Como abaixar e disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas

raiz sem progressiva

Talvez a maior dificuldade das transitetes é a maldita “raiz alta”. Quando você desiste dos alisamentos, sempre vem aquele pensamento “daqui a 6 meses, minha raiz vai estar gritando de alta e nada vai resolver”. Nananinanão, mocinhas! Não é bem assim. Mas então, como abaixar e disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas?

Existem truques para abaixar e disfarçar  a parte de cima do cabelo. Então vamos às dicas da blogueira gente fina?

1. Hidratação de Maisena

A hidratação de maisena está super in! Todas as cacheadas, crespoas, e talvez até as lisas, testam essa receitinha caseira que pode fazer milagres no seu cabelo.  Ela ajuda demais a reduzir o volume nessa fase difícil, sem perder os cachinhos.

Hidratação caseira: Maisena nos cabelos, pode?


 

2. Acessórios são seus melhores amigos

lenços para quem quer disfarçar a raiz cacheadaOs acessórios ajudam a disfarçar a raiz alta, e não causam frizz ou ressecamento. Você pode usar lenços, arcos, tiaras, turbantes. São opções infinitas. E tem mais vantagens: Você não gasta muito tempo e ainda arrasa no look.

Acessórios para cabelos crespos e cacheados

 


 

3. Abuse dos geis

Os geis tem o poder de reduzir muito o volume dos fios. Você pode colocar muita quantidade do produto na raiz durante a noite, e quando acordar. Voilà! Cabelos com raiz bem reduzida, e sem aquele efeito molhado que as pessoas não curtem. Atenção: Alguns geis podem ressecar o cabelo, então procurem aqueles que tem em sua fórmula agentes hidratantes e nutritivos. Eu testei o Redutor de Volume da Capicilin e curti muito, mas pesquisem o máximo de produtos possíveis. Para reduzir o ressecamento dos geis, você pode utilizar junto com cremes de pentear e gotinhas de óleo vegetal.


 

 

4. Faça umectações frequentes

Um cabelo mal nutrido e ressecado tem tendência a aumentar o volume. Por isso, invista em umectações frequentes, que são nada mais do que banho de óleos vegetais no cabelo. Eu prefiro banhar o cabelo da raiz até as pontas com o óleo e lavar no dia seguinte com o shampoo, mas você pode fazer umectações todas as vezes antes de lavar os fios, como uma maneira de protegê-los antes dos sulfatos. Prefira os óleos densos, como o de amêndoas, manteiga de karitê, ou óleo de rícino (também chamado de óleo de mamona).


 

5. Descubra os penteados

dica de tranças para cacheadas

 

A transição também tem suas vantagens. Por meio dela você pode descobrir os produtos e técnicas que o seu cabelo gosta, e tem mais: você ainda pode testar penteados diferentes!  Aproveite para fazer tranças super lindas, e coques, ou rabos de cavalo. Existem muitas opções maravilhosas de tutoriais, e super simples. Na nossa página no facebook estamos sempre  postando dicas liendas de penteados. Transição não é sinônimo de cabelo feio não, gatinha!


 

6. Faça tratamentos que reduzam o frizz

O frizz é um dos responsáveis pelo volume dos fios. Quando os cabelos se repelem, o espaço entre eles aumenta, causando um aumento do volume. Já escrevi sobre Como acabar com o frizz – 10 dicas de ouro!

No final, se nada disso funcionar, você apela para o secador e a chapinha.


 

7. Secador + Chapinha

Essa é a última opção, meninas. Eu recomendo que vocês façam apenas quando as outras dicas não derem certo, ou quando você não conseguir texturizar o cabelo. Bom, vai fazer chapinha mesmo, certo? Então mantenha o cabelo bem hidratado sempre, lave no máximo duas vezes por semana para não retirar a oleosidade natural do cabelo, e invista em protetores térmicos. Antes de fazer a escova, coloque creme de pentear nos fios molhados e puxe com o secador. Finalize com a chapinha e o resultado é bem melhor.

 

————

raiz sem progressiva

Essas são as dicas para reduzir o volume da raiz, meninas. Lembrem-se: raiz vira ponta. Não é legal passar químicas na parte de cima do cabelo, que vira parte do meio, e vira pontas esticadas e ressecadas. Cuidem do cabelo de vocês que o resultado será compensador. Qualquer dúvida estarei a disposição, ok?

Mil beijos,

 

 

Raysa França

Raysa, 27 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Cientista Social, mestranda, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.

Blog Comments
Responder

Letícia Soares Leal de Oliveira

Olá, decidi fazer a transição a três meses, minha raiz está alta e sempre recorri a relaxamentos para solucionar o problema. Esse post me ajudou muito e vou fazer a mascara de maisena.
Adorei o Blog e com certeza vou visitar sempre! Tenho visitado várias paginas que incentivam a assumir os cabelos como realmente são e isso tem me ajudado bastante!
Parabéns pelo blog e as dicas!

Oi Letícia, tudo bem? Primeiramente, seja bem vinda!!! o//
Transição não é fácil, mas é realmente compensador! :))) Fico muito feliz que tenha ajudado, de verdade. Não se renda ao relaxamento!!!!!!!!!!!! Aqui no blog temos uma postura anti-química, assuma seu cabelo natural. A raiz vira ponta, e o relaxamento tira o movimento natural dos cabelos.
Estamos juntas nessa, ok??

Mil bjos. Se quiser pode conferir outros posts que eu escrevi sobre transição!
http://cacheia.com/2013/11/os-7-comentarios-mais-maldosos-sobre-uma-cacheada-em-transicao/

E tem dicas de hidratação caseiras, tem textos motivadores, resenhas… enfim, muito conteúdo.
Qualquer coisa estamos aqui, beijos

Gente preciso de ajuda, :( meu cabelo tinha cachos lindos até eu fazer a besteira de fazer progressiva, agora ele ta bem curtinho e cacheadinho , sendo que está seco e opaco, que tipo de hidratação devo fazer???
Abacate funciona?
Desde já agradeço

Oi, Miryam!
Sim, o abacate é muito bom, mas se o seu cabelo está muito ressecado, uma hidratação não vai bastar, você precisa criar uma rotina de cuidados.
Sugiro que leia nosso post sobre cronograma capilar: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Beijos!

tô na transição a quatro meses e tá mais ou menos igual ao seu, tô doida pra cortar, mas se eu cortar bem curtinho é bem capaz de minha mãe nunca mais olhar na minha cara (sem brincadeira) e falar que tô virando bofinho :/ Mas tô motivada e vou deixar crescer :)

Meninas, adorei os textos! Faz dois anos que decidi deixar meu cabelo natural. Costumava alisar a franja, e fazer relaxamento no resto do cabelo, para combater o tão temido volume. Quando algo deu errado e meu cabelo inteiro perdeu os cachos, entrei em pânico, e resolvi largar o relaxamento e o alisamento. Como só larguei o alisamento depois, a franja continua lisa. O cabelo cresceu, cacheou, mas não está a mesma coisa, pois eu estou há 1 ano usando uma selagem para “controlar os cachos” (ah, o medo do volume…). Resolvi há dois meses que quero meu cabelo como ele é, então nunca mais passei a selagem que era hábito a cada mês. A franja está crescendo, estou passando pela transição novamente, mas estou me sentindo ótima. Estou me redescobrindo! Quando o cabelo estiver do jeitinho que ele realmente é, escrevo a história com mais detalhes, e mando para vocês! Beijos, e parabéns a todos os envolvidos!

Oi .. eu faço permanente afro… e quero saber se essa hidratação abaixa o volume da minha raiz (p eu n ter que ta com mais química) sem tirar meus cachos quimicamente feitos.

↑↑↑↑↑↑ Ah se a hidratação da maisena serve kkkkkkk. Bj

Tô sofrendo!! Resolvi não fazer mais relaxamento, mas ta difícil. tenho lido as dicas deste blog e tô amando!! Espero conseguir. bjs

Oi, Luh!
Ficamos muito felizes que você queira assumir seus cachos! Se tiver alguma dúvida ou achar que não tem solução, não se desespere e venha falar com a gente!
Acompanha a gente no Face também! https://www.facebook.com/blogcacheia

Beijos!

Oi! Menschen envia a receita de maisena e cm usar. N aguento Mais usar relaxamento ,cai meu cabelo e meu cabelo n cresce. M ajuda…. bjs

E Pros cabelos que ja foram relaxados , adianta alguma coisa disso ? :\

Claro Isabely!

Amei as dicas dadas!!.. parei definitivamente com a progressiva a seis meses e estou com a raiz do cabelo semelhante a sua esta sendo tão difícil pra mim que muitas vezes até me privo de sair de casa. fale mais sobre isso por que acredito que esse papo interessa muito a mulherada.

Olá meninas eu também estou em transição há 1 ano não uso nenhuma química,mas estou com un receio do Bc,medo,não sei é tudo junto.E sempte pesquiso sobre isso e como estou cortando o cabelo aos poucos eu faço escova 1 vez na semana e reveso uns dias deixo escovado e outros “natural”,mas vi pela net que algumas meninas dizem que é o fim fazer escova durante a transição.É verdade?
Amo o blog de vocês.Parabéns!!! :*

Eii Livia, muito obrigada por participar. Vou responder o seu comentário porque já passei por isso. Primeiro, é bom lembrar que cada caso é um caso, porque um cabelo não é igual ao outro. Mas falando de modo geral, escova e chapinha demais acaba com a fibra capilar. Na transição, o cabelo fica mais frágil ainda, o que piora ainda mais. Depois de fazer o meu primeiro BC, eu mantinha meu cabelo sempre escovado e pranchado, e como sempre usei tintura, ele começou a alisar novamente. Mas isso não significa que vc não pode mais escovar seu cabelo, tente dar um tempo maior entre uma escova e outra, e estar sempre atenta ao que seu cabelo precisa. Espero ter ajudado. Bjos.

Olá flor, gostaria de saber se para fazer a transição capilar,precisa ser em um salão? Ou apenas parar de fazer relaxamentos e escovas ? Eu quero ter meu cabelo cacheado de novo. :(

Oi Nubia! Então, só parar de fazer química e esperar o cabelo crescer. Vê se esse post te ajuda um pouco: http://cacheia.com/2013/12/decidi-cachear-e-agora/

OI meninas, comecei minha transição há 3 meses! está dificil…mas tenho recebido muito apoio do meu namorado e da familia. O meu cabelo tá bem parecido com o da foto! adoro ler esses posts!! eles me dão mó força pra continuar! saber que tem outras pessoas passando pelo momento é muito acolhedor!! bjokas

Oi Naira, tudo bem? transição é difícil mesmo, mas fique relaxada porque no final tudo compensa! <3 Fica ainda mais fácil com o apoio que tem recebido da família e do namorado...

