Receitas caseiras

Reconstrução ácida com vinagre de maçã – SOS cabelo

9 de outubro de 2014

reconstrução_ácida_vinagre_de_maçãOlá povo bonito! Hoje trago pra vocês algo novo que vem circulando entre as amantes do cabelo saudável: a reconstrução ácida caseira. Brincadeiras a parte, não é algo tão novo assim, já que vamos utilizar como ingrediente principal, um dos queridinhos da época da minha avó; o vinagre de maçã.

Antes de ensinar como se faz, vamos tentar entender o porquê do vinagre de maçã, ok?

O vinagre de maçã é uma substância de pH baixo (ácido), que ajuda a equilibrar o pH dos fios do cabelo. 

  • Mas por que devo diminuir o pH do meu cabelo?

Quanto mais alto o pH do nosso cabelo,  mais ele fica  poroso e com aspecto de espigado. E quando acidificamos ele volta ao pH natural, fechando as cutículas, o que possibilita os fios reterem mais nutrientes. E é claro que isso deixa o cabelo mais brilhoso, macio e saudável.

  • Posso utilizar outro tipo de vinagre?

O ideal seria utilizar o vinagre de maçã, pois é a fermentação da fruta durante a produção do vinagre, que dá o resultado desejado. Se na sua casa não tiver o de maçã, você pode utilizar o vinagre de tubérculos ( batata, batata-doce, mandioca), cereais ( arroz, trigo, centeio, cevada) ou de outras frutas (uva, abacaxi, uva passa, laranja,  morango, framboesa etc). Todos esses vinagres orgânicos, contém nutrientes, vitaminas, ácidos orgânicos, proteínas e aminoácidos. O que não é aconselhável é utilizar o vinagre de vinho ou de álcool, pois contém o pH menos atenuado, podendo agredir e ressecar o cabelo.

Receita Caseira: Reconstrução ácida com Vinagre de Maçã

 Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de vinagre de maçã
  • 3 xícaras de água filtrada
  • Máscara reconstrutora
  • Condicionador

OBS1: Algumas pessoas utilizam a máscara hidratante também durante o procedimento. Mas eu não acho necessário, já que  nosso cabelo tem um limite de absorção de nutrientes. A reconstrução, serve para repor massa capilar, e nesse caso, também para acidificar o cabelo e fechar as cutículas do fio.

OBS2: Caso você tenha alguma dúvida sobre a diferença entre reconstrução e  hidratação, leia nosso post sobre o Cronograma Capilar.

 Modo de fazer:

  1. Lave o cabelo com o shampoo. ( Lave duas vezes e certifique-se que ele está bem limpo.)
  2. Passe a sua máscara reconstrutora como de costume e deixe agir por 15 minutos.
  3. Condicione o cabelo, deixe agir e enxague.
  4. Retire o excesso de água com a toalha, e em seguida aplique no cabelo a mistura do vinagre de maçã com água massageando bastante. Deixe agir por 5 a 10 minutos e depois enxague com água corrente.

OBS3: A mistura de vinagre e água deve ser utilizada após o uso do condicionador, pois é o vinagre que vai agir no seu cabelo acidificando-o, selando as camadas dos fios e protegendo-os contra ações externas. Não é preciso enxaguar.

  • Com qual frequência devo fazer a reconstrução ácida no meu cabelo?

No máximo a cada 15 dias caso o seu cabelo esteja muito danificado e mensalmente se estiver pouco danificado. Quando sentir a melhora do cabelo, você pode fazer essa reconstrução somente quando sentir seu cabelo pedindo socorro.

Resultado

Quem já acompanha o blog, sabe que cada cabelo reage de forma diferente a determinadas substâncias. Meu cabelo adorou, já que estou sempre detonando-o com tinturas e mais tinturas. Com o PH certinho, nosso cabelo fica mais definido e com menos frizz. Além de ficar nutrido e hidratado por mais tempo.

Resultado da reconstrução ácida com vinagre de maçã

Resultado da reconstrução ácida no meu cabelo.

É isso gente. Testem em casa e contem o que acharam dos resultados.  Beijinho :*

Recomendados para você

235 Comentários

  • Reply Daniela Siqueira 10 de outubro de 2014 at 17:12

    Nossa, já fiz muito essa receita, hahaha
    Mas hoje eu troco o azeite pelo acidificante da K.Pro, conhece? Ele é super baratinho e não deixa aquele cheiro esquisito que o azeite deixa.
    O resultado é o mesmo, na verdade até melhor.

    Ótimo post; beijos!

    • Reply Ster Nascimento 14 de outubro de 2014 at 09:53

      Oi Daniela. Tudo bem? Vc quis dizer “Vinagre”? Ou era azeite mesmo? Rs. Nunca utilizei o acidificante. Mas assim que tiver oportunidade irei testa-lo. bjinho

      • Reply Jaine 27 de abril de 2015 at 15:43

        Fiz no meu cabelo lavei duas vez coloquei a idratacao e o vinagre dexei agir por 30 minutos .quando retirei a touca meu cabelo tava o na touca nao era da raiz era quebrado e quando enxaguei me supriendi quebro mais ainda .e normal na primeira lavagrm com esse processo do vinagre.

        • Reply Ster Nascimento 29 de abril de 2015 at 14:50

          Jaine, não. De maneira alguma! Isso não é normal. Aconselho você procurar um profissional. Você usou química recentemente no cabelo?

        • Reply Jossi 14 de setembro de 2015 at 00:18

          Jaine , penso que vc deixou muito tempo. Na receita estou lendo que se deixa 5 a 10 minutos. 30 minutos de ácdio no cabelo detona o cabelo.

    • Reply Isabella 4 de novembro de 2015 at 20:19

      Oi Ster, tudo bem? Queria saber se posso fazer a reconstrução com a queratina líquida seguida da máscara e depois a selagem de vinagre. Dá certo?

      • Reply Mariana 30 de dezembro de 2015 at 23:18

        Oi, Isabella!
        Como tanto a queratina quanto o vinagre são reconstrutores, o ideal é usar apenas um dos dois e utilizar o outro na próxima reconstrução. Lembrando que a reconstrução deve ter um intervalo mínimo de 15 dias para não danificar os fios.

        Bjs

  • Reply rafaela calixto 12 de outubro de 2014 at 12:42

    pode usar a queratina liquida na reconstruçao e o vinagre tambem?

    • Reply Ster Nascimento 14 de outubro de 2014 at 09:49

      Oi Rafaela. Você pode sim. Mas use a máscara também após usar a queratina. Pois ela vai deixar os fios hidratados para receber o vinagre. :))

    • Reply Bianca Cruz 16 de setembro de 2015 at 14:23

      Olá, olha fiz o teste com Vinagre de Maçã e queratina pura da Niely Gold ficou ótimo…O meu cabelo tem progressiva e luzes e emborrachou ficou horrível, então coloquei meio copo de água e meio copo de vinagre, para fazer a Hidratação… 1º lavei com um shampoo sem sal com Monovim A (Vitamina pura usada em cavalo) 2º depois burrifei o Vinagre de Maçã com agua e deixei aproximadamente uns 10 minutos e enxaguei … 3º passei a queratina pura no cabelo e deixei aproximadamente uns 10 mn e tirei… Eu fiquei super feliz com o resultado, porque antes eu não conseguia pentear meus cabelos sem que eles quebrassem e embaraçassem no pente borracha pura.. e esse emborrachado acabou na primeira aplicação… Adoreii e recomendo

      • Reply Ster Nascimento 19 de outubro de 2015 at 12:15

        Oi Bianca, que bom que gostou! Da próxima vez, usa a queratina antes do vinagre, porque ele sela as cutículas e impede da queratina agir por dentro. um beijão :*

  • Reply Ada 23 de outubro de 2014 at 10:52

    Então,

    muito legal este post, vou testar.

    Tira uma dúvida, antes de condicionar temos que lavar o cabelo, certo?

    Vi em alguns blogs que as pessoas colocam um pouco de vinagre de maça no condicionador pra dar brilho, será que funciona? E por estar no condicionador não vai agredir?
    bjo

    • Reply Ster Nascimento 1 de novembro de 2014 at 15:07

      Oi Ada, você pode lava-lo com shampoo ou não ( lavar com condicionador chama-se co-wash). Nunca testei no condicionador, mas não vai agredir, o problema é se você usar todo o dia. Beijinho :*

  • Reply Thayna 28 de outubro de 2014 at 19:40

    Adorei a dica, Nooota 1000 meu cabelo tá bem hidratado e não ressecado como antes. Bem legal suas dicas.
    Tô em transição com meu cachos e este blog com receitas caseiras tem me feito muito bem!

