Reconstrução ácida com vinagre de maçã – SOS cabelo

reconstrução_ácida_vinagre_de_maçãOlá povo bonito! Hoje trago pra vocês algo novo que vem circulando entre as amantes do cabelo saudável: a reconstrução ácida caseira. Brincadeiras a parte, não é algo tão novo assim, já que vamos utilizar como ingrediente principal, um dos queridinhos da época da minha avó; o vinagre de maçã.

Antes de ensinar como se faz, vamos tentar entender o porquê do vinagre de maçã, ok?

O vinagre de maçã é uma substância de pH baixo (ácido), que ajuda a equilibrar o pH dos fios do cabelo. 

  • Mas por que devo diminuir o pH do meu cabelo?

Quanto mais alto o pH do nosso cabelo,  mais ele fica  poroso e com aspecto de espigado. E quando acidificamos ele volta ao pH natural, fechando as cutículas, o que possibilita os fios reterem mais nutrientes. E é claro que isso deixa o cabelo mais brilhoso, macio e saudável.

  • Posso utilizar outro tipo de vinagre?

O ideal seria utilizar o vinagre de maçã, pois é a fermentação da fruta durante a produção do vinagre, que dá o resultado desejado. Se na sua casa não tiver o de maçã, você pode utilizar o vinagre de tubérculos ( batata, batata-doce, mandioca), cereais ( arroz, trigo, centeio, cevada) ou de outras frutas (uva, abacaxi, uva passa, laranja,  morango, framboesa etc). Todos esses vinagres orgânicos, contém nutrientes, vitaminas, ácidos orgânicos, proteínas e aminoácidos. O que não é aconselhável é utilizar o vinagre de vinho ou de álcool, pois contém o pH menos atenuado, podendo agredir e ressecar o cabelo.

Receita Caseira: Reconstrução ácida com Vinagre de Maçã

 Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de vinagre de maçã
  • 3 xícaras de água filtrada
  • Máscara reconstrutora
  • Condicionador

OBS1: Algumas pessoas utilizam a máscara hidratante também durante o procedimento. Mas eu não acho necessário, já que  nosso cabelo tem um limite de absorção de nutrientes. A reconstrução, serve para repor massa capilar, e nesse caso, também para acidificar o cabelo e fechar as cutículas do fio.

OBS2: Caso você tenha alguma dúvida sobre a diferença entre reconstrução e  hidratação, leia nosso post sobre o Cronograma Capilar.

 Modo de fazer:

  1. Lave o cabelo com o shampoo. ( Lave duas vezes e certifique-se que ele está bem limpo.)
  2. Passe a sua máscara reconstrutora como de costume e deixe agir por 15 minutos.
  3. Condicione o cabelo, deixe agir e enxague.
  4. Retire o excesso de água com a toalha, e em seguida aplique no cabelo a mistura do vinagre de maçã com água massageando bastante. Deixe agir por 5 a 10 minutos e depois enxague com água corrente.

OBS3: A mistura de vinagre e água deve ser utilizada após o uso do condicionador, pois é o vinagre que vai agir no seu cabelo acidificando-o, selando as camadas dos fios e protegendo-os contra ações externas. Não é preciso enxaguar.

  • Com qual frequência devo fazer a reconstrução ácida no meu cabelo?

No máximo a cada 15 dias caso o seu cabelo esteja muito danificado e mensalmente se estiver pouco danificado. Quando sentir a melhora do cabelo, você pode fazer essa reconstrução somente quando sentir seu cabelo pedindo socorro.

Resultado

Quem já acompanha o blog, sabe que cada cabelo reage de forma diferente a determinadas substâncias. Meu cabelo adorou, já que estou sempre detonando-o com tinturas e mais tinturas. Com o PH certinho, nosso cabelo fica mais definido e com menos frizz. Além de ficar nutrido e hidratado por mais tempo.

Resultado da reconstrução ácida com vinagre de maçã

Resultado da reconstrução ácida no meu cabelo.

É isso gente. Testem em casa e contem o que acharam dos resultados.  Beijinho :*

Ster Nascimento

Ster Nascimento, 22 anos. Gosto do meu cabelo cacheado, do meu descontrole sem pé nem cabeça, do meu 8 ou 80 e da minha zarreza perceptível. As vezes sou um amor de pessoa.

Blog Comments

Nossa, já fiz muito essa receita, hahaha
Mas hoje eu troco o azeite pelo acidificante da K.Pro, conhece? Ele é super baratinho e não deixa aquele cheiro esquisito que o azeite deixa.
O resultado é o mesmo, na verdade até melhor.

Ótimo post; beijos!

Oi Daniela. Tudo bem? Vc quis dizer “Vinagre”? Ou era azeite mesmo? Rs. Nunca utilizei o acidificante. Mas assim que tiver oportunidade irei testa-lo. bjinho

Fiz no meu cabelo lavei duas vez coloquei a idratacao e o vinagre dexei agir por 30 minutos .quando retirei a touca meu cabelo tava o na touca nao era da raiz era quebrado e quando enxaguei me supriendi quebro mais ainda .e normal na primeira lavagrm com esse processo do vinagre.

Jaine, não. De maneira alguma! Isso não é normal. Aconselho você procurar um profissional. Você usou química recentemente no cabelo?

Jaine , penso que vc deixou muito tempo. Na receita estou lendo que se deixa 5 a 10 minutos. 30 minutos de ácdio no cabelo detona o cabelo.

Boa tarde. Eu também passei o Vinagre no meu cabelo. Ele estava poroso e reservado devido a descoloração que fiz há dois meses. Ao aplicar o Vinagre diluído em água Meu cabelo ficou muito elástico, caindo e desmanchando. Mesmo após hidratar ele ainda está caindo e muito!

Meu cabelo estava elástico, embolava tanto que eu não dava conta sozinha de desembaraçar, comecei a usar na última lavagem duas vezes por semana sem enxaguar….resultado…cabeloa Lindo a e brilhantes. Muita atenção girls….uso excessivo de shampoo acaba com cabelo, os meus são encaracolados e laço com shampoo somente duas vezes por semana nos outros dias que não uso lavo com água corrente e limpo o couro cabeludo depois condiciono e nesses dias uso o enxágue de vinagre. Ahhh prefiram os vinagre de maçã orgânico. Beijos

Oi Ster, tudo bem? Queria saber se posso fazer a reconstrução com a queratina líquida seguida da máscara e depois a selagem de vinagre. Dá certo?

Oi, Isabella!
Como tanto a queratina quanto o vinagre são reconstrutores, o ideal é usar apenas um dos dois e utilizar o outro na próxima reconstrução. Lembrando que a reconstrução deve ter um intervalo mínimo de 15 dias para não danificar os fios.

Bjs

pode usar a queratina liquida na reconstruçao e o vinagre tambem?

Oi Rafaela. Você pode sim. Mas use a máscara também após usar a queratina. Pois ela vai deixar os fios hidratados para receber o vinagre. :))

Olá, olha fiz o teste com Vinagre de Maçã e queratina pura da Niely Gold ficou ótimo…O meu cabelo tem progressiva e luzes e emborrachou ficou horrível, então coloquei meio copo de água e meio copo de vinagre, para fazer a Hidratação… 1º lavei com um shampoo sem sal com Monovim A (Vitamina pura usada em cavalo) 2º depois burrifei o Vinagre de Maçã com agua e deixei aproximadamente uns 10 minutos e enxaguei … 3º passei a queratina pura no cabelo e deixei aproximadamente uns 10 mn e tirei… Eu fiquei super feliz com o resultado, porque antes eu não conseguia pentear meus cabelos sem que eles quebrassem e embaraçassem no pente borracha pura.. e esse emborrachado acabou na primeira aplicação… Adoreii e recomendo

Oi Bianca, que bom que gostou! Da próxima vez, usa a queratina antes do vinagre, porque ele sela as cutículas e impede da queratina agir por dentro. um beijão :*

Meus cabelos tão finos ralos elástico o que faço? ?????? Porque tantas coisa a na Internet mas nada específicos no resultado do óleo de ricino queratina óleo de cocô – creme reconstrução vinagre. ..
vou tentar se dá certo glicopan

loiras podem usar essa idrataçao de vinagre

Oi linda eu fiquei confusa pq primeiro vc fiz para feixar o vinagre de maçã e a água agirem de 5 a 10 minutos e enxaguar dps vc diz que não é necessário enxaguar

Então,

muito legal este post, vou testar.

