de 2016 at 09:47

    Oi então eu queria saber se posso lavar o meu cabelo em 3 dias da semana, segunda-hidratação, quarta -nutrição e sexta- reconstrução?

  • Reply Thaís 22 de junho de 2016 at 14:24

    boa tarde ! meninas !!

    uma dúvida !

    estou em transição há exatos 6 meses hoje, não consigo identificar qual é o meu tipo de cacho kkkk… uso progressiva há uns 3 anos, mas antes ja tinha feito relaxamento, definitiva e selagem e nem lembrou mais como é meu cabelo cacheado… a dúvida é o seguinte, por estar desacostumada com a raiz alta, ainda faço capinha no cabelo uma vez por semana, no entanto, to seguindo as recomendações de receitas e cronograma capilar !
    essa utilização da chapinha influencia muito na transição ?

    atenciosamente,

    • Reply Mariana 28 de agosto de 2016 at 02:42

      Oi, Thais!
      A chapinha não faz bem para o cabelo, então não é o ideal. Maaaaas, também não é o fim do mundo. rs
      Eu mesma passei minha transição inteira na base do secador e da chapinha e sobrevivi, mas não recomendo.
      A Maressa fez um post sobre isso recentemente: http://cacheia.com/2016/07/escova-prancha-na-transicao-capilar/

      Beijos!

  • Reply Stéphanie 4 de agosto de 2016 at 14:39

    Mariana, me ajuda :(
    Meu cabelo é tingido, cacheado e nunca alisei. Porém, há uns 15 dias fiz reconstrução nele e foi a pior coisa q fiz na vida. Depois q fiz, as pontas estão péssimas, meio esticadas e quebrando muito. To em danger! O que eu posso fazer pra amenizar isso? Help!
    Obrigada!

    • Reply Mariana 28 de agosto de 2016 at 02:44

      Poxa, Stéphanie, que pena :(
      Você fez a reconstrução com o que? Nunca tinha ouvido uym caso assim. Te aconselho a focar em hidratação e nutrição para deixar os fios mais fortes. Se for possivel cortar pelo menos as pontas, é bom :)

      Beijos!

  • Reply Como definir os cachos em minutos? | Blog Da Tímida 22 de novembro de 2016 at 08:58

    […] de hidratações, umectações e reconstruções. Existe para cada tipo de cabelo, visite Cacheia e saiba […]

  • Deixe um comentário!

    error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.