    • Reply Ster Nascimento 1 de novembro de 2014 at 14:46

      Oi Thayana, que bom que gostou. Fico muito feliz em saber que estamos te ajudando. Beijo :*

  • Reply Sabrina 30 de outubro de 2014 at 15:28

    É possível fazer essa reconstrução ácida depois de lavar o cabelo com bicarbonato?

    • Reply Ster Nascimento 21 de dezembro de 2014 at 10:49

      Acredito que sim Sabrina, apesar de nunca ter testado. O importante é certificar-se de que o cabelo vai estar bem limpo, pra que as substancias possam agir direitinho. ^^

      • Reply Jaine 27 de abril de 2015 at 15:38

        Fiz no meu cabelo lavei duas vez coloquei a idratacao e o vinagre dexei agir por 30 minutos .quando retirei a touca meu cabelo tava o na touca nao era da raiz era quebrado e quando enxaguei me supriendi quebro mais ainda .e normal na primeira lavagrm com esse processo do vinagre.

        • Reply Ster Nascimento 29 de abril de 2015 at 15:00

          Definitivamente não é normal! Você tem alguma química no cabelo?

  • Reply camila 31 de outubro de 2014 at 14:30

    Oiii boa tarde parabéns pelo blog,meu cabelo não esta se dando com o vinagre esta ficando um pouco ressecado,no inicio e assim mesmo ou tenho que mudar a reconstrução,vcs podem me dar uma dica?por favor.estou precisando urgente,a frente do meu cabelo esta horrível. Aguardo resposta tchauzinho

    • Reply Ster Nascimento 1 de novembro de 2014 at 14:33

      Camila, o vinagre resseca um pouco sim o cabelo. Por isso eu aconselhei hidrata-lo antes de usar o vinagre e não usar mais de uma vez a cada 15 dias. O ressecamento do seu cabelo deve ser por causa de falta de nutrição. Tente umecta-lo ao menos 1 vez por semana. Beijoo :*

  • Reply Gabrielle 3 de novembro de 2014 at 12:25

    Oi, tenho 15 anos. Quando tinha 12 anos fiz relaxamento no meu cabelo, o que ficou uma bosta, mesmo passando creme meu cabelo armava, e antes ele era cacheado. Entre 12 e 13 anos usava o cabelo preso. Então o ano passado,quando tinha 13/14 anos, por uns 6 meses fiz chapinha no cabelo, o que me trouxe fios quebrados. Mas esse ano em junho fiz a cauterização, que tirou os meus cachos. Atualmente (03/11), minha raiz está cacheada, cresceu uns 5 centímetros desde junho, as pontas do meu cabelo estão lisas, por causa do relaxamento de 2012. Mas não está cacheando o resto do cabelo somente a raiz. Estou fazendo hidratação, creio que até 09/2015 meu cabelo volte a cachear, mas atualmente não sei o que fazer. Me ajuda :(

    • Reply Ster Nascimento 4 de novembro de 2014 at 23:09

      Oi Gabrielle, você está passando pela temida fase da transição. Infelizmente, essas pontas relaxadas não irão voltar a cachear, por causa da química, a estrutura que formava seus cachinhos foi rompida. Para entender melhor o que se passa, dá uma olhadinha nesse post aqui: http://cacheia.com/2014/07/quero-voltar-a-cachear-e-agora/ . Boa sorte com seus cachinhos, e seja bem vinda de volta ao universo cacheado, qualquer coisa é so gritar que a gente vai tentar ajudar no que der. bjo

    • Reply miriam 10 de agosto de 2015 at 14:58

      o meu tambem aconteceu a mesma coisa meu cabelo nao volta a cachear mais porque alisei

  • Reply Fernanda 4 de novembro de 2014 at 19:19

    Olá! E o cheiro? Não fica cheiro forte de vinagre não??

    • Reply Ster Nascimento 4 de novembro de 2014 at 22:55

      Oi Fernanda, no meu cabelo não fica. É só enxaguar bastante! :)

  • Reply ana paula 5 de novembro de 2014 at 12:05

    Amiga eu passo fazer com vinagre de hortelã ?

    • Reply Ster Nascimento 5 de novembro de 2014 at 18:11

      Oi Ana, como havia dito aí em cima, o ideal é que seja com vinagre de maçã, mas na falta do mesmo, pode utilizar qualquer vinagre de origem orgânica, só não aconselho o vinagre de álcool porque resseca demais. Bjo.

  • Reply Alana França 10 de novembro de 2014 at 15:50

    Olá Ster, Depois que aplicar no cabelo a mistura do vinagre de maçã com água, eu enxáguo com água corrente, so ? não passo condicionador ?, ou depois que enxaguar eu passou algum levin, ou so enxáguo msm e deixo puro ?

    • Reply Ster Nascimento 10 de novembro de 2014 at 18:20

      Vc passa o condicionador antes e usa o vinagre por último pra selar as cutículas, enxagua com água corrente e depois pode usar o leave-in normalmente! ^^

  • Reply Andrea 14 de novembro de 2014 at 05:33

    Oi,eu eusava o vinagre de maçã para voltar os cachos após ter feito progressiva funcionou mais não hidratou,agora fiz a reconstrução com o de franbuesa e meu cabelos estão super macios e brilhosos.

    • Reply Ster Nascimento 15 de novembro de 2014 at 07:27

      Ei Andrea, a função do vinagre de maçã não é hidratar, e sim fechar as cutículas do fio e acidifica-lo. Mas vou tentar esse vinagre de framboesa também! beijinho :*

  • Reply leticia 20 de novembro de 2014 at 13:43

    Oii amei as dicas. meu cabelo esta lindo tao macio os frizz sumiram e o brilho nem te conto
    Amei mesmo waleu

    • Reply Ster Nascimento 21 de dezembro de 2014 at 10:50

      Que bom que deu certo com você também! :)

  • Reply Ana Paula 26 de novembro de 2014 at 12:36

    Olá. Fiquei com uma dúvida no procedimento, entre a aplicação da máscara e do condicionador devo lavar? Tipo, passe a máscara reconstrutora deixe por 15 min, depois devo lavar para retirar a máscara? Depois condiciona e lava de novo? Obrigada.

    • Reply Larissa Konze 11 de dezembro de 2014 at 18:54

      Ana, você pode lavar com frequencia mas seria bom em alguns dias, você não usar shampoo nem condicionador e lava-lo apenas com água!

  • Reply Adriana Lais da Silva Barbosa 2 de dezembro de 2014 at 15:24

    Oii..
    adorei a receita, mas fiquei com uma duvida…depois que eu passar a mascara eu tenho que tirar-la para passar o condicionador, correto? e depois tirar o condicionar para lava-los com o vinagre?
    *–*

    • Reply Ster Nascimento 11 de dezembro de 2014 at 23:24

      Exatamente Adriana! Aplique a máscara, enxague e depois passa o condicionador. Por último, aplique o vinagre e deixe agir por cerca de 5 minutos. bjo :*

      • Reply Denisia 25 de maio de 2015 at 13:30

        Então a ordem certa é: restauração – enxágue – condicionador + vinagre de maçã – enxágue?

        • Reply Ster Nascimento 27 de maio de 2015 at 18:45

          Exatamente Denisia! :)

  • Reply Andrea Pelegrini 5 de dezembro de 2014 at 15:15

    Olá, adorei a dica e vou tentar, só gostaria de saber se pode ser feito logo após uma coloração.

    • Reply Larissa Konze 11 de dezembro de 2014 at 18:44

      Pode sim, pois vai ajudar a fechar as cutículas que ficam aberto devido a química.

      Um super beijo, volte sempre!

  • Reply Jennifer 9 de dezembro de 2014 at 00:23

    Olá querida,
    Estou conhecendo sua página agora e adorei, porém gostaria de saber se vc já usou o vinagre junto com alegrim, antes do shampoo pra limpeza do couro cabeludo, é um ótimo anti-resíduo.
    Bjus

    • Reply Ster Nascimento 11 de dezembro de 2014 at 22:58

      Nunca usei mas já ouvi falar bastante dessa receita. Além de ser anti-resíduos não deixa aquele cheirinho de vinagre. Mas foi muito bem lembrado. Vou lembrar de testar qualquer dia desses. Obrigada pela dica!

  • Reply Gisele Nogueira 24 de dezembro de 2014 at 09:17

    Olá Ster…Passo química desde os 8 anos e decidi assumir meus cachos , pois a química não está trazendo o resultado q eu quero e estar danificando meus cachos eles estão quebradissos e caindo bastante. Estou entrando em transição, mas não sei por onde começar. Me ajude por favor.

