12 mitos e verdades sobre cabelos crespos/cacheados

  • Home
  • Dicas
  • 12 mitos e verdades sobre cabelos crespos/cacheados

Oi amorecos! No post de hoje, vou esclarecer algumas dúvidas frequentes a respeito dos cabelos crespos e cacheados. Existem muitos mitos acerca do nosso tipo de cabelo, e bom, vou tentar desvendar alguns. Vamos lá?

1. Cabelos crespos/cacheados tendem a ser ressecados.

mitos e verdades cabelo cacheadoPor terem um formato de espiral (molinhas), fica difícil a oleosidade natural da raiz chegar até as pontas, o que causa aquele ressecamento horripilante. Por isso, é importante investir em cuidados específicos para repor essa oleosidade nos fios. Como por exemplo; a umectação e nutrição capilar.

2. Não é aconselhável lavar as madeixas todos os dias.

mitos e verdades cabelo cacheadoComo vimos anteriormente, cabelos crespos e cacheados são naturalmente ressecados. Lavar o cabelo com shampoo, retira a oleosidade natural dos fios . E já que ninguém quer aquele efeito de “vassoura” e os fios quebradiços,é melhor optar por lavar as madeixas de 2 a 3 vezes por semana.

3. É preciso usar muito creme para domar o cabelo e diminuir o volume.

mitoPrimeiramente, gostaria de deixar bem claro que cabelo cacheado não é nenhum tipo de bicho pra ser domado. E depois, ninguém merece aquela sopa de creme que deixa o cabelo grudado na cabeça. Além de deixar a cabeleira suscetível a caspas e morfo ( o que leva a queda e quebra dos fios), dinheiro não nasce em árvore pra eu usar um pote de creme por dia!

4. As técnicas no e low poo não são eficazes e deixam o cabelo sujo.

mitoAuto lá povinho que não sabe o que fala! Alguém por acaso já cheirou o cabelo da Raysa e da Larissa? (_É, eu também não.) Mas quem segue as técnicas, sabe que não é simplesmente “parar de lavar o cabelo” como andam dizendo por aí. É uma forma muitíssimo higiênica de suspender o uso de certas substâncias que são prejudiciais para os cachinhos. Saiba mais sobre no e low poo.

5. Pentear o cabelo seco danifica os fios.

mitos e verdades cabelo cacheadoAlguém aqui já tentou desembaraçar os cabelos secos? Bem, eu já. O que aprendi sobre essa experiência horrenda: 1°- Meu cabelo ficou parecendo uma arapuca, ninho de passarinho, vassoura de bruxa, dentre outras coisas bizarras. 2º- Volume level extreme. Mas não volume do tipo lindo. Tava mais pro tipo “S.O.S”! 3º- Fios quebrados no chão. O atrito do pente com o cabelo seco gera eletricidade (quem nunca fez essa experiência lá pela 4º série?), e já que nossas molinhas são muito sensíveis, não é aconselhável pentear o cabelo seco, ao menos que você queira parecer que levou um choque!

6. Trocar o condicionador pela máscara deixa o cabelo mais hidratado.

mitoPor que ninguém diz que colocar açúcar na comida ao invés de sal, deixa ela mais salgada? Pode não parecer tão óbvio quanto o exemplo do sal-açúcar. Mas, máscara hidratante e condicionador, tem funções diferentes no nosso cabelo. A máscara serve para repor as substâncias que nosso cabelo precisa, e o condicionador para fechar as cutículas dos fios. Por isso, o correto é usar primeiro a máscara e logo depois enxaguar com o condicionador. Se você não usar o condicionador para fechar as cutículas, seu cabelo perde tudo o que você repôs com a máscara. OBS:Como nossa leitora, Flávia Gaspar lembrou; algumas máscaras tem o PH bastante ácido e a composição adequada para condicionar o cabelo (são as chamadas máscaras condicionadoras), e alguns produtos, o yamasterol por exemplo, são multifuncionais, e servem tanto para hidratar, como para condicionar e pentear também . É bom analisar sempre os ingredientes e composição.

