Guia contra o ressecamento dos cabelos cacheados e crespos

Cabelos ressecados são uma das reclamações mais comuns que recebemos aqui no Cacheia. Quando os cabelos estão ressecados ficam com aquele aspecto arrepiado, sem brilho e com toque seco/áspero. Os motivos que levam ao ressecamento dos fios são vários, então vamos falar de alguns deles e sobre tratamentos que podem ajudar na solução do problema, mas calma, que essas dicas são mais fáceis de aprender do que jogar videogames com serviços por elitist-gaming.com.

Agressões diárias – sai pra lá ressecamento!

A primeira coisa que você precisa saber é que nossos cabelos sofrem agressões diárias (sol, poluição, poeira, etc). Se na sua rotina normal você sentir que os fios estão com aspecto ressecado e sem brilho, é importante caprichar nas hidratações. No post “Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras” listamos várias receitas da etapa de hidratação e também de nutrição. Se você tem dúvidas sobre cronograma capilar, confira o post: Cronograma capilar SOS Cabelo. 

E o sol, como faz? Existem vários produtos para cabelos cacheados e crespos que possuem proteção solar. Vale a pena ficar de olho e selecionar produtos com essa característica principalmente se você costuma expor seus fios ao sol com muita frequência porque faz algum esporte ao ar livre por exemplo ou se você possui cabelos coloridos. Sim, o sol interfere na oxidação da cor migas, então vamos proteger a cabeleira!

Outro alerta super importante fica por conta do uso do secador. Se você é dessas que não saem de casa com o cabelo molhado de jeito nenhum e usa o difusor de cabelos várias vezes por semana, saiba que o excesso de calor pode danificar os fios. Para evitar que seu cabelo fique fragilizado e com aspecto ressecado siga as dicas:

  • Diminua a intensidade do calor: Evite utilizar o secador na temperatura máxima. Utilize temperatura média para secar os fios. Se quiser usar o jato do secador apenas para soltar os cachos e dar mais volume, prefira utilizar apenas um jato frio.
  • Deixe seus fios secarem um pouco antes de usar o difusor: Não utilize o secador nos cabelos molhados. Utilize uma toalha para retirar o excesso de água após a lavagem, finalize utilizando seu creme ou leave-in e deixe a mãe natureza fazer parte do trabalho de secagem. Quando os fios estiverem úmidos utilize o difusor.
  • Aplique um finalizador com proteção térmica antes de usar o difusor.

Alguns exemplos de produtos com proteção solar e/ou proteção térmica:

cremes proteção térmica proteção solar low poo e no poo cabelos ressecados

Atualização: Testamos um spray termoprotetor para cachos com preço camarada. Veja aqui a resenha do Spray térmico Renova Cachos da #TodeCacho.

Shampoo – o mocinho que também pode ser vilão

Alerta vermelho para o  shampoo! Esse aliado na limpeza dos fios pode também ser um vilão quando o assunto é ressecamento. Os shampoos comuns compostos por sulfatos fortes podem retirar a oleosidade natural dos fios e deixar cabelos cacheados e crespos com aspecto ressecado se utilizados com muita frequência ou de modo incorreto.

DSCF6983A dica básica para o uso de shampoo já apareceu aqui no blog várias vezes mas não custa repetir: na hora de lavar os cachinhos utilize o shampoo no couro cabeludo, distribuindo bem o produto. Massageie bem em movimentos circulares com a pontas dos dedos. Depois de caprichar na massagem, enxague o cabelo deixando que o shampoo aplicado na raiz escorra pela extensão dos fios. Retire o produto completamente para evitar que seus fios ressequem. Nunca aplique o shampoo diretamente nas pontas(!)

Para proteger o cabelo do ressecamento causado pelo shampoo uma opção possível é fazer o pré-poo, mini hidratações e nutrições antes do banho. Lá no post da Ray você encontra todas as dicas!

Outra opção é usar shampoos mais suaves, sem a presença dos tais sulfatos fortes e excluir alguns componentes na rotina capilar. A técnica Low Poo têm ganhado várias seguidoras e ajuda a diminuir o ressecamento dos fios. Eu sigo essa lindeza e amo <3

Lá no Guia Low Poo é possível encontrar todas as informações necessárias para conhecer e começar. Outra opção é “abandonar” o shampoo e seguir a técnica No Poo. Temos um post super completinho sobre o assunto também, corre lá!

Condicionador e óleos – pontas ressecadas jamais!