  • Reply As 10 receitas caseiras preferidas do Cacheia em 2014 | Cacheia! 2 de janeiro de 2015 at 09:51

    […] Confira a receita em: “Reconstrução ácida com vinagre de maçã” […]

  • Reply gisele aparecida de souza 4 de janeiro de 2015 at 20:34

    ola ster td bem? FIZ O ACIDIFICANTE E ADOREI,MAS MEU CABELO É LOIRO E ESTA MUITO ELASTICO E GOSTARIA Q ME DESCE UMA DICA PARA Q ELE PUDESSE CRESCER E ETR MAIS FORCAS POIS ESTOU DESGOSTOSA C MEU CABELO E ESTOU USANDO APLIQUE MAIS QUERIA MUDAR RADICAL P VER MEU CABELO GRANDE E COM VIDA ASSIM NAO DA ME AJUDE ME DA UMA AJUDA OBRIGADA BJS….

    • Reply Ster Nascimento 7 de janeiro de 2015 at 17:18

      Oi Gisele. Vc egue o cronograma capilar? http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/ (dê uma olhadinha nesse link). Ele vai te ajudar a recuperar o cabelo de forma eficaz. Mas é preciso ter força de vontade e determinação. E ah, tente dá um tempinho ns químicas. Principalmente descoloração (caso vc faça). bjo :*

  • Reply Thaís 7 de janeiro de 2015 at 16:16

    Oi Ster,

    Achei esse blog por acaso, muito bom por sinal :)
    Tem alguma dica de shampoo e condicionar, alguma linha? Meu cabelo esta acostumando com todos os tipos em menos de uma semana, vou fazer o cronograma capilar pra vê se melhora, porém preciso de algum creme.
    Sempre fiz selagem no meu cabelo, só que da ultima vez ele ficou QUASE LISO os cachos estão voltando aos poucos.
    Se tiver alguma para me indicar.

    Obrigada!

    • Reply Ster Nascimento 7 de janeiro de 2015 at 17:13

      Oii Thaís. Eu tou sempre mudando de shampoo, porque gosto de testar vários. Mas tenho alguns preferidos. 1- BOTICA(BIOEXTRATUS), 2- ELESEVE-COLÁGENO, 3- ELSEVE- ÓLEO EXTRAORDINÁRIO, 4- NATURA PLANT-PARA CABELOS CACHEADOS, 5- NATURA-SOU…

  • Reply Madelaine Torres 7 de janeiro de 2015 at 23:30

    Oi Ster, eu tenho uma dúvida..
    Se o condicionador fecha as cutículas do cabelo, passá-lo antes do vinagre não resultará numa menor absorção das substâncias pelo fio?
    Obrigada desde já.

    • Reply Ster Nascimento 8 de janeiro de 2015 at 06:03

      Oii Madelaine, simsim! Mas a ideia é essa, pra evitar o ressecamento. O Vinagre vai agir selando as cutilas ainda mais, e acidificando o cabelo.

      • Reply Isa 4 de maio de 2015 at 03:04

        Essa receita funciona em cabelo loiro, bastante quebrado e ressecado, e liso ?

        • Reply Ster Nascimento 6 de maio de 2015 at 16:48

          Oii Isa, funciona sim! ^^

  • Reply Li Bertad 9 de janeiro de 2015 at 12:42

    Oi Ster!
    Uma dúvida: após enxaguar para tirar o vinagre, posso usar algum creme (uso o Sou da Natura para cabelos cacheados) ou é melhor deixar secar sem nada? Obg! ;)

    • Reply Ster Nascimento 15 de janeiro de 2015 at 18:52

      Pode usar leave-in sim Li! Um beijo :*

  • Reply Lidi 14 de janeiro de 2015 at 07:58

    Meus cachinhos estão amando essas receitas naturais <3 apaixonada pelos resultados. Mas fiz diferente: fiz co-wash com o yasmasterol amarelinho enxaguei, tirei o excesso de água e depois passei uma mistura de um copo de água + uma colher de vinagre, e não tirei o vinagre da cabeça. Penteei como de costume e surpresa: meus cachos estão super definidos, saiu aquela aparência opaca… Muito bom e olha que está chovendo hj aqui onde eu moro, e sabe como é cabelo em dia de chuva, né? rsrsrsrsrsrs.

    • Reply Ster Nascimento 15 de janeiro de 2015 at 18:38

      Ai, que bom Lidi! Vou tentar fazer desse jeito também! ^^

  • Reply Bárbara Anastácia 16 de janeiro de 2015 at 23:59

    Usei o vinagre hj! Fiz igualzinho a receita manda. Quando joguei no cabelo pensei: ai meu deus isso vai ressecar meu cabelo…ai fui massageando e enluvando. Deu uma leve ardidinha nos meus olhos mas valeu a pena, pq depois de 5m de pausa quando fui enxaguar me impressionei! <3
    Deu pra sentir ainda no chuveiro a maciez e a selagem q deu nos fios. Puro amor! *-*
    Depois de seco ficou super brilhante e com aspecto de saudável. Dá ate vontade de usar em toda lavagem, pena q nao pode! Hahaha
    Arrasaram na dica!

    • Reply Ster Nascimento 21 de janeiro de 2015 at 23:47

      Eu confesso que quando vou testar as receitas, também fico com um pouco de receio. Morro de medo de fazer lambança no cabelo. Mas essa receita em especial foi uma das que mais gostei (perde pra hidratação de café : http://cacheia.com/2015/01/cafe-nos-cabelos-da-certo-sim/). Depois que testei, a primeira coisa que pensei foi; “Preciso contar lá no blog o quanto essa receita perfeita”! rs.

  • Reply Darnele 18 de janeiro de 2015 at 11:07

    Oi, eu fiquei em duvida, depois que passo o condicionador eu lavo com a mistura de vinagre, ou com agua e depois eu passo a mistura de vinagre ?

    • Reply Ster Nascimento 18 de janeiro de 2015 at 14:25

      Primeiro vc retira o condicionador com água e depois passa a mistura de vinagre! :)

  • Reply Rosemeire Novais de Oliveira 19 de janeiro de 2015 at 07:41

    Oi bom dia estou com duvidas,eu tenho uma mascara mas acho q não é recontrução,ela é aquela da elseve reparação total 5 e tenho uma da amend mas é mascara nutritiva,eu posso usar uma das 2 nesse processo?e a outra duvida é se depois que eu enxaguar o cabelo pra tirar o excesso da mistura de vinagre eu posso usar um creme de pentear pra finalizar ou um finalizador mesmo??desde já agradeço pela atenção,bjusssssss

    • Reply Ster Nascimento 21 de janeiro de 2015 at 23:52

      Oi Rosemeire, a Reparação total 5 é recnstrutora sim. Mas caso vc não tenha nenhuma máscara de reconstrução em casa, pode usar uma outra de hidratação. E depois do processo, pode usar o leave-in normalmente! ^^

  • Reply Daniela 24 de janeiro de 2015 at 17:14

    Oi Ster, eu pinto o cabelo de vermelho como vc, será que se eu usar o vinagre logo após a tintura, ajuda a fechar as escamas e segurar mais a cor? ou será que acaba desbotando?
    Bjusss e obrigada pela atenção

    • Reply Ster Nascimento 27 de janeiro de 2015 at 03:06

      Dani, 1000 vezes sim! Inclusive a minha cabeleireira sem utilizava vinagre após tingir meus cabelos. Bjo

  • Reply Beatriz 31 de janeiro de 2015 at 20:22

    Olá Ster! Já vou fazer 20 anos e desde os 11 faço diversas químicas no meu cabelo. Já fiz definitiva, relaxamento, e de uns 4 anos pra cá faço apenas progressiva. As pontas estão lisas e a raiz cacheada. Há alguns dias fui numa piscina e quando meu cabelo secou estava cacheado do jeitinho que era antes! Me dei conta que foi o cloro que fez esse grande feito…. Será que eu fazendo essa receita com o vinagre ele volta depois de tantas químicas?

    • Reply Ster Nascimento 3 de fevereiro de 2015 at 14:09

      Betriz, não há garantia de que seu cabelo vai voltar ao normal sem ter que corta-lo, mas tem gente que não precisa. A Ana por exemplo, não precisou.Mas se você quer realmente voltar a cacear, esse post é um guia pra você saber por onde começar: http://cacheia.com/2014/07/quero-voltar-a-cachear-e-agora/. De qualquer forma, você vai precisar passar pelo período da transição. Veja o que é no post . beijoo :*

      • Reply Beatriz 9 de fevereiro de 2015 at 11:31

        Muuuuiitoo obrigada, assisti o vídeo e é simplesmente perfeito! Fiquei esperançosa ;)
        Vou fazer de tudo pra cumprir o passo a passo e ter meus cachos de volta*-* bj bj :*

        • Reply Ster Nascimento 11 de fevereiro de 2015 at 00:04

          Beatriz, que bom! Fico muito feliz por isso. Qualquer dúvida, pode chamar aqui tá? Não desista, seja paciente e tenha força de vontade. Logo seus cachos estarão lindos! Beijo :*

  • Reply Beatriz 31 de janeiro de 2015 at 20:25

    Ah sim, agradeço desde já :)
    Bjss :*

  • Reply Larícia Silva 1 de fevereiro de 2015 at 19:05

    Na reconstrução ácida com vinagre de maça posso substituir o shampoo reconstrutor pelo que uso normalmente OLEO DE OJON da Phytoervas? Se a resposta for não poste os quais posso usar.

    • Reply Ster Nascimento 3 de fevereiro de 2015 at 14:00

      Larícia, você pode usar outro sim. ^^

  • Reply Rosangela Reiiz 4 de fevereiro de 2015 at 17:48

    Oi Ster , amiga o meu cabelo ta do tamanho do seu . mas ele está com muuuuito volume e se eu hidratar ele hoje , amanhã ele tá super ressecado , não posso nem sair na rua com ele , me ajuda posso fazer hidratação ou nutrição todo dia ? o que eu faço, me ajuda !

    • Reply Rosangela Reiiz 4 de fevereiro de 2015 at 17:49

      aah e outra rsrs , eu tenho vinagre de maça aqui é aquele de cozinha mesmo ? o que eu tenho aqui contém álcool , pode ?

      • Reply Ana 5 de fevereiro de 2015 at 16:21

        Esse mesmo Rosângela :)

    • Reply Ster Nascimento 11 de fevereiro de 2015 at 00:35

      Rosângela você já tentou fazer umectação nele? Tente também o LOC que ajuda na definição e redução do volume: . Não aconselho hidratar todo dia, muito menos lavar o cabelo com shampoo todo dia. O cabelo precisa de um tempinho pra respirar. bjo

  • Reply Larícia Silva 5 de fevereiro de 2015 at 13:13

    Posso utilizar o YAMASTEROL como máscara de reconstrução nas receitas, já que ele é multifuncional?

  • Reply Alice 5 de fevereiro de 2015 at 20:14

    Posso usar limão?

    • Reply Ana 6 de fevereiro de 2015 at 12:11

      Alice, o limão é complicado, é ácido também e pode manchar seu couro cabeludo se sair no sol. Tenta fazer a receita original :) Beijos!

  • Reply Ítala Araújo 7 de fevereiro de 2015 at 16:00

    Oi meninas posso substituir a água filtrada por água mineral ?
    Obrigada beijos.

    • Reply Mariana 9 de fevereiro de 2015 at 20:00

      Pode sim, flor!

  • Reply Bia 12 de fevereiro de 2015 at 15:08

    Oi gente, to comecando pesquisar para fazer CC. Estava tentando dar pin em uns posts aqui mas nao consigo. Voces bloqueiam pinterest??? obrigada

    • Reply Mariana 16 de fevereiro de 2015 at 23:39

      Oi, Bia!
      Não temos essa funcionalidade no blog, mas vamos rever isso, ok?

      Obrigada pela dica!

      Beijos!

      • Reply clerita santos 28 de junho de 2015 at 12:07

        fiz e adorei , mas faço diferente lavo passo o vinagre e hidrato por ultimo fica maravilhoso . acho que apos o champoo as culticulas estao abertas prontas pra receber melhor qualquer produto por fim e que hidrato fica dez. com aparencia de progressiva amo demais e o brilho por longos dias.

        • Reply Mariana 28 de junho de 2015 at 14:18

          Oi, Clerita!
          Sim, você tem razão. Mas nessa dica da Ster ela aconselha a usar uma máscara reconstrutora entre o shampoo e o condicionador e depois o vinagre. Agora, se vc for usar apenas o vinagre, pode ser no meio do shampoo e condicionador!

  • Reply Hidratação, Nutrição, Reconstrução: Cronograma capilar | Blog da Mila Baunilha 14 de fevereiro de 2015 at 09:36

    […] Uma receita para reconstrução caseira que é quase milagrosa de tão imediata é a reconstrução ácida com vinagre. Eu já usei esse método (que encontrei no blog Cacheia!) para recuperar uma mecha que ficou tempo demais na descoloração e ficou sensivelmente elástico. Vou deixar o link desta receita ótima aqui. […]

  • Reply Nayara 18 de fevereiro de 2015 at 20:34

    Ótimo post!
    Só queria chamar atenção para um erro de escrita: pH significa potencial hidrogeniônico, sendo a primeira letra obrigatoriamente minúscula e a segunda letra maiúscula.
    Fora isso, bom post, vou testar no meu cabelo!
    Beijos

    • Reply Ster Nascimento 1 de março de 2015 at 21:58

      Muito obrigada Nayara, vou corrigir kkkkkkkk.

  • Reply marianne 21 de fevereiro de 2015 at 00:21

    Olá, meninas, fiz diferente, borrifei o vinagre de maça puro sobre a raiz e massegiei,
    e enxaguei em seguida com água, seguido de condicionador, e o resultado já na lavagem
    sentir o super macio, e hidratado, estou fazendo este processo de 3 em 3 dias.

    • Reply Ster Nascimento 23 de fevereiro de 2015 at 08:59

      Oi Mariane, eu não aconselho usar o vinagre com tanta frequência, pois acaba ressecando o cabelo. O recomendado é de 15 em 15 dias se seu cabelo estiver danificado, e uma vez no mês se não. E ah, mistura com água, não pasa puro. Beijr

  • Reply Michelle 27 de fevereiro de 2015 at 09:46

    Ola
    meus cachos tem química posso fazer esse procedimento sem problemas algum ?

    • Reply Mariana 27 de fevereiro de 2015 at 11:17

      Pode sim, Michelle!
      A reconstrução ajuda justamente cabelos que passaram por algum procedimento e estão muito danificados.
      A única atenção que você tem que ter é de fazer 2 reconstruções por mês, no máximo! Senão o efeito é contrário!

      Beijos!

  • Reply Rafaela Martins 28 de fevereiro de 2015 at 11:26

    A etapa 3 do procedimento CONDICIONE O CABELO, seria passar um creme depois de enxaguar a máscara reconstrutora?

    • Reply Ster Nascimento 1 de março de 2015 at 21:42

      Isso mesmo Rafaela, usar o conficionador. Bjo

  • Reply Juyane Alcantara 3 de março de 2015 at 12:01

    Ola fiz essa reconstrução ácida hj… Mais tive uma dúvida eu tenho que aplicar o vinagre na raiz e nas pontas ou só na raiz ou só nas pontas…? Obrigada bjao

    • Reply Ster Nascimento 4 de março de 2015 at 20:59

      Oii Juyane, vc pode aplicar em todo o cabelo, inclusive na raiz. bjo

  • Reply Cássia 5 de março de 2015 at 10:53

    ola!!
    há 20 dias fiz luzes no cabelo e ele está meio emborrachado e com as pontas ásperas.
    Será que essa receita tb pode ajudar na recuperação destas partes emborrachadas e ásperas?
    Obrigada! Bjo

    • Reply Ster Nascimento 11 de março de 2015 at 10:58

      Sim, sim. Pode ajudar, mas não se limite a ela. Seu cabelo agora precisa de uma rotina de cuidados. Vc já segue o cronograma capilar?

  • Reply Vanessa 6 de março de 2015 at 06:42

    Olá bom dia adorei o post mas estou c uma duvida… vinagre de maçã é o vinagre de sidra?? esclareca-me esta duvida sff
    **

    • Reply Ster Nascimento 11 de março de 2015 at 10:56

      Vinagre de maçã é vinagre de maçã mesmo. Alguns tem a maçanzinha desenhada na embalagem. Rs

  • Reply nataly 6 de março de 2015 at 14:41

    Ola gostaria de saber se posso prancha depois desse procedimento .

    • Reply Ster Nascimento 11 de março de 2015 at 10:52

      Bom, poder vc pode. Mas eu não tenho propriedade pra dizer o resultado, porque não lembro a ultima vez q vi uma chapinha na minha frente. Mas acredito, que como a cutícula estra selada, vai da um resultado bom.

  • Reply Iara 11 de março de 2015 at 03:49

    Posso fazer essa R antes de pintar/descolorir o cabelo ou atrapalharia no processo? meu objetivo é deixar o cabelo o mais forte possível para as químicas!

    • Reply Ster Nascimento 11 de março de 2015 at 10:37

      Iara eu aconselho fazer logo após a pintura. Mas antes, faça uma reconstrução com queratina.

