Como hidratar o cabelo corretamente?

  • Home
  • Dicas
  • Como hidratar o cabelo corretamente?
como-hidratar-o-cabelo-corretamente

Hoje é dia de hidratar e eu listei 5 errinhos básicos que cometemos e acabam prejudicando o resultado de uma boa hidratação.

Antes de mais nada, esse é o primeiro de uma série de 3 posts que se originaram desse post aqui: Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? Então, já deu para perceber que os próximos serão sobre como nutrir e como reconstruir o cabelo corretamente, né? Ah, e não deixem de ler o primeiro ;)

como-hidratar-o-cabelo-corretamente

Como hidratar o cabelo corretamente?

Como a dica de hoje cedo no Facebook já adiantou, “A hidratação é o primeiro passo para a reparação capilar. Ela mantém a umidade do cabelo e o o prepara para absorver outros nutrientes.” Além disso, a hidratação é a etapa mais básica do cronograma e a que sempre precisamos fazer antes de nutrir ou reconstruir.

Isso porque o cabelo precisa reter água primeiro para depois selarmos o fio (nutrição) ou para aguentar a reconstrução sem quebrar os fios (que repõe queratina). É como quando fazemos um bolo e untamos a forma antes de colocar a massa para ela não grudar e destruir todo nosso trabalho.

Comparações feitas e importância da hidratação entendida. Vamos aos erros!

1- Lave o cabelo antes de hidratá-lo

Quando lavamos o cabelo, abrimos a cutícula do fio. Ou seja, é nesse momento que o cabelo está apto para receber a hidratação.

2- Primeiro a máscara ou o condicionador?

É bem simples: lavamos o cabelo, a cutícula abre; passamos condicionador, a cutícula fecha. Sendo assim, se você passar o condicionador antes da máscara, o fio não irá absorver a hidratação tanto quanto deveria.

Aplique a máscara, enxague bem e depois passe um pouco de condicionador, caso ache necessário, para selar os fios.

3- Quantidade de máscara

Não importa o tamanho do seu cabelo, você não precisa gastar o pote inteiro para  fazer uma hidratação. Pegue um pouco do creme e aplique numa mecha, enluve e quando terminar tire o excesso e use na próxima mecha.

4- Aplicação

Não adianta nada pegar metade da máscara e jogar no cabelo. O ideal é separar o cabelo por mechas, como dito anteriormente, e enluvá-las no comprimento do cabelo, massageando-as bem. Algumas pessoas fazem esse movimento mais de 80 vezes (por mecha) para que o cabelo absorva melhor o creme, mas eu, sinceramente, não tenho essa paciência toda. Uma boa dica é observar se o atrito da mão com o cabelo deixou sua mão quente, pois esse calor gerado pela mão potencializa o resultado.

Dica: Na hora de aplicar, não pegue o creme com as mãos. Use uma espátula (dessas de cabeleireiro) ou uma colher para não “azedar” (ou seja, ser contaminado por bactérias ou perder seu pH) a máscara que permanecerá no pote.

5- Tempo

Fique com a máscara pelo tempo recomendado pela marca, quando fizer hidratações rápidas, ou fique 30 minutos com ela e touca. Esse tempo é o essencial para o cabelo absorver o que precisa e quando passamos desse tempo estamos excedendo as necessidades do nosso cabelo. Aquele papo de jogar a máscara no cabelo, ir arrumar a casa e ficar 6 horinhas com a máscara no cabelo, nem pensar!

 

Fontes

Aprendi essas dicas ao longo da vida com cabeleireiros, dicas de amigas, grupos no Facebook e blogs. Como algumas informações aqui são mais específicas, procurei fontes para fundamentar o que eu aprendi e compartilhei aqui com vocês. São elas:

M de Mulher 

Site Médico

Mariana

Mariana Boaretto, 27 anos, paulistana. Mãe-coruja do Lorenzo e da Giovana, formada em Comunicação e cursando MBA em Marketing. Descobriu sua paixão pelos cachos há 6 anos e adora compartilhar dicas de cuidados, aceitação e empoderamento feminino.







comments

Comentários

Ótimas dicas Mari, adorei o post!