Tira uma dúvida, antes de condicionar temos que lavar o cabelo, certo?

Vi em alguns blogs que as pessoas colocam um pouco de vinagre de maça no condicionador pra dar brilho, será que funciona? E por estar no condicionador não vai agredir?
bjo

Oi Ada, você pode lava-lo com shampoo ou não ( lavar com condicionador chama-se co-wash). Nunca testei no condicionador, mas não vai agredir, o problema é se você usar todo o dia. Beijinho :*

Adorei a dica, Nooota 1000 meu cabelo tá bem hidratado e não ressecado como antes. Bem legal suas dicas.
Tô em transição com meu cachos e este blog com receitas caseiras tem me feito muito bem!

Oi Thayana, que bom que gostou. Fico muito feliz em saber que estamos te ajudando. Beijo :*

É possível fazer essa reconstrução ácida depois de lavar o cabelo com bicarbonato?

Acredito que sim Sabrina, apesar de nunca ter testado. O importante é certificar-se de que o cabelo vai estar bem limpo, pra que as substancias possam agir direitinho. ^^

Fiz no meu cabelo lavei duas vez coloquei a idratacao e o vinagre dexei agir por 30 minutos .quando retirei a touca meu cabelo tava o na touca nao era da raiz era quebrado e quando enxaguei me supriendi quebro mais ainda .e normal na primeira lavagrm com esse processo do vinagre.

Definitivamente não é normal! Você tem alguma química no cabelo?

Não acho legal misturar bicarbonato com vinagre hein! Um é base outro é ácido, se vc misturar eles reagem muito forte, efervescem. Não sou especialista não, mas não usaria.
Seria como deixar seu cabelo mais básico, aumentar o pH dele, pra depois deixá-lo mais ácido. É mto contraditório.

Oiii boa tarde parabéns pelo blog,meu cabelo não esta se dando com o vinagre esta ficando um pouco ressecado,no inicio e assim mesmo ou tenho que mudar a reconstrução,vcs podem me dar uma dica?por favor.estou precisando urgente,a frente do meu cabelo esta horrível. Aguardo resposta tchauzinho

Camila, o vinagre resseca um pouco sim o cabelo. Por isso eu aconselhei hidrata-lo antes de usar o vinagre e não usar mais de uma vez a cada 15 dias. O ressecamento do seu cabelo deve ser por causa de falta de nutrição. Tente umecta-lo ao menos 1 vez por semana. Beijoo :*

Oi, tenho 15 anos. Quando tinha 12 anos fiz relaxamento no meu cabelo, o que ficou uma bosta, mesmo passando creme meu cabelo armava, e antes ele era cacheado. Entre 12 e 13 anos usava o cabelo preso. Então o ano passado,quando tinha 13/14 anos, por uns 6 meses fiz chapinha no cabelo, o que me trouxe fios quebrados. Mas esse ano em junho fiz a cauterização, que tirou os meus cachos. Atualmente (03/11), minha raiz está cacheada, cresceu uns 5 centímetros desde junho, as pontas do meu cabelo estão lisas, por causa do relaxamento de 2012. Mas não está cacheando o resto do cabelo somente a raiz. Estou fazendo hidratação, creio que até 09/2015 meu cabelo volte a cachear, mas atualmente não sei o que fazer. Me ajuda :(

Oi Gabrielle, você está passando pela temida fase da transição. Infelizmente, essas pontas relaxadas não irão voltar a cachear, por causa da química, a estrutura que formava seus cachinhos foi rompida. Para entender melhor o que se passa, dá uma olhadinha nesse post aqui: http://cacheia.com/2014/07/quero-voltar-a-cachear-e-agora/ . Boa sorte com seus cachinhos, e seja bem vinda de volta ao universo cacheado, qualquer coisa é so gritar que a gente vai tentar ajudar no que der. bjo

A receita de vocês de reconstrução com gelatina incolor não está mais no ar, é por algum motivo ou falha mesmo??
Adoro o site de vocês!

o meu tambem aconteceu a mesma coisa meu cabelo nao volta a cachear mais porque alisei

Agora é só entrar na transição. que tudo se resolve! Veja aqui: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Olá! E o cheiro? Não fica cheiro forte de vinagre não??

Oi Fernanda, no meu cabelo não fica. É só enxaguar bastante! :)

Amiga eu passo fazer com vinagre de hortelã ?

Oi Ana, como havia dito aí em cima, o ideal é que seja com vinagre de maçã, mas na falta do mesmo, pode utilizar qualquer vinagre de origem orgânica, só não aconselho o vinagre de álcool porque resseca demais. Bjo.

Olá Ster, Depois que aplicar no cabelo a mistura do vinagre de maçã com água, eu enxáguo com água corrente, so ? não passo condicionador ?, ou depois que enxaguar eu passou algum levin, ou so enxáguo msm e deixo puro ?

Vc passa o condicionador antes e usa o vinagre por último pra selar as cutículas, enxagua com água corrente e depois pode usar o leave-in normalmente! ^^

Oi,eu eusava o vinagre de maçã para voltar os cachos após ter feito progressiva funcionou mais não hidratou,agora fiz a reconstrução com o de franbuesa e meu cabelos estão super macios e brilhosos.

Ei Andrea, a função do vinagre de maçã não é hidratar, e sim fechar as cutículas do fio e acidifica-lo. Mas vou tentar esse vinagre de framboesa também! beijinho :*

Oii amei as dicas. meu cabelo esta lindo tao macio os frizz sumiram e o brilho nem te conto
Amei mesmo waleu

Que bom que deu certo com você também! :)

Olá. Fiquei com uma dúvida no procedimento, entre a aplicação da máscara e do condicionador devo lavar? Tipo, passe a máscara reconstrutora deixe por 15 min, depois devo lavar para retirar a máscara? Depois condiciona e lava de novo? Obrigada.

Ana, você pode lavar com frequencia mas seria bom em alguns dias, você não usar shampoo nem condicionador e lava-lo apenas com água!

Responder

Adriana Lais da Silva Barbosa

Oii..
adorei a receita, mas fiquei com uma duvida…depois que eu passar a mascara eu tenho que tirar-la para passar o condicionador, correto? e depois tirar o condicionar para lava-los com o vinagre?
*–*

Exatamente Adriana! Aplique a máscara, enxague e depois passa o condicionador. Por último, aplique o vinagre e deixe agir por cerca de 5 minutos. bjo :*

Então a ordem certa é: restauração – enxágue – condicionador + vinagre de maçã – enxágue?

Exatamente Denisia! :)

Olá, adorei a dica e vou tentar, só gostaria de saber se pode ser feito logo após uma coloração.

Pode sim, pois vai ajudar a fechar as cutículas que ficam aberto devido a química.

Um super beijo, volte sempre!

Olá querida,
Estou conhecendo sua página agora e adorei, porém gostaria de saber se vc já usou o vinagre junto com alegrim, antes do shampoo pra limpeza do couro cabeludo, é um ótimo anti-resíduo.
Bjus

Nunca usei mas já ouvi falar bastante dessa receita. Além de ser anti-resíduos não deixa aquele cheirinho de vinagre. Mas foi muito bem lembrado. Vou lembrar de testar qualquer dia desses. Obrigada pela dica!

Olá Ster…Passo química desde os 8 anos e decidi assumir meus cachos , pois a química não está trazendo o resultado q eu quero e estar danificando meus cachos eles estão quebradissos e caindo bastante. Estou entrando em transição, mas não sei por onde começar. Me ajude por favor.