O condicionador não é apenas aquele creminho que vem do lado do shampoo para deixar os fios macios. Além de dar emoliência, deixando os fios mais maleáveis e fáceis de pentear, os condicionadores ajudam a selar as cutículas dos fios, preservando a hidratação e o brilho dos fios. Alguns condicionadores possuem uma composição super rica e podem dar aquele help nas pontas ressecadas. Então a palavra de ordem é: se joga no condicionador! Na hora de aplicar, passe somente no comprimento e principalmente nas pontas. Deixe o produto agir conforme o tempo indicado, enxague e prontinho: fios brilhando, macios e xô pontas ressecadas!

condicionadores low poo e no poo cabelos ressecados

Outra dica ótima para quem está com pontas duplas ou ressecadas é caprichar no uso de óleos nessa região. O óleo de Argan e óleo de côco são alguns dos exemplos de óleos que podem ser utilizados na pontinha dos fios. Dá pra usar esses produtos nos fios secos para dar aquele toque final ou como parte da finalização. A técnica LOC é um exemplo de finalização que usa óleo vegetal para finalizar os cachinhos. Outro exemplo é a técnica creogel.

Particularmente, gosto de usar um pouquinho de óleo na extensão dos fios antes de aplicar gel ou depois que o cabelo já está seco. No day after um pouco de óleo nas pontas também é ótimo para selar as pontinhas  e garantir fiozinhos cheios de brilho. Seguem alguns exemplos de óleos :)

óleos low poo e no poo cabelos ressecados

Alguns hábitos ruins para deixar para trás de vez

  • Evite gel com álcool na fórmula: o gel é super legal pra quem busca fixação, mas é bom checar a composição. O gel com álcool deixa os cachos mais durinhos e com aspecto ressecado. Usar esse tipo de produto diariamente não é tão interessante. Tente variar com o uso de cremes e leave-in com a composição rica em óleos e extratos vegetais. Mais do que modelar, considere que é preciso tratar os fios para mantê-los bonitos e saudáveis.
  • Evite deixar produtos por tempo demais nos cabelos: Dê uma boa lida no rótulo antes de utilizar um produto. Geralmente o fabricante fornece o tempo de ação do produto, que deve ser respeitado para garantir bons resultados. Pode parecer bobagem insistir nesse ponto mas muita gente acaba deixando máscaras capilares agindo por horas no cabelo por acreditar que isso potencializa os resultados. Faz isso não! Respeite o tempo de ação dos produtos para evitar ressecamento, quebra e excesso de oleosidade.

Colorações e descolorações: cuidado com elas!

As colorações e descolorações podem deixar os fios ressecados e porosos. Para saber como tornar esses processos menos agressivos para o seu crespo/cacheado, dá uma passadinha no posto de cuidados pré e pós coloração para cabelos cacheados e crespos.

Receitas caseiras para diminuir o ressecamento

Se seus fios andam muito ressecados é legal buscar por máscaras, cremes de pentear e condicionadores com manteigas e óleos vegetais na composição como óleo de abacate, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de semente de uva, óleo de jojoba, óleo de ojon etc, e manteigas como manteiga de karité, manteiga de cupuaçu, manteiga de abacate e manteiga de murumuru. As receitinhas feitas no conforto da sua casa também são bem-vindas. Entre os melhores ingredientes para dar adeus ao ressecamento estão o abacate, o azeite de oliva, mel e iogurte natural. Veja algumas receitas caseiras para combater o ressecamento nos links:

Hidratação de abacate

Receita caseira com abacate, iogurte natural e óleo vegetal 

Hidratação potente com abacate, leite de côco, amido de milho, glicerina vegetal e creme de tratamento

Receita caseira de hidratação com abacate e mel

3 receitas para acabar com o ressecamento dos fios

Cabelos ressecados e saúde

As frequentadoras assíduas do blog que me desculpem, mas vou ter que bater nessa teclinha mais uma vez. Problemas como queda de cabelo, crescimento reduzido e fios muito ressecados podem estar associados a deficiências na alimentação e, em alguns casos, a doenças graves. Por essa razão, é sempre bom lembrar da importância de uma boa alimentação para fios saudáveis e de consultar um médico diante de qualquer sinal de alerta. Cuide-se! :)

Confira também:

Aprenda a usar óleos vegetais no cabelo

Umectação: como fazer e benefícios para os cabelos 

 

 

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Boa tarde gostaria de saber se esses produtos que vcs indicar acima pode ser usado para low-poo

Oi Shirley, editei as imagens indicando quais são liberados para Low e No Poo. Atualize a página e cheque novamente :)

Abraços!

eu sou fã do cronograma capilar, quando não o faço vejo bastante diferença! estes dias fiz uma umectação com o oleo de coco, confesso que não gostei muito não prefiro com o azeite de oliva!
beijinhos
http://adeliadanielablog.blogspot.com.br/2016/05/jantinha-da-mulherada.html

Olá, gostaria de dicas de cortes para cabelo 3a/3b, não estou muito satisfeita com meu corte, meu cabelo tá uma espécie de “cuia”, sabe? Acho que não está valorizando ele. Ficaria muito grata se me ajudassem.

Adoro o blog ♥ beijos.

Oi Taynara, estou reunindo dicas de cortes aos pouquinhos. Por enquanto tem esses posts:

1- http://bit.ly/2eAbXde
2- http://bit.ly/NS1qLc
3- http://bit.ly/cortes-parte2

Abraços!

Olá Maressa, bom dia! Amo o blog cacheia, ele agora é meu guia.Hoje está completando um mês que fiz o meu corte, mas ainda tem umas pontinhas com química.Como tantas estou aprendendo agora a conhecer o meu cabelo e, ele é maravilhoso molhado.Q uando hidrato ele fica muito macio.com.brilho e cheio de molinhas,mas quando seca….aff…..seco,sem brilho, e sem nenhuma definição.a única texturização que consegui até hoje, foi o coquinho.Até que fica bem legal!Uma colega me indicou uma pomada chamada trent, mas ela contém parafina e não gostei, além de ser super cara.Estou abusando das hidratações que vcs postam e estou amando.Será que um dia ele irá ficar legal seco da mesma forma que fica molhado?Abraços.

Vai sim Rosilene! Basta seguir dicas básicas como não ficar tocando nos fios molhados (para evitar o frizz), utilizar um óleo nas pontas depois que os fios estiverem secos e manter uma rotina de cuidados :)

Abraços!

Oie Marissa, descobri o blog há pouquíssimo tempo. Fiz alisamento por 18 anos (relaxamento, defrizagem). Fiz a última química em novembro de 2014, literalmente na véspera de retocar descobri que estava grávida rs… mesmo com o cabelo horrível fui perdendo a vontade de alisar de novo e graças a uma grande amiga cacheada fui descobrindo que eu na verdade nunca soube tratar meu cabelo natural, eu nem imaginava que ele forma cachinhos (fico horas admirando no espelho rs) e foi la que me indicou produtos, o blog… enfim se passaram 2 anos de transição capilar e ha uns 5 dias atrás fiz o BC, tô fazendo cronograma capilar mas as vezes fico com a raiz e as pontas ressecadas, pode me ajudar a entender onde estou errando? Sigo a orientação sobre o shampoo no couro cabeludo e o condicionador nunca na raiz. Mas e quanto as máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução, pode passar na raiz? E os finalizadores, oleos, técnicas LOC e Creogel? Desculpa se forem perguntas muito básicas, mas é que são tantas info que fico perdida. Ah acho lindas todas vocês. Abraços

Pesquisei muito e não achei nada sobre. Produto com proteção térmica protege do sol também e vice e versa? Quais os agentes de proteção solar liberados para low poo (o nome do produto químico)?

Oi Emanuelle, tudo bem? Geralmente os componentes presentes nos protetores térmicos são silicones. Eles formam uma “capa” em torno do fio que aumenta a resistência ao calor. Falei nesse post aqui sobre o assunto e incluí um link para um estudo cientifico detalhado: http://cacheia.com/2016/12/spray-termico-renova-cachos-todecacho/ Abraços!

Adorei as dicas pois minha filha tem o cabelo afro e nao sabia cuidar direito agora lendo esses post ja consegui comecar a aprender a hidratar melhor adorei muito obg

Que legal Maria José! Muito obrigada pelo feedback!

Sou afro brasileira meu cabelo é muito ressecado me ajudem

Olá Cacheia! Primeiramente quero dizer que amoooo o blog de vocês, sempre que posso estou vendo as matérias que vocês postam, elas me ajudam demais . Então a minha dúvida é que eu estou há mais de 2 anos sem quimicas, porem faz uns 5 meses que parei com a chapinha. Cortei o cabelo umas duas vezes ja nesse intervalo de tempo. Só que na frente ele esta muito ressecado e fino, poroso sabe, ele melhorou, porque estava pior. Meu cabelo parece ser do tipo 3b 3c atras e na frente onde esta mais ressecado aparenta ser do tipo 4b 4c, ele não cacheia só quando faço dedo liss. E também demora muito pra crescer, até pensei em cortar bem curto pra ver se assim ele se recupera mais rapido, porque atras ele ja esta bem natural. De vocês puderem me dar alguma dica eu agradeço muito

Tenho muito cabelo, sendo que os cabelos do centro da cabeça é diferente ele é muito ressecado diferente de todo resto. Não sei o que fazer

[…] Oi, meninas! A receita de hoje é rápida, barata e tem um resultado ma-ra-vi-lho-so, porém é necessário ter cuidado (muito mesmo!)  na hora de usar a glicerina. Então, antes de sair tacando a dita cuja no cabelo, atenção! Essa receita de hidratação com glicerina é ótima para combater o ressecamento. […]

Leave a Comment