  • Reply Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos? | Cacheia! 15 de março de 2015 at 14:34

    […] 3- Vinagre para a etapa da reconstrução. Como prometi, vou explicar essa parte um pouco melhor. O vinagre tem o PH baixo (ácido), enquanto nosso cabelo tem PH alto. Acontece que o PH  alto, em termos cabelísticos, significa cabelo poroso e espigado. Quando usamos o vinagre, diminuimos o PH do cabelo, reconstruindo-o. Sinceramente, tenho resultados maravilhosos com o vinagre, mas se você preferir, pode trocá-lo por queratina. Se quiser saber como reconstruir o cabelo com vinagre, sugiro leitura do post da Ster: “Reconstrução Ácida com Vinagre de Maçã” […]

  • Reply LUANDA 16 de março de 2015 at 00:48

    Olá! Estou entrando agora nesse universo dos cuidados próprios para cabelos cacheados. Fiquei em dúvida quanto ao passo 3, condicionar o cabelo. Ele estará com máscara e eu vou precisar usar condicionador em seguida? Fiquei confusa… Rs

    • Reply Ster Nascimento 18 de março de 2015 at 18:48

      Luanda, depois que você retirar a máscara do cabelo, você aplica o condicionador. Bjo

  • Reply Priscila lima 26 de março de 2015 at 11:29

    esse vinagre de maça alisa o cabelo também?

    • Reply Ster Nascimento 30 de março de 2015 at 18:58

      Não Priscila, é uma reconstrução. Nós aqui no Cacheia não incentivamos o uso de relaxamentos, alisamentos ou qualquer outro produto que interfira na estrutura natural do cabelo. ^^

  • Reply Thalita Silva 6 de abril de 2015 at 17:12

    E o cheiro, como faz pra tirar?
    eu lavei bastante mas ainda ficou um cheiro estranho.

    • Reply Ster Nascimento 18 de abril de 2015 at 12:50

      Thalita, depois que seca não fica cheiro! :)

  • Reply ana 18 de abril de 2015 at 13:28

    Essa receita caseira serve pras pontas dublas tbm.bjo

    • Reply Ster Nascimento 21 de abril de 2015 at 12:02

      Serve sim! Bjo

  • Reply ana 18 de abril de 2015 at 13:35

    Quero fazer luzes,em seguida já posso fazer esse procedimento?

    • Reply Ster Nascimento 21 de abril de 2015 at 12:02

      Ana, pode e deve! As luzes atacam o PH dos cabelos, e essa reconstrução vai ajudar bastante! bjo

  • Reply Sirlei 21 de abril de 2015 at 10:01

    Bom dia!!
    Fasso selagem com ácido, mesmo assim posso usar esta receitinha? Fasso luluzes e a última meu cabelo quebrou e ficou poroso dmais…
    Obrigada

    • Reply Ster Nascimento 21 de abril de 2015 at 11:50

      Sirlei, pode sim. Mas dê um espaço de tempo entre a selagem e a reconstrução com vinagre! ^^

  • Reply Joelma 21 de abril de 2015 at 14:08

    Posso usar a mesma máscara que uso na hidratação e na nutrição? ou deve ser a de reconstrução mesmo?? tem algum problema?
    bjim e obrigada!! ^_^

    • Reply Ster Nascimento 26 de abril de 2015 at 19:10

      Pode sim Joelma, sem problemas!

  • Reply Patrícia 22 de abril de 2015 at 15:03

    Ster, adorei as dicas. Fiz luzes no meu cabelo e os cachos se desfizeram. Fiquei arrasada. Vc tem alguma dica de como recuperá-lo??
    Desde já obrigada.

  • Reply Aline Lamberti 24 de abril de 2015 at 10:14

    Ster, sua linda. Me tira uma dúvida!
    Nessa receita, na utilização da mascara, eu posso substituir uma mascara de hidratação e adicionar a ela uma colher de queratina liquida ou gelatina pra potencializá-la?

    Aguardo.

    Grande beijo!

    • Reply Ster Nascimento 26 de abril de 2015 at 19:06

      Pode sim Aline, e é uma ótima ideia! :)

  • Reply Fernanda 2 de maio de 2015 at 17:33

    Olá! Uso guarnidina, posso fazer essa hidratação.?
    Até.

    • Reply Ster Nascimento 6 de maio de 2015 at 16:48

      Fernanda, eu tenho conhecimento sobre esse tipo de química. Então não posso falar com propriedade, ok? bjo :*

  • Reply Carla 11 de maio de 2015 at 20:17

    Olá querida! Adorei suas dicas. Só fiquei com uma dúvida. Esta vinagre de maçã é o que usamos na cozinha? Ou é outro tipo feito especialmente para os cabelos…e onde posso encontra – lo. Bjs.

    • Reply Ana 12 de maio de 2015 at 15:30

      Oi Carla, é o mesmo que você usa na cozinha :)

  • Reply May 15 de maio de 2015 at 13:42

    Faço uso do super relaxante no Beleza Natural, será que posso utilizar o vinagre também? Pode ser o vinagre branco?

    • Reply Ster Nascimento 19 de maio de 2015 at 00:10

      May, pode sim! Mas de preferência o vinagre de maçã, ta? Beijo :*

  • Reply Tainá 22 de maio de 2015 at 15:54

    E o cheiro do vinagre fica no cabelo?

    • Reply Ana 24 de maio de 2015 at 17:47

      fica não, tainá! :)

  • Reply Michele Reis 24 de maio de 2015 at 01:20

    Olá, não conhecia seu blog, descobri quando joguei na busca “como usar vinagre de maçã nos cabelos”. Adorei a dica, pois estava com muita ponta dupla, mesmo depois de ter limpado os cabelos. Simplesmente perfeito, choquei com o resultado, não esperava que fosse tão eficaz. Meu cabelo sentiu o resultado na hora, acabou as pontas duplas, ta macio, solto e brilhoso. Arrasou! Bjs

    • Reply Ster Nascimento 27 de maio de 2015 at 11:43

      Michele, o vinagre de maçã é muito amor mesmo! Fico muito feliz que tenha gostado do resultado e principalmente que tenha visado o Ccaheia. Volte sempre, e se precisar é só gritar! bjo

  • Reply Rosana 24 de maio de 2015 at 10:31

    Meninas, essa semana tomei coragem e fiz o BC, ficou uma tragédia, pois não deu para tirar toda a química, aí as pontas ficaram esticadas e a raiz cacheada, dois dias depois tomei mais coragem ainda e falei, tira toda essa química do meu cabelo, quero meus cachos de volta! ficou curto, mas ficou como eu queria, lindo e meus cachos estão maravilhosos. Comecei a seguir o cronograma capilar, fiz a hidratação com babosa, a nutrição de café e ontem fiz a reconstrução com o vinagre de maçã, quando terminei tive a impressão que meu cabelo estava fino e seco, mas conforme foi secando, o brilho foi aparecendo, até meu marido reparou e disse que meu cabelo estava brilhoso, enfim meus cachos ficaram mais lindos, brilhosos e macios, e a revitalizada que deu na cor foi impressionante, até parece que passei tonalizante. Estou adorando o blog e até agora não li nenhuma dica que não tenha me servido de alguma forma e graças a vcs tive a coragem de assumir meus cachinhos de novo. Obrigada meus amores, sou fã de vcs!!!!

    • Reply Ster Nascimento 6 de junho de 2015 at 12:50

      Aii que bom Rosana! Eu amo como vocês gostam das nossas dicas. Fico muito feliz pela sua decisão. Parabéns! Tenho certeza que está muito linda :)

  • Reply Sandra 25 de maio de 2015 at 00:07

    Querida, o inagre de maçã tira a escova progressiva do cabelo ou ajuda a fixar? Pois quero fazer uma progressiva e gostaria de saber!

    • Reply Ster Nascimento 27 de maio de 2015 at 18:46

      Sandra, não tira. Ele sela as cutículas do fio. Mas nunca testei em escova progressiva! :)

  • Reply mara regina 26 de maio de 2015 at 17:33

    tenho varias quimicas nos meus cabelos por isso estou com queda eu posso passar o vinagre

    • Reply Ster Nascimento 27 de maio de 2015 at 11:33

      Sim Mara! Pode e deve!

  • Reply Larissa 9 de junho de 2015 at 18:42

    Pode usar queratina nesse procedimento? Colocar a queratina na máscara reconstrutor a? Vi outras receitas que deixam o vinagre no cabo, tem problema?

    • Reply Ster Nascimento 19 de junho de 2015 at 13:56

      Oi Larissa, pode sim! As vezes eu também acrescento umas gotinhas de queratina máscara. Sim, pode deixar o vinagre, mas o cheiro é insuportável e não faça sempre, por causa do ressecamento. beijo :*

  • Reply eduadda 10 de junho de 2015 at 09:22

    Que mascara euh devo usar ?