Oi Gisele, bem vinda ao cacheia! Dá uma olhadinha nesse link: http://cacheia.com/2014/07/quero-voltar-a-cachear-e-agora/ , vai te ajudar bastante. bjo :*

[…] Confira a receita em: “Reconstrução ácida com vinagre de maçã” […]

Responder

gisele aparecida de souza

ola ster td bem? FIZ O ACIDIFICANTE E ADOREI,MAS MEU CABELO É LOIRO E ESTA MUITO ELASTICO E GOSTARIA Q ME DESCE UMA DICA PARA Q ELE PUDESSE CRESCER E ETR MAIS FORCAS POIS ESTOU DESGOSTOSA C MEU CABELO E ESTOU USANDO APLIQUE MAIS QUERIA MUDAR RADICAL P VER MEU CABELO GRANDE E COM VIDA ASSIM NAO DA ME AJUDE ME DA UMA AJUDA OBRIGADA BJS….

Oi Gisele. Vc egue o cronograma capilar? http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/ (dê uma olhadinha nesse link). Ele vai te ajudar a recuperar o cabelo de forma eficaz. Mas é preciso ter força de vontade e determinação. E ah, tente dá um tempinho ns químicas. Principalmente descoloração (caso vc faça). bjo :*

Oi Ster,

Achei esse blog por acaso, muito bom por sinal :)
Tem alguma dica de shampoo e condicionar, alguma linha? Meu cabelo esta acostumando com todos os tipos em menos de uma semana, vou fazer o cronograma capilar pra vê se melhora, porém preciso de algum creme.
Sempre fiz selagem no meu cabelo, só que da ultima vez ele ficou QUASE LISO os cachos estão voltando aos poucos.
Se tiver alguma para me indicar.

Obrigada!

Oii Thaís. Eu tou sempre mudando de shampoo, porque gosto de testar vários. Mas tenho alguns preferidos. 1- BOTICA(BIOEXTRATUS), 2- ELESEVE-COLÁGENO, 3- ELSEVE- ÓLEO EXTRAORDINÁRIO, 4- NATURA PLANT-PARA CABELOS CACHEADOS, 5- NATURA-SOU…

Oi Ster, eu tenho uma dúvida..
Se o condicionador fecha as cutículas do cabelo, passá-lo antes do vinagre não resultará numa menor absorção das substâncias pelo fio?
Obrigada desde já.

Oii Madelaine, simsim! Mas a ideia é essa, pra evitar o ressecamento. O Vinagre vai agir selando as cutilas ainda mais, e acidificando o cabelo.

Essa receita funciona em cabelo loiro, bastante quebrado e ressecado, e liso ?

Oii Isa, funciona sim! ^^

Oi Ster!
Uma dúvida: após enxaguar para tirar o vinagre, posso usar algum creme (uso o Sou da Natura para cabelos cacheados) ou é melhor deixar secar sem nada? Obg! ;)

Pode usar leave-in sim Li! Um beijo :*

Meus cachinhos estão amando essas receitas naturais <3 apaixonada pelos resultados. Mas fiz diferente: fiz co-wash com o yasmasterol amarelinho enxaguei, tirei o excesso de água e depois passei uma mistura de um copo de água + uma colher de vinagre, e não tirei o vinagre da cabeça. Penteei como de costume e surpresa: meus cachos estão super definidos, saiu aquela aparência opaca… Muito bom e olha que está chovendo hj aqui onde eu moro, e sabe como é cabelo em dia de chuva, né? rsrsrsrsrsrs.

Ai, que bom Lidi! Vou tentar fazer desse jeito também! ^^

Usei o vinagre hj! Fiz igualzinho a receita manda. Quando joguei no cabelo pensei: ai meu deus isso vai ressecar meu cabelo…ai fui massageando e enluvando. Deu uma leve ardidinha nos meus olhos mas valeu a pena, pq depois de 5m de pausa quando fui enxaguar me impressionei! <3
Deu pra sentir ainda no chuveiro a maciez e a selagem q deu nos fios. Puro amor! *-*
Depois de seco ficou super brilhante e com aspecto de saudável. Dá ate vontade de usar em toda lavagem, pena q nao pode! Hahaha
Arrasaram na dica!

Eu confesso que quando vou testar as receitas, também fico com um pouco de receio. Morro de medo de fazer lambança no cabelo. Mas essa receita em especial foi uma das que mais gostei (perde pra hidratação de café : http://cacheia.com/2015/01/cafe-nos-cabelos-da-certo-sim/). Depois que testei, a primeira coisa que pensei foi; “Preciso contar lá no blog o quanto essa receita perfeita”! rs.

Oi, eu fiquei em duvida, depois que passo o condicionador eu lavo com a mistura de vinagre, ou com agua e depois eu passo a mistura de vinagre ?

Primeiro vc retira o condicionador com água e depois passa a mistura de vinagre! :)

Responder

Rosemeire Novais de Oliveira

Oi bom dia estou com duvidas,eu tenho uma mascara mas acho q não é recontrução,ela é aquela da elseve reparação total 5 e tenho uma da amend mas é mascara nutritiva,eu posso usar uma das 2 nesse processo?e a outra duvida é se depois que eu enxaguar o cabelo pra tirar o excesso da mistura de vinagre eu posso usar um creme de pentear pra finalizar ou um finalizador mesmo??desde já agradeço pela atenção,bjusssssss

Oi Rosemeire, a Reparação total 5 é recnstrutora sim. Mas caso vc não tenha nenhuma máscara de reconstrução em casa, pode usar uma outra de hidratação. E depois do processo, pode usar o leave-in normalmente! ^^

Oi Ster, eu pinto o cabelo de vermelho como vc, será que se eu usar o vinagre logo após a tintura, ajuda a fechar as escamas e segurar mais a cor? ou será que acaba desbotando?
Bjusss e obrigada pela atenção

Dani, 1000 vezes sim! Inclusive a minha cabeleireira sem utilizava vinagre após tingir meus cabelos. Bjo

Olá Ster! Já vou fazer 20 anos e desde os 11 faço diversas químicas no meu cabelo. Já fiz definitiva, relaxamento, e de uns 4 anos pra cá faço apenas progressiva. As pontas estão lisas e a raiz cacheada. Há alguns dias fui numa piscina e quando meu cabelo secou estava cacheado do jeitinho que era antes! Me dei conta que foi o cloro que fez esse grande feito…. Será que eu fazendo essa receita com o vinagre ele volta depois de tantas químicas?

Betriz, não há garantia de que seu cabelo vai voltar ao normal sem ter que corta-lo, mas tem gente que não precisa. A Ana por exemplo, não precisou.Mas se você quer realmente voltar a cacear, esse post é um guia pra você saber por onde começar: http://cacheia.com/2014/07/quero-voltar-a-cachear-e-agora/. De qualquer forma, você vai precisar passar pelo período da transição. Veja o que é no post . beijoo :*

Muuuuiitoo obrigada, assisti o vídeo e é simplesmente perfeito! Fiquei esperançosa ;)
Vou fazer de tudo pra cumprir o passo a passo e ter meus cachos de volta*-* bj bj :*

Beatriz, que bom! Fico muito feliz por isso. Qualquer dúvida, pode chamar aqui tá? Não desista, seja paciente e tenha força de vontade. Logo seus cachos estarão lindos! Beijo :*

Ah sim, agradeço desde já :)
Bjss :*

Na reconstrução ácida com vinagre de maça posso substituir o shampoo reconstrutor pelo que uso normalmente OLEO DE OJON da Phytoervas? Se a resposta for não poste os quais posso usar.

Larícia, você pode usar outro sim. ^^

Oi Ster , amiga o meu cabelo ta do tamanho do seu . mas ele está com muuuuito volume e se eu hidratar ele hoje , amanhã ele tá super ressecado , não posso nem sair na rua com ele , me ajuda posso fazer hidratação ou nutrição todo dia ? o que eu faço, me ajuda !

aah e outra rsrs , eu tenho vinagre de maça aqui é aquele de cozinha mesmo ? o que eu tenho aqui contém álcool , pode ?