Poxa, fico mto feliz em ajudar <3 Se precisar, tamo aqui!
Bjoca <3

Oi oi! Adorei o post! Vivo em busca de dicas pra deixar o meu cabelo cacheado e lindo de novo! Resolvi escrever pq o meu problema foi um pouco diferente. Depois que tive minha segunda filha, meu cabelo ficou lindo. Por uns 4 meses!!! Depois os cachos começaram a sumir e a raiz virou um emaranhado enquanto as pontas esticaram. Ano passado cortei bem curtinho e me renda a progressiva, fiz 2 vezes. Agora ele está super hidratado, mas quando deixo ao natural, a raiz fica cheia de cachinhos miúdos e a raiZ não acompanha. Mas vou resistir e tentar a maizena! Força pra todas e viva os cachos!

Oi Clau, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo nascimento *-*
Em segundo lugar, isso é super normal, sabia? Gravidez gera muitas mudanças hormonais. O jeito é ter paciência e cuidar do cabelo com carinho. Se te incomodar muito, consulte uma dermatologista.
Tente a maisena, e se tiver alguma dúvida, pode nos procurar

Bjocas

Olá, cacheada.
Ja fiz uma transição, parei de usar guanidina, fiz o BC e fiquei com ele bem curtinho. Mas não consegui me adaptar com o tamanho. Não me sentia bem. E fiz a progressiva. Hoje eu tô aqui de novo. Tentando. Mas como os cachos são poucos e o comprimento do cabelo ainda é liso, eu uso escova e chapinha. Isso de alguma forma interfere?
Dessa vez gostaria de fazer diferente. FAzer o BC já com ele grandinho. Por isso preciso manter o cabelo na pranchinha.
Outra dúvida. Soube que o botox capitar da Probele é muito interessante nessa fase, pois não alisa, mas alinha os fios, hidrata. Vocês sabem a respeito?

Maria, tudo bem ctg?
Olha, se você se sente melhor com o cabelo longo, vá fazendo escova, mas sempre cuidando bastante, faça hidratações pros cachos não perderem a forma.
A Giovanna explicou sobre botx capilar aqui, gatinha: http://cacheia.com/2014/10/selagem-botox-cauterizacao-e-outros-eles-alisam-o-nosso-cabelo/

Espero que ajude!
Qlqr coisa pode perguntar. Bjocas :*

Menina!!! Que beleza de post!!!
Tenho o cabelo muito crespo e desde a adolescencia fui refem da escova (tradicional). Mas comecei a fazer natação, por ordem médica, e ja estava desesperada. Muito obrigada!!!! Simplesmente, amei!

Rebeca, fico feliz que gostou!

Boa sorte <3

Olá! Estou na transição pela segunda vez é muito dificil, estou 3 meses sem fazer química gostaria de saber se posso fazer a hidratação de maizena e usar secador e chapinha , isso vai atrapalha meus cachos voltar?

Thamires, se você usar muito secador e chapinha, atrapalha sim : /

O ideal é que use o mínimo possível!
Bjocas

Hola !
Descobri seu blog tem 3 semanas ! Nāo uso quimica tenho os cabelos naturais já faz 1 ano. Anteriormente usava mega hair
faz 15 dias usei Relax Express da Lola e estou fazendo o CC em busca dos cachos perfeito !
Minha pergunta: este produto da lola ė um alizante ou apenas um hitratande para cabelos afro ?
Devo continuar usando 1 fez ao mes como indicado por minha cabelereira ?

Oi Mônica! Espero que goste do blog! <3

Pelo que eu li do Relax Express da Lola é relaxamento SIM, então tem química e não é natural! Não recomendo mesmo!
Vai fazendo só o cronograma capilar que já ajuda!

Qualquer coisa, é só perguntar!

Beijocas

O que você achou desse produto? Cacheou? Não encontro ninguém que usa.

Olá! Meu nome e Stefanny tenho 12anos e dava alisamento no meu cabelo , so que você não dava certo durava pouco então falei com minha mãe que não iria mais dar alisamento ela concordou. So que agora a raiz esta muito esquisita meio crespa e cacheada… Em fim queria alguma solução! Obrigada!

Oi Stefanny, tudo bem?

A melhor solução é deixar o cabelo crescer e cortar!
Nesse post mesmo que vc comentou tem várias dicas. Você pode tentar tranças e penteados.. de resto, seja bem vinda ao universo mágico dos cabelos cacheados! <3 <3

Beijocas encaracoladas :*

oi talvez poossa me ajudar, eu gosto do meu cabelo sem relaxamento, mas a raiz da franja é diferente de todo o resto.
é crespa e alta d+, bem diferente do resto da minha raiz. O que eu faço, volto a fazr relaxamento só por causa da franja?

obrigada

Boa tarde Tati. Você experimentou a receita que eu passei? Acredito que só ela possa diminuir esta diferença! Outro conselho é você manter seu cabelo sempre muito bem hidratado, isso vai fazer ele diminuir um pouco do frizz e do volume, te recomendo a de chocolate, mas aqui no blog temos várias outras receitas. E não volte a relaxar, tente se acostumar e aceitar seu cabelo como ele é, e com o tempo se ele ainda tiver pontas com química vá cortando e retirando para ir igualando a textura.