7. Usar chapinha diariamente deixa o cabelo sem definição.

mitos e verdades cabelo cacheadoTransitetes de plantão, atentem para esse tópico! Apesar de não ser um processo químico, o uso da chapinha constantemente, modifica completamente a estrutura capilar. O calor excessivo retira toda a umidade dos fios, deixando-os mais frágeis, sem definição e rompendo as pontes que formam nossas molinhas. Tenham cuidado.

8. Existem relaxamentos que servem apenas para diminuir o volume e não danificam o cabelo.

mitoÉ bom ressaltar isso aqui, porque muita gente não entende o motivo de não incentivarmos o uso de químicas (relaxamentos e alisamentos). O cabelo crespo/cacheado, foi abençoado com uma estrutura “lindérrima” que formam as queridíssimas molinhas (ou aquele blackão lindo de doer). Quando utilizamos produtos químicos para relaxar ou alisar, consequentemente estamos “quebrando” essa estrutura. É por causa desse processo, que os cabelos ficam fragilizados e quebradiços.  Eu não sei vocês, mas eu não acho que algo que esteja quebrado possa ser tão bom quanto o original.

9. Cabelos crespos/cacheados demoram muito para crescer ou não crescem.

mitoO crescimento do cabelo não está relacionado com o tipo ou formato. Na maioria das vezes, são questões genéticas e hormonais que irão definir se você tem ou não um bom crescimento capilar. O que acontece com os cabelos crespos e cacheados, é que a medida que ele cresce, ele também encolhe. E é esse bendito “fator encolhimento” que faz nossos cachinhos ficarem definidos.

10. Cabelos crespos e cacheados são mais propícios ao frizz.

mitos e verdades cabelo cacheadoPor não reterem muita oleosidade, nossos fios tendem a ficar arrepiadinhos ( o tão temido frizz). Mas isso não é o fim do mundo. Existem algumas técnicas para diminuir o frizz, como a LOC. E se tem uma coisa que aprendi, é cabelo cacheado tem que ser livre, leve e solto. Tem que ficar pra cima mesmo. Armado, avolumado, frizado, bagunçado. De que vale um cabelo cacheado, se tiver que ficar todo engomadinho, sem sair do lugar?

11. Existem produtos milagrosos para “voltar a cachear”.

mito Qualquer pessoa, que assim como nós, passaram ou ainda passam pela transição, sabe que voltar a cachear o cabelo requer muita paciência, cuidado e dedicação. Se alguém te disser que existe um produto que vai fazer seus cachos voltarem como num passe de mágica, não acredite, pois é só mais um conto da carochinha.  Pela minha humilde experiência, uma vez danificada a estrutura capilar, só vitamina T (t-soura)! É claro que existem muitos produtos que ajudam a recuperar os cabelos danificados, e há casos de pessoas que utilizaram químicas mais amenas e não precisaram fazer um BC radical (como a Ana por exemplo). Mas não existe “produto milagroso“. É preciso uma rotina de cuidados e muito foco para voltar aos cachinhos.

12. Seguir o cronograma capilar  ajuda a recuperar o cabelo danificado.

mitos e verdades cabelo cacheadoO cronograma serve para repor água, vitaminas, nutrientes, lipídeos e massa da fibra capilar. Por isso ele é tão importante para manutenção do cabelo saudável e reestruturação do cabelo danificado. Mas sem essa de ficar escravo do cronograma! Não precisa de paranoia. Apenas fique atento a qual etapa do cronograma o seu cabelo precisa. A intensidade e continuidade das hidratações, nutrições e reconstruções vão depender da necessidade das suas molinhas.

 

Bom, como de praxe, espero que tenham gostado. Beijãao :*

Ana Catarina

Ana Catarina, 25, mineira de em Belo Horizonte, MG. Coordenadora de marketing e fundadora do Cacheia :)

Blog Comments

Adorei, extremamente informativo!
A questão do condicionador eu ja até sabia que a função dele é fechar a cuticula… e ai com o excesso de tantas quimicas, o cabelo tende a ficar muito oleoso na careca kkkk, e ai ja tem um bom tempo que não usoo, simplismente passo uma boa mascara e pronto. Mais agora vc me deu um belo de um puxão de orelha, vou providenciar um que seja bem leve pelo menos né.
Bjs Cacheia!

Oii Camila! Você é muito fofa viu. Percebi que vc esta sempre por aqui. :)) Olha, tenta usar um levinho (o Yamasterol por exemplo, ele tbm serve para condicionar) e não passe na raiz. Somente nas pontas. Beijinho :*

Muito boa as dicas ! Eu tenho transas em mendadas no meu cabelo ,pois quero tirar para comecar um tratamento para voutar ficar natural ,porem que tenho medo de demorar voltar ,pois meu cabelo esta muito curto , eu cortei o alisamento ta so a raiz.

Oi Adriana, tudo bem? Olha, o processo de transição capilar, requer muita paciência. Infelizmente, não existem produtos pra fazer o cabelo crescer da noite pro dia. Mas você pode cuidar direitinho dele, pra acelerar esse processo. Quando eu usei tranças, percebi que meu cabelo cresceu muito mais rápido. Você notou essa diferença?

Me disseram que manter os cabelos presos também tira o formato dos cachos. É verdade?

Depende da frequência, Verônica!

Adorei o post! Estou em transição há 5 meses, querendo recuperar meus cachos de volta. Vi aqui e em outros lugares que não é aconselhável lavar os cabelos todos os dias, mas recentemente comecei a frequentar a academia e suo muito! Sei também que o suor é prejudicial para os fios (além de incomodar horrores), por isso ando lavando o cabelo todo dia. Além do cronograma, vocês tem alguma dica para que meu cabelo não fique tão prejudicado com as lavagens frequentes? :/

Babi, tudo bem? Porque não faz o co-wash (lavar o cabelo com condicionador – indico yamasterol)? Daí nos outros dias você pode lava-lo com shampoo normalmente. Bjoo :*

Hey, meninas!

Então, descobri o site ontem, ao procurar mais informações sobre como cortar meus cachos…Enfim NUNCA tinha ouvido falar sobre o no/low poo!!! Mas to adorando a ideia e já vou procurar os produtos para começar, só que ainda estou meio perdida.
Queria saber é se existe problema em molhar o cabelo todo dia, pois sempre que acordo meus cachos estão todos amassados e com um visual que não gosto! E durante o banho molho ele como se tivesse indo lavar mas não passo nenhum produto (lavo o cabelo cerca de 2 vezes na semana) enfim isso prejudica o cabelo ou tira o óleo natural dele?

Obrigado!!

P.S.: o blog é muito lindo!!!

Oi Dayanne, não existe problema em molhar o cabelo dese que não seja com água quente, com shampoo e que vc não vá dormir com ele úmido. Então, se vc não tiver um difusor, antes de dormir dê uma secadinha nele caso esteja meio úmido. Vc já testou usar um borrifador de manhã pra não precisar molha-lo todo dia? Da uma olhadinha na tecnica LOC para day after http://cacheia.com/2014/06/tecnica-loc-liquido-oleo-creme/ . Bjinho :*

Olá, primeiro gostaria de parabenizar pelo trabalho, muito bom. Estou em transição há 4 meses e um pouquinho, já cortei meu cabelo no segundo mês de transição na altura do pescoço mas, ele esta dando tanto nó nas pontas que quero cortar novamente. Ster Nascimento, adorei seu cabelo na foto do site ainda esta assim? manda o modelo do seu corte para mim.

Oi Rosangela, muito orbrigada. :)) É normal o cabelo embolar nas pontas por conta da química. Olha, ele ta com outro corte que eu mesma fiz. Vou te enviar a foto por e-mail tá? Obrigada por participar.
Bjinho :*

Boa tarde meninas, não sei mais o q fazer com meu cabelo “afffff”, tem aproximadamente um ano que não realizo procedimentos químicos neles no entato, eles só cresceram três molinhas de cachos na parte da frente, na parte de trás ele esta melhor. O q posso fazer para melhorar a minha transição?.

Sandra, Sandra… eu sei bem o que você está passando. Essa parte da frente é um pesadelo mesmo! Mas meu conselho pra voce é, “TENHA MUITA PACIÊNCIA”! Depois que vc fizer o BC, ai perceber uma melhora significante. E enquanto isso, cuide com bastante carinho dele. Você segue o CC?