Esse mesmo Rosângela :)

Rosângela você já tentou fazer umectação nele? Tente também o LOC que ajuda na definição e redução do volume: . Não aconselho hidratar todo dia, muito menos lavar o cabelo com shampoo todo dia. O cabelo precisa de um tempinho pra respirar. bjo

Posso utilizar o YAMASTEROL como máscara de reconstrução nas receitas, já que ele é multifuncional?

Oi, Larícia! Pode sim!
Na verdade, qualquer máscara de hidratação serve como base para as outras etapas do cronograma capilar. Fiz um post sobre isso ontem, dá uma olhadinha: http://cacheia.com/2015/02/como-seguir-o-cronograma-capilar-com-apenas-3-produtos/

beijos!

Posso usar limão?

Alice, o limão é complicado, é ácido também e pode manchar seu couro cabeludo se sair no sol. Tenta fazer a receita original :) Beijos!

Oi meninas posso substituir a água filtrada por água mineral ?
Obrigada beijos.

Pode sim, flor!

Oi gente, to comecando pesquisar para fazer CC. Estava tentando dar pin em uns posts aqui mas nao consigo. Voces bloqueiam pinterest??? obrigada

Oi, Bia!
Não temos essa funcionalidade no blog, mas vamos rever isso, ok?

Obrigada pela dica!

Beijos!

fiz e adorei , mas faço diferente lavo passo o vinagre e hidrato por ultimo fica maravilhoso . acho que apos o champoo as culticulas estao abertas prontas pra receber melhor qualquer produto por fim e que hidrato fica dez. com aparencia de progressiva amo demais e o brilho por longos dias.

Oi, Clerita!
Sim, você tem razão. Mas nessa dica da Ster ela aconselha a usar uma máscara reconstrutora entre o shampoo e o condicionador e depois o vinagre. Agora, se vc for usar apenas o vinagre, pode ser no meio do shampoo e condicionador!

[…] Uma receita para reconstrução caseira que é quase milagrosa de tão imediata é a reconstrução ácida com vinagre. Eu já usei esse método (que encontrei no blog Cacheia!) para recuperar uma mecha que ficou tempo demais na descoloração e ficou sensivelmente elástico. Vou deixar o link desta receita ótima aqui. […]

Ótimo post!
Só queria chamar atenção para um erro de escrita: pH significa potencial hidrogeniônico, sendo a primeira letra obrigatoriamente minúscula e a segunda letra maiúscula.
Fora isso, bom post, vou testar no meu cabelo!
Beijos

Muito obrigada Nayara, vou corrigir kkkkkkkk.

Olá, meninas, fiz diferente, borrifei o vinagre de maça puro sobre a raiz e massegiei,
e enxaguei em seguida com água, seguido de condicionador, e o resultado já na lavagem
sentir o super macio, e hidratado, estou fazendo este processo de 3 em 3 dias.

Oi Mariane, eu não aconselho usar o vinagre com tanta frequência, pois acaba ressecando o cabelo. O recomendado é de 15 em 15 dias se seu cabelo estiver danificado, e uma vez no mês se não. E ah, mistura com água, não pasa puro. Beijr

Ola
meus cachos tem química posso fazer esse procedimento sem problemas algum ?

Pode sim, Michelle!
A reconstrução ajuda justamente cabelos que passaram por algum procedimento e estão muito danificados.
A única atenção que você tem que ter é de fazer 2 reconstruções por mês, no máximo! Senão o efeito é contrário!

Beijos!

A etapa 3 do procedimento CONDICIONE O CABELO, seria passar um creme depois de enxaguar a máscara reconstrutora?

Isso mesmo Rafaela, usar o conficionador. Bjo

Ola fiz essa reconstrução ácida hj… Mais tive uma dúvida eu tenho que aplicar o vinagre na raiz e nas pontas ou só na raiz ou só nas pontas…? Obrigada bjao

Oii Juyane, vc pode aplicar em todo o cabelo, inclusive na raiz. bjo

ola!!
há 20 dias fiz luzes no cabelo e ele está meio emborrachado e com as pontas ásperas.
Será que essa receita tb pode ajudar na recuperação destas partes emborrachadas e ásperas?
Obrigada! Bjo

Sim, sim. Pode ajudar, mas não se limite a ela. Seu cabelo agora precisa de uma rotina de cuidados. Vc já segue o cronograma capilar?

Olá bom dia adorei o post mas estou c uma duvida… vinagre de maçã é o vinagre de sidra?? esclareca-me esta duvida sff
**

Vinagre de maçã é vinagre de maçã mesmo. Alguns tem a maçanzinha desenhada na embalagem. Rs

Ola gostaria de saber se posso prancha depois desse procedimento .

Bom, poder vc pode. Mas eu não tenho propriedade pra dizer o resultado, porque não lembro a ultima vez q vi uma chapinha na minha frente. Mas acredito, que como a cutícula estra selada, vai da um resultado bom.

Posso fazer essa R antes de pintar/descolorir o cabelo ou atrapalharia no processo? meu objetivo é deixar o cabelo o mais forte possível para as químicas!

Iara eu aconselho fazer logo após a pintura. Mas antes, faça uma reconstrução com queratina.

[…] 3- Vinagre para a etapa da reconstrução. Como prometi, vou explicar essa parte um pouco melhor. O vinagre tem o PH baixo (ácido), enquanto nosso cabelo tem PH alto. Acontece que o PH  alto, em termos cabelísticos, significa cabelo poroso e espigado. Quando usamos o vinagre, diminuimos o PH do cabelo, reconstruindo-o. Sinceramente, tenho resultados maravilhosos com o vinagre, mas se você preferir, pode trocá-lo por queratina. Se quiser saber como reconstruir o cabelo com vinagre, sugiro leitura do post da Ster: “Reconstrução Ácida com Vinagre de Maçã” […]

Olá! Estou entrando agora nesse universo dos cuidados próprios para cabelos cacheados. Fiquei em dúvida quanto ao passo 3, condicionar o cabelo. Ele estará com máscara e eu vou precisar usar condicionador em seguida? Fiquei confusa… Rs

Luanda, depois que você retirar a máscara do cabelo, você aplica o condicionador. Bjo

esse vinagre de maça alisa o cabelo também?

Não Priscila, é uma reconstrução. Nós aqui no Cacheia não incentivamos o uso de relaxamentos, alisamentos ou qualquer outro produto que interfira na estrutura natural do cabelo. ^^

E o cheiro, como faz pra tirar?
eu lavei bastante mas ainda ficou um cheiro estranho.

Thalita, depois que seca não fica cheiro! :)

Essa receita caseira serve pras pontas dublas tbm.bjo

Serve sim! Bjo

Quero fazer luzes,em seguida já posso fazer esse procedimento?

Ana, pode e deve! As luzes atacam o PH dos cabelos, e essa reconstrução vai ajudar bastante! bjo

Bom dia!!
Fasso selagem com ácido, mesmo assim posso usar esta receitinha? Fasso luluzes e a última meu cabelo quebrou e ficou poroso dmais…
Obrigada

Sirlei, pode sim. Mas dê um espaço de tempo entre a selagem e a reconstrução com vinagre! ^^

Posso usar a mesma máscara que uso na hidratação e na nutrição? ou deve ser a de reconstrução mesmo?? tem algum problema?
bjim e obrigada!! ^_^

Pode sim Joelma, sem problemas!

Ster, adorei as dicas. Fiz luzes no meu cabelo e os cachos se desfizeram. Fiquei arrasada. Vc tem alguma dica de como recuperá-lo??
Desde já obrigada.

Cronograma capilar nele! Vou te mandar os links pra você adaptar ok? CC: https://www.youtube.com/watch?v=j_IHbY6THBM Receitinhas caseiras: (café: http://cacheia.com/2015/01/cafe-nos-cabelos-da-certo-sim/), (maizena: http://cacheia.com/2013/12/maisena-nos-cabelos-pode/), Essa de maizena, eu adaptei com mel: https://www.youtube.com/watch?v=BbmyhACKQbU . Espero ter ajudado. beijo :*

Ster, sua linda. Me tira uma dúvida!
Nessa receita, na utilização da mascara, eu posso substituir uma mascara de hidratação e adicionar a ela uma colher de queratina liquida ou gelatina pra potencializá-la?

