Hidratação de chocolate caseira para cabelos ressecados

Hidratação de chocolate

Olá pessoas lindas, espero que o dia de vocês esteja lindo como o sol. Bom, eu não sei se vocês sabem, mas eu sou apaixonada com chocolate! Inclusive, não confio em pessoas que não gostam desse alimento. Sério! Se algum dia vocês conhecerem alguém que não come ou não gosta desse doce de cacau, corra léguas porque essa pessoa é treta. Quem avisa amiga é, hein. Brincadeiras à parte, eu vou trazer aqui pra vocês uma receita baphônica de hidratação caseira que meus fios apenas adoram, e o cheirinho é melhor ainda: hidratação de chocolate.


Por que fazer a hidratação de chocolate?

Essa é uma versão da já tão conhecida hidratação de maisena. Fácil, barata e rapidinha de fazer, a hidratação de chocolate, apesar de conter um pouquinho de óleo, deve ser colocada no dia da hidratação do cronograma capilar. É a chamada hidro-nutrição, e podem ter certeza que vai ser a solução para os cabelos opacos.

Os efeitos são incríveis: hidratação, maciez, leve redução do volume e muito brilho! Só vejo vantagens!


Ingredientes

Ingredientes necessários para a hidratação de chocolate

  • 1 xícara de água filtrada
  • 1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho (maisena)
  • 1 colher (sopa) bem cheia de máscara de hidratação (pode ser aquele creme de hidratação velhinho encostado no armário)
  • 1/2 colher (sopa) de bepantol ou glicerina vegetal
  • 1 colher (sobremesa) de cacau em pó (caso você use chocolate ou nescau, aumente a quantidade para 1 colher e meia de sopa)
  • 1/2 colher de chá de qualquer óleo vegetal (soja, girassol, amêndoas, abacate, coco, etc) ou azeite de oliva

Se você não tiver todos os ingredientes, não tem problema! Pode usar apenas água + cacau/chocolate + amido de milho!

Atenção: as medidas dessa receita são próprias para um cabelo de tamanho médio. Diminua ou aumente as proporções caso seja necessário. Você pode colocar também uma colher de mel ou de açúcar caso queira, lembrando que é um ingrediente que afina os fios. Portanto, deve ser usado com moderação.


Modo de Preparo

  • Misture muito bem o amido na água filtrada fria. Em seguida, misture também o cacau em pó, ou chocolate. Não tem problema se não dissolver muito bem, porque o cacau dissolverá no fogão.
  • Leve essa mistura para fogo médio-baixo, mexendo bastante sempre, sem se descuidar da misturinha no fogão. Eu uso colher de pau para mexer o mingauzinho. Quanto mais você mexer em fogo baixo, mais lisa ficará a mistura.
  • Quando atingir a consistência de um mingau, desligue o fogo.

Fiz um vídeo para mostrar a consistência da hidratação de chocolate:

  • Transfira o mingau para um recipiente e aguarde que esfrie. Misture o bepantol ou glicerina, o óleo vegetal e a máscara de hidratação.
  • Aplique nos cabelos lavados e úmidos com bastante fartura.
  • Aguarde agir por trinta minutos, enxague com água abundante e sele com condicionador. Finalize normalmente.

Informações Adicionais

  • Você pode fazer essa hidratação até 1x por semana.
  • Pode ser feita por todos os tipos de cabelos, crespos, cacheados, lisos, com químicas ou sem, pois não há incompatibilidade.

Resultados

Hidratação caseira de chocolate: antes e depoisEu amo a hidratação de chocolate! Desde que descobri, não fiz mais a hidratação de maisena original. Esses dias fiz a hidratação no cabelo da minha mãezinha, que é um ondulado  2C, com tendência alta de frizzar e ficar muito volumoso. Na foto de antes da hidratação de chocolate, era o primeiro day-after, e estava finalizado com yamasterol e óleo de amêndoas. Então ela lavou com shampoo liberado para low poo e aplicamos a hidratação de chocolate nos fios úmidos.

Deixamos agir por 45 minutos, e ela lavou os fios e condicionou normalmente. Finalizamos da mesma maneira, para não restar dúvidas: com yamasterol e óleo de amêndoas.