Eba! Obrigada, Lari :)

Oi Mariana!
Encontrei o Cacheia meio que por acaso na semana passada e desde então o site tem virado quase uma Bíblia para os meus cabelos. Sempre tive o cabelo cacheado (com muito orgulho!) mas às vezes tenho dificuldades para conseguir tratá-lo da maneira certa. Por isso adorei o Cronograma Capilar e quero começar a fazer, mas não sei muito bem como separa que tipo de creme compro para cada fase. Será que vc poderia dar exemplos de marcas para casa fase?
Bjs

Oi, Nina!
Que bom! Fico muito feliz em ler isso :)
Claro que posso. Vamos lá!

Hidtração: são os mais fáceis de encontrar e identificar. Procure por ingridientes como: panthenol, aloe vera, chocolate, mel, glicerina, geleia real e vitaminas. Atualmente tenho um Skala que uso para receitas caseiras e um Natura Sou que fica no banho.

Nutrição: máscaras com proteinas e óleos (geralmente vem escrito que são máscaras nutritivas). Você pode pegar uma máscara de hidratação e acrescentar óleos (azeite extra virgem, ricino, óleo de amêndoas, óleo de coco…) Ou pode fazer umectações, que é a aplicação do óleo puro no cabelo antes da lavagem (explico como fazer aqui: http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/ ) Atualmente tenho duas máscaras queridissímas <3 A Oro Argan da Bioderm (ainda não fiz resenha, mas tenho uma sobre o shampoo aqui: http://cacheia.com/2014/02/shampoo-creme-sem-sulfato-oro-argan-da-bioderm/ ) e uma da Natura Ekos de castanha que comecei a usar recentemente e tem operado milagres em nutrições rápidas :)

Reconstrução: você pode utilizar a queratina pura ou máscaras que tenham: queratina (Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina) e colágeno. Recentemente, comprei um creme da Novex reconttutor e fiz no banho mesmo. Amei o resultado, mas ainda vou testar mais um pouco antes de fazer resenha. Temos uma receita caseira aqui: http://cacheia.com/2014/06/reconstrucao-com-gelatina/ e em breve teremos de reconstruçao ácida com vinagre.

Espero ter te ajudado! Qualquer dúvida estou por aqui!
Um beijo!

Reconstrução:

Oi Mariana!
Obrigada por responder, ajudou demais!!!
Já comecei com o cronograma e hoje fiz umectação com óleo de amêndoas e amei! Meu cabelo ficou ótimo.
B-jussss!

Oi, Nina! Fico feliz!

Qualquer dúvida, estou por aqui :)

Beijos!

oi, meninas, passei pra agradecer! uma vez postei aqui meu desespero na transição e vocês, amigas virtuais, me ajudaram a me manter firme. E graças a esse apoio eu consegui seguir em frente e ter paciência pra entender meu cabelo e realmente não precisa ser coisa cara pra funcionar. A verdadeira saga é descobrir qual o seu cabelo vai ‘querer’. Comigo foi o óleo de mandioca+vitamina E da Haskell. Misturo com os cremes de hidratação, pois funcionou melhor do que sozinho. O cabelo se definiu, enfim, está renascendo das cinzas, ou melhor do ‘formol! kkkk

Valeu, mulheres!!!!:D

Eleni ficamos muito feliz em saber que ajudamos mais uma cacheada a se manter firme. Volte sempre que precisar, beijos!

[…] (SP), ambos exclusivos para os nossos cabelos poderosos <3, continuação dos posts com dicas de como hidratar, nutrir e reconstruir os fios corretamente e post sobre um produto da Dr. Miracles para ajudar no […]

[…] Sugestões de leitura: Cronograma Capilar – SOS Cabelo , Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? , Como hidratar o cabelo corretamente? […]

E antes de uma nutrição,precisa abrir a cutícula também?A do café por exemplo,eu fiquei em dúvida,pq antes da umectação não precisa abrir a cutícula e como a umectação é uma nutrição,essa dúvida não sai da minha cabeça.

Oi, Ulisses!