Aguardo.

Grande beijo!

Pode sim Aline, e é uma ótima ideia! :)

Olá! Uso guarnidina, posso fazer essa hidratação.?
Até.

Fernanda, eu tenho conhecimento sobre esse tipo de química. Então não posso falar com propriedade, ok? bjo :*

Olá querida! Adorei suas dicas. Só fiquei com uma dúvida. Esta vinagre de maçã é o que usamos na cozinha? Ou é outro tipo feito especialmente para os cabelos…e onde posso encontra – lo. Bjs.

Oi Carla, é o mesmo que você usa na cozinha :)

Faço uso do super relaxante no Beleza Natural, será que posso utilizar o vinagre também? Pode ser o vinagre branco?

May, pode sim! Mas de preferência o vinagre de maçã, ta? Beijo :*

E o cheiro do vinagre fica no cabelo?

fica não, tainá! :)

Olá, não conhecia seu blog, descobri quando joguei na busca “como usar vinagre de maçã nos cabelos”. Adorei a dica, pois estava com muita ponta dupla, mesmo depois de ter limpado os cabelos. Simplesmente perfeito, choquei com o resultado, não esperava que fosse tão eficaz. Meu cabelo sentiu o resultado na hora, acabou as pontas duplas, ta macio, solto e brilhoso. Arrasou! Bjs

Michele, o vinagre de maçã é muito amor mesmo! Fico muito feliz que tenha gostado do resultado e principalmente que tenha visado o Ccaheia. Volte sempre, e se precisar é só gritar! bjo

Meninas, essa semana tomei coragem e fiz o BC, ficou uma tragédia, pois não deu para tirar toda a química, aí as pontas ficaram esticadas e a raiz cacheada, dois dias depois tomei mais coragem ainda e falei, tira toda essa química do meu cabelo, quero meus cachos de volta! ficou curto, mas ficou como eu queria, lindo e meus cachos estão maravilhosos. Comecei a seguir o cronograma capilar, fiz a hidratação com babosa, a nutrição de café e ontem fiz a reconstrução com o vinagre de maçã, quando terminei tive a impressão que meu cabelo estava fino e seco, mas conforme foi secando, o brilho foi aparecendo, até meu marido reparou e disse que meu cabelo estava brilhoso, enfim meus cachos ficaram mais lindos, brilhosos e macios, e a revitalizada que deu na cor foi impressionante, até parece que passei tonalizante. Estou adorando o blog e até agora não li nenhuma dica que não tenha me servido de alguma forma e graças a vcs tive a coragem de assumir meus cachinhos de novo. Obrigada meus amores, sou fã de vcs!!!!

Aii que bom Rosana! Eu amo como vocês gostam das nossas dicas. Fico muito feliz pela sua decisão. Parabéns! Tenho certeza que está muito linda :)

Querida, o inagre de maçã tira a escova progressiva do cabelo ou ajuda a fixar? Pois quero fazer uma progressiva e gostaria de saber!

Sandra, não tira. Ele sela as cutículas do fio. Mas nunca testei em escova progressiva! :)

tenho varias quimicas nos meus cabelos por isso estou com queda eu posso passar o vinagre

Sim Mara! Pode e deve!

Pode usar queratina nesse procedimento? Colocar a queratina na máscara reconstrutor a? Vi outras receitas que deixam o vinagre no cabo, tem problema?

Oi Larissa, pode sim! As vezes eu também acrescento umas gotinhas de queratina máscara. Sim, pode deixar o vinagre, mas o cheiro é insuportável e não faça sempre, por causa do ressecamento. beijo :*

Que mascara euh devo usar ?

Eduarda, você pode usar qualquer máscara reconstrutora (a base de queratina, cistina, proteínas, colágeno etc). Beijo :*

Olá. Fiz um permanente mês passado e meu cabelo ta torando, mas torando muuuuuuito. Estou com medo de ficar careca. Ouvi dizer que o vinagre rompe a quebra do fio. É verdade?

Oi Lila, tudo bem? Olha, eu não sei dizer ao certo se ele “rompe” a quebra. Ele sela as cutículas, o que vai te ajudar bastante. Já tive um corte químico assim, e na época fiz um tratamento com “CISTINA LÍQUIDA”. Foi o que em salvou. Beijoo :*

Oi fiquei com uma dúvida, posso fazer esse procedimento no mesmo dia q fizer minha progressiva??Por favor gostaria muito q tirassem essa minha duvida..Obrigada

Oi Valmiere, tudo bem? Essa dica aqui é pra quem tem cabelos naturais. Eu não sei como que funciona no caso de progressivas, acho que tem que esperar um tempinho pra depois lavar.. né!

Ótima dica !!!!!
mas uma perguntinha !!!!
Posso usa a hidratação sem ser a recontrutorar ?
BJSssss

Oi Carol, você pode selar o cabelo com vinagre sem necessariamente ter reconstruído antes. Eu selo meu cabelo com vinagre a cada quinze dias.

Beijocas

Oi Ster! Estou adorando suas dicas. Na foto, após a reconstrução ácida, seu cabelo está lindo!! Gostaria de saber se você usou algum finalizador.

Oi Taisa, muito obrigada sua linda! Nesse dia eu usei só o yamasterol, e ele estava úmido ainda! beijoo :*

OI,fiz a reconstrução hoje , melhorou a elasticidade sim mas ainda esta com as pontas secas e aspecto ressecado.Posso colorir ja ?Ninguem merece esse meu loiro amarelado </3 T.T

Quantas etapas do cronograma você fez? Já hidratou e nutriu?
E cortar as pontas, não rola?

Posso fazer esta reconstrução no cabelo com escova definitiva? Pago entre 80 e 120 reais para fazer reconstrução no salão. Seria uma boa economia!
Descobri o Cacheia na semana passada e me apaixonei pelo conteúdo. Parabéns! Estou começando a pensar sobre a transição capilar.

Oi Jacqueline, pode sim! Inclusive você pode usar queratina líquida para potencializa-la. Pense com carinho sobre a transição. Fico feliz que tenha gostado daqui! Bjoo :*

[…] a Reconstrução ácida com vinagre de maçã logo após a tintura, pois ela também ajuda a selar os fios, além de repor massa, também fixa o […]

Lavo com o shampoo.
Aí passo a máscara e enxáguo? Ou deixa e passa o condicionador?
Depois passo a mistura de vinagre de maçã com água, massageio e enxáguo novamente.
Aí pode passar creme de pentear?
Obrigada!

Lava, passa a máscara, pausa, depois enxágua, condiciona, passa o vinagre e enxágua de novo! Pode finalizar com o creme de pentear de costume! ^^ beijo :*

Adorei a dica, meu cabelo passou por um processo químico conhecido popularmente como “progressiva” mas ficou com aspecto de cabelo de milho, totalmente ressecado e fiz hoje a reconstrução ácida com o vinagre de maça. Simplesmente sensacional, o balanço voltou aquele aspecto de ressecado duro sumiu, ficou soltinho maravilhoso!!! Muito obrigada pela sua vida e por esta grande ideia de fazer um blog.
Digo, que não tenho interesse dos meus cabelos cachearem novamente, mas as dicas aqui olha, amei de verdade e vou acompanhar… Se puder coloque mais posts para cabelos crespos quimicamente tratados e tipos de cortes, cores, enfim, vou acompanhar!

Obrigada!!!!

Olá Érica! Que bom que gostou da dica! Fico muito feliz. Você pode fazer a cada 15 dias até o seu cabelo recuperar. Olha, nós não incentivamos o uso de químicas aqui no blog, mas todas as dicas e receitinhas servem para seu tipo de cabelo! Você já testou a hidratação de Maizena? Você vai amar. Dá uma olhadinha aqui: http://cacheia.com/2013/12/maisena-nos-cabelos-pode/

fiz isso e meu cabelo ficou com um pequeno aspecto avermelhado é normal ?????