Efeitos da hidratação de chocolate:

  •  Diminuição drástica do volume
  • Diminuição drástica do frizz
  • Aumento do brilho do cabelo
  • Aumento notável da definição dos cachos
  • Maciez no toque
  • Cheirinho delicioso de chocolate

 

Raysa França

Raysa, 21 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Estudante de ciências sociais, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.







comments

Comentários

chocolate <3

Que interessante essa hidratação! Vou testar

http://www.manualdoscachos.com/

que lindo seu cabelo! eu prefiro ainda usar o chocolate, pois é o que realmente traz o efeito,com o achocolatado, ele só irá dar a cor do chocolate, mas é válido, sem a necessidade de acrescentar açucar, por conta da composição do chocolate. O que eu uso na minha hidratação de chocolate, é uma maizena sabor chocolate, que ja contem o amido de milho, e o melhor o cacau em pó. E ainda, açucar em sua composição, ela é facil de encontrar, tem pela marca yoki tambem, custa 2,30 mais ou menos. Enfim essa é a minhasugestão! bjos.

Oi Michele, eu não acrescento açúcar só sugeri pois muita gente gosta, por causa do brilho e para afinar os fios, pois o açúcar esfolia o fio. Obviamente o chocolate em pó é melhor, mas quem não tem cão caça com gato (risos). Sobre a maizena de chocolate ainda vou procurar, viu? Obrigada pela dica! Beijos, volte sempre! ♥

Fiz no meu cabelo, ele ficou lindo!! Após enluvar os fios, fiz um cacho com cada mecha. Quando retirei o produto, meu cachos ficaram bem modelados e hidratados. AMEI!

Que maravilha! Manda a foto por inbox lá para a fan page Iza? Beijos! ♥

Interessante Lari,
e da pra economizar uma boa grana em químicos.
Vamos dalhe chocolate então! hehe

Valeu

Isso mesmo Fabiano!
Economia é vida e pelos nossos cachos vale tudo, né!?

[…] cacau hidrata, reduz o frizz e deixa os cabelos brilhando. A Lari já ensinou a fazer uma hidratação de chocolate que eu testei, e amei! É mara! Como eu adorei o efeito do cacau, vou ensinar a vocês uma segunda […]

Eu tava aqui doidinha procurando receitas caseiras pros meus cachos ressecados e sem vida , e achei essa receita diferente e que parece ser ótima , graças a você eu encontrei o que precisava ,bjuuus !! Sempre que eu preciso de algumas dicas pros meu cachos eu vem aqui e encontro a solução , por isso agradeço a você pelas dicas , e te dou parabéns pelo seu trabalho .
Curto d+ seu site !!
Dani

Oi Dani, fico feliz em saber que gosta do blog *-*

Volte sempre querida ♥

Oi , tudo bem ? Sou eu de novo , queria te fazer algumas perguntas : Tem que pentear o cabelo , logo depois que eu passo o hidratante ? Porque eu achei , que o hidratante não ficou com a testura do creme mesmo de loja , e fiquei com medo , de que quando eu penteasse ele , ele iria se rebentar todo , então , optei por não pentear , não aceite isso , como uma crítica sobre o creme , pois alguns são deste jeito mesmo , e eu também amei ele , e acho vai dar um resultado incrível , enfim queria teperguntar se tem problema ou se precisa pentear . Obrigada , você me ajudou muuuuuiiiitoooo !!!

Daniela, não tem problema não, mas sugiro que você desembarece com os dedos, em alguns casos os fios ficam frágeis mesmo!

Espero ter ajudado, um beijo!

Uma duvida: para fazer essa hidratação o cabelo precisa está limpo e seco? Ou você faz ela depois de ter passado o shampoo? Obrigada.

Após ter passado o shampoo, pois aí as cutículas estão abertas!

Pode ser cacau em pó?

Pode sim, Alice. Quanto mais puro, melhor :)

pode sim é ate melhor porque o cacau ele é muito bom!!
E ele tem açúcar ou seja é ate bem melhor.

Eu fiz essa hidratação só que acabou que essa quantidade era muita pro meu cabelo… será que eu posso gurda-la na geladeira? Se sim por quanto tempo??

Oi, Ana! Não pode guardar não :( Perde as propriedades!

Um beijo!

Boom !!!
Meu cabelo é cacheado e muito Seco.
Eu já fiz todas as hidratações para tirar meu cabelo do Seco, mais nenhuma deu certo. :(
Eu já alisei meu cabelo mais ele torou um pouco.
então decidi deixar meu cabelo cacheado mesmo e na Moda!!!
Eu vou fazer!!

Oi, Evelyn!

Todo cabelo cacheado é mais seco, pois a oleosidade natural do couro cabeludo não chega às pontas. Então, sugiro que além de hidratar sempre (pelo menos uma vez por semana), você leia sobre cronograma capilar: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Um beijo!