    • Reply Ster Nascimento 19 de junho de 2015 at 13:55

      Eduarda, você pode usar qualquer máscara reconstrutora (a base de queratina, cistina, proteínas, colágeno etc). Beijo :*

  • Reply Lila Felix 10 de junho de 2015 at 23:03

    Olá. Fiz um permanente mês passado e meu cabelo ta torando, mas torando muuuuuuito. Estou com medo de ficar careca. Ouvi dizer que o vinagre rompe a quebra do fio. É verdade?

    • Reply Ster Nascimento 19 de junho de 2015 at 13:54

      Oi Lila, tudo bem? Olha, eu não sei dizer ao certo se ele “rompe” a quebra. Ele sela as cutículas, o que vai te ajudar bastante. Já tive um corte químico assim, e na época fiz um tratamento com “CISTINA LÍQUIDA”. Foi o que em salvou. Beijoo :*

  • Reply Valmiere 18 de junho de 2015 at 13:20

    Oi fiquei com uma dúvida, posso fazer esse procedimento no mesmo dia q fizer minha progressiva??Por favor gostaria muito q tirassem essa minha duvida..Obrigada

    • Reply Ster Nascimento 19 de junho de 2015 at 13:32

      Oi Valmiere, tudo bem? Essa dica aqui é pra quem tem cabelos naturais. Eu não sei como que funciona no caso de progressivas, acho que tem que esperar um tempinho pra depois lavar.. né!

  • Reply Caroline araujo 20 de junho de 2015 at 20:42

    Ótima dica !!!!!
    mas uma perguntinha !!!!
    Posso usa a hidratação sem ser a recontrutorar ?
    BJSssss

    • Reply Raysa França 1 de julho de 2015 at 10:35

      Oi Carol, você pode selar o cabelo com vinagre sem necessariamente ter reconstruído antes. Eu selo meu cabelo com vinagre a cada quinze dias.

      Beijocas

  • Reply Taisa 24 de junho de 2015 at 09:06

    Oi Ster! Estou adorando suas dicas. Na foto, após a reconstrução ácida, seu cabelo está lindo!! Gostaria de saber se você usou algum finalizador.

    • Reply Ster Nascimento 4 de julho de 2015 at 18:31

      Oi Taisa, muito obrigada sua linda! Nesse dia eu usei só o yamasterol, e ele estava úmido ainda! beijoo :*

  • Reply Beatriz 24 de junho de 2015 at 20:39

    OI,fiz a reconstrução hoje , melhorou a elasticidade sim mas ainda esta com as pontas secas e aspecto ressecado.Posso colorir ja ?Ninguem merece esse meu loiro amarelado </3 T.T

    • Reply Mariana 28 de junho de 2015 at 14:00

      Quantas etapas do cronograma você fez? Já hidratou e nutriu?
      E cortar as pontas, não rola?

  • Reply Jacqueline Santos 29 de junho de 2015 at 17:50

    Posso fazer esta reconstrução no cabelo com escova definitiva? Pago entre 80 e 120 reais para fazer reconstrução no salão. Seria uma boa economia!
    Descobri o Cacheia na semana passada e me apaixonei pelo conteúdo. Parabéns! Estou começando a pensar sobre a transição capilar.

    • Reply Ster Nascimento 4 de julho de 2015 at 18:17

      Oi Jacqueline, pode sim! Inclusive você pode usar queratina líquida para potencializa-la. Pense com carinho sobre a transição. Fico feliz que tenha gostado daqui! Bjoo :*

  • Reply Em busca do ruivo perfeito – Manutenção e cuidados | Cacheia! 1 de julho de 2015 at 21:43

    […] a Reconstrução ácida com vinagre de maçã logo após a tintura, pois ela também ajuda a selar os fios, além de repor massa, também fixa o […]

  • Reply Milena 2 de julho de 2015 at 16:42

    Lavo com o shampoo.
    Aí passo a máscara e enxáguo? Ou deixa e passa o condicionador?
    Depois passo a mistura de vinagre de maçã com água, massageio e enxáguo novamente.
    Aí pode passar creme de pentear?
    Obrigada!

    • Reply Ster Nascimento 4 de julho de 2015 at 18:01

      Lava, passa a máscara, pausa, depois enxágua, condiciona, passa o vinagre e enxágua de novo! Pode finalizar com o creme de pentear de costume! ^^ beijo :*

  • Reply Erica Pires 24 de julho de 2015 at 16:14

    Adorei a dica, meu cabelo passou por um processo químico conhecido popularmente como “progressiva” mas ficou com aspecto de cabelo de milho, totalmente ressecado e fiz hoje a reconstrução ácida com o vinagre de maça. Simplesmente sensacional, o balanço voltou aquele aspecto de ressecado duro sumiu, ficou soltinho maravilhoso!!! Muito obrigada pela sua vida e por esta grande ideia de fazer um blog.
    Digo, que não tenho interesse dos meus cabelos cachearem novamente, mas as dicas aqui olha, amei de verdade e vou acompanhar… Se puder coloque mais posts para cabelos crespos quimicamente tratados e tipos de cortes, cores, enfim, vou acompanhar!

    Obrigada!!!!

    • Reply Ster Nascimento 29 de julho de 2015 at 13:28

      Olá Érica! Que bom que gostou da dica! Fico muito feliz. Você pode fazer a cada 15 dias até o seu cabelo recuperar. Olha, nós não incentivamos o uso de químicas aqui no blog, mas todas as dicas e receitinhas servem para seu tipo de cabelo! Você já testou a hidratação de Maizena? Você vai amar. Dá uma olhadinha aqui: http://cacheia.com/2013/12/maisena-nos-cabelos-pode/

  • Reply debora 25 de julho de 2015 at 17:12

    fiz isso e meu cabelo ficou com um pequeno aspecto avermelhado é normal ?????

    • Reply Ster Nascimento 29 de julho de 2015 at 13:25

      Olá Débora. Não é normal (só pra mim que tenho ele vermelhinho). O Vinagre apenas sela as cutículas do cabelo, não tem função de pigmentar ou descolorir.

  • Reply Katherine 27 de julho de 2015 at 23:33

    Olá adorei o post mas não entendi…
    No passo 3 não seria enxaguar? Ou eu deixo o creme e enxaguo com a mistura de água com vinagre?

    • Reply Ster Nascimento 29 de julho de 2015 at 13:20

      Isso mesmo Katherine, depois de condicionar e enxaguar o cabelo, você usa a mistura de água com vinagre. ^^

  • Reply Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras | Cacheia! 31 de julho de 2015 at 06:03

    […] Reconstrução ácida com Vinagre de Maçã […]

  • Reply Vívia Paiva 1 de agosto de 2015 at 08:55

    Só uma dúvida… Quero muito fazer essa receita no meu cabelo, mas não tenho condicionador aqui onde eu estou… Posso fazer sem o condicionador, ou seja, passar apenas a máscara, enxaguar e depois já aplicar o vinagre?

    • Reply Mariana 12 de agosto de 2015 at 14:10

      Pode sim, Vivia!
      Depois nos conte se gostou :)

      Beijos!

  • Reply Larissa Saraiva 2 de agosto de 2015 at 15:59

    Oi! quando eu estava com o cabelo natural fazia muito essa hidratação é realmente ótima ! mas agora fiz progressiva e gostaria de saber se posso estar fazendo essa hidratação ?

    • Reply Ster Nascimento 6 de agosto de 2015 at 00:30

      Pode sim Larissa! <3

  • Reply Vitória Carvalho 2 de agosto de 2015 at 16:23

    Tem algum problema se fizer com máscara de nutrição?

    • Reply Ster Nascimento 6 de agosto de 2015 at 00:30

      Não tem problema Vitória! <3

  • Reply PAMELA LEITE 4 de agosto de 2015 at 21:12

    Qual a proporção do vinagre, 1 colher para 500 ml de água pode ser? Num outro post vc diz que não precisa enxaguar o vinagre, precisa ou não? =S

    • Reply Ster Nascimento 5 de agosto de 2015 at 13:38

      Oi Pâmela, o outro post quem escreveu foi a Raysa, e é uma outra receita. Nesse aqui, tá tudo explicadinho aí em cima. Sobre a proporção, como falei nos ingredientes, é 1/5 xícara de vinagre pra 3 xícaras de água. ^^

  • Reply Bruna 12 de agosto de 2015 at 10:51

    Pode passar o vinagre antes da mascara? Ai acredito que o cabelo fica cheiroso.. Ou tem que finalizar com o vinagre msm?

