Dicas

5 Dicas para cuidar do cabelo crespo/ cacheado no inverno

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Se no verão sofremos com a transpiração e a vontade de lavar o cabelo toda hora, no inverno sofremos com o ressecamento, falta de brilho, caspa e fios quebradiços. Sem contar a preguiça de lavar o cabelo e sair com ele molhado. Então, separei algumas dicas que eu aprendi e tento usar no meu dia-a-dia. Bora lá?

 1. Lavagem

Já sabemos que lavar o cabelo todo dia tira a oleosidade natural do cabelo crespo, certo?  Aproveite o tempinho frio e estabeleça a rotina de lavar o cabelo quando achar necessário, podendo variar de 1 dia sim outro não (para quem têm os fios mais oleosos – geralmente cachos tipos 2 até 3b) ou a cada 2, 3, 4, 5 dias. Algumas meninas  conseguem ficar até uma semana sem lavar o cabelo e ele continua LIMPO e bonito (cachos tipo 4, geralmente).

Obs: Saiba aqui o tipo de cacho que você tem!

Dica: Experimente e veja de quanto em quanto tempo você sente a necessidade de lavá-lo porque ele está sujo (sujo é uma coisa bagunçado é outra).  Você precisa entender os sinais que o seu cabelo te dá e, acredite, ele te dá!

Dica #2: Lavar o cabelo é uma das coisas que mais o ressecam, mas existem algumas dicas básicas para não prejudicar tanto os fios nesse momento. Quer saber mais? Confira o post “Como lavar os cabelos corretamente“, da Lari.

2. Temperatura da água

Aquele puta frio e você, óbvio, colocou o chuveiro no modo quente extra-blaster-queimando. Pois então, aí vem as más notícias: não há cabelo – nem pele – que resista a isso! Ressecamento na certa! Para piorar, “a água quente faz com que essas escamas fiquem abertas e, por isso, não refletem a luz do dia”, disse Gennaro Preite para o Minha Vida, e assim perdemos o brilho do cabelo!

Dica: Coloque a água em uma temperatura morna/quente aceitável e não deixe a água ficar batendo no cabelo enquanto você toma banho. Se você for muito corajosa – não é o meu caso – use água fria para lavar o cabelo (nem que for no tanque) para não agredir tanto seus cachos.

3. Cronograma Capilar

Cumprir o cronograma capilar à risca é uma das tarefas mais difíceis dessa vida pelo simples motivo que temos uma vida além do cabelo. Então, bora simplificar para não ficar entrando e saindo toda hora do chuveiro!

Dica #1: Faça hidratações rápidas com ampolas e máscaras de 3 minutos. Se quiser, você pode acrescentar óleos, frutas, bepantol ou qualquer outra coisa que você goste, para potencializar o resultado.

Dica #2: Faça umectação! Além de deixar os cachos lindos e definidos, você pode fazer antes de dormir e enxaguar no dia seguinte (meio desconfortável, na minha opinião, mas otimiza completamente o tempo e o resultado é incrível!) ou fazer alguns minutos antes de lavar o cabelo (a partir de uns 10 minutos já dá resultado para mim). Assim, você não tem que entrar e sair do banho!

Resultado de umectação noturna no cabelo

Dica #3: Se o frio estiver judiando muito seu cabelo, não exite em fazer uma reconstrução! Uma por mês ou, no máximo, 1 a cada 15 dias, mas do que isso dá efeito contrário!

Observação importante: É óbvio que uma hidratação de banho não terá o mesmo resultado de uma que colocamos touca e ficamos 30 minutos, mas você não precisa fazer isso em toda lavagem!

4. Day After

Day after old, but very gold <3

Você vai lavar menos o cabelo, então, precisará ter bons days after. Respira, não é impossível! Dá uma olhadinha no post que eu fiz “Day After: dicas para manter os cachos lindos no dia seguinte!” e seja feliz!

5. Secar, secar e secar de novo!

Aí você acorda, lava o cabelo, hidrata e finaliza, mas não seca o cabelo e sai bela, formosa e com o cabelo molhado pela rua. Não pode! E não só porque você vai pegar um baita resfriado, mas também porque, no inverno, a água que fica no cabelo se solidifica facilitando a quebra da fibra capilar e gerando mais frizz.

Dica #1: Seque o cabelo com um tecido de fibra de algodão cru ou 100%, tipo uma camiseta velha (a toalha gera mais frizz!). Você pode tirar a umidade apertando o cachos, não esfregando, e fazer o plopping, enquanto se arruma, para secar o cabelo.

Como fazer o plopping? (O vídeo é da gringa, mas bem fácil de entender. Prometo que vou tomar vergonha na cara e começar a gravar para facilitar)

Dica #2: Use secador com difusor não muito quente e quando terminar dê um jato com o ar frio para dar mais brilho e tirar o frizz.

Dica #3: Secar com secador e a mão como se fosse um difusor. Essa dica é da Fernanda Chaves (sou fã!)

E aí, meninas(0s), gostaram? Você já faz alguma das dicas citadas?

Conta pra gente!

 

Beijos, Mari ;)

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você também pode gostar: