Tratamentos naturais em salões de beleza

Qual a última vez que você tratou o seu cabelo natural em um salão, sem químicas?

Depois da transição, temos acompanhado um certo receio de confiar em cabeleireiros(as), principalmente para tratamentos simples, como os que fazem parte do cronograma capilar. Muitas meninas preferem fazer em casa, principalmente com as famosas receitas caseiras!

O que muita gente acha que é só uma mistureba de coisa pra passar no cabelo, na verdade é uma profissão: terapeuta capilar. E ela tem sido cada vez mais requisitada pra cuidar das nossas molinhas, junto com profissionais como cosmetólogos, dermatologistas e claro, os próprios cabeleireiros. O maior desafio da terapia capilar é encarar essa integração de saúde, beleza e bem-estar.

A terapia capilar são métodos de tratamento para o couro cabeludo e fios de cabelo, de forma a torná-los mais saudáveis. São muitos os fatores que podem comprometer a saúde do cabelo, alguns deles: caspa, oleosidade excessiva, químicas (como tintura, descoloração, progressivas, relaxamentos, botox), poluição, desequilíbrio hormonal e muito mais.

Muitas profissionais têm se especializado nos estudos de terapia capilar ultimamente, sempre focando em produtos naturais e fito cosméticos.

Eu sempre fui uma apaixonada com receitas caseiras, mas nunca entendi bem como cada ingrediente agia no meu cabelo. Gosto dos efeitos da babosa e da maizena, mas como exatamente eles tratam os meus fios? Quando devo utilizá-los?

O Salão Meu Cabelo Natural

Na última semana estive no salão Meu Cabelo Natural, no bairro Santa Cecília, na cidade de São Paulo. A Carla é uma parceira nossa desde o início do blog, mas pela primeira vez tive oportunidade de conhecê-la e conhecer o espaço.

carla, dona da loja online Meu Cabelo Natural e Ana catarina, do Cacheia
Carla e eu :)

O MCN surgiu com a proposta de vender produtos low e no poo, não testados em animais. Muitos deles são naturais e veganos. Recentemente o salão foi inaugurado também, com o foco em cabelos crespos e cacheados (cortes e tratamentos naturais).

Quem me atendeu foi a Greice, muito simpática. O corte é feito a seco, e enquanto ela ia cortando, fomos conversando sobre minha rotina diária de cuidados e como poderia cuidar melhor do meu cabelo. Uma das coisas que tem me incomodado ultimamente é a caspa no couro cabeludo, e ela sugeriu utilizar óleo essencial de Tea Tree.

cabelo cacheado de costas antes do corte
Meu cabelo antes do corte
Antes do corte: camadas meio indefinidas e comprimento longo

Depois do corte a seco, meu cabelo foi lavado e começamos o tratamento. Achei bem legal, tudo foi bem explicado antes de ser aplicado no meu cabelo. E a misturinha foi personalizada de acordo com o que a Greice viu que eu precisava. Foram usados vários óleos – cada um com sua função específica, manteigas e proteínas em uma máscara base.

recipientes com produtos capilares para o tratamento
Óleo essencial de Manjericão, proteína do trigo e vários outros segredinhos!

O ideal, como todo tratamento a ser feito no cabelo, é ser massageado durante um tempinho pros fios absorverem todos os nutrientes. 15 min no máximo para fazer efeito e já para o chuveiro.

Depois de enxaguar, meu cabelo foi finalizado também pela Greice e preparado para acertar o corte. O resultado foi esse daqui:

Cachos definidos e saudáveis!
Carinha de quem amou voltar pro curtinho!

Amei, amei e amei! Tudo com muito cuidado e carinho.

E se você não é de São Paulo, pode conferir os produtinhos naturais lá no site www.meucabelonatural.com.br com o código de desconto CACHEIA.

Outro salão que trabalha da mesma forma, focando na saúde dos fios com tratamentos naturais é o da Maressa aqui do Cacheia, o Toda Raiz! Ele fica em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte.

E você? Já fez receitinhas caseiras em casa ou no salão? Conta pra gente!

Ana Catarina

Ana Catarina, 25, mineira de em Belo Horizonte, MG. Coordenadora de marketing e fundadora do Cacheia :)

Leave a Comment