[…] 4- Como abaixar e disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas?  […]

Olá, estou na transição a oito meses não é fácil mas estou adorando ver meus cachos Denovo, apesar da frente do meu cabelo ter quebrado, viva os cachos.

Oi Liliane! Se você cortar um pouquinho as pontas, o efeito quebrado pode ir embora :)
Beijos!

Olà tbm estou passando pela transiçao ja fazem ha 3meses,e fui cortando as pontas ate chegar um pouco acima do pescoço,pois ja nao aguentava mas ter duas texturas:-(.Queria saber se usar chapinha prejudica na definiçao dos cachos..

Oi Ester, usar chapinha demais prejudica na definição dos cachinhos sim!

Tente passar a transição da maneira mais natural possível, chapinha apenas em último caso!

Beijocas

Ai, Fui obrigada a entrar nessa transição, pois engravidei… Tô com 3 meses de gravidez e há 4 sem fazer nada no cabelo… Minha raíz tá como né? Linda e cheia de volume… Mas não posso fazer nada, inclusive amamentando…
Acho que vou aderir aos cachos de novo… Por enquanto tô usando lenços, tá super na moda né…
Mas qdo chegar o inverno, acho que vou ter problemas pq não posso sair com o cabelo molhado no frio por conta da minha sinusite… Afffffff
Nós mulheres sofremos!!!

Oi Ana! Pq você não aproveita este momento lindo que é a gravidez para assumir os seus lindos cachinhos? Já ouvi muitos relatos que o cabelo até cresce mais rápido durante a gravidez, hein?
Se precisar de dicas, é só falar conosco!
Depois lê esse post da Ster: http://cacheia.com/2014/07/quero-voltar-a-cachear-e-agora/

Beijocas

[…] Sugestões de leitura: Transição capilar – o que é? , 6 coisas que não te contaram sobre a transição , Como sobreviver a transição capilar, Como abaixar e disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas […]

Olá meninas cacheadas , tudo bem eu sou a Krys . Por acaso nessas minhas andanças pela net procurando solução para meus cachos voltarem encontrei o blog comecei a ler todos os comentários . Me deu força para não me render a progressiva que já faz 3 meses que não há uso minha raiz ta super alta principalmente esses cabelinhos na frente que ficam a + .Mas enfim creio que vai valer a pena ter meus cachos naturais de volta !!! Conto com o apoio de vcs!!!

Olá Krys tudo bom?

Adorei ler seu comentário, é tão bom ver que nós estamos ajudando pessoas, conte com todo nosso apoio, e sempre que tiver dúvida, você pode deixar seu comentário aqui no blog que responderemos o mais rápido possível, ás vezes demoramos um pouco, devido a grande demanda, mas sempre respondemos.

Um super beijo da Lari ♥

Tô grávida de 5 meses e meio e há 6 meses não relaxo o meu cabelo. Eu fazia no Beleza Natural, e adiantava muito a minha vida hahaha. Já deve imaginar o tamanho da raiz, né? rs
Estou loucaaa atrás de dicas de como diminuir o volume e usa-lo sem ter que prende-lo, pois eu detesto. E também não quero usar chapinha, pois estraga muito o cabelo, ainda mais o cacheado.

Poxa Thais, pq vc não aproveita a oportunidade da gravidez pra largar mão de todas as químicas e ficar com o cabelo natural? =P Hahaha
Pois é, porque você não tenta o cronograma capilar e texturizações?Cortar também ajuda a tirar a parte com química aos poucos!

Boa sorte! <3
Beijocas

oi Raysa tudo bem? eu queria muito acabar com as químicas odoro cabelo liso, mais sou muito medrosa já me falaram pra fazer selagem e eu não quero me arrisca e a questão e que eu parei de usar química mesmo tem 4 meses já vai pro 5 mês eu tinha meu cabelo cacheado ate os 9 anos depois disso passei a alisar ate hoje e assim eu queria volta a cachia mais a química e brava de mais rsrs eu uso Guanidina todos me falam que e pra cabelo de pico e acaba com o cabelo com um tempo vai desmanchando e verdade isso ? me ajuda por favor qual o creme ideal pra cachos oque devo fazer pra voltar só não quero usar mais química me ajuda por favor Obrigada!

Oooi Lari, eu tô ótima e você? Então, eu não recomendo selagens de jeito nenhum, a maioria delas são progressivas fraquinhas, sabe? A gi escreveu sobre isso já, ó: http://bit.ly/botox-selagem-capilar
Olha, é verdade, a guadinina estraga o cabelo, mas isso é apenas TEMPORÁRIO!!! Ou seja, seu cabelinho natural vai voltar a ser como era, tá? Não se preocupe!
A Mari também ensinou todos os truques para assumir o cabelo crespo, aqui: http://bit.ly/manual-cabelocrespo

Boa sorte e beijocas

Qual tipo de maisena pode usar ..

Aquela que vende no mercado, Francielo. Pode ser da marca Maisena mesmo ou um amido de milho de qualquer marca ;)

Oi Mariana meu cabelo é cacheado mesmo e a raiz já tá enorme e eu estou grávida de 5 meses, por isso não fiz mais alisamento e pretendo não fazer mais, e eu queria saber … Se eu fizer cachos de dedo será que ficará bom ?
Eu pretendo fazer com creme para pentear e Gel sem álcool e eu gostaria saber de você, será que ficaria bom?! Aguardo respostas, beijos ;*

Oi, Raquel!

