Cronograma Capilar

Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras

30 de julho de 2015
Cuidados em casa dos cabelos: cronograma capilar com receitas caseiras

Esse post é para as pessoas que amam/adoram hidratações caseiras e gostariam de adaptá-las ao cronograma capilar. O cronograma, para quem já conhece, é um modo de cuidado dos cabelos em casa, em forma de agenda. As receitas caseiras são ótimas porque são baratas, acessíveis e fáceis de fazer! Ainda, é uma delícia cuidar dos nossos fios em casa, com tanto carinho e amor. Se você está em dúvida sobre qual etapa do cronograma o seu cabelo está precisando, você pode dar uma olhadinha no post da Mari. Para entender como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras.

Etapas do Cronograma Capilar

  • Hidratação: repõe a água dos fios e pode ser feita sempre que você quiser ou sentir necessidade.
  • Nutrição: etapa que repõe os óleos do cabelo. Devem sempre ser utilizados os óleos 100% vegetais nessa etapa.
  • Reconstrução: etapa que repõe proteínas do cabelo. Essa etapa não deve jamais ser feita em exagero. Quando feita em excesso, os fios quebram.

 


Etapa de Hidratação

Ingredientes caseiros para etapa de hidratação do Cronograma Capilar

A etapa de hidratação é aquela responsável por repor a água do cabelo. Essa é a parte mais essencial do cronograma capilar, porque todos os cabelos perdem água com a rotina normal da vida. Nessa etapa, podem ser utilizadas: frutas, vegetais, açúcar, extratos botânicos, vitaminas, bepantol, glicerina vegetal, extratos de algas marinhas, cacau em pó, café e até legumes, como a beterraba e a cenoura.

Quando você fizer receitas com esses componentes da foto, você deve inserir a receita no dia da hidratação do seu cronograma capilar.

Confira também receitinhas que podem ser usadas na etapa de hidratação do seu cronograma capilar:


Etapa de Nutrição

Igredientes caseiros para etapa de recontrução do Cronograma Capilar

Cabelos cacheados e crespos tendem a ressecar mais facilmente que os lisos. Por isso, é necessário repor óleos e lipídeos constantemente. A etapa de nutrição no cronograma capilar é responsável por essa reposição. Na etapa de nutrição do cronograma capilar com receitas caseiras, você pode utilizar: qualquer óleo vegetal, como de amêndoas, de abacate, azeite de oliva, de coco, e etc, manteigas vegetais, como de cupuaçu, cacau, karitê, creme de leite, leite de coco, abacate, leite de oleaginosas, como amendoim, amêndoas e nozes.


Etapa de Reconstrução/Reparação

Exemplos de ingredientes caseiros para reconstrução

A etapa de reconstrução repõe as proteínas perdidas com o contato com a poluição, pente, escova e procedimentos químicos, como descolorações. É indicada para cabelos danificados e muito danificados. Se o cabelo está saudável, nada de perder muito tempo com essa etapa, está bem? Para reconstruir a cabeleira, você vai precisar de: gelatinas sem sabor, iogurte, queratina, cistina, aminoácidos, aveia, aquafaba (água do cozimento de grão de bico), mel, argilina e vinagre. Confira as nossas receitas para essa etapa do cronograma capilar:


Com qual frequência devo fazer H, R ou N?

As etapas do cronograma capilar devem ser feitas com 48 horas de diferença. As agendas com as etapas podem ser criadas tendo em vista as necessidades do seu cabelo. Também pode seguir sugestões pré existentes na nossa postagem de cronograma capilar.


Cronograma capilar com receitas caseiras

Com esse post foi possível perceber que é perfeitamente possível fazer cronograma capilar com receitas caseiras. É só identificar os principais ingredientes, e em qual etapa pertencem. E não esqueça de prestar bastante atenção no que seu cabelo precisa repor.

Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras? Forma acessível e barata

Recomendados para você

55 Comentários

  • Reply Marina Menezes 30 de julho de 2015 at 19:15

    Me ajudou muito! Estava pensando em começar um cronograma capilar, mas queria colocar umas receitinhas caseiras no meio também porque ADORO receita caseira! rsrs

    • Reply Marina Menezes 30 de julho de 2015 at 19:16

      Só uma dúvida que surgiu agora… tenho que intercalar essas receitas com os produtos do cronograma ou elas substituem os produtos?

    • Reply Ster Nascimento 31 de julho de 2015 at 06:09

      Oi Mariana, tudo bem? Que bom que gostou! você pode segir um cronograma apenas com as receitas. ^^

  • Reply Tay Ventura 31 de julho de 2015 at 06:12

    Oi, primeiramente adorei as receitas .
    Eu sei que não tem nada haver com o texto a minha pergunta mas, eu estou tentando passar pela transição capilar so que eu ainda não levei muito a sério,tradução eu esqueço o cronograma e por ai vai.
    Minha mãe me perguntou se eu quero ir para o salão so que não é pra dar nenhuma química forte, so uma hidratação de sei la o que, mais eu estou pensando em compra vários produtos ,porque eu vi uma youtuber compra vários produtos ótimos para cabelo cacheados por apenas 50 reais e como o dinheiro aqui em casa esta muito curto queria saber sua opinião!! Qual melhor opção ir pro salão ou compra e começar o cronograma capilar certinho????????

    • Reply Ster Nascimento 3 de agosto de 2015 at 09:49

      Olha Tay, desde que assumi meu cabelo natural, só tenho ido no salão pra pintar. O bom de vc comprar os produtos, é que vai poder usar mais vezes, e ainda vai poder potencializar com as receitas caseiras. Vale muito a pena!

  • Reply Andreia 31 de julho de 2015 at 11:19

    Posso fazer a umectação com oleos que contenham parafina??a parafina protege p cabelo das agressoes do shampoo com sulfato??

    • Reply Ster Nascimento 3 de agosto de 2015 at 09:47

      Oi Andreia, a umectação tem que ser com óleos 100% vegetais. ^^

  • Reply Andreza Priscila 3 de agosto de 2015 at 16:11

    Receitas caseiras são sempre bem vindas!!! Adorei o post!!!!!
    Pena que meu bebelo não curtiu cenoura rsrs
    Continuarei tentando receitas caseiras!

    • Reply Ster Nascimento 6 de agosto de 2015 at 00:24

      Ei ANdreza, olha… tem umas receitas que testo e nem sempre dão certo pra mim também. Mas sempre tem aquelas que nosso cabelo simplesmente AMA e dá aquele resultado maravilhoso! Que bom que gostou. Bjoo :*

  • Reply Elis 3 de agosto de 2015 at 20:07

    Uma pergunta meio besta: óleo vegetal precisa guardar na geladeira? Tô pensando em comprar óleo de côco e bateu essa dúvida rs, magina conservar do jeito errado e perder produto (e dinheiro).
    Blog maravilhoso como sempre, beijos!
    s_eelis@gmail.com

    • Reply Ster Nascimento 6 de agosto de 2015 at 00:23

      Eiii sua linda! Que bom te ver aqui! <3 Não precisa guardar na geladeira, pode deixar ele em temperatura ambiente! bjooo :*

  • Reply Beatriz 6 de agosto de 2015 at 19:02

    Eu fiz hidrataçao de açucar e amei meus cachos ficaram lindo, só que eu botei uma quantidade de açucar meio exagerado tem algum problema

    • Reply Ster Nascimento 20 de agosto de 2015 at 15:27

      Não tem problema Beatriz! ^^

  • Reply Ruthe 13 de agosto de 2015 at 15:32

    Amei as dicas! Vou usá-las com certeza. Só fiquei com uma dúvida.. Vamos usar antes do condicionador ou depois? Por exemplo: primeiro shampoo depois condicionador depois a receita e finaliza com creme de pentear?

    • Reply Ster Nascimento 20 de agosto de 2015 at 15:24

      Ruthe, a receitinha vem antes do condicionador! :)

  • Reply Grazy Carvalho 18 de agosto de 2015 at 18:19

    Uma pergunta:Terminei o cronograma, faço tudo de novo?

    • Reply Ana 19 de agosto de 2015 at 16:04

      O cronograma é de uso contínuo, Grazy… Mas você pode parar quando achar que atingiu um bom resultado!

  • Reply Andreza Priscila 29 de agosto de 2015 at 19:06

    Ster que post legal!!! E super informativo!
    Tenho indicado o blog de vocês pra muitas garotas em transição.
    Super beijoooo!!!

    • Reply Raysa França 18 de setembro de 2015 at 11:03

      aaaaaai!! hahaha que felizzzzzzzz /o/o/o
      ghagahaa

      beijocasss

  • Reply Produtos para transição capilar | Cacheia! 30 de agosto de 2015 at 00:02

    […] caseiras    low/no poo    Transição CapilarVídeos    Transição Capilar Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras Nutrição com Óleo de Rícino: como fazer e benefícios Como seguir o cronograma capilar com […]

  • Reply Karina Milhomem 6 de setembro de 2015 at 12:16

    Oi, tudo beem? Meu cabelo é cacheado e já experimentei quase todas as receitas e ameei!! Gostaria de saber se quem tem cabelo liso pode usar as receitas caseiras. Muito obrigadaa

    • Reply Ster Nascimento 15 de setembro de 2015 at 05:49

      Pode sim Karina! <3

  • Reply Karina 14 de setembro de 2015 at 15:18

    Quem tem cabelo liso pode usar as receitas?

    • Reply Mariana 14 de setembro de 2015 at 23:37

      Claro!

  • Reply Anaf 18 de outubro de 2015 at 08:04

    Oi Ster, me tira uma dúvida. Meu cabelo ta meio detonadinho por pintura e progressiva, normalmente não é recomendado que se façam muitas reconstruções mas devido ao estrago do meu cabelo e as receitas serem naturais posso aumentar o número de reconstruções?

    • Reply Ster Nascimento 20 de outubro de 2015 at 12:20

      Olá Ana, na verdade você pode fazer quinzenalmente. O excesso das substâncias utilizadas na reconstrução, como a queratina por exemplo, podem ter o efeito contrário e deixar seu cabelo ainda mais quebradiço. O que vai acelerar o processo de reconstrução capilar, são as nutrição, principalmente as umectações.Que vão selar as cutículas do teu fio, fazendo com que as proteinas e aminoácidos da reconstrução permaneça por mais tempo agindo no seu cabelo. :)

  • Reply Nicole Cristina 27 de dezembro de 2015 at 18:29

    Olá Ana, tudo bem? Iniciei o processo de transição a pouco tempo, estou a 5 meses sem química e estou assumindo meus cachos sem chapinha agora. Conheci o blog a pouco tempo e estou com dúvidas: o cronograma é para ser realizados todos ao longo de três lavagens ou eu posso fazer em um dia só? Obrigada

  • Reply Carolina 30 de dezembro de 2015 at 21:40

    Oi meninas, tudo bem? Faço no poo e fiquei receosa por causa do shampo, essa receita é indicada pra no?
    Outra coisa, o principal agente da reconstrução é o vinagre de maçã, certo? Então, eu lavo meu cabelo a cada 15 dias com bicarbonato de sodio e vinagre de maça, pra limpar e tirar os fungos, queria saber se essa lavagem ja não seria suficiente como reconstrução, ou pra ela agir mesmo tenho q fazer conforme a receita?

    • Reply Raysa França 27 de agosto de 2016 at 14:02

      oi Carol, bicabornato e vinagre não são suficientes para reconstruir o cabelinho não!
      Você precisa de queratina vegetal ou animal para isso.
      No post, as receitas caseiras são links, você pode clicar neles que tem mais informações das hidratações.

      Beijo

  • Reply Ana Beatriz 3 de janeiro de 2016 at 14:33

    Geeeeente *-* Apaixonei por essas reiceitinhas, encontrei exatamente o que estava procurando, agora é só por em prática. Muitíssimo obrigada. :)

  • Reply Carolina 30 de janeiro de 2016 at 20:45

    Estou começando com a noo poo e gostaria de saber como fazer a retirada dos óleos do cabelo se não faço o uso do shampoo.

    • Reply Maressa De Sousa 3 de fevereiro de 2016 at 12:39

      Oi Carolina, tudo bem? Pode lavar utilizando um condicionador para co-wash. Se você utilizar um condicionador liberado comum e sentir que não limpou completamente, pode utilizar um produto para co-wash que contenha Cocamidopropyl Betaine. Esse componente é um agente limpante permitido na rotina No Poo que pode ajudar nessa tarefa :)

      Abraços!

  • Reply Priscila 10 de fevereiro de 2016 at 12:36

    Oie na etapa de R tambem pode ser usado ovo pois alem de proteinas possuem colageno a clara do ovo….muito bom seu post….valeu pelas dicas e obrigado :-)

    • Reply Raysa França 27 de agosto de 2016 at 14:02

      Obrigada pela informação, Pri!

      Beijo

  • Reply Lana 18 de fevereiro de 2016 at 14:42

    A argila é uma ótima opção para reconstruir! Eu uso a branca, a vermelha, ou, misturo as duas. O resultado é potente! Sem contar seus poderes terapêuticos e de auxílio no crescimento capilar, quando usado no couro cabeludo.
    Amo!

    • Reply Ana Catarina 27 de março de 2016 at 15:48

      Também amo, Lana! Argiloterapia <3

  • Reply Poliana 23 de fevereiro de 2016 at 10:31

    O que é melhor, produtos de cosméticos ou as receitas caseiras?

    • Reply Ana Catarina 27 de março de 2016 at 15:47

      Depende de cada cabelo, Poliana! :)

  • Reply Karoline Moraes 1 de março de 2016 at 15:11

    Posso guardar a mistura das hidratações e nutrições caseiras para serem usadas em outros dias caso sobre? Ou a mistura deve ser usada inteira e apenas na hidratação ou nutrição vigente? Tenho muita duvida sobre isso :(

    • Reply Mariana 1 de março de 2016 at 20:24

      Oi, Karoline!
      Não pode. Faça apenas o que irá utilizar no momento.

      Beijos!

  • Reply Kécia Pedro 27 de abril de 2016 at 18:54

    Oi adorei as tuas receitas.
    Mas tenho uma duvida.
    Eu estou com o cabelo liso mas queria voltar para os meus cachos.
    Já estou a fazer o cronograma a 1 mês. Mas eu tenho muito medo da tesoura o que eu faço?

  • Reply Yasmin 23 de junho de 2016 at 11:28

    Ameei suas dicas, estou em transição e irei fazer todas elas. Parabéns pelo trabalho flor !!

  • Reply Gabrielle 2 de agosto de 2016 at 16:21

    Oii, adooooro o blog e queria saber se posso usar um creme curinga em todas as etapas do cronograma, modificando apenas as receitas.. Se sim, indicam algum?

  • Reply Morg Wagner 5 de agosto de 2016 at 15:15

    Adorei as receitas! Pode usar várias receitas no cronograma capilar? Por exemplo na terça uma receita de hidratação e na quinta outro tipo de receita de hidratação? Comecei a usar uma e meu cabelo não se deu, mesmo assim gostaria de continuar o cronograma. Obrigada!

    • Reply Raysa França 30 de novembro de 2016 at 14:56

      Pode sim, Morg!
      Beijo

  • Reply Shirley Francisco 5 de agosto de 2016 at 16:51

    Ontem fiz com azeite meu cabelo ficou muito macio e os cachos mais solto gostei!!

    • Reply Raysa França 29 de dezembro de 2016 at 20:03

      que ótimo! Ficamos felizes que deu certo. Beijo <3

  • Reply Umectação com Azeite de Oliva – With Sarti 24 de agosto de 2016 at 00:22

    […] (é gente eu estou em transição, mas explicarei melhor no próximo post) e achei no site cacheia varias dicas legais de como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras, resolvi então […]

  • Reply Ster Oliveira 22 de outubro de 2016 at 16:34

    Jovem, neste post a receita de creme de leite + leite de coco está como nutrição, e neste post…
    http://cacheia.com/2014/08/10-receitas-para-cabelos-de-dois-ingredientes/
    … está como hidratação. A receita vale para as duas etapas? Estou amando o blog! <3 Abraços.

    • Reply Raysa França 29 de dezembro de 2016 at 20:03

      eita moça! Eu tinha feito confusão. Obrigada por avisar, já corrigi <3

  • Reply Andrea Oliveira 11 de novembro de 2016 at 14:44

    Olá,

    Primeiramente parabéns pelo excelente artigo.

    Muitas vezes não sabia como fazer um cronograma capilar barato e que produzisse bons resultados. Após ler esse artigo, estou com várias ideias e sei que vão dar certo.

    Obrigada!

  • Deixe um comentário!

    error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.