    • Reply Ster Nascimento 12 de agosto de 2015 at 15:29

      O ideal é finalizar com o vinagre, porque se você usar antes da máscara as cutículas vão fechar e a máscara não vai fazer diferença no seu cabelo! ^^

  • Reply Caroline Silva 15 de agosto de 2015 at 10:39

    Posso fazer a hidratação de babosa, finalizar com condicionador e taal e depois aplicar o vinagre?
    fazer dessa forma anula alguma efeito da reconstrução ou da hidratação?

    • Reply Ster Nascimento 20 de agosto de 2015 at 13:25

      O que vai dar o efeito da reconstrução, é a máscara. Você pode adicionar queratina na sua hidratação de babosa!

  • Reply daiany 18 de agosto de 2015 at 08:23

    Bom dia!!! Vi uns posts seu achei interessante, Gostaria de saber se você tem algo para me indicar pois meu cabelo esta caindo muito.
    Att. daiany

    • Reply Ster Nascimento 20 de agosto de 2015 at 13:48

      Oi Daiany. Tudo bem? Depende muito. Eu aconselho procurar um dermatologista pra identificar a causa dessa queda! Você tem alguma química no cabelo?

  • Reply Lislie 23 de agosto de 2015 at 02:49

    Oieee. me tira uma duvida…será que posso passar o vinagre depois da reconstrução com a queratina que vou misturar no creme?

    • Reply Ster Nascimento 24 de agosto de 2015 at 00:04

      Pode sim Lislie! ^^

  • Reply Bruna Borges 24 de agosto de 2015 at 09:32

    Olá Ster bom dia, já tinha visto alguns posts em relação ao vinagre e tenho uma duvida, eu uso selagem a algum tempo eu utilizando o vinagre vai ter algum tipo de danificação ou agredir demais?

    • Reply Ster Nascimento 5 de outubro de 2015 at 13:34

      O Vinagre serve como tratamento Bruna, não há problema algum! :)

  • Reply Eliane Rodrigues 24 de agosto de 2015 at 13:29

    Posso seca-lo no secador?

    • Reply Raysa França 18 de setembro de 2015 at 10:48

      Pode sim! No difusor
      Beijocas

  • Reply hosana 24 de agosto de 2015 at 22:41

    ola ster td bem pq comigo esta otimo entao posso fazer recontruçao de queratina e depois fazer passar o vinagre? assim lavo o cabelo com xampu aplico a queratina mecha por mecha e deixo 15 minutos e enxaguo e aplico a mascara reconstrutora e enxaguo e aplico condicionador enxaguo e por ultimo o vinagre e depois enxaguo e finalizo .rrss posso fazer assim?
    obrigada beijos

    • Reply Ster Nascimento 5 de outubro de 2015 at 13:33

      Pode sim Hosana, mas você pode misturar a máscara com a queratina também! :)

  • Reply cleusa Adriana 25 de agosto de 2015 at 13:03

    EU FAÇO DIFERENTE LAVO COM XAMPOO DEPOIS PASSO O VINAGRE DEIXO 30 MINUTOS LAVO PASSO A MASCARA LAVO E PRONTO O CABELO , FICA LINDO SUPER HIDRATADO E COM MUITO BRILHO.

    • Reply Ster Nascimento 5 de outubro de 2015 at 13:28

      Também é uma opção Cleusa! Vou tentar aqui desse jeito :)

  • Reply 26 de agosto de 2015 at 16:14

    Oi meninas!
    Vou começar o Cronograma no meu cabelo. O único problema, pra mim, é a falta de tempo. Trabalho o dia todo e estudo à noite, daí me sobra pouco tempo pra deixar produtos reagindo no meu cabelo. Mas, vou tentar, né? Quando der, deu, não vou ficar paranoica.
    Ah, queria contar pra vcs que semana passada cortei um pedação do meu cabelo (estou na transição) e já tem partes totalmente sem quimica. Quando eu vi, no espelho, meus olhos se encheram de lágrimas, de emoção, acreditam? :)
    Beijos a todas, adoro o site!

    • Reply Ster Nascimento 5 de outubro de 2015 at 13:25

      Comigo também foi assim. Fiquei toda boba quando comecei a ver meus cachinhos! <3

  • Reply PRISCILA VANESSA DE OLIVEIRA 28 de agosto de 2015 at 20:01

    Oiii, tenho uma dúvida, depois dessa reconstrução.. só enxagua o cabelo com água e não passa condicionador novamente?
    Daí pode passar leave-in normalmente, secar, fazer uma chapinha, etc??

    • Reply Ster Nascimento 5 de outubro de 2015 at 13:22

      Exatamente Vanessa. Enxagua apenas com água e finaliza como de costume!

  • Reply Sandra Pereira 13 de setembro de 2015 at 14:25

    Ster ontem eu fiz uma mistura, três colheres de creme de Hidratação para uma colher de vinagre de maça. Eu estava prestes a relaxar o meu cabelo pois estava quebradiço sem vida e cheio. Lavei os cabelos 3 horas depois e amei. !! Me ensinaram que quando você lava os cabelos e condiciona você pode borrificar uma solução de vinagre com água e depois condicionar de novo, isso é certo? Eu fiquei na dúvida pois creio que o vinagre não pode passar sempre né …. Bjs e Parabéns!

    • Reply Ster Nascimento 15 de setembro de 2015 at 05:33

      Oi Sandra, você nem precisa condiciona-lo de novo, porque o vinagre já fecha as cutículas do fio. O ideal é utilizar de 15 em 15 dias, mas há quem use semanalmente. Beijo :*

  • Reply Joslana Machado 15 de setembro de 2015 at 15:54

    Eu posso misturar no hidrante azeite ou outro óleos? e qual a quantidade que devo usar de vinagre e água? O meu cabelo tem um comprimento longo!

    • Reply Ster Nascimento 19 de outubro de 2015 at 12:11

      Olá joslana, o ideal seria utilizar óleos quando fizer a etapa nutrição. A quantidade está no modo de fazer e caso seu cabelo seja muito longo, você pode dobrar proporcionalmente. :)

  • Reply Como usar vinagre no cabelo: receita para fios brilhosos | Cacheia! 20 de setembro de 2015 at 01:04

    […] Hoje eu vou compartilhar uma dica que vão revolucionar os seus cabelinhos: último enxague com vinagre de maçã nos fios! Pode parecer estranho usar vinagre nos cachos, porém esse ingrediente deixa os fios macios, brilhosos e ainda equilibra o pH! É bem recomendado para quem tem cabelos cacheados e crespos, ou então, para aqueles que querem fazer uma reconstrução potente nas molinhas, como a Ster já explicou! […]

  • Reply Jaqueline Azzi 20 de setembro de 2015 at 01:12

    Adorei a receita caseira!
    Há um tempo estava usando o condionador com vinagre e não notava nenhuma melhora pelo contrário. Acredito que seja por causa q eu estava usando o vinagre de álcool. Me ajudou muito pois meu cabelo estava detonado por causa das luzes. E o vinagre fez a hidratação permanecer por mais tempo. E a propósito eu usei a mascara Ozzi Strong, ja ouviu falar? Acho que foi oq me ajudou mto.
    Arrasou no blog! Bjs

    • Reply Ster Nascimento 5 de outubro de 2015 at 13:13

      Olá Jaqueline, nunca ouvi falar dessa máscara, mas já vou pesquisar. O vinagre de álcool tende a ressecar os fios. Talvez por isso não tenha visto resultado.

  • Reply Aline 20 de setembro de 2015 at 23:16

    Amei a receita fiz no meu cabelos ficou lindo macio brilhoso sem Friz recomendo meninas adorei bjs.

    • Reply Ster Nascimento 5 de outubro de 2015 at 13:11

      Que bom que deu certo, é uma das minhas receitinhas preferidas! :)

  • Reply DENISE DE SOUZA 23 de setembro de 2015 at 12:33

    Olá, estava na dúvida sobre deixar o meu cabelo natural e quando vi este blog me decidi na hora! Muito bom ter contato com pessoas (reais) que estão passando ou passaram pelo processo de transição. Adoro as dicas, vocês estão de parabéns!!! Eu uso o vinagre pra reduzir a queda do cabelo e pelo menos pra mim funciona bem, minha antiga cabeleireira que me ensinou , eu tinha feito progressiva e meu cabelo começou a cair :( …….mas enfim, só gostaria aqui de deixar o meu agradecimento a vocês. Beijos, meninas.