Oii :3
adorei o texto e super informativo *-*
Só fiquei com uma dúvida…
faz muito, muito tempo não uso mais nada de condicionador, só o shampoo e o creme para pentear (qual não sei se é a mesma coisa que a máscara), gostaria de saber se isso danifica os meus cachinhos, pois agora além de confusa fiquei preocupada kk
Beijos :*

Oi Fernanda, apesar de não sofrer desse mal, acompanho a luta constante do meu marido devido a oleosidade excessiva do couro cabeludo. Nesse caso, opte por condicionadores mais levinhos (especiais para cabelos oleosos), ou shampoos 2 em 1 (aqueles que já vem com condicionador). Caso opte pelo condicionador, tente usa-lo apenas nas pontas. Outra opção também, é usar ingredientes naturais para condicionar o cabelo, como leite de coco e mel. ^^

Aaah, esqueci kkk
eu parei com o uso do condicionador pois meu cabelo é extremamente oleoso, até com apenas o shampoo ele continua super oleoso e eu sentia os cachos pesados e tinha medo que tanta oleosidade prejudicasse eles, alem de ficarem com uma aparência da qual n gostava muito.

Adorei o post!
Só não concordo muito com o item 6, sobre o uso de máscaras e condicionadores.
Se compararmos a composição de alguns desses produtos, observamos que teem quase que os mesmos ingredientes. E algumas máscaras possuem sim um PH mais ácido, que irá promover satisfatoriamente o fechamento das cutículas.
Eu já fiz algumas experiências no meu cabelo e o resultado foi muito bom.

Oi Flávia, tudo bem? Sim de fato existem muitas máscaras que condicionam perfeitamente bem. Mas nem todas são assim, é importante sempre conferir a composição. Foi até bom você ter lembrado, vou adicionar essa execessão ao post. Obrigada :)

Bom dia, gostaria de uma dica, de como controlar meu cabelo, pois toda manhã preciso borrifar água, para conseguir arruma-lo, ele e muito fino, e o frizz e muito….

Oi Nayara, você j´tentou a técnica LOC? Veja aqui: http://cacheia.com/2014/06/tecnica-loc-liquido-oleo-creme/ . É uma ótima alternativa pra domar o frizz. Veja também essa dicas para detonar o frizz: http://cacheia.com/2013/12/6-dicas-para-detonar-com-o-frizz/ . Beijo :*

Olá Ster, hoje procurando algumas dicas sobre cronograma achei seu blog, estou em transição mas nunca fiz o cronograma.
Usava relaxamento (Fogo na p** como diz minha mãe) não precisava por que eram lindos e volumosos (mas como não sabia cuidar direito queria diminuir o volume), estou cortando aos poucos e faço escova, sempre hidrato e nutro muito bem antes de fazer, e quando lavo.
Você fez a transição também?

(Adoreii o “Cacheia” *-*)

Oi Juliana! É fogo nosso mesmo! kkkkk Mas enfim… que bom, que resolveu voltar ao natural. Eu passei pela transição sim (IN-FE-LIZ-MEN-TE). Contei um pouco sobre esse período aqui: . Espero que o Ccaheia seja muito útil pra você! Qualquer coisa, é só gritar aqui. beijinho :*

Muito boa a postagem, eu estou no processo de transição há 8 meses! Ainda bem que já tem muita gente falando sobre o assunto, o que facilita a vida de quem está começando. Inicialmente estava usando a chapinha, mas meu cabelo estava quebrando muito, então parei. Estou fazendo o calendário capilar, cortei mais um pouco o cabelo e vejo melhoras significativas. Lá em casa tinha cabelo no chão em todos os compartimentos, com poucos dias de abandono da chapinha, já não está mais desse jeito. Até gostava do meu cabelo alisado, nada contra, mas não gostava de ficar no salão mil horas pra aplicar a química, além de fragilizá-lo bastante, enfim, usei durante pouco tempo, em média uns 4 anos, mas me arrependi desde o começo, o único problema era perder meu cabelo comprido. Há dois anos eu resolvi que ia deixar voltar ao normal, mas ia casar e não queria estar de cabelo curto e em transição. Depois que casei, fiz o que disse a vocês inicialmente, cortei logo no ombro. O bom é que agora depois de tanto ler, vou saber cuidar melhor dos meus futuros cachos longos. Muita obrigada pelos esclarecimentos!