Olá Débora. Não é normal (só pra mim que tenho ele vermelhinho). O Vinagre apenas sela as cutículas do cabelo, não tem função de pigmentar ou descolorir.

Olá adorei o post mas não entendi…
No passo 3 não seria enxaguar? Ou eu deixo o creme e enxaguo com a mistura de água com vinagre?

Isso mesmo Katherine, depois de condicionar e enxaguar o cabelo, você usa a mistura de água com vinagre. ^^

[…] Reconstrução ácida com Vinagre de Maçã […]

Só uma dúvida… Quero muito fazer essa receita no meu cabelo, mas não tenho condicionador aqui onde eu estou… Posso fazer sem o condicionador, ou seja, passar apenas a máscara, enxaguar e depois já aplicar o vinagre?

Pode sim, Vivia!
Depois nos conte se gostou :)

Beijos!

Oi! quando eu estava com o cabelo natural fazia muito essa hidratação é realmente ótima ! mas agora fiz progressiva e gostaria de saber se posso estar fazendo essa hidratação ?

Pode sim Larissa! <3

Tem algum problema se fizer com máscara de nutrição?

Não tem problema Vitória! <3

Qual a proporção do vinagre, 1 colher para 500 ml de água pode ser? Num outro post vc diz que não precisa enxaguar o vinagre, precisa ou não? =S

Oi Pâmela, o outro post quem escreveu foi a Raysa, e é uma outra receita. Nesse aqui, tá tudo explicadinho aí em cima. Sobre a proporção, como falei nos ingredientes, é 1/5 xícara de vinagre pra 3 xícaras de água. ^^

Pode passar o vinagre antes da mascara? Ai acredito que o cabelo fica cheiroso.. Ou tem que finalizar com o vinagre msm?

O ideal é finalizar com o vinagre, porque se você usar antes da máscara as cutículas vão fechar e a máscara não vai fazer diferença no seu cabelo! ^^

Posso fazer a hidratação de babosa, finalizar com condicionador e taal e depois aplicar o vinagre?
fazer dessa forma anula alguma efeito da reconstrução ou da hidratação?

O que vai dar o efeito da reconstrução, é a máscara. Você pode adicionar queratina na sua hidratação de babosa!

Bom dia!!! Vi uns posts seu achei interessante, Gostaria de saber se você tem algo para me indicar pois meu cabelo esta caindo muito.
Att. daiany

Oi Daiany. Tudo bem? Depende muito. Eu aconselho procurar um dermatologista pra identificar a causa dessa queda! Você tem alguma química no cabelo?

Oieee. me tira uma duvida…será que posso passar o vinagre depois da reconstrução com a queratina que vou misturar no creme?

Pode sim Lislie! ^^

Olá Ster bom dia, já tinha visto alguns posts em relação ao vinagre e tenho uma duvida, eu uso selagem a algum tempo eu utilizando o vinagre vai ter algum tipo de danificação ou agredir demais?

O Vinagre serve como tratamento Bruna, não há problema algum! :)

Posso seca-lo no secador?

Pode sim! No difusor
Beijocas

ola ster td bem pq comigo esta otimo entao posso fazer recontruçao de queratina e depois fazer passar o vinagre? assim lavo o cabelo com xampu aplico a queratina mecha por mecha e deixo 15 minutos e enxaguo e aplico a mascara reconstrutora e enxaguo e aplico condicionador enxaguo e por ultimo o vinagre e depois enxaguo e finalizo .rrss posso fazer assim?
obrigada beijos

Pode sim Hosana, mas você pode misturar a máscara com a queratina também! :)

EU FAÇO DIFERENTE LAVO COM XAMPOO DEPOIS PASSO O VINAGRE DEIXO 30 MINUTOS LAVO PASSO A MASCARA LAVO E PRONTO O CABELO , FICA LINDO SUPER HIDRATADO E COM MUITO BRILHO.

Também é uma opção Cleusa! Vou tentar aqui desse jeito :)

Oi meninas!
Vou começar o Cronograma no meu cabelo. O único problema, pra mim, é a falta de tempo. Trabalho o dia todo e estudo à noite, daí me sobra pouco tempo pra deixar produtos reagindo no meu cabelo. Mas, vou tentar, né? Quando der, deu, não vou ficar paranoica.
Ah, queria contar pra vcs que semana passada cortei um pedação do meu cabelo (estou na transição) e já tem partes totalmente sem quimica. Quando eu vi, no espelho, meus olhos se encheram de lágrimas, de emoção, acreditam? :)
Beijos a todas, adoro o site!

Comigo também foi assim. Fiquei toda boba quando comecei a ver meus cachinhos! <3

Responder

PRISCILA VANESSA DE OLIVEIRA

Oiii, tenho uma dúvida, depois dessa reconstrução.. só enxagua o cabelo com água e não passa condicionador novamente?
Daí pode passar leave-in normalmente, secar, fazer uma chapinha, etc??

Exatamente Vanessa. Enxagua apenas com água e finaliza como de costume!

Ster ontem eu fiz uma mistura, três colheres de creme de Hidratação para uma colher de vinagre de maça. Eu estava prestes a relaxar o meu cabelo pois estava quebradiço sem vida e cheio. Lavei os cabelos 3 horas depois e amei. !! Me ensinaram que quando você lava os cabelos e condiciona você pode borrificar uma solução de vinagre com água e depois condicionar de novo, isso é certo? Eu fiquei na dúvida pois creio que o vinagre não pode passar sempre né …. Bjs e Parabéns!

Oi Sandra, você nem precisa condiciona-lo de novo, porque o vinagre já fecha as cutículas do fio. O ideal é utilizar de 15 em 15 dias, mas há quem use semanalmente. Beijo :*

Eu posso misturar no hidrante azeite ou outro óleos? e qual a quantidade que devo usar de vinagre e água? O meu cabelo tem um comprimento longo!

Olá joslana, o ideal seria utilizar óleos quando fizer a etapa nutrição. A quantidade está no modo de fazer e caso seu cabelo seja muito longo, você pode dobrar proporcionalmente. :)

[…] Hoje eu vou compartilhar uma dica que vão revolucionar os seus cabelinhos: último enxague com vinagre de maçã nos fios! Pode parecer estranho usar vinagre nos cachos, porém esse ingrediente deixa os fios macios, brilhosos e ainda equilibra o pH! É bem recomendado para quem tem cabelos cacheados e crespos, ou então, para aqueles que querem fazer uma reconstrução potente nas molinhas, como a Ster já explicou! […]

Adorei a receita caseira!
Há um tempo estava usando o condionador com vinagre e não notava nenhuma melhora pelo contrário. Acredito que seja por causa q eu estava usando o vinagre de álcool. Me ajudou muito pois meu cabelo estava detonado por causa das luzes. E o vinagre fez a hidratação permanecer por mais tempo. E a propósito eu usei a mascara Ozzi Strong, ja ouviu falar? Acho que foi oq me ajudou mto.
Arrasou no blog! Bjs

Olá Jaqueline, nunca ouvi falar dessa máscara, mas já vou pesquisar. O vinagre de álcool tende a ressecar os fios. Talvez por isso não tenha visto resultado.

Amei a receita fiz no meu cabelos ficou lindo macio brilhoso sem Friz recomendo meninas adorei bjs.

Que bom que deu certo, é uma das minhas receitinhas preferidas! :)

Olá, estava na dúvida sobre deixar o meu cabelo natural e quando vi este blog me decidi na hora! Muito bom ter contato com pessoas (reais) que estão passando ou passaram pelo processo de transição. Adoro as dicas, vocês estão de parabéns!!! Eu uso o vinagre pra reduzir a queda do cabelo e pelo menos pra mim funciona bem, minha antiga cabeleireira que me ensinou , eu tinha feito progressiva e meu cabelo começou a cair :( …….mas enfim, só gostaria aqui de deixar o meu agradecimento a vocês. Beijos, meninas.