Não dá para ter muita noção sem olhar seu cabelo porque não sei quantos dedos você tá de raiz e qual o tamanho dela em relação ao seu cabelo/parte alisada. Se a parte alisada já estiver bem no final, é bem provavel que o dedoliss dê certo, mas se for uns 5 cm de raiz e o resto de cabelo alisado vai ser bem difícil pegar, os cachos vão se desmanchando porque a estrutura do fio está diferente.

Sugiro que você faça um teste. Caso não dê certo, dá uma olhadinha em dicas de texturização para deixar as duas partes do cabelo (a natural e a alisada mais próximas):

http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/
http://cacheia.com/2014/02/como-abaixar-e-disfarcar-a-raiz-do-cabelo-sem-usar-quimicas/

Qualquer dúvida, me avise!

Um beijo!
S

Eu fazia relaxamento com guanidina até os meus 15 anos, meu cabelo quebrava demais então, resolvi assumir meus cachos. Comecei a ir no Beleza Natural, cortei bem curtinho na época, mas com o passar do tempo, cerca de um ano de tratamento, meu cabelo começou a ficar com as pontas esticadas, meu cabelo estava no meio das costas, foi quando resolvi abandonar a química novamente, mas meu cabelo é cheio de mais e comecei a ir em um outro salão para cabelos cacheados, cortei meus cabelos novamente, agora na altura dos ombros… Mas queria abandonar o relaxamento definitivamente, já tô à 4 meses sem fazer o relaxamento e tenho 3 dedos de raíz… Meu cabelo está com um volume bem grande, eu gostaria de ter uma opinião diferente, devo relaxar a raiz pra conseguir diminuir o volume?

Olá ellen! o cabelo quebra muuuuuuuito quando a gente joga química de alisamento nele… sobre relaxamentos que “abaixam” a raiz, eu não recomendo NENHUM. Assume o black natural que é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais lindo, sério!!! :D
Aqui tem um manual completo pra quem quer assumir o cabelo natural! http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/
Beijocas e boa sorte

Boa tarde!

Não entendi o cronograma capilar – é para fazer hidratação, nutrição e reconstrução em uma semana ( 1ª semana ).
Preciso orientação.
Obrigada!

Olá, Ana, boa tarde, tudo bem contigo?
Então, o cronograma capilar são essas etapas alternadas em um mês, na verdade, porque você muda as frequências das etapas de acordo com seu cabelo.
aqui no cacheia a gente tem dois posts explicando: 1. http://bit.ly/cronograma-capilar-cacheia e 2. http://bit.ly/o-que-o-cabelo-precisa
Qualquer dúvida é só perguntar! :)
beijocas

Ano passado eu entrei na transição, não estava satisfeita com o meu cabelo, mas só durou uns 2 meses, cansei da raiz alta e de viver com o cabelo cheio de gel e amarrado, acabei voltando pra química. Agora estou pensando novamente em voltar pro cacheado, mas tenho muitas dúvidas. Uma preocupação que tenho é se vai combinar comigo, porque eu dou química desde os 11 anos, hoje tenho 15, e não lembro mais de como meu cabelo era. Eu tenho uma dúvida, mas não sei se é verdade ou mito. Meu cabelo era 3A, eu acho, mas se eu cortá-lo agora no ombro, será que ele fica mais leve e aí o cabelo nasce mais alto? E se eu deixar ele crescer junto com o comprimento, tenho a ideia de que o cabelo fica pesado, e aí os cachos vão nascer abaixados, como eram. É porque eu não tenho planos de ter o cabelo “black power”, quero ele mais comprido mesmo. Conseguiu entender? Kkkkkk Estou precisando de ajuda e coragem pra encarar esse desafio! E é isso, beijinhos e espero que responda.

Ooi Gabi, não precisa preocupar não porque combina sim, tá?
Sobre essa questão do corte, eu não sinto muita diferença não, na verdade acho que ele até define melhor quando fica mais curtinho. Aceita o volume, gata, volume é o grande charme dos nossos cabelos!
Aqui tem um manual pra vc: http://bit.ly/manual-cabelocrespo

Beijocas

Olá Ray, boa tarde!
Ray por favor mim ajuda kk.
1- Meu cabelo é tipo 3C, também estou em transição, porém, a raiz de meu cabelo esta muito grossa, grossa ate demais.
As vezes quando do uma saída, ir ao trabalho, sempre do chapinha pra baixar a raiz.
Ao dar a chapinha, isso dificulta mais a minha transição??!!
Espero que possa mim ajudar, obrigada desde de já!!!
Adoro seu blog, bjs.

Oi Deyse, não tem problema se você usar chapinha nesse período que é tão difícil, né?
Mas assim, eu recomendaria mais as texturizações porque são menos agressivas!
Beijocas

Olá!
estou passando pela transição, apenas 2 meses, minha raiz já esta bem alta, ameii as dicas!! bj

Que bom, Gisele!
Se tiver dúvida, estamos por aqui :)

Boa Noite ! A raiz do meu cabelo esta super mega enrolado , eu passava progressiva mais tem 8 meses que não passo . Aii resolvi fazer mechas , mais não deu certo ficou horrível não aguentei-me e resolvi passar para o preto , mais mesmo assim meu cabelo esta um horror , ele esta cheio (enrolado) , não sei si eu aliso ou deixo enrola . me de uma dica ? ( no sentido alisar , sem passar nenhuma química) …. O que eu faço , me ajude por favor não aguento mais

Oooi, claro que enrola, guria!!! Deixa enrolar porque enrolado é PODER!
Se você quiser dicas, aqui tem um manual completíssimo: http://bit.ly/manual-cabelocrespo

Beijocas e boa sorte! <3 Se precisar, estamos aí!

Oi Rayssa, estou pasando pela transição, gostaria de saber se é normal dentro do cabelo cachear antes e quanto tempo leva pra parte de cima cachear também, to agoniada confesso que já pensei em desistir varias vezes e que seu blog me motivou a continuar! obrigada (:

Oooi Agnes, tudo bem? Então, é super normal! As partes do nosso cabelo não cacheam, necessariamente, ao mesmo tempo, sabe?
não precisa ficar agoniada miga, porque assim, isso tudo é transitório e logo logo passa!
Não desista, e se precisar, é só chamar!

Beijocas

Ola meninas! Amei o blog de vcs, estou na fase de transição
Faz quase um ano que parei de alisar, mas tem horas que penso que meu cabelo não voltara ao que era antes, agora pouco cortei, ta beem curtinho… Acho que ate melhora pra que ele cresça. Gostaria que me dessem algumas dicas… To notando que ele ta começando a cachear agora, essa fase pode realmente demorar mais em umas que em outras?
Beijão meninas

Oi Carol! Dicas pra crescimento capilar: http://cacheia.com/2013/12/8-dicas-para-estimular-o-crescimento/
E vai demorar de acordo com seu organismo, sua alimentação, seu psicológico, seus hormônios… :P

Beijos!

[…] Temos dois posts pra te ajudar! Como sobreviver à Transição Capilar e Como disfarçar a raiz do cabelo em transição […]

Oi, estou tentando a transição, mas é muito difícil…sou casada tenho uma filha de lindos cabelos cacheados indomáveis, trabalho fora e faço um curso…cabelo alisado é muitooooooooo mais fácil… meu cabelo quebrou muito e então não aliso há 3meses,mas sucumbi e fiz selagem com kit salon line,as raizes aindaestão cacheadas,mas o resto tá liso, não tenho lembrança de cabelo cacheado, nas fotos de criança tô sempre de trança, nem sei seo cabelo cacheia…socorro

Deislan, oxi, não desanima não, a gente tá junto com você, essa fase chata passa rápido e logo é alegria pura!
Você já pensou em cortar a parte lisa e deixar tudo cachear?
Será muito mais fácil e tranquilo pra você, menos sofrimento, moça!

Bjocas e boa sorte

Meninas, parabéns pelo blog! Vocês estão fazendo um grande trabalho de melhoria de auto estima, de apoio e amparo! Mais do que isso estão dando fôlego a nossa identidade cultural! Então, faz muitos anos que não sei o que é um cabelo alisado ou escovado… Nunca gostei! Mas usei tranças e nos últimos 4 anos frequentei o salão B. Natural. Já faz um tempo tb que comecei a me incomodar c a ida lá… Num desejo de assumir meu cabelo de verdade e n me sentir refém de algo. Diminuí as idas, frequentando de 4 em 4 meses.. Mas o comodismo me vencia. Porém, decidi agora – já tenho 5 meses sem ir – não ir mais e tratar meu cabelo em casa. Encontro muita coisa sobre cuidado e transições, mas a minha dificuldade é de saber de uma transicao de alguém que vinha do B.Natural… Será que ha necessidade de um BC? Meu cabelo é bem crespo, porém, fio fino… Vale a pena cuidar dele sem um BC? Não me incomodo c volume.. Acho q tenho medo de n saber como de fato é meu cabelo.

Olá Nati, muito obrigada!
Isso mesmo! tratar o cabelo em casa é prático!
Bom, acho que o corte é sempre melhor, porém se você não se sente segura para o BC, é melhor não!
Não tenha medo, a surpresa é sempre boa! =P ahAHaha
Beijocas

Olá! estou a 6 meses em transição, meu cabelo natural é ondulado, porém a raiz que está crescendo agora tá um pouco cacheada, será que ele está cacheado pelo pouco tempo de transição?

Na verdade, Antônia, só dá pra saber como é teu cabelo mesmo depois que toda a parte lisa for embora!
Bjocas

SOS.

Sempre fiz relaxamento e progressiva, tenho o cabelo crespo, há uns meses venho pesquisando sobre transições e queria voltar para o crespo, só que esta sendo muitoooooooooo dificíl kkk, a minha ultima progressiva foi em Dez 2014, meu cabelo estava cheio de pontas duplas e triplas, assim cortei uns 04 dedos, só que desde então meu cabelo vem ficando cada vez mais ressecado, deixei minha raiz crescer por uns 03 meses, não aguente e voltei e fiz meu relaxamento, me deu um aperto no coração, mas mesmo assim não tirei da cabeça que iria fazer a transição, e assim tomei minha desição e não iria mais fazer relaxamento. Hoje meu cabelo esta muito ressecado, continuo fazendo chapinha e ele vem quebrando cada vez mais, estou fazendo as hidratações semanais nele, ajudam bastante, só que esta sendo muito difícil, vou ter fé e calma.