    • Reply Ster Nascimento 27 de setembro de 2015 at 02:41

      Oi Denise, fico extremamente feliz em saber que estamos contribuindo para essa sua decisão. Sempre que precisar, é só gritar aqui! Foca na transição, que logo seu natural estará de volta. Um beijooo. Obrigada pelo carinho <3

  • Reply rayla 23 de setembro de 2015 at 14:07

    pode ser usado em cabelo liso

    • Reply Ster Nascimento 27 de setembro de 2015 at 02:39

      Pode sim Rayla, sem problemas! :)

  • Reply Mariane 14 de outubro de 2015 at 14:01

    “OBS3: A mistura de vinagre e água deve ser utilizada após o uso do condicionador, pois é o vinagre que vai agir no seu cabelo acidificando-o, selando as camadas dos fios e protegendo-os contra ações externas.”

    Aqui está dizendo que é pra utilizar o vinagre após o condicionador pois ele que vai fechar as cutículas do fio. Mas o condicionador já não faz isso? Pelo que eu sempre soube o condicionador deve ser usado após o shampoo (nas lavagens habituais mesmo) pois ele que fecha as cutículas. Se nessa reconstrução o as cutículas já vão estar fechadas com o condicionador, não atrapalharia a entrada do vinagre?

    • Reply Ster Nascimento 19 de outubro de 2015 at 12:28

      Oi Mariana, tudo bem? Então, a reconstrução é feita antes de usar o vinagre com a máscara reconstrutora. O condicionador fecha as cutículas do fio e o vinagre vai selar e acidificar por fora para que os nutrientes obtidos com a reconstrução, haja por mais tempo no cabelo. bJO :*

  • Reply Clarice 5 de janeiro de 2016 at 10:51

    oi meu cabelo tem luzes pode usar essa receitinha?
    n vai amarelar?
    meu cabelo esta muito poroso e ja e liso mais precisa de uma super hidratação e n to conseguindo,.

    • Reply Mariana 5 de janeiro de 2016 at 19:32

      Oi, Clarice!
      Por ser uma receita caseira, não tem nenhuma contra-indicação.
      Como o seu cabelo está danificado, sugiro que faça uma hidratação antes e uma nutrição e só depois a reconstrução.
      Lembrando que reconstrução só pode ser feita duas vezes por mês.

      Beijos!

  • Reply luana santos 13 de janeiro de 2016 at 12:32

    irei fazer no meu cabelo

  • Reply Carla 17 de janeiro de 2016 at 20:44

    Sen-sa-cio-nal define. Fiz hoje pela manhã e o resultado foi ótimo. Cachos definidos e até a aparência da cor das mechas ficou mais bonita. Muito obrigada por compartilhar.

    • Reply Mariana 21 de fevereiro de 2016 at 21:50

      Que bom que gostou, Carla!

      Obrigada por compartilhar sua opinião com a gente!

      Bjs

  • Reply Vanessa Palay 18 de janeiro de 2016 at 08:34

    a mascara de reconstrução usada antes do vinagre, pode ser aquela caseira de gelatina??

    • Reply Mariana 26 de janeiro de 2016 at 20:11

      Oi, Vanessa!
      Não é obrigatório usar a máscara antes. E fazer uma receita caseira e depois ainda colocar vinagre dá muito vinagre a toa. Se você não tiver uma, pode passar direto para o vinagre.

      Beijos!

      • Reply Vanessa Palay 29 de janeiro de 2016 at 06:58

        ok, obrigada, fiz o BC faz 10 meses. OBS: sou angolana e adepta do Low poo, mas é muito dificil encontrar produtos aqui em angola livres de todos os ingredientes malignos, por isso aderi as receitas mais naturais.
        adorei o blog, tem me ajudado muito, ja indiquei para todas amigas.

        • Reply Mariana 21 de fevereiro de 2016 at 21:51

          Que legal, Vanessa :)

          Conte com o Cacheia para o que precisar!

          Bjs

  • Reply Maria Colangeli 13 de fevereiro de 2016 at 22:03

    Oi meninas, desde que descobri sou apaixonada pelo site *-*.
    Vou começar a fazer o cronograma capilar, mas me veio uma dúvida, depois de usar o vinagre (assim como em todas as outras etapas) eu posso usar creme para pentear, finalizador… ou isso prejudica?

    • Reply Mariana 21 de fevereiro de 2016 at 21:50

      Oi, Maria!

      Pode e deve usar creme de pentear. O cronograma é para tratar os fios, mas não dispensa uma finalização. A não ser que você não queira fazê-la.

      Bjs!

  • Reply Luiza Machado 24 de fevereiro de 2016 at 21:06

    Olá!
    Eu queria saber se posso lavar o cabelo com co-wash antes ao invés do shampoo e condicionador. Ou eu tenho que usar um condicionador normal de qualquer forma?

    Obrigada, beijoss

    • Reply Ana Catarina 24 de agosto de 2016 at 14:41

      O co-wash é a lavagem com condicionador!

  • Reply Priscylla 14 de março de 2016 at 20:53

    Oi, meninas! Acabei de sair do cronograma para cabelos muito danificados e deu tudo certo, meu cabelo está incrível de novo! Por isso, iniciei o cronograma para cabelos saudáveis mas amanhã vou tingir o cabelo, colorir mesmo. Estava pensando em fazer essa reconstrução ácida para selar as cutículas e reter a cor mas não sei se depois continuo com o cronograma para cabelos saudáveis ou se troco para outro, para cabelos pouco danificados, por exemplo. O que vocês acham? Beijoos!

  • Reply Bruna Barbosa 20 de março de 2016 at 00:16

    Vocês são maravilhosas! Graças as dicas diárias do blog, meu cabelo está forte, hidratado e lindos. <3

  • Reply Palms 20 de março de 2016 at 01:44

    Eu uso vinagre de um jeito diferente: no xampu.
    Misturo o xampu, vinagre e água. É ótimo pra quando o cabelo tá sujo e suuuuper oleoso e o vinagre limpa que é uma beleza. (Mas faço só de vez em quando pq meu cabelo é fino e ele fica bem armado).

    Mas pelo menos, “some” com as pontas duplas ~ainda mais pra quem não quer encarar a tesoura HAHAHA~, dá um brilho MARAVILHOSO e não fica cheiro.

  • Reply Juliana Menezes 24 de março de 2016 at 23:38

    Oi! Primeiro queria dizer que conheci o blog a algumas semanas e já amo e entro todo dia pra ler <3 mas queria tirar um dúvida xD li aqui que mesmo fazendo hidratação "não devemos subestimas o poder do condicionador" e depois de tirar a máscara ainda é preciso passá-lo. E agora no post com reconstrução e vinagre maçã, li que preciso condicionar e depois passar a máscara. Fiquei na dúvida. É realmente necessário? Se sim, antes ou depois?

    • Reply Maressa De Sousa 25 de março de 2016 at 00:07

      Oi Juliana, tudo bem? Acabei de fazer um post explicando sobre o pH do condicionador, das máscaras, do vinagre, etc. Veja aqui: http://cacheia.com/2016/03/ph-dos-cabelos/

      A resposta para sua pergunta depende. A moça que escreveu o post (a Ster) passou o condicionador e depois completou a selagem com o vinagre de maçã. Particularmente, acho que nesse caso específico não é necessário utilizar o condicionador. Borrifar a mistura de vinagre e água nos fios, deixar agir e enxaguar já é suficiente para selar os fios. Algumas máscaras de tratamento dispensam o uso de condicionador porque possuem um pH mais baixo. Se você encontrar essa informação no rótulo do produto, e ver lá que é “pH 3,0” por exemplo, não vai precisar usar condicionador depois de enxaguar a máscara. Agora, se você não encontrar nada e ficar completamente perdida, utilize um condicionador após a máscara. Não podemos subestimar o poder do condicionador e mais especificamente de um pH equilibrado para selar os fios e manter o tratamento que você acaba de fazer bem guardadinho :)

      Abraços!

  • Reply Thalita 26 de março de 2016 at 14:46

    Eh quando colocar o condicionador tem que lavar pra poder botar o vinagre?

    • Reply Maressa De Sousa 28 de março de 2016 at 14:05

      Sim Thalita, precisa enxaguar o condicionador primeiro. Só depois disso você deve borrifar a mistura de água e vinagre de maçã.

      Abraços!

  • Reply Lúcia 28 de março de 2016 at 01:29

    Oi, entendi tudinho, mas queria saber de vcs se posso fazer essa reconstrução imediatamente depois de usar a máscara tonalizante ela é carioca ou devo esperar um tempo?

    • Reply Maressa De Sousa 28 de março de 2016 at 13:54

      Acredito que seja melhor esperar Lúcia. Faça uma boa reconstrução com uma máscara ou queratina líquida e faça a reconstrução ácida depois, após 15 ou 20 dias. Como algumas meninas relataram que o vinagre de maçã pode interferir na fixação da pigmentação dos fios, o ideal é esperar um tiquinho, mesmo porque os tonalizantes tendem a não se fixar tanto quanto as colorações.

      Abraços!

    Deixe um comentário!

    error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.