Oi Denise, fico extremamente feliz em saber que estamos contribuindo para essa sua decisão. Sempre que precisar, é só gritar aqui! Foca na transição, que logo seu natural estará de volta. Um beijooo. Obrigada pelo carinho <3

pode ser usado em cabelo liso

Pode sim Rayla, sem problemas! :)

“OBS3: A mistura de vinagre e água deve ser utilizada após o uso do condicionador, pois é o vinagre que vai agir no seu cabelo acidificando-o, selando as camadas dos fios e protegendo-os contra ações externas.”

Aqui está dizendo que é pra utilizar o vinagre após o condicionador pois ele que vai fechar as cutículas do fio. Mas o condicionador já não faz isso? Pelo que eu sempre soube o condicionador deve ser usado após o shampoo (nas lavagens habituais mesmo) pois ele que fecha as cutículas. Se nessa reconstrução o as cutículas já vão estar fechadas com o condicionador, não atrapalharia a entrada do vinagre?

Oi Mariana, tudo bem? Então, a reconstrução é feita antes de usar o vinagre com a máscara reconstrutora. O condicionador fecha as cutículas do fio e o vinagre vai selar e acidificar por fora para que os nutrientes obtidos com a reconstrução, haja por mais tempo no cabelo. bJO :*

oi meu cabelo tem luzes pode usar essa receitinha?
n vai amarelar?
meu cabelo esta muito poroso e ja e liso mais precisa de uma super hidratação e n to conseguindo,.

Oi, Clarice!
Por ser uma receita caseira, não tem nenhuma contra-indicação.
Como o seu cabelo está danificado, sugiro que faça uma hidratação antes e uma nutrição e só depois a reconstrução.
Lembrando que reconstrução só pode ser feita duas vezes por mês.

Beijos!

irei fazer no meu cabelo

Sen-sa-cio-nal define. Fiz hoje pela manhã e o resultado foi ótimo. Cachos definidos e até a aparência da cor das mechas ficou mais bonita. Muito obrigada por compartilhar.

Que bom que gostou, Carla!

Obrigada por compartilhar sua opinião com a gente!

Bjs

a mascara de reconstrução usada antes do vinagre, pode ser aquela caseira de gelatina??

Oi, Vanessa!
Não é obrigatório usar a máscara antes. E fazer uma receita caseira e depois ainda colocar vinagre dá muito vinagre a toa. Se você não tiver uma, pode passar direto para o vinagre.

Beijos!

ok, obrigada, fiz o BC faz 10 meses. OBS: sou angolana e adepta do Low poo, mas é muito dificil encontrar produtos aqui em angola livres de todos os ingredientes malignos, por isso aderi as receitas mais naturais.
adorei o blog, tem me ajudado muito, ja indiquei para todas amigas.

Que legal, Vanessa :)

Conte com o Cacheia para o que precisar!

Bjs

Oi meninas, desde que descobri sou apaixonada pelo site *-*.
Vou começar a fazer o cronograma capilar, mas me veio uma dúvida, depois de usar o vinagre (assim como em todas as outras etapas) eu posso usar creme para pentear, finalizador… ou isso prejudica?

Oi, Maria!

Pode e deve usar creme de pentear. O cronograma é para tratar os fios, mas não dispensa uma finalização. A não ser que você não queira fazê-la.

Bjs!

Olá!
Eu queria saber se posso lavar o cabelo com co-wash antes ao invés do shampoo e condicionador. Ou eu tenho que usar um condicionador normal de qualquer forma?

Obrigada, beijoss

O co-wash é a lavagem com condicionador!

Oi, meninas! Acabei de sair do cronograma para cabelos muito danificados e deu tudo certo, meu cabelo está incrível de novo! Por isso, iniciei o cronograma para cabelos saudáveis mas amanhã vou tingir o cabelo, colorir mesmo. Estava pensando em fazer essa reconstrução ácida para selar as cutículas e reter a cor mas não sei se depois continuo com o cronograma para cabelos saudáveis ou se troco para outro, para cabelos pouco danificados, por exemplo. O que vocês acham? Beijoos!

Ei Pri, cê tá boa?
Dá uma olhadinha nesse post, acho que pode te ajudar: http://bit.ly/o-que-o-cabelo-precisa
Desculpe a demora para responder!

Beijo

Vocês são maravilhosas! Graças as dicas diárias do blog, meu cabelo está forte, hidratado e lindos. <3

Eu uso vinagre de um jeito diferente: no xampu.
Misturo o xampu, vinagre e água. É ótimo pra quando o cabelo tá sujo e suuuuper oleoso e o vinagre limpa que é uma beleza. (Mas faço só de vez em quando pq meu cabelo é fino e ele fica bem armado).

Mas pelo menos, “some” com as pontas duplas ~ainda mais pra quem não quer encarar a tesoura HAHAHA~, dá um brilho MARAVILHOSO e não fica cheiro.

Oi! Primeiro queria dizer que conheci o blog a algumas semanas e já amo e entro todo dia pra ler <3 mas queria tirar um dúvida xD li aqui que mesmo fazendo hidratação "não devemos subestimas o poder do condicionador" e depois de tirar a máscara ainda é preciso passá-lo. E agora no post com reconstrução e vinagre maçã, li que preciso condicionar e depois passar a máscara. Fiquei na dúvida. É realmente necessário? Se sim, antes ou depois?

Oi Juliana, tudo bem? Acabei de fazer um post explicando sobre o pH do condicionador, das máscaras, do vinagre, etc. Veja aqui: http://cacheia.com/2016/03/ph-dos-cabelos/

A resposta para sua pergunta depende. A moça que escreveu o post (a Ster) passou o condicionador e depois completou a selagem com o vinagre de maçã. Particularmente, acho que nesse caso específico não é necessário utilizar o condicionador. Borrifar a mistura de vinagre e água nos fios, deixar agir e enxaguar já é suficiente para selar os fios. Algumas máscaras de tratamento dispensam o uso de condicionador porque possuem um pH mais baixo. Se você encontrar essa informação no rótulo do produto, e ver lá que é “pH 3,0” por exemplo, não vai precisar usar condicionador depois de enxaguar a máscara. Agora, se você não encontrar nada e ficar completamente perdida, utilize um condicionador após a máscara. Não podemos subestimar o poder do condicionador e mais especificamente de um pH equilibrado para selar os fios e manter o tratamento que você acaba de fazer bem guardadinho :)

Abraços!

Eh quando colocar o condicionador tem que lavar pra poder botar o vinagre?

Sim Thalita, precisa enxaguar o condicionador primeiro. Só depois disso você deve borrifar a mistura de água e vinagre de maçã.

Abraços!

Oi, entendi tudinho, mas queria saber de vcs se posso fazer essa reconstrução imediatamente depois de usar a máscara tonalizante ela é carioca ou devo esperar um tempo?

Acredito que seja melhor esperar Lúcia. Faça uma boa reconstrução com uma máscara ou queratina líquida e faça a reconstrução ácida depois, após 15 ou 20 dias. Como algumas meninas relataram que o vinagre de maçã pode interferir na fixação da pigmentação dos fios, o ideal é esperar um tiquinho, mesmo porque os tonalizantes tendem a não se fixar tanto quanto as colorações.

Abraços!

Olá! Queria saber o que faço no espaço de uma lavagem e outra?? É q o meu cabelo está em fase de transição e a parte lisa fica o “o” quando eu lavo . Eu deixo sem molhar até a próxima lavagem??

Ola me. Chamo wanessa souza, estou cm um pedido de socorro.
Tive BB a pouco tempo e fiz uma sezariana operei pra não ter mas filhos.cm 4meses de operada fiz minha raiz e depois começou a cair cm ffreqüência, meu cabelo qndo penteio ou passo a mao cai mto já estou ficando careca e estou cm medo por favor me ajudem me diga oq devo fazer.

Olá meninas! Posso usar qualquer marca de vinagre de maça? Obrigada

Sim :D

Ola. Fiz nos meus cachos e gostei do resultado. O problema foi o cheiro. Passei um pouco de condicionador depois para ver se amenizava. Mas mesmo assim, chegam perto e dizem: “estao sentindo um cheiro estranho, acido, como se fosse vinagre?” to até com vergonha. Alguma dica?