Oii Renata. Que linda a sua decisão! É muito bom voltar ao cabelo natural, é libertador. Sem contar a praticidade e experiência de assumir um cabelo que é mesmo seu. Seja bem vinda ao cacheia. Todo dia postamos dicas sobre como lidar com o cabelo crespo, como passar pela transição, além disso abordamos temas como aceitação, preconceito, racismo etc… espero que goste daqui! beijo :*

Oi Ster, gostei sim! É muito bom o site de vocês, estão de parabéns! Seguir receitas que deram certo, nos leva a grandes chances de sucesso. Até postei no meu blog (que passa longe do que é o site de vocês) sobre o meu cabelo e citei o de vocês para consulta, caso alguém chegue no meu, vai saber onde encontrar conteúdo farto sobre o assunto! Não foco esses temas como vocês, na verdade meu blog fala de tudo que estou com vontade, depende muito do dia, e voltei a escrever agora. Se quiser ver meu cabelo como está, o link da postagem está aqui: http://ocadernodela.blogspot.com/2015/02/minha-transicao-capilar-8-meses.html . Beijos e sucesso para vocês!

Com certeza vou la olhar! Muito obrigada e sinta-se a vontade aqui mo cacheia. Bjo

Nossa Amei demais o cacheia!
desde ontem que decidi voltar aos cachos, essa vai ser minha segunda transição!
a primeira foi um sucesso fiquei com lindos cachinhos,e tenho plena confiança que agr tbm vai dar certo!
o que danificou meus cachinhos foi o uso abusivo de pranchas agr vou aderir as texturizações, pois sm chapinha continua sendo bem volumoso!
Amei todas as dicas, e muito sucesso meninaas!

Olá, lindinha! Tenho uma dúvida que talvez você possa me exclarecer…
Meu cabelo já passou pelo BC ano passado e agora estou recuperando ele. Mas noto que, em alguns pontos, ele está cacheado: cachos grandes e cachos pequenos.
Mas tem lugares em que é apenas crespo, que cacheia com fitagem(sem amassar depois) ou nem assim.

Como antes meu cabelo já foi daqueles rolinhos, que se puxava, ele cacheava. Se soltava, encolhia. Se penteava, ficava sem forma.

Tem a possibilidade de ele chegar a cachear novamente? Ou é apenas mito?

Ana, nosso cabelo pode mudar por fora. Mas a genética será sempre a mesma. O meu voltou completamente ao normal. ^^

oii, pfv me ajude a voltar com os meus cachos, faz um passo a passo de como voltar com os lindíssimos e perfeitos cachos . Obigada

Adorei a matéria, sempre venho aqui me instruir de infirmações úteis pra por pro meu povo la na pag que tenho, parabens

Oi Midiã! Que bom. Fico feliz em contribuir. Qual é o seu blog?

Meu cabelo é crespo.mas nao sei que tipo ele é. Vi que vc numera,como faço pra identificar o tipo do meus cabelos?desde já agradeço

Oi Bia! Confere nosso post pra te ajudar: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/
Beijos!

Bom eu comecei agora mais ainda estou no processo de naturalizar..ele está praticamente natural só as pontas e k continuam a crescer lisas já,cortei e nada..tem como me dar uma ajudinha?

Oi Filovena, tem sim Dá uma olhadinha nesse post que a Mari fez: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Meu cabelo era bem cacheado e grande, depois da química, ele quebrou e saiu todos os cachos.
Como faço para reconstrui-lo novamente?

Oi Gessi, é um processo lento, chamado transição capilar. Dá uma olhadinha nesse post aqui que a mari escreveu: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Oi, suas lindas!

Descobri esse presente de Deus que é o cacheia quando tava procurando a receita da hidratação com maizena, que tinha pego com uma menina no trem e tinha perdido (a louca que para alguém no trem pra perguntar a cor da tinta que usa pq a irmã queria o mesmo tom)
Desde lá já descobri tanta coisa boa que agora meu padrão de busca quando o assunto é meu cabelo SEMPRE é aqui!