Então, eu sempre lavo o cabelo antes de nutrir e reconstruir. Só não faço isso antes de uma umectação, pois óleo puro não penetra o fio, ele “encapa”. Na teoria, a única etapa do cronograma capilar que realmente penetra o fio é a hidratação, o óleo não nutri, sela, e a queratina não reconstrói.

Mesmo assim, meu conselho para quando fazemos uma nutrição com máscara + algum ingrediente ou só máscara, é lavar o cabelo primeiro e depois seguir a etapa, mas não tenho nenhuma base científica para te dizer se é o certo ou não.

Espero ter te ajudado :)

Bjs

Legal … :D

:)

[…] Como o cabelo cacheado/crespo é mais ressecado, precisamos hidratá-lo mais frequentemente. A frequência irá depender da necessidade do cabelo e isso você só vai perceber com o tempo, mas se você fizer uma vez por semana será ótimo. Sugiro que leia também: Como hidratar o cabelo corretamente […]

Legal. ótima dica

Adorei as dicas! Algumas eu já sabia, outras não… Tá tudo muito bem explicado, arrasou! :D

Eu costumo usar máscaras de potes mais grandes e evito colocar a mão dentro dele, como foi recomendado. Um dia pensei em usar outra embalagem menor e mais prática pra usar a máscara: eu reutilizei uma embalagem de creme de pentear – daquela que é só puxar para cima para abrir -, depois de lavá-la INÚMERAS vezes antes de colocar a máscara. >_<
O que não coube eu deixei no pote mesmo, conforme vou usando, vou repondo na outra.
Daí fiquei na dúvida: Será que tem algum problema nisso? Pode alterar alguma coisa na máscara?

Oi, Larissa!
Que bom que gostou! Fico feliz :)

Eu acho que não tem problema, não, mas não tenho conhecimento sobre esse assunto. Inclusive, achei uma ótima ideia, assim não ficamos pegando no creme! Tem dado certo para você?

Bjs!

Então, Mariana, não tive nenhum problema até hoje, tem dado certo sim! :) Que bom que gostou da ideia, pois ela facilita bastante a vida na hora da hidratação!
Tomara que dê certo para todo mundo! :D
Obrigada por responder :)
Bjs!

Oi, Larissa!
Não só gostei da ideia como já testei lá em casa. rs
Peguei um leave-in da L’Occitane que acabou recentemente (fiz resenha dele aqui: http://cacheia.com/2015/07/resenha-linha-mandacaru-cachos-hidratados-loccitane-au-bresil/ ) e coloquei uma máscara baratinha da Skala que eu tenho em casa e misturei com glicerina. Muito prático, amei!

Beeijos!

Olá! Achei o post muito informativo, mas ainda tenho uma dúvida. O meu cabelo está em transição e quero que os fios novos cresçam saudáveis. As máscaras para hidratar podem atingir os fios desde a raiz ou não?

Com certeza, Jessica!
E é super importante cuidar do novo cabelo que está nascendo ;)

Um beijo!

Tenho uma filha de 6 anos e o seu cabelo e bastante cacheado e ainda não consegui deixa- los perfeitos, já usei todos produtos de criança e sempre fica seco principalmente na frente e ela tbm acaba amarrando o cabelo…..não sei mais o q fazer

Oi, Paula! Tudo bem?
Fiz um post sobre isso: http://cacheia.com/2015/06/8-dicas-para-voce-aprender-a-cuidar-do-cabelo-cacheado-do-sua-filhao/
Dá uma olhadinha!

Bjs

gostaria muito de dicas de shampoo para melhorar o cabelinho de minha filha ele e muito cacheado e seco na parte mas alta do cabelo . ela só tem dois anos e muitos cachinhos

Oi, Sulamita! Tudo bem?
Tem uma lista de produtos para crianças aqui: http://cacheia.com/2015/10/lista-de-produtos-para-criancas-liberados-para-low-poo/
E sugiro que você leia também esse post: http://cacheia.com/2015/06/8-dicas-para-voce-aprender-a-cuidar-do-cabelo-cacheado-do-sua-filhao/

beijos!


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.