Cronograma Capilar

Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos?

Oi, menines bonites! Tudo bem com vocês?

Bom, a dica de hoje nasceu de três dúvidas que sempre recebemos aqui no Cacheia:

  • Cacheia, quais produtos posso usar em cada etapa do cronograma capilar?
  • Cacheia, quero seguir o cronograma capilar, mas não tenho dinheiro. Me indica produtos baratos?
  • Cacheia, quero seguir cronograma capilar, mas não sei o que usar em cada etapa. Me ajudem!

Então, resolvi unir essas três perguntas em uma única resposta:

Dá sim para seguir o cronograma capilar de forma barata e prática! Você só precisa entender o que cada etapa do cronograma quer dizer e quais componentes o produto deve ter.

Sobre o cronograma capilar, tenha em mente:

Hidratação: repor água do cabelo.

Nutrição: repor oleosidade do cabelo.

Reconstrução: repor massa e queratina do cabelo

O que um produto precisa ter para me ajudar em cada uma dessas etapas?

#Dica: muitas máscaras já colocam em sua embalagem que são hidratantes, nutritivas ou reconstrutivas ;)

Na Reconstrução: queratina, colágeno, aminoácidos, cisteina, serina , prolina, argilina e vinagre (não encontrado em produtos, explicarei melhor adiante)

Na Nutrição: óleos vegetais, como óleo de argan, rícino, manteiga de karité, cupuaçu, cacau, outros tipos de manteigas e ceras vegetais

Na Hidratação: glicerina, pantenol (bepantol, dex-pantenol), aloe vera, frutas. É possível que tenha algum óleo, mas em baixa dosagem.

Dito tudo isso, vamos à pergunta chave deste post:

Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos?

1- Escolha uma máscara hidratante de sua preferência. Ela servirá para etapa da hidratação e como base para receitas das outras etapas do cronograma.

2- Azeite extra virgem para a etapa da nutrição. (Podem ser outros óleos também, mas na minha sincera opinião um bom azeite é sucesso total. Você pode aplicá-lo puro no cabelo, fazendo uma umectação ou pode misturá-lo à máscara hidratante para fazer uma nutrição no banho ou com touca, se preferir.

3- Vinagre para a etapa da reconstrução. Como prometi, vou explicar essa parte um pouco melhor. O vinagre tem o PH baixo (ácido), enquanto nosso cabelo tem PH alto. Acontece que o PH  alto, em termos cabelísticos, significa cabelo poroso e espigado. Quando usamos o vinagre, diminuimos o PH do cabelo, reconstruindo-o. Sinceramente, tenho resultados maravilhosos com o vinagre, mas se você preferir, pode trocá-lo por queratina. Se quiser saber como reconstruir o cabelo com vinagre, sugiro leitura do post da Ster: “Reconstrução Ácida com Vinagre de Maçã

Obs: Em breve, atualizarei o post com ibágês do resultado de cada sugestão :)

Obviamente, você não precisa seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos, mas, sim, é possível!

Por fim, se você tiver dúvidas sobre o cronograma capilar, como fazer, quantas vezes e benefícios, sugiro leitura do post Cronograma Capilar – SOS Cabelo e se quiser saber como identificar qual etapa seu cabelo está precisando (tendo em mente que você já deve saber como funciona o cronograma capilar), sugiro a leitura do post Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando?

Leia também: Top 6 Máscaras para seguir Cronograma Capilar

 

You may also like