Comecei o cronograma Capilar faz pouco tempo, comecei na vdd fazendo umectação com óleo de coco de 15 em 15dias (dá pra ver que curto receitas caseiras pra cuidar do cabelo, neah? E, pela primeira vez em literalmente 2 Décadas (acho que a última vez foi com uns 5,6 anos, por aí), vi meu cabelo com singelos cachinhos nas pontas!
Quase chorei de emoção!
Desde esse dia, desejei meus cachos de volta.
Percebi que a hidratação com maizena (creme base aussie 3 minutos milagrosos) funciona bem pra mim, que a umectação com óleo de coco é MA-RA-VI-LHO-SA, mas estou com dificuldades com a parte de restauração… alguma dica de máscara?

Obrigada pela atenção!!!

ei Bia, sua linda!!! Mil desculpas pela demora para responder. Nossa, vc não tem noção do quanto a gente fica feliz com esse tipo de comentário <3
Sobre a reconstrução, eu costumo usar máscaras com proteínas vegetais.
Mas dá uma olhadinha nessa receita: http://bit.ly/reconstrução-queratina-cacheia
beijo

Olá,
Usar óleos capilar ou aparador de pontas ou mais dar banhos de óleo nos cabelos cacheados ajuda contra o ressecamento?
Obrigada..
Vilma.

Oi, Vilma! Ajuda assim, pois o óleo ajuda a repor a oleosidade natural que o fio perde.
Opte por óleos vegetais puros ao invés do aparador de pontas, ok?

Bjs

Nao usar creme de pentear por muito tempo estraga o cabelo cacheado?

Não estraga não, Márcia! Mas você precisa de algo para selar as cutículas do fio e proteger do sol, por exemplo

Bom dia Meninas eu amei as dicas S2….
Aliso meu cabelo desde os 12 anos, fazem 6 meses que resolvi deixar cacheado novamente,estava com cabelo na metade das costas primeiro cortei chanel mas nao resolveu muita coisaaquelas pontas lisas e a raiz cacheada,apos 1 semana fiz o famoso BC confesso que foi dificil porem libertador estou me sentindo linda com meus cachinhos bebês rsrs muito bom saber que nao sou a unica que esta passando por esse processo de transissão,pois cada vez que leio as coisas que postam e os comentaraios sinto que fiz a coisa certa #deixacachear……

Olá! O seu artigo está super interessante, adorei! Queria também colocar uma dúvida, o meu cabelo tinha muitos caracóis fechadinhos, mas com o tempo começou a alisar sem que tivesse feito qualquer tipo de alisamento. Além sabe explicar o porquê de isto poder acontecer? Obrigada :)

Meu cabelo era cacheado mais bem baixinho, daí eu comecei a passar chapinha todos os dias ai ele ficou alto sem definição queria saber como recumperar

Oi, Marcela!
Primeiro, abandone a chapinha!
Segundo, comece a tratar seu cabelo porque a chapinha não alisa definitivamente, mas danifica os fios.
Você segue o cronograma capilar? Temos um post sobre isso aqui: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Terceiro, capriche nas finalizações: http://cacheia.com/2016/07/guia-cabelos-ondulados-finalizacao/

Bjs

Tenho um filho de 1 ano e 8 mes e ele tem o cabelo cacheado cortei o cabelo dele ontem so que muito curto e saiu os cacho sera que vai volta cacheado de novo? E quanto tempo vai demora para cresce para que os cacho possa se forma de novo?

Oi, Ingrid!
É normal que o nosso cabelo mude com o passar dos anos, mas um corte nunca é responsável por essa mudança.
O crescimento depende do organismo e alimentação de cada um.

Beijos!

Olá,eu tenho muita dúvida sobre meu cabelo,pois,quando era criança ele era cacheado mas foi alisando sozinho até que hoje ele é liso,meu cabelo está la pelo 2a/2b,mas eu tenho muita vontade de ter cabelo cacheado, será que se eu começar a usar produtos específicos para ativar os cachos que já Tive,eles voltam?

Leave a Comment