Me ajuda gente ! Sofro com problema de caspa tem um tempo já, mas ela vai e volta. Dermatologista já me passou alguns xampus mas são muito caros e ressecava muito meu cabelo. E eu sofro com o volume agora eu penso e fazer relaxamento mas ainda sonho com um cabelo com cachos perfeitos. Já fiquei quase um ano em transição e nada. To querendo desistir, pois não tenho tempo para total dedicação e so parei com a transição pq uso meu cabelo escovado (sem chapinha) por causa de um casamento ou outro que preciso domar a juba. Ele tá ressecado, mas eu tenho hidratato em toda lavagem. Oq eu faço diante toda essa situação?!

Oi Tayrine! Infelizmente você tem que seguir o que sua dermatologista lhe passou, é por uma questão de saúde. Shampoos anti caspa costumam ressecar o cabelo sim, mas hidratando junto fica tudo bem. Relaxamentos e quaisquer outras químicas podem agravar o estado do seu cabelo, principalmente na caspa. http://cacheia.com/2015/03/qual-a-diferenca-entre-caspa-dermatite-seborreica-e-psoriase/ dá uma lida aqui! beijos

Obrigada

Sabonete GRANADO DE ENXOFRE. Tira e cura a caspa.
Sei que estou 1 ano atrasada mas antes tarde do que nunca…hahahaha

Gostei muito, mas fiquei com algumas dúvidas:
1. Minha mistura ficou bem escura (por causa do cacau) e líquida, não ficou muito cremosa. Ficou bem diferente da foto… Tem algum problema?
2. No final, depois de ter lavado com o condicionador, pode passar um creme/leave-in?
Outra coisa: me sujei toda pra passar o creme todo no cabelo, além de que demorei uns 30 minutos pra passar tudo! Acho que tenho muito cabelo hehe
No mais, adorei!!! Obrigada por compartilhar!

Não tem problema Bruna! E no final pode finalizar normalmente ok? Beijos!

Oi, tudo bem? Eu passo o produto para hidratar meu cabelo e enluvo (pelo q eu entendi é ir passando a mão no comprimento dos fios, certo?) isso demora mais ou menos 30 minutos. Mas aqui na receita diz q o tempo para deixar agindo é de 30 minutos, então eu já enxáguo logo após terminar de enluvar ou eu termino de enluvar, coloco o cabelo dentro de uma touca e espero 30 minutos? Obrigada ♥

Depois de enluvar, espera mais 30 minutos pra agir, Jéssica! :)

oi Ana vou começar a sair da química, quero meus cachos de volta!!, gostaria de saber se posso fazer essa hidratação, pois vc falou do açúcar que pode afinar o cabelo, e fiquei com medo de quebrar MAIS meu cabelo pois esta super fragilizado por causa da química, AAADOOOREEIII o blog é maravilhoso super dicas. Beijão. <3 <3

Oi Larissa! Evita usar o açúcar ok? De resto pode fazer a hidratação sim. Beijos!

Posso substituir o mel por melaço?

Pode!

[…] Confira a receita em: Hidratação de Chocolate […]

[…] Hidratação de Chocolate […]

Boa tarde.
Alguém que tenha cabelo descolorido já fez? Porque eu fazia uma parecida há anos atrás e sempre dava uma escurecida no meu cabelo, que na época era loiro escuro natural.

Oi!Conheci o blog hoje, e me impulsionou a cuidar mais das minhas molinhas.
Testei esse creme de chocolate pois começo hoje meu cronograma capilar. Ameeeeei os resultados!
O cabelo tá sem frizz, brilhante e soltinho. Farei várias vezes junto com outros.
Parabéns pelo blog!!!!

Que bom que deu certo com você Ana <3 acompanhe nossas outras dicas!

Olá, conheci o blog há pouco tempo e estou amando as dicas, parabéns!
Tenho o cabelo descolorido, quase platinado, e fiquei na dúvida se o chocolate não poderia escurecer meu loiro… Será que utilizando uma máscara matizadora eu “quebro” esse possível efeito?
E/ou adicionar canela para potencializar o “clareamento”, pode? Se sim, qual quantidade indica?
Queria muito experimentar essa hidratação (o problema vai ser a vontade de comer a máscara! kkkkk).
Muito obrigada desde já!
Bjos

Olá carol, tudo bem?
Então, eu pesquisei na internet sobre essa questão do cacau e parece que ele pode escurecer um pouco o cabelo sim! A questão é que eu acho que ele é incapaz de depositar pigmentos como as nossas tintas, pois já usei essa receitinha várias vezes, meu cabelo é claro, e não escureceu nada!
Quanto à canela, eu percebi que ela ajudou bastante a clarear os meus fios, porém fiz com chás. e fica um tonzinho parecendo queimadinho de sol!