Oooi Bruna!
Olha, é difícil mesmo, mas quando você cortar e começar a definir, você vai ver que vai ter valido a pena!! :DDD
Não faz chapinha moça :(((

Aqui tem um manual que tenho certeza que vai te ajudar!
http://bit.ly/manual-cabelocrespo

Beijocas

Bom dia, eu fiz a hidratação caseira e adorei!!!!!!! Sendo que meu cabelo está curto e a quantidade que segui na receita sobrou muito, posso guardar e usar novamente? De quanto em quanto tempo posso fazer a hidratação caseira?

Obrigada pelas dicas, estou gostando cada vez mais desse blog

Beijos mil

Cinthia Araujo

Oi Cinthia, que bom que você gostou!
Olha, não dá pra guardar não, infelizmente :(((

Beijocas e mto obrigada!

Legal, gostei das dicas ;)

Boa noite, tudo bem? Estou pensando em fazer transição capilar, há cerca de três meses estou sem alisar a raiz. Acho que vai dar muuito trabalho mas quero muito meus cachos de volta. Comecei a pesquisar dicas, sugestões e motivações, e encontrei o blog, amei! Só que não estou conseguindo abrir os links desse post e link dos comentários. As postagens antigas ainda estão no blog? Beijo, sucesso :*

Oi, Carolina! Tudo bem?

Todos os posts estão ativos, sim. O blog devia estar com algum problema no servidor no dia que você acessou, desculpe.
Conferi os links agora e estão todos funcionado. Você pode tentar de novo, por favor?

Se precisar de ajuda, estamos por aqui!
Bjs

Como e dificil esperar o cavolo crescer
Natural … Fiz a burrada de fazer progressiva
E a 4 meses tentando a volta do cabelo original :)

É difícil mesmo, mas passa rápido, cê vai ver!

Tenho certeza que vai ficar linda! E qualquer dúvida que vc tive,r pode perguntar pra nós
Beijocas

Responder

Larissa Guimaraes - Areia Branca RN

estou nessa!! e que venham os cachos!!!

Aeee, que venham os cachos! ;)

Ei boa tarde. Meu cabelo e pouco denso e muito crespo…quero tomar coragem pra parar de relaxar a raiz.. parabens pra todas q conseguem…

Oi gata, a coragem vai vir quando cê perceber o quanto é MARAVILHOSA e ÚNICA com o cabelo natural!
Beijos

Estou cheia de dúvidas, há nove meses não aliso o cabelo e decidi assumir o crespo, porém meu desejo é o crespo cacheado e curto, mas não sei se meu cabelo poderá ficar assim. Na verdade não lembro da textura dele já que desde muito novinha minha mãe analisava meu cabelo. Alisava não, esticava. Tenho pesquisado muito sobre transição e as informações mais confundem do que ajuda. Queria dicas de produtos, de como fazer o cronograma na prática (quais produtos usar).Desde já agradeço.

Ooi Magah, tudo bem? Seja bem vinda ao universo incrível dos cabelinhos naturais! <3
bom, uma das partes mais legais da transição é a grata surpresa ao descobrir como nosso cabelo natural é!
Tenho certeza que esse passo a passo vai te ajudar: http://bit.ly/manual-cabelocrespo

Beijocas

ola meninas !
Eu queria saber como fazer meu cabelo crescer e ficar hidratado e tambem com a raiz baixa.
obg desde já.

Oiii meninas, tudo bem com vcs? Estou adorando o site…
Tenho só uma pequena pergunta, vc acham ruim da muita escova no período de transição né? Bem eu não faço escova nem do prancha no meu cabelo( motivo ele quebra muito e da um trabalho do estopokkk) ai eu uso bobes (fico parecendo a dona florinda kk) acho que tem menos risco, mas qual a opinião de vcs sobre bobes ?

Oi, Keveny!
Por não envolver o calor direto nos fios, os bobes são melhores mesmo!
Beijos!

Estou mto feliz com a transição. Para deixar os cabelos cacheados e sem volume, estlu usando S4U, que é um Amplificador de cachos da Alfaparf. É maravilhoso, pois os cachos ficam amplificados, não ficam com aspecto mto crespo. O produto é para permanecer nos cabelos, tipo living.

Olha só, nunca ouvi falar! vou pesquisar… obrigada pela dica, beijocas

Oi meninas, estou encantada com esse blog! Passei o dia todo lendo ele e já anotei várias coisas para praticar! Estou amando! <3
Meu cabelo está entre o 2C e o 3A, os fios são bem fininhos e ainda não encontrei um leave-in que não pese no meu cabelo. Para o meu tipo de cabelo qual seria interessante testar? Estou super aberta a sugestões!
Inclusive, se não se importarem, queria sugerir mais artigos sobre esse tipo de cabelo, 2C e 3A, que é super fino e a raiz a cada dia está de um jeito, lisa ou cacheada. Muito obrigada, de coração! <3

Muito obrigadaAaaaa!!! <3
Você gostaria que não pesasse, certo? Eu gosto muito do yamasterol, acho ele o creme de pentear mais levinho do mercado.
Obrigada pela sugestão de posts, vou pensar nisso!
beijcas

Oi gente! Estava aqui pesquisando sobre transição capilar e vi esse post, AMEI!
Eu cortei meu cabelo na altura dos ombros, ele está com mais ou menos uns 5 dedos cacheados, eu não tenho coragem de cortar beeeem curtinho, e estou mantendo ele escovado.
Escovo no salão, uma vez por semana.
Isso pode atrasar o crescimento do meu cabelo?