Oie!
Uma dúvida no passo 4 diz que é para enxaguar e na OBS3 diz que não pe necessário enxaguar.
Devo ou não enxaguar após passar o vinagre?
Obrigada! beijos

Olá!
Segui suas dicas sobre hidratação e uso de vinagre nos cabelos. Estou maravilhada com o resultado, pois meus fios estavam rececadíssimos e foram recuperados na primeira vez que fiz.
Muito obrigada!
Um abraço

Rosângela

Ola, para fazer o cronograma capilar com azeite e vinagre, para a fase com o azeite é mascara de hidratação e com vinagre seria a mascara reconstrutora?

Azeite nutrição
Vinagre reconstrução

Oi meninas! Estou ansiosa pra fazer essa receita, pois meus fios estão opacos e sem vida. Tenho uma dúvida: ao massagear, eu o faço só ao longo dos fios ou também no couro cabeludo? Obrigada!

Olá, Marília!
Só nos comprimento :)

Bjs!

ola …posso fazer na minha filha ,,, ela tem 8 anos

Pode sim, Rutiana! Só observa se o couro cabeludo não vai ficar irritado!

Meninas, amei o resultado da reconstrução com vinagre de maçã. Meu cabelo é tipo 4C, usei química (muito pouca) porque cresceu e eu já não conseguia mais pentear, para não cortar dei um susto com o alisante da Salon Line, desde então tenho seguido a risca meu cronograma. Usei queratina líquida, que gostei também, mas o resultado do vinagre de maçã foi o melhor até agora. Depois da fitagem, o cabelo ficou mais lindo ainda. Obrigada pela dica, amei!

Que legal, Mara! Ficamos felizes!

Beijos!

Bom dia.
Fiz escova progressiva a dois dias, posso passar vinagre de maçã, não vai estragar a escova?
Estou com alguns cabelos brancos, se passar vinagre, ele pode alterar a cor?
Obrigado.

Oi meninas! A dica é antiga mas Tenno uma duvida. Tem que ser organico o vinagre? Aqueles normais tem efeito também?

Oi, Jo!
Não precisa ser orgânico, não. Apenas sem alcool para não ressecar os fios.

Beijos!

Na obs 3 tá falando que não é preciso enxaguar logo depois que passa o vinagre com água. Nesse caso de não enxaguar, em seguida pode fazer uma escova normal.

Pode sim, Paula!

Bom dia minha flor! Estou amando suas dicas e já estou praticando cada uma :)
Mas tenho uma duvida, nesse processo de passar vinagre e tal, eu posso finalizar depois? Grata

Pode sim, Núbia!

Fiquei com dúvida, é para enxaguar a mistura de água com vinagre de maça ou ñ é para enxaguar?
Obrigada!!

Não precisa enxaguar

Oii Ana Catarina eu quero saber de uma coisa quando vc tem feito progressiva na granja tem perigo usar o vinagre de maçã ?

Oii mariana eu quero saber de uma coisa quando vc tem feito progressiva na granja tem perigo usar o vinagre de maçã ?

Não tem problema, Luciana. Vinagre não é química.

bjs

Oi,eu queria saber que pode ser usado o vinagre de maça em cabelos com progressivas,que vai tirar ou não o produto?

Boa tarde!
Vc saberia dizer se é seguro usar o vinagre em conjunto com outra química. Gostaria de começar a fazer essa reconstrução, mas também faço cauterização e tenho dúvida se pode haver alguma reação adversa no uso conjunto.
Obrigada!

Que tipo de shampoo pode usar pra reconstrução ? Tem quer ser anti resíduos, ou qualquer um ? Eu uso o Hydra Detox porque é o único transparente que tinha aqui , e tô sem din din pra comprar outro kkk , uso ele antes da hidratação e nutrição também, mais fico com super medo de dar algo errado. Ele é bom pra usar antes das etapas do cronograma ? E o condicionador pode ser qualquer um também ?

Oie queridas! Li a postagem de vocês, mas tive uma dúvida, essa máscara reconstrutora é a que tem queratina, né? Não pode ser de hidratação, nem de nutrição… ou pode?

Oie meninas! Fiz o passo a passo para reconstrução de vocês! Comprei hoje o yamasterol de queratina (um do frasco rosa) como creme reconstrutor. Quando cheguei na última etapa e passei o vinagre diluída na água, eu percebi assim que eu apliquei que o meu cabelo fui ficando duro, engessado, e sabem quando o nosso cabelo emite um som, quando está ressecado? Estava fazendo esse som… enxaguei abundantemente com água fria, todo o processo em água fria. Vi que o meu cabelo ficou com um brilho, mas ele se manteve duro, sem movimento, engessado mesmo, imediatamente passei o creme de pentear normal, para cachos tbm…
Gostaria de saber se é normal o cabelo ficar assim depois que passa o vinagre de maçã+água.
Com vocês aconteceu a mesma coisa? Fiquei assustada com o aspecto dele, apesar do brilho… foi como se yamasterol de queratina e o condicionador que eu passei antes, tivessem “sumido” (eles deixaram o meu cabelo macio e solto)

Vc diz para aplicar a mistura de vinagre e água, deixar agir e enxaguar. Abaixo comenta que não precisa enxaguar. Afinal enxaguar ou Não?

Esse vinagre de maça pode ser aquele que vende em supermercado?

isso!

Responder

Gisele Ferreira de Araújo

Amei a cor do seu cabelo!Que cor é essa flor??

O vinagre remove químicas do cabelo?

não!

Responder

Aline Castilho Lobo Lopes

Olá tenho luzes e progressiva no cabelo se eu usar vinagre vai estragar minha progressiva????

Apliquei hj e vou aguardar os resultados tomara que ocorra tudo bem

Quando uso o vinagre eu deixo agir e depois enxaguo tem problema ou tem qie deixar no cabelo. Não sei se pelo fato deu eu retira o vinagre meu cabelo não resseca.

Pode retirar, sim :)

Ster, eu fiz mechas e meu cabelo ficou muito ressecado,armado e sem brilho. Somente quando eu enxaguava com vinagre é que ele ficava aceitável. Daí comecei a usar o vinagre dia sim dia não. Aff, depois de duas semanas que fiz as mechas aconteceu um corte químico, em uma pequena parte, mas visível. Parei de usar o vinagre pois atribui o corte a ele, eu não havia usado nada tão forte no cabelo. Queria só contar minha experiência pois eu era muito leiga no assunto, nunca havia feito nada de química no cabelo e estou aprendendo muito lendo as experiências de outras mulheres na internet. O meu cabelo é castanho escuro, fio grosso, ondulado quase liso. Eu tinha muito cabelo mas agora com 36 anos acho que estou com um pouco menos. Agradeço pelo espaço para compartilhar.

Responder

Paula Manoela Nienköetter da Silva

Olá … Mas passar por último o vinagre não vai deixar muito cheiro. Eu passo o vinagre e logo em seguido já aplico o condicionador e ainda assim sinto que fica um pouco de cheiro depois de finalizar o meu cabelo. Por isso a dúvida, pq dai faço em um dia que não sair de casa … hasudhaudhausdh

Pode ser aplicado na raiz o vinagre? Obrigada

“Retire o excesso de água com a toalha, e em seguida aplique no cabelo a mistura do vinagre de maçã com água massageando bastante. Deixe agir por 5 a 10 minutos e depois enxague com água corrente.
OBS3: A mistura de vinagre e água deve ser utilizada após o uso do condicionador, pois é o vinagre que vai agir no seu cabelo acidificando-o, selando as camadas dos fios e protegendo-os contra ações externas. Não é preciso enxaguar.”

Fiquei confusa… É pra enxaguar ou não?

Nao fica o cheiro do vinagre no cabelo??

E o cabelo nao fica fedido? Ja q n enxagua… trnho horror do cheiro de vinagre.

Leave a Comment