Mas experimenta sim, qualquer coisa, você não usa mais.

Beijocas

Olá!

Será que eu posso usar o chocolate ao leite ao invés do pó? Porque este eu já tenho em casa.. rsrs.
Beijos!

Oi, Ellen!
Acredito que sim, talvez mude um pouco o jeito de fazer, mas o resultado deve ser tão bom quanto.
Depois nos conte o que achou =)

Bjs!

É necessário pôr a Glicerina ou o Bepantol ??
Estou amando as dicas. :)

Oooi Silvana! você pode colocar um destes apenas.
Se não tiver, não tem problema, beijocas

Posso fazer essa hidratação em qualquer dia? Porque leva a glicerina e é sempre indicado fazer hidratacão de glicerina quando a umidade estar acima de 70% se não resseca.

Faça em dias mais secos, Dávia! Ou faça sem glicerina também :)

Há problema não usar o bepantol ou a glicerina?
E pode ser qualquer tipo de azeite?

Não há problema, Fab!
Quanto ao azeite, pode ser qualquer marca, mas deve ser o extra virgem.

Beijos!

oii..eu fiz a receita,com 200ml de água,1 colher (sopa) de maisena e uma de sopa de chocolate em pó,levei pro fogo misturei depois de morno coloquei duas colheres de sopa de mel,uma colher de sopa de iogurte natural e uma colher de sopa de mascara de hidratação…amei o resultado meu cabelo ficou macio,hidratado,com brilho e sem contar que deu uma definida nas minhas madeixas onduladas (a quantidade dos produtos fica a critério pois a que fiz deu pra mim e pra minha mamys)…amo o suas dicas….

Que legal, Larissa!
Ficamos muito felizes que tenha gostado da receita e que curta o blog!

Um beijo

Oii irei testa amanha e volto para dizer o resultado pode ser qualquer Nescau ? Se não estiver cacau? Beijos

Oi, Beatriz!
De preferência use o cacau mesmo. O Nescau tem muito açúcar, quase nem tem chocolate, se tiver rs

Bjs

[…] cacau hidrata, reduz o frizz e deixa os cabelos brilhando. Já ensinei a fazer uma hidratação de chocolate que é mara! Como eu adorei o efeito do cacau, vou ensinar a vocês uma segunda receita. Sou linda, […]

Olá Meninas !
Estou amando as dicas do blog, e gostaria de trocar uma idéia com vocês, na cidade onde moro estou com dificuldades de encontrar o Bepantol (marca original), a maioria das farmácias só tem um produto da mesma fórmula, pelo menos é o que me disseram, chama-se PROBENTOL, mas estou com dúvida se é o mesmo produto. O Probentol é bem líquido e na receita fala que pode ser glicerina ou Bepantol, mas a glicerina, não conheço, mas parece ser bem consistente???!!!

Ei Jusiane, tudo bem?
Que bom que você gosta do blog, ficamos muito felizes com esse tipo de retorno <3 <3

Então, o bepantol é bem líquido sim.
A questão de poder usar qualquer um dos dois nem é tanto pela viscosidade, mas é que ambos têm a função de hidratar os fios, sabe?

Quanto à marca, não precisa ser bepantol!
Beijos

Oi, gostaria de tirar uma duvida…

Cabelo liso também, pode fazer essa hidratação?
No lugar da agua pode colocar leite?

Bjs

Pode sim, Cristiane!

[…] cacau hidrata, reduz o frizz e deixa os cabelos brilhando. Já ensinei a fazer umahidratação de chocolate que é mara! Como eu adorei o efeito do cacau, vou ensinar a vocês uma segunda receita. Sou linda, […]

[…] cacau hidrata, reduz o frizz e deixa os cabelos brilhando. Já ensinei a fazer umahidratação de chocolate que é mara! Como eu adorei o efeito do cacau, vou ensinar a vocês uma segunda receita. Sou linda, […]

Responder

Alequessandra Aparecida Dos Santos

adorei as dicas ..pois tenho uma filha com cabelinho bem difícil..não consigo definir os cachos ….
ele é bem crespo e sensível.

ei Alê, tudo bem?
temos várias dicas para ajudar com o cabelo lindo da sua filhinha!
Dá uma olhada: http://bit.ly/cacho-criança
beijo


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.