Ei Camile, tudo bem?
Não atrasa o crescimento não, só pode fazer com que as pontas quebrem mais fácil.
Beijo

Gennnte, nao sei oque fazer resouvir passar por a transição capilar, desde Dezembro nao passo química no Cabelo mas ele esta feio, opaco, ressecado, e nen a Chapinha esta salvando fora que ele anda quebrando aos pedasos e Ficando na Raiz a Parte da frente esta um horror! Gostaria de saber oque fasso para melhorar… :(

Ei Thereza, tudo bem?
é difícil no começo mesmo, mas depois fica tudo mais fácil.
Dá uma olhadinha nesse post, pode te ajudar:
http://bit.ly/manual-cabelocrespo

beijo

Nossa amei o blog ♡♡♡♡

Menina, estou encantada!! Seu blog é incrível e tem dicas preciosas. Abandonei a progressiva e não sabia mais o que fazer com o indefinido do cabelo….rs
Muito obrigada por dividir essas dicas tão boas! Um beijo Luana

Esperamos que dê tudo certo com nossas dicas, Luana <3

Amei as dicas, não é a primeira vez que abandono as químicas, sou fraca… quando aparece um evento muito muito especial eu caio na tentação, por outro lado sou viciada em cortar o cabelo, detesto cabelos soltos, não consigo usar acessórios e não tenho tempo para cuidar, devido as ondas do nosso cabelo a oleosidade natural dificilmente vai para as pontas dai o cabelo fica muito rebelde, isso faz com que muitas desistem da transição, indico que façam cauterização, ajuda muito.

ei Regiane, tenho certeza que vc não é fraca!
beijo

O blog já virou meu companheiro diário, resolvi começar a minha a transição a um mês, estou tirando as minhas dúvidas sobre transição, BC, cronograma capilar e estou amando. Sei que não vai ser fácil mas estou disposta a assumir o meu cabelo natural…
Eu não conheço o meu cabelo não sei qual forma ele irá tomar, isso me assusta um pouco, uso quimica desde que me entendo por gente, hoje em dia eu sou escrava da progressiva e chapinha, ainda não consegui parar de escovar o meu cabelo mas quero muito passar pela transição e ter meu cabelo natural, acho que isso já é um passo.

Biancaaaaa que lindo!!! Ficamos muito felizes de saber isso <3 <3 <3
Sim, isso com certeza assusta todo mundo. O resultado é sempre uma surpresa! haha
Boa sorte na transição. Beijos

Olá, amei todas as dicas… E tenho uma dúvida, preciso muito de ajuda !
Irei fazer a hidratação de maizena, mas minha máscara de hidratação está misturada com um “remédio” para os cabelos não caírem, porque meus cabelos estavam caindo, então queria saber se teria algum problema usar essa hidratação com a maizena assim mesmo ???

ei Luci, como não conheço o remédio, o ideal é que vc use uma máscara que não tenha ele, ok? beijocas

Ola, estou em transicao faz 6 meses. Cortei bastante meu cabelo e ele tem respondido bem em geral, com bom crescimento menos a franja. A franja ta metade ondulada um ondulado bem fechado tipo 3c e o resto ta cacheado com 3b-3a.To fazendo cronograma capilar mas parece q nd resolve essa parte, parece scab hair, ressecado e sem definicao. Ta bem dificl pq to gostando bastante do restante do meu cabelo mas a franja me incomoda mto. E parece q n cresce! Nao ha texturizacao que pegue , ja tentei d td. Vivo com rabo de cavalo, meio preso ou coque td dia e isso ta me afetando mto. Meu marido tem dado mta forca mas minha auto-estima ta bem abalada. To quase apelando o babylis mas tenho medo do calor fazer ela fica ainda pior. Alguma sugestao alem de paciencia?

Oi, Gabriela!
Paciência e ir cortando mesmo…
Mas o que você pode fazer em relação à franja é prendê-la com um grampo, fazer uns topetes, uns penteados e esperar…
O ideal é não fazer babyliss, mas de vez em quando não tem problema, e sempre com um protetor térmico.

Beijos!

Bom dia! Meu cabelo está em transição, só que a raiz dele está muito seca e os cachos não estão bem definidos. Faz uma semana que estou seguindo o cronograma capilar. Com quanto tempo vou ter um bom resultado?

O meu volume e só na raiz, faz efeito passar só na raiz?

olá Giselle, faz sim! o melhor é vc testar e conferir como funciona no seu cabelo. Pode contar pra gente? bj

Faz dois meses que estou passando pela transição Meu cabelo é bem curtinho porque ele estava cortado Chanel então eu não consigo prender eu não consigo fazer nada e eu tô surtando porque a raiz está muito alta, estou com medo de não conseguir passar pela transição e querer voltar para química até porque a raiz que está crescendo está muito ressecada não estou conseguindo ver os meus cachos principalmente na parte da frente não sei o que fazer

Gostaria de saber se depois que escovar e pranchareconstrução os cachos lavo em seguida?
E de quanto em quanto tempo devo fazer?

Leave a Comment